segunda-feira, 15 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - TI TANCREDO AGORA VAI ...


Saiba tudo sobre o novo Terminal Integrado Tancredo Neves

Publicado em 15/04/2013, Às 16:55

Fique por dentro do  novo Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, que irá beneficiar, diretamente, 64 mil passageiros por dia e reduzir em 20 minutos o tempo de viagem de muitos destinos. Além de permitir a ligação direta da Zona Sul com a Zona Oeste do Recife e a área Norte da Região Metropolitana. O TI foi inaugurado nesta segunda-feira (15/4), depois de quase um ano pronto e fechado à espera de novas composições do metrô – ao qual está integrado -, entrando em operação de fato no próximo sábado (20/4). A CBTU garante que o metrô irá suportar a nova demanda de passageiros e que, além dos dois novos trens que entraram em operação no mês passado, mais um será lançado na segunda-feira (22/4).




Postado por Roberta Soares

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Terminal Integrado Tancredo Neves, finalmente, entrará em operação

Publicado em 14/04/2013, Às 19:22

Quase um ano depois de ter a construção concluída e ficar fechado à espera de inauguração, o Terminal Integrado Tancredo Neves, um dos maiores do Sistema Estrutural Integrado (SEI), vai começar a funcionar. A inauguração acontecerá nesta segunda-feira (15/4), às 9h, mas a operação de transporte terá início apenas no sábado (20/4).  O TI faz integração com a Linha Sul do metrô do Recife e fica localizado na Imbiribeira, Zona Sul da cidade.  O novo TI facilitará a integração da Zona Sul com a Zona Oeste do Recife, com o norte da Região Metropolitana e, por meio do metrô, também com o Centro da capital.



O TI Tancredo Neves será imponente. A capacidade operacional comprova: serão 25 linhas de ônibus, operadas por 196 coletivos, que transportarão, inicialmente, 64 mil passageiros e realizarão 2.109 viagens por dia. Além das linhas de ônibus, haverá uma linha troncal do metrô, totalizando 26 linhas de transporte. Desse total, 16 linhas serão alimentadoras, transportando os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; quatro linhas transversais, com ligações entre os bairros de Dois Irmãos, Ibura, Ipsep, Alto Dois Carneiros e UR-11; outra linha interterminal, fazendo ligação entre os TIs do Aeroporto e Tancredo Neves, além de uma linha perimetral que ligará o TI Tancredo Neves ao TI Macaxeira e três linhas troncais – sendo uma do metrô – que levarão os passageiros do TI Tancredo Neves ao Centro do Recife e ao Instituto de Medicina Integral (IMIP).
Todas as 25 linhas de ônibus irão operar com a tarifa de R$ 2,25 (anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco e 20 minutos. O custo de construção da unidade foi R$ 8,6 milhões. A área construída da unidade tem 3.217,98 m² e está localizada num terreno de 14.001,71 m². Tem lanchonete, banheiros acessíveis, central de atendimento ao cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Uma novidade do TI Tancredo Neves é que ele terá um bicicletário e vagas de estacionamento para carros e motos.
Unidade terá bicicletário e estacionamento para carros e motos

Bicicletário_TI Tancredo

O atraso de quase um ano para o início da operação se deve à pouca quantidade de trens do metrô para receber os passageiros que entrarão no sistema pelo TI. Ainda no ano passado o governador Eduardo Campos confirmou que, embora a unidade estivesse pronta, iria esperar a chegada de novas composições da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para iniciar o funcionamento. No mês passado dois novos trens entraram em operação na Linha Sul, permitindo a abertura do TI. Outro terminal, o TI Cajueiro Seco, também integrado ao metrô e localizado no extremo sul de Jaboatão dos Guararapes, permaneceu quase um ano concluído e fechado, à espera de trens do sistema metroviário. Teve sua operação iniciada apenas em janeiro último.


Postado por Roberta Soares

domingo, 14 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - AINDA TEM MAS OBRAS...


Governador assina Ordem de Serviço de novo trecho do Corredor Norte/Sul

 Créditos: Marcela Pereira/Diário de Pernambuco

O Governador Eduardo Campos e o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, assinam nesta quinta-feira a ordem de serviço para construção do Corredor do Transporte Rápido de Ônibus (TRO) Norte/Sul. As obras serão realizadas no trecho entre o Shopping Tacaruna e o Terminal Integrado (TI) Joana Bezerra. A solenidade acontece no final da manhã no Centro de Convenções, sede Provisória do Governo de Pernambuco.

