quarta-feira, 20 de abril de 2016

Polícia Rodoviária reforça ações nas estradas durante o feriadão

Operação Tiradentes será realizada em Pernambuco até o domingo (24).
Metas são coibir infrações mais graves e educar motoristas pernambucanos.


G1PE
Agentes da PRF realizam operação (Foto: Ascom/PRF)Agentes da PRF realizam operação (Foto: Ascom/PRF)
A partir desta quarta-feira (20), a fiscalização no trânsito será reforçada nas estradas federais que cortam Pernambuco.  A Operação Tiradentes segue até o domingo (24).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificará as ações para tentar reduzir o índice de acidentes e mortes, sobretudo, nas estradas que levam ao interior a e ao litoral.
Estão previstos bloqueios  coibir as infrações mais graves, como excesso de velocidade,  embriaguez ao volante, ultrapassagens em local proibido e uso irregular de motocicletas. As ações serão realizadas em pontos estratégicos, com a utilização de radares e de bafômetros, em conjunto com as equipes da Operação Lei Seca.
Educação
Entre quinta-feira (21) e sábado (23),  haverá  ações educativas com motoristas e passageiros, em Garanhuns (Agreste), por meio do Projeto Cinema Rodoviário. Durante as abordagens, o público será convidado a participar de uma palestra com vídeos educativos, que fornecem informações sobre cuidados que devem ser adotados nas rodovias.
Cuidados
Antes de iniciar a viagem, o motorista deve fazer a revisão no veículo, observando as condições dos pneus, o nível do óleo e combustível, o funcionamento dos sistemas de freio e de iluminação, além do estado dos para-brisas.
Riscos
Sob chuva, a pista fica escorregadia e o motorista deve adotar medidas de segurança para evitar acidentes.  É preciso reduzir a velocidade do veículo, transitar com o farol do carro ligado mesmo durante o dia e manter uma distância segura em relação aos demais veículos.
No caso de aquaplanagem, em que o veículo perde o contato dos pneus com o asfalto ao passar em uma superfície molhada, deve-se tirar o pé do acelerador, evitar pisar no freio de forma brusca e manter o volante firme, até passar pelo local.
FONTE: G1 PE

terça-feira, 19 de abril de 2016

Estação Complexo de Salgadinho deve começar a funcionar em maio Atualmente, 24 estações estão funcionando, das 26 estações previstas.


foto: Fred Metro

A estação Complexo de Salgadinho, que integra o corredor Norte/Sul, deve começar a funcionar no próximo mês. Caso seja aberta em maio, conforme prometido pela Secretaria das Cidades, a inauguração acontecerá um ano e 10 meses depois do primeiro dia de operação do transporte rápido por ônibus (BRT) no corredor. O consórcio construtor Emsa/Aterpa está executando as obras da estação, do Terminal Integrado (TI) Abreu e Lima e de duas passarelas.

Atualmente, 24 estações estão funcionando (do total de 26 estações previstas). Faltam as estações do Complexo de Salgadinho, em Olinda, e São Francisco de Assis, em Paulista. Também precisam ser concluídas as passarelas da Estação São Francisco, em Paulista, e Peixe Agulha, na rodovia PE-15.

“As obras ainda não iniciadas (estação São Francisco) dependem de interferências e pendência de projetos, tais como licenças ambientais da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), revisão de projetos e realocação de redes de alta tensão pela Celpe”, informou a Secretaria das Cidades. Ainda não há previsão de início das obras. O órgão, no entanto, estima que a conclusão deve acontecer no segundo semestre de 2017.

A recepcionista Ivanilda Percila, 48, estima que os moradores dos arredores do Complexo de Salgadinho deixarão de precisar caminhar por aproximadamente 20 minutos para chegar até uma estação do BRT. “Hoje, as opções são antes do viaduto (da Pan Nordestina) ou a estação do Shopping Tacaruna. A abertura de uma aqui vai melhorar a mobilidade de muita gente”, afirmou.
fonte: Secretaria das Cidades e DP.

domingo, 17 de abril de 2016

O Brasil agora sim zz



Câmara aprova processo de impeachment contra Dilma Rousseff

Resultado da votação deste domingo indica que a voz das ruas se sobrepôs à tentativa do Planalto de cooptar parlamentares em negociações conduzidas por Lula. Agora, caberá ao Senado definir se a presidente permanece no cargo

Por: Laryssa Borges, Marcela Mattos e Felipe Frazão, de Brasília - Atualizado em 


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - 01/04/2016
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - 01/04/2016(Adriano Machado/Reuters)
Há um tempo para tudo debaixo do céu, e este domingo trouxe o tempo de Dilma Vana Rousseff e seu partido, o PT, se haverem com as consequências da crise econômica e política que semearam. Às 23h07, com o voto de Bruno Araújo (PSDB-PB), formou-se a maioria de 342 deputados necessária para que o processo de impeachment que tramitava na Casa siga para o Senado, onde Dilma poderá ser julgada por crime de responsabilidade. Quarta presidente eleita desde a Constituição de 1988, a petista agora faz dupla com Fernando Collor de Mello, que enfrentou, em 1991, o mesmo ritual de impedimento.

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Dilma e o PT insistem em dizer que a democracia brasileira sofre um golpe, e que seu impeachment representará uma ruptura institucional. Mas a votação de hoje está imune a qualquer questionamento. O governo teve ampla oportunidade de atacar na Justiça todos os aspectos da tramitação do processo de impeachment na Câmara. Seus argumentos foram analisados pelo Supremo Tribunal Federal, acolhidos em alguns casos, rejeitados na maioria. Disso resultou um rito que já não pode ser questionado. Mais importante, o impeachment requer a maioria de dois terços do plenário da Câmara justamente para garantir que nao paire nenhuma dúvida sobre uma decisão de tamanha gravidade. Cabia ao governo a tarefa mais "fácil": a de obter o apoio de 172 parlamentares. O fato de que não foi capaz de fazê-lo atesta o grau de aversão a Dilma. E não foi pouco o que ela ofereceu para cooptar parlamentares. Ou melhor: o que Lula ofereceu. O ex-presidente, um político infinitamente mais hábil que sua pupila e sucessora, tranformou um hotel de Brasília em bunker anti-impeachment. Às vésperas da votação, o Diário Oficial registrava nada menos que 26 nomeações feitas como consequência do frenético loteamento de cargos promovido pelo governo. Mas nem isso bastou. Pesou mais o sentimento registrado pelas pesquisas de opinião, que mostram que mais de 60% dos brasileiros desejam que Dilma seja apeada o quanto antes de seu lugar no Planalto.
Numa analogia com o processo penal, a Câmara atua como o Ministério Público na tramitação do impeachment: observa se existem indícios de crime e oferece uma denúncia. Cabe ao Senado o papel de julgador. É la que a denúncia é aceita ou rejeitada numa primeira comissão. Se for aceita em decisão referendada pelo plenário, Dilma tem de se afastar do cargo e o mérito da acusação deve ser avaliado em até 180 dias. Para que perca o mandato em definitivo, é preciso que 54 dos 81 senadores julguem que ela é culpada de crime de responsabilidade - mais uma vez, uma maioria de dois terços. Dilma, obviamente, repetiu reiteradas vezes que não cometeu crime algum. Mas o relatório do deputado Jovair Arantes, defendendo o contrário, é uma peça poderosa. Pedaladas fiscais e outros atentados à ordem orçamentária da República - os crimes de que Dilma é acusada - não representam, nas palavras de Arantes, "atos de menor gravidade ou mero tecnicismo contabil". Eles são, pelo contrário, "gravíssimos e sistemáticos atentados à Constituição Federal, em diversos principios estruturantes do Estado de Direito, mais precisamente a separação de Pderes, o controle parlamentar das finanças públicas, a responsabilidade e equilíbrio fiscal, o planejamento e a transparência das contas do governo, a boa gestão do dinheiro público e o respeito às leis orçamentárias e à probidade administrativa."
Se a presidente sofrer impeachment por crimes orçamentários, a mensagem será poderosa. A noção de que os governantes não recebem carta branca para realizar seus planos de governo a qualquer custo, quando ganham uma eleição, talvez fique inscrita com fogo na ordem pública brasileira. Mas o fato é que o embasamento jurídico é apenas um requisito do processo de impeachment. Esse processo, na essência, é político. E no campo da política, Dilma se autoinfligiu todos os danos. A corrosão de seu capital começou na campanha de 2014, quando ela mentiu aos eleitores sobre a necessidade de consertos na economia. Seu segundo mandato comecou com ajustes de tarifas que ela prometera não fazer e um aumento da inflação que ela jurou que não viria. Mês a mês a economia foi se mostrando mais frágil - e em paralelo caiam os índices de aprovação de Dilma. Somem-se a crise economica e o declinio de seu prestigio à incapacidade da presidente e de seus assessores mais próximos de fazer com habilidade o jogo da articulação política, e estão dadas as condições objetivas para o desastre.
A presidente não soube, em particular, lidar com o PMDB, e acabou transformando seu principal sócio na coalizão governista em um ninho de inimigos figadais - o presidente da Camara, Eduardo Cunha, e o vice-presidente Michel Temer, à fente. O fato de que muitos peemedebistas são alvos graúdos da Operação Lava Jato - Cunha em particular - em nada desculpa os erros de Dilma, nem elimina o fato de que, para governar, ela precisava saber manter sob controle o PMDB, ou substituí-lo em sua base. Dilma não soube fazer nenhuma das duas coisas. Na verdade, suas tentativas inábeis de fortalecer legendas como o PSD em detrimento do PMDB só fizeram acirrar os ânimos. Nem mesmo o apoio do partido de Gilberto Kassab, até outro dia ministro das Cidades, ela conseguiu na votação do impeachment: a maioria dos parlamentares do PSD votou pelo seguimento do processo neste domingo.
Do outro lado, estava um vice que circula pelo Congresso com particular habilidade. E soube aproveitar a tendência anti-Dilma. Michel Temer adiantou os vetores de seu mandato num áudio espalhado pouco antes da votação pela continuidade do processo na comissão do impeachment, na última segunda-feira. Proposital ou não, o vazamento do que seria seu discurso após o resultado deste domingo deverá ser repetido nas próximas horas e quiçá tenha produzido efeitos nos últimos dias para quem flertava com a oferta de um lote na máquina pública em troca de um voto precificado. Porém, se o Senado barrar o impeachment, o futuro será como dar fôlego a um paciente terminal. Dilma pode até ganhar sobrevida até o final do mandato numa caminhada certamente ladeada de desconfiança e malogro. É possível que essa travessia, capitaneada por um grupo irascível e chancelado no Senado por uma minoria autoritária, desembarque num futuro ainda menos alvissareiro. Não há uma fagulha que indique um corrigir urgente da rota econômica tíbia nem tampouco o governo parece ter reserva útil de base parlamentar depois de uma derrota acachapante na feira livre que o PT tentou montar na Câmara. De qualquer forma, se Dilma reassumir, terá a menor base no Congresso desde os anos escuros de Collor e isso desenha um horizonte de novas tempestades no caminho.
A partir desta segunda-feira, serão 31 dias até que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um veterano de quase morte e ressurreição política, agende a data para a resolução de um processo que deixou os brasileiros prostrados à espera de um novo despertar, mas cuja segunda-feira começa auspiciosa. Em Brasília, existe uma máxima de que a Câmara, pela capilaridade do voto dos rincões, é a voz do povo. Mas é o Senado da República quem ditará os dias futuros.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Na Paraiba - Justiça exclui empresa da responsabilidade por assalto no interior de ônibus


Foto: JC Barboza
O 2º Juizado Civil da Comarca de Campina Grande, homologando sentença proferida por juiz leigo, e manifestando-se sobre ação com pedido de indenização requerida por uma passageira do sistema de transporte público coletivo de nossa cidade, entendeu que “o assalto a ônibus por se apresentar como fato totalmente estranho ao serviço de transporte (força maior), constitui-se em causa excludente da responsabilidade da empresa concessionária do serviço público de passageiros”.
Alegou a autora que no dia 22 de maio de 2015, por volta das 07 horas, o ônibus em que trafegava foi assaltado nas proximidades do bairro do Pedregal, tendo um meliante lhe roubado vários pertences, dentre um celular Samsung Galaxy Pocket, que, segundo a denunciante, custaria cerca de R$ 250,00, motivando o pedido de indenização por danos morais e materiais.
De acordo com a sentença que julgou improcedente o pedido de indenização, os assaltos a ônibus se tornaram relativamente comuns.
“Nem por isso parece ser exigível das empresas de ônibus a manutenção de guarda permanente nos veículos de molde a evita-los”. Segundo o entendimento do 2º Juizado Cível desta comarca, a prevenção de atos dessa natureza cabe a autoridade pública, inexistindo fundamento jurídico para transferi-los a terceiros”, no caso às empresas de ônibus.
Fonte: Paraíba online

Redução de jornada é aprovada por trabalhadores da Caio Induscar em Botucatu


Foto: Adriano Minervino
A partir do próximo dia 17, cerca de 3 mil funcionários da Caio Induscar, fabricante de ônibus de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), deixarão de trabalhar às sextas. A proposta de redução da jornada e salários em 20%, apresentada pela empresa, foi aprovada por 83% dos trabalhadores em assembleia realizada na última quarta-feira. A mudança é válida por 90 dias e, durante este período, os funcionários terão estabilidade no emprego.
Conforme já divulgado pelo JC, o Acordo de Redução de Jornada foi uma alternativa encontrada pela diretoria da Caio Induscar para evitar novas demissões. De janeiro até agora, segundo apurado pela reportagem, 950 trabalhadores foram mandados embora em razão da crise enfrentada pelo setor de vendas da empresa.
A diminuição de 20% na carga horária e vencimentos atinge funcionários de todos os setores (administrativos e fabris), de todos os níveis hierárquicos, do Grupo Caio Induscar. Segundo a empresa, a proposta será reavaliada à medida em que houver maior volume de vendas e de disponibilidade de chassis.
Para reduzir o impacto do corte nos salários, a Caio Induscar irá adiantar a primeira parcela do 13º salário para cerca de 2.500 trabalhadores (os demais receberam o 13º com as  férias). O valor será dividido em três vezes. A empresa tenta negociar os prazos de empréstimos junto aos bancos conveniados.
Benefícios como plano de saúde, alimentação, transporte, dentista e fisioterapeuta na empresa serão mantidos. Segundo a diretoria da Caio Induscar, o atual quadro de funcionários está estruturado para fabricar 21 carrocerias/dia ou 105 por semana. Contudo, a produção atual está em torno de 80 unidades por semana.
Fonte: JC Net

