terça-feira, 19 de junho de 2012

O Grande Recife Consórcio de Transporte está promovendo no Terminal Integrado de Passageiros Aeroporto, situado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, uma campanha educativa com a turma do Programa Educa Transporte. A campanha tem a finalidade de informar e orientar os usuários do sistema de transporte coletivo sobre as questões que diz respeito as filas e às prioridades, preservação do bem público e outros temas ligados à cidadania. Rapazes e moças vestidos com roupas coloridas e chamativas, orientam e ajudam os passageiros em tom alegre e brincalhão, especialmente os idosos, crianças e deficientes. Texto e fotos da Turma do Programa Educa Transporte: Maria Helena do Nascimento//Cidadã repórter

segunda-feira, 18 de junho de 2012

COPA 2014 Mobilidade no Recife: muitos projetos, só um em execução Obras iniciadas, só as do terminal de metrô Cosme e Damião; corredores estão muito atrasados Ônibus e metrô lotados, engarrafamentos e uma explosão de veículos nas ruas. A infraestrutura viária da região metropolitana do Recife não acompanhou o crescimento da cidade. Sem vazão para o grande número de automóveis e motos, e com o transporte público não atendendo com qualidade à população, a conclusão é que se fosse hoje, Recife não suportaria realizar um grande evento como a Copa do Mundo. Para mudar este cenário até 2014, as obras de mobilidade urbana previstas precisam ser agilizadas, e o sinal de alerta já acendeu: de todos os projetos integrantes da Matriz de Responsabilidades, apenas um saiu do papel, o Terminal Cosme e Damião de metrô. Com obras iniciadas em janeiro deste ano, o Cosme e Damião conta com investimento de R$ 15,8 milhões do governo do estado. Ele vai facilitar o acesso à Cidade da Copa e terá capacidade para receber 40 mil passageiros por dia. Já as obras do Corredor Via Mangue, primeira via expressa do Recife, com 4,5 km de extensão, deveriam ter sido iniciadas em julho passado. Mas a licitação sofreu atrasos, e os envelopes com as propostas das empresas habilitadas só foram abertos no dia 23 de março. As propostas agora estão sendo analisadas pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), que escolherá o vencedor. O corredor ligará a ponte Paulo Guerra, no bairro do Pina, à avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem. Ações de saneamento, urbanização e habitação estão incluídas no projeto, a cargo da prefeitura do Recife. Outra obra muito atrasada é o Corredor Norte-Sul. Pelo cronograma original, ela deveria ter começado em abril do ano passado. Com 15 km de extensão, o Norte-Sul passará por seis municípios da RMR, saindo de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. A obra ainda não foi licitada, como também não o foi a dos corredores Leste-Oeste e da Avenida Norte. A Secretaria das Cidades esclarece que a licitação só será lançada depois de feita a escolha do modal, ou seja, o tipo de sistema de transporte que será utilizado nos corredores de transporte do Recife. BRT ou monotrilho? A escolha do modal para os corredores é um assunto polêmico, inclusive para o meio técnico. Alguns especialistas apontam o BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema mais adequado para o Recife, e ele já consta inclusive na Matriz de Responsabilidades. Mas, na opinião do vice-presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia Regional Pernambuco (Sinaenco-PE), Ilo Leite, o monotrilho seria a melhor solução. Segundo ele, o volume de passageiros transportados pelo BRT é limitado: “O BRT não dá conta do tamanho de problema que temos na cidade. A longo prazo, não seria eficiente”, argumenta. Para o diretor do Sinaenco, o importante é que as obras sejam planejadas “de olho no futuro, e não apenas para resolver demandas imediatas”. “A RMR deve ser vista com o olhar do amanhã. Não podemos continuar planejando o país olhando para os pés; temos que nos voltar para a frente”, alerta o especialista. O Grande Recife Consórcio, órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), opera com 382 linhas de ônibus e duas de metrô. No total, dois milhões de passageiros por dia são transportados pelo modelo, que divide-se em sistema complementar e sistema estrutural integrado. O primeiro utiliza veículos convencionais e microônibus, e o integrado opera com linhas de ônibus e metrô. Há diversas alternativas de deslocamento, com integração em terminais fechados e pagamento de tarifa única. Hoje, 13 terminais do sistema estrutural integrado estão em funcionamento e, até o final de 2011, informa o órgão gestor, sete novos terminais serão construídos e dois ampliados. Obras complementares A principal via de acesso até a Arena Pernambuco, a BR-408, está sendo duplicada pelo governo do estado. Com 60% da obra já concluída, e investimento total de R$ 120 milhões, a obra compreende 19,7 km de extensão, entre Carpina, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. A previsão de finalização é dezembro de 2011. Para facilitar o acesso ao estádio, serão erguidos também dois viadutos, de 2 km, entre Jaboatão e São Lourenço da Mata, ao custo de R$ 22 milhões. A obra está em fase final de licitação e o prazo de execução é de dez meses. Principal acesso ao pólo turístico no litoral sul de Pernambuco, a Estrada da Batalha, na PE-008 (Jaboatão dos Guararapes), será duplicada em 6 km, com investimentos de R$ 160 milhões. A obra inclui ainda dois novos viadutos e um túnel, além de um centro cultural e uma grande área urbanizada na região. Um dos viadutos está pronto, e o outro sendo finalizado. Mais da metade das obras do túnel foram feitas e falta concluir a duplicação no trecho entre os dois viadutos. Em maio próximo, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, prometeu apresentar ao governador Eduardo Campos um novo projeto de melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana do Recife. O projeto Contorno do Recife prevê a requalificação do trecho urbano da BR-101, de Cabo de Santo Agostinho até Igarassu, e a construção de um corredor inteligente de ônibus, que será interligado a vários corredores viários, como o Binário de Cajueiro Seco, avenidas Abdias de Carvalho, Caxangá e Norte. O orçamento inicial da obra é de R$ 400 milhões. Obras e prazos previstos na Matriz de Responsabilidade Obra Início obras Conclusão Corredor Caxangá (Leste/Oeste) Out 2010 Mai 2013 BRT Norte-Sul (Igarassu/Centro) Abr 2010 Out 2012 BRT Leste-Oeste (Ramal Cidade da Copa) Abr 2011 Abr 2013 Corredor Via Mangue Jul 2010 Jul 2013 Metrô Terminal Cosme e Damião Jan 2011 Jul 2012 Fonte: Ministério do Esporte/Matriz de Responsabilidade

domingo, 17 de junho de 2012

OS CAMINHOS DA AGAMENON

Há quarenta anos nascia a principal via urbana do Recife. São sete mil metros estratégicos para ligar os diversos pontos da cidade. Ao inaugurar a primeira perimetral da capital pernambucana, o então prefeito Geraldo Magalhães queria deixar um marco de modernidade para a cidade. E deixou. A avenida se prepara para passar pela maior transformação desde que foi criada e passará a integrar o principal corredor de transporte urbano da Região Metropolitana:o Norte/Sul. O Diario conta a história da avenida e mostra as intervenções pensadas para ela na década de 1970. Uma séria de reportagens revelará os caminhos que fazem da Agamenon o que ela é hoje e a sua importância dentro do corredor de tráfego. A avenida está prestes a receber quatro viadutos que irão mudar a concepção da circulação. A intervenção está longe de ser uma unanimidade, mas em um ponto todos concordam: a velocidade na via irá aumentar até que a frota de veículos permita e a qualidade do serviço do transporte público seja capaz de atrair usuários do carro. As reportagens irão também abordar o olhar do motorista, do pedestre, do ciclista e do morador. Clique aqui no Hot site - http://www.old.diariodepernambuco.com.br/hotsite/2012/agamenon/ Tags: avenida agamenon magalhães, corredor norte/sul, história, hot site, Tânia Passos, viadutos Postado em Fórum Permanente, Trânsito, Transporte público | Nenhum Comentário » Experiência americana de mobilidade em discussão no Brasil segunda-feira, 11 de junho, 2012 Os Estados Unidos não são o maior exemplo de mobilidade urbana. Esse emaranhado de viadutos, por exemplo, fica em Los Angeles, mas eles estão tentando encontrar o caminho da mobilidade. Na reportagem abaixo, um seminário irá discutir as experiências norte-americana das estratégias de mobilidade para as regiões metropolitanas, inclusive Los Angeles. Espero que não sejam mais viadutos. Acompanhe a reportagem: A Comissão de Desenvolvimento Urbano realizará nesta quarta-feira (13) o Seminário Internacional Brasil/Estados Unidos sobre o tema “Transporte Público nas Regiões Metropolitanas: Planejamento, Governança e Financiamento”. A experiência norte-americana será apresentada pelo diretor-executivo de Ações Estratégicas da Autoridade Metropolitana de Transportes de Los Angeles, Robin Blair; pelo vice-presidente da empresa TranSystems Planejamento, Irving Taylor; pelo professor e pesquisador da Universidade Estadual de Portland (Oregon), Gil Kelley; pelo secretário-executivo da Autoridade de Transportes do estado de Maryland, Harold Bartlett; e pelo diretor de Programas Internacionais da Associação Americana de Planejamento, Jeff Soule. O governo brasileiro será representado pelo secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Julio Eduardo dos Santos. Pelo lado brasileiro, também participarão do seminário o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Aílton Brasiliense; e o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre. Durante o seminário, o deputado Walter Feldman (PSDB-SP) apresentará o Projeto de Lei 3460/04, de sua autoria, que cria o Estatuto da Metrópole. O relator da proposta, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), participará da discussão. O seminário será realizado às 9 horas, no Plenário 2. Da Redação/WS (Via Agência Câmara)
EU DIRIGINDO UM O-500 R
Curitiba estará na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, defendendo políticas públicas efetivas de sustentabilidade urbana e ambiental. “O respeito ao meio ambiente é uma das marcas registradas de Curitiba. E isso é algo que pode ser percebido nas pequenas atitudes de cada morador. Ao poder público cabe inovar sempre em favor da cidade e dos seus habitantes”, afirma o prefeito Luciano Ducci, que nesta quinta apresentará o ônibus Hibribus, às 11h30, no Parque dos Atletas. O ônibus ficará no estande da cidade durante toda a Rio+20. O Hibribus é uma inovação da cidade voltada à sustentabilidade e mobilidade urbana. Movido a biodiesel e eletricidade, o novo ônibus é o mais silencioso e o que oferece o maior ganho ambiental do mercado. Cada cidadão que mora em Curitiba conta hoje com 64,5 metros quadrados de área verde, distribuída nos parques e bosques públicos e nas áreas particulares, além das 300 mil árvores nas ruas da cidade. Espaços de conservação, convívio e lazer, os parques guardam parte da memória e história da cidade, além de abrigarem fragmentos da vegetação nativa. Outra alternativa pra conservação é o incentivo fiscal dado aos proprietários de áreas verdes para transformá-las em Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal. A propriedade continua privada, mas o benefício se torna público. Números apontam que o conjunto atual de áreas verdes de Curitiba retira da atmosfera nada menos que 168 toneladas de dióxido de carbono por hectare. Fonte: Bem Paraná

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Trens do metrô do Recife se chocam na estação Coqueiral Publicada: 15/06/2012 13:15| Atualizada: 15/06/2012 11:22 Uol Dois trens do Metrô do Recife se chocaram por volta das 8h desta sexta (15) na estação Coqueiral, na Zona Oeste da capital pernambucana. Vidros foram quebrados e os passageiros ficaram assustados. Não houve morte. De acordo com Augusto Lima, inspetor da Polícia Ferroviária Federal, de 15 a 20 pessoas ficaram levemente feridas. Já o Corpo de Bombeiros, socorreu apenas três. A colisão entre trens foi a primeira desde que foi iniciada a operação do MetroRec, há 27 anos. Em período de não-greve cerca de 280 mil passageiros circulam por essa linha Centro-Sul. De acordo com a passageira Ítala Alves, que estava no último vagão do trem que seguia de Camaragibe para o Recife, a informação que foi passada aos passageiros foi de que um trem estava ocupando a estação de Tejipió e, por isso, o trem em que ela se encontrava na estação Coqueiral precisou esperar que a próxima estação fosse liberada. Nesse tempo de espera, um outro trem se aproximou e aconteceu a colisão. Segundo a passageira, as pessoas começaram a dizer "Vai bater, vai bater" e houve o choque. "Depois do choque, muitas pessoas começaram a andar sobre os trilhos, mas foram retiradas pela polícia", conta a passageira. Os feridos foram socorridos e a Polícia Ferroviária Federal já amenizou a situação. De acordo com a assessoria de imprensa da Metrorec, o maquinista do trem que seguia sentido subúrbio-cidade parou na plataforma de Coqueiral para socorrer um usuário que passava mal. Nessa parada, o trem que vinha atrás promoveu "um acoplamento indevido". A assessoria de imprensa do Metrô anteriormente havia informado outra versão sobre o fato. Um trem havia quebrado quando estava parado na plataforma da Estação Coqueira, e um segundo veículo seguiu para o local para engatar no trem quebrado e passar energia para o metrô com problemas. Na hora do engate, teria havido um barulho e um pequeno impacto, que assustou os passageiros que estavam na composição. Ainda de acordo com a assessoria, o impacto não foi forte. Essa versão foi posteriormente pela Metrorec. Os trens já foram retirados da estação e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizará perícia para investigar o ocorrido. O metrô volta a operar normalmente às 16h30.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Os usuários de ônibus da região metropolitana do Recife começam a ficar preocupados devido aos fortes boatos de uma nova greve de ônibus, aonde se vai tem pessoas comentando se vai haver greve e até quando ela começa. O fato pelos bastidores é as negociações não estão avançando e que uma paralisação vai mesmo acontecer. As conversas são muitas por parte mesmos dos motoristas que são informados de diversas formas. A categoria pede 6% de aumento e em 2011 conseguiu 9%. O salário do motorista passou de R$ 1.280 para R$ 1.395, do cobrador de R$ 590 para R$ 645 e do fiscal de R$ 825 para R$ 903. Também existem informações que os motoristas querem um Salário de R$ 2 mil reais e o cobrador de R$ 1,2 mil reais, porém tudo está sendo negociado e que o bom censo prevaleça para que muitos usuários não saiam prejudicados. Do outro estão os empresários de ônibus, que não abrem facilmente, principalmente depois da era Eduardo Campos, que atrelou os reajustes da passagem ao IPCA. Ou seja, a tarifa não sobe mais baseada na planilha de custo do sistema de transporte (despesas com pneus, diesel e folha de pagamento, entre outras coisas), apenas pelo percentual do IPCA, que segundo o empresariado e alguns técnicos do setor, não cobre os custos. Como a receita com as passagens não se equipara aos gastos do sistema, um déficit vai sendo gerado. E, como o governo do Estado não banca essa diferença, a consequência para diminuir os custos é reduzir o serviço. Esse resultado é facilmente percebido na lotação dos ônibus, especialmente nas linhas que saem dos terminais integrados do SEI, ou seja, da periferia, onde estão aqueles que mais dependem do transporte público. Hoje cerca de 3 mil ônibus circulam pelo sistema de transporte, transportando cerca de 2,1 milhões de pessoas por dia. No ano passado a greve durou cerca de 05 dias e as empresas colocaram seus planos de emergência com motoristas que estavam no quadro de reserva, onde aliviou a paralisação. Blog Meu Transporte e NE10
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Após a assembleia realizada às 18h, nesta quarta-feira (13), na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, Centro do Recife, os metroviários decidiram que a greve será de 100%, parando totalmente o fluxo de trens nos metrôs do Recife. A greve que completa um mês hoje, estava em funcionamento da seguinte maneira: dás 5h às 8h30 e das 16h30 às 20h, nesse intervelo de tempo, as estações estavam se mantendo fechadas. Nos sábados funcionavam das 5h às 13h, e aos domingos, as estações permanecem fechadas. “A população se acomodou com a greve e isso prejudicou o movimento”, declarou o Presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro – PE), Lenival Oliveira, que se reuniu nesta ultima terça-feira (12), com a direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), onde foram apresentados um aumento de 2%, proposta abaixo da reivindicação dos funcionários que um reajuste de 5, 13%, além de plano de saúde nacional, gratificação proporcional ao número de passageiros transportados, adicional noturno de 50% e melhores condições de trabalho. “Entramos nessa greve como marionetes da empresa, estamos a favor dela independente do cargo que ocupamos”, afirmou Sávio Delume, advogado do Sindmetro – PE que está à frente da causa. A greve vai continuar, e de acordo com a coordenação do Sindmetro– PE, assembleias diárias vão acontecer a partir desta sexta-feira (15) às 18h. “Vamos continuar com o movimento, mas se em Brasília não resolver nada a partir de sábado os pilotos vão parar os trens”, enfatizou José Carlos Temporal, diretor da pasta dos aposentados do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro – PE). Fonte: Leia Já

