segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - VIADUTO DOS BULTRINS SERÁ ENTREGUE QUINTA 07/02/13


Antes de inauguração, secretário vistoria obras no Bultrins

Atualizado: na quinta
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitou as obras de construção dos Viadutos dos Bultrins, em Olinda. Durante a ocasião o gestor aproveitou para conferir de perto como estão às obras de finalização do viaduto Leste que será entregue à população da RMR antes do carnaval. Essa será a primeira obra do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB) entregue pelo Governo do Estado.

Com a entrega deste equipamento o tráfego misto e o transporte coletivo ganham mais agilidade na área, conhecida por ser um ponto de retenção e de intenso congestionamento.

Para a construção do Corredor Norte/Sul estão sendo investidos cerca de R$ 151 milhões. A intervenção tem início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e Avenida Cruz Cabugá. O corredor Norte-Sul passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife atendendo a uma demanda de 180 mil passageiros. São 33,2 km de via, com 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.
2Curtir ·  · 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

BRASIL - TRANSPORTES GRATUITOS AQUI SERÁ...


Tallinn é primeira capital europeia com transporte público grátis



Tallinn, na Estônia, se tornou em 2013 a primeira capital europeia com transporte público gratuito para todos os seus habitantes, uma forma de reduzir os engarrafamentos e a contaminação.

Desde o começo do ano, os moradores da cidade têm que apresentar um novo cartão ao embarcar em ônibus, bondes ou trólebus, mas o trajeto é totalmente gratuito.

"Ainda é tão novo que muitas vezes me esqueço", admitiu à AFP Pavel Ilmajarv, um jovem de 19 anos, ao embarcar em um ônibus no centro da capital estoniana. "Antes, tinha um cartão mensal e não precisava apresentá-lo toda vez. Mas não vou me queixar: a gratuidade dos transportes é superprática, adoro", afirmou.

A gratuidade é reservada aos 420 mil moradores de Tallinn. Só é preciso pagar dois euros pelo cartão magnético pessoal que comprova a residência.

"Tivemos esta ideia há um ano e constatamos que nas primeiras semanas o número de pessoas que usa os transportes públicos aumentou, portanto decidimos aumentar o número de ônibus em serviço", afirmou à AFP o prefeito adjunto de Tallinn, Taavi Aas. A metade dos moradores da capital já utilizou o novo sistema, segundo a prefeitura.

Mas para o município, a gratuidade tem um custo. "Este ano, ficaremos sem os 12,4 milhões de euros da venda de bilhetes, uma soma que cobriria 23% da totalidade dos custos do transporte público de Tallinn", explicou Toomas Pirn, porta-voz da prefeitura.

"Uma parte deste valor será compensada pelo aumento dos impostos correspondentes à chegada de novos moradores. Este ano, a população aumentou em 3.686 pessoas e continua aumentando", acrescentou.

Muitas pessoas que até agora declaravam sua residência de verão como a principal se registraram em Tallin para poder se beneficiar da gratuidade dos transportes e assim contribuem para aumentar os ganhos do município, pagando impostos localmente.

O objetivo da operação é lutar contra os engarrafamentos e a contaminação.

"Esperamos limitar o número de veículos em circulação na cidade e reduzir a contaminação do ar. Segundo os estudos, os veículos são os maiores contaminadores em Tallinn", afirmou Pirn.

Nota do blog

Com o atual modelo de transporte (caótico) ainda empregado nas grandes cidades do nosso país, é um pouco complicado pensar em adotar um modelo como esse, pois diferente do nosso querido Brasil, alguns países Europeus já estão tomando medidas para que a população deixe de utilizar os seus veículos para usufruir do sistema público de transporte (metrô, ônibus, VLT, bicicletas de aluguel).

Como diz na reportagem, esta é uma medida para que o nível da poluição diminua e para que o trânsito não fique tão desordenado, mas quero ir um pouco mais além.

Quando me referi que alguns países da Europa tomam medidas, é porque já analisei de perto e percebi que países como Holanda, Bélgica e Suiça são os que mais proporcionam, em minha opinião, um transporte verde de qualidade.

Em Amsterdam (Holanda), por exemplo, com uma população de quase 800 mil habitantes existem mais de 550 mil bicicletas e 400 quilômetros de ciclovias na cidade (85% dos cidadãos maiores de doze anos possuem uma) e um em cada três deslocamentos é feito sobre duas rodas. E tudo isso para que? Qualidade de vida e menos poluição! Fora a quantidade de VLTs (bondes) que circulam por quase toda a cidade.

Olhem as fotos que eu tirei de um dos estacionamentos públicos de bicicletas, incrível!




Em Bruxelas (Bélgica), existe o famoso dia “sem carro”, que foi uma iniciativa do governo para mostrar para a população como seriam as suas vidas sem ter carros circulando pela cidade, e o resultado foi fantástico. Nesse dia o transporte público é gratuito, porém as pessoas optam em utilizar as bicicletas. Assim como em Amsterdam, os belgas utilizam muito as bicicletas.

Em relação à Suiça, em breve postarei uma das maiores criações já feita por esse país que tem como prioridade, o meio ambiente!

Por outro lado no Brasil o preço do transporte público só aumenta cada dia mais, como mostra a tabela abaixo extraída do site da Ticket.



Infelizmente no Brasil as únicas coisas que são de graça no nosso transporte público são: Bala perdida, batedores de carteira etc...

Um abraço e um bom final de semana.

Fonte:


sábado, 2 de fevereiro de 2013

GRANDE OLINDA - MAIS UMA INTERDIÇÃO



Trânsito muda em Olinda com interdição de trecho da PE-15





A partir das 7h da próxima segunda-feira (04), um trecho da avenida PE-15 será interditado. A mudança deve acontecer até a próxima quinta-feira (07), às 14h. O percurso será interrompido entre a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) até a entrada do Morro do peluso, em Ouro Preto, no sentido Paulista-Recife.
A interdição vai acontecer por conta da construção de 12 vigas para viaduto de Ouro Preto, que visa eliminar um semáforo naquele local (no sentido Ouro Preto). Além disso, a medida também eliminará o cruzamento. O viaduto deve ficar pronto até abril.
No viaduto serão desponibilizadas quatro faixas, sendo duas (em cada sentido) exclusivas para os Ônibus de Transporte Rápido (TRO). As outras duas faixas serão de tráfego misto.
O viaduto vai possuir 360 metros de extensão, com 15 metros de largura. O custo foi de R$ 10 milhões.
Vias alternativas – Quem quiser ir até Ouro Preto pode pegar a Segunda Perimetral (Avenida Senador Nilo Coelho) e seguir até o Complexo de Salgadinho, pela Avenida Antônio da Costa Azevedo. Já os ônibus irão fazer o trajeto desviando pela rua da Ema, próximo à Facho, seguindo pela rua Esquilo, depois pela rua Quati, até passar pela Rua Peixe Agulha e voltar para PE-15.
O sentido também vale para carros de passeio que precisem seguir pelo tráfego local para residência ou trabalho. Quem vem de Abreu e Lima, o melhor é deixar a PE-15 de lado e seguir pela BR-101, desviando no Terminal de Integração da Macaxeira para ter acesso à Zona Norte ou seguindo pela BR para acessar Boa Viagem e o Litoral Sul.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - 2 TI CAXANGÁ NOVOS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 
Dois novos Terminais de Integração começam a ser erguidos na Av. Caxangá 

Com investimento de R$ 18 milhões, os dois equipamentos fazem parte das obras do Corredor de Transporte Rápido por Ônibus do Corredor Leste/Oeste e, juntos, vão 
beneficiar mais de 90 mil passageiros/dia. 

A Avenida Caxangá vai ganhar dois novos Terminais de Integração. As Ordens de Serviços para o início da construção dos equipamentos (TI’s da III e da IV Perimetral) serão assinadas segunda-feira, 04, às 10h, pelo Governador, Eduardo Campos e pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral. A cerimônia será realizada no estacionamento da Concessionária Caxangá Veículos, onde será erguido o TI da IV Perimetral, localizado no final da Avenida Caxangá, no cruzamento com a BR-101. 

Os dois equipamentos fazem parte do Corredor de Transporte Rápido por Ônibus (TRO) do eixo Leste/Oeste, cuja obra está em andamento, com a construção de 22 estações e substituição da pavimentação da via onde vão passar os veículos de TRO. Esses dois TIsse somarão ao TI da Caxangá e ao de Camaragibe, totalizando quatro Terminais em todo o Corredor Leste/Oeste (12,3 km de extensão). 