Os corredores exclusivos de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste fazem parte do conjunto de ações do Programa Estadual de Mobilidade (Promob), que visa compor um novo retrato para o transporte público da Região Metropolitana do Recife até a Copa do Mundo de 2014. Os dois corredores vão operar com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus).

Mudanças - A Avenida Cruz Cabugá está prestes a mudar o cenário e toda a lógica do sistema viário desta região da cidade. As obras do ramal do Corredor Norte/Sul, que passará pela via no sentido subúrbio/cidade, devem ser iniciadas até o fim de abril. A Cabugá receberá um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) e terá a circulação de carros restrita. As intervenções serão feitas levando em conta uma mudança no projeto original. O uso de uma via paralela no sentido cidade/subúrbio, prevista para os fundos da Vila Naval, na altura do Tacaruna, já foi praticamente descartado pela Secretaria das Cidades, por falta de entendimento junto à Marinha. Sem essa via não há alternativa de fluxo de carros neste sentido. O plano B será deslocar o tráfego pela Avenida Norte para acessar a Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda. O que irá significar mais carros na Agamenon.

Créditos: Juliana Leitão/Diário de Pernambuco

Pelo projeto, a Cruz Cabugá terá, no centro da via, o corredor exclusivo de BRT. Serão construídas seis estações entre o shopping Tacaruna e o cruzamento da Cabugá com a Princesa Isabel. No sentido subúrbio/cidade haverá duas faixas para os carros. Já no sentido contrário haverá apenas uma faixa, que será destinada aos ônibus comuns e ao tráfego local. “Serão permitidos os carros de moradores ou de pessoas que trabalham no entorno. E o restante poderá ser feito pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte e seguindo depois pela Agamenon”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Faltando apenas nove meses para a conclusão do corredor, que tem prazo previsto para dezembro deste ano, a impressão é que o tempo parece curto para o tamanho das obras que ainda restam pela frente. Antes de chegar ao ramal da Cabugá, a última estação em construção está no limite de Olinda com Paulista, nas imediações da UPA. Em ritmo acelerado estão os viadutos nas imediações de Ouro Preto e Bultrins.

Entre as obras que ainda faltam do Corredor Norte/Sul estão as intervenções nos terminais de Igarassu e Abreu e Lima e no Terminal da PE-15, em Olinda, que irá sofrer modificação para permitir a passagem do corredor. “Serão feitas duas vias nas laterais do terminal da PE-15 para o BRT”, afirmou o presidente do Consórcio Grande Recife, Nélson Menezes.

Também não foram iniciadas as estações que vão funcionar no centro da cidade para atender o sistema BRT. Serão cinco estações, sendo duas na Avenida Guararapes, duas na Avenida Dantas Barreto (uma em frente ao prédio do IAP e outra em frente ao Edifício JK) e uma quinta estação na Avenida Martins e Barros, nas imediações da Secretaria da Fazenda. “As obras estão dentro do cronograma”, afirmou Danilo Cabral.

GRANDE RECIFE - RECIFE TROCA INVESTIMENTO EM METRO E VLT E APOSTA EM BRT ONDE FOI VISTO QUE TRANSPORTE SOBRE TRILHOS E´MAS CONFORTAVEL


