sexta-feira, 27 de julho de 2018

COMUNICADO - ATENÇÃO BAIRRO DO IPSEP

Poda de árvores no Ipsep altera itinerário de linhas de ônibus
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A Emlurb vai realizar a poda de árvores na Rua Pintor Antônio de Albuquerque, no bairro do Ipsep, neste sábado (28), das 8h às 17h. Para a execução do serviço, a via será interditada no trecho entre a Rua Padre de Lima e Sá até a Rua Professor José Vicente. Por isso, o Grande Recife vai alterar temporariamente o itinerário de linhas que trafegam na localidade.

Confira todas as linhas afetadas e os percursos provisórios:

Linhas: 
106 - Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia
110 - Ibura/Ipsep
214 - UR-02/Ibura (Opcional) 
224 - UR-11 (Opcional) 
  
Sentido Terminal/Ponto de Retorno/Terminal

Desvio de itinerário:...Avenida Dom Hélder Câmara, Avenida Recife, Rua Aldemar de Oliveira, Rua Hélio Brandão, Rua São Silvestre, Rua Professor José Vicente...

A linha 106 - Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia, que trafega duas vezes pela Rua Pintor Antônio de Albuquerque, ainda está programado um desvio, em um segundo trecho, ao sair da Avenida Recife:

Desvio de itinerário:...Avenida Recife,  Rua Aldemar de Oliveira, Rua Hélio Brandão, Rua São Silvestre, Rua São Nicolau, Avenida Dom Hélder Câmara...


Linhas: 120 - Ipsep/Shopping Recife 
121 - Vila da Sudene 

Sentido Terminal/Ponto de Retorno
Desvio de itinerário:
...Avenida Presidente Kennedy, Rua Hélio Brandão, Rua São Silvestre (à esquerda), Rua Professor José Vicente...

Sentido Ponto de Retorno/Terminal
Desvio de itinerário:
...Rua Professor José Vicente, Retorno na interseção com a Rua São Nicolau, Rua Professor José Vicente...


Linha 122 - Vila do Ipsep
 
Sentido Terminal/Ponto de Retorno

Desvio de itinerário:
...Avenida Recife, Rua Aldemar de Oliveira, Rua Hélio Brandão, Rua São Silvestre, Rua Professor José Vicente...

Linhas: 
123 Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 - Vila do Sesi/TI Tancredo Neves 
125 - Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves 
126 - UR-03/TI Tancredo Neves 
132 - UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves 
133 - Três Carneiros/TI Tancredo Neves 
134 - Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves 
135 - UR-10/TI Tancredo Neves 
136 - UR-05/TI Tancredo Neves 
137 - UR-11/TI Tancredo Neves 
138 - Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves 
142 - Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves 
143 - UR-06/TI Tancredo Neves 
144 - UR-04/TI Tancredo Neves 

Desvio de itinerário:
…Avenida Recife,  Rua Aldemar de Oliveira, Rua Hélio Brandão, Rua São Silvestre, Rua Professor José Vicente, Rua São Nicolau, Avenida Dom Hélder Câmara...

Linha  211 - Vila Tamandaré

Sentido Ponto de Retorno/Terminal

Desvio de itinerário:
...Avenida Recife, Avenida Dom Hélder Câmara, Avenida Recife...

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REFORMA DA SEGUNDA PERIMETRAL COMEÇA NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 30

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A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) dá início na segunda-feira (30) às obras de requalificação da Segunda Perimetral, que liga o bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, até o limite com Olinda, na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos. A via corta os bairros de Afogados, Madalena, Torre, Parnamirim, Arruda, Água Fria, Fundão  Cajueiro, totalizando 20,4 km de extensão.
A reforma inclui drenagem, recuperação de calçadas, pavimentação e implantação de ciclofaixas. De acordo com a URB, o objetivo da intervenção é melhorar a mobilidade e acessibilidade para os pedestres, ciclistas e usuários de transporte público. Os custo total está orçado em aproximadamente R$ 250 milhões.
Segundo a URB, a intervenção prioriza os modais mais usados na cidade. “Mais de 70% da população do Recife se desloca a pé, de bicicleta ou de transporte público. Então a gente também precisa tratar da acessibilidade”, pontua o presidente da URB, João Alberto Faria.
Obra inicia na próxima segunda-feira (30). Foto: TV Clube/Reprodução
Obra inicia na próxima segunda-feira (30). Foto: TV Clube/Reprodução
Por conta da extensão da avenida, a obra foi dividida em quatro trechos. O primeiro a ser requalificado será o cruzamento da Abdias de Carvalho com a Estrada dos Remédios, até a ponte Governador Cordeiro de Farias. A ponte do Parnamirim, com o  retorno da rua José Bonifácio, Real da Torre e João Ivo da Silva até a Abdias de Carvalho também fazem parte do primeiro trecho.
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Serão 5,1 km recapeados, com 10 km de calçadas e 11 pontos de ônibus reformados. Também está prevista a implantação de iluminação de LED e 1,4 km de ciclofaixas nas vias secundárias. “Essas ciclofaixas foram previamente planejadas e elas partem do mesmo princípio da rede ciclável. Ou seja, vamos expandir a rede já existente e fazer a ligação entre os bairros”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU. A primeira fase das obras deve ser finalizada em 18 meses.
FONTE: OP9/ divulgação : CTTU/Sec das Cidades/ URB

