quarta-feira, 24 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - CONDE DA BOA VISTA FOI A MAIOR MARECADAÇÃO ELEITORAL DO PT COM JOÃO PAULO,HOJE DEVERÁ SER MUDADA;

No Recife, Avenida Conde da Boa Vista é o calo do corredor de ônibus Leste-Oeste

quarta-feira, 24 de abril de 2013
“Existe uma solução para a Conde da Boa Vista.” Foi assim que o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, anunciou, nesta terça-feira, que uma das principais vias da cidade será repaginada. “Já contratamos um projeto e vamos trabalhar com o governo. Será a solução para os ônibus que transitam na área”, garantiu.

A proposta de reforma da via surge num momento emblemático. Afinal, a avenida faz parte do Corredor Leste-Oeste, em execução, mas foge dos padrões desenvolvidos para o sistema de transporte público do futuro, com espaço exclusivo para ônibus, que terá, entre outras vantagens, pagamento de tarifa antes do embarque, em estações no nível dos veículos.

A Secretaria Estadual das Cidades informou que ainda não há prazos para a execução da obra, porque o projeto está na fase de estudos. O Grande Recife Consórcio de Transporte adiantou, em nota, que cabe ao governo a implantação, em toda a via, de um corredor exclusivo de ônibus. Será a continuidade do Leste-Oeste, entre Camaragibe, no Grande Recife, e o Derby, área central da capital.

A Conde da Boa Vista, com 1,7 quilômetro de extensão, passou por ampla e polêmica reforma, sendo inaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou parada de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros de passeio. O serviço custou, na época, R$ 14 milhões.

Ao longo do tempo, no entanto, a proposta da nova Conde da Boa Vista se mostrou inviável. Nos horários de pico, há engarrafamentos de ônibus e passageiros reclamam da demora. Como se não bastasse, a falta de controle urbano permitiu que os camelôs invadissem paradas de coletivos e calçadas, dificultando a mobilidade de quem circula a pé.

A proposta de repaginação da Conde da Boa Vista foi abordada durante a 2ª Reunião do Fórum Técnico Permanente de Discussão sobre Mobilidade Urbana, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Participaram representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), de prefeituras do Grande Recife e Goiana, além de Curitiba (PR). O objetivo era apontar soluções para minimizar os transtornos causados pela falta de planejamento e pelo crescimento da frota de veículos.

No evento de ontem, João Braga disse também que atuará dando mais vantagens para quem anda de transporte público, dificultando quem utiliza transporte individual. A longo prazo, pretende mudar a cultura de quem precisa se locomover por longas distâncias. “Se apenas 30% da população utiliza carro e ocupa 70% do sistema viário, então é justo que esse pessoal pague mais caro por isso.”

Várias medidas, segundo o secretário, serão tomadas para causar esse impacto nos motoristas, além da restrição a carros, já anunciada. “Em até seis meses, será proibido estacionar carros nas vias que passam ônibus. A aplicação de multas será mais rigorosa, assim como o combate à corrupção. Pedestres serão a prioridade.”

Informações: Jornal do Comércio

GRANDE RECIFE - OS BRT´S ESTAM CHEGANDO AS SUPERMAQUINAS

Como serão os novos ônibus do Recife e RMR, confira:

terça-feira, 24 de abril de 2013
Qual e como serão os novos e esperados ônibus para o sistema de transporte coletivo para a Região Metropolitana do Recife, obras e mais obras estão espalhadas por todos os cantos das cidades em que os corredores de ônibus passarão, prometendo para os usuários um transporte coletivo confortável e acima de tudo com eficiência.

E as primeiras imagens de alguns dos modelos começaram a serem mostradas mostrando como será os novos ônibus.

Os corredores terão um investimento de R$ 940 milhões, sendo R$ 180 milhões para o Leste-Oeste, que vai da Praça do Derby até a Estação Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata (Cidade da Copa), R$ 280 milhões para o Norte-Sul, que sairá de Igarassu até o Recife, e R$ 480 milhões para a BR-101, que será requalificada e terá um corredor exclusivo de ônibus.

Blog Meu Transporte



 

terça-feira, 23 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - EMPRESA CAXANGÁ RENOVANDO PRA O TI XAMBÁ