Mobilidade: Transporte urbano eficiente em megacidades

O transporte pessoal muda as cidades brasileiras. Soluções de mobilidade em geral, sistemas de gerenciamento de trânsito e a expansão das redes de metrôs prometem ajudar a solucionar o congestionamento das ruas e a qualidade decrescente de vida nas áreas centrais das cidades.
Mobilidade urbana: O metrô de São Paulo transporta quatro milhões de passageiros diariamente
Mobilidade urbana: O sistema de metrô de São Paulo transporta quatro milhões de passageiros diariamente.
Muitas megacidades da América Latina já alcançaram o desenvolvimento sustentável com sistemas amplos de transporte urbano e com soluções de mobilidade inteligente. No entanto, esses sistemas não tiveram muito sucesso ao enfrentar o desafio mais importante de diminuir o uso do automóvel. Esse esforço é necessário para transformar a cultura extremamente arraigada na região de uso de transporte individual. As considerações de custo tiveram influência nas redes públicas de transporte da região. Um exemplo notável é o de Curitiba – uma cidade verde e um modelo mundial em transporte sustentável: Ela lançou seus primeiros sistemas de trânsito rápido de ônibus, e agora a maioria das cidades já tem ou está criando sistemas assim.
Mas os ônibus simplesmente não são suficientes para atender à necessidade crescente de mobilidade nas metrópoles brasileiras. Ainda que utilizem faixas exclusivas, os ônibus ainda são muito mais lentos que o transporte sobre trilhos. Outro problema é que a sua capacidade é muito baixa para atender a uma população em crescimento – e eles aumentam as emissões de poluentes dentro da cidade. Os primeiros passos para melhorar essa situação já foram tomados: em São Paulo, por exemplo, alguns ônibus foram convertidos para funcionamento com etanol, ao passo que outros são veículos híbridos movidos a eletricidade com o uso de linhas suspensas.

O metrô como uma solução

São Paulo está dando um passo além. Apesar de os ônibus ainda serem o principal meio de transporte nessa megacidade, transportando oito milhões de pessoas todos os dias, o metrô tem um papel fundamental no transporte de quatro milhões de passageiros por dia, dos quais 500 mil usam a linha 4-amarela. Essa linha é a extensão mais recente e mais inovadora da rede metroviária de São Paulo. Com quase 13 km de extensão, a linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. A Siemens teve uma participação fundamental no processo de mobilidade, fornecendo acionadores e tecnologias de controle, um sistema de gestão de energia e as comunicações de toda a linha, circulação de ar e infraestrutura de segurança. A Siemens também está ajudando a modernizar a rede de metrô já existente em São Paulo para melhorar a mobilidade urbana.
A megacidade do Rio de Janeiro também está investindo em metrôs. Agora a população pode ir da lendária praia de Ipanema de modo conveniente pelos trens urbanos em vez de ônibus quentes e sufocantes. Uma extensão da linha 1 foi concluída em dezembro de 2009. As estações são até mesmo equipadas com bicicletários monitorados por vídeo. A Siemens forneceu componentes de mobilidade importantes para a nova seção, inclusive a iluminação, sistema de vigilânciafornecimento de energia de emergência, sala de comando e infraestrutura de comunicações.
Mobilidade verde: A linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul
A linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. Essa linha transporta 500.000 passageiros por dia.

Gestão de trânsito para a megacidade

O volume de trânsito nas ruas continua a aumentar a um ritmo mais rápido que a capacidade da malha viária, e os congestionamentos causam problemas de mobilidade cada vez maiores nas megacidades. A implantação de um sistema efetivo de gestão de trânsito e de transporte urbano pode trazer muitos benefícios e contribuir para um desenvolvimento sustentável. O sistema de controle de tecnologia avançada da Siemens, o PC SCOOT, que está gerenciando os fluxos de trânsito em grandes partes de São Paulo, está facilitando o trabalho das autoridades locais. O respectivo software, que também é da Siemens, está ajudando a garantir que as 450 interseções atualmente controladas pelo PC SCOOT continuem a ser gerenciadas com eficiência no futuro.

Visão para mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica terá um papel cada vez mais importante nos conceitos de trânsito com eficiência energética para o desenvolvimento sustentável de megacidades e pode ser combinada com a smart grid. Os carros elétricos e veículos híbridos oferecem uma forma de mobilidade que preserva recursos e não prejudica o ambiente, especialmente no que se refere ao transporte privado.

sábado, 13 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - ATÉ QUE ENFIM,FUMAÇA BRANCA NA CHAMIINÉ =HABEMUS TANCREDO





Eduardo Campos entrega novo terminal Integrado de passageiros da Zona Sul do Recife

Os usuários da Região Metropolitana Sul ganharão nesta segunda-feira (15), o mais novo Terminal Integrado do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP): o Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, zona Sul do Recife. A entrega do equipamento será feita às 9 horas pelo governador Eduardo Campos.