quarta-feira, 25 de julho de 2018

COMUNICADO - ATENÇÃO RIO DOCE / PAULISTA

Obra provoca mudanças na circulação do trânsito em Rio Doce

Uma obra da Compesa vai interditar parcialmente parte da Av. Frederico Lundgren, em Rio Doce. O bloqueio acontecerá a partir desta quarta-feira (26), com previsão de término no sábado (28). Nestes dias, vai acontecer um esquema de Pare e Siga, podendo causar alterações nos horários das viagens de ônibus.

Confira abaixo as linhas que trafegam pelo local:

Linhas:

881 - TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
884 – Jardim Brasil/Rio Doce
885 – Sítio Novo/Rio Doce
886 – Ouro Preto/Rio Doce
910 – Piedade/Rio Doce
1907 – Paulista/Rio Doce
1960 – Maria Farinha/Casa Caiada
1973 – Casa Caiada
1981 - TI Rio Doce (Conde da Boa Vista)
1983 - TI Rio Doce (Princesa Isabel)
1986 - TI Rio Doce / TI PE-15
1987 - TI Rio Doce (Príncipe)
1996 – Arthur Lundgren/Rio Doce (Paratibe)
2920 – Rio Doce/CDU
2930 – Rio Doce/Dois Irmãos.

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COMEMORAÇÃO EM DOSE DUPLA - PARABÉNS RODOVIÁRIOS E AOS BUSÓLOGOS POR ESTA DATA TÃO IMPORTANTE

O BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PERNAMBUCO DESEJA A TODOS AMIGOS QUE JUNTOS E MISTURADOS FAREMOS NOSSO HOBBY SER VISTO COM MAS ALEGRIA E AMIZADE ENTRE MOTORISTAS E BUSÓLOGOS SEMPRE.


ATENÇÃO SÃO LOURENÇO - INTERDIÇÃO E VIAS E MUDANÇAS DE LINHAS EM SEUS PERCURSOS

Festa de Padroeiro muda itinerário de ônibus em São Lourenço da Mata

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A Rua Pedro Augusto Correia de Araújo foi interditada pela Prefeitura de São Lourenço da Mata para as festividades do padroeiro da cidade. Por isso, até o dia 12 de agosto, o Grande Recife muda o itinerário de nove linhas de ônibus que passam pela região. Veja abaixo quais são estas linhas e o itinerário neste período:

418 - Tiúma/Camaragibe (VPP)
2402 - Parque Capibaribe/Caxangá
2410 - Parque Capibaribe/TI TIP
2419 - Matriz da Luz/TI Camaragibe
2420 - Muribara/TI Camaragibe
2457 - São Lourenço (Bacurau)
2491 - São Lourenço/TI Camaragibe
2492 - Parque Capibaribe/TI Camaragibe
2493 - Tiúma/TI Camaragibe

...Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005), Rua Doutor Luiz Correia de Araújo, Rua Pedro Augusto Correia de Araújo, Rua Almirante Tamandaré, Rua Miguel Labanca, Avenida Doutor Francisco Correia (PE-005)...

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segunda-feira, 23 de julho de 2018

COMUNICADO - RIO DOCE/ JD BRASIL/SITIO NOVO

Duas linhas têm itinerário modificado temporariamente em Rio Doce
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foto: ilustrativa

Um problema no sistema viário na Avenida Asa Branca, em Rio Doce - Olinda, tem causado prejuízos no tempo de viagem das linhas 884 - Jardim Brasil/Rio Doce e 885 - Sítio Novo/Rio Doce. Por isso, os ônibus passam a fazer um itinerário alternativo até que a situação seja resolvida. O Consórcio já encaminhou ofício à Prefeitura de Olinda solicitando a manutenção da via.

Confira, abaixo, a mudança temporária no percurso das linhas:

884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce

...Avenida Brasil, Avenida das Garças...

Fonte: GRCT - Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

No Ultimo Sábado 22/07/18 - Mudança de trânsito no bairro das Graças altera itinerário de quatro linhas

Um trecho da Rua do Futuro, entre a Rua Professor Fleming e Rua Padre Roma, passa a ser mão única, no sentido Jaqueira/Parnamirim, a partir deste sábado (21). Com a mudança, quatro linhas de ônibus que passam pelo local terão seus itinerários modificados pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. Confira, abaixo, quais são estas linhas e seus novos percursos, no bairro das Graças.

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foto: Ilustrativa/arquivo Blog

520 - Macaxeira/Parnamirim (sentido Macaxeira/Parnamirim)
532 - Casa Amarela (Cabugá) (sentido Subúrbio / Cidade)

...Rua Padre Roma, Rua Muniz Tavares, Praça Professor Fleming, Rua Professor Fleming, Rua do Futuro...

330 - Casa Amarela/CDU (sentido CDU/Casa Amarela)
680 - Vasco da Gama/Afogados (sentido Afogados/Vasco da Gama)

...Rua Padre Roma, Rua Muniz Tavares, Praça Professor Fleming, Rua Professor Fleming, Rua do Futuro, Rua Simão Mendes, Avenida Conselheiro Rosa e Silva...

Com a mudança, a parada nº 100147, localizada na Rua do Futuro, no trecho que se tornará mão única, será antecipada em 100 metros e ficará agora na calçada do Parque da Jaqueira.


fonte: GRCT - Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

domingo, 22 de julho de 2018

MOBILIDADE - TI IV PERIMETRAL COM 90% JÁ CONCLUÍDOS E NÃO TEM UMA DEFINIÇÃO, SEGUINDO MÊS A MÊS E OS PRAZOS NUNCA SE SEGUE NESTE ESTADO

Jaílson Silva( Blogueiro)

Segundo a Plena a entrega ainda segue para fim de Julho , mas o que se ve hoje é um terminal se arrastando e os prazos se vencendo e a obra hoje com 90% concluída e o que falta esta levando uma eternidade.
Pelas fotos nota-se que o terminal passou por uma faxina e os entulhos da construção foi totamente removido e as plataformas já se encontra com iluminacão instalada e as telhas também.
A rua lateral é o grande intrave desta obra , e a placa anuncia que em 120 dias estará calçada, porem já se passou 90 dias e nada do calçamento,mas os moradores que protestaram mês passado foram incluidos no novo calçamento e agora é só aguardar a sua conclução.
Com o terminal todo limpo de restos de contrução, mostra mas detalhes de como será seu funcionamento e o GRCT ainda mantém sua inauguração em Setembro de 2018.
Já a Mobibrasil se movimenta para trazer novos veiculos para a linha 2490 e assim os BRTs da mesma sejam aproveitados no TI IV Perimetral. 




FOTOS TIRADAS NESTE SABADO DIA 21/07 POR ZECA SANTA CRUZ( Cortesia ao Blog Grande Recife Mobilidade Pe) 
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)

FAÇA SUA INSCRIÇÃO E PARTICIPE E CONCORRA A PRÊMIOS.
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sexta-feira, 20 de julho de 2018

COMUNICADO - MUDANÇAS EM JOANA BEZERRA

Três linhas de ônibus mudam o itinerário no bairro de Joana Bezerra


O Grande Recife modifica, a partir deste sábado (21), o itinerário de três linhas que passam pelo bairro de Joana Bezerra. A alteração atende uma solicitação dos moradores da localidade e acontece aos sábados e domingos, nas linhas 510 – Nova Descoberta/Derby, 630 – Vasco da Gama/Derby e 718 – Córrego do Euclides/Derby. Confira, abaixo, o novo itinerário para estes dias, sempre a partir das 20h.

...Estação de Metrô Joana Bezerra, Avenida Central, contorno Posto de Saúde São José do Coque, Rua Conceição de Macabu, Rua Jaraguari, contorno Academia da Cidade, Avenida Beira Rio, acesso à Ponte José de Barros Lima, ponte José de Barros Lima, Avenida Governador Agamenon Magalhães...

Com a mudança, estas três linhas de ônibus deixam de atender à parada de nº 180462, localizada na Avenida Agostinho Gomes, lado oposto à da Associação de Apoio às Crianças com Deficiência – AACD.

As opções para os usuários são as paradas nº 180173, em frente à Estação Joana Bezerra; nº 180381, na Avenida Beira Rio, lado oposto à frente do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano; enº 180383, que fica na via de acesso à Ponte José de Barros Lima, lado aposto à lateral do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano.

