quinta-feira, 14 de abril de 2016

CINCO REAIS A PASSAGEM: Com ar condicionado e sem meia entrada, ACM Neto anuncia ônibus executivos de Salvador

Enquanto a Mobilidade de Pernambuco para e não se tem solução Salvador não para.

4f7b4991-8ae9-4fed-adbb-611adb841501Foto: César Irará, com edição de Ricardo Belens
O prefeito ACM Neto apresentou na manhã desta quinta-feira (13/4) os ônibus executivos que começarão a circular a partir do dia 20 de abril e terão tarifa de R$ 5. Em sua página oficial no Facebook, o prefeito fez uma transmissão ao vivo direto da Praça Municipal.
Apesar deste modelo ser mais caro que o ônibus regular, a prefeitura entende que “há uma parcela da população que tem capacidade de pagar essa tarifa”. Neto alertou ainda que este modelo de transporte não será contemplado pelo benefício da meia passagem.
Mesmo com esta nova frota, os ônibus regulares continuam a operar em Salvador, com o preço tradiconal já cobrado: R$ 3,30 (e com meia entrada).
“Estes ônibus são diferenciados porque vão trazer conforto para os usuários. Todos têm Wi-Fi, são climatizados e as poltronas reclinam. A segurança será realizada por monitoramento via GPS”, disse o prefeito.
Neto enfatizou ainda os novos ônibus têm como objetivo incentivar o uso do transporte público para diminuir o número de carros nas ruas.
Os novos veículos farão seis linhas: Aeroporto/Centro Histórico; Shopping da Bahia/Centro Histórico; Boca da Mata/Itaigara; Cabula VI/Bela Vista; Itaigara/Amaralina, e Ribeira/Itaigara/Mirantes de Periperi/Itaigara.
Conforme o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, o objetivo é que até dezembro deste ano todas as linhas sejam implementadas. No entanto, no próximo dia 20, apenas duas linhas começam a funcionar.
Fonte:Aratu Online

Um comentário:

  1. O prefeito e o seu grande engodo.Durante as poucas audiências publicas realizadas (quase na marra) para debater a licitação do transporte por ônibus de Salvador a prefeitura prometia que toda a frota de ônibus regular seria climatizada,com poltronas confortáveis WF e tudo mais,e seria mantida a tarifa normal.O seu então Sec. de Transportes na época e atual Dep.J.C.Aleluia vivia vociferando em todas as audiências que seria assim.A licitação do transporte por ônibus de Salvador não passou de uma conveniente divisão de lotes entre as empresas já existentes que se agruparam em 03 consórcios - OT Trans,CSN e Plataforma - foram descartadas algumas empresas menores,a Vitral/Fretcar e as Capital e Ilha Tropical,até a Barramar/São Pedro (do extinto grupo Bonfim de Aracaju) uma das maiores de Salvador (a unica que operava com ônibus Comil alongado com 03 eixos) que dominava grande parte das linhas do grande terminal de integração Pirajá e região de Cajazeiras/Faz.Grande,de repente desistiu de operar as linhas existentes,de participar da licitação e desmantelou-se.Na década de 70 até fins de 90 tínhamos aqui em Salvador varias linhas de ônibus (rodoviários) executivos,climatizados,com poltronas reclináveis,motores traseiros e suspensão pneumática e até som ambiente,dai em diante muitas linhas foram extintas e as poucas que sobreviveram tiveram os ônibus substituídos por micro-ônibus climatizados,mais de péssima qualidade.Atualmente talvez umas 3 linhas de micros estejam operantes.Dessa linhas novas uma já é operada por micros,a Centro/Aeroporto,e talvez sobreviva,mais as outras mencionadas(Boca da Mata,Cajazeiras,Cabula VI,Amaralina,Ribeira,Mirantes de Periperi) são bairros populares de população de media e baixa renda,que em grande parte enfrentam grandes deslocamentos,pois são bairros periféricos e provavelmente não deverão estar dispostos a gastar R$10,00 todos os dias em apenas dois deslocamentos(ida e volta).Levando-se em conta que a linha 1 do Metrô (Climatizado,"com segurança a bordo e nas estações",fazendo o percurso de 12,5km com 08 estações em 16 minutos) já operando ligando a estação da Lapa ao novíssimo e ampliado terminal de Integração Pirajá,Metrô/Ônibus,(Para conexão com uma das regiões mais adensada de Salvador,Águas Claras/Cajazeira/Faz.Grande)totalmente reconstruído e modernizado pela CCR Metrô Bahia.Esses ônibus,é mais um engodo do prefeito da cidade que junto com os donos de ônibus tem atrasado e dificultado a implantação da integração física e tarifária do sistema de ônibus com o sistema Metroviário já em operação,integração essa tão importante,tão necessária e tão aguardada pela população que usa o transporte público em nossa cidade.Por muito custo apenas algumas poucas linhas urbanas e metropolitanas já operam integradas ao metrô,o custo da tarifa é de R$3,30 com direito a uma viagem no Sistema Metroviário,e mais duas nos ônibus.O Ideal seria que a promessa não fosse um engodo e que a população principalmente dos bairros populares,pudessem contar com ônibus,climatizados,confortáveis,com suspensão pneumática,motor traseiro e com a tarifa normal assim como foi prometido.
    - Nem fiquem com inveja dos tais "buzus"(rrrrsssss),VCs ai já tem problemas de mais,e não precisam de mais um.

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