Zona Sul Motociclista morre após colisão com ônibus na Avenida Domingos Ferreira


Acidente aconteceu por volta das 5h30. Informações do Instituto de Criminalística (IC) destacam que um dos veículos avançou o sinal vermelho / Foto: Twitter @tvjornalsbt
Acidente aconteceu por volta das 5h30. Informações do Instituto de Criminalística (IC) destacam que um dos veículos avançou o sinal vermelhoFoto: Twitter @tvjornalsbt
Um motociclista morreu na manhã desta sexta-feira (15) após colidir com um ônibus na Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Acidente aconteceu por volta das 5h30 e deixou o trânsito complicado no local. 

A vítima foi identificada como Edimilson Silva da Costa, com cerca de 40 anos de idade. Ele colidiu com um coletivo da empresa Vera Cruz que fazia a linha Jordão Baixo/Boa Viagem.
Informações passadas pelo Instituto de Criminalística (IC) destacam que um dos dois veículos envolvidos no acidente avançou o sinal no cruzamento da Domingos Ferreira com a Rua Ernesto de Paula Santos, mas ainda não é possível dizer qual dos veículos avançou o sinal. 
Por volta das 7h da manhã o corpo do motociclista e os veículos ainda estavam no local da colisão.
Com o trânsito travado tanto na Avenida Domingos Ferreira, como na Rua Ernesto de Paula Santos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife trabalha com equipes que realizam desvios na área. 
Com informações da TV Jornal.
CUIDADO: ACIDENTES - O JC Trânsito iniciou, no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, o mapeamento dos principais pontos de acidentes com vítimas na capital pernambucana, através do projeto Cuidado: Acidentes. O objetivo é descobrir, ao longo de um ano, o que está sendo feito para melhorar a segurança nesses lugares e dar dicas para motoristas, motociclistas e pedestres.
fonte:Do JC Trânsito

Incerteza na Caio Induscar: Novas demissões podem ocorrer se demanda por ônibus não aumentar


Foto: Divulgação
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Não é de hoje que a Caio Induscar passa por um momento delicado economicamente falando. Com a turbulência político-econômica que vive o país, o setor vem sofrendo bastante nos últimos dois anos. Em 2014, por exemplo, a Caio Induscar tinha 4.200 funcionários, número que caiu para aproximadamente 2.800.
Em 2015 foram homologadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu 987 demissões. Em 2016 a empresa já dispensou 69 funcionários. A Irizar, com uma produção menor para ônibus rodoviário, demitiu 69 funcionários, sendo que em 2016 dispensou 5 pessoas de seus quadros.
“Não sabemos se haverá novas demissões, porque tudo depende da situação do país e demanda por vendas. A filosofia de trabalho do Grupo Caio Induscar é manter a empresa equilibrada, preservando, ao máximo, os empregos”, disse ao Acontece Botucatu o Diretor Industrial da Caio Induscar Maurício Lourenço Cunha.
Se há incerteza sobre novos cortes, a empresa diz que em um curto prazo não haverá suspensão de trabalhos ou férias coletivas. Mas Maurício Lourenço Cunha reafirma a necessidade de reaquecimento do mercado para reequilíbrio do setor, uma realidade um pouco distante.
“Assim como outros segmentos, o de ônibus sofreu o impacto da instabilidade política e econômica do país, tendo diminuição de encomendas. Nossa área comercial, tanto do mercado interno quanto externo, está trabalhando arduamente na prospecção de vendas, mas não temos perspectivas de encomendas que possam melhorar o quadro atual. Estamos fazendo de tudo para não piorar”, colocou o executivo.
Apesar da situação dramática, há o consenso de que o grupo Caio Induscar não trabalha com a hipótese de fechar sua produção. “A empresa preza pelo seu equilíbrio financeiro e não há a possibilidade de fechar os portões. Coloca de forma taxativa Cunha.
Competição e benefícios
O Diretor Industrial da Caio Induscar também comenta sobre as vantagens que outros estados levam em relação ao que se pratica no território paulista. “O estado do Rio de Janeiro, um dos maiores mercados de ônibus urbanos do Brasil, oferece três benefícios a encarroçadoras locais, ligados ao cálculo do ICMS. Neste momento difícil para a economia do país, ter estes benefícios também no estado de São Paulo ajudaria, e muito, no equilíbrio das condições competitivas”, lamenta Cunha.
Recentemente o Deputado estadual Fernando Cury (PPS) se posicionou sobre o assunto. Ele participou no início de março de uma reunião entre representantes da Caio Induscar e da Secretaria Estadual da Fazenda para cobrar a adoção de medidas que garantam a livre concorrência com empresas do ramo sediadas em outros estados.
Em Botucatu as empresas estão sofrendo há anos com a concorrência de Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. No Rio, além do crédito presumido do ICMS de 3%, as fábricas obtêm descontos de 100% do ICMS quando adquirem matéria-prima de empresas situadas no estado e quando o produto importado entra no Brasil pelo próprio estado.
Queda em todo o setor
Segundo informações do blogpontodeonibus.wordpress.com, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgou na última quarta-feira, dia 06, o balanço de produção e licenciamentos de veículos, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.
Em relação aos segmentos de veículos transporte coletivo, a queda de produção de ônibus no primeiro trimestre de 2016 foi de 43,5% em comparação ao mesmo período de 2015, que já foi um ano negativo para indústria automobilística, em especial, de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

A queda de produção de caminhões nesse primeiro trimestre foi de 35,2% em relação ao mesmo período de 2015. Foram produzidos de janeiro a março de 2016, 4.339 ônibus, entre urbanos e rodoviários, e 15.113 caminhões.
Fonte: Acontece Botucatu

Marcopolo já tem anuência para fornecer veículos para o aeromóvel de Canoas


Foto: Divulgação
Foi assinado nesta segunda-feira, em Canoas, o contrato de fornecimento de veículos para o sistema do aeromóvel de Canoas pela Marcopolo
“Eu vou atrás da crise”, diz CEO da Marcopolo.
O contrato prevê desenvolvimento, design, fabricação e montagem de seis caixas/carrocerias da empresa de Caxias sobre os estrados da Aeromóvel Brasil e produção de seis veículos para o projeto da linha Guajuviras-Canoas. Será o segundo aproveitamento comercial no Brasil, depois do Salgado Filho e de 25 anos de operação em Jacarta.
Atualmente, o aeromóvel de Canoas está na etapa de implantação da primeira fase da linha 1, que terá 4.665 metros e sete estações.
Fonte: Clicrbs do portal Onibus Paraibanos

Direitos - Procurem no Facebook a página da ANTUERF

Vítimas de assaltos ocorridos dentro de ônibus têm direito a indenização
Passageiros são amparados pelo Código de Defesa do Consumidor. Vítimas podem ir ao Procon ou acionar a Justiça.
Fonte :Do G1 PA
Vítimas de assaltos dentro de ônibus têm direito a receber indenização pelos prejuízos desde que apresente as provas. Os passageiros são amparados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com o CDC, as empresas que fornecem serviços públicos são responsáveis pela segurança dos usuários.
“Eles podem ir ao Procon fazer a ocorrência ou pode entrar direto na Justiça, no juizado especial de pequenas causas para ter a satisfação do seu direito. O serviço é pago por meio da tarifa de transporte urbano e é um contrato de prestação de serviços. O consumidor paga por isso e tem o direito à segurança e ao serviço correto”, explicou Raimundo Albuquerque, presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB-PA.
Em imagens registradas por câmeras de segurança dentro dos coletivos, é possível ver detalhes da ação dos bandidos. Em um flagrante, dois homens entram no veículo armandos com facas. Algumas pessoas percebem o assalto e saem correndo. Os assaltantes roubam a renda em posse do cobrador e ainda os passageiros do banco da frete.
Uma estudante que já foi assaltada e prefere não se identificar conta como viveu essa experiência. “Estava distraída, mexendo no meu celular, quando ele se aproximou e mandou eu passar o celular pra ele. Fiquei parada, sem reação. Ele disse: ‘se tu não passar, vou te matar agora’”, disse.
O Sindicato dos Rodoviários do Pará reconhece o problema e o sindicato de Pernambuco quando vai se posicioná a favor dos Rodoviários e Usuários, até quando essa omissao.?
“A pergunta é: quando se leva um bem, celular, dinheiro, enfim, de quem cobrar? Quem vai pagar por esse dano?”, questiona Edilberto Ventania, presidente do sindicato.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

CINCO REAIS A PASSAGEM: Com ar condicionado e sem meia entrada, ACM Neto anuncia ônibus executivos de Salvador

Enquanto a Mobilidade de Pernambuco para e não se tem solução Salvador não para.

4f7b4991-8ae9-4fed-adbb-611adb841501Foto: César Irará, com edição de Ricardo Belens
O prefeito ACM Neto apresentou na manhã desta quinta-feira (13/4) os ônibus executivos que começarão a circular a partir do dia 20 de abril e terão tarifa de R$ 5. Em sua página oficial no Facebook, o prefeito fez uma transmissão ao vivo direto da Praça Municipal.
Apesar deste modelo ser mais caro que o ônibus regular, a prefeitura entende que “há uma parcela da população que tem capacidade de pagar essa tarifa”. Neto alertou ainda que este modelo de transporte não será contemplado pelo benefício da meia passagem.
Mesmo com esta nova frota, os ônibus regulares continuam a operar em Salvador, com o preço tradiconal já cobrado: R$ 3,30 (e com meia entrada).
“Estes ônibus são diferenciados porque vão trazer conforto para os usuários. Todos têm Wi-Fi, são climatizados e as poltronas reclinam. A segurança será realizada por monitoramento via GPS”, disse o prefeito.
Neto enfatizou ainda os novos ônibus têm como objetivo incentivar o uso do transporte público para diminuir o número de carros nas ruas.
Os novos veículos farão seis linhas: Aeroporto/Centro Histórico; Shopping da Bahia/Centro Histórico; Boca da Mata/Itaigara; Cabula VI/Bela Vista; Itaigara/Amaralina, e Ribeira/Itaigara/Mirantes de Periperi/Itaigara.
Conforme o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, o objetivo é que até dezembro deste ano todas as linhas sejam implementadas. No entanto, no próximo dia 20, apenas duas linhas começam a funcionar.
Fonte:Aratu Online

VIOLÊNCIA Dois homens são mortos por passageiro após assalto a ônibus

Suposto policial esperou assaltantes descerem de coletivo Palmares/Recife para efetuar disparos. Ônibus das linhas CDU/Boa Viagem e PE-15/Boa Viagem também foram assaltados ontem.

Postado por Rebeca Montenegro

Um ônibus da linha CDU/Boa Viagem também foi assaltado ontem, na Avenida Recife. Foto: Reprodução/Internet

Reportagem de Eliel Alves
Dois homens acusados de assaltar um ônibus durante a tarde da última terça-feira (13) na BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, foram mortos após descerem do coletivo. José Dimas Isidoro da Silva, 21, chegou a ser levado para o Hospital da Restauração, no Derby, mas não resistiu aos ferimentos. O outro homem ainda não foi identificado e morreu no local. O corpo dele foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML).
Segundo testemunhas, a dupla entrou armada no coletivo, que fazia a linha Palmares/Recife, como passageiros comuns. No entando, anunciaram o assalto e ameaçaram as cerca de quinze pessoas presentes no ônibus, além do motorista e do cobrador. Ao descerem do ônibus, porém, um suposto policial, que estava no coletivo, foi atrás e fez disparos com uma arma de fogo, matando os dois.

O motorista do ônibus, que prefere o anonimato, diz que não tem condições de identificar quem matou os ladrões. Ouça a fala completa:
Apenas na tarde de ontem, três assaltos a ônibus foram registrados na RMR. Além do Palmares/Recife, a linha CDU/Boa Viagem foi assaltada na Avenida Recife. No bairro de Santo Amaro, um PE-15/Boa Viagem foi abordado. 
Fonte: Rádio Jornal
Postado: Jailson Silva do Blog GRMPE

Comil vai entregar 77 ônibus novos Svelto para Pelotas

onibus Svelto
Comil comemora venda em época de crise econômica.
É uma das maiores encomendas recentes de ônibus urbanos da encarroçadora
Postado por : Jailson Silva blog GRMPE
A encarroçadora de ônibus Comil com sede em Erechim, no Rio Grande do Sul, divulgou nesta quarta-feira, 13 de abril de 2016, a informação de que vai fornecer 77 ônibus urbanos Comil Svelto para o transporte público em Pelotas, também no Rio Grande do Sul.
Na manhã desta quarta, a encarroçadora ,que já tem as primeiras unidades prontas, recebeu a visita de representantes das empresas que fizeram aquisição: Transportes Santa Maria, Santa Silvana Transportes, Viação Nossa Senhora Conquistadora, Laranjal Transportes Ltda e Auto Viação Santa Rosa .
São várias marcas de chassi. As unidades apresentadas nesta manhã são Volvo B270F, com motor dianteiro.
Os ônibus atendem a atual legislação de restrição à poluição e possuem elevadores para pessoas que dependem de cadeira de rodas.
A venda trata-se de um dos maiores lotes únicos recentes de ônibus urbanos da marca, o que vem em muito boa hora. O mercado de ônibus registra queda próxima de 50%, de acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
No dia 28 de janeiro deste ano, a Comil anunciou que paralisou a produção de ônibus urbanos na planta de Lorena, no interior de São Paulo, devido às condições econômicas do país.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

quarta-feira, 13 de abril de 2016

MUDANÇA- NA OPERAÇÃO DA LINHA 1970 ENTRA EM VIGOR NESTE SÁBADO


Os usuários da linha 1970 – TI Pelópidas/TI PE-15 devem ficar atentos quanto à mudança de operação, que entra em vigor a partir deste sábado (16). As viagens dessa linha, operada pelo Consórcio Conorte, deixarão de ser expressas. Elas voltarão a parar para embarque e desembarque de passageiros em todas as paradas nos dois sentidos da viagem, além dos terminais integrados.

