sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - FAIXA AZUL EXCLUSIVA PRA ONIBUS BRS


Caminho azul para o ônibus



Rio de Janeiro implantou faixa exclusiva no lado direito da via. Mesmo modelo que o Recife adotará. Foto - Fábio Costa DP.D.A.Press
Rio de Janeiro implantou faixa exclusiva no lado direito da via. Mesmo modelo que o Recife adotará. Foto – Fábio Costa DP.D.A.Press
Quando a cidade que tem a maior frota de veículos do país (7,5 milhões) decidiu que estava na hora de destinar pelo menos uma faixa para o ônibus, a ideia, embora estivesse longe de ser absurda, suscitou dúvidas quanto à eficácia e questionamentos de quem parecia ter “perdido” um pedaço que sempre foi seu.
Com 225 km de faixas exclusivas para o ônibus e sem muitos alardes e investimentos, a capital paulista deu um passo importante para o resgate da cidadania do transporte coletivo, que havia sido esquecida. Não só a iniciativa deu certo, como a proposta começa a ganhar corpo em outras cidades.
A capital pernambucana vai inaugurar sua primeira faixa exclusiva nos moldes do BRS, até o fim do ano. No Recife, o modelo ganhou o nome de Faixa Azul. “A nossa expectativa é que até março de 2014, a gente consiga implantar a faixa do ônibus em seis corredores na cidade”, afirmou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga.
A primeira experiência na cidade é a da Avenida Mascarenhas de Morais, Zona Sul da cidade, onde há expectativa de aumento de até 35% na velocidade dos ônibus. Também estão previstas faixas nos corredores da Avenida Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. “Nestes dois corredores, nós estamos incluindo também as avenidas Herculano Bandeira e Antônio de Góes, que fazem a interligação natural”, explicou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.
Também estão previstas faixas exclusivas nas avenidas Abdias de Carvalho, Recife e Beberibe. Elas serão implantadas em 56 km de vias. Em 2014, a capital pernambucana também vai contar com 33 km do corredor Norte/Sul e 12 km do Leste/Oeste, ambos do sistema BRT. Hoje, a cidade tem 39,5 km de faixas segregadas, incluindo trechos que estão sendo incorporados aos corredores do BRT.
A faixa da direita, permite que o carro entre no corredor do ônibus apenas para acessar vias locais ou lojas. Automóveis não podem circular na faixa. De acordo com o gerente de operações de tráfego da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), Tadeu Leite Duarte, técnicos de Curitiba foram conhecer o modelo da faixa exclusiva no lado direito da via. “Eles vieram estudar a possibilidade de implantar uma faixa à direita nos corredores onde já circula o BRT”, revelou.
Não é só Curitiba que quer pegar carona, o Rio de Janeiro também está apostando na mesma proposta de uma faixa para o ônibus no lado direito, que lá é chamada de Bus Rapid Service (BRS) — Serviço Rápido por Ônibus, em tradução livre. “Está fazendo muito sucesso aqui. Nós estamos tendo um aumento de 20% na velocidade operacional dos ônibus, apenas por priorizá-lo na faixa. Não é nem uma via segregada”, explicou Alexandre Sansão, subsecretário de Transportes.
Acompanhe aqui o 3º vídeo da série Livre Acesso
Postado em: Fórum Permanente,Trânsito,Transporte público |
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - AGORA EM DEZEMBRO 2013 DUAS VIAS VÃO RECEBER OS BRS (Av Cosme Viana,AV.Mascarenhas de moraes)

