quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

BRT EM ABRIL EM RECIFE QUALIDADE NO TRANSPORTE

Recifense começa a testar sistema BRT em abril http://youtu.be/6rPKCpcsPJs
Publicação: 23/01/2014 08:00 Atualização:
A expectativa dos usuários do sistema de transporte público de como será a circulação dos ônibus do modelo BRT (Bus Rapid Transit) acabará na primeira semana de abril. Esse é o prazo estipulado para o início dos testes operacionais dos veículos, já com a utilização pela população e o funcionamento das estações erguidas na Avenida Caxangá. Inicialmente, serão testadas todas as linhas que sairão do Terminal Integrado de Passageiros da 3º perimetral, nas proximidades do Hospital Getúlio Vargas.

Em seguida, após a conclusão do TI da 4º Perimetral, no cruzamento da avenida com a BR-101, os testes serão expandidos. Ambos estão ainda em construção e deverão ficar prontos em março e abril, respectivamente.

Os veículos de BRT chegarão ao Recife até o fim de março, data também prevista para a conclusão de todas as obras do corredor Leste/Oeste, incluindo o túnel da abolição e o elevado Bom Pastor. Os ônibus irão circular nos finais de semana, saindo da Caxangá até a Avenida Guararapes, no Centro, e deverão obedecer a um intervalo médio de 3 a 5 minutos entre eles. Um painel de LED, dentro das estações, irá informar aos passageiros o horário dos veículos. Toda a etapa experimental será concluída até o dia 15 de maio, data determinada pela Fifa para a realização do evento teste e avaliação de todos os equipamentos de mobilidade para a Copa do Mundo. Inicialmente, o corredor Leste/Oeste estava com as obras previstas para dezembro do ano passado.

“Vamos começar os testes de forma gradual, para causar o menor transtorno possível ao trânsito da Caxangá”, explicou o secretário das Cidades do estado, Danilo Cabral. Das 16 plataformas, 13 estão com a estrutura concluída e em fase de acabamento. A estação localizada no Derby também já teve a estrutura finalizada e está na fase do revestimento. A do Bom Pastor, que contará com elevadores e escada rolante, será concluída em abril, após a finalização do elevado. O mesmo prazo foi dado para a da Benfica, que aguarda o alargamento das duas faixas de rolamento da via.

As estações que a população poderá testar terão 111,34 metros quadrados, rampas, ar-condicionado, piso metálico e esquadrias de vidro temperado. “Devolveremos à população meia hora de deslocamento de ida e mais meia hora de volta quando todo o corredor, até Camaragibe, estiver pronto”, afirmou Cabral. (Alice de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário