sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CTTU adia implantação de Faixa Azul no Pina. Equipamento entrará em operação dia 22 ou 29 de fevereiro (Publicado por Roberta Soares)


Fotos: Guga Mattos/JC Imagem
Fotos: Guga Mattos/JC Imagem


A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) decidiu adiar a implantação da Faixa Azul na Avenida Antônio de Góis, no Pina, principal via de saída da Zona Sul do Recife.  A primeira data anunciada pelo órgão era a próxima segunda-feira (dia 15), mas agora a previsão são os dias 22 ou 29. A razão do adiamento é a acomodação do tráfego de veículos que estão utilizando a Via Mangue e tem impactado na fluidez da Avenida Antônio de Góis. A nova Faixa Azul será a quinta a ser implantada na capital e representará o prolongamento do equipamento instalado, em janeiro, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem.
Serão 800 metros acrescidos aos 5,8 quilômetros em operação na avenida. A nova faixa ficará  na pista da direita, seguindo até a altura do Túnel do Pina (Rua Manoel de Brito, antes da Polícia Rodoviária Federal). Segundo a CTTU, é preciso dar continuidade às análises da circulação no Pina, impactada pela priorização semafórica para a pista leste da Via Mangue. O tráfego real só poderá ser analisado, de fato, na próxima semana, pós feriadão do Carnaval. Talvez não seja possível, inclusive, finalizar os estudos na próxima semana, por isso o órgão cogita também o dia 29 para início da operação. Mas é fato que a Faixa Azul será implantada, garantiu a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
O projeto da CTTU já previa a inclusão da Antônio de Góis na Faixa Azul da Conselheiro Aguiar, mas as retenções que ainda estão acontecendo na via devido à abertura da pista leste da Via Mangue fizeram o órgão adiar a implantação para depois do Carnaval. Segundo Taciana Ferreira, a pista leste do novo corredor viário ainda não absorveu todo o volume de tráfego previsto nas simulações realizadas antes da abertura, em janeiro. Por enquanto, a contagem mostra que 13.500 veículos estão usando a nova pista, quando os números apontavam o uso por 22 mil. Ou seja, parte dos veículos que deveriam estar utilizando a pista leste da Via Mangue para passar por Boa Viagem ainda estão circulando pelas Avenidas Conselheiro Aguiar e Boa Viagem.
Como a Faixa Azul terá continuidade pela pista da direita da Antônio de Góis, algumas linhas de ônibus que têm como destino a Avenida Agamenon Magalhães e usam a pista da esquerda mudarão para a da direita para usufruir do equipamento. No total, 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 145 mil passageiros por dia, estão sendo beneficiadas.
FONTE:Blog de Olho transito com Roberta Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário