No Recife, Avenida Conde da Boa Vista é o calo do corredor de ônibus Leste-Oeste
quarta-feira, 24 de abril de 2013
“Existe uma solução para a Conde da Boa Vista.”
Foi assim que o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife,
João Braga, anunciou, nesta terça-feira, que uma das principais vias da
cidade será repaginada. “Já contratamos um projeto e vamos trabalhar com
o governo. Será a solução para os ônibus que transitam na área”,
garantiu.
A proposta de reforma da via surge num momento emblemático. Afinal, a avenida faz parte do Corredor Leste-Oeste,
em execução, mas foge dos padrões desenvolvidos para o sistema de
transporte público do futuro, com espaço exclusivo para ônibus, que
terá, entre outras vantagens, pagamento de tarifa antes do embarque, em
estações no nível dos veículos.
A Secretaria Estadual
das Cidades informou que ainda não há prazos para a execução da obra,
porque o projeto está na fase de estudos. O Grande Recife Consórcio de
Transporte adiantou, em nota, que cabe ao governo a implantação, em toda
a via, de um corredor exclusivo de ônibus. Será a continuidade do
Leste-Oeste, entre Camaragibe, no Grande Recife, e o Derby, área central
da capital.
A Conde da Boa Vista,
com 1,7 quilômetro de extensão, passou por ampla e polêmica reforma,
sendo inaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo
(PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou parada
de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros de passeio. O serviço
custou, na época, R$ 14 milhões.
Ao longo do tempo, no
entanto, a proposta da nova Conde da Boa Vista se mostrou inviável. Nos
horários de pico, há engarrafamentos de ônibus e passageiros reclamam da
demora. Como se não bastasse, a falta de controle urbano permitiu que
os camelôs invadissem paradas de coletivos e calçadas, dificultando a
mobilidade de quem circula a pé.
A proposta de
repaginação da Conde da Boa Vista foi abordada durante a 2ª Reunião do
Fórum Técnico Permanente de Discussão sobre Mobilidade Urbana, na
Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Participaram representantes do
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), de
prefeituras do Grande Recife e Goiana, além de Curitiba (PR). O objetivo
era apontar soluções para minimizar os transtornos causados pela falta
de planejamento e pelo crescimento da frota de veículos.
No evento de ontem, João
Braga disse também que atuará dando mais vantagens para quem anda de
transporte público, dificultando quem utiliza transporte individual. A
longo prazo, pretende mudar a cultura de quem precisa se locomover por
longas distâncias. “Se apenas 30% da população utiliza carro e ocupa 70%
do sistema viário, então é justo que esse pessoal pague mais caro por
isso.”
Várias medidas, segundo o
secretário, serão tomadas para causar esse impacto nos motoristas, além
da restrição a carros, já anunciada. “Em até seis meses, será proibido
estacionar carros nas vias que passam ônibus. A aplicação de multas será
mais rigorosa, assim como o combate à corrupção. Pedestres serão a
prioridade.”
Informações: Jornal do Comércio