As montadoras esperam que a renovação da frota paulistana de ônibus, cuja licitação deve ocorrer até novembro, se converta em encomendas já em 2015. A demanda é vista pelos fabricantes como um início de retomada em meio ao cenário de forte retração do setor. "No final deste ano, já deveremos ter um volume de compras para a frota paulistana. Estamos nos preparando há meses para entrar nesta concorrência", afirmou ao DCI o diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.
A renovação da frota da capital paulista irá priorizar veículos maiores, com capacidade ampliada de transporte de passageiros. A estimativa do mercado é que a licitação, em sua totalidade, gere uma demanda de cerca de 2,7 mil ônibus. A Prefeitura de São Paulo já sinalizou, inclusive, que o retorno dos concessionários deve cair, abrindo espaço para a demanda de veículos mais eficientes.
"Temos trabalhado no desenvolvimento de novos chassis e motores, como o biometano, para oferecer a melhor solução às empresas", destaca o executivo da Scania.
Para a Mercedes-Benz, que possui quase 70% de participação no segmento urbano, a renovação da frota paulistana irá representar um volume importante para o setor. "As compras devem começar ainda em dezembro, mas no ano que vem serão ainda maiores", afirma o diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes, Walter Barbosa.
A renovação deve ser dividida, em linhas gerais, em três áreas: veículos articulados (corredores); modelos médios; e uma categoria abaixo (em torno de 11 metros de comprimento), que deve substituir os micro-ônibus. "São Paulo é uma referência nacional e as mudanças adotadas na cidade podem influenciar a demanda em outras metrópoles do País", afirma o diretor de vendas da MAN Latin America (fabricante dos ônibus Volkswagen), Antonio Cammarosano.
No entanto, o consenso entre as montadoras é de que o ano será de retração. "A queda veio muito mais acentuada do que o mercado esperava", diz Cammarosano.
A estimativa do setor é que as vendas de ônibus alcancem cerca de 20 mil unidades em 2015, uma queda de quase 30% em relação ao ano passado. "Com a economia fraca e o crédito mais caro, fica difícil renovar a frota", acrescenta o executivo da MAN.
Bandidos não conseguiram levar dinheiro do caixa. Vigilante e chefe da estação foram feitos reféns, segundo funcionário
Do G1 PE
Bandidos explodiram caixa eletrônico de estação de metrô, mas não teriam conseguido levar dinheiro (Foto: Reprodução / WhatsApp)
Quatro homens são suspeitos de invadir a estação de metrô de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, e explodir o caixa eletrônico que existe no local, na madrugada deste domingo (26). Segundo funcionários, o grupo ainda fez reféns o chefe da estação e o vigilante, durante aproximadamente uma hora.
Câmera foi amarrada com arame e direcionada para o chão (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Os bandidos teriam chegado à estação por volta da 0h deste domingo. Dois dos acusados ficaram com os reféns, enquanto os outros dois explodiram o caixa eletrônico. Apesar de ter ficado destruído, a informação é de que eles não conseguiram levar dinheiro do equipamento. Sem sucesso na ação, o grupo fugiu levando R$ 40, que era o dinheiro do cofre da estação, e a arma do vigilante.
Para tentar driblar o sistema de segurança, os suspeitos teriam ainda amarrado com arame a câmera de segurança do metrô e direcionado ao chão. Mas não teriam visto uma segunda câmera do local, que pertence à empresa de vigilância, segundo informações repassadas na estação. Com isso, acredita-se que a ação dos bandidos pode ter sido filmada.
Caixa eletrônico foi isolado com tapumes neste domingo (26) (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Na manhã deste domingo, o caixa eletrônico foi isolado com tapumes. Um carro forte da empresa de vigilância deve seguir até o local ainda neste domingo para retirar o dinheiro que ficou no equipamento. Apesar da ação dos bandidos, a estação funciona normalmente neste domingo.
Através de nota, a CBTU informa que, diante do ocorrido, "lastimavelmente iremos rever os devidos contratos atuais, e, ao que tudo indica, realizar a retirada dos caixas eletrônicos das estações". Ainda de acordo com o texto, a companhia busca "procurar medidas mais extremas para manter a segurança de nossos transeuntes e dos funcionários do sistema".
Assaltos no metrô No final de junho, dois jovens e dois adolescentes foram detidos após assaltarem passageiros e tentarem roubar a bilheteria da estação Werneck, que faz parte da linha Centro do metrô do Recife. No dia 2 de julho, um assalto foi registrado em um vagão entre as estações Joana Bezerra e Largo da Paz, na Linha Sul.
Objeto de desejo de muitos passageiros, os ônibus com ar-condicionado começam a ganhar mais espaço no transporte público da Região Metropolitana do Recife. E, acreditem, sem novo custo para os usuários. Pelo menos essa é a promessa. A qualificação ainda é lenta – são apenas 36 veículos em três linhas troncais (que se dirigem ao Centro) e uma circular do Sistema Estrutural Integrado (SEI) –, mas representa um começo. A refrigeração e modernização em até dois anos de 30% da frota em operação é prevista na licitação do sistema, implantada parcialmente pelo governo de Pernambuco.
Além do ar-condicionado, os ônibus são novos e modernos, o que ajuda a ampliar a refrigeração. Começaram a rodar há dois meses em quatro linhas de altas demandas do SEI: (641 Avenida Norte–Encruzilhada), (645 Avenida Norte–Macaxeira), (520 Parnamirim-Macaxeira) e (185 Cabo–Recife). Por enquanto, a refrigeração do veículo tem se mantido em 23 graus nos horários de baixo movimento, subindo para 25/26 graus no pico, quando a lotação é grande. “Se o ônibus lotar mesmo, o que é comum de manhã cedo, o ar-condicionado não dá muito vencimento. Mas mesmo assim é bom. O ônibus é novo, confortável. Dá prazer em andar. Um transporte público desses faz nos sentirmos gente, valorizados. Espero que ampliem a quantidade porque o número ainda é pequeno”, atesta e pede o chefe de cozinha Douglas Veras, 47 anos, enquanto viaja num dos novos veículos da linha Avenida Norte–Macaxeira.
Os novos ônibus são um BRT (Bus Rapid Transit), com a diferença de que não são articulados. O passageiro sente a diferença na hora em que entra no veículo”
Fernando Bandeira
A expectativa é como os equipamentos vão se comportar no verão, já que a temperatura está mais baixa no inverno deste ano. Mas quem anda aprova. Sempre pede mais, é claro, mas gosta. A refrigeração dos veículos é o item mais percebido pelos passageiros, mas os novos ônibus têm outras vantagens. São do tipo padron, o que significa que atendem a requisitos técnicos que proporcionam eficiência como veículos e conforto aos passageiros. Têm motor traseiro – o que elimina aquela sensação de calor e sufocamento na parte dianteira do coletivo –, transmissão automática – evita os solavancos comuns na troca de marcha –, suspensão a ar – sacoleja menos – e direção hidráulica. “Os novos ônibus são um BRT (Bus Rapid Transit), com a diferença de que não são articulados. O passageiro sente a diferença na hora em que entra no veículo”, argumenta o empresário Fernando Bandeira, responsável pela compra dos novos ônibus.
O número de veículos refrigerados, aliás, poderia ser bem maior se os cinco lotes licitados pelo governo do Estado entrassem em operação, o que se espera desde o ano passado. Somente dois lotes começaram a funcionar – os de número 1 e 2, responsáveis pelo Via Livre, o sistema de BRT pernambucano, que também circula parcialmente. A licitação do sistema de transporte da RMR, embora executada de fato – ainda é um processo lento, que se arrasta no Estado há pelo menos dez anos.
Foi uma decisão meramente empresarial. É boa para o sistema porque oferece mais conforto ao usuário. Mas o investimento é por conta e risco dos operadores”
André Melibeu
Mas como no fim do ano passado a liberação dos cinco lotes era certa, o grupo que reúne três empresas do sistema (Pedrosa, Transcol e São Judas Tadeu) adquiriu os novos ônibus numa preparação para as exigências da licitação. Investiu R$ 28,8 milhões – cada ônibus custa R$ 800 mil, pagos em 66 meses. “Apostamos. O momento era bom para adquirir os veículos e tínhamos a licitação pela frente. Quando a operação não foi autorizada, não tínhamos porque deixá-los guardados na garagem. Colocamos na rua e temos visto a demanda das linhas refrigeradas melhorar, mesmo com a crise. Eram linhas que estavam negativas e começaram a se equilibrar. O passageiro reconhece”, diz Fernando Bandeira.
O Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema, explicou que não há qualquer previsão para a assinatura dos contratos dos cinco lotes restantes – o processo está sendo revisto por uma comissão devido ao alto custo. Elogiou a iniciativa do setor empresarial e assegurou que os custos da operação dos ônibus refrigerados não serão repassados ao passageiro. “Foi uma decisão meramente empresarial. É boa para o sistema porque oferece mais conforto ao usuário e demonstra uma iniciativa própria dos empresários. Mas o investimento é por conta e risco dos operadores”, explicou o diretor de Operações, André Melibeu.
A partir deste sábado (25), os usuários que utilizam as linhas 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), do Corredor Via Livre Norte/Sul, chegarão mais rápido a seus destinos. É que essas duas linhas passarão a operar de forma semi-expressa, diminuindo o tempo de viagem dos passageiros.
A operação funcionará da seguinte maneira: As linhas seguirão expressas a partir do TI PE-15 até a Estação Tacaruna, ou seja, deixarão de atender as estações em funcionamento Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque e Kennedy. A mudança acontecerá tanto no sentido subúrbio/cidade quanto no cidade/subúrbio.
É importante lembrar que as demais estações do corredor continuarão sendo atendidas normalmente por essas linhas.
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.
FONTE: SITE GRANDE RECIFE
Carros não podem passar pelo Túnel da Abolição esta manhãFoto: Monitoramento CTTU
Mais uma vez, o Túnel da Abolição amanheceu alagado nesta sexta-feira (24). Por isso, o trânsito está sendo desviado desde o cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Rua José Osório. Inaugurado há três meses, o Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, amanheceu alagado pela terceira vez, nesta sexta-feira (24). O equipamento está cheio de água desde essa noite (23), mas o trânsito só foi bloqueado pela manhã.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) interditou a Rua Real da Torre, no cruzamento com a Rua José Osório, para evitar congestionamentos próximo ao túnel. De lá, quem quer seguir para Afogados deve pegar a José Osório e a Avenida Caxangá para fazer o retorno pela Avenida General San Martin. Os condutores que têm que ir para o início da Caxangá podem continuar pela Real da Torre contornando a praça que fica no cruzamento e seguindo pela faixa da direita. O trânsito está muito complicado.
De acordo com a Secretaria das Cidades, a empresa responsável pela manutenção do túnel foi notificada desde o início da madrugada. Os reparos começaram a ser feitos às 5h, quando as bombas foram religadas para drenar a água. "Mas elas precisam de tempo. Na outra vez, foram duas horas", afirmou o gerente de Mobilidade da pasta, Gustavo Gurgel.
Segundo o gestor, o problema pode ter sido no sistema elétrico. Segundo Gurgel, a secretaria está fazendo implantando um sistema secundário, que servirá como um backup para o principal. "Provavelmente deu uma sobrecarga", explicou. O objetivo dessa ação é melhorar o sistema de drenagem, evitando novos alagamentos, mas a obra ainda não foi concluída.
Muita gente ficou surpresa com o alagamento do túnel, já que choveu pouco durante a noite. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas de Clima (Apac), só choveu no Recife até as 21h, com acúmulo de 21 milímetros até esse horário. O único lugar na capital pernambucana onde houve acúmulo significativo foi o Córrego do Jenipapo, na Zona Norte, com registro de 11 milímetros. HISTÓRICO - A primeira vez em que ficou alagado foi na madrugada de 28 de maio, quando a Secretaria das Cidades atribuiu o problema a uma ação de vândalos, que teriam quebrado a chave-geral do quadro elétrico, que comanda o sistema de drenagem. O quadro ficava exposto logo abaixo da escada do túnel e, no dia seguinte ao alagamento, foi colocada uma grade de ferro para protegê-lo.
No entanto, o Túnel da Abolição ficou cheio novamente no último dia 12. Segundo a Secretaria das Cidades, uma pane elétrica impediu as bombas de drenagem de funcionarem normalmente.
O equipamento faz parte do Corredor Leste-Oeste, um conjunto de obras de mobilidade para a Copa do Mundo do ano passado que nunca ficou pronta. Agora, estão paradas. A construção do túnel também estava a passos lentos, mas o Governo do Estado entrou em acordo com o consórcio responsável, formado pelas construtoras Servix e Mendes Júnior, a última com dificuldades financeiras após ser investigada na Operação Lava Jato, para que concluísse a obra, orçada em R$ 16 mil. O túnel foi entregue com mais de um ano de atraso e cheio de problemas, como infiltrações.
Quem utiliza a linha Leste-Oeste do BRT (Bus Rapid Transit) já está acostumado com os vidros quebrados nas estações da Avenida Caxangá. Os danos no material utilizado para revestir as estruturas são comuns ao longo da via. Mesmo com o conforto oferecido pelo veículo, a ação dos vândalos causa transtornos que se tornaram rotina para os usuários do BRT.
Ao menos quatro estações estão danificadas. A equipe do Diario percorreu toda a avenida, nos dois sentidos, e encontrou vidros quebrados nas estações Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Riacho do Cavouco e Capibaribe. A penúltima, inclusive, se encontrava em manutenção e estava com uma tela de madeira em uma das entradas, no lugar onde deveria estar um vidro. O estudante Leonardo Mesquita, que pega o BRT na estação Fonte do Arraial, é mais um a sofrer com o problema. “O vidro quebrado não traz segurança para os passageiros. Além da falta de manutenção nas paradas, acredito que seja preciso conscientizar a população, que não costuma ter zelo pelos bens públicos”, analisa. Procurado, o Grande Recife Consórcio de Transportes, responsável pela manutenção das paradas, informou que oito vidros nos dois corredores (Norte-Sul e Leste-Oeste) já foram substituídos até o momento e que já foi solicitada a troca nas estações danificadas. A manutenção nas estruturas só ocorre quando há necessidade de algum reparo. O órgão afirma ainda que os vidros utilizados são feitos sob medida e não há peças em estoque, o que causa uma maior demora na sua reposição. “O vidro nas estações é fabricado com um material especial e uma membrana que garante que, em casos de vandalismo, ele não atinja nem o passageiro e nem o funcionário que estiver trabalhando. O equipamento foi projetado para não impedir o funcionamento da porta e não acarretar riscos para o usuário”, diz a nota. FONTE:DP DIÁRIO DE PERNAMBUCO. FOTOS: FOLHA DE PERNAMBUCO E JC TRANSITO.
Torcedores do Santa Cruz agridem um rapaz que usa uma camisa da organizada do Sport O Metrorec divulgou imagens de briga de torcida dentro da Estação de Metrô do Barro, na Zona Oeste do Recife, no último sábado (18). A confusão começou por volta das 14 horas, na plataforma sentido subúrbio-cidade. Torcedores do Santa Cruz agrediram um rapaz que vestia uma camisa da organizada do Sport. A vítima tentou revidar, mas foi cercada pelo grupo.
As agressões só terminaram com a chegada de policiais militares. O grupo foi expulso da Estação e o jovem agredido foi socorrido. De acordo com o Metrô do Recife, cerca de 100 policiais e 120 funcionários da CBTU e seguranças terceirizados fizeram a segurança das estações.
A Via Mangue, corredor viário de acesso à Zona Sul do Recife que a prefeitura tenta construir há mais de cinco anos, deverá voltar a ser uma avenida que vai e volta. Explicando: a prefeitura pretende rever a decisão tomada em junho de 2014 e implantar o sentido subúrbio-Centro na pista leste do corredor, ainda desativada, como previsto no projeto original. Para isso, assumiria os riscos de possíveis retenções, indicadas nas simulações feitas à época. Acessos ao sistema viário de Boa Viagem, que funcionariam como rotas de fuga, e uma nova ligação com a Avenida Antônio de Góis, no Pina, seriam algumas das soluções para minimizar o estrangulamento do Túnel da Via Mangue, que passa sob a Avenida Herculano Bandeira, na mesma região.
A ideia que vem sendo estudada pelo município é melhorar algumas vias do Pina para acomodar o novo tráfego que surgiria com a abertura da pista leste da Via Mangue. Veículos que hoje usam as Avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar para sair da Zona Sul. É esperado que a pista leste passe a receber 40% desse tráfego, ou seja, aproximadamente 30 mil veículos por dia. Foi o que aconteceu com a liberação da pista oeste do corredor, que passou a receber o mesmo percentual do tráfego da Avenida Domingos Ferreira – 34 mil carros por dia.
A solução ideal, entretanto, seria o prolongamento do Túnel da Via Mangue sob a Avenida Antônio de Góis, com a construção de uma alça de acesso a essa mesma via e o alargamento da Ponte do Pina, que dá acesso ao Cais José Estelita e à Avenida Agamenon Magalhães”
César Cavalcanti
A nova ligação para escoar o volume de veículos que saem da Zona Sul, vindos não só de Boa Viagem, mas de bairros litorâneos de Jaboatão dos Guararapes, seria pela Rua Arquiteto Augusto Reinaldo (a via em frente ao Atacado dos Presentes). Os veículos sairiam da Via Mangue pela alça da Ponte Encanta Moça (em obras), que dá acesso à Rua Manoel de Brito, e a partir daí teriam duas opções: seguir pela via utilizando o túnel para acessar a Antônio de Góis – caminho oficial, usado atualmente – ou entrar à esquerda na Avenida República Árabe Unida (via larga e hoje com sua capacidade subutilizada) e, em seguida, acessar a Rua Arquiteto Augusto Reinaldo – a segunda à direita.
A via tem uma calha boa (capacidade de armazenamento de veículos), permitindo a implantação de duas faixas em sentido único e a travessia da Avenida Herculano Bandeira a partir de um semáforo a ser instalado no local. O canteiro da Avenida Antônio de Góis seria aberto para facilitar a divisão do tráfego entre as duas pistas da via. O especialista em trânsito e transporte César Cavalcanti, que atuou como consultor da ATP Engenharia – empresa contratada no ano passado pelo município para fazer os estudos de circulação da Via Mangue –, explica que a nova ligação foi uma das soluções paliativas apontadas nas simulações. “Não posso dizer se será ou não implantada pela prefeitura. O que posso afirmar é que indicamos essa ligação. Não é o ideal, mas ajudaria porque, embora tivéssemos que instalar um semáforo logo após a descida da Ponte Paulo Guerra, a calha da via anterior e posterior ao equipamento suporta o volume de veículos”, explica o consultor.
A solução ideal, entretanto, seria o prolongamento do Túnel da Via Mangue sob a Avenida Antônio de Góis, com a construção de uma alça de acesso a essa mesma via e o alargamento da Ponte do Pina, que dá acesso ao Cais José Estelita e à Avenida Agamenon Magalhães. “Essas seriam as intervenções corretas, mas o custo é alto. Por isso apontamos algumas soluções paliativas para acomodar o novo tráfego no sistema viário do Pina. Mas o alargamento da Ponte do Pina seria extremamente necessário porque hoje em dia já existe um afunilamento no trecho. Saímos de seis faixas na Avenida Antônio de Góis para quatro faixas na Ponte do Pina”, alerta o especialista.
A decisão não é oficial e a Prefeitura do Recife se negou a falar sobre o assunto. Colocou a Empresa de Urbanização (URB), responsável por supervisionar a retomada das obras da Via Mangue, e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que indicará a melhor circulação, para soltar notas idênticas, que quase nada dizem. Explicam que as Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano e Infraestrutura e Serviços Urbanos estão fazendo estudos e simulações de tráfego da via expressa e seu entorno para potencializar os benefícios do corredor. E como as análises não foram concluídas, serão anunciadas até o fim do ano, previsão para a conclusão da Via Mangue. Na obra, entretanto, o tráfego da pista leste no sentido subúrbio-Centro é dado como certo.
Os três acessos do corredor ao sistema viário existente que serão implantados durante a retomada das obras serão pelas Ruas Professor Eduardo Wanderley Filho e Henrique Capitulino, em Boa Viagem, e Tomé Gibson, no Pina. Já estão prontos os acessos às Ruas Maria Carolina, Tenente João Cícero e Padre Bernardino Pessoa, mas as vias permanecem bloqueadas. Atualmente estão sendo concluídos ciclovia, passeios, colocação de gradil e a fundação da alça da Ponte Encanta Moça. O investimento total da Via Mangue é de R$ 431 milhões, sendo 80% recursos do governo federal.