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Diario de Pernambuco Por Tânia Passos Uma pesquisa nos arquivos do Diario trouxe-nos à tona o que se pensava sobre a Avenida Agamenon Magalhães na década de 1970. Há mais de 40 anos, a solução apontada por arquitetos e urbanistas para acabar com os pontos de conflitos na via eram os viadutos. Hoje, não há mais unanimidade. Até quem defendeu a construção de elevados tem dúvidas. Na edição de hoje, fazemos um resgate das ideias do passado e mostramos o que elas podem significar para o futuro da primeira perimetral da cidade. No início da década de 1970, o Recife tinha uma frota de cerca de 50 mil veículos. Já naquela época, havia uma preocupação com pontos críticos da Avenida Agamenon Magalhães. No governo de Geraldo Magalhães foram projetadas soluções de tráfego nas imediações da antiga fábrica Tacaruna e nos cruzamentos da Rua Odorico Mendes, da Avenida Norte, da Avenida João de Barros, da Rua do Paissandu e do Parque Amorim. O então prefeito, que comandou a abertura da avenida, cujas obras tiveram continuidade nos governos seguintes, chegou a deixar uma maquete com a previsão de construção de sete viadutos e a ponte da Ilha Joana Bezerra. Em nossa pesquisa, encontramos registros jornalísticos e relatos como o do arquiteto e assessor de planejamento do governo Geraldo Magalhães, Waldecy Fernandes Pinto, que participou das soluções viárias para acabar com os engarrafamentos. Hoje, a nossa frota é 10 vezes maior, mas as ideias do passado estão sendo resgatadas com o objetivo de resolver conflitos viários e aumentar a velocidade da via. No governo de Geraldo Magalhães estavam previstos sete viadutos e mais o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra. Dos sete previstos, foram erguidos quatro: o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra e os viadutos Capitão Temudo, Avenida Norte e João de Barros. Na época, já se desenhava a construção dos elevados da Paissandu, Parque Amorim e Odorico Mendes, além de outro na altura da fábrica Tacaruna. Quatro décadas depois, os viadutos ressurgem para acabar com os conflitos em quatro cruzamentos. O cruzamento da Odorico Mendes, que até hoje é problemático, ficou de fora. Dessa vez, foram incluídos os cruzamentos do Parque Amorim, Paissandu, Rui Barbosa e Bandeira Filho. De acordo com o historiador Luís Manuel Domingues, que abordou as obras viárias da Agamenon na sua tese de doutorado, foi a partir de Geraldo Magalhães que se elaborou um plano urbanístico para a via, contendo jardins, áreas de parqueamento e outras destinadas à instalação de equipamentos urbanos como área de lazer, esportes e postos de combustíveis. “Todo o conjunto de obras estava previsto para ser executado ao longo da década de 1970, durante a gestão de três prefeitos”, relatou o historiador. Uma avenida expressa com ares de modernidade. Era assim que o prefeito Geraldo Magalhães queria que seu legado fosse lembrado. A via, no entanto, tem hoje trechos com velocidade média de 5 km/h no rush, como o cruzamento da Rua do Paissandu. Ao final da década de 1970, a Agamenon estava praticamente concluída, no governo do prefeito Antônio Farias (1975 a 1979), que construiu o elevado do Cabanga e a segunda ponte sobre o Rio Pina. Coube ao prefeito Augusto Lucena fazer a abertura, a pavimentação e alargamento até o Derby, além do viaduto da Avenida Norte. De acordo com o historiador, o objetivo principal era dotar a cidade de um sistema viário capaz de viabilizar o fluxo nos diversos sentidos e evitar retenções. Hoje sabe-se que o alargamento de vias e construção de elevados, somente, não resolvem os deslocamentos a longo prazo. Tags: avenida agamenon magalhães, futuro, mobilidade, passado, Tânia Passos, viadutos
A área sul da Região Metropolitana do Recife está prestes a ter uma mudança radical no sistema de transporte coletivo, pois já se encontram prontos os terminais integrados de Cajueiro Seco e Tancredo Neves que juntos esperam atender a mais de 100 mil usuários por dia. Os novos terminais estão dentro das normas de acessibilidade, elevadores, escadas rolantes dupla, bicicletários e estacionamentos para carros. Terminal de Cajueiro Seco Este terminal que fica em Jaboatão dos Guararapes, receberá 11 linhas de ônibus das quais a maior parte vem da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, estas linhas deixarão de ir ao centro do Recife possibilitando para muitos outras formas de deslocamento, como o Metrô, por exemplo, que também será integrado a este terminal. Cerca de 80% das linhas serão integradas com tarifa A, ou seja, existem algumas linhas que hoje operam com a tarifa B (R$ 3,10) e que terão suas tarifas reduzidas para o anel A (R$ 2,15), ou 44% a menos. Uma das grandes vitórias ficou pela luta da comunidade do Conj. Marcos Freire, na qual sua integração vai possibilitar a redução da tarifa de ônibus e conseqüentemente mais pessoas poderão aderir aos ônibus na comunidade. Este terminal terá 03 linhas inter-terminais, que ligará o T.I de Cajueiro aos Terminais do Cabo, Barro e Afogados. Isso sem falar que é neste terminal que será integrado o Corredor da BR-101 que receberá uma linha vinda de Igarassu, através do Corredor de ônibus da BR-101. Abaixo as Linhas que atenderão a este terminal nos próximos dias. Tancredo Neves Previsto para ser inaugurado no começo do ano, este terminal é um dos mais problemáticos para entrar em operação, pois as comunidade do Ibura não aceitam a forma de implantação deste terminal, os maiores problemas são a falta de reuniões conjuntas com o GRCT, CTTU e METROREC, orgãos envolvidos mais que diretamente para implantação deste terminal, em relação a CTTU, sistema viário precário e sem prioridades para os ônibus, usuários e lideranças reclamam do abandono da principal via da Ibura, Av. Dois Rios, com seus constantes engarrafamentos, além de uma Mascarenhas de Moraes sem Priorização para os ônibus. Com relação ao METROREC, nenhum representante do metrô compareceu as reuniões das comunidades junto com o GRCT, o que deixou muitas lideranças indignadas devido a fatos que poderiam ser esclarecidos pelo próprio metrô, como por exemplo a chegada de novas composições, intervalos entre outros. Depois de resolver estas pendências, este terminal entrará em operação provavelmente com 21 linhas em sua maioria oriundas do Ibura, além de novas linhas que integraram ao Bairro de Boa Viagem e Candeias. As linhas alimentadoras terão cada uma seu espaço de embarque tipo plataforma, para evitar furões de filas. Além destas linhas, serão criadas as Linhas Tancredo Neves/Macaxeira, Tancredo Neves/Cde da Boa Vista e Tancredo Neves/IMIP. O certo é que estes dois terminais vão mudar radicalmente a vida de milhares de pessoas, seja para o lado bom, seja para o lado ruim, porém é uma estratégia do governo integrar não somente as linhas da área sul, mas de todos os bairros da região metropolitana com a ampliação do SEI (sistema Estrutural Integrado). Blog Meu Transporte
MURIBECA AGORA FAZ PARTE DO SEI - PASSAGEM VAI PARA R$ 2,15 Ter, 12 de Junho de 2012 22:00 | Escrito por Marcelo Trindade | | | Associação Comunitária de Muribeca, participou hoje, dia 12.06.12, às 14:00 horas, no Ministério Público de Pernambuco, onde foi informado para os presentes ( Dão da Associação, Grande Recife, Dr. Édipo Soares (Promotor de Justiça), representantes da CBTU, Dra. Érica (Vera Cruz), André Marcineiro (Assoc. Marcos Freire), Indio (Marcos Freire) e Maicon, que as Estações de Cajueiro Seco e Tancredo Neves, em breve serão inauguradas, onde será contemplado simultaneamente, a comunidade do Conjunto Muribeca, na Estação Aeroporto. A referida inauguração, dependerá da agenda do Governador Eduardo Campos, de acordo, com Dra. Tarciana e Alfredo Bandeira, ambos do Consórcio Grande Recife. Veja como tudo isso aconteceu no texto a baixo. A Associação Comunitária de Muribeca, após, inúmeras reuniões e audiências públicas, na Sede da entidade, para tratar da implantação do Sistema Estrutural Integrado - SEI, ocasião, em que, houve a participação dos moradores do Conjunto Muribeca, que discutiram sobre o interesse de implantar o SEI, na Estação Cajueiro Seco e/ou Aeroporto, sendo a primeira opção, desejada, porém, o Consórcio Grande Recife, informou no último dia 28.05.12, através de Ofício nº 152/2012, com data de 23.05.12, informando que: " A rede de transporte de cada terminal, foi criteriosamente estudada para comportar um número de linhas e de passageiros, que não comprometessem seu conforto e serviço oferecido. Mas, para não prejudicar a população de Muribeca, com a impossibilidade de participar, nesse momento do SEI, foi revista à rede de transporte para INCLUIR a linha que atende a sua comunidade, não sendo possível de participar do Terminal de Cajueiro Seco, por tratar-se de um terminal com seu LIMITE OPERACIONAL já previsto, diferentemente, do de Aeroporto, onde existe a possibilidade de contemplar os usuários de Muribeca". O Consórcio Grande Recife, ainda, ressaltou, que o Terminal de Prazeres, ao ser concluído, apesar de não ter data para conclusão das obras, em virtude de problemas jurídicos de indenizações de residências no local, será o Terminal, que atenderá definitivamente, a Comunidade do Conjunto Residencial de Muribeca e Muribeca dos Guararapes. Portanto, a Estação Aeroporto, atenderá, segundo o Grande Recife, o CONJUNTO MURIBECA. A título de memória, queremos lembrar que, a passagem será reduzida para o ANEL "A", onde você pagará o valor de R$ 2,15 (Dois reias e quinze centavos), podendo andar por vários bairros e cidades, com apenas uma passagem. Lutamos muito e vamos continuar nesta luta, para melhorar o transporte público de pasageiros e redução das tarifas das passagens.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Viadutos já eram tidos como solução na época em que a via foi construída. Hoje, não há mais consenso Uma pesquisa nos arquivos do Diario trouxe-nos à tona o que se pensava sobre a Avenida Agamenon Magalhães na década de 1970. Há mais de 40 anos, a solução apontada por arquitetos e urbanistas para acabar com os pontos de conflitos na via eram os viadutos. Hoje, não há mais unanimidade. Até quem defendeu a construção de elevados tem dúvidas. Na edição de hoje, fazemos um resgate das ideias do passado e mostramos o que elas podem significar para o futuro da primeira perimetral da cidade. No início da década de 1970, o Recife tinha uma frota de cerca de 50 mil veículos. Já naquela época, havia uma preocupação com pontos críticos da Avenida Agamenon Magalhães. No governo de Geraldo Magalhães foram projetadas soluções de tráfego nas imediações da antiga fábrica Tacaruna e nos cruzamentos da Rua Odorico Mendes, da Avenida Norte, da Avenida João de Barros, da Rua do Paissandu e do Parque Amorim. O então prefeito, que comandou a abertura da avenida, cujas obras tiveram continuidade nos governos seguintes, chegou a deixar uma maquete com a previsão de construção de sete viadutos e a ponte da Ilha Joana Bezerra. Em nossa pesquisa, encontramos registros jornalísticos e relatos como o do arquiteto e assessor de planejamento do governo Geraldo Magalhães, Waldecy Fernandes Pinto, que participou das soluções viárias para acabar com os engarrafamentos. Hoje, a nossa frota é 10 vezes maior, mas as ideias do passado estão sendo resgatadas com o objetivo de resolver conflitos viários e aumentar a velocidade da via. No governo de Geraldo Magalhães estavam previstos sete viadutos e mais o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra. Dos sete previstos, foram erguidos quatro: o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra e os viadutos Capitão Temudo, Avenida Norte e João de Barros. Na época, já se desenhava a construção dos elevados da Paissandu, Parque Amorim e Odorico Mendes, além de outro na altura da fábrica Tacaruna. Quatro décadas depois, os viadutos ressurgem para acabar com os conflitos em quatro cruzamentos. O cruzamento da Odorico Mendes, que até hoje é problemático, ficou de fora. Dessa vez, foram incluídos os cruzamentos do Parque Amorim, Paissandu, Rui Barbosa e Bandeira Filho. De acordo com o historiador Luís Manuel Domingues, que abordou as obras viárias da Agamenon na sua tese de doutorado, foi a partir de Geraldo Magalhães que se elaborou um plano urbanístico para a via, contendo jardins, áreas de parqueamento e outras destinadas à instalação de equipamentos urbanos como área de lazer, esportes e postos de combustíveis. “Todo o conjunto de obras estava previsto para ser executado ao longo da década de 1970, durante a gestão de três prefeitos”, relatou o historiador. Uma avenida expressa com ares de modernidade. Era assim que o prefeito Geraldo Magalhães queria que seu legado fosse lembrado. A via, no entanto, tem hoje trechos com velocidade média de 5 km/h no rush, como o cruzamento da Rua do Paissandu. Ao final da década de 1970, a Agamenon estava praticamente concluída, no governo do prefeito Antônio Farias (1975 a 1979), que construiu o elevado do Cabanga e a segunda ponte sobre o Rio Pina. Coube ao prefeito Augusto Lucena fazer a abertura, a pavimentação e alargamento até o Derby, além do viaduto da Avenida Norte. De acordo com o historiador, o objetivo principal era dotar a cidade de um sistema viário capaz de viabilizar o fluxo nos diversos sentidos e evitar retenções. Hoje sabe-se que o alargamento de vias e construção de elevados, somente, não resolvem os deslocamentos a longo prazo. A avenida Canal Implantação do corredor mudou cenário ocupado por famílias de baixa renda Por muito tempo, a Agamenon Magalhães era conhecida como Avenida Canal. Sua construção modificou o cenário por onde passava um canal e viviam famílias de baixa-renda. Na obra, foram removidos 178 mocambos, dos 1,2 mil existentes no trecho entre o Tacaruna e a Avenida Norte. Até hoje há comunidades pobres nessas imediações. O Recife passava a abranger o tráfego de todos os subúrbios. Quem saísse de Afogados em direção a Olinda, por exemplo, não precisava mais ir ao Centro. “Pensamos em um plano urbanístico que é usado até hoje”, afirma o arquiteto Waldecy Pinto. Apesar de se tornar uma via estratégica, a Agamenon também se transformou em um calcanhar de Aquiles. Qualquer problema impacta o trânsito em toda a cidade. Talvez por isso, ela é o principal palco de protesto dos movimentos sociais. Basta uma faixa interditada para chamar muita atenção. Esgotamento Para se ter uma ideia de como a via está esgotada, a velocidade média geral nos horários é de 18km/h. Segundo o arquiteto Waldecy Pinto, as vias locais foram pensadas para os ônibus. “Infelizmente não foram criadas faixas exclusivas como se projetava originalmente”, revelou. Ainda segundo ele, naquela época não se pensava em ciclovias. Fonte: Diário de Pernambuco
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Mais um começo de semana, e mais um dia de tormentos para quem precisa usar o transporte público na Região Metropolitana do Recife, e nas ultimas semanas a situação está mais que delicada com a greve dos metroviários que não parece ter fim. A situação do metrô está calamitosa, chega até ser aconselhável enfrentar mesmos os engarrafamentos e perder 20. 30 minutos do que ser masacrado dentro dos vagões do metrô. Não dá para imaginar, somente mesmo usando o serviço é que se vê o sofrimento da população para irem ao trabalho, escola, etc; É como se a lei da fisíca fosse novamente estudada, pois chega a ter mais de 10 passageiros por metro quadrado, a situação é tão preocupante que as vezes não dá nem para respirar. Frases dos Passageiros As frases dos passageiros são até ilárias dentro deste descaso do governo como por exemplo: ''Eu não entrei no metrô, me colocaram'' e " Não precisa nem segurar, pois não tem como cair, de tão lotado que está". Hoje por exemplo foi preciso esperar 02 metrôs para depois ser empurrada no terceiro, disse a vendedora Claudia, que trabalha na Cde da Boa Vista, no centro da cidade. Terminal Integrado do Recife E o Blog Meu Transporte resolveu ir a fundo para também vê como estava a situação no desembarque, na estação Recife, e o que vimos foi filas e mais filas, ou seja, muitos sairam de um Metrô superlotado e ainda foram enfrentar mais um ônibus lotado para poderem chegar a seus destinos. Terminal do Cais de Santa Rita com muitas Filas Na volta estavamos no terminal do Cais de Santa Rita, onde vimos enormes filas, mas a que chamoumais atenção foi a fila da linha Jaboatão, onde mais de 100 pessoas reclamavam da demora do ônibus, essa enorme aglomeração nesta linha é o retrato desta greve dos metroviários que já vai completar 30 dias. Os funcionários do sistema de metrôs reivindicam um reajuste de 5,13% em seus salários, além de melhorias nas condições de trabalho e um pano de saúde nacional. Por outro lado, o Governo Federal não apresentou nenhuma proposta de reajuste para este ano. Depois desse dia de caos no transporte público fica a pergunta no ar? Será que o sistema de transporte na Região Metropolitana do Recife vai bem? Pois o que vimos hoje é uma total falta desrespeito com a população que precisa usar todos os dias esses meios de transporte. Leia: Greve no Metrô Completa 20 Dias Blog Meu Transporte Mais Notícias de Pernambuco

sexta-feira, 8 de junho de 2012

FORRÓ DA CAPITÁ 2012 Consórcio reforça 15 linhas para o São João da Capitá Os “forrozeiros” que irão curtir o São João da Capitá contarão com um esquema especial de ônibus montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Os shows serão realizados no Chevrolet Hall, nos dias 08 e 09 de junho, com previsão de início às 19h. Nos dois dias de festa, serão 88 viagens e três ônibus a mais divididos em 15 linhas, a partir das 18h até às 4h da manhã seguinte. Ao todo, serão 199 ônibus e 1.767 viagens durante o evento. Para a ida, os usuários contarão com nove linhas que terão um reforço de 43 de viagens. Seis delas, que terão seu itinerário alterado no sentido subúrbio/cidade, no período do evento, irão utilizar, cada, um veículo realizando o retorno no Viaduto do Tacaruna, deixando os usuários mais próximos do Chevrolet Hall. As linhas são: 050 - PE-15/Boa Viagem, 910 – Rio Doce/Piedade, 913 - PE-15/Joana Bezerra, 915 - PE-15 e 986 – Rio Doce/Derby. Já os usuários das linhas 821 – Jardim Brasil I/Estrada de Belém, 823 – Jardim Brasil II/Estrada de Belém e 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby) contarão apenas com reforço de viagem. Todas as linhas funcionarão das 18h às 23h. (VEJA AS LINHAS DE IDA ABAIXO). Na volta para casa, o reforço ocorre em seis linhas bacurau que operam nas madrugadas, da sexta para o sábado e do sábado para o domingo, das 0h às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. Quatro dessas linhas reforçadas atendem às proximidades do evento e outras duas passam em frente ao Chevrolet Hall. Serão 45 viagens a mais, totalizando 76 atendimentos nos dias do evento. As linhas bacurau concentram-se no Terminal Urbano do Cais de Santa Rita, no centro. (VEJA AS LINHAS DE VOLTA ABAIXO). O objetivo do Consórcio com o reforço não é apenas garantir uma maior comodidade aos habituais usuários de ônibus, mas estimular o uso do transporte coletivo pelas pessoas que possuem carro, de forma a evitar o excesso de veículos nos locais, e, consequentemente, engarrafamentos. Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Grande Recife disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou o telefone 0800 081 0158. SERVIÇO TOTAL DE LINHAS DE IDA – 9 TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA – 6 Linhas que atendem diretamente o Chevrolet Hall na ida: 043 - AEROPORTO / TACARUNA (DERBY) 050 - PE - 15/BOA VIAGEM 910 - PIEDADE/RIO DOCE 950 - ENG. MARANGUAPE / VARADOURO 913 - PE 15/JOANA BEZERRA 915 - PE 15 986 - RIO DOCE/DERBY Linhas que atendem as proximidades Chevrolet Hall na ida: 823 - JARDIM BRASIL II/ EST.DE BELÉM 821 - JARDIM BRASIL I / EST. DE BELÉM Linhas bacurau que atendem as proximidades do Chevrolet Hall na volta: 985 - RIO DOCE (BACURAU) 995 - PAU AMARELO (BACURAU) 936 - MIRUEIRA (BACURAU) 827 - IGARASSU (BACURAU) Linhas bacurau que atendem diretamente Chevrolet Hall na volta: 846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU) 827 - JARDIM BRASIL (BACURAU) sexta-feira, 8 de junho de 2012 Consórcio reforça 15 linhas para o São João da Capitá Os “forrozeiros” que irão curtir o São João da Capitá contarão com um esquema especial de ônibus montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Os shows serão realizados no Chevrolet Hall, nos dias 08 e 09 de junho, com previsão de início às 19h. Nos dois dias de festa, serão 88 viagens e três ônibus a mais divididos em 15 linhas, a partir das 18h até às 4h da manhã seguinte. Ao todo, serão 199 ônibus e 1.767 viagens durante o evento. Para a ida, os usuários contarão com nove linhas que terão um reforço de 43 de viagens. Seis delas, que terão seu itinerário alterado no sentido subúrbio/cidade, no período do evento, irão utilizar, cada, um veículo realizando o retorno no Viaduto do Tacaruna, deixando os usuários mais próximos do Chevrolet Hall. As linhas são: 050 - PE-15/Boa Viagem, 910 – Rio Doce/Piedade, 913 - PE-15/Joana Bezerra, 915 - PE-15 e 986 – Rio Doce/Derby. Já os usuários das linhas 821 – Jardim Brasil I/Estrada de Belém, 823 – Jardim Brasil II/Estrada de Belém e 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby) contarão apenas com reforço de viagem. Todas as linhas funcionarão das 18h às 23h. (VEJA AS LINHAS DE IDA ABAIXO). Na volta para casa, o reforço ocorre em seis linhas bacurau que operam nas madrugadas, da sexta para o sábado e do sábado para o domingo, das 0h às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. Quatro dessas linhas reforçadas atendem às proximidades do evento e outras duas passam em frente ao Chevrolet Hall. Serão 45 viagens a mais, totalizando 76 atendimentos nos dias do evento. As linhas bacurau concentram-se no Terminal Urbano do Cais de Santa Rita, no centro. (VEJA AS LINHAS DE VOLTA ABAIXO). O objetivo do Consórcio com o reforço não é apenas garantir uma maior comodidade aos habituais usuários de ônibus, mas estimular o uso do transporte coletivo pelas pessoas que possuem carro, de forma a evitar o excesso de veículos nos locais, e, consequentemente, engarrafamentos. Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Grande Recife disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou o telefone 0800 081 0158. SERVIÇO TOTAL DE LINHAS DE IDA – 9 TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA – 6 Linhas que atendem diretamente o Chevrolet Hall na ida: 043 - AEROPORTO / TACARUNA (DERBY) 050 - PE - 15/BOA VIAGEM 910 - PIEDADE/RIO DOCE 950 - ENG. MARANGUAPE / VARADOURO 913 - PE 15/JOANA BEZERRA 915 - PE 15 986 - RIO DOCE/DERBY Linhas que atendem as proximidades Chevrolet Hall na ida: 823 - JARDIM BRASIL II/ EST.DE BELÉM 821 - JARDIM BRASIL I / EST. DE BELÉM Linhas bacurau que atendem as proximidades do Chevrolet Hall na volta: 985 - RIO DOCE (BACURAU) 995 - PAU AMARELO (BACURAU) 936 - MIRUEIRA (BACURAU) 827 - IGARASSU (BACURAU) Linhas bacurau que atendem diretamente Chevrolet Hall na volta: 846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU) 827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Enquanto na maioria das cidades brasileiras a população reclama e protesta contra o aumento no valor das passagens do transporte público, os moradores de Agudos não têm essa preocupação. O transporte coletivo urbano da cidade é 100% gratuito e atende todos os bairros. Apesar do benefício ser bastante incomum, o prefeito de Agudos, Éverton Octaviani, explica que não há nenhum segredo. “Para viabilizar isso é preciso zelo com o dinheiro público, sem desperdício, e aplicar as finanças públicas em algo que traz retorno à população, proporcionando economia, que melhora a alimentação, vestuário e qualidade de vida”, afirma. Agudos conta atualmente com 18 ônibus para atender à população. Oito vieram do mandato anterior, três foram adquiridos em 2009, três em 2011 e quatro este ano. Os 10 veículos adquiridos no mandato do atual prefeito têm câmeras de segurança e poltronas almofadadas e, os quatro últimos, comprados em 2012, ainda têm ar-condicionado. "O transporte gratuito em Agudos é ótimo. Utilizo todos os dias para ir à escola", comemora a estudante Jaqueline Aparecida Lopes, 15 anos. Além de toda a população ser beneficiada pelo transporte gratuito, idosos e deficientes ainda têm seus direitos respeitados nos ônibus de Agudos. Os veículos são adaptados para transportar esses cidadãos. E os deficientes que precisarem do transporte coletivo ainda podem entrar em contato com o setor de transporte gratuito pelo telefone 3261-2383 ou através do Disk Cidadania (156). Lotação O estudante Ederson Ferreira Rocha, 20 anos, também afirma que o transporte gratuito beneficia bastante a população e que ele utiliza todos os dias para ir à escola. No entanto, ele diz que, justamente por ser gratuito, fica cheio, uma vez que muitas pessoas usam sem precisarem. Opinião que é compartilhada por Marinês Amaral, 33 anos. “É um benefício para quem trabalha e estuda. É o único meio que tenho para me locomover. A população não sabe usar corretamente, pois não há respeito dentro dos veículos, principalmente por parte dos jovens. Seria importante cobrar um valor, mesmo que irrisório da passagem”. Fonte: Rede Bom Dia