Rodoviária Caxangá adquire 55 Mercedes novos

ônibus
Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus Mercedes Benz. Executivos do Grupo Metropolitana estiveram na sede da fabricante em São Bernardo do Campo e conheceram, entre outros modelos, o superaticulado O 500 MDA. Foto: Divulgação Mercedes Benz.
Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus novos Mercedes Benz
Empresa de Olinda se prepara para renovar a frota para o passageiro habitual e para atender demanda da Copa do Mundo de 2014
ADAMO BAZANI – CBN
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, o poder público investe em novos sistemas de transportes para atender a população local e também a demanda maior que deve ser gerada pelo evento esportivo.
Se as prefeituras e estados investem em infraestrutura, como em corredores de ônibus modernos do tipo BRT – Bus Rapid Transit – as operadoras começa a renovar suas frotas, não só nas cidades-sedes mas também em municípios de grande e médio porte que têm ligação com estas cidades.
É o que ocorre em Olinda.
A Empresa Rodoviária Caxangá acabou de adquirir 55 chassis novos de ônibus da Mercedes Benz.
De acordo com a fabricante, com sede em São Bernardo do Campo, em São Paulo, foram 50 unidades de motor dianteiro OF 1721 Euro V e cinco ônibus articulados O 500 MA.
Os veículos vão operar em linhas integradas ao Terminal Xangá, em Olinda, que faz parte do sistema de Transporte da Região Metropolitana de Recife.
Em nota à imprensa, divulgada pela Mercedes Benz, o diretor do Grupo Metropolitana, Paulo Júnior, disse que a compra significa melhor atendimento ao passageiro e mais capacidade de transporte para a companhia.
O Grupo Metropolitana tem hoje cerca de mil ônibus, sendo que cerca de 95% do total são da marca Mercedes Benz.
Executivos do Grupo foram conhecer a planta de São Bernardo do Campo e as opções da empresa para sistemas de BRT – Bus Rapid Transit, tanto em relação a modelos de ônibus como assistência técnica e orientação com profissionais especializados nestes sistemas de operação.
Além dos chassis convencionais como o padron O 500, o de motor dianteiro OF e os micros LO, para os novos corredores, a Mercedes demonstrou o modelo que 0 500 MDA, denominado pela marca de superarticulado, que possui quatro eixos, sendo dois no “vagão” depois da articulação e maior capacidade de transporte em relação ao articulado padrão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

terça-feira, 16 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - EMPRESAS DE ÔNIBUS PERNAMBUCANAS BOICOTARAM A LICITAÇÃO... CABE O NOSSO GOVERNADOR ESTATIZAR ESSE SISTEMA PARA CONTROLE DA ESTADO.

Empresários ignoram licitação das linhas de ônibus do Grande Recife

Publicado em 16/04/2013, Às 12:56


 
O transporte público de qualidade operado por ônibus sofre mais um baque.  Agora pela manhã deu vazia a primeira etapa da licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recife, um contrato de R$ 15 bilhões, discutida pelo governo de Pernambuco há mais de dez anos e em processo de ser viabilizada há mais de cinco. “Dar vazia” é um expressão usada tecnicamente para informar que ninguém se interessou em apresentar propostas para concorrer à prestação do serviço de transporte da RMR, uma operação estimada em R$ 60 milhões por mês.
Não só os empresários pernambucanos que operam o setor atualmente deixaram de participar, mas também os nacionais e até internacionais, já que a concorrência pública é aberta para o mundo. Nos bastidores, comenta-se que ninguém compareceu porque as exigências e critérios da licitação eram muitas, sem o retorno financeiro que equilibrasse a conta. A informação é de que os 7 lotes previstos eram deficitários. Ou seja, do jeito que está no edital, seria um negócio deficitário – a receita não cobriria os custos.
Na audiência pública realizada pelo governo do Estado para discutir a proposta,  ano passado, os empresários do setor, alguns técnicos e representantes da população deixaram claro que existiam falhas no processo porque havia muitas exigências e pouca perspectiva de retorno finaceiro. Por isso ninguém compareceu. Os empresários do setor não falam, mas especula-se que houve um movimento orquestrado para boicotar o processo. O sinal de alerta fica por conta da ausência dos possíveis concorrentes nacionais e internacionais.
A Secretaria das Cidades e o Grande Recife Consórcio de Transportes ainda não se pronunciaram, mas deverão fazê-lo até  o fim do dia. O Urbana-PE, sindicato do setor, também não, alegando que o tema diz respeito a uma relação particular das empresas.
ENTENDA O PROCESSO
A licitação das linhas de ônibus é prevista na Lei 8.666, de 1993, na qual é determinado que qualquer serviço público só pode ser prestado mediante concorrência pública. Desde a primeira gestão do governador Jarbas Vasconcelos (1999/2000) que o processo é estudado e prometido.
As exigências do governo são muitas exatamente para garantir um salto de qualidade no sistema. O problema é que o governador Eduardo Campos exige que não haja aumento das passagens e, sem um subsídio direto – como acontece no mundo inteiro – o serviço não conseguiria ter a qualidade desejada se pagando apenas com a receita do sistema.
Pelos prazos oficiais anunciados em março de2012, até junho de 2014 toda a frota do SEI – atualmente com 900 veículos – estaria equipada com ar-condicionado e o restante dos coletivos (2.100) ficaria nas mesmas condições em sete anos.  A rede de transporte seria dividida em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus. Os contratos de concessão seriam de 15 anos, renováveis por mais cinco.
CONHEÇA A PROPOSTA DE LICITAÇÃO APRESENTADA PELO GOVERNO:

Postado por Roberta Soares

GRANDE RECIFE - É HOJE A GRANDE REVOLUÇÃO DO TRANSPORTE EM PERNAMBUCO.

Ônibus » Dia decisivo para a mobilidade. Grande Recife recebe propostas de empresas

Publicação: 16/04/2013 07:26 Atualização: 16/04/2013 09:08

 O Grande Recife Consórcio de Transporte receberá propostas das empresas que pretendem operar o sistema de ônibus pelos próximos 15 anos. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/Arquivo
O Grande Recife Consórcio de Transporte receberá propostas das empresas que pretendem operar o sistema de ônibus pelos próximos 15 anos. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/Arquivo
O dia de hoje é decisivo para o futuro do transporte na RMR. O Grande Recife Consórcio de Transporte receberá propostas das empresas que pretendem operar o sistema de ônibus pelos próximos 15 anos. As análises devem durar um mês e os nomes das sete vencedoras serão conhecidos até agosto. É a primeira vez que a rede pública de ônibus será licitada. Hoje, as empresas operam em regime de permissão. Com a licitação, toda a frota terá ar-condicionado e câmbio automático até junho de 2014, atendendo aos moldes do BRT (transporte rápido por ônibus), que será implantado nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. A licitação integra um conjunto de medidas para melhorar o sistema. Dentro dessa estratégia, o govermo do estado inaugurou ontem o Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbibeira, que vai atender 64 mil usuários diariamente, com 25 linhas de ônibus e uma de metrô (leia matéria abaixo).

As linhas serão licitadas em sete lotes: Domingos Ferreira/BR-101, Mascarenhas de Moraes, Belmino Correia (Camaragibe), José Rufino/Abdias de Carvalho, Rosa e Silva, BR-101/PE-15 e Beberibe/Presidente Kennedy. Cada um não terá mais de 20% das 391 linhas e nenhuma empresa ou consórcio poderá explorar mais de um lote. O edital foi lançado em janeiro. “A finalidade é que o estado contrate a melhor proposta técnica e financeira”, disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Após a assinatura do contrato em agosto, as empresas terão seis meses para iniciar a operação. “É uma concorrência complexa, porque o sistema está mudando, mas a expectativa é de que até o fim do ano a gente tenha novas empresas na rua”, informou o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes.

Pela primeira vez, o usuário dará uma nota sobre o tipo de serviço que usa todos os dias. A opinião do passageiro terá peso 3,5 na avaliação semestral que medirá o desempenho das empresas. Os outros critérios são confiabilidade (peso 3), segurança (peso 2) e adequabilidade (peso 1,5). Com nota menor ou igual a 5, a empresa poderá perder o direito de operar.

Os indicadores de qualidade, definidos no edital, levam em conta o cumprimento das viagens, a duração dos intervalos, o índice de quebra dos ônibus e a satisfação do usuário. A remuneração mensal paga pelo Grande Recife às empresas ou aos consórcios irá depender de uma avaliação mensal que medirá os indicadores.

A licitação

A frota atual
385 linhas
2.456 ônibus convencionais
214 ônibus articulados
21 opcionais
2.691 ônibus + 5% de reserva técnica
2 milhões de passageiros por dia

A frota com a licitação
391 linhas
1696 convencionais
31 opcionais
489 articulados
136 leves
221 modelo BRT
71 alongados
2.644 ônibus será a frota após a licitação + 5% de reserva técnica

O que vai mudar com a licitação

- Refrigeração da frota do SEI até junho de 2014
- Regrigeração de toda a frota até 2020
- Câmbio automático dos ônibus do SEI até junho de 2014
- Câmbio automático de toda a frota até 2020
- 3,5 anos é a idade máxima para a renovação dos ônibus convencionais
- 5 anos é a idade máxima para renovação dos ônibus articulados (sanfona)

Indicadores de qualidade

- Cumprimento das viagens
- Cumprimento dos intervalos
- Índice de quebra
- Índice de satisfação do cliente

Distribuição das linhas em 7 lotes

Lote 1 - Corredor da Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca
Frota: 429
Linhas: 55

Lote 2 - Corredor da Avenida Mascarenhas de Moraes
Frota: 351
Linhas: 52

Lote 3 - Corredor José Rufino e Abdias de Carvalho
Frota: 406
Linhas: 71

Lote 4 - Corredor da Avenida Belmiro Correia (Camaragibe)
Frota: 243
Linhas: 37

Lote 5 - Corredor das avenidas Rosa e Silva, Rui Barboda e Avenida Norte
Frota: 351
Linhas: 43

Lote 6 - Corredor das avenidas Beberibe e Presidente Kennedy
Frota: 366
Linhas: 56

Lote 7- Corredor da BR-101/PE-15 (Nrte/Sul) e corredor PE-01 (Olinda)
Frota: 498
Linhas: 77

20% é o limite das linhas por lote. Cada empresa ou consórcio só pode ter um lote

Renúncia fiscal
R$ 41 milhões em ICMS sobre combustível e dos veículos
R$ 11 milhões em ISS dos municípios consorciados: Recife e Olinda

Prazos
15 anos é o tempo de duração dos contratos
Renovável por mais 5 anos
1 mês é o tempo que devem durar as análises das propostas
Em agosto devem ser assinados os contratos com as empresas vencedoras
6 meses (3 meses renováveis por mais 3) é o tempo para o início da operação, após a assinatura dos convênios

O Terminal Integrado Tancredo Neves

-    Às 5h de sábado o terminal começa a funcionar
-    R$ 8,6 milhões investidos
-    12 meses de obras
-    64 mil usuários beneficiados diretamente
-    20 localidades atendidas (Recife e Jaboatão)
-    25 linhas de ônibus e 1 de metrô circularão pelo terminal
-    196 ônibus
-    2.109 viagens por dia
-    3,2 mil metros quadrados de área construída
-    14 mil metros quadrados de terreno

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transportes e Secretaria das Cidades.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - TI TANCREDO AGORA VAI ...


Saiba tudo sobre o novo Terminal Integrado Tancredo Neves

Publicado em 15/04/2013, Às 16:55

Fique por dentro do  novo Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, que irá beneficiar, diretamente, 64 mil passageiros por dia e reduzir em 20 minutos o tempo de viagem de muitos destinos. Além de permitir a ligação direta da Zona Sul com a Zona Oeste do Recife e a área Norte da Região Metropolitana. O TI foi inaugurado nesta segunda-feira (15/4), depois de quase um ano pronto e fechado à espera de novas composições do metrô – ao qual está integrado -, entrando em operação de fato no próximo sábado (20/4). A CBTU garante que o metrô irá suportar a nova demanda de passageiros e que, além dos dois novos trens que entraram em operação no mês passado, mais um será lançado na segunda-feira (22/4).




Postado por Roberta Soares

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Terminal Integrado Tancredo Neves, finalmente, entrará em operação

Publicado em 14/04/2013, Às 19:22

Quase um ano depois de ter a construção concluída e ficar fechado à espera de inauguração, o Terminal Integrado Tancredo Neves, um dos maiores do Sistema Estrutural Integrado (SEI), vai começar a funcionar. A inauguração acontecerá nesta segunda-feira (15/4), às 9h, mas a operação de transporte terá início apenas no sábado (20/4).  O TI faz integração com a Linha Sul do metrô do Recife e fica localizado na Imbiribeira, Zona Sul da cidade.  O novo TI facilitará a integração da Zona Sul com a Zona Oeste do Recife, com o norte da Região Metropolitana e, por meio do metrô, também com o Centro da capital.



O TI Tancredo Neves será imponente. A capacidade operacional comprova: serão 25 linhas de ônibus, operadas por 196 coletivos, que transportarão, inicialmente, 64 mil passageiros e realizarão 2.109 viagens por dia. Além das linhas de ônibus, haverá uma linha troncal do metrô, totalizando 26 linhas de transporte. Desse total, 16 linhas serão alimentadoras, transportando os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; quatro linhas transversais, com ligações entre os bairros de Dois Irmãos, Ibura, Ipsep, Alto Dois Carneiros e UR-11; outra linha interterminal, fazendo ligação entre os TIs do Aeroporto e Tancredo Neves, além de uma linha perimetral que ligará o TI Tancredo Neves ao TI Macaxeira e três linhas troncais – sendo uma do metrô – que levarão os passageiros do TI Tancredo Neves ao Centro do Recife e ao Instituto de Medicina Integral (IMIP).
Todas as 25 linhas de ônibus irão operar com a tarifa de R$ 2,25 (anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco e 20 minutos. O custo de construção da unidade foi R$ 8,6 milhões. A área construída da unidade tem 3.217,98 m² e está localizada num terreno de 14.001,71 m². Tem lanchonete, banheiros acessíveis, central de atendimento ao cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Uma novidade do TI Tancredo Neves é que ele terá um bicicletário e vagas de estacionamento para carros e motos.
Unidade terá bicicletário e estacionamento para carros e motos

Bicicletário_TI Tancredo

O atraso de quase um ano para o início da operação se deve à pouca quantidade de trens do metrô para receber os passageiros que entrarão no sistema pelo TI. Ainda no ano passado o governador Eduardo Campos confirmou que, embora a unidade estivesse pronta, iria esperar a chegada de novas composições da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para iniciar o funcionamento. No mês passado dois novos trens entraram em operação na Linha Sul, permitindo a abertura do TI. Outro terminal, o TI Cajueiro Seco, também integrado ao metrô e localizado no extremo sul de Jaboatão dos Guararapes, permaneceu quase um ano concluído e fechado, à espera de trens do sistema metroviário. Teve sua operação iniciada apenas em janeiro último.


Postado por Roberta Soares

domingo, 14 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - AINDA TEM MAS OBRAS...


Governador assina Ordem de Serviço de novo trecho do Corredor Norte/Sul

 Créditos: Marcela Pereira/Diário de Pernambuco

O Governador Eduardo Campos e o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, assinam nesta quinta-feira a ordem de serviço para construção do Corredor do Transporte Rápido de Ônibus (TRO) Norte/Sul. As obras serão realizadas no trecho entre o Shopping Tacaruna e o Terminal Integrado (TI) Joana Bezerra. A solenidade acontece no final da manhã no Centro de Convenções, sede Provisória do Governo de Pernambuco.

Os corredores exclusivos de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste fazem parte do conjunto de ações do Programa Estadual de Mobilidade (Promob), que visa compor um novo retrato para o transporte público da Região Metropolitana do Recife até a Copa do Mundo de 2014. Os dois corredores vão operar com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus).

Mudanças - A Avenida Cruz Cabugá está prestes a mudar o cenário e toda a lógica do sistema viário desta região da cidade. As obras do ramal do Corredor Norte/Sul, que passará pela via no sentido subúrbio/cidade, devem ser iniciadas até o fim de abril. A Cabugá receberá um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) e terá a circulação de carros restrita. As intervenções serão feitas levando em conta uma mudança no projeto original. O uso de uma via paralela no sentido cidade/subúrbio, prevista para os fundos da Vila Naval, na altura do Tacaruna, já foi praticamente descartado pela Secretaria das Cidades, por falta de entendimento junto à Marinha. Sem essa via não há alternativa de fluxo de carros neste sentido. O plano B será deslocar o tráfego pela Avenida Norte para acessar a Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda. O que irá significar mais carros na Agamenon.

Créditos: Juliana Leitão/Diário de Pernambuco

Pelo projeto, a Cruz Cabugá terá, no centro da via, o corredor exclusivo de BRT. Serão construídas seis estações entre o shopping Tacaruna e o cruzamento da Cabugá com a Princesa Isabel. No sentido subúrbio/cidade haverá duas faixas para os carros. Já no sentido contrário haverá apenas uma faixa, que será destinada aos ônibus comuns e ao tráfego local. “Serão permitidos os carros de moradores ou de pessoas que trabalham no entorno. E o restante poderá ser feito pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte e seguindo depois pela Agamenon”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Faltando apenas nove meses para a conclusão do corredor, que tem prazo previsto para dezembro deste ano, a impressão é que o tempo parece curto para o tamanho das obras que ainda restam pela frente. Antes de chegar ao ramal da Cabugá, a última estação em construção está no limite de Olinda com Paulista, nas imediações da UPA. Em ritmo acelerado estão os viadutos nas imediações de Ouro Preto e Bultrins.

Entre as obras que ainda faltam do Corredor Norte/Sul estão as intervenções nos terminais de Igarassu e Abreu e Lima e no Terminal da PE-15, em Olinda, que irá sofrer modificação para permitir a passagem do corredor. “Serão feitas duas vias nas laterais do terminal da PE-15 para o BRT”, afirmou o presidente do Consórcio Grande Recife, Nélson Menezes.

Também não foram iniciadas as estações que vão funcionar no centro da cidade para atender o sistema BRT. Serão cinco estações, sendo duas na Avenida Guararapes, duas na Avenida Dantas Barreto (uma em frente ao prédio do IAP e outra em frente ao Edifício JK) e uma quinta estação na Avenida Martins e Barros, nas imediações da Secretaria da Fazenda. “As obras estão dentro do cronograma”, afirmou Danilo Cabral.

GRANDE RECIFE - RECIFE TROCA INVESTIMENTO EM METRO E VLT E APOSTA EM BRT ONDE FOI VISTO QUE TRANSPORTE SOBRE TRILHOS E´MAS CONFORTAVEL