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
FONTE:
Marca Grande Recife

BUSóLOGO - Paixão por ônibus é tema em TV do ABC Paulista

Apresentador Gustavo Baena da TVSC falou um pouquinho sobre “busologia”.
Apresentador Gustavo Baena conversa com jornalista Adamo Bazani sobre paixão por ônibus e transportes.
Apresentador Gustavo Baena conversa com jornalista Adamo Bazani sobre paixão por ônibus e transportes.
Nesta última terça-feira, 5 de abril de 2016, os ônibus tomaram conta do bate-papo do programa “Aqui, São Caetano”, da TVSC, de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
O apresentador Gustavo Baena procurou discutir um pouco sobre o gosto por ônibus.
Em entrevista, abordou temas como a prática dos busólogos, termo não oficial usado para definir quem admira os veículos de transporte coletivo, e também o papel destas pessoas na discussão da mobilidade urbana e para recontar a história das cidades.
É possível contar a história de uma cidade pelas janelas dos ônibus. O busólogo, como é conhecido popularmente, também contribui para discussões sobre política, economia e mobilidade urbana sempre tendo como ponto de partida os ônibus.
O termo busólogo surgiu nos anos de 1980, dentro de uma encarroçadora de ônibus. O primeiro busólogo do Brasil, com esta denominação, é Hélio Luiz de Oliveira, atual editor da revista especializada In Bus, e que foi projetista na encarroçadora de ônibus Thamco. Ele atuou na elaboração do famoso Thamco ODA, o ônibus de dois andares que ficou eternizado na memória de muitos paulistanos, fruto de uma exigência nos anos de 1980 do emblemático prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, e que compôs a frota da CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, extinta empresa pública da cidade de São Paulo.
O apelido foi inventado pelos colegas de trabalho de Hélio, Orcars Pipers e Jean Dierckx: Bus – ônibus e logia – estudo, busologia – busólogo sendo o seu praticante.
Como a emissora de TV é do ABC Paulista, também não faltaram oportunidades para discutir um pouco sobre a mobilidade da região e temas polêmicos relacionados aos transporte, além, claro, para a exibição de fotos e miniaturas de ônibus que marcaram a história local.
Acompanhe a entrevista na íntegra que ainda teve o som da Banda Dona Léo:

Região Metropolitana de Curitiba testa ônibus superarticulado moderno

Veículo vai operar até o final de maio entre a cidade de Fazenda Rio Grande e a capital. Capacidade de passageiros é maior que a dos ônibus articulados.
Ônibus superarticulado possui tecnologias como monitoramento em tempo real da operação, freios mais seguros e eixo traseiro direcional que auxilia nas manobras.
Ônibus superarticulado possui tecnologias como monitoramento em tempo real da operação, freios mais seguros e eixo traseiro direcional que auxilia nas manobras.
Um veículo moderno que transporta mais pessoas que os ônibus articulados e que ao mesmo tempo apresenta mais flexibilidade no trânsito que os ônibus biarticulados.
Essa é a proposta principal do ônibus superarticulado da Mercedes-Benz, montadora que já vendeu mais de mil unidades do modelo em todo País, sendo que 800 apenas para a Capital Paulista.
E agora é a vez da Região Metropolitana de Curitiba verificar a viabilidade operacional deste modelo. Até o dia 30 de maio, o veículo Mercedes-Benz O500 MDA, com carroceria Marcopolo Viale, opera entre as cidades de Fazenda Rio Grande e Curitiba, pela Leblon Transporte de Passageiros.
O ônibus vai fazer a linha F03 -Fazenda Direto, com paradas apenas nos terminais.
A capacidade do ônibus pode chegar a 220 pessoas, dependendo da configuração interna, contando com os passageiros em pé, sentados e com os espaços reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O comprimento total é de 23 metros.
Para se ter uma ideia, um ônibus articulado mais básico tem 18,6 metros de comprimento e transporta em torno de 150 passageiros. Já os ônibus biarticulados, possuem 28 metros de comprimento com capacidade em torno de 250 pessoas.
Uma das vantagens, de acordo com a Mercedes-Benz, é que o superarticulado possui cinco metros a menos que o biarticulado, com uma capacidade de transportes praticamente igual, sem perder o conforto. Uma das explicações para isso, ainda segundo a montadora, é que o veículo possui uma articulação apenas, havendo assim mais espaço para os passageiros.
Diferentemente dos ônibus articulados, que possuem três eixos, o superarticulado tem quatro eixos, o que permite com que o veículo seja maior que os articulados habituais. O quarto eixo é direcional, ou seja, também esterça, auxiliando nas manobras.
Os testes ocorrem por uma parceria entre a Leblon Transporte de Passageiros, a Comec -Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, do Governo do Estado do Paraná, e a fabricante Mercedes-Benz.
“Vamos acompanhar cada passo dos testes com este ônibus e verificar sua viabilidade operacional. Nossa meta constante é investir em novas tecnologias, ampliar o conforto do passageiro e, com nossos esforços neste sentido, fazer com que mais pessoas optem pelo transporte público, o que auxilia a mobilidade urbana reduzindo o trânsito e a poluição” – disse o diretor-presidente da Leblon Transporte de Passageiros, Haroldo Isaak.
“Trata-se de um veículo moderno que tem extensão de 23 metros, capacidade de transportar até 220 passageiros e apresenta mais flexibilidade no trânsito que o biarticulado”, – comentou o assessor técnico de transportes da Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Euclides Rovani.
Não é apenas o tamanho e a capacidade de passageiros que são os diferenciais do veículo. Com motor de 360 cavalos de potência, o ônibus é dotado de freio motor auxiliar e freios a disco nas rodas traseiras e dianteira para garantir mais segurança, painéis de controle e sistemas que informam em tempo real os dados operacionais do veículo, suspensão pneumática integral e freios ABS – sistema antitravamento, além de seguir os atuais padrões de redução de emissões de poluição estipulados por lei federal.
A unidade testada entre Fazenda Rio Grande e Curitiba pela Leblon possui ainda ar-condicionado.
fonte: Adamo Bazani da CBN

