quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

UM CIDADÃO CHAMADO WILLINGTON a sua Gentileza gerou um bem estar em todos os Pernambucanos.

A lição de cidadania de Willington

Motorista parou ônibus para pedir que passageiros cedessem assento para deficiente visual.


Atitude cidadã de Willington repercutiu de imediato nas redes sociais
Era mais uma viagem entre as duas do percurso de mais de 20km de Rio Doce, em Olinda, para a Cidade Universitária, no Recife, que o motorista de ônibus Willington Manoel Marques, 37 anos, faz diariamente há 18 anos. Eram 8h e o coletivo estava chegando ao destino quando um passageiro deficiente visual pediu parada e subiu pela porta da frente, mesmo acesso dos idosos, grávidas e demais casos preferenciais. Não havia onde sentar. E ninguém ofereceu o lugar. Foi quando Willington tomou uma atitude inusitada: "Você sabe dirigir?”, perguntou ao passageiro. Diante da resposta positiva, outra ação inesperada: “Vocês que são cidadãos, se ninguém der lugar a ele, ele vai sentar aqui e dirigir o ônibus". O “puxão de orelha” surtiu efeito. Um outro passageiro, já idoso, cedeu o lugar ao deficiente visual.
A viagem seguiu. Mas a atitude cidadã de Willington repercutiu de imediato nas redes sociais. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruno Nogueira, fez uma publicação no Facebook relatando o que tinha visto. Estava admirado com a atitude do motorista. “Foi engraçado. Pouca gente viu porque o ônibus estava muito lotado. Só vi porque estava na catraca esperando o troco da minha passagem", contou Nogueira, cuja publicação teve mais de cinco mil curtidas e mais de dois mil compartilhamentos.
Ao saber pela Folha dos 15 minutos de fama, Willington ficou surpreso com a notícia. Não imaginava que sua atitude fosse fazer tanto sucesso. "Não fiz isso para aparecer na mídia ou para a empresa me dar algum tipo de gratificação. Fiz porque faz parte da minha essência tratar os outros bem", disse.
Acostumado a tratar todos os passageiros com um sorriso no rosto e uma cordialidade rara, Willington explicou que mesmo sabendo que os assentos preferenciais estavam ocupados por idosos, sabia do risco para o deficiente visual caso fizesse a viagem em pé. "Tem idoso que aguenta uma viagem toda em pé. Mas ele não enxerga. Minha preocupação era frear e ele se machucar", disse.
Com tantos obstáculos no meio do caminho, como engarrafamentos diários e impaciência de alguns usuários, nem sempre é fácil manter uma relação amigável com os passageiros. Mas ele tenta. Nunca discutiu com nenhum passageiro e procura fazer com que fiquem calmos, quando reclamam do trânsito ou da superlotação. “Lembro de uma passageira que não parava de reclamar e me xingar por causa do trânsito. Fiquei calado. E no final da viagem pedi desculpas por não poder solucionar o problema”.
Willington, que tem uma jornada de trabalho de 9h, sai de casa, em Camaragibe , às 4h30 para chegar a garagem da empresa. Recebe R$ 1,9 mil. É casado há 18 anos e tem duas filhas, de 6 e 15 anos. O dinheiro curto não é desculpa para insatisfação em casa ou no trabalho. A lição de que gentileza gera gentileza aprendeu com os pais. “Graças a Deus eles souberam me educar de forma exemplar. E hoje só faço repassar para as pessoas e minha família o ensinamento que tive", afirma. 
Companheirismo
Parceira de Willington há quase dois anos, a cobradora Lenice de Jesus, 34 anos, mais conhecida como Mineira, trabalha com ele todos os dias. Ela estava no coletivo, na manhã de ontem, quando tudo aconteceu. Quando não está escalada para estar no mesmo ônibus, a alegria não é a mesma. “Apesar de não ter grande estatura, por ser baixinho, ele em um coração enorme. Uma pessoa muito bondosa. Chega dá vontade de ir trabalhar”, afirmou Mineira.
Segundo ela, Willington não hesita em ajudar os outros. “Às vezes até já conhece os passageiros e as apelidam de ‘vó’. Não se preocupa se a viagem vai demorar. Preocupa-se em atender bem as pessoas. Conversa com todas elas (passageiras). E elas gostam muito dele”, contou a cobradora, que revelou um talento do motorista. “Canta Zezé di Camargo e Luciano como ninguém. Se fizer um CD eu compro”, brincou.

Comportamento
O sociólogo Ricardo Santiago, que utiliza ônibus diariamente para ir à universidade, acredita que a cegueira é uma das deficiências que mais chamam a atenção. “Isso provoca um grande sentimento de empatia. As pessoas olham com impotência diante de uma situação como a que aconteceu ontem”, explicou Santiago. Ele ainda ressaltou que, sem dúvida, os motoristas recebem orientações e treinamentos para terem comportamentos exemplares – embora a maioria não tenha, ressaltou. Ainda de acordo com o sociólogo, por chamar atenção da população, motoristas tendem a ter um ato de solidariedade imediato. “Certas situações humanas chamam mais atenção e constrangem mais do que outras”, opinou Santiago.

Passageiros
Quem pega ônibus diariamente acredita que um simples gesto de educação pode tornar o dia melhor. É o caso da estudante Maria das Dores, 19 anos, que utiliza o transporte público para ir à faculdade. "Nunca tive a sorte de fazer uma viagem com um motorista simpático. Normalmente, eles são secos", contou a jovem. Para a turismóloga Manuela Simas, 29 anos, ser gentil faz a diferença. "A gente já corre tanto no dia a dia que espera um gesto gentil dos motoristas. Mas deve ter sido uma situação muito engraçada", opinou Manuela.
fonte : Folha pe

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ex-marqueteiro do PT volta ao Brasil e se entrega à PF.

João Santana e sua mulher, Mônica, que tiveram a prisão temporária decretada nessa segunda pela Lava Jato, já chegaram em Curitiba.
© Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo João Santana e sua mulher, Mônica, que tiveram a prisão temporária decretada nessa segunda pela Lava Jato, já chegaram em Curitiba.
O publicitário João Santana, que coordenou as três últimas campanhas presidenciais do PT, e a mulher dele, Mônica Moura, chegaram nesta terça-feira, 23, ao Brasil onde se entregaram à Polícia Federal. Eles desembarcaram em São Paulo e seguiram para Curitiba, onde já chegaram na sede da Polícia Federal, centro da Lava Jato.
Os dois foram o principal foco da Operação Acarajé, a 23ª fase da Lava Jato deflagrada nessa segunda-feira, 22, e tiveram mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz federal Sergio Moro.
Santana, que trabalhou nas campanhas que levaram Lula (2006) e Dilma (2010 e 2014) à presidência, é investigado por suspeitas de ter recebido dinheiro irregular da Odebrecht via contas no exterior.
O publicitário e a mulher desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 09h25, em um voo da Gol vindo de Punta Cana, na República Dominicana. No páis, o casal onde coordenava a campanha à reeleição do predisente Danilo Medina, do Partido de la Liberación Dominicana (PLD). Ambos vieram acompanhados do advogado de Santana, Fábio Tofic.
FONTE: ESTADÃO / MSN - BRASIL

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO LUIZ - MA INICIA UMA SAGA REPETIDA TODOS OS ANOS PELOS RODOVIÁRIOS EM PRÓ DO SEU SALÁRIO.


Em São Luís, Rodoviários decidem fazer greve por tempo indeterminado

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) decidiu, após reunião entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fazer greve a partir de amanhã por tempo indeterminado em São Luís.

“Apesar da reunião não ter tido um avanço significativo, aguardamos até às 18h de hoje para saber se alguma empresa iria efetuar o pagamento, mas infelizmente não entraram em nenhum acordo, então, iremos parar até que façamos um novo acordo. Pois os funcionários não merecem trabalhar sem receber”, disse Isaias Castelo Branco presidente do Sindicato dos Rodoviários.

A paralisação da frota dos ônibus de São Luís vai acontecer em razão do não pagamento do adiantamento do salário dos funcionários, que vem sendo realizado com atraso desde o mês de outubro de 2014. Na manhã de hoje houve uma paralisação de advertência no prazo de 2h.

Apenas duas empresas fizeram o pagamento de acordo com o combinado e as outras 21 afirmam não poder fazer o pagamento ainda hoje.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) lamenta eventuais transtornos para a população, e declarou que orientou todas as empresas associadas a preparem os ônibus para trabalharem normalmente nesta terça - feira; porém isso vai depender da presença nas garagens dos rodoviários.

Informações: O Imparcial

Prefeitura de Camaragibe investe, em transporte e ajuda ao transporte complementar a se renovar.

A renovação começou com os micros que hoje já circula na cidade de Camaragibe.
Agora chega a vez de trocar os micros de linha de alta demanda, e que agora receberá ônibus AMD de porte médio.


Foto: Cortesia whatsapp Correia Juliano., autor desconhecido.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mobilidade Pe- Uma luz de no fim destes terminais com a entrega do TI Prazeres.

TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem

Juntos, os Terminais Integrados de Joana Bezerra, Prazeres e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, somam dez anos de atrasos, quase 100 mil passageiros privados de um pouco mais de conforto e facilidades, além do mau uso de R$ 31,5 milhões em recursos públicos. Mas nem tudo são más notícias. O governo do Estado garante que a espera está perto de acabar e promete: O TI de Prazeres entrará em operação no próximo dia 27 e os TIs de Joana Bezerra e Abreu e Lima no mês de abril.
A notícia chega em boa hora porque as três unidades são elefantes brancos parados, que já começam a se deteriorar pelo longo tempo de espera. Estão praticamente prontas – no máximo, faltando pequenos ajustes – há mais de um ano, sem que a população possa fazer uso. Juntas, são edificações que totalizam 15 mil metros quadrados e que, ao entrar em operação, vão ampliar a infraestrutura do Sistema de Transporte de Passageiros (STPP), beneficiando não só passageiros, mas também operadores.
Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres”,
Dagoberto Lira, da Secretaria das Cidades
Vão retirar o passageiro de ambientes quase desumanos – como é o caso do que o governo insiste em chamar de Terminal Integrado de Joana Bezerra – e/ou oferecendo mais opções de integrações com o metrô (TI Prazeres) e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), caso do TI Abreu e Lima. A garantia é da Secretaria das Cidades de Pernambuco, que desde o início de 2015, quando a nova gestão assumiu, vem tentando driblar o atraso nos repasses federais e a falta de recursos para retomar os contratos com as construtoras.

TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando
TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando

O TI de Prazeres, localizado ao lado da estação Prazeres do metrô, em Jaboatão dos Guararapes, e o que tem previsão mais certa de inauguração, já foi concluído e entregue ao Grande Recife Consórcio de Transporte para que seja finalizada a operação dos coletivos. A previsão é de que no dia 27 de fevereiro comece a operar com apenas duas linhas já existentes no sistema, que integrarão com a Linha Sul do metrô, e, no futuro, outras duas linhas sejam criadas. Mas até isso virar realidade, foram quatro anos com as obras se arrastando, um deles com os trabalhos paralisados e R$ 4,4 milhões investidos numa unidade pequena, que atenderá apenas oito mil passageiros por dia.
“Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres, onde falta apenas detalhes de arborização. O Consórcio Grande Recife já está acertando com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes os detalhes de circulação dos coletivos”, explica o secretário executivo de projetos especiais da Secretaria das Cidades, Dagoberto Lira.
É urgente que iniciem a operação do novo Terminal Joana Bezerra porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”,
Maria Aparecida da Silva, passageira

TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril
TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril
O TI Joana Bezerra é um caso emblemático e, olhando pela lógica do Sistema Estrutural Integrado (SEI) – a integração do transporte da RMR –, extremamente urgente. O terminal funciona como alicerce nas integrações entre as Zonas Norte, Sul e Oeste do Grande Recife por estar localizado na área central da capital e interligando as linhas Centro e Sul do metrô. Foi o primeiro dos três a ser erguido, ainda em 2011, após mais de dez anos de promessas. “É urgente que iniciem a operação desse terminal porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”, reclama a empregada doméstica Maria Aparecida da Silva, que todos os dias passa pela estação.
O TI, entretanto, também teve as obras paralisadas e, agora, que está concluído, começa a se degradar. O mato está por toda parte no gradil e até o ano passado funcionava como playground das crianças do Coque e ponto de consumo de drogas na região. “O terminal está pronto, mas a CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) exigiu a implantação de uma alça ligando o TI à Avenida Central, que circunda a unidade, para facilitar a circulação dos ônibus comuns e do BRT. Por isso o prazo de abril para o início da operação”, explica Dagoberto Lira.
TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano
TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano

O TI é o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, com 14 linhas de ônibus. Atualmente, atende a 40 mil usuários em dez linhas. A promessa era que entraria em operação conectando os Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, mas não será possível. Segundo explicou o Consórcio Grande Recife, o BRT só passará a operar em um segundo momento, depois de estudos. A linha Camaragibe/Derby, do Corredor Leste-Oeste, será prolongada.
Por último, vem o TI de Abreu e Lima, praticamente pronto há mais de um ano. Sendo concluído em abril, como prometido, irá atender a 21 mil passageiros e conectar a região Norte do Grande Recife com as zonas Oeste e Sul. Vale lembrar que a obra se arrasta há quatro anos e deveria ter sido finalizada ainda para a Copa do Mundo
Fonte: Blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Transporte Ônibus e metrô com esquema especial para o Clássico das Multidões

Do JC Trânsito
Além das interdições no trânsito próximo ao estádio, que fica na Zona Oeste do Recife, haverá ônibus especiais e mais trens circulando no metrô / Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Além das interdições no trânsito próximo ao estádio, que fica na Zona Oeste do Recife, haverá ônibus especiais e mais trens circulando no metrôFoto: Guga Matos/ JC Imagem
Os torcedores que forem à Ilha do Retiro neste domingo (21) para o Clássico das Multidões, entre Sport e Santa Cruz, contarão com esquema especial de mobilidade. Além das interdições no trânsito próximo ao estádio, que fica na Zona Oeste do Recife, haverá ônibus especiais e mais trens circulando no metrô.

A partir das 14h30, coletivos serão disponibilizados nos terminais integrados de Afogados, PE-15, Rio Doce para levar os torcedores até Joana Bezerra, na área central. Na volta, os veículos estarão no TI para retornar para os terminais de origem. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte pelo telefone 0800.081.0158.


No metrô, a linha Centro funcionará com intervalos de cinco minutos, como nos horários de pico. O número de trens vai variar de nove a 12, de acordo com a demanda. Os intervalos serão de seis minutos na linha Sul, com seis ou sete composições.

Apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada a partir das 11h do domingo até a dispersão total do público, prevista para as 19h. Porém, o Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e no cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandu.

O trecho da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que passa pelas imediações da Ilha do Retiro, na Abdias, só funcionará até as 14h. As outras partes do equipamento ficarão até as 16h.

