Juntos, os Terminais Integrados de Joana Bezerra, Prazeres e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, somam dez anos de atrasos, quase 100 mil passageiros privados de um pouco mais de conforto e facilidades, além do mau uso de R$ 31,5 milhões em recursos públicos. Mas nem tudo são más notícias. O governo do Estado garante que a espera está perto de acabar e promete: O TI de Prazeres entrará em operação no próximo dia 27 e os TIs de Joana Bezerra e Abreu e Lima no mês de abril.
A notícia chega em boa hora porque as três unidades são elefantes brancos parados, que já começam a se deteriorar pelo longo tempo de espera. Estão praticamente prontas – no máximo, faltando pequenos ajustes – há mais de um ano, sem que a população possa fazer uso. Juntas, são edificações que totalizam 15 mil metros quadrados e que, ao entrar em operação, vão ampliar a infraestrutura do Sistema de Transporte de Passageiros (STPP), beneficiando não só passageiros, mas também operadores.
Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres”,Dagoberto Lira, da Secretaria das Cidades
Vão retirar o passageiro de ambientes quase desumanos – como é o caso do que o governo insiste em chamar de Terminal Integrado de Joana Bezerra – e/ou oferecendo mais opções de integrações com o metrô (TI Prazeres) e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), caso do TI Abreu e Lima. A garantia é da Secretaria das Cidades de Pernambuco, que desde o início de 2015, quando a nova gestão assumiu, vem tentando driblar o atraso nos repasses federais e a falta de recursos para retomar os contratos com as construtoras.
O TI de Prazeres, localizado ao lado da estação Prazeres do metrô, em Jaboatão dos Guararapes, e o que tem previsão mais certa de inauguração, já foi concluído e entregue ao Grande Recife Consórcio de Transporte para que seja finalizada a operação dos coletivos. A previsão é de que no dia 27 de fevereiro comece a operar com apenas duas linhas já existentes no sistema, que integrarão com a Linha Sul do metrô, e, no futuro, outras duas linhas sejam criadas. Mas até isso virar realidade, foram quatro anos com as obras se arrastando, um deles com os trabalhos paralisados e R$ 4,4 milhões investidos numa unidade pequena, que atenderá apenas oito mil passageiros por dia.
“Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres, onde falta apenas detalhes de arborização. O Consórcio Grande Recife já está acertando com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes os detalhes de circulação dos coletivos”, explica o secretário executivo de projetos especiais da Secretaria das Cidades, Dagoberto Lira.
É urgente que iniciem a operação do novo Terminal Joana Bezerra porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”,Maria Aparecida da Silva, passageira
O TI Joana Bezerra é um caso emblemático e, olhando pela lógica do Sistema Estrutural Integrado (SEI) – a integração do transporte da RMR –, extremamente urgente. O terminal funciona como alicerce nas integrações entre as Zonas Norte, Sul e Oeste do Grande Recife por estar localizado na área central da capital e interligando as linhas Centro e Sul do metrô. Foi o primeiro dos três a ser erguido, ainda em 2011, após mais de dez anos de promessas. “É urgente que iniciem a operação desse terminal porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”, reclama a empregada doméstica Maria Aparecida da Silva, que todos os dias passa pela estação.
LEIA MAISNovos terminais integrados de Abreu e Lima e Joana Bezerra estão prontos e sem uso
Obras de terminais integrados de ônibus atrasam e comprometem a integração no Grande Recife
Obras de terminais integrados de ônibus atrasam e comprometem a integração no Grande Recife
O TI, entretanto, também teve as obras paralisadas e, agora, que está concluído, começa a se degradar. O mato está por toda parte no gradil e até o ano passado funcionava como playground das crianças do Coque e ponto de consumo de drogas na região. “O terminal está pronto, mas a CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) exigiu a implantação de uma alça ligando o TI à Avenida Central, que circunda a unidade, para facilitar a circulação dos ônibus comuns e do BRT. Por isso o prazo de abril para o início da operação”, explica Dagoberto Lira.
O TI é o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, com 14 linhas de ônibus. Atualmente, atende a 40 mil usuários em dez linhas. A promessa era que entraria em operação conectando os Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, mas não será possível. Segundo explicou o Consórcio Grande Recife, o BRT só passará a operar em um segundo momento, depois de estudos. A linha Camaragibe/Derby, do Corredor Leste-Oeste, será prolongada.
Por último, vem o TI de Abreu e Lima, praticamente pronto há mais de um ano. Sendo concluído em abril, como prometido, irá atender a 21 mil passageiros e conectar a região Norte do Grande Recife com as zonas Oeste e Sul. Vale lembrar que a obra se arrasta há quatro anos e deveria ter sido finalizada ainda para a Copa do Mundo
Fonte: Blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares.
Já se sabe alguma coisa sobre as linhas que irão operar no terminal de Prazeres?
ResponderExcluirO que realmente iria interessar nessa reportagem é que linhas vão operar no TI Prazeres, porque de nada adianta um terminal se ninguém faz ideia que ônibus passa lá.
ResponderExcluirSerá que desta vez a SECRETARIA DAS CIDADES vai cumprir esta promessa de inauguração destes terminais integrados, depois de tantas datas citadas, tempos atrás e não foram cumpridas e a população ficou na espera e nada das promessas seres cumpridas.
ResponderExcluirSem contar mais uma vez que a SECRETARIA DAS CIDADES equceu mais uma vez, de dizer quando sera inaugurado o TERMINAL INTEGRADO DE SANTA LUZIA, que também está pronto, e que por diversas vez suas grades de segurança foram furtados, e até então nada de inauguração. .
SERÁ QUE DESTA VEZ PODEMOS ACREDITAR NO QUE O SECRETÁRIO DAS CIDADES ESTÁ PROMETNDO OU SÓ SERÁ UMA MERA SATISFAÇÃO PARA A POPULAÇÃO.
Vamos ver se desta vez realmente sai???
O POVO ESTÁ CANSADO DESTAS PROMESSAS!!!
Linhas do TI Prazeres ( previsto para inauguração dia 27) sera?
ResponderExcluirTI Prazeres \ Muribeca
TI Prazeres \ Lot Int Muribeca
TI Prazeres \ Boa Viagem
TI prazeres \Barro
TI prazeres \ Afogados
Existe a possibilidade de mais uma linha entrar no terminal.
Serio? Quem mora em Candeias ou Barra vai ter que continuar indo para tancredo neves? Por que Barro e afogados não vão para estação cajueiro seco e boa viagem para estação aeroporto? Não faz sentido nenhum essa bagunça. O cara quer ir para o metro perde um bom tempo porque o ônibus do seu bairro vai para a estação mais longe possível.
ResponderExcluir