quarta-feira, 29 de março de 2017

Tentativa de assalto dentro de ônibus termina em tiros na Zona Sul do Recife

Passageiro que estava no coletivo atirou contra suspeitos, que fugiram deixando pertences de vítimas e arma, segundo a PM.


foto ? whatsapp blog GRMPE
Uma tentativa de assalto a ônibus foi frustrada, nesta quarta-feira (29), na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. De acordo com a Polícia Militar, dois suspeitos armados, um deles vestindo uma farda da rede estadual de educação, invadiram um coletivo da linha 166 - T.I. Cajueiro Seco (Rua do Sol) e anunciaram um assalto, mas foram impedidos por um passageiro, que reagiu e atirou contra os dois homens.
O caso ocorreu pouco depois das 8h desta quarta-feira. Com a reação, os dois assaltantes conseguiram fugir do veículo, mas deixaram a arma utilizada na investida e uma sacola com os pertences que haviam sido roubados dos passageiros e foram, posteriormente, devolvidos aos donos.
Ainda segundo a PM, o tiro não atingiu nenhum dos suspeitos e ninguém ficou ferido durante a tentativa de assalto. Câmeras de segurança do coletivo poderão ajudar na identificação dos suspeitos, inclusive para verificar a idade da pessoa vestida com farda de escola, que pode ser menor de idade.
O motorista e o cobrador do ônibus e o passageiro que reagiu ao assalto foram encaminhados à Central de Plantões da Capital, na Zona Norte do Recife.

Rotina

Segundo os números da Secretaria de Defesa Social (SDS), uma média de quase seis ônibus assaltados por dia foi registrada em Pernambuco, durante os primeiros 86 dias do ano. Ao todo, foram 503 investidas contra coletivos, sendo 199 em janeiro, 175 em fevereiro e 129 até o dia 27 de março. Para tentar diminuir a incidência, a Polícia Civil criou um serviço na internet, que ajuda a descobrir se aparelhos recuperados com suspeitos são roubados.
Por meio da ferramenta, também é possível descobrir a quem pertence o celular, a partir do número de identificação dos aparelhos, o Imei. O código precisa ser cadastrado no site da SDS, junto a uma série de dados pessoais. O processo pode ser realizado como prevenção, sem precisar ter sido roubado, ou mesmo após o crime. São necessários dados como CPF, RG e alguma forma de contato, a partir da qual a vítima possa ser contatada.
fonte> SDS
edição > Jailson Silva

terça-feira, 28 de março de 2017

Marcopolo busca agradar o mercado urbano com nova versão do Torino

Apesar dos reflexos negativos da crise econômica sobre a indústria de ônibus, a Marcopolo está testando uma versão mais econômica do Torino. A encarroçadora nos últimos anos vem perdendo mercado, principalmente entre os frotistas urbanos fiéis a marca, abrindo caminho para outras marcas que oferecem um menor preço. Aqui em Fortaleza, o Marcopolo Torino ainda é o modelo mais apreciado pelas operadoras, mas é notório o crescimento da Caio Induscar, Neobus e Mascarello neste seguimento.

Buscando resgatar parte desta fuga de mercado, a Marcopolo buscando a melhor solução para seus clientes, está estudando com cuidado o seu negócio e as aplicações que os frotistas atendem, tentando compreender as expectativas deste setor, em termo de veículo. 

O Torino S, vem surgindo com a proposta de ser um veículo mais leve e de baixo custo operacional, especialmente desenvolvido para o transporte coletivo urbano. A intenção é oferecer ao mercado, uma nova alternativa de veículo, com estrutura e peças mais leves que possibilitem uma economia de combustível.

Nos primeiros testes aerodinâmicos, o modelo já apresentou seu menor custo operacional em aplicação no transporte urbano registrando consumo de combustível menor que a média dos demais veículos similares, disponíveis no mercado. 

A expectativa é que o Torino S ocupe um espaço parecido ao Ciferal Citmax e o Marcopolo Ideale, tidos como modelo ideais para o frotista, que buscam economia, valor de mercado e vasta reposição de peças disponíveis no mercado. Parte do visual desta versão do Torino foi renovado sempre privilegiando a funcionalidade, o conforto e a segurança. 

Desde 1983 no mercado, o modelo Torino, desenvolvido pela Marcopolo, conquistou um importante espaço no segmento de transporte urbano do Brasil. Ao longo dos anos, o produto sofreu diversas alterações para se adequar a cada momento, tanto em novos elementos presentes em sua construção, como para atender às necessidades dos operadores. Uma evolução contínua, que significou e significa promover aspectos e funcionalidade ideais para as operações urbanas, com custo benefício otimizado, tanto aos passageiros, como para as operadoras. 

Ele é um campeão de vendas no Brasil, com mais de 100 mil unidades comercializadas, por isso que sempre temos o compromisso de proporcionar essa evolução ao modelo, sempre atualizando-o para a promoção de um maior conforto interno e condições adequadas, competitivas e atrativas ao operador.

Foto divulgação Marcopolo
Matéria: Fortaleza Bjs
Edição: Jaílson Silva

domingo, 26 de março de 2017

Ônibus novos em Fernando de Noronha ,são 3 Comil Piá 9-190 e com a novidade vem o aumento de passagem.

Fernando de Noronha recebeu a pouco mais de um mês os novos micro ônibus Comil Piá , que começou a rodar em substituição aos ultrapassados micros Fratelli, e tem mais novidades a passagem aumentou assim que os novos começou a rodar em.
O preço saiu de 2,00 para 5,00 para uma ilha que tem pouco mais de 17,017 km2 , foram 3 ônibus Comil Piá com motores Man 9-190 que dão conta dá população estimada de 2.930 habitantes dá ilha.

Frota antiga era Jurassic


A única linha na cidade se chama 
Port/Sueste

Fonte: Busologo Filipe Wagner
Edição : Jailson sik

Incêndio em metrô fecha a Estação Largo da Paz Na noite de sábado, os Bombeiros foram acionados para apagar o incêndio



Vagão pegou fogo na Estação Largo da Paz e ficou completamente destruído
Vagão pegou fogo na Estação Largo da Paz e ficou completamente destruídoFoto: WhatsApp FolhaPE
A Estação Largo da Paz do Metrô, em Afogados, Recife, está fechada na manhã deste domingo, 26. Ontem à noite, por volta das 23h15, a CBTU Recife acionou o Corpo de Bombeiros para apagar um incêndio em um vagão nas proximidades da Estação. 
O trem foi recolhido e não teve registro de feridos. A estação fica fechada para a perícia do Instituto de Criminalística (IC). A CBTU informa que equipes da engenharia e segurança da empresa também vão apurar as causas do incêndio. O laudo deve ser concluído em 30 dias.







Fonte: Folha Pe
 Edição : Jailson Silva  

sábado, 25 de março de 2017

MEIA-PASSAGEM AOS DOMINGOS SERÁ CONCEDIDA APENAS PARA USUÁRIOS DO VEM COMUM



O benefício da meia tarifa aos domingos será concedido exclusivamente aos usuários portadores do cartão VEM Comum, a partir do dia 26 de março. Esta medida visa incentivar o uso da bilhetagem eletrônica, reduzindo a circulação de dinheiro nos ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

A decisão foi tomada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano – CSTM, através da Resolução n° 001/2017, publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado (18). 

O cartão pode ser adquirido no Posto de Atendimento, localizado na Rua da Soledade, nº 259, Boa Vista, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Os usuários também podem ainda adquirir o cartão VEM Comum nas estações do BRT, com carregamento mínimo de R$ 10,00. Neste caso, há a cobrança de taxa de aquisição do cartão no valor de R$ 4,00 e o restante é revertido em passagem.

Quem já possui o cartão pode fazer a recarga com qualquer valor, nas máquinas de autoatendimento, no Posto de Atendimento na Rua da Soledade, nas estações do BRT ou nos estabelecimentos da Rede Ponto Certo.

O Grande Recife Consórcio de Transporte esclarece ainda que a partir do dia 26 de março não será mais aceito o pagamento em espécie para a meia tarifa aos domingos. Quem optar em pagar em dinheiro terá que arcar com o valor inteiro da passagem. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158).
Fonte : GRCT 
Considerações finais, a baixo. 
Tem inicio neste Domingo, a meia passagem apenas com o Cartão VEM  e já a partir desta data, se você for pagar em dinheiro  a passagem será no valor íntegra onde o -  anel  A =3,20 B = 4,40 portanto faça já seu cartão de passagens , que quase obrigatoriamente todos estão sendo acuados a usar e o GRCT não dar nenhuma vantagem pra o nosso pagamento antecipado e ainda tem mais , se seus créditos expiraram você perde seu dinheiro e o sistema absorve. Em 2015 foi abocanhado pelo GRCT e a URBANA Pe que ficou com pouco mais de 250 milhões(secretaria das cidades) e nada revertido pro sistema e para a renovação da frota sucateada , insegura  e calor...
 Texto : jailson silva 