A orientação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é chegar cedo e não estacionar em local proibido. As multas variam entre R$ 53,21 e R$ 127,69. Uma dica do órgão é deixar o carro em casa ou seguir em grupos para o estádio
FONTE: JC TRANSITO

.

Ambulantes Até mortadela pode ser comprada no metrô do Recife

Amanda MirandaDo JC Trânsito
Lucas trabalha como ambulante no metrô há quatro anos / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Lucas trabalha como ambulante no metrô há quatro anosFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Dois quilos e meio de mortadela por R$ 5. Foi o produto escolhido pelo vendedor ambulante Lucas*, 22 anos, para negociar nos trens do metrô do Recife nos últimos dias. Era novidade até para passageiros que já viram caranguejo, sopa, desodorante e até conjuntos de faca disponíveis para comprar nos vagões. Apesar disso, a atividade é proibida por dois decretos, um municipal e um federal.
O próprio Lucas já vendeu outros produtos. Começou há quatro anos com os já tradicionais 'passatempos da viagem', pipoca e água. Já vendeu paçoca e já cantou no metrô, atualmente dominado por trabalhadores informais. "Agora eu vendo o que estiver em promoção, fica mais fácil conseguir vender desse jeito. Se fizer isso, consigo às vezes tirar (faturar) R$ 200 em um dia. Se me limitar à água, por exemplo, às vezes nem chega a R$ 50. Mas tenho que entender que é tudo uma caixinha de surpresas", explica. 


Eram 15h e o ambulante já havia conseguido vender 40 caixas de mortadela nos vagões, cada uma com seis peças. Lucas trabalha em parceria com outro comerciante, que conheceu nos trens há um ano. O dinheiro para comprar a mercadoria e o lucro são divididos; metade para cada um. Os dois saem sempre juntos para ajudar a levar o produto, mas sempre no ramal Camaragibe da linha Centro. "Se você for para o de Jaboatão, não consegue vender um terço. Vender até uma pipoca lá é uma barra", diz.

À noite, cursa o terceiro ano do ensino médio. "Estou acabando, ainda bem", comemora o jovem que não pensa em fazer faculdade. "Quero abrir uma loja para mim. Aprendi aqui no metrô que não gosto de trabalhar para ninguém, vou abrir o meu próprio negócio." O companheiro de trabalho passa e diz que o ambulante estar demitido por causa dos minutos em que conversou com a repórter do JC Trânsito. "Tá vendo? (sic) É por isso!", brinca.
Lucas trabalha todos os dias, geralmente das 6h às 17h e, com o dinheiro, consegue manter a própria casa. Ele mora sozinho no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. 
FISCALIZAÇÃO - A ação de ambulantes é proibida pelo Decreto Federal nº 1.832, de 4 de março de 1996, e pelo Regulamento do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), através do Decreto nº 14.845, de 28 fevereiro de 1991. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), há ações semanais em parceria com a Polícia Militar e com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife.
 Art. 40. É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária.
Parágrafo único. É proibida também a prática de jogos de azar ou de atividades que venham a perturbar os usuários. Decreto Federal nº 1.832
Além disso, a operadora do metrô está buscando parcerias na gestão municipal para tentar apreender os produtos, o que não pode ser feito pela empresa. No entanto, a Companhia reconhece que as ações são insuficientes, entre outros motivos porque, ao perceberem a fiscalização, os ambulantes saem ou reagem, voltando depois. "Quando chega aí é pé no bucho e mão na cara", ironiza Lucas. Para a superintendência da CBTU, a presença de ambulantes no metrô deve passar a ser debatido como um problema social.
O assundo divide os passageiros. De um lado estão os que afirmam que os ambulantes estão apenas tentando sobreviver em cenário de crise. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o 9,1 milhões de pessoas procuraram e não conseguiram emprego no trimestre encerrado em outubro de 2015 e o ano passado fechou com taxa de desemprego de 6,8%, com taxa de informalidade em crescimento, alcançando 45,1% no terceiro trimestre de 2015. 
Há, no entanto, os usuários que discordam da presença dos ambulantes nos vagões. "Fica infernal, com muita gente gritando. Às vezes você quer relaxar ou com dor de cabeça e não consegue com essa perturbação e gritaria. Sei que é uma necessidade deles, mas vira uma zorra", opina o segurança Samuel Almeida, 45, morador de Camaragibe que estava no trem onde Lucas vendia mortadela.
De acordo com Adriana Figueiredo, chefe do setor de alimentos e produtos da Vigilância Sanitária do Recife, a mortadela é um produto que, quando ainda está com a embalagem fechada, geralmente não precisa de refrigeração, mas deve ser mantido em local seco e arejado. "A orientação (se vai comprar em supermercados ou outros lugares onde há refrigeração) é não comprar fatiada, porque você não sabe a procedência. Deve estar embalada com identificação e rotulagem, além da data de validade", explica. Porém, se forem outros alimentos como queijos e presunto, só devem ser comprados se estiverem acondicionados.
*O sobrenome do ambulante não foi divulgado a pedido dele.
FONTE : JC TRANSITO

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Danilo Cabral e a cupula do Governo Paulo Câmara, ficou preocupados com a presença de Tv Globo Nacional que veio mostrar, as obras inacabadas da copa do Mundo.

Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Uma equipe do Fantástico está, nesta segunda-feira (15), filmando as obras inacabadas do BRT do corredor Leste-Oeste e o ramal V2 da Copa.
O foco são contratos feitos pela Secretaria das Cidades, na gestão do deputado federal Danilo Cabral até abril de 2014.
Danilo é atual secretário de Planejamento do Estado.
A TV Globo vai focar nas obras abandonadas da Copa em Pernambuco, que não ficaram prontas e atualmente paralisadas sem previsão de retomada.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) autorizou que técnicos do órgão falassem a equipe, que veio de São Paulo para a cobertura.
Na Secretaria de Planejamento, a notícia da chegada da equipe gerou grande apreensão, segundo fontes do Governo.
A torcida é que a questão seja diluída na edição com irregularidades em outros Estados, como no Mato Grosso, bem como que o nome do secretário não seja expressamente citado na matéria. Vamos ver.
Por falar no tema, nosso sempre antenado colunista de politica Giovanni Sandes, na Pinga Fogo de sábado, alertou que as Obras inacabadas de mobilidade, trunfo da Odebrecht na briga jurídica da Arena.
Fonte: Blog do Ja!mildo

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Até Quando Sr Governador seremos reféns desta violência sem solução.

VIOLÊNCIA

Assalto a vagão de trem provoca correria na estação Imbiribeira

Segundo usuários, três homens armados com revólveres levaram celulares e pertences
Do JC Online
Trem parou na estação da Imbiribeira
Trem parou na estação da Imbiribeira
Foto: Clemilson Campos / Acervo JC Imagem
Três homens armados roubaram passageiros dentro do vagão de um trem do Metrô do Recife, na noite desta segunda-feira (15). Houve correria e confusão na estação Imbiribeira. Ninguém ficou ferido. 
De acordo com informações de usuários, o assalto ocorreu entre as estações Largo da Paz, na Zona Oeste, e Imbiribeira, na Zona Sul, por volta das 20h. Os suspeitos portavam armas de fogo e levaram celulares e outros tipos de pertences. 
Na Estação Imbiribeira, todas as pessoas deixaram os vagões assustados. Os assaltantes aproveitaram a confusão para fugir pela linha do trem. Houve interrupção na viagem de cinco minutos, tempo em que um vigilante inspecionou a área. Nesta parada, ninguém quis prestar queixa. 

 Fonte: JC caderno Cidades

Carteira de Estudante 2016 já disponível e de forma rápida

12743573_1024127734321621_174125429839334055_n

A Carteira de Estudante 2016 do Grande Recife já pode ser solicitada pelos alunos do ensino infantil, fundamental, médio, técnico e de cursinhos pré-vestibulares da Região Metropolitana. Este ano, cerca de 700 mil estudantes estão aptos a retirarem o documento que garantia do direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (Vem Estudante) e o pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos.Para solicitar a carteira basta que a instituição de ensino preencha corretamente os dados dos alunos no sistema com informações sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
Após esse preenchimento, os estudantes devem acessar o link da Carteira de Estudante no site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) para gerar o boleto de pagamento. O documento poderá ser pago nos bancos do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios) e Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui). A carteira é confeccionada em até 30 dias corridos, após o pagamento. A taxa para aquisição da carteira é de R$ 11,30.
É importante lembrar que a carteira versão 2015 vale até o dia 31 de março deste ano e que os alunos devem estar matriculados em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana do Recife, em curso regular com duração mínima de um ano, além de frequentar a escola regularmente.


Outro dado importante é que as solicitações poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro desse ano, portanto todos os boletos deverão ser pagos, impreterivelmente, até esta data. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com o Grande Recife no 3182-5800 ou com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: GRCT 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CTTU adia implantação de Faixa Azul no Pina. Equipamento entrará em operação dia 22 ou 29 de fevereiro (Publicado por Roberta Soares)


Fotos: Guga Mattos/JC Imagem
Fotos: Guga Mattos/JC Imagem


A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) decidiu adiar a implantação da Faixa Azul na Avenida Antônio de Góis, no Pina, principal via de saída da Zona Sul do Recife.  A primeira data anunciada pelo órgão era a próxima segunda-feira (dia 15), mas agora a previsão são os dias 22 ou 29. A razão do adiamento é a acomodação do tráfego de veículos que estão utilizando a Via Mangue e tem impactado na fluidez da Avenida Antônio de Góis. A nova Faixa Azul será a quinta a ser implantada na capital e representará o prolongamento do equipamento instalado, em janeiro, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem.
Serão 800 metros acrescidos aos 5,8 quilômetros em operação na avenida. A nova faixa ficará  na pista da direita, seguindo até a altura do Túnel do Pina (Rua Manoel de Brito, antes da Polícia Rodoviária Federal). Segundo a CTTU, é preciso dar continuidade às análises da circulação no Pina, impactada pela priorização semafórica para a pista leste da Via Mangue. O tráfego real só poderá ser analisado, de fato, na próxima semana, pós feriadão do Carnaval. Talvez não seja possível, inclusive, finalizar os estudos na próxima semana, por isso o órgão cogita também o dia 29 para início da operação. Mas é fato que a Faixa Azul será implantada, garantiu a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
O projeto da CTTU já previa a inclusão da Antônio de Góis na Faixa Azul da Conselheiro Aguiar, mas as retenções que ainda estão acontecendo na via devido à abertura da pista leste da Via Mangue fizeram o órgão adiar a implantação para depois do Carnaval. Segundo Taciana Ferreira, a pista leste do novo corredor viário ainda não absorveu todo o volume de tráfego previsto nas simulações realizadas antes da abertura, em janeiro. Por enquanto, a contagem mostra que 13.500 veículos estão usando a nova pista, quando os números apontavam o uso por 22 mil. Ou seja, parte dos veículos que deveriam estar utilizando a pista leste da Via Mangue para passar por Boa Viagem ainda estão circulando pelas Avenidas Conselheiro Aguiar e Boa Viagem.
Como a Faixa Azul terá continuidade pela pista da direita da Antônio de Góis, algumas linhas de ônibus que têm como destino a Avenida Agamenon Magalhães e usam a pista da esquerda mudarão para a da direita para usufruir do equipamento. No total, 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 145 mil passageiros por dia, estão sendo beneficiadas.
FONTE:Blog de Olho transito com Roberta Soares

Zona Sul Curto-circuito deixa Via Mangue às escuras mais uma vez

Motoristas contam apenas com as luzes dos faróis dos carros no trecho / Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Motoristas contam apenas com as luzes dos faróis dos carros no trechoFoto: Gustavo Belarmino/NE10
Os motoristas que usam a Via Mangue no trecho próximo à Rua Maria Carolina se depararam com o corredor mais uma vez às escuras desde a última quarta-feira (10). O motivo, segundo a Empresa de Urbanização do Recife (URB), foi um curto-circuito.
De acordo com a URB, o problema foi em três fases do sistema e foi resolvido nessa quinta (11) em duas delas. A expectativa é que até o fim da tarde desta sexta-feira (12) a iluminação seja completamente restabelecida.
O órgão municipal, no entanto, ainda não sabe o que provocou o curto-circuito.
A pista leste da Via Mangue, no sentido Boa Viagem/Centro, foi inaugurada em janeiro, com mais de dois anos de atraso na obra. No sentido contrário, a pista oeste, havia sido aberta em junho de 2014 e já havia ficado às escuras. 
Em abril do ano passado, depois ter a fiação elétrica da Via Mangue furtada cinco vezes, a prefeitura instalou seis câmeras de videomonitoramento e os fios foram colocados em caixas de embutimento, todas chumbadas por dentro, para evitar novas investidas. Porém, seis meses depois, o problema voltou a acontecer.
FONTE : JC TRANSITO

Violência Estação de BRT é assaltada em Olinda



Dois bandidos assaltaram, na noite dessa quinta-feira (11), uma estação do BRT que fica no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Os assaltantes fingiram ser passageiros, renderam o vigilante e levaram o dinheiro da máquina de recarga do VEM que fica no interior da estação. 
O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCTM) informou que que já passava da meia-noite quando a estação "Bultrins" foi assaltada. 
Ainda não se sabe quanto foi roubado da máquina de recargas de cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano). No entanto, o GRCTM acredita que tenha sido uma pequena quantia, pois a máquina havia sido desabastecida pouco antes do assalto. 
O Grande Recife comunica também que enviou ofício à Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) solicitando reforço policial naquela localidade.
fonte : jc transito

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O vexame da mobilidade no Carnaval do Recife

Um vexame. Essa é a melhor definição para a mobilidade durante o Carnaval 2016. Aliás, da imobilidade – essa seria a palavra correta. Em mais um ano, as reclamações de foliões que sofreram para sair dos polos carnavalescos – especialmente da capital – se repetiram. Gente que resolveu atender aos apelos do poder público para deixar o carro em casa e usar o transporte coletivo e o táxi. Mas que, na prática, não conseguiu nem um nem outro. As dificuldades relatadas nas redes sociais, em reportagens e nas rodas de amigos levantaram os questionamentos: será que, de fato, o poder público (leia-se municípios e Estado) está preparado para oferecer infraestrutura a uma festa dessa magnitude? E mais: o que fazer para que ônibus e táxis tenham prioridade no trajeto da folia? Implantar faixas exclusivas móveis para os dois modais nas principais vias de acesso aos polos seria uma solução? Também não seria o caso de ampliar o reforço dos ônibus?

Não existe uma única saída para o problema. Precisamos de várias. O que eu defendo para o bem da mobilidade é a descentralização cada vez maior dos polos da folia”,
Taciana Ferreira, presidente da CTTU

SB091215088

Números oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte mostram que algo precisa ser revisto. Apesar da grandiosidade do Carnaval, conhecido nacionalmente e atraindo cada dia mais e mais gente de todos os lugares, apenas 8% das linhas de ônibus convencionais tiveram reforço para a folia (31 linhas das 395 existentes). Na prática, foram 70 veículos a mais para atender aos polos da folia do Recife e Olinda. O reforço foi maior nas linhas de bacurau (que rodam de madrugada), mas o número de opções é pequeno: das 42 existentes, 36 foram reforçadas em 218 viagens a mais. Será que é o suficiente?
Quem vivencia o transporte público e o trânsito concorda que mudanças precisam ser realizadas, seja na circulação viária, seja na ampliação da oferta de transporte coletivo. Faixas exclusivas com tráfego liberado apenas para os ônibus e os táxis poderiam ter resolvido ou ao menos amenizado o sofrimento da multidão que invadiu o Bairro do Recife na noite da segunda-feira de Carnaval. Foi nesse dia que o transtorno da imobilidade teve o seu ápice devido às atrações de peso da folia: Nação Zumbi, Jota Quest e O Rappa.
Antes da meia-noite muitas pessoas já penavam para conseguir voltar para casa, assustadas com a violência promovida por vândalos no Bairro do Recife. Mas boa parte dos ônibus que vinham do sul não conseguiam entrar no Centro, presos no congestionamento que tomou conta por quase toda a noite das Avenidas Sul e Martins de Barros, fundamentais para a operação dos coletivos que se dirigiam ao Terminal de Santa Rita, principal rota de saída da população por estar próximo ao Marco Zero.
A prioridade viária ao transporte público ajudaria muito. Precisamos sentar, rever os erros e planejar melhor o próximo ano”,
André Melibeu, diretor de operações do Consórcio Grande Recife

HS040113641

O Consórcio Grande Recife ainda não tem os números oficiais, mas a experiência dos técnicos já mostra que muitas viagens deixaram de ser realizadas. “Só teremos esses números exatos depois, mas o que nossos fiscais nos passaram é que os ônibus ficaram retidos nos congestionamentos da Avenida Martins de Barros e da Avenida Sul. Houve muito estacionamento irregular de carros particulares, dificultando a passagem dos coletivos. Isso é o que precisa ser revisto. A prioridade viária ao transporte público ajudaria muito. Precisamos sentar, rever os erros e planejar melhor o próximo ano”, argumentou André Melibeu, diretor de operações do Consórcio Grande Recife.
O diretor, entretanto, contesta o argumento de que o reforço da frota é pequeno. “Não é. Reforçamos as linhas que se dirigem aos polos de folia. Fazemos isso há anos. O que aconteceu na segunda-feira foi algo atípico, um público muito acima do esperado”, afirmou. O argumento do diretor é o mesmo usado pela Prefeitura do Recife, que limitou os problemas apenas à segunda-feira de Carnaval, alegando que 300 mil pessoas foram ao Bairro do Recife, quando o esperado eram de 150 mil a 200 mil.
O que aconteceu foi falta de planejamento. Neste ano não faltou táxi. O problema é que os veículos não conseguiam entrar no Bairro do Recife”,
Everaldo Menezes, presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco

A presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, reconheceu o desastre que foi a mobilidade na segunda-feira de Carnaval. Mas também ponderou que os problemas se concentraram nesse dia. Como solução, defende que a folia precisa ser cada vez mais descentralizada. “Não existe uma única saída para o problema. Precisamos de várias. As faixas exclusivas podem ser uma solução, sem dúvida, mas não conseguiremos implantar em todo o trajeto do ônibus. O que eu defendo para o bem da mobilidade é a descentralização cada vez maior dos polos da folia. Assim, será mais fácil garantir a mobilidade”, disse.
O presidente do Sindicato dos Taxistas, Everaldo Menezes, contesta a avaliação feita pela CTTU. “O que aconteceu foi falta de planejamento. Neste ano não faltou táxi. O problema é que os veículos não conseguiam entrar no Bairro do Recife. A CTTU bloqueou o acesso em um determinado horário, impedindo que os táxis chegassem à Ponte Giratória e é pelo acesso sul que a maioria dos veículos entram no Bairro do Recife. Esse foi o problema. Por isso defendo que no próximo ano sejam implantadas faixas exclusivas para os ônibus e os táxis”, afirmou.
fonte : De Olho no Transito com Roberta Soares.

Vandalismo 559 ônibus foram depredados no Grande Recife durante o Carnaval 2016

Número representa uma diminuição de 8,9% com relação ao Carnaval de 2015 / Foto: Divulgação/Urbana-PE
Número representa uma diminuição de 8,9% com relação ao Carnaval de 2015Foto: Divulgação/Urbana-PE
A Urbana-PE, sindicato que representa as empresas de ônibus que operam no Grande Recife, informou na manhã desta quinta-feira (11) que foram depredados 559 ônibus durante o feriadão do Carnaval 2016. Os registros são referentes ao período entre o sábado (6) e a quarta-feira (10). 
No total, em 2016 foram contabilizados 979 itens avariados. Entre os mais danificados estão: vidros das janelas, alçapões de teto, vidros das portas e para-brisas.

Apesar de bastante alto, esse número representa uma queda de 8,9% em relação ao Carnaval de 2015, quando 612 veículos foram danificados por atos de vandalismo.
A Urbana-PE alerta que, sempre que um ônibus é depredado, ele sai de circulação e volta para a garagem e a frota é diminuída para a população até que ele seja substituído ou reparado.
O sindicato informou também que só não houve comprometimento da operação por causa dos estoques de peças e do pessoal que trabalhou durante o Carnaval para que os reparos fossem feitos de forma imediata, ainda nas garagens das empresas.  
fonte: NE 10 / URBANA PE

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Maricá mostra que passe livre é possível Um ano depois de começar a fornecer transporte público gratuito, prefeitura vai ampliar sua frota de ônibus


Por Fania Rodrigues,
Do Rio de Janeiro (RJ)
  
Frota de vermelhinhos terá um reforço de dez veículos (Foto: Fernando Silva)  
A partir de março, os vermelhinhos, como ficaram conhecidos os ônibus coletivos da prefeitura de Maricá, vão ganhar um reforço e passarão a funcionar com 23 veículos. 
Atualmente, a Empresa Pública de Transportes (EPT), da prefeitura, opera com 13 coletivos, que interligam regiões que não eram atendidas pelas empresas privadas de ônibus. Quatro linhas cortam a cidade, de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu, 24 horas por dia.
Em nota, a prefeitura de Maricá afirma que foram comprados dez micro-ônibus. “O itinerário está sendo definido e os veículos serão utilizados para beneficiar os moradores de bairros distantes do Centro, como Santa Paula e Espraiado, e dos condomínios do Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu e Inoã”, informou a assessoria de imprensa.
Maricá é o primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a oferecer ônibus gratuito. Segundo a prefeitura, foram transportadas mais de 2 milhões de pessoas, em um ano de operação.
Além disso, o primeiro concurso público da empresa foi realizado em outubro de 2015 e teve quase 19 mil candidatos às 128 vagas oferecidas. Os motoristas e os demais funcionários aprovados devem ser incorporados à empresa a partir do dia 1º de março.
Queda de braço
Desde o ano passado, a prefeitura de Maricá vem lutando contra as grandes empresas que fazem o transporte coletivo no município. Elas tentaram impedir na Justiça o funcionamento dos ônibus gratuitos. A frota ficou um mês parada, em agosto do ano passado, mas voltou a funcionar depois que a prefeitura de Maricá venceu a queda de braço.
Há 40 anos as empresas Aviação Nossa Senhora do Amparo e Costa Leste monopolizavam o transporte público no município. 
Tarifa zero
Especialistas em transporte público, como o engenheiro civil Lúcio Gregori, que foi secretário de Transportes da gestão Luiza Erundina (1989-1993) na prefeitura de São Paulo, garantem que a gratuidade do transporte coletivo é possível no Brasil.
Segundo ele, os subsídios não precisam ser exclusivamente com impostos municipais, mas com a coparticipação de governos estaduais e federal. “Essa pode ser uma solução e não pode ser minimizada só porque o prefeito x ou o governador y diz que não tem dinheiro”, disse. 
Lúcio Gregori mostra ainda como a passagem no Brasil é cara se comparada a outros lugares do mundo. “É preciso uma discussão séria a respeito de como um país do porte do Brasil, que é a sétima maior economia do mundo, tem uma tarifa nessas proporções”, critica o engenheiro. Segundo ele, se fosse comparado com sistema de transporte de Paris (França) e Pequim (China), a tarifa de ônibus de São Paulo, que hoje é de RS 3,80, deveria ser de R$ 1,27. Comparando com os subsídios aplicados em Buenos Aires, a tarifa na capital paulista cairia para R$ 0,85. “Política é isso. É construir possibilidades e não gerir impossibilidades”, destaca Lúcio Gregori.
Fonte: site brasildefato.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Vera Cruz desativando mais ônibus e fazendo vitimas, e ai será que a Mobibrasil receberá pelo prejuízo.u

Ônibus que colidiu na Avenida Recife estava com pneus careca e não conseguiu frear, diz motorista

Duas vítimas precisaram ser encaminhadas para a UPA da Imbiribeira. Acidente deixou o trânsito bastante complicado na via Publica.
Postado por Luiza Falcão

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Por volta das 5h30 desta sexta-feira, um ônibus da empresa Vera Cruz que fazia a linha Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves  bateu na traseira de um veículo da CRT que operava a linha TI Macaxeira/TI Tancredo Neves. O acidente aconteceu na Avenida Recife, próximo ao restaurante Sal e Brasa, que fica no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, e acabou envolvendo mais dos carros que colidiram com os ônibus parados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas ficaram feridas na manhã desta sexta-feira (5) após a colisão entre dois ônibus na Avenida Recife. Dois homens precisaram ser levados a UPA da Imbiribeira para atendimento médico. Heleno Augusto de Lima, de 67 anos, sofreu um corte no supercílio e Edson Ferreira Viana, de 38 anos, teve um corte na face. As outras vítimas sofreram escoriações leves.
O motorista do ônibus da empresa Vera Cruz, que causou o acidente, não conseguiu frear o veículo por que os pneus do coletivo estavam carecas. O ônibus da empresa CRT estava desembarcando passageiros quando foi atingido. Depois do acidente, dois carros colidiram com os ônibus complicando ainda mais o trânsito. 
Fonte: Rádio Jornal FM/AM.