quarta-feira, 12 de novembro de 2014

BRT BRASIL - RIO DE JANEIRO FAZ SUA LIÇÃO DIREITO E DAR UM SHOW EM MOBILIDADE,ENQUANTO RECIFE VIVE COM SUAS GAMBIARRAS

Além dos BRTs Transcarioca e Transoeste, já em operação, e do Transolímpica e Transbrasil, com inaugurações previstas para 2015 e 2016, a Região Metropolitana do Rio deve ter mais dez corredores exclusivos de ônibus articulados até 2018. Entre os projetos, preparados em conjunto pela Fetranspor e a Câmara Metropolitana de Integração Governamental, vinculada ao governo do estado, um dos mais polêmicos é o que prevê a implantação de um BRT na Ponte Rio-Niterói.
A proposta, que ainda é dúvida, enfrenta resistência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Há previsão de quatro BRTs na Baixada, quatro no Leste Fluminense e um no recém-inaugurado Arco Metropolitano, de Duque de Caxias a Itaguaí. 

Os projetos, que visam a desafogar o trânsito em várias vias expressas e promover uma maior integração entre as cidades da Região Metropolitana, foram citados pela diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, durante a 4ª Conferência Cidades Verdes, que reuniu, na semana passada, intelectuais, políticos e ativistas ligados à preservação do meio ambiente e à mobilidade urbana, na Firjan. 

“O que nós temos pensado para o futuro do estado é uma malha completa. Caso todos esses estudos saiam do papel, mais de 60% da população da Região Metropolitana estarão se locomovendo com transporte de massa em quatro anos”, afirmou Richele, ainda guardando segredo sobre as localizações, os orçamentos e qualquer detalhamento das obras. 

O gerente de Mobilidade da Fetranspor, Guilherme Wilson, contou que as informações completas dos empreendimentos serão apresentadas nesta semana durante o 16º Etransport, um dos maiores eventos do setor de transportes do país, que ocorrer entre quarta e sexta-feira no Riocentro.

Transbaixada

Entre os dez BRTs em estudo, três já eram conhecidos e vêm sendo reivindicados: o Transbaixada, que, em seu primeiro trecho, vai ligar a Rodovia Washington Luís à Via Dutra ao longo do Rio Sarapuí, prometida no primeiro mandato do ex-governador Sérgio Cabral; o Transoceânica, que prevê a integração de ônibus, bicicletas e estação hidroviária para reduzir o tempo de percurso entre a Zona Sul de Niterói e a Região Oceânica, além de dar acesso às barcas; e o corredor expresso de São Gonçalo, que ligará os bairros Santa Izabel e Gradim, cruzando todo o município. O único com obras em andamento é o Transoceânica, que deve ficar pronto em 2016. 

Estariam ainda na lista a instalação de corredores exclusivos de ônibus ao longo das rodovias RJ-104 (Rio-Manilha) e RJ-106 (Amaral Peixoto), no Leste Fluminense. Contatado pelo DIA para dar mais esclarecimentos, o coordenador da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, não foi localizado.

Agência reguladora tenta impedir a obra na Ponte 
A ANTT descartou a hipótese de um BRT na Ponte Rio-Niterói, por onde passam 160 mil veículos por dia. Recentemente, a Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio solicitou à agência reguladora que incluísse o projeto na licitação da concessionária que administrará a via nos próximos 30 anos. 
O contrato com o Grupo CCR, atual administradora, vence em junho. Foi cogitada a implantação de linha de metrô na Ponte. Técnicos da ANTT avaliaram que, além de extrapolar o investimento previsto, o projeto comprometeria a fluidez do trânsito, já que tiraria uma das quatro pistas e até o acostamento. Em abril, o então secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, sugeriu a construção de baia externa para o metrô. Segundo o subsecretário de Transportes, Delmo Pinheiro, o elevado foi construído com viabilidade para o projeto.

Ar ficará mais puro com menos 800 ônibus na rua 
Caso se tornem realidade, não é só o trânsito que os novos BRTs vão aliviar: a qualidade do ar será favorecida, como destacou a diretora de Mobilidade da Fetranspor, Richele Cabral. Segundo ela, estudos de impactos ambientais feitos pela federação projetaram reduções significativas da emissão de poluentes na atmosfera quando todos os corredores, somados às faixas de BRT e BRS já existentes e ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Centro, estiverem concluídos.

Análises estimam que, até 2018, investimentos em transportes proporcionarão queda de 7% de monóxido de carbono, 20% de gases hidrocarbonetos, 7,5% de NOX, 22% de material particulado e 5% de gás carbônico. “Com o BRT aumentou-se a velocidade do sistema, reduz a frota em 800 ônibus e o tempo de congestionamento, caindo consumo de combustível e emissão de poluentes”, disse.

Por GUSTAVO RIBEIRO
Informações: O Dia

BRT BRASIL - Diferente de Pernambuco o Rio de Janeiro investe certo e faz com qualidade e adquire bi articulação pra seus BRTs.

Com capacidade para transportar 270 passageiros — o que equivale a cerca de quatro ônibus comuns —, o novo veículo biarticulado do BRT Transoeste, que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz, está circulando desde segunda-feira durante o horário do rush. Atualmente, faz o trajeto entre as estações de Mato Alto e Alvorada sem paradas. O novo ônibus é formado por três carros (unidos por duas sanfonas) e tem 28 metros de comprimento. São dez metros a mais que os primeiros BRTs e cinco a mais que os articulados. Um outro veículo, com as mesmas dimensões do biarticulado, entrará em operação também no Transcarioca.
Foto Guito Moreto / Agência O Globo. - Guito Moreto / Fotos de Guito Moreto
Segundo o gerente geral do sistema BRT, Alexandre Castro, o novo ônibus serviu para agilizar a operação. Segundo ele, o aumento gradativo da extensão dos veículos ocorreu em sintonia com a demanda.

— Os fabricantes foram se adaptando à realidade do sistema e também estão de olho no mercado em expansão. Afinal, já são 26 corredores de BRT no país que estão em projeto ou em andamento. Somente no Rio, serão quatro — Transoeste, Transcarioca, Transolímpico e Transbrasil. Em 2017, os quatro estarão transportando, em média, dois milhões de pessoas — avaliou Alexandre Castro.

O biarticulado é confortável, tem temperatura agradável em toda a sua extensão e um excelente sistema de amortecimento. Mesmo nos trechos em que existem imperfeições na pista do corredor expresso, o ônibus se mantém estável. Segundo os operadores, ele dispõe de um moderno sistema de computador que opera bolsões de ar para nivelar o carro.

Para dirigir o gigante, foi necessário muito treino. Daniel Luís é motorista da categoria E (apto a dirigir carretas e ônibus articulados) e já conduzia os articulados do BRT. Fazer as manobras com o biarticulado é para poucos. Numa curva, o terceiro carro parece sumir do campo de visão.

— Nesse tipo de ônibus, é preciso mais atenção na frenagem, porque a resposta do freio é mais lenta. Para algumas manobras, é preciso sempre ter alguém ajudando — disse Daniel.

Para quem embarca na Estação Mato Alto, a entrada em operação do biarticulado representa a esperança de conseguir viajar sentado.

— Antes, eu tinha que esperar vários veículos. Com esse ônibus, a estação fica quase vazia — disse a garçonete Natália Cristino Resende, que mora no Mato Alto e trabalha na Barra.

Informações: O Globo

URBANA PE -CHAMA A JUSTIÇA DE FANTASIOSA E VOCÊ O QUE ACHA ?

Urbana-PE comenta ação fiscal que autua empresas de ônibus por irregularidades.

Foto: TRANSPORTE PÚBLICO 

Urbana-PE comenta ação fiscal que autua empresas de ônibus por irregularidades, como não recolhimento do FGTS  http://migre.me/mMG8NAdvogado e presidente da Urbana-PE
Foto: Ana Maria Miranda/NE10

O Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana PE), reuniu a imprensa nesta terça-feira (11), para comentar uma ação fiscal da Superintendência Regional do Trabalho, em 18 empresas que integram o Grande Recife Consórcio de Transportes.
O trabalho de cinco meses apurou irregularidades cometidas pelas transportadoras. A não concessão dos intervalos mínimos de 11 horas entre duas jornadas, descanso para alimentação e descanso semanal remunerado e não recolhimento de FGTS são itens desta perícia.
No entender da Superintendência do Trabalho, mais de 11 milhões de infrações foram cometidas pelas empresas. A fiscalização levantou dados de 2010 a abril deste ano. As multas administrativas podem chegar a R$ 13 milhões. Ainda sobre o FGTS dos trabalhadores, um total de R$ 200 milhões deixou de ser arrecadado apontam os dados preliminares das perícias.
Para a Urbana-PE, os critérios utilizados na apuração são equivocados. O presidente do sindicato Fernando Bandeira, nega as acusações.
Nesta quarta-feira (12), o Ministério Público do Trabalho, a advocacia geral da União, Tribunal Regional do Trabalho, Receita Federal, INSS e Grande Recife e os representantes dos trabalhadores e das empresas se reúnem em audiência pública.
O encontro vai ocorrer na superintendência regional do trabalho às 9h. Na oportunidade será apresentado o resultado final da ação fiscal contra o Consórcio Grande Recife.

                    RECORDANDO MATÉRIA ANTERIOR

Motoristas e cobradores de ônibus enfrentam condições precárias em PE


Um estudo identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus. As queixas de dores são frequentes.



Bianka CarvalhoRecife, PE
O Bom Dia Brasil mostrou o tormento de milhares de brasileiros que dependem de ônibus todos os dias. Agora vamos conhecer o outro lado: a jornada exaustiva de trabalho dos motoristas de ônibus e as condições precárias de trabalho no Recife.
“Falta de respeito com o trabalhador. Ônibus super lotado, capaz de virar na hora que está fazendo curva”, diz uma passageira.
Para cada linha existe uma fila, que ninguém respeita. “Você chega mais cedo achando que vai ser melhor e é muito pior”, afirma outra mulher.
Motoristas e cobradores também vivem no maior sufoco. É que, na maioria dos casos, as condições de trabalho não são favoráveis.
Uma medição feita no Recife mostrou que um motorista de ônibus passa marcha, em média, 450 vezes em um único trajeto. Ida e volta: 900 vezes. Imagine isso em várias viagens por dia. O braço reclama, não tem corpo que aguente.
Um estudo feito pelo Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho da Universidade de Pernambuco e pelo Laboratório de Ergonomia e Design da Universidade Federal de Pernambuco identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus.
As queixas de dores são frequentes, principalmente nas costas, nos ombros, nos braços, nas pernas e nos pés. As cadeiras de motoristas e cobradores favorecem posturas inadequadas. O cobrador senta de lado e o motorista tem como vizinho incômodo o motor, quente e barulhento.
“A grande maioria dos ônibus que nós medimos encontrava-se com ruído acima do permitido, temperatura também acima do permitido pela lei”, afirma o especialista Beda Barkokebas.
O Ministério Público do Trabalho analisou os dados da pesquisa e investigou também os excessos de jornada. “Nessa jornada média de 8 horas diárias, os cobradores e motoristas da Região Metropolitana de Recife estão trabalhando cerca de 15 horas, todos os dias”, afirma a procuradora Vanessa Patriota.
Os relatos impressionam, e está todo mundo no limite. “Quando eu chego para trabalhar está tudo tranquilo, mas depois começa a dor nas costas, dor de cabeça, na coluna principalmente”, afirma o cobrador Miquéias Barbosa.
Vários trabalhadores comem em quentinhas, dentro do ônibus, na correria entre uma viagem e outra. “Agora mesmo eu vim tomar café de 11h. Almoço quando chegar em casa, lá para as 16h, 17h”, afirma o motorista Willams da Silva.
O governo do estado vai fazer uma licitação para as empresas de transporte que operam na Região Metropolitana do Recife. Os novos operadores terão que atender a um conjunto de indicadores de qualidade.
“Expedimos uma recomendação ao governo do estado para que fizesse constar nesse edital de licitação várias exigências a essas empresas para melhoria do meio ambiente de trabalho. Manter a temperatura no limite legal, botando ar-condicionado, motor na parte traseira para diminuir o ruído para o motorista, bancos ergonômicos”, diz a procuradora.
O sindicato que representa as empresas de transporte de passageiros de Pernambuco disse que orienta a todos os prestadores de serviço a respeitarem a jornada e oferecerem condições básicas de trabalho. O setor reconhece que enfrenta problemas estruturais e, que vai se adequar às normas de segurança com a licitação dos novos veículos.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

SCANIA RECIFE -Scania oferece solução completa para a MobiBrasil no BRT do Recife

A Scania comemora a entrega da solução completa para a MobiBrasil operar no BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) de Recife. O investimento foi de cerca de R$ 95 milhões em 100 ônibus articulados K 310 6x2/2, e essa quantidade torna a frota Scania a maior da capital pernambucana no sistema.
“A Scania é pioneira mais uma vez ao oferecer à MobiBrasil uma solução completa. A empresa recebeu veículo (K 310 6x2/2), serviço (Programa de Manutenção Scania Premium por 5 anos) e solução financeira por meio do Scania Banco. Para o mercado de ônibus urbanos foi a primeira venda com essa amplitude de cobertura para atender às necessidades de um cliente”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus Urbanos da Scania nas Américas. “A Scania demonstra o quanto dispõe de uma gama que atende a diversas demandas.”
“O BRT de Recife é um projeto inovador para Pernambuco e de grande importância, pois já está propiciando uma melhoria na qualidade de serviços ao passageiro, além de redução dos custos para as operadoras”, comenta Niege Chaves, presidente da MobiBrasil.
“Quando fomos escolher nossa frota para utilizar no BRT de Recife fizemos uma análise das alternativas do mercado e chegamos à conclusão de que a Scania era um excelente parceiro, pela experiência que tínhamos na aquisição dos ônibus a etanol em São Paulo, onde atuamos em linhas urbanas na capital.”
“Conquistar a confiança da MobiBrasil para termos a maior frota do novíssimo BRT de Recife nos deixa muito orgulhosos”, diz Eduardo Monteiro, responsável por Vendas de Chassis Urbanos da Scania no Brasil. “Nosso articulado K 310 6x2/2 vem sendo muito elogiado tanto pelas operadoras de BRT´s quanto pelos passageiros. Ele é reconhecido pela qualidade, economia de combustível, robustez e pelo baixo índice de manutenção.”
Para aumentar a disponibilidade e reduzir custos da frota, a MobiBrasil adquiriu o Programa de Manutenção Scania Premium por cinco anos. “A operação tem sido um sucesso. Resolvemos intensificar a parceria com a Scania com um programa de manutenção de longo prazo”, revela Niege.
A MobiBrasil também usufrui do Scania Serviços Dedicados. A Casa Scania Trux, do Grupo Movesa, que atende a região, montou uma equipe de mecânicos para atuar dentro da estrutura do cliente. “Eles interagem bastante com nosso dia a dia e ajudam a sanar as necessidades da operação com adaptações dos horários a nossa agenda. Os mecânicos fazem o serviço completo, da manutenção preventiva à corretiva. Um formato que tem melhorado nossa operação na rua. Nossas responsabilidades agora são com carroceria, pneus e abastecimento. Muito mais simples e eficiente.”
“A manutenção terceirizada é uma tendência para o setor, pois tira a responsabilidade do serviço na garagem, onde o foco é a operação, ter o veículo na rua e a qualidade de serviço ao usuário. Nesse sistema todos ganham mais, inclusive o passageiro”, conta a empresária. ”Temos uma parceria com a Scania de muitos anos, e queremos intensificar ainda mais. Hoje, nosso conceito é comprar veículos diferenciados com manutenção agregada. A Scania tem prestado esse serviço com muita qualidade, o que resulta em um grande diferencial competitivo”, conclui Niege.
A MobiBrasil atua no BRT de Recife nos corredores Leste-Oeste nas linhas 2450 Camaragibe-Centro e 2480 Camaragibe-Derby, que transportam 24 mil passageiros/dia.

Sucesso também no BRT de Belo Horizonte  
Outro sistema BRT que vem rendendo elogios para a Scania é o Move de Belo Horizonte (MG). Na capital mineira quatro operadoras adquiriram 38 articulados K 310 6x2/2: Transportes Milênio, Transportes São Dimas, Turilessa e Bettania Ônibus. Os modelos são reconhecidos pela disponibilidade e economia de combustível.
Cada articulado tem capacidade para transportar 127 passageiros. O negócio foi realizado pela Casa Scania Itaipu.
Os ônibus articulados têm quatro portas à esquerda, que coincidem com as portas da plataforma do BRT. Além de três saídas do lado direito, que permitem embarque e desembarque na altura da calçada. Dentro dos ônibus, por meio de sistemas de som e painéis digitais, os passageiros têm acesso às informações sobre a próxima estação. Os ônibus contam ainda com circuito fechado de TV e GPS com monitoramento por centrais de controle operacional. Os 38 articulados Scania atuam em dois dos três corredores do Move: Cristiano Machado e Antônio Carlos.

Articulado Scania é sinônimo de baixo custo operacional
Os chassis Scania K 310 6x2/2 podem ser equipados com piso baixo ou normal e saem de fábrica com freios ABS, sistema de freios EBS (ABS e controle de tração), sistema de "ajoelhamento”, caixa de câmbio automática ZF Ecolife de 6 marchas e retardador hidráulico primário incorporado.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 

BRT 1º MUNDO - Conheça o Centro de Controle Operacional do BRT do Rio de Janeiro. Mais um investimento de fazer inveja ao modelo pernambucano

ASSISTA VÍDEO:




 Além de um corredor de transporte totalmente segregado, que já consegue, mesmo com seis meses de operação, reduzir em 65% o tempo de viagem, o Transcarioca – o segundo BRT do Rio de Janeiro – dispõe de uma ampla estrutura tecnológica para monitorar e, se necessário, interferir na operação. O Centro de Controle de Operações, chamado de CCO, impressiona por sua dimensão. São 100 câmeras que dialogam 24h com o sistema. Por meio de câmeras nas estações e ônibus e do GPS dos coletivos é possível ver as estações, terminais e os veículos, agindo para solucionar problemas quando necessário.
Diferentemente de Pernambuco, o CCO carioca é um investimento dos operadores. Custou R$ 12 milhões e centraliza a operação de todo o sistema de BRT do Rio de Janeiro. Tanto o que já existe – Transcarioca e Transoeste – como outros dois que serão construídos até o fim de 2016: Transbrasil e Transolímpica. Outra diferença gritante para o sistema pernambucano é que o BRT começou a funcionar com o suporte do CCO, algo essencial para otimizar e dar segurança à operação, principalmente ao passageiro.
Foto: Arthur Moura
Foto: Arthur Moura
No vídeo acima, o gerente geral do Consórcio Operacional BRT, Alexandre Castro, explica o funcionamento do CCO e a importância de o BRT só entrar em operação com ele. Em maio de 2012, quando o Transoeste começou a operar – o primeiro do Rio e do Brasil -, o CCO estava funcionando, numa proporção menor, é claro, mas que permitia o monitoramento do corredor em toda sua extensão. O centro de controle foi concluído no fim de maio deste ano, depois de dois anos de implantação.
O Blog De Olho no Trânsito está no Rio de Janeiro participando da 16ª Etransport e 10ª Fetransrio, promovidas pela Fetranspor (Federação de Transporte do Rio de Janeiro), e da 8ª Conferência Internacional da UITP.

domingo, 9 de novembro de 2014

Linha Centro - Devido ao acidente o Metro contará com esquema especial de ônibus pra esta segunda.


GRANDE RECIFE ALERTA PARA ESQUEMA DE ÔNIBUS NESTA SEGUNDA-FEIRA (10)




O Grande Recife informa que, caso o problema operacional da linha Centro do Metrô permaneça nesta segunda-feira (10), o Consórcio terá um esquema especial  de ônibus para minimizar o impacto para o usuário. 
 
O planejamento prevê o reforço das linhas radiais, que atendem ao centro do Recife, e a criação de duas linhas especiais, são elas: TI Jaboatão/TI Barro e TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra.  
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158

Carcaças - Em circulação no TI Barro, veículos velhos e aos pedaços e o GRCT não pune empresas, onde os interesses do povo fica pra depois.

Porta de ônibus cai com veículo em movimento e assusta passageiros na BR-101



Foto: André Alencar/WhatsApp/Cortesia
Os passageiros do ônibus que fazia a linha 207-Barro(BR-101)/Macaxeira sofreram um susto, na noite desta terça-feira (04). Por volta das 19h, a porta do veículo, que estava em movimento, desabou em plena rodovia federal. Segundo os usuários, que denunciaram o caso através do WhatsApp do Diario (81 8181-1818), o motorista só parou o coletivo uma quadra depois, mesmo estando ciente da ocorrência. Por sorte, ninguém ficou ferido.

O acidente com o ônibus, da empresa Metropolitana e de número de ordem 111, aconteceu a duas paradas de distância do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco. De acordo com os passageiros, quem estava próximo à porta conseguiu se segurar nas cadeiras do coletivo, e os destroços não atingiram veículos na via ou pedestres.

Através do Facebook, o universitário André Alencar alertou para o perigo causado pelo descaso com a qualidade dos transportes públicos. "O pior disso tudo é ver a qualidade do nosso meio de transporte. Pagamos caro por uma passagem e temos ônibus assim. Resultado: Motorista para a uma quadra de distância (isso porque nós passageiros gritamos para avisar da porta) e cobrador faz suas ligações (acredito que seja para seus superiores) alertando sobre a porta. No final, seguimos caminho para a Estação do Barro com a porta jogada na BR", detalhou o passageiro.

A equipe de reportagem entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE). O órgão informou que vai notificar a empresa Metropolitana e avisou que casos como esse podem ser denunciados pelos usuários diretamente para o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas de ônibus.

BRT - será a unica opção de deslocamento até a Arena Pernambuco pra o jogo SPORT X FLAMENGO

Metrô do Recife esta paralizado devido ao acidente de carro na BR 101, e os torcedores do jogo SPORT na Arena vai ter que se desdobrar pra chegar ao estádio, e outra opção será o BRT descer em cCamaragibee seguir até a estão Cosme Damião onde existe uma esquema de onibus pra arena.


BRT no Derby e Av Guararapes é  a opção de deslocamento até a Arena na falta hoje, sem o metrô.

A exemplo do que foi contra o Figueirense no último domingo, quando mais de 28 mil pessoas empurraram o Sport rumo à vitória, a torcida do Leão será novamente o décimo segundo jogador da equipe do técnico Eduardo Baptista. Empolgada pelo triunfo em cima dos catarinenses, a massa rubro-negra atendeu ao chamado e deverá invadir as cadeiras da Arena Pernambuco no jogo de amanhã (domingo, 9), contra o Flamengo. A partida é válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Desde iniciadas as vendas, a procura por ingressos tem sido grande. No momento do encerramento das vendas da última sexta-feira, mais de 25 mil entradas já haviam sido comercializadas. Já os ingressos do programa Todos com a Nota estão esgotados. A expectativa por um estádio novamente lotado apoiando o Leão já anima os jogadores.
"A torcida do Sport nunca deixa o time na mão. Domingo passado eles se mostraram presentes e nos empurraram muito contra o Figueirense. Contra o Flamengo será a mesma coisa. Sei que a Arena estará lotada de rubro-negros apoiando os noventa minutos. É juntamente com este incentivo que lutaremos de todas as formas por mais uma vitória", disse o goleiro Magrão.
Tratando o jogo como mais uma final no ano do Leão, o técnico Eduardo Baptista também revelou sua expectativa por uma Arena cheia. "A torcida foi convocada e atendeu ao chamado. Amanhã ela será mais uma força para nos empurrar. Esse jogo é mais uma final para nós. Vamos em busca dessa vitória, que será muito importante para o Sport", falou.

Atenção estudantes que vão fazer Enem ,corram pois o GRCT esta sem esquema especial pra atender a falta do metrô.

O TI TIP estaria complicado nessa manhã de prova do Enem, se não bastasse a lotação já esperada, problemas no metrô do Recife pioram a situação.
Foto enviada por Luiz Henrique

Até o momento o Brande Recife,não tomou nenhuma decisão de esquema especial de ônibus e os estudantes estão sem saber o que fazer e o numero de veículos é insuficiente.E segundo o grande Recife consorcio de passageiros não terá nenhum esquema especial de ônibus pois, no fim de semana a área de impressa e ação não funciona e nem eles sabia do acidente,relatos do atendimento do 0800 0810158.

Colisão - Acidente de carro, danifica linha Centro do metrô do Recife.

                                 foto do video de Diogo Morais.

A linha centro ficou paralisada após o acidente nesta manhã. Foto: Arthur Souza Esp/DP/D.A.Press
A linha centro do metrô está paralisada neste domingo (9). O problema foi ocasionado devido um acidente automotivo. Um veículo caiu de cima do viaduto na linha férrea. Com isso, toda a linha Centro está sem previsão de funcionamento.

Segundo informações do Metrô do Recife, a colisão destruiu a cabeceira e danificiou toda a linha. O choque causou um incêndio, que derreteu a linha férrea. Técnicos estão no local avaliando o estrago. Não há previsão dos serviços serem retomados.

O veículo foi recolhido para o pátio do Curado. O motorista, que aparentava sinais de embriaguez, foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Assista o vídeo do Diogo Morais no exato momento da colisão do veiculo,sobre a linha do metrô na BR101 próximo a estação Barro.

https://www.facebook.com/video.php?v=840468289347845&set=vb.100001540468642&type=2&theater

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

BRT - Mas uma estação foi inaugurada, a Riacho do Cavouco.


CORREDOR LESTE/OESTE JÁ OPERA COM 11 ESTAÇÕES


Com previsão de ser totalmente entregue até o final deste ano, o Corredor Leste/Oeste já opera com 11 estações para embarque e desembarque de passageiros. Os usuários das linhas do Via Livre 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby, que circulam com 18 e 15 BRTs, respectivamente, podem utilizar uma dessas linhas para se deslocar do Terminal Integrado de Camaragibe até o Centro do Recife. 

Das 11 estações em funcionamento, nove estão localizadas na Av. Caxangá e as outras duas na Praça do Derby e na Av. Guararapes. Confira todas as estações em operação: Capibaribe, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi e Abolição, Derby e Guararapes.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

BRT - O nosso é mas que uma carroça e as VIA LIVRE uma gambiarra.

Transcarioca – um BRT de dar inveja ao pernambucano

Publicado em 06/11/2014, Às 20:19



O segundo corredor de BRT do Rio de Janeiro, o Transcarioca, é de dar inveja aos pernambucanos, não só porque ele está em operação praticamente total – com 47 estações e funcionando 24 horas -, mas porque ele possui algo que os dois corredores de BRT da Região Metropolitana do Recife não têm e que é ESSENCIAL a qualquer sistema de Bus Rapid Transit: a via exclusiva, totalmente segregada do tráfego comum.
O Transcarioca é assim. De ponta à ponta. São 39 km de corredor exclusivo, no qual em MOMENTO ALGUM o ônibus é incomodado por carros ou qualquer tipo de veículo particular. O Transcarioca liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Aeroporto Galeão, na Ilha do Governador, cortando a Zona Norte do Rio. Passa por 27 bairros extremamente adensados e, em alguns trechos, predomina no sistema viário, ou seja, apenas a via do BRT existe. No bairro de Ramos e Olaria, por exemplo, essa prioridade dada ao sistema impressiona.
O Transcarioca entrou em operação em junho de 2014 para a Copa do Mundo e já transporta 196 mil passageiros por dia. Deverá chegar a 400 mil usuários até o segundo trimestre de 2015, superando em muito a expectativa inicial de 320 mil passageiros como demanda total. A redução do tempo de viagem também surpreendeu: já chegou a 65%. Viagens que levavam 150 minutos caíram para 50 minutos. E isso só foi possível devido ao corredor exclusivo, totalmente segregado.

transcarioca

Há ajustes a serem feitos e a receita do sistema ainda não cobre integralmente o custo da operação, mas os empresários estão cobrindo essa diferença com a criação de um fundo interno, que está bancando cerca de 10% dos custos. A criação do fundo foi um consenso no setor, que resolveu acreditar no sistema de BRT na cidade. Apostam que essa diferença será equilibrada com a entrada de todas as linhas alimentadoras no sistema – 27 das 38 previstas estão em operação.
Outra diferença grande entre o sistema de BRT do Rio de Janeiro e o de Pernambuco são as estações. A impressão é que em Pernambuco o governo do Estado se preocupou em construir estações luxuosas – as únicas do Brasil e a segunda no mundo refrigeradas -, mas esqueceu do primordial, que são as vias exclusivas. As estações do BRT carioca, tanto do corredor Transcarioca como do Transoeste, são simples, com uma estrutura de alumínio perfurada e um sistema inteligente de ventilação que permite o acúmulo do ar no teto das unidades, lançado para o interior por um sistema de exaustão. Há vidros, mas não em todas a  estação, como no Recife.
https://www.youtube.com/watch?v=SOkbwGXn57I

Os passageiros já reclamam da lotação dos BRTs nos horários de pico e mais BRTS, inclusive biarticulados, estão sendo introduzidos no sistema, mas todos são unânimes em elogiar o ganho de tempo nas viagens – resultado exclusivo do corredor segregado. E que os BRTs do Grande Recife não têm na mesma proporção nos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul. De fato, o Transcarioca, assim como o Transoeste são de dar inveja aos pernambucanos.
O Blog De Olho no Trânsito está no Rio de Janeiro participando da 16ª Etranspor, promovida pela Fetranspor, a Federação de Transporte do Rio de Janeiro, e da 8ª Internacional Bus Conference da UITP.