Com um investimento de aproximadamente R$ 8,6 milhões, o novo terminal faz parte do compromisso do Governo de Pernambuco em expandir e modernizar o Sistema Estrutural Integrado (SEI) até o final de 2014, garantindo aos usuários do transporte público o pagamento de uma só passagem para se locomover na RMR. O TI beneficiará diretamente cerca de 64 mil pessoas de 20 localidades do Recife e Jaboatão do Guararapes. O início da operação está marcado para o próximo sábado (20).

O Terminal Tancredo Neves irá operar com 25 linhas de ônibus e uma linha de metrô. Serão 196 ônibus e 2.109 viagens. Os passageiros irão contar com 16 linhas alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; quatro linhas transversais, com ligações entre os bairros de Dois Irmãos, Ibura, Ipsep, Alto Dois Carneiros e UR-11, e outra linha interterminal, fazendo ligação entre os TIs do Aeroporto e Tancredo Neves.

No terminal, os usuários também vão contar com uma linha perimetral que ligará o TI Tancredo Neves ao TI Macaxeira e três linhas troncais -sendo uma do metrô - que levarão os passageiros do TI Tancredo Neves ao Centro da Cidade e ao Instituto de Medicina Integral (IMIP). Todas as 25 linhas irão operar com a tarifa de R$2,25 (A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco e 20 minutos.

O TI Tancredo Neves foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida. Com uma área construída de 3.217,98 m² em um terreno de 14.001,71 m², haverá lanchonete, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões.

Serviço:
Inauguração do Terminal Integrado Tancredo Neves
Data: segunda-feira (15)
Hora: 9h
Local: Avenida Sul, s/n, no bairro da Imbiribeira, ao lado da Estação do Metrô

quarta-feira, 10 de abril de 2013

GRANDE PERNAMBUCO - RENOVAÇÃO DE FROTA ITAMARACÁ


Buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados, a Itamaracá comprou mais 20 ônibus novos. Serão 15 radiais (azuis) e 5 perimetrais (vermelhos). Os veículos tem três eixos e motorização 17230 OD euro V, modelo capaz de economizar uma quantidade maior de combustível e poluir menos o ar.

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terça-feira, 9 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - GREVE DA BORBOREMA ACABOU

JC Trânsito // Paralisação

Encerrada greve dos motoristas e cobradores da Borborema

Publicado em 09.04.2013, às 13h42


Do JC Trânsito
Por volta do meio-dia desta terça-feira (9), motoristas e cobradores da empresa Borborema haviam realizado uma paralisação desde as primeiras horas da manhã, no Curado, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, retomaram às atividades.
De acordo com o grupo Borborema, após uma reunião entre os profissionais e empregadores, os condutores e cobradores de coletivo voltaram às atividades com 100% da frota em funcionamento. O funcionário, que não quis se identificar, não deu maiores detalhes da negociação.
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GRANDE RECIFE - MULTAS MODERNAS SECULO XXIII


MODERNIZAÇÃO
| 08.04.13 - 14h06

Novas baterias permitirão que semáforos do Recife funcionem após queda de energia

