sábado, 8 de fevereiro de 2014
a meia noite deste sábado dia 08/02/14 se despede do Recife a empresa Santa Cruz.
HOJE A MEIA NOITE DESTE SÁBADO SE DESPEDE DO RECIFE A EMPRESA SATA CRUZ QUE A 60 ANOS PRESTA SERVIÇO A POPULAÇÃO DEIXANDO USUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS TRISTES POR VER UMA GUERREIRA SUMIR
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Usuários de ônibus do Grande Recife já podem baixar aplicativo que permite saber o horário de ônibus
Usuários de ônibus do Grande Recife já podem baixar aplicativo que permite saber o horário de ônibus
Quem anda de ônibus no Grande Recife já pode desfrutar de uma novidade que promete facilitar a vida de muita gente. A empresa Cittati, que gerencia o sistema de GPS de algumas empresas do sistema liberou, nesta terça-feira, os dados coletados em um site na internet. E a novidade não para por aí: também foi desenvolvido um aplicativo para celular.
Para o usuário saber em quanto tempo o ônibus vai chegar na sua parada, basta acessar o site http://www.cittabus.com.br/?0#getTheApp e selecionar a sua linha de ônibus. Em seguida, deve escolher entre os trajetos realizados (ida ou volta) e então clicar em cima do ponto desejado. Além da estimativa de tempo, também é possível saber a empresa operadora e o número de ordem do coletivo que vai chegar.
Para usar o aplicativo, que está disponível na plataforma Android, o usuário deve baixá-lo no celular ou tablet a partir do site https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cittabus. O projeto ainda se encontra em fase de testes, por isso um selo com o nome beta é estampado na logomarca.
Entretanto, o site e o aplicativo não contemplam todas as linhas de ônibus do Grande Recife. Isso porque nem todas as empresas usam os serviços de GPS da Cittati. As operadoras que fazem parte do projeto são: Caxangá, Empresa Metropolitana, CRT, Rodoviária Metropolitana, Pedrosa e Itamaracá.
Esta não é a primeira vez que um sistema de previsão de chegada de ônibus é implantado na RMR. Em 2012, o projeto, desenvolvido pela própria Cittati, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, permitia ao usuário receber informações sobre o tempo de espera via SMS. Entretanto, o serviço não engrenou e foi encerrado com apenas dezoito dias de funcionamento.
As empresas Caxangá e Empresa Metropolitana já disponibilizam, desde o ano passado, o monitoramento da frota em seus sites na internet. Entretanto, não oferece opções para aparelhos móveis.
Vale lembrar também, que o Grande Recife Consórcio de Transporte está desenvolvendo um sistema semelhante ao lançado pela Cittati, mas com outra empresa, a espanhola Etra. Esse novo projeto, por ter caráter oficial, vai englobar todas as quase 400 linhas de ônibus operadas na Região Metropolitana do Recife.
Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda
domingo, 2 de fevereiro de 2014
SEGUNDA FEIRA DE CAOS NA CONDE DA BOA VISTA COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT NA MESMA,TENHAM PACIÊNCIA.
No Recife, Obra do BRT na Boa Vista deixa tráfego lento e passageiros confusos
O início das obras para a implantação do corredor exclusivo de ônibus BRT (Bus Rapid Trasit) na Avenida Conde da Boa Vista, deixou passageiros confusos e o trânsito lento no Grande Recife. Quem trafegou pela via, neste sábado (1º), reclamou de retenção no tráfego, que não costuma ser congestionado no fim de semana. Já usuários do transporte coletivo se queixaram de transtornos provocados com as mudanças das paradas.
“Não tem espaço nas paradas pra gente esperar o ônibus. Se já era lotado com as duas funcionando, imagina agora que só tem uma pra esse tanto de gente. Já vi muita gente caindo da calçada", disse a estudante Juliana Freitas, 18 anos. “Estou esperando o 'Torrões' [linha de ônibus], mas faz 20 minutos que ele não passa. Já vi um monte queimando parada", denunciou a aposentada Maria José, 76, acrescentando que o tempo para a chegada dos ônibus se torna bem maior com as obras.
A aposentada Maria José também reclamou da falta de orientadores no local. “Andei tanto que minhas canelas secaram. Ninguém me orientou, fiquei pra cima e pra baixo procurando onde eu pego meu ônibus", afirmou. Devido à falta de espaço, alguns ônibus tiveram que fazer o desembarque nas paradas desativadas. Taxistas reclamavam do trânsito atípico do sábado, por causa das obras.
Uma supervisora do Grande Recife, que estava circulando pelo local, mas não quis se identificar, disse à reportagem que três orientadores foram colocados em cada parada para ajudar pedestres sobre o percurso das linhas. Segundo ela, no domingo (2), os orientadores ficam das 8h às 13h, e de segunda à sexta, das 8h às 19h.
O comerciante informal Antônio Sebastião, que trabalha há cinco anos na avenida, já ouviu reclamações de muitos pedestres. “Tá um estresse, o povo não sabe para onde ir, mesmo com os orientadores. Eles não estão dando conta", afirmou.
A passageira Núbia Carla disse que um motorista do ônibus da linha Totó queimou a parada. “Levei mais de 30 minutos do Derby para o Centro, tudo por causa dessas obras. Não sei se o novo sistema vai melhorar essas paradas, é muito agoniado", afirmou. A expectativa da técnica de enfermagem Roberta Lúcia, 41, é que a circulação melhore após as obras do BRT. "O trânsito tá muito ruim e as paradas provisórias são muito pequenas, não cabe todo mundo. Depois, espero que melhore", explicou.
Mudanças
Segundo a Secretaria das Cidades, quando estiver pronto, o sistema atenderá toda a Avenida Conde da Boa Vista e vai se integrar ao corredor exclusivo de ônibus Leste/Oeste, que vai do Derby até Camaragibe, Região Metropolitana do Recife.
Durante o período de obras, as linhas sentido subúrbio/cidade que faziam embarque e desembarque na parada B, em frente à loja Riachuelo, agora utilizarão a parada A, em frente ao Shopping Boa Vista. Já no sentido cidade/subúrbio, as linhas que atendiam na parada B, em frente ao banco HSBC, passarão a atender à parada localizada em frente ao banco Santander. As linhas mudam de parada, mas continuam a atender às mesmas plataformas.
As demais paradas serão interditadas de acordo com o avanço das obras. A previsão é que, até 31 de março, toda a implantação das novas estações esteja concluída. As estações terão catracas que antecipam o pagamento da passagem, característica do sistema BRT.
» Sentido subúrbio/cidade parada nº 180321 (PARADA B), localizada em frente à Loja Riachuelo:
312 - Mustardinha
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela (Nova torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois irmãos)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
721 - Água Fria
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
811 - Campo Grande
977 - Paulista (Conde da Boa Vista)
» Sentido cidade/subúrbio parada nº 180304 (PARADA B), situada em frente ao Banco HSBC:
314 - Mangueira
312 - Mustardinha
315 - Bongi
331 - Totó (Jardim Planalto)
341 - Curado I
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
421 - Torrões
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
446 - UR-07
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
516 - Casa Amarela (Nova torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois irmãos)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
811 - Campo Grande
Informações: CBN
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
GREVE E CAOS INSTALADO NO RECIFE E O METRÔ SALVANDO O POVO.
Motoristas e cobradores iniciam paralisação no Grande Recife
Publicado em 31.01.2014, às 07h06
Vários coletivos estão parados no TI Tancredo Neves
Foto: @Cileidet/Twitter
Do JC Trânsito A paralisação prometida pela oposição ao Sindicato dos Rodoviários teve início logo pela manhã desta sexta-feira (31) com motoristas e cobradores parados no Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Também há outros focos de paralisação, como no TI Barro, na Zona Oeste, e na Ponte Duarte Coelho, no centro da capital pernambucana. Contudo, há vários coletivos circulando.
Segundo informações dos seguidores do @jctransito, a situação é pacífica, sem relatos de confusão. Há vários policiais militares nos locais. Os internautas relatam que há ônibus circulando na Av. Norte, na Caxangá, em São Lourenço, Camaragibe, e na Av. Recife.
Movimento de usuários do metrô ficou bem intenso com a paralisação dos rodoviários Foto: @eduantoniolima/Twitter
Devido à parada dos ônibus, alguma estações do metrô ficaram com o movimento bastante intenso e situações de empurra-empurra, como nos TI Tancredo Neves, TI Barro e Estação Central do Recife. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) os trens funcionam normalmente.
Instalação de estações do BRT na Conde da Boa Vista altera paradas de ônibus
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Frota de ônibus do Grande Recife terá novo sistema de monitoramento novo sistema de monitoramento
Motoristas passarão dados sobre viagens através de computadores de bordo.
Previsão é de que sistema esteja completamente instalado em 1 ano e meio.
Do G1 PE
5 comentários
Danilo Cabral (centro) anunciou nova empresa contratada
e como funcionará o Simop (Foto: Marjones Pinheiro/TV
Globo)
e como funcionará o Simop (Foto: Marjones Pinheiro/TV
Globo)
O Grande Recife Consórcio de Transporte detalhou, nesta quinta-feira (30), os pontos de um contrato assinado com a empresa espanhola Etra referente ao novo Sistema de Monitoramento da Operação (Simop), que promete melhorias na programação dos horários de circulação de ônibus. Custando R$ 40,2 milhões de reais, o Simop atua sobre a operação de transporte, o que deve dar eficiência na saída e no retorno dos ônibus aos terminais. O anúncio foi feito pela manhã, na sede do consórcio, no Cais de Santa Rita, Centro da capital.
Uma importante diferença entre este novo sistema e o que foi desativado em abril de 2012 é a implantação de computadores de bordo em toda a frota, permitindo que o motorista registre informações como o número de ordem, número da linha, matrícula do operador e o início da viagem. Estes dados serão repassados para o Centro de Monitoramento da Operação (CMO), onde os fiscais podem verificar se o coletivo está parado no trânsito ou se a linha está operando dentro do programado. O não cumprimento da viagem vai recair sobre a remuneração do operador.
Uma importante diferença entre este novo sistema e o que foi desativado em abril de 2012 é a implantação de computadores de bordo em toda a frota, permitindo que o motorista registre informações como o número de ordem, número da linha, matrícula do operador e o início da viagem. Estes dados serão repassados para o Centro de Monitoramento da Operação (CMO), onde os fiscais podem verificar se o coletivo está parado no trânsito ou se a linha está operando dentro do programado. O não cumprimento da viagem vai recair sobre a remuneração do operador.
O usuário poderá acessar o portal do Grande Recife para consultar o serviço de itinerário das linhas, informando em que parada está e recebendo a que distância o ônibus está dele. Esses mesmos dados também estarão disponíveis em aplicativos para smartphones com sistema iOS ou Android. Painéis de LCD que irão informar os horários de partida dos coletivos já foram instalados nos terminais integrados Tancredo Neves, Igarassu, Recife, Cajueiro Seco, Caxangá, Aeroporto, Pelópidas Silveira, Cabo de Santo Agostinho, Macaxeira, Cais de Santa Rita, Camaragibe e PE-15.
Esta é a segunda vez que o Grande Recife tenta implementar um sistema de monitoramento. O primeiro deles foi lançado em 20 de março de 2012, sendo suspenso cerca de 20 dias depois para ajustes operacionais e nunca mais voltou a funcionar. O projeto começa pelo coletivos do BRT e o prazo para o sistema entrar em operação nesses veículos é de cinco meses. Após isso, começa a implementação no restante da frota, cujo processo ganha um prazo maior: um ano e meio.
Esta é a segunda vez que o Grande Recife tenta implementar um sistema de monitoramento. O primeiro deles foi lançado em 20 de março de 2012, sendo suspenso cerca de 20 dias depois para ajustes operacionais e nunca mais voltou a funcionar. O projeto começa pelo coletivos do BRT e o prazo para o sistema entrar em operação nesses veículos é de cinco meses. Após isso, começa a implementação no restante da frota, cujo processo ganha um prazo maior: um ano e meio.
saiba mais
Serão colocados, nos ônibus, computadores de bordo e display para a comunicação com os motoristas. Além disso, será implementado um software de planejamento, programação e otimização da operação no CMO, orçado em cerca de R$ 7 milhões, a ser desenvolvido na sede do Grande Recife. Ele também será usado para operação das câmeras e automação das estações do BRT (portas automáticas, catracas, ar-condicionado e alarmes) dos barcos. A Etra também é responsável pelo sistema de monitoramento em Bogotá, capital colombiana.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco(Urbana-PE), o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife é composto por 390 linhas de ônibus, 3 mil veículos, 18 empresas operadoras de ônibus, 13 terminais integrados, 81 mini-terminais, 6.238 estações de embarque e desembarque, 6,5 mil motoristas e 6,5 mil cobradores. São feitas 26 mil viagens por dias para atender aos 2 milhões de passageiros.
GREVE A VISTA DE ÔNIBUS - Motoristas de ônibus podem fazer paralisação nesta sexta
Foto: JC Imagem
Os grupos Oposição de Verdade e
Conlutas, que fazem oposição à presidência do Sindicato dos Rodoviários,
prometem realizar paralisação na manhã desta sexta-feira (31), das 6h a
10h. Segundo o líder da oposição, Roberto Torres, a categoria está
revoltada devido à maneira como o presidente do sindicato, Patrício
Magalhães, conduziu a organização da eleição sindical, marcada para o
dia 11 de fevereiro. Patrício, entretanto, assegura que não haverá
manifestação e negou as possíveis irregularidades no pleito. Para ele, o
"boato" de paralisação é intriga e os rodoviários estão satisfeitos.
A organização do protesto estima que 20
mil trabalhadores devem paralisar as atividades amanhã. O Sindicato
possui cerca de 33 mil filiados, mas devido ao período de férias que é o
mês de janeiro, 20% dos profissionais ficarão de fora. Os motoristas
irão convergir em pontos estratégicos da cidade, como os bairros da
Macaxeira, do Barro e a Avenida Guararapes . Nesses locais, carro de som
e militância se juntarão para manifestar a indignação da categoria.
O edital de eleição foi divulgado na
quinta-feira (9) e se estendeu até a segunda-feira (13). Roberto Torres
desmentiu as informações oficiais e alegou que os prazos foram reduzidos
para impedir a entrada de outras chapas. "A presidência só divulgou o
edital de eleição no Diário Oficial e deu apenas dois dias para as
chapas registrarem sua candidatura. Ele registrou a candidatura dele no
dia 9. Como é que a gente vai registrar alguma coisa no final de semana,
com o sindicato fechado?", questionou Torres. Além disso, Roberto
acusou Patrício de barrar profissionais que queriam se sindicalizar para
se opor à sua gestão.
A insatisfação das oposições não paira
apenas sobre este pleito. Eles reclamam da longevidade dos mandatos de
Patrício. A Oposição de Verdade acredita que o atual presidente esteja
há 33 anos no comando e já não satisfaça os anseios da categoria. Por
outro lado, Magalhães diz que as oposições nascidas em 2013 são fruto de
política partidária, de um grupo vindo de São Paulo para fazer os
rodoviários de massa de manobra.
Entre as causas do protesto, a Oposição
de Verdade considera que o estatuto da categoria está ultrapassado e tem
beneficiado o grupo da situação. Eles chegaram a ir ao Ministério
Público, para denunciar as irregularidades do sindicato e esperam uma
resposta. Caso a posição do MPPE não produza efeito, eles pretendem
tomar "medidas drásticas". Roberto Torres declarou que é candidato às
eleições deste ano. "Mesmo que eu ganhe a eleição, eu só vou poder
assumir a presidência no dia 24 de dezembro. Veja como o estatuto está? É
por isso que a gente foi ao Ministério Público, pra tentar mudar essa
situação", criticou Torres.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
NOVA FAIXA AZUL SENTIDO SUBÚRBIO-CIDADE NESTA QUARTA 29-01-2014.
Imbiribeira ganha nova Faixa Azul nesta quarta
Publicação: 28/01/2014 14:28 Atualização: 28/01/2014 14:54
Até julho 60km de faixas exclusivas terão sido criados. Foto: Inaldo Lins/Prefeitura do Recife |
A Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, recebe nesta quarta-feira (29) a terceira Faixa Azul do Recife. A nova faixa exclusiva para ônibus fica no sentido centro da cidade e, como o corredor exclusivo já está funcionando no sentido subúrbio, agora a via contempla 14km de Faixa Azul.
A faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e o objetivo é dar prioridade ao transporte coletivo para garantir mais agilidade aos cerca de 112 mil usuários que passam pela Mascarenhas de Morais diariamente em dua das 31 linhas de ônibus que trafegam pela via.
A Rua Cosme Viana, em Afogados, foi a primeira via a receber a Faixa Azul, no dia 16 de dezembro. Até o fim do projeto, em julho deste ano, 60km de faixas exclusivas serão criadas em 12 ruas e avenidas do Recife. Além dos ônibus, táxis que estejam transportando passegeiros também poderão usar os corredores.
Confira a lista com as vias que ainda vão receber a Faixa Azul:
- Avenida Recife
- Avenida Beberibe
- Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
- Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Conselheiro Aguiar
- Avenida Antônio de Góis
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria
BLOG MOBILIDADE GRANDE RECIFE PE, AGRADESCE PELOS MAIS DE 200.000 MIL ACESSO.
MAIS DEMIL ACESSOS AO BLOG MAS ATUALIZADO DE PERNAMBUCO.
TODOS OS TRABALHADORES DE QUALQUER ÁREA NÃO SAI DE CASA SEM DAR UMA PASSADINHA NO NOSSO BLOG,OBRIGADO AMIGOS.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
GOVERNADOR VISITA OBRAS DE MOBILIDADE PRA COPA QUE SE ARRASTA NO RECIFE E QUE DESAPONTA SÃO OS PRAZOS DE ENTREGA
Ministro das Cidades visita obras de mobilidade em Pernambuco
assista o video:http://www.youtube.com/embed/PP8aAQZKYD8?list=UU8ix2uXYlGaKFrNxm6BNH-g
O governador Eduardo Campos (PSB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (27), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para reunião de monitoramento das obras de mobilidade urbana no estado. O encontro aconteceu na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, com a presença, ainda, do secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral.
Eduardo explicou que há um conjunto de obras a serem entregues, devidamente dentro do cronograma. 'São obras que são necessárias à população, que são devidas a Pernambuco há muitos anos. Muitas delas são projetos dos anos 80 ainda e que não saíram do papel porque o Brasil entrou em tempos de crise, de baixo investimento, e só agora estamos conseguindo viabilizar', observou o governador.
'É um amplo plano [de mobilidade] em curso, que passou por um grande estudo sobre a mobilidade metropolitana, com pesquisas de origem e destino, atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), para que possamos construir um sistema público de passageiros. São corredores exclusivos de ônibus, é a utilização do Rio Capibaribe como uma alternativa, é o VLT [Veículo Leve sobre Trilho] recentemente aprovado, é a expansão do metrô, é o diálogo do metrô com o ônibus. Ou seja, a gente vai dar um salto no padrão de qualidade do transporte público', afirmou Eduardo.
Além das obras no Terminal de Integração Cosme Damião, que se conecta ao BRT do Corredor Leste-Oeste, está sendo construída uma estação de embarque e desembarque no local, com quatro escadas rolantes. 'São obras de mobilidade que ficam como legado da Copa, e nossa principal preocupação é acelerar os prazos de entrega', explicou Aguinaldo Ribeiro.
Após a visita ao terminal, o governador levou o ministro para conhecer as obras de acesso e as instalações da Arena Pernambuco.
Escrito por Magno Martins, às 15h30
assista o video:http://www.youtube.com/embed/PP8aAQZKYD8?list=UU8ix2uXYlGaKFrNxm6BNH-g
O governador Eduardo Campos (PSB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (27), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para reunião de monitoramento das obras de mobilidade urbana no estado. O encontro aconteceu na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, com a presença, ainda, do secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral.
Eduardo explicou que há um conjunto de obras a serem entregues, devidamente dentro do cronograma. 'São obras que são necessárias à população, que são devidas a Pernambuco há muitos anos. Muitas delas são projetos dos anos 80 ainda e que não saíram do papel porque o Brasil entrou em tempos de crise, de baixo investimento, e só agora estamos conseguindo viabilizar', observou o governador.
'É um amplo plano [de mobilidade] em curso, que passou por um grande estudo sobre a mobilidade metropolitana, com pesquisas de origem e destino, atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), para que possamos construir um sistema público de passageiros. São corredores exclusivos de ônibus, é a utilização do Rio Capibaribe como uma alternativa, é o VLT [Veículo Leve sobre Trilho] recentemente aprovado, é a expansão do metrô, é o diálogo do metrô com o ônibus. Ou seja, a gente vai dar um salto no padrão de qualidade do transporte público', afirmou Eduardo.
Além das obras no Terminal de Integração Cosme Damião, que se conecta ao BRT do Corredor Leste-Oeste, está sendo construída uma estação de embarque e desembarque no local, com quatro escadas rolantes. 'São obras de mobilidade que ficam como legado da Copa, e nossa principal preocupação é acelerar os prazos de entrega', explicou Aguinaldo Ribeiro.
Após a visita ao terminal, o governador levou o ministro para conhecer as obras de acesso e as instalações da Arena Pernambuco.
Escrito por Magno Martins, às 15h30
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
BRT EM ABRIL EM RECIFE QUALIDADE NO TRANSPORTE
Recifense começa a testar sistema BRT em abril
http://youtu.be/6rPKCpcsPJs
Publicação: 23/01/2014 08:00 Atualização:
A
expectativa dos usuários do sistema de transporte público de como será a
circulação dos ônibus do modelo BRT (Bus Rapid Transit) acabará na
primeira semana de abril. Esse é o prazo estipulado para o início dos
testes operacionais dos veículos, já com a utilização pela população e o
funcionamento das estações erguidas na Avenida Caxangá. Inicialmente,
serão testadas todas as linhas que sairão do Terminal Integrado de
Passageiros da 3º perimetral, nas proximidades do Hospital Getúlio
Vargas.
Em seguida, após a conclusão do TI da 4º Perimetral, no cruzamento da avenida com a BR-101, os testes serão expandidos. Ambos estão ainda em construção e deverão ficar prontos em março e abril, respectivamente.
Os veículos de BRT chegarão ao Recife até o fim de março, data também prevista para a conclusão de todas as obras do corredor Leste/Oeste, incluindo o túnel da abolição e o elevado Bom Pastor. Os ônibus irão circular nos finais de semana, saindo da Caxangá até a Avenida Guararapes, no Centro, e deverão obedecer a um intervalo médio de 3 a 5 minutos entre eles. Um painel de LED, dentro das estações, irá informar aos passageiros o horário dos veículos. Toda a etapa experimental será concluída até o dia 15 de maio, data determinada pela Fifa para a realização do evento teste e avaliação de todos os equipamentos de mobilidade para a Copa do Mundo. Inicialmente, o corredor Leste/Oeste estava com as obras previstas para dezembro do ano passado.
“Vamos começar os testes de forma gradual, para causar o menor transtorno possível ao trânsito da Caxangá”, explicou o secretário das Cidades do estado, Danilo Cabral. Das 16 plataformas, 13 estão com a estrutura concluída e em fase de acabamento. A estação localizada no Derby também já teve a estrutura finalizada e está na fase do revestimento. A do Bom Pastor, que contará com elevadores e escada rolante, será concluída em abril, após a finalização do elevado. O mesmo prazo foi dado para a da Benfica, que aguarda o alargamento das duas faixas de rolamento da via.
As estações que a população poderá testar terão 111,34 metros quadrados, rampas, ar-condicionado, piso metálico e esquadrias de vidro temperado. “Devolveremos à população meia hora de deslocamento de ida e mais meia hora de volta quando todo o corredor, até Camaragibe, estiver pronto”, afirmou Cabral. (Alice de Souza)
Publicação: 23/01/2014 08:00 Atualização:
Em seguida, após a conclusão do TI da 4º Perimetral, no cruzamento da avenida com a BR-101, os testes serão expandidos. Ambos estão ainda em construção e deverão ficar prontos em março e abril, respectivamente.
Os veículos de BRT chegarão ao Recife até o fim de março, data também prevista para a conclusão de todas as obras do corredor Leste/Oeste, incluindo o túnel da abolição e o elevado Bom Pastor. Os ônibus irão circular nos finais de semana, saindo da Caxangá até a Avenida Guararapes, no Centro, e deverão obedecer a um intervalo médio de 3 a 5 minutos entre eles. Um painel de LED, dentro das estações, irá informar aos passageiros o horário dos veículos. Toda a etapa experimental será concluída até o dia 15 de maio, data determinada pela Fifa para a realização do evento teste e avaliação de todos os equipamentos de mobilidade para a Copa do Mundo. Inicialmente, o corredor Leste/Oeste estava com as obras previstas para dezembro do ano passado.