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Empresarios do Lote 01 e 02 mandam recado,e vão brigar na justiça e não aceitam o cancelamento da licitação, pois já foi investido 150 milhões na compra dos BRTs... e agora.

BRIGA PROMETE SER GRANDE

Foto: Roberta Soares



Custo do sistema de BRT é uma das razões que tem provocado a discussão sobre refazer a licitação. Foto: Roberta Soares.
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A licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, sonho antigo de gestores e de usuários do sistema de transporte, caminha para ser anulada. Não só a segunda etapa – os cinco lotes que tiveram os concessionários escolhidos há dois anos, mas que ainda não vigora -, como também os lotes 1 e 2, que envolvem o sistema de BRT e estão em operação há quase dois anos. O assunto vem sendo discutido há tempos nos bastidores do governo e a decisão recomendada pelos técnicos da gestão pública é a anulação. O motivo: o custo da operação com as novas regras.
Se o governo de Pernambuco for hábil, poderá até convencer os consórcios vencedores da segunda etapa da licitação a anular o processo e refazê-lo. Mas será difícil no caso dos lotes 1 e 2, operados pelo Conorte e MobiBrasil. Se tentar, a briga será grande e acontecerá na Justiça. O setor até admite fazer ajustes no contrato para reduzir os custos de operação e, consequentemente, o subsídio dado pelo governo. Mas anular, de forma alguma. Até porque já foram investidos R$ 150 milhões com a compra dos BRTs. O recado foi dado.


O que se busca agora nos bastidores do setor é um consenso entre as partes envolvidas. Fazer com que todos concordem que: nem o governo tem fôlego financeiro para autorizar o processo, nem os empresários têm confiança de que vão receber o que está previsto ao assinar os contratos.



TI da III Perimetral estava com 80% da construção pronta quando os trabalhos foram paralisados
A conclusão de terminais integrados do Corredor Leste-Oeste, parados há mais de um ano,  é outro problema para o governo


O medo dos dois lados de continuar com a licitação se justifica. O governo de PE mal tem conseguido pagar o que deve no setor. Desde o fim de 2014 vem enfrentando dificuldades para pagar o subsídio dos dois lotes que operam licitados. O subsídio é necessário para cobrir a operação, já que a outra solução seria aumentar a tarifa em algo próximo a 20%.
“Estamos criando uma nova Arena Pernambuco. Não há como o governo bancar esse custo operacional”, alerta uma fonte do setor. O sistema projetado lá atrás pelo então governador Eduardo  Campos e o então secretário das Cidades, Danilo Cabral, foi utópico. As estações de BRT custaram caro para serem construídas e também têm manutenção cara: R$ 23 mil gastos, por mês, com cada uma, para garantir apenas a limpeza e o custo do ar-condicionado – são as únicas do País refrigeradas. E as segundas do mundo – apenas em Dubai existem estações de BRT com ar-condicionado.
Fonte: De Olho no Trânsito com Roberta Soares
Confira o projeto da licitação das linhas de ônibus apresentado ainda na gestão Eduardo Campos: