quarta-feira, 31 de julho de 2013

GRANDE RECIFE -ADEUS AOS SVELTOS TRUCKS ITAMARACA QUE VAI ASSUMIR TODO O TRANSPORTES DE ARACAJU.

Consórcio Atalaia Transportes 




Grupo é formado por três empresas do setor que atuam no Nordeste.
Dez ônibus começarão a rodar no sábado (03), e outros trinta na segunda.

Denise Gomes e Flávio AntunesDo G1 SE
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Prefeito João Alves Filho fez o anúncio da empresa que assumirá as linhas operadas pela Viação Cidade de Aracaju e São Cristóvão (Foto: Flávio Antunes/G1)Prefeito João Alves Filho fez o anúncio da empresa que assumirá as linhas operadas pela Viação Cidade de Aracaju e São Cristóvão (Foto: Flávio Antunes/G1)
O consórcio formado por três empresas do setor de transporte que atuam em diversas cidades do Nordeste do país e que em Sergipe foi batizado de Atalaia Transportes irá assumir as linhas da Viação Cidade de Aracaju (VCA) e São Cristóvão, que por determinação judicial, foram excluídas do sistema de transporte coletivo na capital sergipana e região metropolitana. O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (31), pelo prefeito de Aracaju (SE), João Alves Filho.
A Atalaia Transportes é formada pelas empresas Itamaracá, RCR Locação e AR Consultoria em Transporte, da cidade de Recife, em Pernambuco. A partir deste sábado (03), dez ônibus entrarão em operação e na próxima segunda-feira (05), outros trinta veículos serão integrados ao sistema.
De acordo com o prefeito João Alves Filho, as empresas atuam em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e também em Angola, na África. “A empresa tem um prazo de 75 dias para disponibilizar a frota de 150 ônibus, que irão suprir às necessidades da população da capital e região metropolitana. Além disso, no contrato foi estipulada como prioridade a contratação dos funcionários das empresas VCA e São Cristóvão, que desta forma, não ficarão desempregados”, afirmou.
Segundo Alberto Almeida, representante da Atalaia Transportes, dos quarenta ônibus que entrarão em operação, trinta são modelos convencionais e dez são articulados ou ‘sanfonas’ como são popularmente conhecidos. “Desses trinta veículos, dez são novos e vinte são usados. Iremos disponibilizar gradativamente mais veículos e assim completar a frota de 150 ônibus até o final do prazo que nos foi dado. Fechamos um compromisso com a prefeitura de prestarmos um transporte de qualidade à população sergipana e assim faremos”, destacou.
Nesta terça-feira (30), uma decisão judicial da 18ª Vara manteve as empresas VCA e São Cristóvão fora do transporte público da capital e Grande Aracaju. A Justiça indeferiu ação cautelar do grupo empresarial que havia pedido, antes mesmo da Prefeitura Municipal excluí-lo do sistema, liminar que garantisse a permanência das duas empresas na prestação do serviço de transporte coletivo. A ação alegava que o grupo não teve oportunidade de defesa.
No entanto, a Procuradoria do Município de Aracaju provou que as duas empresas foram notificadas várias vezes desde o início do ano, sobre o dano causado à população por causa dos problemas de gestão, entre eles atraso no pagamento dos funcionários.
Entenda o caso
No dia 24 de julho, o prefeito João Alves Filho, anunciou a retirada das empresas de ônibus Viação Cidade de Aracaju (VCA) e São Cristóvão do transporte coletivo. Na ocasião, ele também informou sobre a criação de um consórcio para realização de uma licitação envolvendo os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, iniciativa essa, que foi apoiada pelo governador em exercício, Jackson Barreto.
O prefeito admitiu ainda que a situação do transporte público da capital é caótica e uma solução simples não irá resolver o problema. “Obviamente o transporte foi deixado de lado ao longo dos anos. Não será uma resposta pronta que vai resolver”, disse.
Reunião
Nesta segunda-feira (29), cerca de mil funcionários da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), se reuniram na porta da empresa no Bairro América,  na Zona Oeste de Aracaju, para tentar saber as providências que seriam tomadas após a empresa ter sido impedida pela Prefeitura de Aracaju de atuar no transporte público.
Na ocasião, os rodoviários esperavam a confirmação de que a empresa que assumiria os serviços da VCA e São Cristóvão iria contratá-los. Os funcionários informaram ainda, que no dia 27 de maio começaram as demissões, e até o início desta semana 140 rodoviários perderam o emprego e não receberam o pagamento da rescisão contratual.
“Eles não deram baixa na minha carteira de ninguém que saiu. Fomos demitidos no dia 30 de maio e não pagaram o salário do mês, nem junho a decisão ficou para o dia cinco de julho. Chegamos no Sintra ninguém apareceu e nem falou nada. A última vez que eles depositaram o fundo de garantia foi em setembro do ano passado”, disse a cobradora Joelma Conceição de Souza.
A reclamação sobre o fundo de garantia é compartilhada por quem ainda trabalha na empresa. “Eu tenho nove anos e nove meses de carteira assinada. E tenho R$1.900  de fundo de garantia. Procurei a Caixa e o gerente mandou eu procurar a empresa e resolver. Só foram depositados os dois primeiros anos”, desabafou o motorista Cosme Gomes Batista.
Nenhum representante da VCA foi localizado para falar sobre a situação dos funcionários.

GRANDE RECIFE - Corredor Norte/Sul: retorno desativado na Agamenon Magalhães, próximo ao Memorial Arcoverde

Corredor Norte/Sul

 | TransporteMobilidadeTrânsito
secidA partir dessa segunda-feira (29) está desativado permanentemente o retorno da Agamenon Magalhães, localizado antes do Espaço Ciência, próximo ao Parque Memorial Arcoverde (sentido Olinda/Recife). Com a mudança, os motoristas que vêm de Olinda e desejam voltar para a cidade devem passar direto e utilizar o retorno localizado pouco antes do Shopping Tacaruna (uma distância de 2 km).

A intervenção será realizada com apoio de agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a pedido da Secretaria das Cidades, que está dando continuidade à obra de implantação do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) com a construção de uma Estação no canteiro central da via, em frente ao Memorial Arcoverde. A área receberá tapumes para abrigar o canteiro de obras do Consórcio EMSA/ATERPA, responsável pela construção do Corredor.

Corredor Norte/Sul: A obra, com orçamento de R$ 151 milhões, está em andamento e já conta com mais de 67% executada. O corredor sai de Igarassu e segue até o centro do Recife, passando pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Olinda. Ao longo de seu percurso, 33 estações estão sendo construídas. Será um percurso de 33,2 km que vai facilitar a vida de mais de 300 mil passageiros de ônibus que utilizam o trecho, sobretudo os usuários que utilizam os Terminais Integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. A obra é um compromisso do Governo do Estado para a Copa do Mundo, mas há um esforço do Governo para que ela seja entregue em março de 2014.

terça-feira, 30 de julho de 2013

GRANDE RECIFE - SAIU A PRIMEIRA PARTE DA LICITAÇÃO

Concluída primeira parte da licitação das linhas de ônibus

O consórcio Conorte venceu o lote referente ao corredor Norte-Sul, enquanto o Rodoviária Metropolitana apresentou o menor preço para o segundo lote, do Leste-Oeste

Publicado em 30/07/2013, às 12h14

Do JC Online

 / Foto: JC Imagem

Foto: JC Imagem

Desta vez, não deu deserta. Após o governo estadual jogar duro no relançamento da concorrência pública do serviço que transporta 2 milhões de pessoas por dia e movimenta R$ 60 milhões por mês, a licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP) terminou no final da manhã desta terça-feira (30) com resultados concretos.
O consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, ganhou o processo licitatório do lote 1, que se refere ao corredor Norte-Sul. Já o lote 2, referente ao Leste-Oeste, foi vencido pelo consórcio Rodoviária Metropolitana, que apresentou o menor preço. São as mesmas empresas que já operavam os trechos.
O Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte terá 15 dias para análise e julgamento das propostas apresentadas. O edital sofreu alterações após o fracasso da primeira licitação, quando nenhuma empresa apareceu. O Estado alterou três importantes pontos para evitar que a licitação desse novamente deserta (quando nenhum candidato se habilita para a disputa). O primeiro deles, e o mais emblemático pelo aspecto político, foi a divisão da concorrência pública em duas etapas.

Conheça as empresas que apresentaram menor preço para a licitação dos corredores de BRT no Recife.


Terminal da Macaxeira - Foto - Hélder Tavares DP/D.A.Press
Os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana do Recife já estão com as empresas classificadas com o critério de menor preço. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, deve ficar nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.
Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a empresa Rodoviária Metropolitana.
Dentro de 15 dias haverá análise das propostas técnicas e no dia 13 de agosto ocorrerá a classificação provisória e a abertura da habilitação propriamente dita.
Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.
A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.
Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.
O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.
Sistema de monitoramento

O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.

A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife

GRANDE RECIFE - O MAIOR SHOW DO MUNDO NA ARENA PERNAMBUCO E SUA MOBILIDADE.



  • Ônibus durante toda a madrugada e metrô com horário antecipado para o evento
  • ÔNIBUS:
    O público que decidir ir até a área da Arena de ônibus devem optar pelas linhas Conde da Boa Vista-TIP (Linha 346); Derby - TIP (Linha 347), Caxangá-TIP (Linha 302) Jaboatão-TIP (Linha 219), Aeroporto-TIP (linha 370) e São Lourenço da Mata-TIP (linha 410).
    As linhas da Conde da Boa Vista, Derby e Caxangá funcionarão com ônibus saindo de cinco em cinco minutos durante toda a madrugada do festival.
    Já as linhas Jaboatão, Aeroporto e São Lourenço da Mata funcionarão até às 23h. As passagens custam R$ 2,15.
    Também todas as linhas com destino aos Terminais Integrados podem ser utilizadas, já que a partir dos TIs o público terá acesso, de metrô, ao TIP, até às 23h.
    Ao desembarcar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), ônibus exclusivos estarão fazendo o expresso TIP até entrada da Arena Pernambuco com passagem também a R$ 2,15.
    Na volta ônibus ligarão a ARENA ao TIP, com venda de passagens antecipada, com locais de venda no TIP e na Arena.
    METRÔ:
    O metrô funcionará, no sábado, até às 23h levando o público até o TIP. A passagem custará R$ 1,60. A grande novidade neste transporte é a antecipação do horário de abertura na madrugada de sábado (3) para domingo (4). Em vez de voltar a funcionar apenas às 5h da manhã, o metrô abrirá a partir das 3h da manhã, em operação especial, com viagens expressas entre o TIP e TI RECIFE (sem paradas nas estações) entre 3h e 5h, neste horário haverá ônibus ligando o TI Recife ao Terminal Cais de Santa Rita, de onde partem as linhas do bacurau.
    TÁXI:
    Os táxis do Recife e de São Lourenço da Mata poderão circular livremente entre as cidades levando e buscando passageiros para a Arena Pernambuco. A resolução foi uma parceria entre a Prefeitura do Recife com a Prefeitura de São Lourenço da Mata.
    Outra opção é o agendamento de táxis à Arena Pernambuco já a partir desta segunda-feira (29) na empresa Teletaxi, devido a convênio entre a produção do evento e a empresa para atender o público do evento.
    TRANSPORTE PRIVADO:
    A Itaipava Arena Pernambuco possui 4.700 vagas de estacionamento. A área já vem sendo utilizada nos jogos do Náutico, diferente do padrão apresentado durante a Copa das Confederações em que a FIFA não utilizou o estacionamento. Os pontos de venda antecipada serão divulgados em breve. O preço varia de R$ 10 (motos) a R$ 100 (ônibus).
    Como chegar: O acesso preferencial à Arena é pela BR 408. Vindo da zona Norte(Avenida Norte, 17 de agosto ou Abdias de Carvalho) o percurso passa pela BR 101 e BR 232. São cerca de 20 minutos. A partir da zona Sul o caminho pode ser feito pela Avenida Recife, BR 101 e 232. O tempo médio também é de 20 a 30 minutos.
    Se você ainda não comprou, CLIQUE AQUI ou vá correndo até uma das Óticas Diniz e compre seu ingresso antes que acabe.

    GRANDE RECIFE - Maxibus Dolphin Agrale SERIA UMA BOA OPÇÃO DAS LINHAS COMPLEMENTARES DO GRANDE RECIFE ,ONDE A POPULAÇÃO SOFRE COM MICRO-ÔNIBUS PEQUENOS E LOTADOS.


    Descasos no Transporte Complementar 

    Escrito por Carlos H Silva Gente, venho postar esse tópico para manifestar minha insatisfação (e acredito que de diversos usuários) com as vans do transporte Complementar no Recife. Além do tamanho pequeno, esses veículos costumam andar lotados e sempre dispostos a colocar "mais um" passageiro.

    Pessoas um pouco mais altas sofrem com o tamanho baixo de alguns veículos que possuem apenas uma porta, e isso causa desconforto, mau estar e confusão entre os passageiros. No nosso caso específico, falamos da linha JD. Planalto/ Shopping, que acabou absorvendo os usuários da linha 360- Totó/ Boa Viagem, por causa do pouco número de ônibus (vamos ver se agora com a passagem A o Grande recife vai aumentar o número de veículos).

    Enfim, gostaria que comentassem como anda o serviço desse transporte em suas comunidades, e a quem podemos reclamar sobre os abusos cometidos por esse tipo de transporte.

    segunda-feira, 29 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ONIBUS HIBRIDO DEFINITIVO AGORA.

    Ônibus com baixa emissão de poluentes vai circular no Recife em setembro

     

    O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, ou seja, é um meio de transporte verde

    Publicado em 29/07/2013, às 15h33

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
    - See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/primeiro-onibus-hibrido-do-estado-e-lancado-no-recife/#sthash.yLQDLgdP.dpuf

    Do JC Online

    O Recife vai ganhar, a partir de Setembro, mais viagens do ônibus elétrico híbrido, veículo que têm baixa emissão de gases poluentes. A iniciativa das secretarias das cidades e recursos hídricos da prefeitura do Recife, vai alternar as linhas nas quais o ônibus vai operar.
    O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, ou seja, é um meio de transporte verde. O seu mecanismo permite que o veículo tenha autonomia para gerar a energia necessária para se locomover, contando com a ajuda de um motor movido a biodiesel para dar partida e recarregando a bateria durante as pausas.
    Em junho, no primeiro momento o ônibus fez, durante duas semanas, o percurso da linha 040 (Cidade Universitária/Boa Viagem/Derby/Cidade Universitária), além de ter realizado atendimento especial ao público daCopa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho, fazendo o trecho do Estacionamento Parqtel a Arena da Copa.
     

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
    - See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/primeiro-onibus-hibrido-do-estado-e-lancado-no-recife/#sthash.yLQDLgdP.dpuf

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
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    sábado, 27 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ACIDENTE GRAVE ÔNIBUS.


    Colisão entre dois ônibus deixa trânsito complicado no centro do Recife

    Publicado em 27.07.2013, às 09h13

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    O acidente envolveu dois coletivos da empresa Caxangá
    Foto: João Carvalho/Jornal do Commercio

    Do JC Trânsito
    ATUALIZADA ÀS 19H20

    Uma colisão envolvendo dois ônibus da empresa Caxangá deixou o trânsito complicado na manhã deste sábado (27), no Centro do Recife. O acidente aconteceu por volta das 7h no cruzamento da Rua do Imperador com a Rua Siqueira Campos, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana. Com o impacto, cinco pessoas ficaram feridas.
    O motorista de um dos veículos, Valdson Carneiro da Silva, o cobrador, José Carlos e uma passageira foram encaminhados para o Hospital da Restauração, no Derby, também na área central do Recife. Outros dois passageiros, não identificados, foram atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

    Um dos coletivos ficou completamente destruído. Somente à tarde o trânsito só foi liberado an Rua Siqueira Campos.

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    quarta-feira, 24 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - OBRAS DO CORREDOR BR 101 NORTE JÁ INICIOU ESTE MÊS.

    A Secretaria das Cidades inicia as obras de construção da Estação Cruz de Rebouças, que ficará localizada no Corredor Exclusivo da BR 101(Norte). Devido a essa atividade, o Grande Recife irá alterar o itinerário de algumas linhas de ônibus que trafegam naquela localidade. 

    Os veículos que seguem no sentido Abreu e Lima/Igarassu, ao fazer o retorno (localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas) deverão acessar a pista de tráfego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus no retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e ao Hotel L’amour. 

    Já os ônibus que seguem no sentido Igarassu/Abreu e Lima, ao fazer o retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e em frente ao Hotel L’Amour, deverão acessar a pista de trafego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus, no retorno localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas. 

    As obras têm previsão de três a quatro meses de duração. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

    Informações: Sec. das Cidades

    terça-feira, 23 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - GRUPO MASCARELLO GANHOU A LICITAÇÃO POR 129.000.000,00

    NAO SE SABE O TAMANHO SE 18M OU 23 METROS



    Mascarello ganha disputa acirrada para os fornecer os ônibus para os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste.


    Desde o mês de abril deste ano que o Governo do Estado de Pernambuco abriu  licitação para a compra de 180 veículos tipo BRT´s ( Transporte Rápido por Ônibus), esse esquema do governo deu-se no caso da licitação das linhas de ônibus STPP-RMR falhar, e isso não interromper o pleno funcionamento do mesmo na Copa do Mundo de 2014.
    Em abriu a licitação foi adiada, mais agora em julho ela veio com tudo, ontem 23/07/2013 foi á disputa de preços, e com o lance mínimo, a Mascarello Carrocerias de Ônibus LTDA deu o lance vencedor.
    Entenda mais como funciona a licitação.
    É como se fosse um leilão; as empresas interessadas vão dando seus lançes, e o mais barato vence. Exemplo: o Governo deu como valor referência o preço de: 137 Milhões todos os 180 ônibus BRT´s. olhe a Tabela abaixo. 
    O Primeiro lance foi da Marcopolo S/A; 162 milhões, seguido pela Gotemburgo Veículos com o mesmo preço, e assim sucessivamente até chegar o lance com o preço mais baixo. O lance vencedor foi o da Mascarello de 129 milhões.

    Dentro desse preço o governo pede seus requisitos para o veículo, que é ar condicionado, câmeras de seguranças, quantidade de portas, piso, motorização, estilo das bancadas, espelhos retrovisores, entre outros. Estes contidos do edital da licitação.
    Há uma especulação sobre o tamanho do veículo se é 18.60m ou 23m, é muito  provável que seja o de 18.60m, pois quem ganhou a licitação foi a Mascarello, então ela que vai escolher o chassi/motorização que usar, é obvio que ela vai no mais barato pra ela, mais claro dentro dos padrões exigidos pelo governo.
    A licitação está na fase de Aceitabilidade, o resultado será divulgado no dia 26/07/2013 ás 09:30h.  Participaram desta licitação: ‎
    MARCOPOLO  S‎/‎A‎,
    COMIL ONIBUS S‎.‎A‎.,
    Nordeste Automotores Norasa ‎Ltda‎,
    Mascarello ‎- ‎Carrocerias e ‎Onibus Ltda,
    ‎SAN MARINO ONIBUS E ‎IMPLEMENTOS LTDA,
    DIVENA LITORAL VEICULOS ‎LTDA‎,
    GOTEMBURGO VEÍCULOS ‎LTDA,
    ‎MAN LATIN AMERICA ‎INDUSTRIA E COMERCIO DE VEICULOS LTDA,
    Scania Latin America LTDA‎.

    quinta-feira, 18 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ESSES ENGENHEIROS NO DIA DA MUDANÇA EU DEI ESTA IDEIA,MAS DICERAM ASSIM: ESTUDAMOS A MELHOR FORMA E ESTA SENDO CUMPRIDO O PROCEDIMENTO.

    Mais uma faixa liberada na Real da Torre

    Publicado em 18.07.2013, às 08h07


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    Mudança no trânsito na Rua Real da Torre tenta amenizar o tráfego local
    Foto: Mariana Dantas/NE10

    Do JC Trânsito Mais uma mudança foi realizada na Rua Real da Torre, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Dessa vez veio para ajudar o tráfego no local. Duas das quatro faixas no trecho da Real da Torre que liga a Rua José Osório à Avenida Caxangá foram liberadas para ônibus, moradores e comerciantes.
    Outra determinação é que os coletivos que vêm pela Real da Torre só devem seguir em frente, e não mais à direita na José Osório, como era a proposta inicial.
    Quatro agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estão no cruzamento da José Osório com a Caxangá orientando os motoristas. Segundo informações da CTTU, novas modificações serão feitas nos próximos dias na região para melhorar o tráfego e atender à demanda de veículos com a volta às aulas.
    OBRAS DO TÚNEL DA ABOLIÇÃO - As mudanças no trânsito na Rua Real da Torre, no bairro da Madalena, por conta das obras do Túnel da Abolição, deixou o trânsito complicado para quem usa o transporte coletivo.

    domingo, 14 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - Prevenido, governo de PE lança edital para compra de 180 BRTs sem esperar a licitação das linhas de ônibus

    Publicado em 12/07/2013, Às 17:45

    BRT

    Por Fernando Castilho
    Da coluna JC Negócios
    Por até R$ 135 milhões, o governo de Pernambuco está disposto a comprar 180 ônibus BRTs para os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, aposta para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife da RMR, que são objetos do primeiro lote das licitações dos novos operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros, aberta dia 27 pelo Consórcio Grande Recife.
    O edital de Pregão Eletrônico (Nº 030/2013) com as exigências foi publicado na terça-feira (9/7) com prazo de apresentação de propostas para o dia 23. Pelo edital, a Secretaria de Administração se dispõe a comprar os 180 veículos num lote único divididos em dois itens. Um de 92 ônibus (que devem ser utilizados para o corredor Norte-Sul) ao preço de até R$ 69 milhões e outro de 88 veículos (para o corredor Leste-Oeste) ao preço de até R$ 66 milhões.
    O edital não vincula a compra à operação ou à licitação em aberto, mas segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, estão relacionados, pois os ônibus estão sendo adquiridos para utilização das empresas vencedoras na futura operação. Cabral revelou que o governo está se antecipando, pois a produção dos BRTs exige o prazo mínimo de seis meses. Desta forma, a compra seria uma antecipação de contratação do equipamento para que as futuras operadoras dos corredores possam colocar o modal exigido no edital quando ele estiver concluído em 2014.
    A decisão do governo do Estado de “bancar” a compra dos ônibus BRTs para os futuros corredores da cidade revela a aposta na existência de interessados nos dois lotes já abertos da licitação do Grande Recife Consórcio e que, escolhidos os vencedores, eles aceitarão o repasse do pacote negociado, transferindo a compra para cada um dos operadores. Segundo esclarecimento do Consórcio Grande Recife, no edital de licitação da concessão das linhas do STPP já está previsto que os ônibus serão repassados pelo preço de nota fiscal ao operador.
    O Consórcio também esclarece que a decisão vem exatamente no sentido de garantir que os corredores entrem em operação no tempo previsto devido ao tempo de fabricação. O Consórcio Grande Recife informou que, quanto aos recursos que serão gastos na compra, caberá ao Estado viabilizar os recursos, caso necessário, para a aquisição dos veículos. No edital, o custo máximo operacional do corredor Norte-Sul é R$ 1,677 por passageiro. No Leste-Oeste ele baixa para R$ 1,409. E estima o valor máximo de cada BRT em R$ 702 mil.

    Postado por Roberta Soares

    sexta-feira, 12 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - TORINOS 2014 G12


    Seria o novo ônibus global da Marcopolo?
    Postado por: Jerry Souza em 12/07/2013 - 21:21:03



    Clicado pela primeira vez por Marcio Bruxel, o publicitário Emerson Carlos trabalha em cima da imagem em Março/ 2013. Em julho aparece no site da Superpolo a foto oficial do carro, produzido na Colômbia.

    Com o tema "Integração é a chave da Competitividade Global", a Marcopolo convocou suas empresas coligadas ao redor do mundo para a discussão, na sede da empresa em Caxias do Sul/ RS, em junho de 2013. Além das palestras sobre o tema, os participantes visitaram a fábrica em Ana Rech e Planalto, e conheceram o lançamento dos PROJETOS GLOBAIS (como o desenvolvimento de modelos de ônibus globais) e a identificação da marca Marcopolo através do design.
    Esse encontro dá uma amostra, uma perspectiva, dos novos rumos que a Marcopolo deve tomar nos próximos anos em termos de estratégias de produtos.

    Em teste desde março/ 2013, o empresário Marcio Bruxel (Transexpress tur) clicou as primeiras fotos do modelo encoberto por máscaras de um desses PROJETOS GLOBAIS, oferecido nesse momento da Colômbia.
    Onibus Magazine pediu para o especialista e publicitário Emerson Carlos (Idea Publicidade) para dar uma suposta aparência ao novo carro, que finalmente apareceu no site da Superpolo (http://www.marcopolo.com..../produto/padron). Acertamos na mosca.

    Porém um novo carro, um suposto Torino, continua circulando e clicado dessa vez por Michel Santos, em julho/ 2013.
    Seria dessa vez a aposentadoria do vovô Torino, precisando de uma renovação em seu último design lançado em 2007?

    Confira a matéria original na Onibus Magazine 02, na versão online:
    http://issuu.com/revistao...site_edicao_002


    Helios apresenta novos MASCARELLO ROMA 370 e inaugura sua nova sede em Carazinho RS

    Postado por: Jerry Souza em 28/06/2013 - 16:16:55



    foto noturna de João H.Z. Lemos.
    Na quinta-feira, dia 27 de junho de 2013, a empresa Helios de Carazinho RS, apresentou seus novos carros MARCARELLO ROMA 370. Sendo 6 unidades mercedes-Benz O-500RSD 2436 e 3 Scania K-360IB 6x2, o evento contou com a presença de autoridades, clientes , fornecedores e diretores da Helios, além dos representantes da Mascarello no RS, Radanez Velho e Ricardo A. Senger.
    Estiveram presentes também os representantes da Scania/ Suvesa, Sr. Alexandre e o representante da MBB Sr. Rubens.
    Com essa apresentação oficial, os novos carros passam a rodar na linha Erechim RS x Santa Maria RS em caráter provisório até que sejam locados nas linhas de longa distancia da empresa.
    Acompanhe a historia da empresa e os detalhes dessa nova fase na revista Onibus Magazine 03/ junho/ 2013, já enviada aos assinantes.


    quinta-feira, 11 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - TÚNEL ABOLIÇÃO AGORA SAI... INTERDIÇÃO.

    JC TRÂNSITO // INTERDIÇÕES

    Trânsito será alterado no bairro da Madalena para obras de construção do Túnel da Abolição

    Publicado em 11.07.2013, às 16h42


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    Três faixas da Rua Real da Real da Torre, entre o cruzamento com a Rua José Osório e Av. Caxangá serão interditadas
    Foto: Alexandre Godim/JC Imagem

    Do JC Trânsito
    Três faixas da Rua Real da Real da Torre, entre o cruzamento com a Rua José Osório e Av. Caxangá, terá o acesso limitado de veículos a partir das 00h deste sábado (13). A medida é devido ao início da cravação das estacas para construção do Túnel da Abolição, localizado ao lado do Museu de mesmo nome.
    Os motoristas que desejarem cruzar a Av. Caxangá ou seguir para a Rua Benfica, pela Rua Real da Torre, serão obrigados a desviar na Rua José Osório e retornar pela Av. Caxangá. Apenas os moradores, comerciantes e o transporte publico terá acesso ao trecho que estará em obras, por uma das faixas que ficará livre. O acesso ao comércio local será permitido com saídas pelas ruas Lopes de Carvalho, 19 de Novembro ou Av. Caxangá.
    A cravação será iniciada pela Real da Torre, depois segue pela a Rua João Ivo da Silva e por fim será feita no cruzamento da Caxangá. Após essa fase, que deve durar cinco meses, será feita a escavação e o assentamento da laje de cobertura do Túnel.
    Além da cravação das estacas, as quatro faixas da João Ivo da Silva, onde foram demolidos os imóveis, serão pavimentadas. Para orientar os motoristas sobre as mudanças no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Batalhão de Trânsito (BPTran), Detran e o Consórcio Grande Recife vão atuar para orientar os motoristas e usúarios do transporte do publico.
    Durante as obras, as vias estarão sinalizadas e guardas municipais também vão orientar o tráfego nas redondezas. Divulgadores também estarão circulando em vias próximas, nos semáforos, com faixas e panfletos informando aos motoristas sobre a obra e as vias alternativas.
    TÚNEL DA ABOLIÇÃO - É um obra que está sendo feita com o objetivo de desafogar o trânsito na Zona Norte do Recife. O túnel terá 287 metros de extensão e nove de largura, com três faixas de rolamento num sentido único. Ele vai ter início na Rua Real da Torre, ao lado do Museu da Abolição, vai passar por baixo do encontro entre a Rua Benfica e a Avenida Caxangá e sairá pela Rua João Ivo da Silva. A previsão é que esteja pronto em janeiro de 2014.