Geraldo Julio: “Não queremos cuidar só de uma parte da mobilidade, mas dela como um todo”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
A Prefeitura do Recife vai modernizar toda a gestão do trânsito na cidade com três ações iniciadas nesta segunda-feira (8). Em ato na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o prefeito Geraldo Julio assinou o edital de licitação para aquisição de 200 novas baterias para sinais de trânsito, conhecidas como no breaks. Os equipamentos, que serão instalados nos principais corredores viários da cidade, vão permitir que os sinais continuem funcionando por até quatro horas após uma queda ou variação de energia, principalmente em dias de chuvas intensas.
Geraldo Julio também autorizou hoje a utilização, em caráter experimental, de dois tablets dotados de GPS para o registro de boletins de ocorrência de colisões. Com eles, os agentes da CTTU terão condições de registrar mais rápido as informações sobre acidentes. Além disso, a Prefeitura vai ampliar de 17 para 100 os talonários eletrônicos. Também dotados de GPS, esses terminais portáteis poderão criar um banco de dados e, consequentemente, estatísticas das infrações cometidas na cidade.
O prefeito destacou o investimento em mobilidade por parte do Poder Público como “fundamental” para melhorar a qualidade de vida da população. “Essa é nossa prioridade. Não queremos cuidar só de uma parte da mobilidade, mas dela como um todo. É por isso que iniciamos uma série de intervenções nesse sentido”, afirmou Geraldo Julio, lembrando o ordenamento, realizado pela PCR, do entorno dos mercados de Água Fria, Beberibe e Afogados, além do lançamento da Ciclofaixa Turismo e Lazer.
A instalação das 200 novas baterias está orçada em R$ 2 milhões. Atualmente, 210 sinais já possuem esses equipamentos. Com a ampliação, 410 semáforos contarão com esse sistema; cerca de dois terços do total de 649 sinais existentes na cidade. Além disso, os semáforos também terão os gabinetes dos controladores e os cabos de comunicação trocados; novas vedações para a passagem dos cabos; novos aterramentos e filtros específicos para evitar “ruídos” na comunicação entre as redes.
Serão beneficiados sinais veiculares nas principais vias de tráfego da cidade, como as ruas Imperial, Arquiteto Luiz Nunes, Princesa Isabel, Ribeiro de Brito, Ernesto de Paula Santos e Avenida Dantas Barreto. Também serão contemplados semáforos para pedestres em vias de grande fluxo de veículos que já contam com baterias nos seus principais cruzamentos, como as avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Caxangá, Recife, Agamenon Magalhães, Norte, Abdias de Carvalho, Cruz Cabugá, Domingos Ferreira e Mascarenhas de Morais.
A PCR vai implantar 100 talonários eletrônicos que vão facilitar o processo de implantação das notificações. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Além de reduzir o tempo de preenchimento do Boletim de Ocorrência, os tablets com o programa específico irão gerar no servidor uma base de dados com estatísticas de acidentes de trânsito, a exemplo dos terminais portáteis de infração, detalhando ocorrências por localidade, tipo de veículo e horário. A tecnologia auxiliará também o usuário, que poderá receber o BO pela internet, sem mais precisar ir até a CTTU pegar o documento.
Já os talonários eletrônicos também permitirão a consulta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), do cadastro do DETRAN e de logradouros. O sistema facilita ainda o processo de implantação das notificações, reduzindo o serviço de digitação dos autos de infração.
“O grande ganho é, sobretudo, para a população. Primeiro com a fluidez do trânsito e segundo porque o Boletim de Ocorrência estará disponível via internet. Já os talonários servem para o registro de infração de trânsito, além de serem equipados com GPS”, pontuou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Hoje, já foram distribuídos 22 Talonários. A meta é chegar aos próximos 60 com os 100 equipamentos entregues.

GRANDE RECIFE - ESCRAVIDÃO ...


Edição do dia 08/04/2013
08/04/2013 10h25 - Atualizado em 08/04/2013 10h25

Motoristas e cobradores de ônibus



 

enfrentam condições precárias em

 

PE

Um estudo identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus. As queixas de dores são frequentes.

Bianka CarvalhoRecife, PE
O Bom Dia Brasil mostrou o tormento de milhares de brasileiros que dependem de ônibus todos os dias. Agora vamos conhecer o outro lado: a jornada exaustiva de trabalho dos motoristas de ônibus e as condições precárias de trabalho noRecife.
“Falta de respeito com o trabalhador. Ônibus super lotado, capaz de virar na hora que está fazendo curva”, diz uma passageira.
Para cada linha existe uma fila, que ninguém respeita. “Você chega mais cedo achando que vai ser melhor e é muito pior”, afirma outra mulher.
Motoristas e cobradores também vivem no maior sufoco. É que, na maioria dos casos, as condições de trabalho não são favoráveis.
Uma medição feita no Recife mostrou que um motorista de ônibus passa marcha, em média, 450 vezes em um único trajeto. Ida e volta: 900 vezes. Imagine isso em várias viagens por dia. O braço reclama, não tem corpo que aguente.
Um estudo feito pelo Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho da Universidade de Pernambuco e pelo Laboratório de Ergonomia e Design da Universidade Federal de Pernambuco identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus.
As queixas de dores são frequentes, principalmente nas costas, nos ombros, nos braços, nas pernas e nos pés. As cadeiras de motoristas e cobradores favorecem posturas inadequadas. O cobrador senta de lado e o motorista tem como vizinho incômodo o motor, quente e barulhento.
“A grande maioria dos ônibus que nós medimos encontrava-se com ruído acima do permitido, temperatura também acima do permitido pela lei”, afirma o especialista Beda Barkokebas.
O Ministério Público do Trabalho analisou os dados da pesquisa e investigou também os excessos de jornada. “Nessa jornada média de 8 horas diárias, os cobradores e motoristas da Região Metropolitana de Recife estão trabalhando cerca de 15 horas, todos os dias”, afirma a procuradora Vanessa Patriota.
Os relatos impressionam, e está todo mundo no limite. “Quando eu chego para trabalhar está tudo tranquilo, mas depois começa a dor nas costas, dor de cabeça, na coluna principalmente”, afirma o cobrador Miquéias Barbosa.
Vários trabalhadores comem em quentinhas, dentro do ônibus, na correria entre uma viagem e outra. “Agora mesmo eu vim tomar café de 11h. Almoço quando chegar em casa, lá para as 16h, 17h”, afirma o motorista Willams da Silva.
O governo do estado vai fazer uma licitação para as empresas de transporte que operam na Região Metropolitana do Recife. Os novos operadores terão que atender a um conjunto de indicadores de qualidade.
“Expedimos uma recomendação ao governo do estado para que fizesse constar nesse edital de licitação várias exigências a essas empresas para melhoria do meio ambiente de trabalho. Manter a temperatura no limite legal, botando ar-condicionado, motor na parte traseira para diminuir o ruído para o motorista, bancos ergonômicos”, diz a procuradora.
O sindicato que representa as empresas de transporte de passageiros de Pernambuco disse que orienta a todos os prestadores de serviço a respeitarem a jornada e oferecerem condições básicas de trabalho. O setor reconhece que enfrenta problemas estruturais e, que vai se adequar às normas de segurança com a licitação dos novos veículos.

domingo, 7 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - ACIDENTE DE ONIBUS NO IBURA.

Ônibus perde o controle e desce escadaria, colidindo contra um poste no Ibura

Segundo informações, bandidos teriam invadido o veículo e retirado o freio de mão

07/04/2013 10:07 - Marcílio Albuquerque, com informações de Eduarda Feitosa, da Rádio Folha Fm
Bruno Campos/Folha de Pernambuco
Por bem pouco o veículo não atingiu o muro de uma residência próxima. Ninguém se feriu.
Um acidente de pequena proporção foi registrado, na madrugada deste domingo (07), na UR-3, bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. De acordo com moradores, por volta da 1h, um ônibus particular da empresa Rosana Turismo desceu a ribanceira e acabou seguindo pela escadaria, só parando após colidir com um poste de iluminação pública. Por bem pouco o veículo não atingiu o muro de uma residência próxima.
Segundo Laércio José, que presta serviço ao dono do veículo, três pessoas, até então não identificadas, teriam invadido o veículo, que estava estacionado no cruzamento das ruas Engenho Muribeca e Serra Verde, para furtar equipamentos em seu interior. Os suspeitos, antes de deixar o local, teriam retirado o freio de mão, fazendo com que o ônibus descesse a rua.
A rede de energia foi desligada na área e um guincho foi chamado para realizar a retirada do veículo. Apesar do susto e prejuízo material, felizmente ninguém ficou ferido.

GRANDE RECIFE - AGAMENON SEM OS VIADUTOS ATE QAUNDO


Um transporte público mais ágil e de qualidade é o que espera o governador Eduardo Campos, com a implantação do Corredor Norte-Sul - Exclusivo Transporte Coletivo, ligando Igarassu à Estação Joana Bezerra. A Ordem de Serviço para trecho Tacaruna-Joana Bezerra, com 4,7 quilômetros de extensão, foi assinada em solenidade na manhã desta quinta-feira (03/04), na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções.

O Corredor Norte Sul é um dos dois grandes sistemas viários exclusivos para ônibus na Região Metropolitana do Recife, totalizando 100 quilômetros de vias segregadoras de tráfego. Há, ainda, o corredor Leste-Oeste, ligando Camaragibe à Praça do Derby. Somente no Norte-Sul, serão investidos R$ 250 milhões.

Para Eduardo, o corredor “é uma opção muito clara pelo transporte público de passageiros. É uma solução que preserva o fundamental: fazer o transporte público como opção política de visão de cidade, de desenvolvimento que queremos para este País. O importante agora é a aposta no transporte público. O público vem antes do particular, o coletivo é maior do que o individual. É preciso continuar a sonhar com um país sem as marcas da exclusão”, defendeu o governador.

Orçado em R$ 96 milhões, o projeto prevê um corredor exclusivo para Transporte Rápido por Ônibus (TRO), ciclovia e requalificação do calçamento, em toda a extensão da avenida Agamenon Magalhães. As paradas vão se transformar em nove estações, climatizadas e com capacidade para 1.200 pessoas. “O embarque e o desembarque serão feitos em nível, muito mais rápido, é muito mais confortável aos passageiros”, disse o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Além disso, o pedestre que passar nas proximidades da antiga Fábrica Tacaruna vai ganhar uma passarela, como lembrou o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral. “É uma antiga reivindicação das comunidades do Chié. É um ponto de muitos acidentes”, afirmou. O cronograma traz julho como mês de início das obras,  e outubro de 2014 como data de término.

O projeto faz parte da primeira etapa do Corredor Norte/Sul, que já está em obras de Igarassu ao centro do Recife, e do Programa Estadual de Mobilidade Urbana, que vai construir 100 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus até 2014. “É um conjunto de obras que vai legar à Região Metropolitana do Recife importantes corredores, numa opção muito clara pelo transporte público de passageiros tomada desde o primeiro programa de governo ainda em 2007”, ressaltou Eduardo.


PROMOB- ABREU E LIMA E JABOATÃO INTERLIGADAS POR UMA BR-101 ATÉ 2016...


Um dia depois de dar ordem de serviço para a construção de um corredor exclusivo para o BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus) na principal artéria viária do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães, o governo do estado deu um novo passo para melhorar a rede de transporte público da Região Metropolitana. A BR-101, no contorno do Recife, será mais um corredor a receber esse modelo de transporte. No Diário Oficial de hoje, foi publicado o edital de licitação para contratar a empresa que requalificará o trecho de 30,7 km entre Abreu e Lima e Jaboatão. Além de se recuperar a pista, será aberta uma faixa exclusiva em todo o percurso para o BRT e ciclovias em ambos os sentidos. As obras começam em agosto. A implantação das estações e a adequação da via para o sistema, que inclui a construção de viadutos, pontes e elevados, deve acontecer no início de 2014.
Trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão contará com 39 estações de transporte rápido e 30,7 km de ciclofaixa
A intervenção que o estado vai fazer no trecho entre o km 51 e o km 82 da BR-101 vai consolidar o novo perfil da rota que se tornou fundamental para a RMR. Desde que foi implementado, na década de 1960, esse trecho deixou de funcionar apenas como passagem para veículos de carga e incorporou o tráfego misto, inclusive o transporte coletivo, assumindo função de perimetral. O aumento de demanda e a falta de investimentos deixou a via sucateada e com gargalos que comprometem a mobilidade. “Não cabe mais fazer só recapeamento. A BR será contemplada com um corredor exclusivo de ônibus, como previsto no PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos)”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Na primeira etapa da obra, cuja licitação foi publicada hoje, será feita a recuperação da pista e a abertura de duas faixas, no canteiro central, para dar passagem ao BRT. A previsão é de que essas obras comecem em agosto e sejam executadas em dois anos. A segunda etapa, que deve começar no primeiro semestre de 2014, contempla viadutos, pontes, elevados, estações do BRT e ciclovias.

Os projetos executivos devem ser entregues ao estado até agosto. Por enquanto, já são consensos dois viadutos tipo ferradura (como os que dão acesso ao aeroporto) na Muribeca e em Dois Irmãos; o alargamento do viaduto da Caxangá, de onde partirá um elevado para o BRT até a BR-232, inclusive com estações suspensas; e a construção de um novo Terminal de Integração na Macaxeira. “Vamos dotar esses corredores com um padrão diferenciado para garantir conforto, velocidade e previsibilidade ao transporte público e atrair o usuário do carro para esse sistema”, declarou o secretário.

saiba mais
A BR-101, no contorno do Recife, foi feita em 1966
Com o tempo, a via ficou saturada e ganhou perfil de perimetral
O trecho já funciona como uma importante rota do transporte público, sem faixas ou corredores exclusivos
O governo do estado vai requalificar o trecho entre o km 51 e o km 82
Os projetos executivos de todas as obras devem ser concluídos até agosto  de 2013
O estado pretende dar a ordem de serviço para o início de todas as obras no primeiro semestre de 2014

Números
58 mil carros passam por dia na BR-101, no contorno do Recife
20% do tráfego são de veículos pesados
30,7 km formam o trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão, o mais prejudicado pelo aumento da frota e a falta de manutenção da estrada
49% das placas de concreto são consideradas regulares ou ruins
22 apresentam fissuras ou trincas
R$ 774 milhões serão aplicados no trecho entre o km 51 e o km 82
150 mil pessoas por dia poderão circular pelo novo corredor após as obras
30,7 km serão adaptados para receber o BRT e ciclovias para destravar o trânsito
39 estações para o BRT e 39 passarelas para pedestres atreladas às estações serão implementadas

R$ 224 milhões serão investidos na primeira etapa, que inclui:
Troca de asfalto e placas de concreto
Abertura de via exclusiva com duas faixas de rolamento para a futura passagem do BRT

R$ 550 milhões serão investidos na segunda fase, que inclui:
Implantação de estaçãoes de BRT e ciclovias
Construção de pontes, viadutos e elevados
Construção de elevado para o BRT entre a Caxangá e a BR-232
Implantação do novo Terminal Integrado da Macaxeira, maior e mais confortável que o atual

Por ANA CLÁUDIA DOLORES

quinta-feira, 4 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - CHEGOU AO FIM A NOVELA DOS VIADULTOS DA AGAMENON, AGORA É DEFINITIVA ...

Governo do estado desiste de construir viadutos sobre a Agamenon

Publicação: 04/04/2013 11:05 Atualização: 04/04/2013 13:28

Viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães não serão mas construídos. Foto: Divulgação
Viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães não serão mas construídos. Foto: Divulgação
O Governo do Estado e a Secretaria Estadual das Cidades anunciaram, na manhã desta quinta-feira, a decisão de não mais construir viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com o arquiteto Múcio Jucá, responsável pela elaboração de um documento com alternativas à obra, o anúncio foi feito durante um entrevista coletiva para a assinatura da ordem de serviço para construção do Corredor do Transporte Rápido de Ônibus (TRO) Norte/Sul.O arquiteto acompanhou a entrevista coletiva, no Centro de Convenções, ao lado do advogado Leonardo Cisneiros, integrante do Movimento Direitos Urbanos. 
A informação foi anunciada em primeira mão pelo grupo de ativistas Direitos Urbanos, por meio das redes sociais. Pelo twitter, o secretário de imprensa do governo do estado, confirmou a decisão. "Governador anuncia agora decisão do governo e da prefeitura de implantar corredor exclusivo de ônibus da Agamenon Magalhães sem viadutos na RMR", postou Evaldo Costa, secretário de Imprensa do governo.
Ainda segundo Costa, na ocasião também foi anunciada a disposição de financiar estudos profundos sobre o a mobilidade e o futuro da cidade e a implantação de 100 km de corredor exclusivo de ônibus e 100 km de ciclovias permanentes no Grande Recife.
Os quatro viadutos estavam previstos no projeto do governo do estado para implantação do trecho do Corredor Norte/Sul. Três estudos foram solicitados à Secretaria das Cidades pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para avaliar o impacto sobre a vizinhança, ao meio ambiente e à circulação. De acordo com o projeto, os viadutos seriam construídos nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções na área: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa.
Para que a intervenção fosse realizada, 31 imóveis da avenida e entorno teriam que ser desapropridados, entre eles o Bompreço do Parque Amorim; parte da McDonald’s, lateral do Clube Português, ambos localizados na Rua Bandeira Filho, e a área onde funciona o cursinho do Colégio Contato, na Rua Dom Bosco, além de outros prédios residenciais e comerciais. O governador Eduardo Campos chegou a assinar o documento de desapropriação dos imóveis e lançou o edital de licitação das obras, orçadas em R$ 132 milhões.