Por mais faixas exclusivas para ônibus

Publicado em 07-11-13  POR  JAILSON  SILVA

ônibus
Faixa_exclusiva

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou nesta quarta-feira (6) a Campanha Nacional de Qualificação das Redes Convencionais de Transporte Público, que pretende estimular a construção de faixas exclusivas de ônibus para resolver, a curto prazo, uma das dificuldades enfrentadas no transporte coletivo de passageiros: a demora. Estudos apontam que destinar uma pista específica para este transporte pode reduzir os percursos em cerca de 40% e o consumo de combustíveis em 30%. A ação faz parte do Programa Emergencial de Qualificação do Transporte Público por Ônibus, apresentado pela NTU como proposta ao governo federal, e contempla pilares estratégicos para melhorar e qualificar, em curto prazo, o transporte público nas cidades brasileiras.
Segundo a NTU, 46 das maiores cidades brasileiras podem implementar projetos que viabilizem a construção de mais de quatro mil quilômetros de faixas segregadas em até 12 meses. A estimativa é que seria necessário investir cerca de R$ 5 bilhões. A proposta da NTU se insere dentro das oito medidas para melhoria do transporte público coletivo urbano no Brasil, apresentadas pela entidade em manifestação pública à sociedade, no último mês de julho. Além disso, medida idêntica foi contemplada em uma resolução aprovada no mês de outubro pelo Conselho das Cidades que recomenda proposta ao governo federal para o Pacto Nacional pela Mobilidade Urbana.
“Com a proposta nossa intenção é melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os custos de operação, com a implantação de quatro mil quilômetros de faixas exclusivas em 46 municípios, todas as capitais e cidades com população superior a 500 mil habitantes, nos próximos 12 meses”, esclarece o presidente da NTU, Otávio Cunha. Nessa linha, o programa proposto inclui a construção de faixas exclusivas de ônibus, com fiscalização eletrônica em tempo integral e melhorias nos pontos de parada, incluindo painéis de informações sobre rotas e horários dos coletivos. Esses projetos demandam soluções tecnológicas simples, sem intervenções físicas relevantes e com retorno imediato para o usuário.
Bons exemplos – Para estimular a implantação das faixas exclusivas, a NTU chama a atenção para as experiências recentes de Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, entre outros exemplos positivos na implantação desse sistema. Com a publicação “Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso” a NTU também pretende difundir a medida e contribuir com a divulgação de conhecimentos para a elaboração de projetos de mobilidade urbana. Segundo o presidente da NTU, o governo tem cobrado o setor pela falta de propostas nessa linha. “No caso das faixas, estamos mostrando porque e como fazer”, reforça Cunha.
Ainda com relação às faixas seletivas, o presidente da NTU explica que as soluções devem ser adaptadas a cada realidade. “O mais importante é mostrar que esta é uma medida barata, rápida e eficiente, que serve para qualquer tamanho de cidade”, ressalta o presidente.
A publicação“Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso”traz, detalhadamente, critérios técnicos, desenhos urbanos e os principais resultados operacionais obtidos em três capitais (Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia) após a adoção das faixas exclusivas e corredores BRS (Bus Rapid System, ou Sistema de Ônibus Rápido, em livre tradução). Em São Paulo, por exemplo, a velocidade dos ônibus (velocidade média nos trajetos, contando as paradas) chegou a subir 108%, reduzindo os tempos de deslocamento em até 25 minutos.
Principais características das faixas exclusivas:
• Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo;
• Aumentar a velocidade operacional dos ônibus;
• Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo;
• Impactar positivamente nos deslocamentos individuais;
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus;
• Disponibilizar informação aos usuários, monitoramento e reeducação;
• Racionalizar a operação com a otimização da frota;
• Aumentar a produtividade do transporte público sobre pneus;
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária;
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte; e
• Compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional.
Vantagens das faixas exclusivas:
• Implantação em curto prazo (entre 1 e 6 meses);
• Atendimento imediato às expectativas da população
usuária do transporte público por ônibus;
• Não há necessidade de desapropriações;
• Baixo custo de implantação (de 100 mil
a 500 mil reais por quilômetro);
• Utilização dos ônibus já em operação na cidade;
• Fácil associação do projeto com a área urbana do entorno;
• Redução do consumo de combustíveis (até 30%)
e da emissão de poluentes (até 40%);
• Redução de até 40% no tempo de viagem;
• Revitalização da área de intervenção; e
• Impacto positivo na mobilidade da cidade.

Postado por Roberta Soares-de  olho  no  transito.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - CADÊ A CORREGEDORIA ESTE ANO É DE ELEIÇÃO CADÊ EDUARDO CAMPOS.

PM entra armado em ônibus, ameaça passageiros e agride cobradores

Confusão ocorreu no Alto José Bonifácio na manhã desta quarta-feira.
Segundo delegado, ele não será preso, apenas vai responder TCO.

Do G1 PE
Uma grande confusão assustou os passageiros do ônibus que faz a linha Alto José Bonifácio – Avenida Norte por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira (6), na Zona Norte do Recife. Segundo o delegado do Alto do Pascoal, Flávio Tau, um soldado do 1º Batalhão de Polícia Militar entrou no ônibus, ameaçou o motorista e dois cobradores com uma arma e agrediu verbalmente os passageiros. O soldado também deixou o carro estacionado na frente do ônibus, interrompendo o trânsito no local.
Segundo testemunhas, a mulher do policial militar estava no terminal do Alto José Bonifácio esperando o ônibus quando criticou a demora. Alguns cobradores teriam ouvido a queixa dela e respondido à reclamação. Se sentindo ofendida, ela foi em casa chamar o marido. “Após essa pequena discussão com a esposa dele, ele tomou as dores, chegou no terminal, trancou o ônibus com o próprio carro e subiu para bater no cobrador. Exigiu que ele descesse do ônibus, mas não foi atendido. Puxou a arma, ficou ameaçando as pessoas. Ele estava em trajes civis. Alguém ligou para a Polícia Militar, que conseguiu contê-lo e trazê-lo para a delegacia”, contou o delegado.
As testemunhas disseram que ele estava bastante exaltado. Tentou bater no rosto cobrador, mas ele esquivou com a mão, e empurrou uma cobradora. De acordo com Flávio Tau, o policial, que está prestando depoimento durante esta manhã, não vai ficar preso. “Ele vai ser indiciado por lesão corporal e difamação, mas como os dois crimes juntos resultam em uma pena inferior a dois anos, ele não pode ser recolhido. Vai responder um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)", afirmou.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - FAIXAS AZUIS VÃO PRIORIZAR O ONIBUS NO RECIFE.

Transporte
 // Usuários de ônibus enfrentam filas, empurra-empurra e superlotação no Grande Recife

Publicado em 05/11/2013


Imagem: TV Jornal
Horas de espera em longas filas, empurra-empurra na entrada dos ônibus e superlotação dentro dos coletivos. Essa é a rotina de quem depende do transporte público no Grande Recife. No Terminal de Integração de Camaragibe, por onde circulam diariamente 51 mil pessoas, todo mundo reclama da demora das 21 linhas. Segundo os passageiros, a demanda é bem maior do que a oferta. Uma das campeãs de queixas diariamente é a linha Chão de Cruz/Integração.

Na comunidade de Chão de Estrelas, na Zona Norte do Recife, os moradores dependem de uma única linha de ônibus. No dia em que a TV Jornal foi ao terminal, vários passageiros aguardavam enquanto dois veículos estavam parados. O motorista de um dos coletivos disse que estava aguardando a chegada do cobrador, que falta com frequência, segundo o condutor. Neste dia, somente um dos veículos pôde circular e somente uma hora e meia depois da chegada da reportagem. O outro ônibus continuou parado enquanto o funcionário não aparecia.

O sufoco também é grande no Terminal de Joana Bezerra, na área central do Recife, por ondem passam 91 mil pessoas diariamente. Alguns passageiros ouvidos dizem que costumam esperar até duas horas pelos ônibus e, quando os coletivos finalmente chegam, é preciso enfrentar o empurra-empurra para talvez conseguir entrar. Quem não consegue precisa de paciência para aguardar o próximo veículo.

O diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, disse que está construindo um novo terminal integrado porque o TI Joana Bezerra não comporta a demanda. Para ele, a solução não é colocar mais ônibus nas ruas, mas sim construir corredores exclusivos para o transporte público. "Estamos construindo mais faixas exclusivas pros ônibus para conseguir dar regularidade e manter intervalos menores entre os coletivos", explica.

De acordo com o diretor, já foi feita também uma licitação para implantar um sistema de monitoramento da frota e conseguir acompanhar onde estão o ônibus. Dessa forma será possível saber se a demora é causada pelo congestionamento ou má operação.
assista este vídeo:

http://mais.uol.com.br/view/14742091

Corredores exclusivos de ônibus vão priorizar o transporte público na capital pernambucana

corredor exclusivo
Até dezembro, Recife deve contar com faixas exclusivas para ônibus que devem interligar toda a cidade. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, a ação deve começar na Avenida Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.
A priorização do transporte público, em detrimento dos carros, também deve acontecer na Avenida Domingos Ferreira, também na Zona Sul, na Rua Cosme Viana, em Afogados, na Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste, e na Avenida Beberibe, na Zona Norte.
Em entrevista à JC News com Aldo Vilela, João Braga dá mais detalhes das mudanças na principais vias da capital pernambucana:

LEIA MAIS
Corredor exclusivo de ônibus da Avenida Norte será o próximo passo da Prefeitura do Recife

sábado, 2 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - ESTAÇOES BRT DA BENFICA ATE AGORA NADA

O projeto básico na versão 2 previa duas estações BRT na Rua Benfica. Uma estação elevada cujo elevado começaria no sentido subúrbio-centro após o museu da Abolição, e terminaria em frente ao Banco do Brasil, antes da curva da Praça Euclides da Cunha, onde em um dos lados é o Clube Internacional. A outra estação ficaria no lado oposto do clube, quem vem do sentido centro-subúrbio, mas não tem cabimento isso visto que não há espaço na via e a praça, que é tombada, não pode ter visão prejudicada por uma estação.

Todavia, a implantação de uma estação só seria suportável e ainda assim traria problema ao tráfego misto da esquina do Bompreço até antes da curva da praça, que é uma reta.

Eu fiz um arte abaixo do que ao meu ver seria o melhor local para implantar a estação BRT - cruzamento da esquina do Bompreço ao cruzamento com a Rua Demócrito de Souza Filho pelos seguintes motivos:

- ainda que o Bompreço tenha acesso para a Rua Benfica, esta normalmente é usada para ir a Rua Benfica e não entrar no estabelecimento. Então, desativá-la e forçar o usuário de carro a fazer giros de quadros para chegar a tal rua não é um grande problema;
- não acredito que a Rua Benfica irá novamente ser alargada, mas se for afim de pertimir ultrapassagem por ônibus no sentido subúrbio-centro, invadir parte do estacionamento do Bompreço não é um grande problema. Já seria entre a Rua Demócrito de Souza Filho até a Praça por ter vários prédios residenciais cujos garagens já são pequenas ou nem isso, pois há prédio novo de esquina onde consta terreno vazio na foto abaixo, entrada pela Rua Antônio Camillo Dias que hoje quem vêm por ela e quer entrar na Benfica tem que cruzar a faixa de ônibus tal qual outros prédios no trecho. Se já há uma natural invasão, estação iria estrangular área de conversão
bem como ter veículos de tráfego misto transitando junto a estação;
- com tal posição, haveria pelo menos uma faixa no sentido subúrbio-centro no lado oposto ao Bompreço permitindo a circulação local para alguns estabelecimentos comerciais que só têm acesso pela Rua Benfica.

Da esquina do Extra até Praça Euclides da Cunha, antes da curva, como a Rua Benfica tem quatro faixas, já seria possível deixar duas exclusivas para o BRT e duas para o trágefo misto evitando os veículos dos imóveis entrarem na faixa de ônibus.






Quote:
Originally Posted by pedroabj View Post
Não soa estranho pra vocês a passarela ser mais cara que o túnel? Pode ser só minha impressão de leigo, de repente.
Não sei o critério dessa conta do túnel, porque o Governo teve que indenizar vários moradores na Rua João Ivo para criar a via paralela ao túnel que já foi liberada, então o túnel ao meu ver é mais caro que a passarela incluindo as indenizações que não devem ter sido em conta. Imóvel em área valorizada como estavam os da João Ivo e não eram pequenos não deve ter saído por menos de R$ 200 mil cada.

A passarela é cara porque envolve as estruturas elevadas, a metálica, a esteira que deve ser o olho da cara - uma escada rolante já é cara, imagine uma esteira longa e mais larga. No caso do túnel, são estruturas de contenção, estacas, e escavação.
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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - 4ª Perimetral do Recife sairá do papel



4ª Perimetral do Recife sairá do papel


BR-101 - 4ª perimetral do Recife - Secretaria das Cidades/ Divulgação
Desde sua duplicação em 1979, a BR-101, rodovia urbana de contorno do Recife, nunca havia passado por uma requalificação como a que está prevista. O governo do estado assinou, ontem, a ordem de serviço para a implantação do corredor de ônibus da 4ª perimetral, nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit), em um trecho de 30,7 quilômetros (km), entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima. A rodovia também irá receber uma ciclovia com a mesma extensão. A obra orçada em R$ 806 milhões será dividida em quatro etapas. A primeira está prevista para ser entregue até outubro de 2015.
Antes da implantação do corredor exclusivo de ônibus, o dever de casa será substituir todas as placas de concreto da rodovia que recebe quase 60 mil veículos por dia, sendo 20% de caminhões. Em praticamente todo o contorno urbano, desde a Muribeca em Jaboatão dos Guararapes, passando pelas imediações do Hospital das Clínicas e da Universidade Federal de Pernambuco, estão em condições precárias. Os buracos, além de danificar os veículos deixam o trânsito mais lento e potencializam acidentes.
Somente este ano, cinco acidentes já foram registrados na via. “O recapeamento da via com asfalto por cima da placa danificada não era suficiente. O custo a cada inverno era de cerca de R$ 6 a R$ 7 milhões que acabavam indo embora porque o asfalto não resiste em uma placa danificada”, explicou o governador Eduardo Campos, durante a assinatura da ordem de serviço.
BR-101 - Foto Arthur Tavares/D.A Press
Nessa primeira etapa serão investidos R$ 216 milhões, sendo R$ 182 milhões com recursos do governo federal e R$ 40 milhões de contrapartida do estado. Ela vai deixar preparado o canteiro central da rodovia para receber as estações do BRT. “Além da requalificação das placas, nós vamos fazer um pavimento no canteiro central por onde irá passar o corredor de ônibus”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Atualmente a BR-101 recebe 13 linhas de ônibus que realizam 1.264 viagens por dia, atendendo a uma demanda de mais de 122 mil passageiros, que diariamente ficam presos em engarrafamentos no meio do tráfego misto. “Com o corredor exclusivo a velocidade média dos ônibus deverá aumentar em cerca de 50%. Somente no Leste/Oeste a economia de tempo será de 30 minutos”, ressaltou o governador mencionando o corredor exclusivo de BRT do Leste/Oeste, previsto para ser inaugurado em março de 2014.
As outras três etapas da obra de requalificação da 4ª perimetral estão previstas para serem iniciadas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014. Nas etapas futuras, a rodovia vai contar ainda com 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central, passarelas, viadutos, pontes e elevados. Está prevista a reconstrução do Terminal da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BRT NA AV NORTE AGORA SAI DO PAPEL.

Recursos para VLT da Avenida Norte Postado em: outubro 31, 2013 por: Tania
 Projeto do CBTU-Metrorec do VLT para a BR 101
 —Desenho do Projeto da CBTU-Metrorec do VLT para a BR 101, que foi substituído pelo BRT. Já a Avenida Norte, que teria BRT, deverá contar com VLT O projeto de implantação de um corredor para o transporte público na Avenida Norte, que começou com o modal BRT e está sendo substituído para o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) terá mais uma tentativa de emplacar. A via ficou de fora dos projetos do PAC Mobilidade e, dessa vez, o prefeito Geraldo Julio, que viaja hoje para Brasília, vai tentar encaixar o projeto em outro programa do governo federal. Ele irá se reunir com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz. Além da Avenida Norte, o prefeito vai tentar captar recursos para a implantação e melhorias de outros corredores de transporte do Recife para implementação de linhas de faixas exclusivas nos moldes do Bus Rapid Servive (BRS) e de linhas de VLT para o Centro do Recife e a Zona Sul. A verba que o município tenta trazer faz parte do anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, em junho deste ano, logo após os protestos em todo o país por melhoria do transporte público. Na ocasião, a presidente disponibilizou para os estados e municípios R$ 50 bilhões. O dinheiro seria destinado, preferencialmente, para projetos ferroviários. Sem nenhum projeto pronto na gaveta para expansão do metrô ou implantação do VLT, o governo adaptou o projeto existente da Avenida Norte, que previa um corredor de ônibus, e decidiu trocar pelo modelo ferroviário. A iniciativa do estado pegou de surpresa os técnicos do Metrorec, que esperavam um modelo ferroviário na 4ª perimetral e não na Avenida Norte. Segundo os técnicos, o sistema ferroviário na Avenida Norte pode ficar desconectado do restante da rede ferroviária existente. Mesmo com a resistência, a ideia de implantar um VLT na Avenida Norte permanece, pelo menos se os recursos forem captados. Postado em: Fórum Permanente,Trânsito,Transporte público | Listada nas Tags: Avenida Norte,brasília,Geraldo Julio,mobilidade,recife,recursos,VLT | 1 Comentário

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - GOVERNADOR FOI GRAVAR PRA SUA CANDIDATURA E PRESSIONAR O QUE ESTA ATRASADO.

Governador visita obras de mobilidade no Recife

Atualizado: há 4 horas
Governador visita obras de mobilidade no Recife

Chefe do executivo estadual vistoriou as obras do túnel que está sendo construído em frente ao Museu da Abolição e a passarela que vai ligar o Aeroporto às estações de metrô e de ônibus na Imbiribeira.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitaram quinta-feira (24), as obras de construção do túnel, localizado em frente ao Museu da Abolição, no final da Caxangá com a Rua Real da Torre, e a Passarela Senador Antônio Farias, que ligará o Aeroporto Internacional dos Guararapes ao Sistema de Integração de ônibus e metrô da Linha Sul.

O túnel, um investimento de R$ 16 milhões, faz parte das obras do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) do eixo Leste/Oeste, que tem início no Derby, passando pela Av. Caxangá e seguindo até Camaragibe, com 12,5 km de extensão e 21 estações de embarque e desembarque. O equipamento, que teve sua obra iniciada em março deste ano, será concluído em fevereiro. Até o momento, 430 estacas já foram cravadas, das 900 necessárias. A escavação também já foi iniciada.

Este túnel tem uma extensão total de 287m, iniciando na frente da escola Estadual Joaquim Távora e finalizando na Rua João Ivo da Silva. Terá três faixas de rolamento em um único sentido e segundo o secretário Danilo Cabral vai otimizar o trânsito em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica. “Vai haver uma melhora considerável da velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá”, disse o secretário lembrando que com a intervenção, a capacidade viária da interseção entre a Av. Caxangá e a Rua Real da Torre passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora. Hoje, em horário de pico, a capacidade viária deste cruzamento é de 3900 veículos por hora.

Em cima do túnel será construída uma Praça para lazer e contemplação do Museu. A praça terá acessibilidade, tratamento urbanístico e paisagístico.

Corredor Leste/Oeste - Com 12,5 km de extensão, o Corredor está sendo construído com 21 estações e vai atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral (construção em andamento no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin); de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, no cruzamento com a BR-101 (também em construção). O Corredor também vai contar com um elevado no Engenho do Meio. A obra é um dos compromissos do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014 e tem custo total de R$ 145 milhões – recursos do PAC Copa e Tesouro Estadual.

Passarela do Aeroporto – Pernambuco será o primeiro estado do país a ter uma passarela que vai interligar o Aeroporto ao ônibus e ao metrô. Com 461,27m de comprimento, 9,60m de largura e 15,5m de altura, o equipamento vai oferecer esteira rolante e um elevador para uso dos portadores de necessidade especiais, além de coberta feita com telhado de aço e ventilação natural.

A Passarela tem início no Aeroporto, na frente do portão B6 (embarque), passando pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguindo pela Avenida Barão de Souza Leão, e entrando na rua do colégio Maria Tereza, até o acesso ao Terminal Integrado de Ônibus e à Estação do Metrô.

Segundo o secretário Danilo Cabral, quando concluída, a Passarela, que terá espaço para comportar duas pessoas lado a lado por esteira rolante. “Além dos turistas e viajantes que chegam ao aeroporto, uma média de 4 mil pessoas, há os funcionários, cerca de mais 5 mil pessoas que utilizam o transporte público diariamente”, disse o secretário.

Atualmente a obra está 60% concluída e conta com 77 funcionários trabalhando diariamente nos dois turnos. Sempre que é necessária uma intervenção maior, que possa interferir no trânsito da Mascarenhas de Moraes, as equipes trabalham à noite.

Até o momento já foram instaladas as estruturas metálicas em 12 módulos, faltando apenas os módulos 1 e 3. Também foi iniciado o fechamento de arcos nos módulos localizados em uma das faixas da Av. Mascarenhas de Moares e no trecho da Rua Barão de Souza Leão, além da construção do prédio administrativo e a sua fundação.
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terça-feira, 22 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - MPPE PEDE A SUSPENÇÃO DAS OBRAS DOS BRTS DO CORREDORES NORTE/SUL E LESTE /OESTE.

Obras do Leste/Oeste podem parar MPPE pretende ingressar até sexta-feira com pedido de embargo para paralisar construção de corredor de ônibus

Jailson da Paz
Publicação: 22/10/2013 07:41 Atualização: 22/10/2013 10:00

 (Pelo novo modelo de circulação de ônibus rápido, as estações para passageiros terão padrão de conforto. Foto:Roberto Ramos/DP/D.A.Press)
Prevista para terminar em março do próximo ano, a obra do corredor Leste-Oeste pode atrasar. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deve ingressar com um pedido de paralisação dos serviços até sexta-feira. Os argumentos para a solicitação do embargo da obra, que ligará Recife e Camaragibe, se fundamentam no Inquérito Civil Público, instaurado há 90 dias e concluído ontem pelo promotor de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio da Capital, Ricardo Coelho. Quando pronto, o corredor vai operar no modelo BRT (Bus Rapid Transit), que adota faixas e estações exclusivas para os ônibus, dotados de ar-condiciado e sistema de compra antecipada de bilhetes. A Secretaria das Cidades alega que cumpriu todas as exigências legais.O pedido de suspensão parte de três pontos, segundo o promotor. “O inquérito aponta que a construção do Terminal Integrado de Passageiros junto ao Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, é absolutamente incompatível com a função de tratar da saúde das pessoas”, exemplicou Ricardo Coelho. A incompatibilidade se daria porque os coletivos a circularem pelo terminal vão gerar muito barulho, poluição atmosférica e trepidação, elementos que seriam prejudiciais ao tratamento dos pacientes de uma unidade de saúde. Além disso, completou ele, o fluxo de veículos e de pessoas no terminal dificultará o acesso ao Getúlio Vargas.

Ricardo Coelho, promotor de Meio Ambiente. Foto:Cecília Sá Pereira/DP/D.A.Press/Arquivo
Ricardo Coelho, promotor de Meio Ambiente. Foto:Cecília Sá Pereira/DP/D.A.Press/Arquivo
Outro aspecto destacado no Inquérito Civil Público é o impacto das obras do túnel próximo ao Museu da Abolição. O promotor entende que os serviços afetam a estrutura e o funcionamento do museu, instalado no Sobrado Grande da Madalena e vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O casarão foi a sede do Engenho Madalena e residência do conselheiro João Alfredo. Em 1888, ele presidia o conselho que extinguiu a escravatura no Brasil. Por essa importância, entende Ricardo Coelho, a construção do túnel jamais deveria ser licenciada. O promotor vai pedir à Vara da Fazenda Pública Estadual que imponha compensações ao estado por conta dos serviços do túnel.

O terceiro argumento para a necessidade de suspensão das obras do Leste-Oeste é de ordem ambiental. O MPPE questiona o processo de compensação pela derrubada das árvores na Caxangá, avenida que sofre adaptações para se implantar estações exclusivas para os ônibus do BRT. “O replantio das árvores tem que ser na própria área da obra”, justifica o promotor. No projeto, a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) autoriza a derrubada das árvores, mas desde que se plantasse um número maior, ou seja 150 unidades. O replantio se daria, entretanto, em Carpina, na Mata Norte e a 65 quilômetros da capital. O pedido para a suspensão das obras do Leste-Oeste, adiantou Ricardo Coelho, está sendo elaborado e deve ficar pronto nas próximas horas. 
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/10/22/interna_vidaurbana,469364/obras-do-leste-oeste-podem-parar.shtml