Segundo o Secretário das Cidades, Danilo Cabral, os usuários do transporte coletivo que circulam pela Avenida Caxangá passarão a ter uma rotina mais rápida e uma ampliação na possibilidade de descolamentos. “Os TIs vão beneficiar bastante os usuários de ônibus do Cordeiro, Iputinga, Madelena, Prado, Engenho do Meio e Torrões, que a partir de agora vão pagar somente uma passagem para cruzar o Recife e seguir para toda a RMR”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. 

Terminal Integrado da IV Perimetral – Severino Luiz Nunes Pereira:receberá uma demanda de 53 mil passageiros/dia. Operando com 11 linhas, sendo oito alimentadoras, uma interterminal (que liga um terminal a outro) e duas troncais, beneficiando os bairros de Cidade Universitária, Brasilit, Jardim Primavera, Tabatinga, UR -07, Loteamento Cosme e Damião e Timbi. 

Homenagem: sugerido pelo governado Eduardo Campos, o TI da IV Perimetral será batizado com o nome de Severino Luiz Nunes Pereira, fundador da primeira concessionária de veículos na via, a Caxangá Veículos. De origem humilde, Severino Luiz Nunes Pereira, mais conhecido como Severino Belo, nasceu em 1928, em Ribeiro de Pedra, distrito de Vicência, zona da Mata pernambucana. Em 1968 foi morar no Recife e fundou a primeira loja de veículos na Avenida Caxangá, a Caxangá veículos. Em 1980, ganhou o título de melhor vendedor na loja que foi a primeira no ranking de filiais que mais vendeu carros da marca Chevrolet no País. Severino morreu aos 84 anos no Recife, vítima de câncer nos pulmões. 

Terminal Integrado da III Perimetral: terá uma área construída de 2 mil m², plataformas de embarque e desembarque para os veículos de TRO e para os ônibus convencionais, guaritas de segurança, banheiros públicos, bilheteria com controle de acesso e saída, acessibilidade plena e bicicletário para 40 bikes. Terá ainda toda estrutura administrativa operando com refeitório, cozinha e vestiário para os funcionários, além de uma Central de Atendimento ao Cliente. 

Este Terminal vai operar com 11 linhas de ônibus, beneficiando 40 mil passageiros/dia que vão poder integrar no TI e se dirigir aos bairros de San Martin, Av. do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões, Monsenhor Fabrício, Engenho do Meio, Barbalho e Torre. 


EXPANSÃO DO SEI: Atualmente, 15 TIs estão em funcionamento da RMR, atendendo cerca de 800 mil passageiros/dia. A ampliação do SEI (Sistema Estrutural Integrado) é um esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, visando que em até março de 2014, estejam operando na RMR 25 Terminais, dobrando a demanda de atendimento aos usuários e oferecendo um melhor serviço à população, uma vez que além de construir novos equipamentos, um conjunto de obras de recuperação e ampliação dos TIs também está em andamento. Esse conjunto de obras (reforma, ampliação e construção) tem investimento de R$ 82 milhões. 



Atualmente, cinco novos TIs estão sendo construídos, com entregas até setembro deste ano. São eles: 

TI Largo da Paz,TI TIP, TI Abreu e Lima, TI Cosme e Damião e TI Santa Luzia. Outros dois estão sendo reconstruídos: TI Barro (1ª etapa com entrega em abril); TI Joana Bezerra (entrega em outubro). Já o TI Prazeres teve sua ordem de serviço assinada em Janeiro. 



CORREDOR LESTE/OESTE: Em andamento desde o ano passado, as obras de implantação do corredor de TRO do eixo Leste/Oeste é um compromisso do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014. Por esse corredor, passarão veículos do modelo TRO, mais seguros e confortáveis, com paradas em nível com as estações de embarque e desembarque que estão sendo construídas. Por estarem em um corredor exclusivo (via expressa), os veículos articulados (maiores e mais modernos), chegarão mais rápido ao destino dos passageiros. “Para quem vai sair de Camaragibe para o Derby, pelo Corredor Exclusivo, o ganho será de meia hora em cada viagem”, disse o secretário Danilo Cabral. 
O Leste/Oeste tem 12,3 km de extensão e um investimento de R$ 145 milhões. A obra conta com a construção de 22 estações de embarque e desembarque, um túnel nas imediações do Museu do Estado e um viaduto na Caxangá, nas proximidades do Bom Pastor. A obra vai beneficiar cerca de 126 mil passageiros/dia quando estiver totalmente concluída, o que deve acontecer em fevereiro de 2014.