Mobilidade: Transporte urbano eficiente em megacidades

O transporte pessoal muda as cidades brasileiras. Soluções de mobilidade em geral, sistemas de gerenciamento de trânsito e a expansão das redes de metrôs prometem ajudar a solucionar o congestionamento das ruas e a qualidade decrescente de vida nas áreas centrais das cidades.
Mobilidade urbana: O metrô de São Paulo transporta quatro milhões de passageiros diariamente
Mobilidade urbana: O sistema de metrô de São Paulo transporta quatro milhões de passageiros diariamente.
Muitas megacidades da América Latina já alcançaram o desenvolvimento sustentável com sistemas amplos de transporte urbano e com soluções de mobilidade inteligente. No entanto, esses sistemas não tiveram muito sucesso ao enfrentar o desafio mais importante de diminuir o uso do automóvel. Esse esforço é necessário para transformar a cultura extremamente arraigada na região de uso de transporte individual. As considerações de custo tiveram influência nas redes públicas de transporte da região. Um exemplo notável é o de Curitiba – uma cidade verde e um modelo mundial em transporte sustentável: Ela lançou seus primeiros sistemas de trânsito rápido de ônibus, e agora a maioria das cidades já tem ou está criando sistemas assim.
Mas os ônibus simplesmente não são suficientes para atender à necessidade crescente de mobilidade nas metrópoles brasileiras. Ainda que utilizem faixas exclusivas, os ônibus ainda são muito mais lentos que o transporte sobre trilhos. Outro problema é que a sua capacidade é muito baixa para atender a uma população em crescimento – e eles aumentam as emissões de poluentes dentro da cidade. Os primeiros passos para melhorar essa situação já foram tomados: em São Paulo, por exemplo, alguns ônibus foram convertidos para funcionamento com etanol, ao passo que outros são veículos híbridos movidos a eletricidade com o uso de linhas suspensas.

O metrô como uma solução

São Paulo está dando um passo além. Apesar de os ônibus ainda serem o principal meio de transporte nessa megacidade, transportando oito milhões de pessoas todos os dias, o metrô tem um papel fundamental no transporte de quatro milhões de passageiros por dia, dos quais 500 mil usam a linha 4-amarela. Essa linha é a extensão mais recente e mais inovadora da rede metroviária de São Paulo. Com quase 13 km de extensão, a linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. A Siemens teve uma participação fundamental no processo de mobilidade, fornecendo acionadores e tecnologias de controle, um sistema de gestão de energia e as comunicações de toda a linha, circulação de ar e infraestrutura de segurança. A Siemens também está ajudando a modernizar a rede de metrô já existente em São Paulo para melhorar a mobilidade urbana.
A megacidade do Rio de Janeiro também está investindo em metrôs. Agora a população pode ir da lendária praia de Ipanema de modo conveniente pelos trens urbanos em vez de ônibus quentes e sufocantes. Uma extensão da linha 1 foi concluída em dezembro de 2009. As estações são até mesmo equipadas com bicicletários monitorados por vídeo. A Siemens forneceu componentes de mobilidade importantes para a nova seção, inclusive a iluminação, sistema de vigilânciafornecimento de energia de emergência, sala de comando e infraestrutura de comunicações.
Mobilidade verde: A linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul
A linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. Essa linha transporta 500.000 passageiros por dia.

Gestão de trânsito para a megacidade

O volume de trânsito nas ruas continua a aumentar a um ritmo mais rápido que a capacidade da malha viária, e os congestionamentos causam problemas de mobilidade cada vez maiores nas megacidades. A implantação de um sistema efetivo de gestão de trânsito e de transporte urbano pode trazer muitos benefícios e contribuir para um desenvolvimento sustentável. O sistema de controle de tecnologia avançada da Siemens, o PC SCOOT, que está gerenciando os fluxos de trânsito em grandes partes de São Paulo, está facilitando o trabalho das autoridades locais. O respectivo software, que também é da Siemens, está ajudando a garantir que as 450 interseções atualmente controladas pelo PC SCOOT continuem a ser gerenciadas com eficiência no futuro.

Visão para mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica terá um papel cada vez mais importante nos conceitos de trânsito com eficiência energética para o desenvolvimento sustentável de megacidades e pode ser combinada com a smart grid. Os carros elétricos e veículos híbridos oferecem uma forma de mobilidade que preserva recursos e não prejudica o ambiente, especialmente no que se refere ao transporte privado.

sábado, 13 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - ATÉ QUE ENFIM,FUMAÇA BRANCA NA CHAMIINÉ =HABEMUS TANCREDO





Eduardo Campos entrega novo terminal Integrado de passageiros da Zona Sul do Recife

Os usuários da Região Metropolitana Sul ganharão nesta segunda-feira (15), o mais novo Terminal Integrado do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP): o Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, zona Sul do Recife. A entrega do equipamento será feita às 9 horas pelo governador Eduardo Campos.

Com um investimento de aproximadamente R$ 8,6 milhões, o novo terminal faz parte do compromisso do Governo de Pernambuco em expandir e modernizar o Sistema Estrutural Integrado (SEI) até o final de 2014, garantindo aos usuários do transporte público o pagamento de uma só passagem para se locomover na RMR. O TI beneficiará diretamente cerca de 64 mil pessoas de 20 localidades do Recife e Jaboatão do Guararapes. O início da operação está marcado para o próximo sábado (20).

O Terminal Tancredo Neves irá operar com 25 linhas de ônibus e uma linha de metrô. Serão 196 ônibus e 2.109 viagens. Os passageiros irão contar com 16 linhas alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; quatro linhas transversais, com ligações entre os bairros de Dois Irmãos, Ibura, Ipsep, Alto Dois Carneiros e UR-11, e outra linha interterminal, fazendo ligação entre os TIs do Aeroporto e Tancredo Neves.

No terminal, os usuários também vão contar com uma linha perimetral que ligará o TI Tancredo Neves ao TI Macaxeira e três linhas troncais -sendo uma do metrô - que levarão os passageiros do TI Tancredo Neves ao Centro da Cidade e ao Instituto de Medicina Integral (IMIP). Todas as 25 linhas irão operar com a tarifa de R$2,25 (A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco e 20 minutos.

O TI Tancredo Neves foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida. Com uma área construída de 3.217,98 m² em um terreno de 14.001,71 m², haverá lanchonete, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões.

Serviço:
Inauguração do Terminal Integrado Tancredo Neves
Data: segunda-feira (15)
Hora: 9h
Local: Avenida Sul, s/n, no bairro da Imbiribeira, ao lado da Estação do Metrô

quarta-feira, 10 de abril de 2013

GRANDE PERNAMBUCO - RENOVAÇÃO DE FROTA ITAMARACÁ


Buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados, a Itamaracá comprou mais 20 ônibus novos. Serão 15 radiais (azuis) e 5 perimetrais (vermelhos). Os veículos tem três eixos e motorização 17230 OD euro V, modelo capaz de economizar uma quantidade maior de combustível e poluir menos o ar.

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terça-feira, 9 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - GREVE DA BORBOREMA ACABOU

JC Trânsito // Paralisação

Encerrada greve dos motoristas e cobradores da Borborema

Publicado em 09.04.2013, às 13h42


Do JC Trânsito
Por volta do meio-dia desta terça-feira (9), motoristas e cobradores da empresa Borborema haviam realizado uma paralisação desde as primeiras horas da manhã, no Curado, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, retomaram às atividades.
De acordo com o grupo Borborema, após uma reunião entre os profissionais e empregadores, os condutores e cobradores de coletivo voltaram às atividades com 100% da frota em funcionamento. O funcionário, que não quis se identificar, não deu maiores detalhes da negociação.
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GRANDE RECIFE - MULTAS MODERNAS SECULO XXIII


MODERNIZAÇÃO
| 08.04.13 - 14h06

Novas baterias permitirão que semáforos do Recife funcionem após queda de energia

Geraldo Julio: “Não queremos cuidar só de uma parte da mobilidade, mas dela como um todo”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
A Prefeitura do Recife vai modernizar toda a gestão do trânsito na cidade com três ações iniciadas nesta segunda-feira (8). Em ato na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o prefeito Geraldo Julio assinou o edital de licitação para aquisição de 200 novas baterias para sinais de trânsito, conhecidas como no breaks. Os equipamentos, que serão instalados nos principais corredores viários da cidade, vão permitir que os sinais continuem funcionando por até quatro horas após uma queda ou variação de energia, principalmente em dias de chuvas intensas.
Geraldo Julio também autorizou hoje a utilização, em caráter experimental, de dois tablets dotados de GPS para o registro de boletins de ocorrência de colisões. Com eles, os agentes da CTTU terão condições de registrar mais rápido as informações sobre acidentes. Além disso, a Prefeitura vai ampliar de 17 para 100 os talonários eletrônicos. Também dotados de GPS, esses terminais portáteis poderão criar um banco de dados e, consequentemente, estatísticas das infrações cometidas na cidade.
O prefeito destacou o investimento em mobilidade por parte do Poder Público como “fundamental” para melhorar a qualidade de vida da população. “Essa é nossa prioridade. Não queremos cuidar só de uma parte da mobilidade, mas dela como um todo. É por isso que iniciamos uma série de intervenções nesse sentido”, afirmou Geraldo Julio, lembrando o ordenamento, realizado pela PCR, do entorno dos mercados de Água Fria, Beberibe e Afogados, além do lançamento da Ciclofaixa Turismo e Lazer.
A instalação das 200 novas baterias está orçada em R$ 2 milhões. Atualmente, 210 sinais já possuem esses equipamentos. Com a ampliação, 410 semáforos contarão com esse sistema; cerca de dois terços do total de 649 sinais existentes na cidade. Além disso, os semáforos também terão os gabinetes dos controladores e os cabos de comunicação trocados; novas vedações para a passagem dos cabos; novos aterramentos e filtros específicos para evitar “ruídos” na comunicação entre as redes.
Serão beneficiados sinais veiculares nas principais vias de tráfego da cidade, como as ruas Imperial, Arquiteto Luiz Nunes, Princesa Isabel, Ribeiro de Brito, Ernesto de Paula Santos e Avenida Dantas Barreto. Também serão contemplados semáforos para pedestres em vias de grande fluxo de veículos que já contam com baterias nos seus principais cruzamentos, como as avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Caxangá, Recife, Agamenon Magalhães, Norte, Abdias de Carvalho, Cruz Cabugá, Domingos Ferreira e Mascarenhas de Morais.
A PCR vai implantar 100 talonários eletrônicos que vão facilitar o processo de implantação das notificações. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Além de reduzir o tempo de preenchimento do Boletim de Ocorrência, os tablets com o programa específico irão gerar no servidor uma base de dados com estatísticas de acidentes de trânsito, a exemplo dos terminais portáteis de infração, detalhando ocorrências por localidade, tipo de veículo e horário. A tecnologia auxiliará também o usuário, que poderá receber o BO pela internet, sem mais precisar ir até a CTTU pegar o documento.
Já os talonários eletrônicos também permitirão a consulta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), do cadastro do DETRAN e de logradouros. O sistema facilita ainda o processo de implantação das notificações, reduzindo o serviço de digitação dos autos de infração.
“O grande ganho é, sobretudo, para a população. Primeiro com a fluidez do trânsito e segundo porque o Boletim de Ocorrência estará disponível via internet. Já os talonários servem para o registro de infração de trânsito, além de serem equipados com GPS”, pontuou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Hoje, já foram distribuídos 22 Talonários. A meta é chegar aos próximos 60 com os 100 equipamentos entregues.

GRANDE RECIFE - ESCRAVIDÃO ...


Edição do dia 08/04/2013
08/04/2013 10h25 - Atualizado em 08/04/2013 10h25

Motoristas e cobradores de ônibus



 

enfrentam condições precárias em

 

PE

Um estudo identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus. As queixas de dores são frequentes.

Bianka CarvalhoRecife, PE
O Bom Dia Brasil mostrou o tormento de milhares de brasileiros que dependem de ônibus todos os dias. Agora vamos conhecer o outro lado: a jornada exaustiva de trabalho dos motoristas de ônibus e as condições precárias de trabalho noRecife.
“Falta de respeito com o trabalhador. Ônibus super lotado, capaz de virar na hora que está fazendo curva”, diz uma passageira.
Para cada linha existe uma fila, que ninguém respeita. “Você chega mais cedo achando que vai ser melhor e é muito pior”, afirma outra mulher.
Motoristas e cobradores também vivem no maior sufoco. É que, na maioria dos casos, as condições de trabalho não são favoráveis.
Uma medição feita no Recife mostrou que um motorista de ônibus passa marcha, em média, 450 vezes em um único trajeto. Ida e volta: 900 vezes. Imagine isso em várias viagens por dia. O braço reclama, não tem corpo que aguente.
Um estudo feito pelo Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho da Universidade de Pernambuco e pelo Laboratório de Ergonomia e Design da Universidade Federal de Pernambuco identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus.
As queixas de dores são frequentes, principalmente nas costas, nos ombros, nos braços, nas pernas e nos pés. As cadeiras de motoristas e cobradores favorecem posturas inadequadas. O cobrador senta de lado e o motorista tem como vizinho incômodo o motor, quente e barulhento.
“A grande maioria dos ônibus que nós medimos encontrava-se com ruído acima do permitido, temperatura também acima do permitido pela lei”, afirma o especialista Beda Barkokebas.
O Ministério Público do Trabalho analisou os dados da pesquisa e investigou também os excessos de jornada. “Nessa jornada média de 8 horas diárias, os cobradores e motoristas da Região Metropolitana de Recife estão trabalhando cerca de 15 horas, todos os dias”, afirma a procuradora Vanessa Patriota.
Os relatos impressionam, e está todo mundo no limite. “Quando eu chego para trabalhar está tudo tranquilo, mas depois começa a dor nas costas, dor de cabeça, na coluna principalmente”, afirma o cobrador Miquéias Barbosa.
Vários trabalhadores comem em quentinhas, dentro do ônibus, na correria entre uma viagem e outra. “Agora mesmo eu vim tomar café de 11h. Almoço quando chegar em casa, lá para as 16h, 17h”, afirma o motorista Willams da Silva.
O governo do estado vai fazer uma licitação para as empresas de transporte que operam na Região Metropolitana do Recife. Os novos operadores terão que atender a um conjunto de indicadores de qualidade.
“Expedimos uma recomendação ao governo do estado para que fizesse constar nesse edital de licitação várias exigências a essas empresas para melhoria do meio ambiente de trabalho. Manter a temperatura no limite legal, botando ar-condicionado, motor na parte traseira para diminuir o ruído para o motorista, bancos ergonômicos”, diz a procuradora.
O sindicato que representa as empresas de transporte de passageiros de Pernambuco disse que orienta a todos os prestadores de serviço a respeitarem a jornada e oferecerem condições básicas de trabalho. O setor reconhece que enfrenta problemas estruturais e, que vai se adequar às normas de segurança com a licitação dos novos veículos.