“Vamos começar os testes de forma gradual, para causar o menor transtorno possível ao trânsito da Caxangá”, explicou o secretário das Cidades do estado, Danilo Cabral. Das 16 plataformas, 13 estão com a estrutura concluída e em fase de acabamento. A estação localizada no Derby também já teve a estrutura finalizada e está na fase do revestimento. A do Bom Pastor, que contará com elevadores e escada rolante, será concluída em abril, após a finalização do elevado. O mesmo prazo foi dado para a da Benfica, que aguarda o alargamento das duas faixas de rolamento da via.
As estações que a população poderá testar terão 111,34 metros quadrados, rampas, ar-condicionado, piso metálico e esquadrias de vidro temperado. “Devolveremos à população meia hora de deslocamento de ida e mais meia hora de volta quando todo o corredor, até Camaragibe, estiver pronto”, afirmou Cabral. (Alice de Souza)
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
VEJA O ABSURDO ISSO ACONTECER HOJE VER ISSO NO ESTADO COM O MAIOR PIB DO BRASIL.
EMPRESA CAXANGÁ E O VEXAME NA MADALENA.
Ônibus quebra e passageiros precisam empurrar
Um
ônibus que fazia a linha Rio Doce/CDU quebrou, na última sexta-feira
(17), e os passageiros tiveram que empurrar. O ônibus estava lotado e
“morreu” nas imediações da Rua José Osório com a Avenida Caxangá. Para
liberar o cruzamento, próximo ao Túnel da Abolição, na Madalena, o
motorista pediu que os passageiros empurrassem o veículo.
Um leitor atento viu a cena e nos enviou a foto.
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
O RESULTADO DA LICITAÇÃO DO GRANDE RECIFE SERÁ DIVULGADO EM MARÇO DE 2014
transportes
Licitação das linhas de ônibus atrai as mesmas empresas
Na abertura das sete propostas da segunda etapa, disputa fica entre os que já atuam no serviço
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Sem surpresas na abertura das sete propostas comerciais apresentadas na segunda etapa da licitação das linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Os cinco lotes desta fase são disputados por empresas (algumas em consórcio) que já atuam no serviço: Vera Cruz, Transcol, Globo, Pedrosa, São Paulo, Rodolinda, Rodoviária Caxangá, Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu.Agora, será feita a análise das propostas, julgamento e abertura dos envelopes de habilitação. Os resultados devem ser conhecidos em março, conforme divulgou, nesta segunda (20), o Grande Recife Consórcio de Transporte. Entre os critérios de seleção estão o menor valor de remuneração e requisitos de qualidade técnica, como idade média de 3,5 anos para a frota.
Esta etapa representa um custo de R$ 10,5 bilhões, correspondendo aos corredores das avenidas Dr. José Rufino e Abdias de Carvalho (lote 3), Mascarenhas de Moraes (4), Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte (5), Beberibe e Presidente Kennedy (6) e Domingos Ferreira e BR-101 - Cabo /Ipojuca (7).
O Consórcio Tejipió (Borborema e Metropolitana) apresentou proposta para operar o lote 3. Já a empresa Expresso Vera Cruz Ltda, para o lote 4. O lote de número 5 teve como licitante o Consórcio Capibaribe, formado pelas empresas Transportadora Globo Ltda, Empresa Pedrosa Ltda e TRANSCOL – Transporte Coletivos Ltda.
As empresas São Paulo Ltda, Rodolinda Transportes e Turismo Ltda e Rodoviária Caxangá S/A estão disputando o lote 6. Já o lote 7 teve como licitante o Consórcio Litoral Sul, formado pelas empresas Borborema Imperial Transportes Ltda e São Judas Tadeu.
COMPOSIÇÃO - Os cinco corredores compreendem uma frota de 1.892 veículos, dos quais 1.338 são convencionais e 554 articulados e “padron” (modelo de ônibus automático, com motor traseiro, ar-condicionado e capacidade para 90 passageiros), o equivalente a 70% da frota total do sistema. Juntos, eles são responsáveis por 269 linhas de ônibus e pelo transporte de cerca de 1 milhão de passageiros por dia.
A licitação foi dividida para otimizar a concorrência, que deu deserta no lançamento. O consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, ganhou o lote 1 (Corredor Norte-Sul) e o lote 2 (Corredor Leste-Oeste) ficou com o consórcio Rodoviária Metropolitana.
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