Trabalho escravo - Empresas de ônibus do Recife , poderão ser multadas por explorar trabalhadores.

Fiscalização

Empresas de ônibus podem ser multadas em R$ 13 milhões no Recife

fonte: NE10
Valores que deixaram de ser pagos aos trabalhadores em decorrência do excesso de jornada ou da não concessão dos descansos chegam a R$ 200 milhões / Foto: JC Imagem/Arquivo
Valores que deixaram de ser pagos aos trabalhadores em decorrência do excesso de jornada ou da não concessão dos descansos chegam a R$ 200 milhõesFoto: JC Imagem/Arquivo

Uma fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) autuou as empresas do Consórcio Grande Recife. Ao todo, foram identificadas 11,5 milhões de infrações, a maioria relacionadas à jornada de trabalho dos motoristas e cobradores. As multas administrativas para as empresas podem chegar a mais de R$ 13 milhões e as empresas têm até 10 dias para se defender.

O objetivo da fiscalização é o "combate aos abusos cometidos na jornada de trabalho dos funcionários das empresas de ônibus". Outro problema seria a não concessão dos intervalos previstos na legislação para os motoristas e cobradores. A ação analisou 18 empresas do transporte rodoviário de passageiros, integrantes do Consórcio Grande Recife, alcançando quase 28 mil trabalhadores.

Além das autuações pelas irregularidades, foram calculados os valores que deixaram de ser pagos aos trabalhadores em decorrência do excesso de jornada ou da não concessão dos descansos. O valor total dessas verbas chegaram a R$ 200 milhões (inclusos as parcelas relativas de FGTS, que também não foram recolhidas).

Ao todo, segundo a SRTE/PE, as empresas receberão 180 autos de infração. O relatório completo da ação fiscal será apresentado na próxima quarta-feira (12), a partir das 9h, em audiência pública na sede da SRTE/PE. Participam da audiência pública, o Ministério Público do Trabalho, Advocacia Geral da União, Tribunal Regional do Trabalho, Receita Federal, INSS, Consórcio Grande Recife e o sindicato dos trabalhadores e das empresas de transporte rodoviário de passageiros.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

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terça-feira, 4 de novembro de 2014

Norte Sul - BRT do Recife uma lentidão e falta de prumo nas obras.

Corredor de BRT Norte-Sul a passos lentos, quase parando.

Estação Tacaruna teve a cobertura parcialmente destruída por um caminhão. Ausência de faixa exclusiva provocou destruição
Estação Tacaruna teve a cobertura parcialmente destruída por um caminhão. Ausência de faixa exclusiva provocou destruição. É o terceiro acidente desde que ela entrou em operação

Quem passa pelas obras do maior Corredor de BRT (Bus Rapid Transit) prometido para o sistema de transporte de passageiros da Região Metropolitana do Recife, o Norte-Sul, duvida das promessas do governo do Estado. Com um ano de atraso, a entrega do corredor agora é anunciada para dezembro deste ano. Mas o ritmo das obras e entraves administrativos que estão acontecendo entre o governo de Pernambuco e a construtora colocam em dúvida que esse prazo seja cumprido. Mais uma vez. O ritmo é lento, devagar, quase parando.
A reportagem percorreu os 33 quilômetros do Norte-Sul, entre o Centro do Recife e o município de Igarassu, na Região Metropolitana, e presenciou obras quase paralisadas. Os funcionários nas estações não chegavam a dez, muitos deles apenas sentados, cuidando do patrimônio ou descansando. A maioria das estações de BRT estavam mesmo sem operários. Funcionários foram vistos em apenas quatro unidades e no Terminal de Abreu e Lima, quase concluído. Muitas estações tinham ar de abandono, enquanto outras estavam abandonadas de fato. Como uma das duas localizadas nas imediações da entrada de Jatobá, em Olinda – pichada e com vidros quebrados.
Fotos de Sérgio Bernardo/JC Imagem
Fotos de Sérgio Bernardo/JC Imagem

Das 29 estações previstas para o corredor, apenas quatro estão funcionando (Tacaruna, 13 de Maio, Riachuelo e Praça da República). O Norte-Sul fez uma operação durante a Copa, mas apenas para os jogos. Para o público em geral, começou depois. E só com uma linha (PE-15 Dantas Barreto). Há pouco tempo é que a segunda, TI Pelópidas, entrou em operação. As duas são semi expressas, exatamente porque as estações ao longo do corredor não ficaram prontas. Hoje, com 26 dos 88 BRTs adquiridos pelo consórcio Conorte – vencedor da licitação pública – em operação, consegue transportar 18 mil passageiros. A previsão eram 180 mil por dia.

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Para complicar ainda mais a situação, a empresa responsável pela obra, a Emsa, </DC>entrou com um recurso à medida cautelar referendada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que limitou os custos da administração local e manutenção de canteiros a 10,68%. Segundo o secretário das Cidades, Evandro Avelar, a Emsa e a Mendes Júnior (responsável pelas obras do Corredor de BRT Leste-Oeste e do Ramal da Copa) pediram um reajuste do custo ao Estado, que submeteu o pedido ao TCE. A Mendes Júnior se contentou com o percentual dado pelo TCE, mas a Emsa não. “Esse recurso que está sob análise. Mas as obras seguem normalmente e não correm risco de parar”, afirmou o secretário.
A lentidão das obras faz com que a Secretaria das Cidades prorrogue a decisão de implantar uma via segregada para os BRTs além da PE-15 (trecho em que o corredor sempre existiu segregado do tráfego individual), mesmo que apenas com tachões. A decisão facilitaria o percurso dos BRTs, mas complicaria ainda mais o trânsito para os veículos particulares. O resultado é que a operação tem sido comprometida, inclusive com danos ao patrimônio do futuro sistema. A Estação Tacaruna, na Avenida Cruz Cabugá, Centro do Recife, a primeira a entrar em operação, já foi danificada três vezes porque todo tipo de veículo, com qualquer altura, circula na faixa que deveria ser exclusiva dos BRTs. No último acidente, uma carreta destruiu metade da cobertura da estação, prejuízo que será pago pelo sistema, ou seja, pelo usuário.
Há uma expectativa de quatro novas estações entem em operação até o dia 15: três entre os TIs da PE-15 e PE-22 e uma na Avenida Dantas Barreto. O Urbana-PE, sindicato dos operadores do sistema, não quis se pronunciar.

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domingo, 2 de novembro de 2014

Mobilidade - Camaragibe ganhará nova avenida na Belmiro Correia, ou antiga promessa nunca cumprida pra copa do mundo.

Via absorverá fluxo de carros, motos, caminhões e ônibus convencionais a ser retirado da Avenida Belmino Correia, que passará a servir sobretudo ao BRT

A Região Metropolitana do Recife vai ganhar mais uma avenida. Com 3,6 km de extensão, a nova via será uma paralela da Avenida Belmino Correia (PE-05), principal corredor de Camaragibe e acesso ao Ramal da Copa, em São Lourenço da Mata. Provisoriamente chamada de Avenida do Contorno de Camaragibe, a pista deve receber grande fluxo de carros particulares e ônibus convencionais que seguem para outros municípios, como Paudalho e Carpina. Para isso, a Belmino Correia deverá ter sua circulação restrita ao BRT e veículos que forem acessar comércio e ruas transversais. 

O projeto-executivo, orçado em R$ 30 milhões, está em análise na Caixa. Enquanto isso, segue a elaboração de um estudo de impacto ambiental. “A avenida passará na borda de uma grande área verde. Para que se possa entrar nessa área, é necessário licença ambiental. Mas acreditamos que até o fim do ano o estudo seja concluído. Depende do CPRH”, disse o secretário-executivo de Mobilidade das Cidades de Pernambuco, Gustavo Gurgel. 

Quando da implantação do novo corredor, deverão ser construídas na Belmino Correia estações refrigeradas de BRT, semelhantes às da Caxangá. Duas das quatro faixas da Belmino serão exclusivas ao sistema Via Livre e as outras duas para carros. “Hoje, as paradas do BRT que estão sendo construídas estão nas laterais e o tráfego na Belmino é misto. Não há faixa prioritária para o BRT, o que diminui sua velocidade”, reconhece. 
Para Gurgel, o maior obstáculo à abertura da Avenida do Contorno são as desapropriações, já que elas não estão inclusas no orçamento de R$ 30 milhões. “São recursos a serem captados. Mas ainda não temos o valor necessário para cobrir as desapropriações”, afirma o secretário.

O novo corredor será composto por duas pistas de tráfego misto em sentidos opostos, com largura variando de sete e nove metros, além de um canteiro central de dois metros. Terá início em frente ao Terminal Integrado de Camaragibe e término na interseção com a PE-027, próximo à antiga fábrica Braspérola.  

Inicialmente, o projeto do Corredor Leste/Oeste previa o alargamento da Belmino Correia para criação de faixa de BRT. A hipótese foi descartada devido à grande quantidade de imóveis a serem desapropriados. “Antes de iniciar a implantação do Leste Oeste, foi visto que não daria tempo de fazer o alargamento da Belmino, já que a meta era a Copa. A solução foi construir estações mais simples enquanto não é aberta a via paralela”, disse o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.