O projeto básico na versão 2 previa duas estações BRT na Rua Benfica. Uma estação elevada cujo elevado começaria no sentido subúrbio-centro após o museu da Abolição, e terminaria em frente ao Banco do Brasil, antes da curva da Praça Euclides da Cunha, onde em um dos lados é o Clube Internacional. A outra estação ficaria no lado oposto do clube, quem vem do sentido centro-subúrbio, mas não tem cabimento isso visto que não há espaço na via e a praça, que é tombada, não pode ter visão prejudicada por uma estação.
Todavia, a implantação de uma estação só seria suportável e ainda assim traria problema ao tráfego misto da esquina do Bompreço até antes da curva da praça, que é uma reta.
Eu fiz um arte abaixo do que ao meu ver seria o melhor local para implantar a estação BRT - cruzamento da esquina do Bompreço ao cruzamento com a Rua Demócrito de Souza Filho pelos seguintes motivos:
- ainda que o Bompreço tenha acesso para a Rua Benfica, esta normalmente é usada para ir a Rua Benfica e não entrar no estabelecimento. Então, desativá-la e forçar o usuário de carro a fazer giros de quadros para chegar a tal rua não é um grande problema;
- não acredito que a Rua Benfica irá novamente ser alargada, mas se for afim de pertimir ultrapassagem por ônibus no sentido subúrbio-centro, invadir parte do estacionamento do Bompreço não é um grande problema. Já seria entre a Rua Demócrito de Souza Filho até a Praça por ter vários prédios residenciais cujos garagens já são pequenas ou nem isso, pois há prédio novo de esquina onde consta terreno vazio na foto abaixo, entrada pela Rua Antônio Camillo Dias que hoje quem vêm por ela e quer entrar na Benfica tem que cruzar a faixa de ônibus tal qual outros prédios no trecho. Se já há uma natural invasão, estação iria estrangular área de conversão
bem como ter veículos de tráfego misto transitando junto a estação;
- com tal posição, haveria pelo menos uma faixa no sentido subúrbio-centro no lado oposto ao Bompreço permitindo a circulação local para alguns estabelecimentos comerciais que só têm acesso pela Rua Benfica.
Da esquina do Extra até Praça Euclides da Cunha, antes da curva, como a Rua Benfica tem quatro faixas, já seria possível deixar duas exclusivas para o BRT e duas para o trágefo misto evitando os veículos dos imóveis entrarem na faixa de ônibus.
Não sei o critério dessa conta do túnel, porque o Governo teve que indenizar vários moradores na Rua João Ivo para criar a via paralela ao túnel que já foi liberada, então o túnel ao meu ver é mais caro que a passarela incluindo as indenizações que não devem ter sido em conta. Imóvel em área valorizada como estavam os da João Ivo e não eram pequenos não deve ter saído por menos de R$ 200 mil cada.
A passarela é cara porque envolve as estruturas elevadas, a metálica, a esteira que deve ser o olho da cara - uma escada rolante já é cara, imagine uma esteira longa e mais larga. No caso do túnel, são estruturas de contenção, estacas, e escavação.
Todavia, a implantação de uma estação só seria suportável e ainda assim traria problema ao tráfego misto da esquina do Bompreço até antes da curva da praça, que é uma reta.
Eu fiz um arte abaixo do que ao meu ver seria o melhor local para implantar a estação BRT - cruzamento da esquina do Bompreço ao cruzamento com a Rua Demócrito de Souza Filho pelos seguintes motivos:
- ainda que o Bompreço tenha acesso para a Rua Benfica, esta normalmente é usada para ir a Rua Benfica e não entrar no estabelecimento. Então, desativá-la e forçar o usuário de carro a fazer giros de quadros para chegar a tal rua não é um grande problema;
- não acredito que a Rua Benfica irá novamente ser alargada, mas se for afim de pertimir ultrapassagem por ônibus no sentido subúrbio-centro, invadir parte do estacionamento do Bompreço não é um grande problema. Já seria entre a Rua Demócrito de Souza Filho até a Praça por ter vários prédios residenciais cujos garagens já são pequenas ou nem isso, pois há prédio novo de esquina onde consta terreno vazio na foto abaixo, entrada pela Rua Antônio Camillo Dias que hoje quem vêm por ela e quer entrar na Benfica tem que cruzar a faixa de ônibus tal qual outros prédios no trecho. Se já há uma natural invasão, estação iria estrangular área de conversão
bem como ter veículos de tráfego misto transitando junto a estação;
- com tal posição, haveria pelo menos uma faixa no sentido subúrbio-centro no lado oposto ao Bompreço permitindo a circulação local para alguns estabelecimentos comerciais que só têm acesso pela Rua Benfica.
Da esquina do Extra até Praça Euclides da Cunha, antes da curva, como a Rua Benfica tem quatro faixas, já seria possível deixar duas exclusivas para o BRT e duas para o trágefo misto evitando os veículos dos imóveis entrarem na faixa de ônibus.
Quote:
Não soa estranho pra vocês a passarela ser mais cara que o túnel? Pode ser só minha impressão de leigo, de repente.
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A passarela é cara porque envolve as estruturas elevadas, a metálica, a esteira que deve ser o olho da cara - uma escada rolante já é cara, imagine uma esteira longa e mais larga. No caso do túnel, são estruturas de contenção, estacas, e escavação.
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