QUANTIDADE E HORÁRIO DE REFORÇO POLICIAL PROMETIDOS PELA CBTU NÃO FOI CUMPRIDO. SINDMETRO/PE DENUNCIA ESQUEMA MONTADO PARA “RODAR” OS TRENS.
Mal começou o dia desse sábado(18) e a depredação de quatro trens da linha sul do metrô do Recife já anunciava o que haveria de vir sobre os funcionários do metrô do Recife em mais um dia de jogo de futebol na cidade.
Ou melhor, O QUE NÃO HAVERIA DE VIR, que foi o caso do fantasioso esquema de segurança divulgado pela empresa no qual, supostamente, 104 policiais militares cuidariam de prover a segurança de treze pontos estratégicos do sistema a partir das 13:30 horas.
Sindmetro/PE não foi informado oficialmente sobre nada
Em primeiro lugar, é preciso registrar o completo desrespeito à categoria por parte dos gestores uma vez que o Sindicato, legítimo representante dos trabalhadores, não foi comunicado oficialmente sobre oESQUEMA GASPARZINHO (como está sendo chamado pelos funcionários), restando ao Sindmetro/PE saber, pela imprensa, da proposta para o malfadado esquema.
Quantidade e horários do policiamento não foram atendidos
Uma vez constatado que o horário das treze e trinta não foi cumprido, os gestores da empresa pediram mais uma hora de tolerância até às 14:30. Ao término desse segundo prazo novamente se confirmou a ausência da segurança, o que poder ser conferido por dirigentes do Sindmetro/PE através de acompanhamento eletrônico e presencial, para se constatar que até às quinze e trinta (uma hora antes do jogo) não havia policiamento na quase totalidade das estações.
Direito de recusa
Diante da constatação da falácea do esquema de segurança, os trabalhadores se recolheram, se recusando a colocar as vidas em risco e ficando a disposição para retorno às atividades com garantia da segurança, exercendo o legítimo direito de recusa ao trabalho.
Cargos de Confiança põe trem para rodar em Risco
Desconsiderando todos os alertas e depoimentos dos trabalhadores, a gestão da CBTU decidiu “rodar” os trens utilizando-se de titulares de cargos de confiança acompanhados por seguranças terceirizados nas cabines dos trens.
Funcionários da vigilância terceirizada denunciam ao Sindmetro/PE que a CBTU os estaria obrigando a trabalhar hoje(18) das 12h às 23h, mesmo eles tendo que trabalhar no domingo(19)às 5h da manhã, sem o cumprimento da interjornada de 11h, além de estar em área de risco elétrico sem EPI e sem treinamento conforme a NR-10, isso sem falar que estão há três meses sem receber os seus tickets.
“Tal conduta da Companhia, em se confirmando, constitui fraude previdenciária ao Instituto, além de colocar a vida dos usuários em risco deliberadamente, visto que haveria perícia que atesta a não possibilidade de exercer a atividade. Caso se confirme, iremos identificar de quem partiu a ordem e autorização para que fraude ao sistema público de previdência seja devidamente investigada e os responsáveis respondam caso o crime seja comprovado,” afirmou, com indignação, o diretor de saúde dos trabalhadores do Sindmetro/PE, Carlos Mota.
E o Jogo do Domingo?
Durante o sábado(17) foram registrados vários tumultos assaltos e arrastões nas estações Afogados, Barro, Floriano, Jaboatão, Tancredo Neves, Cavaleiro e Joana Bezerra, e, para o jogo desse domingo(18), após a decepção de a empresa não cumprir o que prometeu, há uma forte tendência de novamente os trabalhadores se recusarem a operar os trens e estações a bem de se protegerem e protegerem a vida dos usuários.
O esquema de segurança para a partida entre Santa Cruz e Atlético-GO conta com 440 policiais militares, segundo a PM. As confusões, porém, começaram cedo na ida para a partida, no Metrô do Recife e nas redondezas do Arruda.
Um torcedor do Sport foi agredido na estação do Barro, linha Centro do Recife, e alguns princípios de tumulto foram registrados no local. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Diogo Morais, afirmou que dos 108 policiais prometidos, apenas 20 chegaram na Estação Recife, com uma hora e meia de atraso: "é um descaso com a população e com os metrôviários", disse.
O presidente do sindicato afirmou, ainda, que alguns maquinistas pararam as atividades por causa da falta de segurança, mas quem está operando os trens são os supervisores.
Nas imediações do estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife, o repórter João Victor Andrade presenciou mais uma confusão: na entrada da Rua das Moças, no momento em que a torcida do Atlético-GO chegou à partida, um grande tumulto se formou e a Polícia Militar utilizou gás lacrimogêneo para dispersar a confusão. Segundo o departamento médico da partida, nenhum ferido com bala de borracha foi registrado, apenas um torcedor com uma laceração no couro cabeludo, provavelmente causada por alguma pancada.
Fonte: Radio jornal
A partida entre Santa Cruz e Atlético-GO ocorre às 16h30.
Como esperado, ação e reação. Os empresários de ônibus não vão perder tempo. Na próxima semana estarão recorrendo do reajuste salarial de 12% e do aumento de 59,7% do tíquete-refeição concedido aos motoristas, cobradores e fiscais da Região Metropolitana do Recife pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT–PE), ao julgar o dissídio coletivo da categoria. Provavelmente na quarta-feira – depois que o acórdão da decisão for publicado no Diário Oficial da Justiça –, o Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco) dará entrada num recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, com pedido de liminar, ou seja, de urgência. A estratégia adotada é a mesma do ano passado, quando o setor empresarial recorreu à Brasília e reduziu as conquistas da categoria.
O aviso foi dado pelo presidente do Urbana-PE, Fernando Bandeira, nesta quinta-feira (17/7), primeiro dia após o fim da greve dos rodoviários, que durou dois dias. “Esse reajuste, principalmente o do tíquete-refeição, é um absurdo. O momento pelo qual passa o País, com uma crise em todos os setores, é muito pior do que no ano passado. Como alguém pode dar um aumento de 59,7%? Por isso vamos apostar na mesma estratégia. Naquela época o TST reviu a decisão do TRT e acreditamos que acontecerá o mesmo este ano. O TST é um órgão normativo da Justiça do Trabalho no Brasil. Manter um reajuste nesse percentual abre precedentes. Imagine outras categorias reivindicando o mesmo?”, argumentou Fernando Bandeira.
É um impacto muito alto. O correto seria o TRT ter dado apenas a reposição da inflação. É tanto que foi aprovado pela margem de apenas um voto”
Fernando Bandeira, do Urbana-PE
O reajuste de 12% no salário também será questionado. “Nós chegamos à proposta de 9,5% porque é o que podíamos oferecer. O percentual de 12% não incomodou tanto quanto o do tíquete, mas também será questionado na mesma ação”, disse. Pelos cálculos do empresário, o impacto real do reajuste do tíquete-refeição será de 16% para cada empresa. “Os rodoviários representam 45% dos nossos custos. É um impacto muito alto. O correto seria o TRT ter dado apenas a reposição da inflação. É tanto que foi aprovado pela margem de apenas um voto”, argumentou. Os empresários pretendem solicitar uma decisão liminar até que o recurso seja julgado pelo TST, o que deverá acontecer 15 dias depois de ser dado entrada no tribunal.
Já esperávamos que o setor empresarial fosse recorrer. Mas avisamos: iremos recorrer também”,
Benilson Custódio, dos Rodoviários
HISTÓRICO
Em 2014, o TRT-PE concedeu reajuste salarial de 10% e de 75% para o vale-refeição. Os empresários recorreram e o TST derrubou a decisão do TRT-PE, estabelecendo aumento uniforme de 10% para todas as cláusulas econômicas, inclusive o vale-alimentação. Na época, a categoria dos rodoviários ficou frustrada. A frustração era tanta que foi usada pelo sindicato como principal estimulante para o movimento deste ano. E, quarta-feira, quando o dissídio foi julgado no TRT–PE e os percentuais anunciados, nem mesmo os rodoviários acreditaram. “Estamos satisfeitíssimos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benílson Custódio. Ele comentou a estratégia do Urbana–PE. “Já esperávamos que o setor empresarial fosse recorrer. Mas não vamos trabalhar com hipóteses, vamos esperar os resultados. E avisamos: iremos recorrer também”, afirmou.
A população pode ficar tranquila. Os percentuais de reajuste concedidos aos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus não serão repassados para a tarifa cobrada na Região Metropolitana do Recife. Pouco importa se os índices de 12% e 59,7% serão ou não mantidos pela Justiça. Um possível aumento da passagem só deverá acontecer em janeiro de 2016. Será nessa época, quando o governo do Estado – gestor do sistema de transporte público da RMR – e os empresários do setor sentarem para conversar, que o aumento nos custos será colocado em discussão.
A informação foi confirmada pelos dois setores – público e empresarial. O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Papaléo, entretanto, fez algumas ressalvas. “Atualmente, precisamos separar o sistema de transporte em concessões e permissões. No caso das concessões, que são os Lotes 1 e 2 (incluindo o sistema de BRT – Bus Rapid Transit), já licitados, a revisão dos custos é prevista para de 4 em 4 anos. Faltam dois anos para revermos. Apenas nas permissões é que poderemos discutir em janeiro, como historicamente tem acontecido desde a primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos. E, como tem sido praticado, considerando apenas o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)”,
Fernando Bandeira, presidente do Urbana–PE, também garantiu que os novos custos do setor empresarial não serão transferidos para a tarifa antes de 2016. “Esperamos que em janeiro possamos sentar, como tem acontecido nos últimos anos, para rever custos e negociar um realinhamento tarifário. Não chamaria nem de reajuste, mas de realinhamento”, disse. O presidente do Grande Recife Consórcio ainda ponderou que, além do momento certo, qualquer aumento que possa ser repassado às tarifas dependerá da aprovação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), o antigo CMTU, grupo com representatividade da administração pública, Poder Legislativo e de parte da sociedade civil.
Governo sugere que torcedor do Náutico vá à Arena de táxi
A Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco enviou uma nota à imprensa que, sinceramente, era melhor nem ter enviado, com orientações as torcedores do Náutico a se deslocarem para o jogo contra o Flamengo, na Arena Pernambuco, nesta quarta (15), pela Copa do Brasil.
Com os motoristas de ônibus em greve e o metrô ameaçando parar por causa da insegurança, a nota é uma confissão da incapacidade do Estado em resolver o problema, claramente sugerindo que o torcedor “se vire” para ir e voltar da Arena.
Ele vai possibilitar os veículos chegarem a Mata Norte sem passar pelo congestionamento da BR-101 em Abreu e Lima.
Miniarco evitaria os congestionamentos da BR-101 em Abreu e Lima
Diego Nigro/JC Imagem
O governador Paulo Câmara (PSB) disse, no começo da tarde desta quinta-feira (16/7), que vai lançar um edital, até o final deste ano, para um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para viabilizar a realização de um projeto executivo e uma futura concessão de uma estrada de 14 quilômetros, o mini arco. Ele vai possibilitar que os carros cheguem a Mata Norte sem passar pela congestionada BR-101 em Abreu e Lima. O mini arco tem um custo estimado de R$ 150 milhões, será composto por quatro faixas numa extensão de 14 quilômetros e 18 obras de arte, incluindo pontes, viadutos e acessos.
O anúncio do governador ocorreu depois de uma reunião que ocorreu na manhã desta quinta-feira com o vice-presidente mundial de manufatura e membro executivo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Stefan Ketter e outros dirigentes do grupo que implantou a fábrica de automóveis da Jeep em Goiana, na Mata Norte.
Segundo Paulo Câmara, os executivos reclamaram muito, durante a audiência, da falta do Arco Metropolitano, uma alça viária que ligaria Suape a Goiana sem passar pela BR-101. Inicialmente, o Arco seria feito pelo governo do Estado que depois transferiu a execução da rodovia para o governo federal e agora faz parte da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) da União lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em junho último.
O sistema de BRT Via Livre e o corredor norte sul aos poucos, vai sendo finalizado e hoje feriado no Recife , a linha 1900 se transforma em mais uma linha de BRT e com isso , o conforto aos usuários.