sexta-feira, 24 de março de 2017

Protesto doa Rodoviários no centro do Recife

Reivindicações de mais segurança e a recolocação de postos de trabalhos são abordados nesta paRalizacao neste momento no centro da.cidade.
Conde da Boa Vista completamente parada.parada . sem ônibus  e parado também a guararapes.
Texto: jailson silva e moagem.





quinta-feira, 23 de março de 2017

CAIO ASSINA E COMPRA A BUSSCAR CONTRATAÇÃO COMEÇA EM MAIO.

Sócios da Caio assinam compra da Busscar e contratações devem começar em maio

Caio BusscarÔnibus da Busscar (esquerda) e da Caio, lado a lado.
Com isso, encarroçadora que é líder de mercado de urbanos, quer se firmar no segmento de rodoviários
ADAMO BAZANI
Os diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina, nesta quarta-feira 22 de março de 2017 e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade.
Nesta terça-feira, o juiz Walter Santin Júnior, homologou a compra pelos sócios da encarroçadora da capital paulista por R$ 67,1 milhões. O valor, dividido em um sinal de R$ 9 milhões e mais de 50 parcelas pelos próximos quatro anos, compreende as unidades da Busscar em Joinville, Pirabeiraba e Rio Negrinho, assim como seus terrenos, edificações, maquinário e móveis.
Formalmente, a Caio em si não poderia assinar a compra e sim seus sócios, mas oDiário do Transporte apurou que o grupo de São Paulo tem mesmo a intenção de fabricar ônibus rodoviários. Hoje a Caio é líder no segmento de urbanos, mas tem pouca expressão nos setores de fretamento e rodoviários, com os modelos Solar e o Giro, este que teve mais penetração no mercado exterior.
Existe um prazo legal a ser cumprido para verificar se há contestações à compra, mas isso não deve ocorrer. O grupo deve investir em torno de R$ 100 milhões para atualizar as plantas, gabaritos e equipamentos. Reformas prediais também estão previstas.
O grupo da Caio ainda não definiu qual será o nome da nova empresa, que não deve ser tratada como filial da planta de Botucatu, no interior de São Paulo.
Nos bastidores, há uma discussão se a nomenclatura pode ensejar lembrança à Busscar, que durante décadas foi reconhecida como uma das maiores e melhores encarroçadoras do país, desde a época da Nielson (nome de fundação da empresa).
No entanto, um dos objetivos é mostrar que uma nova empresa está surgindo.
Havendo consenso e não existindo nenhum recurso, os administradores devem assumir a Busscar no final de abril. As contratações devem começar em maio, se não houver nenhum entrave no caminho. Será dada preferência a ex-funcionários da Busscar.
O dinheiro obtido com a venda irá preferencialmente para débitos trabalhistas, seguido de bancos e fornecedores.
CAIO “NAMORAVA” HÁ MUITO TEMPO A BUSSCAR:
O namoro entre a empresa de Botucatu, atualmente especializada apenas em ônibus urbanos, e que não preenche o mercado de ônibus rodoviários, é antigo.
Em 2007, a Caio já havia procurado sócios da Busscar para uma fusão. As negociações não avançaram.
Em setembro de 2011, antes mesmo da falência da Busscar, a Caio já tinha confirmado interesse na encarroçadora de Joinville. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2011/09/28/busscar-caio-fala-em-primeira-mao-com-blog-ponto-de-onibus/
Em outubro daquele ano, porém, a Justiça indeferiu a proposta da Caio que previa pagamento de R$ 40 milhões pelo complexo.
Em 15 de fevereiro de 2012 foi anunciada a criação de uma joint venture formada pelos acionistas das duas gigantes da produção de carrocerias de ônibus: Caio e Marcopolo.
A parceria envolve a Twice Investimentos e Participações, integrada por acionistas da Caio Induscar, e a controlada da Marcopolo, Syncropats Comércio de Distribuição de Peças Ltda.
Em 2013, a Caio voltou a apresentar outra proposta, desta vez para aluguel da Busscar.
Esta proposta também foi recusada pela justiça. Todas as propostas foram apresentadas em período anterior à crise econômica.
As empresas propuseram à Quinta Vara Cível de Joinville, que cuida do processo de falência da Busscar, o aluguel/arrendamento do Parque Fabril da companhia.
Para isso, pagariam um valor de R$ 300 mil por mês. – Relembre:https://diariodotransporte.com.br/2013/02/28/caio-e-marcopolo-querem-alugar-a-busscar/
BREVE HISTÓRICO:
A Busscar foi fundada oficialmente como Nielson no dia 17 de setembro de 1946, com iniciativa de Augusto e Eugênio Nielson que começaram uma pequena oficina em Joinville, atuando na construção de móveis e utensílios e fazendo reparos em carrocerias de caminhões e cabines. Em 1948, a Nielson fez seu primeiro veículo de transporte coletivo, uma jardineira – ônibus simples feito de madeira. O veículo da Nielson foi uma encomenda da empresa Abílio & Bello Cia Ltda, que fazia a linha Joinville – Guaratuba, em Santa Catarina.
Foi na época do surgimento empreendimento dos Nielson, que o Brasil começava assistir mais intensamente o crescimento das cidades e também das relações comerciais entre as diferentes localidades. Tudo isso demandava uma maior oferta de transportes. Assim muitos empreendedores compravam chassis de caminhão, como da Ford e da GM, e precisavam transformá-los em ônibus para enfrentar as difíceis estadas de terra e verdadeiros atoleiros. Nesta época, a Nielson & Cia Ltda. tinha o comando do patriarca da família, Bruno, e do filho Harold.
Em 1958, um dos marcos para a Nielson foi o projeto de estrutura metálica para os ônibus.
No início dos anos de 1960, ganhavam as estradas os modelos Diplomata, carroceria de dois níveis que lembravam os Flxibles norte-americanos que, quando foram importados pela Expresso Brasileiro Viação Ltda eram chamados de Diplomata. A Nielson então conquistava definitivamente o mercado.
Nos anos de 1980, Nielson cresce mais e no segmento de rodoviário travava disputa acirrada com a Marcopolo e no segmento urbanos, a briga era com a Caio, praticamente de igual para igual.
A linha Diplomata tinha recebido novas versões e o Urbanuss ganhava atenção dos frotistas.
Por uma estratégia de negócios, a Nielson mudou a marca para Busscar. Inicialmete a marca foi conhecida como Busscar-Nielson. Surgiram os rodoviários El Buss e Jum Buss  e os urbanos da linha Urbanuss.
Em 2002, a Busscar começa enfrentar dificuldades financeiras. A família Nielson alegava problemas motivados pela variação cambial e também dificuldades de créditos, mas já havia também erros administrativos internos. O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social chegou a realizar empréstimos para empresa, que não foram plenamente honrados. A recuperação não foi plena, havendo novamente outro problema financeiro em 2004. A última crise da Busscar começou em 2008, quando a empresa começou a atrasar salários.
Depois de uma dívida que se aproximou de R$ 2 bilhões, contando juros, impostos e débitos com fornecedores, trabalhadores e bancos, a empresa teve a falência decretada em 27 de setembro de 2012 pelo juiz Maurício Cavalazzi Povoas. A decisão, no entanto, foi anulada em 27 de novembro de 2013, após recursos judiciais. No entanto, os recursos caíram em 5 de dezembro de 2013. A família Nielson chegou a apresentar um novo pedido de recuperação judicial, mas o juiz Luis Felipe Canever, de Santa Catarina, após negativa por parte dos credores, decretou no dia 30 de setembro de 2014, nova falência da encarroçadora de ônibus Busscar, que já foi uma das maiores do Brasil.
Os negócios continuam na América Latina com a atuação em parceira de outros grupos, com destaque para as operações na Colômbia.
A Busscar Colômbia foi formalizada no ano de 2002 sendo fruto de uma aliança entre a indústria local Carrocerías de Occidente, empresa fundada em 1995, e a Busscar Ônibus do Brasil, fundada pela família Nielson em 17 de setembro de 1946.
Foram várias tentativas de leilão da Busscar, três somente em 2016. No dia 8 de julho, terminou sem lance o terceiro leilão da empresa.
No final de outubro de 2016, foi apresentada uma proposta  de compra por R$ 67,15 milhões por um grupo de investidores com o objetivo de retomar as produções em meados de 2017.
Em dezembro do mesmo ano, foi liberado um lote de R$ 18 milhões para saldar parte das dívidas trabalhistas.
Também em dezembro de 2016, dois grupos internacionais, o português a Imparável Epopeia UniPessoal Ltda e o chinês Liaoyuan Group demonstraram interesse na compra da Busscar.
Em 07 de janeiro de 2017 terminou o prazo para as empresas estrangeiras apresentarem a documentação exigida.
A proposta ficou somente pela Caio. No dia 08 de janeiro, advogado da Caio esteve em Joinville e confirmou valor proposto de R$ 67,5 milhões.
Em 21 de março de 2017, o juiz da 5ª Vara cível de Joinville, Valter Santin Júnior, aprovou em sentença definitiva a compra da Busscar por sócios da Caio, encarroçadora de ônibus de Botucatu/SP, que tem como principal sócio o Grupo Ruas, de empresas de ônibus de São Paulo.
No dia 22 de março de 2017, os sócio-diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade

segunda-feira, 20 de março de 2017

Meia-passagem aos domingos só com VEM Só terá desconto de 50% na tarifa dos ônibus quem usar o cartão. Quem recorrer ao dinheiro terá que pagar inteira

Medida ocorre em meio a queixas de usuários sobre deficiências na rede de recarga
Medida ocorre em meio a queixas de usuários sobre deficiências na rede de recargaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
A partir do próximo dia 26, a meia-tarifa aos domingos nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) passará a ser concedida só a quem utiliza o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Quem optar por seguir pagando em dinheiro passa a ter que arcar com o valor inteiro da passagem (R$ 3,20, para o anel A, e R$ 4,40, para o B, por exemplo).

Conforme o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que publicou a medida no Diário Oficial do Estado no último sábado, a extinção do desconto para o pagamento em espécie, que era concedido desde 2004, busca incentivar a migração dos passageiros para a bilhetagem eletrônica e reduzir a quantidade de dinheiro em circulação dentro do transporte coletivo. O problema é que, segundo usuários, a novidade ocorre em meio a deficiências na rede de recarga dos cartões, frequentemente alvo de críticas.

As discussões sobre o tema ocorrem desde o ano passado, quando o cenário era o oposto: só tinha direito à meia-tarifa no primeiro dia da semana quem pagava em espécie. Até que, em setembro, o CSTM publicou uma resolução estendendo o benefício aos usuários do VEM, mas o encerrando para o pagamento em dinheiro em até quatro meses. O prazo terminaria em dezembro, mas foi adiado até esta semana. Vale lembrar que, para ter o desconto, só usando o VEM Comum. A modalidade “Trabalhador” do cartão está fora dessa lista.

Além da meia-tarifa aos domingos, o VEM já é a única forma de pagamento admitida, inclusive em dias úteis, em ônibus de mais de dez linhas que circulam sem cobrador na RMR ou que fazem integração temporal. A dificuldade é encontrar máquinas de recarga que funcionem, principalmente em terminais integrados e estações de BRT. Nas redes sociais, passageiros têm reclamado.

“Toda semana essas máquinas estão quebradas, fora do ar”, afirmou a usuária Natália Santos. Queixa parecida à da passageira Lúcia de Fátima. “Andei procurando o cartão em todas as estações e nenhuma tinha para vender”, postou. Em alguns casos, é preciso seguir até o posto do VEM na rua da Soledade, no Centro, para pôr créditos.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) afirma que tem investido na modernização da bilhetagem eletrônica e na ampliação da rede de venda de créditos, operando com mais de 70 terminais de autoatendimento. Ainda segundo a instituição, também é possível recarregar os cartões em mais de 500 pontos de venda na RMR e por meio do aplicativo Rede Ponto Certo Cartão VEM..
reportagem: Folha Pe

quarta-feira, 15 de março de 2017

Metrô volta a funcionar em regime de greve e para novamente as 20 horas, voltando amanhã ao seu pleno funcionamento.

Portões abriram às 16h  / Ricardo B. Labastier/JC Imagem (Arquivo)
foto tirada as 16 horas de hoje 15/03/17 na estação Recife 

     metrô voltou as 16 horas e para as 20 horas.


VLT NÃO FUNCIONOU HOJE E VOLTA AO NORMAL AMANHÃ JUNTO COM O METRÔ;

TEXTO : JAILSON SILVA

PRESIDENTE DA URBANA PE EM ENTREVISTA NA RADIO JORNAL DIZ , QUE AS EMPRESAS E O SINDICATO ESTÃO AJUDANDO A COIBIR AS AÇÕES DOS BANDIDOS.


O Presidente da Urbana Pe falou que, as empresas estão coibindo e ajudando aos clientes a resolver esta falta de segurança instalando câmeras de alta resolução em HD, e com GPS pra instalação do botão de pânico.

Segundo ao comando da Policia Militar a divergências nos números de assaltos a ônibus. Segundo a policia diz que janeiro foi 199 assaltos e já o sindicato dos Rodoviário diz que foi 345, já em fevereiro a policia diz que foi 175  e o sindicato diz que foi 329, nóis sabemos que é ordem do Governador omitir estes números e que tudo que a imprensa diz não passa de boatos, lembramos quê, os meios de comunicação tem o dever de informar os fatos reais e o Governo tenta maquiar e se sair como o que tudo faz, e o que vemos são a população entregue e sem segurança.
Esperamos uma resposta do governador Paulo Câmara e que por favor deixe de ir a tv dizer coisas pra iludir o povo, pois o senhor deve trocar seus assessores que estão no palácio.


fonte: SDS, Sindicato dos Rodoviários e texto Jailson Silva.

terça-feira, 14 de março de 2017

Metrô do Recife vai parar nesta quarta em apoio a greve Geral 15/03/17

O Sindmetro/PE informa que devido à grande mobilização nacional do dia 15 de março contra as reformas da previdência e trabalhista NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE nesta quarta-feira (15) no sindicato.

No Recife, o ato será às 9h, com concentração na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista. Trabalhadores e trabalhadoras dirão porque não aceitam as reformas da previdência e trabalhista, nem os projetos de terceirização em tramitação no Congresso Nacional, que rasgam a CLT e a Constituição.

Fonte : Sindmetro Pe

Corredor Leste Oeste após 1 mês de mudanças nas linhas que deixou de ir ao centro. O povo revoltados e não aprovaram as mudanças.



Passageiros reclamam de mudança nas linhas de ônibus que circulam pela Avenida Caxangá

Usuários do sistema reclamam de ônibus lotados, demora para chegar ao destino e problemas na compra do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

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Há um pouco mais de um mês, oito linhas de ônibus deixaram de ir do subúrbio ao Centro da capital para deixar passageiros na Avenida Caxangá, ao fazer parte da integração temporal da via com o corredor Leste-Oeste do BRT. Para o Grande Recife Consórcio de Transporte, a mudança representa mais comodidade para o passageiro e um ganho no tempo da viagem. Porém, os usuários do sistema reclamam de ônibus lotados, demora para chegar ao destino e problemas na compra do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). (Veja vídeo acima)

Agora, para utilizar o sistema é necessário pagar só a primeira passagem, desde que o embarque no segundo ônibus seja feito em até duas horas depois. Esse pagamento pode ser realizado apenas com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
A empregada doméstica Gilda Gonçalves acredita que era feliz no transporte público do Recife e não sabia. Há 30 dias, o percurso de casa para o trabalho se tornou bem mais cansativo. "Antes eu gastava quarenta minutos para chegar no trabalho. Agora, eu saio de casa às 5h30 para chegar no trabalho às 7h30. E olha que eu vim imprensada na porta do ônibus", conta.
A reclamação mais frequente é exatamente esta: ônibus comuns e BRTs lotados. A dona de casa Irene Galdino não aguentou mais e resolveu trocar o meio de transporte pela disposição. Ela acha mais rápido fazer um trecho do caminho a pé de casa até a Estação Caiara, na Caxangá.
“Venho andando porque, se for esperar o [ônibus] Engenho do Meio, é mais atraso ainda. Gasto 10 minutos caminhando. Se fosse mudando de ônibus, dava quarenta minutos a mais. Preferia antes que era uma viagem só”, diz.
Com a novidade, são oito linhas que sofreram alteração. São elas: Engenho do Meio, Brasilit, Avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Torrões, Roda de Fogo, Monsenhor Fabrício e Barbalho/Detran. Ao todo, a novidade afeta 27 mil passageiros, segundo o Grande Recife Consórcio.
A auxiliar de serviços gerais Conceição Nilo saiu de Chã Grande, na Zona da Mata Sul, para uma consulta no Recife. Para usar o BRT, ela teria que comprar o VEM. Entretanto, quem precisou comprar o cartão nesta segunda-feira (13) encontrou dificuldade em duas das três estações percorridas pela reportagem, pois as máquinas estavam quebradas.
“A gente está na parada há meia hora, uma hora, mas não conseguimos pegar o ônibus se não tiver o cartão. Isso mesmo com dinheiro. Parece que nosso dinheiro não vale mais. A consulta está marcada há quatro meses e é bem provável que eu não consiga ser atendida”, afirma.

Respostas

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) concordou que algumas máquinas de venda do VEM apresentaram falhas no fim de semana. Segundo a Urbana-PE, elas foram consertadas e já estão funcionando. O cartão pode ser carregado nos Terminais de Integração, no posto de atendimento na Rua da Soledade, na área central do Recife, e pela internet.
Já o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que continua acompanhando a mudança e fazendo alterações sempre que necessário. Disse também que o total de BRTs previsto para a integração Avenida Caxangá era de 59 veículos. Depois dos ajustes, há um mês, passou para 66 ônibus. Contudo, não divulgou o que será feito a partir das reclamações.
“O usuário que tem como destino a Avenida Conde da Boa Vista, e que utiliza a linha de BRT 2441 – Av. Caxangá (BR-101)/Centro, contou com ganho de acréscimos de veículos. Antes essa linha operava com 6 e agora conta com 12 ônibus. O desembarque dessa linha, na Avenida Conde da Boa Vista, que é feito em duas estações provisórias de BRT também teve seu horário ampliado, passando de 5h às 9h para 5h às 12h.
Já o passageiro que tem como destino a Avenida Conde da Boa Vista e deseja utilizar linhas convencionais ganhou acréscimos de veículos em duas delas. A 2439 – Av. Caxangá (BR – 101)/Conde da Boa Vista, que antes operava com quatro veículos, foi ampliada para oito carros. E a 2446 – UR-07, que operava com oito ônibus, teve um acréscimo de um veículo, passando a operar com nove”.
O povo pede respostas que solucionem este problema, e o GRCT nada faz pra resolver.
fonte: G1 Pe
Edição Jailson silva

Passageiros fecham Terminal da Macaxeira em protesto contra demora de ônibus no Recife

Passageiros da linha Macaxeira/Parnamirim denunciam atrasos na saída dos coletivos. Grande Recife afirma que demora é causada por engarrafamentos.


Passageiros da linha Macaxeira/Parnamirim fecharam o Terminal da Macaxeira na manhã desta terça-feira (14)
 (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Passageiros de ônibus do terminal da Macaxeira, próximo à BR-101, fecharam a entrada e saída de coletivos no local, na manhã desta terça-feira (14), em protesto contra o atraso nas saídas da linha 520 - Macaxeira/Parnamirim. De acordo com os manifestantes, a demora é constante, causando atrasos no cotidiano de quem precisa utilizar o T.I. para chegar à Zona Norte do Recife.
Os passageiros decidiram impedir a circulação dos coletivos por volta das 8h30. Fotos enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram dezenas de pessoas conversando com policiais militares, que foram acionados para controlar a situação. O terminal foi liberado por volta das 9h. Ainda segundo os manifestantes, a frota do Macaxeira/Parnamirim estaria sendo reduzida nos horários de pico.
A diarista Fernanda Antônia da Silva mora em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e passa pela Macaxeira todos os dias para chegar à Jaqueira, onde trabalha. Segundo ela, o atraso é diário. “Chegou no limite. Os passageiros já tentaram fechar o terminal algumas vezes, mas nunca conseguiram. Hoje, foi demais, estava inviável. Tive que pegar um Uber para chegar ao trabalho”, explicou.
Segundo a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte, atualmente, a linha conta com 18 veículos. Em nota, o consórcio afirma que a demora na circulação dos coletivos se deve aos engarrafamentos constantes em vias como a 17 de Agosto, Rua do Futuro, Rua Amélia e Rosa e Silva, o que impossibilita o trajeto dentro do prazo estabelecido. Especificamente na manhã desta terça-feira (14), a situação piorou, por causa das chuvas da madrugada.
Ainda segundo o Grande Recife, usuários de outras linhas, que estavam dentro do T.I., não concordaram com o movimento dos passageiros da linha 520. O terminal ficou sem operação durante 30 minutos.
fonte: G1 Pe