Fonte: GRCT

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MOBILIDADE - DINHEIRO PÚBLICO TRATADO COM DESCASO PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO


Tudo pronto, mas sistema de informação dos ônibus não entra em operação no Grande Recife

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Monitores sem informação para o passageiro podem ser vistos em várias estações de BRT. A espera pelo Simop é longa. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Saber o horário de chegada e partida dos ônibus, seja nos smartphones, em monitores instalados nos terminais integrados ou nas estações de BRT, já deveria ser algo comum para a maior parte dos 1,8 milhão de passageiros que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife. Mas não é, embora o governo de Pernambuco tenha prometido implantar, desde 2014, um eficiente projeto de informação em tempo real e controle operacional do setor, batizado de Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop). Em resumo, seria os olhos do poder público sobre o serviço prestado pelas empresas de ônibus. Os anos passaram, o investimento no projeto já alcançou a quantia de R$ 22 milhões – mais da metade do valor previsto no contrato – e toda a infraestrutura tecnológica ficou pronta, inclusive a construção de uma Central de Monitoramento da Operação (CMO). Mas até hoje o projeto não começou a funcionar.

A promessa do governo era de que aconteceria uma mudança da água para o vinho. Não só para o passageiro, mas principalmente para a transparência da gestão do transporte. Sob a ótica do usuário do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR), ele contaria não só com um aplicativo, mas também com um site e informações precisas dos ônibus em monitores espalhados nos terminais e nas estações dos Corredores de BRT Leste-Oeste e Norte-Sul. O projeto-piloto deveria estar funcionando desde outubro de 2015. Um tentativa foi feita, pontualmente, na Estação Guararapes do BRT, mas pouco tempo depois apresentou falhas e deixou de funcionar. polêmica do Simop, aliás, é antiga. Depois de problemas técnicos, ainda em 2013, o então governador Eduardo Campos fez uma nova licitação e a escolhida foi a espanhola Etra, uma multinacional reconhecida pela atuação na área de tecnologia de transporte e por ser a responsável pelo sistema de informação do Transmilenio, corredor de BRT colombiano que até hoje faz sucesso no setor. O contrato com a Etra tinha custo de até R$ 40 milhões e prazo de cinco anos – vence em janeiro de 2019. As informações são de que toda a infraestrutura necessária para operar o Simop está pronta desde o ano passado. A frota de ônibus da RMR – três mil coletivos – já está totalmente equipada com a tecnologia embarcada e o app e o site foram concluídos. A Central de Monitoramento da Operação funciona há dois anos e meio na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), no Centro do Recife, mas sem que a imprensa ou a população tenham acesso.


A demora do governo em iniciar a operação do Simop, inclusive, vai resultar num questionamento judicial em breve. Entidades da sociedade civil – organizadas pela Frente de Luta pelo Transporte Público – estão fundamentando uma ação civil pública para dar entrada na Justiça. “Esta tudo pronto. O governo não coloca em operação porque não quer. Agora, quais as razões para ele não querer é que é a questão. É importante destacar que, além do gasto de muitos recursos públicos e de ser importante para oferecer um pouco mais de qualidade ao serviço de transporte à população, o Simop é fundamental para dar transparência à operação do setor. Será através dele que o governo do Estado poderá conferir a operação na hora de fazer a remuneração das operadoras. É um sistema que poderá reduzir o custo de operação e os subsídios dados ao setor, que têm impacto direto no preço das passagens”, critica o advogado Pedro Joseph, que integra a Frente de Luta pelo Transporte Público e está à frente da futura ação. Já há, inclusive, uma resolução criada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) (004/2018) que obriga as empresas de ônibus a se adequarem e a utilizarem o Simop.
¨O governo do Estado quer muito e vai colocar o Simop para operar em breve. Trabalhamos para que isso aconteça até o fim deste ano. De fato, estamos com toda a infraestrutura pronta, mas há 90 dias iniciamos o processo de revisão e checagem das informações”,
Fernando Guedes, do GRCT
Fernando Guedes, diretor de tecnologia do GRCT e o homem por trás da implantação do Simop, reconhece a demora no processo e admite que houve atropelos, mas garante que até o fim do ano o sistema estará em operação. Começará com a empresa de ônibus Globo (que vem sendo o piloto desde o início da implantação) e os consórcios MobiBrasil e Conorte, operadores dos sistemas de BRT. Mas em pouco tempo será ampliado para todo o sistema e as 19 empresas de ônibus.
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Demora foi tanta que até os monitores instalados nos terminais integrados foram retirados pelo GRCT.
“O governo do Estado quer muito e vai colocar o Simop para operar em breve. Trabalhamos para que isso aconteça até o fim deste ano. De fato, estamos com toda a infraestrutura pronta, mas há 90 dias iniciamos o processo de revisão e checagem das informações. Temos que checar os dados de georreferenciamento porque são mais de 6 mil pontos de parada. Temos que minimizar ao máximo as falhas e erros. Estamos vencendo essa etapa e vamos lançá-lo para a população. Não há, de forma alguma, omissão por parte do poder público em relação ao Simop”, garantiu o diretor. É esperar para ver.

FONTE : DE OLHO NO TRANSITO COM ROBERTA SOARES