quarta-feira, 24 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - CONDE DA BOA VISTA FOI A MAIOR MARECADAÇÃO ELEITORAL DO PT COM JOÃO PAULO,HOJE DEVERÁ SER MUDADA;

No Recife, Avenida Conde da Boa Vista é o calo do corredor de ônibus Leste-Oeste

quarta-feira, 24 de abril de 2013
“Existe uma solução para a Conde da Boa Vista.” Foi assim que o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, anunciou, nesta terça-feira, que uma das principais vias da cidade será repaginada. “Já contratamos um projeto e vamos trabalhar com o governo. Será a solução para os ônibus que transitam na área”, garantiu.

A proposta de reforma da via surge num momento emblemático. Afinal, a avenida faz parte do Corredor Leste-Oeste, em execução, mas foge dos padrões desenvolvidos para o sistema de transporte público do futuro, com espaço exclusivo para ônibus, que terá, entre outras vantagens, pagamento de tarifa antes do embarque, em estações no nível dos veículos.

A Secretaria Estadual das Cidades informou que ainda não há prazos para a execução da obra, porque o projeto está na fase de estudos. O Grande Recife Consórcio de Transporte adiantou, em nota, que cabe ao governo a implantação, em toda a via, de um corredor exclusivo de ônibus. Será a continuidade do Leste-Oeste, entre Camaragibe, no Grande Recife, e o Derby, área central da capital.

A Conde da Boa Vista, com 1,7 quilômetro de extensão, passou por ampla e polêmica reforma, sendo inaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou parada de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros de passeio. O serviço custou, na época, R$ 14 milhões.

Ao longo do tempo, no entanto, a proposta da nova Conde da Boa Vista se mostrou inviável. Nos horários de pico, há engarrafamentos de ônibus e passageiros reclamam da demora. Como se não bastasse, a falta de controle urbano permitiu que os camelôs invadissem paradas de coletivos e calçadas, dificultando a mobilidade de quem circula a pé.

A proposta de repaginação da Conde da Boa Vista foi abordada durante a 2ª Reunião do Fórum Técnico Permanente de Discussão sobre Mobilidade Urbana, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Participaram representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), de prefeituras do Grande Recife e Goiana, além de Curitiba (PR). O objetivo era apontar soluções para minimizar os transtornos causados pela falta de planejamento e pelo crescimento da frota de veículos.

No evento de ontem, João Braga disse também que atuará dando mais vantagens para quem anda de transporte público, dificultando quem utiliza transporte individual. A longo prazo, pretende mudar a cultura de quem precisa se locomover por longas distâncias. “Se apenas 30% da população utiliza carro e ocupa 70% do sistema viário, então é justo que esse pessoal pague mais caro por isso.”

Várias medidas, segundo o secretário, serão tomadas para causar esse impacto nos motoristas, além da restrição a carros, já anunciada. “Em até seis meses, será proibido estacionar carros nas vias que passam ônibus. A aplicação de multas será mais rigorosa, assim como o combate à corrupção. Pedestres serão a prioridade.”

Informações: Jornal do Comércio

Um comentário:

  1. mudando de assunto:soube q está pra vir(não sei se pra teste)um comil DOPPIO BRT-chassi Scania K 310 articulado"padrão"(18 metros),para Recife.não sei se vem para teste ou se vem já comprado(não tenho certeza.mas vem para teste.se eu estiver errado,me corrija).o q já vem certo é aquele"tanque de guerra"Caio BRT Volkswagen 26-330 OTA(Euro 5).aquela feiura q compraram!

    ResponderExcluir