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Reunidos em Brasília no Tribunal Superior do Trabalho, os representantes da empresa e dos trabalhadores sentaram pela terceira vez, deste o início da greve, no dia 14 de maio. Desta vez, intermediados pela ministra do TST, Maria Cristina Peduzzi, a reunião resultou em uma proposta da CBTU, 2% de reposição, porém, se quer a ministra concordou com o índice apresentado. Próxima reunião entre partes, está agendada para semana que vem, até lá, a greve continua. Essa nova reunião abriu um novo momento nesses 23 dias de paralização nacional dos metroviários. A empresa que até então não se mostrava disposta a abertura de negociações, apresenta agora um índice que serve de base para conversações. No entanto, com a negativa dos sindicatos, a ministra Maria Cristina interviu afirmando que caso o impasse fosse para julgamento na justiça, o resultado não seria um índice menor que o da inflação do último período, 5,13%. Recomendando que a companhia reveja a posição e realize uma nova rodada de negociação com os sindicatos. Já os sindicalistas, após negar o indicativo de índice apresentado, reafirmaram a disposição dos trabalhadores em permanecerem paralisados, enquanto não for disponibilizada uma porcentagem a altura do que está sendo reivindicado pela categoria. Mesmo recebendo a garantia da manutenção das atuais conquistas, que não serão mexidas. Até a próxima terça-feira, quando se dará nova rodada de negociações, garantem os dirigentes sindicais que a greve continua como está. Fonte: Sindicato dos Metroviários

terça-feira, 5 de junho de 2012

Já se vão mais de três anos de reformas e ainda não foram suficientes para deixar a Avenida Pan Nordestina pronta para atender às necessidades de quem precisa trafegar pelo local. De lá pra cá a região metropolitana do Recife já teve obras maiores e mais complexas que já ficaram prontas, porém o corredor de ônibus da Pan Nordestina é mesmo o calo no dedo do governo, previsto para ser entregue no início de 2011, esa obra foi entregue com prazo de validade de 03 dias, ou seja, depois de tanto tempo de construção, simplesmente as obras foram mal executadas e novamente interditadas. Com este problema, os engarrafamentos aumentam, pois os ônibus se misturam aos carros, prejudicando os carros e principalmente os usuários de ônibus que seriam os mais beneficiados caso a obra já tivesse sido entregue. As obras de construção da faixa exclusiva, que tem apenas 850 metros, são de responsabilidade da Construtora Venâncio e levaram quase dois anos para serem concluídas. A faixa representa o prolongamento do corredor de ônibus da PE-15 e, futuramente, fará parte do Corredor Norte-Sul, ligação entre o norte do Grande Recife e a capital. Com a interdição da faixa exclusiva, as 19 linhas que passam na área voltaram a parar nas antigas paradas. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, no sentido Recife-Olinda os coletivos estão parando em frente ao supermercado Extra. No sentido oposto, a parada está localizada em frente ao Fórum de Olinda. Grande Recife: Corredor exclusivo para ônibus na PE-15 só deve ser concluído em julho Em Pernambuco, Corredor de ônibus da Pan Nordestina teve obra demorada, atrapalhada, mal executada e novamente interditada Blog Meu Transporte

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Corredores exclusivos para ônibus: Uma ideia que nem sempre dá certo Publicado em 04.06.2012, às 15h34 Tweet Na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, taxistas desrespeitam a faixa exclusiva para ônibus Foto: Thiale Guimarães Thiale Guimarães Do JC Trânsito A Avenida Caxangá, localizada na Zona Oeste do Recife, é conhecida pelo seu corredor de ônibus, que prioriza o transporte público e facilita a circulação na via. Motoristas dos coletivos seguem por uma faixa exclusiva central, tendo a possibilidade de, na parada de ônibus, ultrapassar um veículo que esteja esperando o embarque ou desembarque de passageiros. Por funcionar na Avenida Caxangá, a ideia de paradas de ônibus em sistema de plataformas no canteiro central foi implantada em outras avenidas do Grande Recife. O desempenho, no entanto, está longe de ser o esperado. A Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, é um exemplo de não é em toda via que se pode implantar um corredor exclusivo de ônibus. Com as plataformas de embarque de passageiros na parte central da via, mais as duas faixas para os ônibus (uma para o embarque de passageiros e outra para ultrapassagem), sobrou apenas uma faixa para o restante do fluxo. “Simplesmente não há espaço. Se quebra um carro, ninguém pode passar” comenta José Paulo, vendedor ambulante que trabalha nas paradas de ônibus “já vi muita confusão aqui por falta de espaço. Carro que para passageiro descer, loja recebendo mercadoria, morador fazendo mudança. É impossível com uma faixa, mesmo se for só uma moto parada, não dá para os carros ultrapassarem. Fica um caos.” O pior exemplo, no entanto, é a Avenida Presidente Kennedy, Olinda. A avenida é estreita e cheia de curvas. Para a implantação do corredor de ônibus, foram desapropriados vários imóveis, ainda assim, a faixa destinada para o tráfego de veículos particulares é apertada. Caminhões, por exemplo, não passam. Algumas plataformas de embarque foram construídas perto de curvas, espremendo ainda mais os carros oferecendo risco aos pedestres, que ficam sem opções para atravessar a avenida. O fluxo é uma completa desordem. Carros disputam com os ônibus a via exclusiva. “Os motoristas passam por qualquer faixa, não importa se é proibido ou não” alega Carlos André, taxista “é muito perigoso, principalmente para quem está de moto. Ontem mesmo vi um motoqueiro ser atingido por um carro que vinha pela exclusiva (de ônibus)”, completa. COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA