quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

MUDANÇA NO TRÂNSITO EM SANTO AMARO PROVOCA ALTERAÇÃO NO ITINERÁRIO DE LINHAS

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foto: Arquivo do Blog / meramente ilustrativa

Uma mudança no trânsito no bairro de Santo Amaro será realizada pela CTTU/Recife, neste sábado (9). Haverá um novo acesso à Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida Cruz Cabugá, por trás do Cemitério dos Ingleses. Por esse motivo, o Grande Recife irá mudar o itinerário de algumas linhas que trafegam pelo local no sentido cidade/subúrbio. Confira as mudanças:
As linhas citadas abaixo passarão a trafegar pela Rua Alexandre Moura, via que fica entre a Praça General Abreu e Lima e o Hospital Naval, para acessar a Av. Cruz Cabugá:
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
1900 - TI PE-15 (PCR) (BRT)
1911 - Ouro Preto (Cohab)
1926 - Ouro Preto (Jatobá II)
1946 - TI Igarassu (PCR) (BRT)
1962 - TI Abreu e Lima (PCR) (BRT)
1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)
1971 - Amparo
1973 - Casa Caiada
1976 - TI Pelópidas (PCR) (BRT)
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 - Pau Amarelo
1994 - Conjunto Beira Mar (Nas viagens Via Prefeitura do Recife)
Já a linha 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), no sentido Tacaruna/Prefeitura passará a circular pelo seguinte itinerário:
...Praça General Castro Pinto, Avenida Cruz Cabugá, nova via de acesso à Av. Norte (entre a Pça. General Abreu e Lima e o Cemitério dos Ingleses), Avenida Norte, Pte. Do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo...
Com isso, a linha 107 - Circular (Cabugá/Prefeitura) deixa de atender a duas paradas:
180119 – Na Av. Cruz Cabugá, sentido Shopping Tacaruna/Prefeitura do Recife, logo após o cruzamento com a Av. Norte;
180064 - Na Rua Treze de Maio, entre a Rua Tupinambás e a Rua Frei Cassimiro;
180522 - Na Rua Pedro Afonso, logo após o cruzamento com a Rua Coelho Leite;
110025 – Na Av. Norte, próximo (antes) ao cruzamento com a Av. Cruz Cabugá.
Como opção, o usuário pode embarcar nas seguintes paradas:
180118 – Na Av. Cruz Cabugá, lado oposto ao Hospital Naval
110026 - Na Av. Norte, em frente ao Quartel do Exército (7ª Região Militar)
Com as mudanças, a parada nº 180106, localizada na Av. Cruz Cabugá, na Praça General Abreu e Lima, será transferida para a Rua Alexandre Moura, na calçada ao lado do Hospital Naval e será atendida somente pelas seguintes linhas que circulam da Ponte do Limoeiro para a Av. Norte:

Linhas

117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
1911 - Ouro Preto (Cohab)
1926 - Ouro Preto (Jatobá II)
1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)
1971 - Amparo
1973 - Casa Caiada
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 - Pau Amarelo
1994 - Conjunto Beira Mar (Nas viagens Via Prefeitura do Recife)
As linhas que trafegam pela Rua do Hospício e seguem na Av. Cruz Cabugá, no sentido cidade/subúrbio deixarão de atender a parada nº 180106. Neste caso, os usuários terão como opção a parada anterior, na Av. Cruz Cabugá, de nº 180400, lado oposto à FIEPE (Casa da Indústria), antes do cruzamento com a Av. Norte, ou a parada seguinte, de nº 180107, em frente ao Hospital Naval do Recife.
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
812 - Sítio Novo (Av. Norte)
820 - TI Xambá (Cabugá)
822  - Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
1921 - Ouro Preto (Jatobá I)
1974 - Jardim Atlântico
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1987 - Rio Doce (Príncipe)
1993 - Conjunto Praia do Janga
1994 - Conjunto Beira Mar
Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).
fonte: GRCT / CTTU

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

BRT DE PERNAMBUCO É AVALIADO E PARA O TIPO DE SERVIÇO ANTERIOR ELE HOJE É UMA BOA OPÇÃO MAS LONGE DO IDEAL DA SUA PROPOSTA

Segurança e lotação de BRTs no Grande Recife estão entre principais reclamações de passageiros, diz pesquisa

Levantamento feito pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) foi apresentado nesta segunda (4), no Recife. Apesar de reclamações, avaliação é de que serviço é melhor que o oferecido anteriormente.

Pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) foi apresentada nesta segunda (4) (Foto: Thays Estarque/G1)
Pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) foi apresentada nesta segunda (4) (Foto: Thays Estarque/G1)
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) mostra que, entre as principais reclamações dos passageiros do Sistema Via Livre BRT no Grande Recife, estão a segurança pública, a lotação dos veículos e o serviço ao fim de semana e à noite. Segundo os pesquisadores, ações simples como a garantia de um corredor exclusivo já resultariam numa melhor avaliação do serviço.
O Instituto, que apresentou os resultados do trabalho nesta segunda-feira (4), ouviu mais de mil usuários do BRT na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a pesquisa, 63% dos passageiros entrevistados que utilizam o corredor Norte-Sul e 55% do Leste-Oeste avaliam que a lotação dos veículos continua da mesma forma ou pior do que era antes de 2014, quando o serviço de BRT começou a funcionar.
A situação também não apresentou melhora aos fins de semana e à noite, de acordo com 51% do passageiros do Norte-Sul e 35% do Leste-Oeste. Para 86% dos entrevistados da linha Norte-Sul e 55% do Leste-Oeste, a segurança pública está igual, pior ou muito pior do que antes.
Os dados apontam que, apesar das críticas, 78% dos usuários do corredor Norte-Sul e 84% do Leste-Oeste consideram que, no geral, o sistema melhorou em relação ao que era oferecido anteriormente.
Ônibus BRT passando na rodovia PE-15, em Olinda (Foto: Marina Meireles/G1)
Ônibus BRT passando na rodovia PE-15, em Olinda (Foto: Marina Meireles/G1)
O ITDP é uma entidade sem fins lucrativos que pretende promover um transporte sustentável no mundo. Fundado em 1985, o instituto ainda tem como preocupação a redução das emissões de carbono, as colisões de trânsito e a desigualdade social. No Brasil, ele está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Sorocaba e Uberlândia.
Para o coordenador de Transportes Públicos, Gabriel Oliveira, o impacto de tais pontos poderia ser minimizado com soluções básicas e fáceis como garantir o corredor exclusivo para o BRT. “Qual a confiança que eu tenho no BRT se tenho invasão de faixa o tempo todo? Tem canaleta do Norte-Sul que tem moto entrando, que tem carro entrando. Às vezes, de uma forma até perigosa. Tem que ter uma fiscalização eletrônica, canaleta fechada. São questões simples de fazer”, pontuou.
Na prática, as medidas resultariam, por exemplo, numa melhor distribuição do tempo da frota e, por consequência, uma diminuição na lotação dos coletivos. “O número de veículos está adequado, mas, às vezes, você não consegue cumprir a demanda porque tem uma série de carros, de obstáculos, entrando na faixa que seria exclusiva dos BRTs”, completou.
A instalação de circuito interno e a presença de guardas municipais estão entre as medidas propostas pela pesquisa para reduzir a insegurança e a evasão de usuários que não pagam a passagem, mas utilizam o serviço.
Estação de BRT Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio, no Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)
Estação de BRT Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio, no Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)
egundo a coordenadora de Políticas Públicas, Letícia Bortolon, o objetivo da pesquisa foi analisar o impacto que o sistema de BRT teve na vida dos usuários. “O desenho da operação está dado, mas o transporte acaba encontrando coisas no dia a dia que impactam nesse serviço. Nós temos apenas 1,33% de vias prioritárias no sistema viário como um todo no Recife. Antes de chegar na capital, a velocidade média do BRT é de 20 quilômetros por hora. Quando entra no centro, ela passa para 4 quilômetros por hora”, destacou.
De acordo com os pesquisadores, os dados já foram apresentados para órgãos públicos, como o Grande Recife Consórcio de Transportes, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), a Secretaria das Cidades e o Instituto Pelópidas Silveira.
“Demos as sugestões e muitas delas eles garantiram que já estavam cuidando. Entregamos para entidades da sociedade civil organizada para que, além dela se apropriar da pesquisa, também possa cobrar os órgãos públicos”, finalizou Gabriel Oliveira.

Respostas

De acordo com o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, o trabalho do ITDP foi feito em parceria com o órgão e, durante o período de pesquisa, o órgão não identificou a superlotação mencionada pelos passageiros. O aumento da frota, segundo ele, implicaria num aumento de tarifa para quem usa o transporte público.
"Em horários de pico, o limite aceitável é de seis passageiros por metro quadrado. O nível de conforto não é bom, o ideal é que todos os passageiros fossem sentados, mas esse número é específico para que não haja aumento de custos e, consequentemente, aumento da tarifa", explicou.
Ainda segundo Melibeu, houve um incremento no número de veículos que trafegam no corredor Leste/Oeste. "Através de fiscalizações presenciais, percebemos que havia necessidade de aumento da frota em quatro linhas e já fizemos esse acréscimo", contou.
FONTE: G1 PE

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A MOBIBRASIL APRESENTOU NESTA SEXTA 01/12/17 SEU BRT NATALINO COM APRESENTAÇÃO DE CORAL DO LAR MILÊNIO NO TI CAXANGÁ

A MOBIBRASIL - APRESENTOU NA ULTIMA SEXTA 01/12/17 SEU BRT DE NATAL E TEVE UM CORAL DE IDOSOS (CORAL MILÊNIO), ESTE BRT FARÁ A LINHA DIÁRIA 2 450 - TI CAMARAGIBE/ COND DA BOA VISTA E TAMBÉM HAVERÁ VIAGENS ESPECIAIS COM AS COMUNIDADES JÁ CADASTRADAS PELAS RUAS DO RECIFE E MARCO ZERO ATÉ A PCR.


VEJA ABAIXO O VÍDEO FEITO PELO BLOG .

VÍDEO: JAÍLSON SILVA







Todos querendo uma foto com Papai Noel
Equipe de Ouro da Mobibrasil o sorriso diz tudo, quando se faz o que gosta

fotos: Blog GRMPE edição Jailson Silva

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Reedição- Terminais do Corredor Leste Oeste perto de suas concluções





BRT Leste-Oeste mais perto da operação pleno

Fonte : Blog De Olho no Transito




TI da III Perimetral, localizado na esquina das Avenidas Caxangá e General San Martin, ficará pronto em dezembro próximo. Fotos: Guga Matos/JC Imagem


Seis anos depois de começar a ser construído, finalmente o Corredor de BRT Leste-Oeste, que liga Camaragibe, no Grande Recife, ao Centro da capital, está mais perto de entrar em operação plena e ver o número de passageiros transportados duplicar. Pelo menos no caso de um dos dois terminais integrados que servirão de alimentação ao sistema BRT: o TI da III Perimetral, no Cordeiro, que teve as obras paralisadas ainda em 2015, embora estivesse 90% pronto. Agora, a previsão do governo de Pernambuco é de concluir as obras, retomadas há dois meses, em dezembro deste ano. As outras pendências do corredor, entretanto, só deverão ser finalizadas em 2018, entre junho e setembro.
A conclusão da unidade custará mais R$ 1,8 milhão aos cofres públicos e deverá atrair uma demanda de aproximadamente 10 mil passageiros por dia. A principal vantagem do início da operação do terminal será a retirada de diversas linhas de ônibus convencionais que atualmente ficam presas no congestionamento diário da Avenida Caxangá. Essas linhas passarão a alimentar o terminal. Para chegar ao Centro, os passageiros utilizarão os BRTs. A previsão é que o TI da III Perimetral opere com sete linhas (sendo cinco alimentadoras, uma troncal (para o Centro) e uma interterminal). Depois de a Estação Benfica ser aberta à operação comercial na última segunda-feira, a próxima pendência do corredor a ser resolvida será o TI da III Perimetral.
Para quem esperou tanto tempo, o que importa é a previsão de conclusão. “É claro que o ideal era que esse terminal estivesse concluído desde a Copa do Mundo de 2014, como prometido. Mas o que passou, passou. O que nós queremos ver agora é a conclusão da obra porque ela vai beneficiar muitas pessoas. Sem falar que ver esse terminal quase pronto e abandonado era revoltante”, diz a dona de casa Cláudia Josefina, que reside próximo ao TI da III Perimetral.
A conclusão do terminal integrado que mais atrairá passageiros para o corredor, o TI da IV Perimetral, na Iputinga, entretanto, será um pouco mais longa. Pelos planos do governo, a unidade será finalizada apenas em junho de 2018. Quando as obras foram paralisadas, em 2015, o terminal estava 80% construído, mas a degradação da construção foi bem maior do que a sofrida pelo TI da III Perimetral. Quando estiver pronta, a unidade vai operar com nove linhas de BRT (sendo seis alimentadoras, duas troncais e uma interterminal) e atrair uma demanda de 40 mil passageiros diários, segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). Serão gastos R$ 4,5 milhões para finalizar a unidade.



Construção do TI da III Perimetral foi paralisada em 2015 com 90% das obras concluídas. Finalização vai custar quase R$ 2 milhões

As outras pendências do Corredor Leste-Oeste têm datas diferentes para serem resolvidas. Segundo a Secretaria das Cidades, a finalização do elevado Bom Pastor e a construção de uma estação no local está com licitação em andamento e só deve começar em abril de 2018, com conclusão em setembro do mesmo ano. Já a conclusão da praça e dos acessos sobre o Túnel da Abolição só deve começar em janeiro próximo. E a adequação do Terminal Integrado de Camaragibe para receber os BRTs ainda vai ser licitada. As outras pendências, como a adequação da Avenida Conde da Boa Vista e a construção das estações em Camaragibe, não têm qualquer previsão.
A construção do corredor, embora já estivesse devagar, foi suspensa em 2015 por causa da falência do Consórcio Mendes Júnior e Servix, envolvido com a Operação Lava Jato. Desde então o Estado luta para desfazer os contratos, realizar uma nova licitação e retomar as construções. Atualmente o corredor opera com 15 estações, cinco linhas de BRT e transporta 52 mil passageiros por dia. Por enquanto, custou R$ 88 milhões, sem considerar os aditivos de contrato para conclusão das obras remanescentes. O governo de Pernambuco não deu entrevista sobre o Leste-Oeste. Apenas repassou as informações e o cronograma pela assessoria de imprensa da Secretaria das Cidades e do GRCT.

E tome assaltos e a população refém

Grande Recife registra 11 assaltos a ônibus nas últimas 24 horas


O mês de novembro já acumula 252 assaltos a ônibus em Pernambuco
Fonte > Rádio Jornal

Foto: Acervo/JC Imagem

Entre a manhã dessa quarta-feira (29) e a manhã desta quinta-feira (30), 11 ônibus foram assaltados na Região Metropolitana do Recife. A contagem é feita pela editoria de polícia da Rádio Jornal em parceria com o Sindicato dos Rodoviários.
Entre os coletivos assaltados estão veículos que fazem as linhas Rio Doce/PE-15, Totó/Jardim Planalto, e PE-15/Afogados, entre outros.


Os números assustam. Entre os dias 1º de janeiro e 29 de novembro de 2017, 3.518 assaltos a ônibus já foram registrados no Estado. Apenas neste mês já foram registrados 252 assaltos a coletivos.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

COMUNICADO - Depois da repercussão negativa após o Blog GRMPE anunciar o cartaz que a CBTU informou sobre as mudanças no TI Recife, O ÓRGÃO GESTOR CANCELA A OPERAÇÃO


Nota

O Grande Recife esclarece que existe a pretensão de ampliar a integração temporal, para além do TI Cavaleiro. Entretanto não existe previsão de quando isso acontecerá. O Consórcio ainda está avaliando as demandas e estudando cada uma das situações. Assim, por hora, não existe data para implantação de integração temporal no TI Recife.
                                                     

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Esse é o posicionamento oficial do órgão

PS: O Blog Grande Recife Mobilidade Pe , apenas repassou o cartaz enviado por uma fonte da CBTU e que de alguma forma, com esta divulgação nós contribuirmos e como houve uma repercussão enorme e até travou o whatsapp do Blog com milhares de usuários querendo saber destas mudanças e em nota o GRCT cancela por momento.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

TI RECIFE - MUDANÇAS A PARTIR DESTE SABADO 02/12/17 VAI IMPLANTAR A PASSAGEM TEMPORAL PRA QUEM VEM DE ÔNIBUS ATÉ A ESTAÇÃO

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FOTO : Acervo do Blog ilustrativa consulta Google

Para tentar diminuir a evasão de renda o GRCT e o CBTU tenta diminuir este rombo onde quase 5 mil passagens dia são dados do Metrorec e o GRCT contesta e pra fechar o cerco aos usuários que não paga, vai ser criada a integração ônibus /metro com a passagem temporal com um intervalo de 2 horas para acessar os trens.
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FOTO : Acervo do Blog ilustrativa consulta Google

PS: Neste sábado dia 25/11/17 fui conferir de perto por onde o povo entra sem pagar e com um intervalo de 15 minutos, contei entrando pela rampa de saída dos ônibus do terminal, quase 65 pessoas , fazendo deste local como entrada ao interior do terminal sem pagar a passagem, e assim mostrando como a falta de honestidade e caráter tem alguns usuários.

Veja abaixo como vai ficar estas mudanças até sábado dia 02/12/17



Matéria e edição jailson Silva 


Leia Também : O GRCT cancela as mudanças no TI Recife.
https://jailsonrecifemobilidade.blogspot.com.br/2017/11/comunicado-grct-depois-da-repercussao.html

GRANDE RECIFE REFORÇA LINHAS DE ÔNIBUS PARA 113ª FESTA DO MORRO

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imagem do Acervo do Blog

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição tem início na próxima quarta-feira (29), no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Em sua 113ª edição, a festa vai contar com shows e missas em homenagem a Nossa Senhora, padroeira da cidade do Recife. E para quem vai participar deste evento e precisa do transporte público, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um reforço especial para as linhas que circulam pela Av. Norte.
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foto: Jailson silva
Para atender ao público que comparecerá nos primeiros dias da festa, desta quarta-feira (29) a sexta-feira (1º de dezembro), haverá reforço de cinco linhas que atendem as proximidades do morro. Neste caso, 57 veículos irão realizar 438 viagens. Ou seja, 5 veículos e 50 viagens a mais do que dias úteis normais.
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foto: jailson silva
No sábado (2), serão 12 linhas que circulam pelas proximidades com a frota e viagens reforçadas. Dessas 12 linhas, três são bacuraus. Serão 186 veículos que irão realizar 1630 viagens. Ou seja, serão 21 veículos realizando 146 viagens a mais do que um sábado normal.
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foto jailson silva 
No domingo (3), 18 linhas que circulam próximas ao Morro da Conceição também serão reforçadas. Das linhas que serão reforçadas, quatro são bacuraus. Ao todo, 165 veículos irão realizar 1484 viagens. Ou seja, serão 40 veículos e 209 viagens a mais do que dias um domingo comum.
A partir da segunda-feira (4) até a quarta-feira (6), serão cinco linhas que receberão reforço na frota e viagens. Serão 57 veículos, que irão realizar 438 viagens. Ou seja, 5 veículos e 50 viagens a mais do que dias úteis normais.
É importante salientar que para os dias 7 e 8 de dezembro, véspera e dia de Nossa Senhora da Conceição, será montado outro esquema especial de mobilidade. Será uma estrutura maior, para atender um grande número de usuários, que será divulgado posteriormente.
Confira as linhas que receberão o reforço e os dias: 

Quarta-feira a sexta-feira (29/11 ao dia 01/12):
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
644 – Largo do Maracanã;
710 – Beberibe/ Derby

Sábado (02/12):
515 – Nova Descoberta (Bacurau);
517 - Córrego do Inácio;
612 - Morro da Conceição;
613 - Morro da Conceição (Bacurau);
621 - Alto Treze de Maio;
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
624 – Brejo;
626 – Brejo (Bacurau);
631 – Nova Descoberta (Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau);
710 - Beberibe/Derby.
Domingo (03/12):
513 – Córrego da Areia;
517 - Córrego do Inácio;
612 - Morro da Conceição;
613 - Morro da Conceição (Bacurau);
621 - Alto Treze de Maio;
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
623 - Vasco da Gama (João de Barros);

624 – Brejo;
626 - Brejo (Bacurau);
630 - Vasco da Gama/Derby;
631 - Nova Descoberta(Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau);
645 - TI Macaxeira (Av. Norte);
710 - Beberibe/Derby.

Segunda-feira a quarta-feira (04 a 06/12):
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
644 – Largo do Maracanã;
710 – Beberibe/Derby.

Para outras dúvidas, sugestões ou informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo whatsapp (9.9488.3999).

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Atualizada Nota de Pesar. - O Blog GRMPE deixa aqui os sentimentos de todos os Busologos de PE

Morre fundador do Grupo Borborema e Real Alagoas Viação Arthur Schwambach

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 dono da Real Alagoas. Morreu, aos 97 anos, o empresário Arthur Bruno Schwambach, fundador do Grupo Borborema, de transporte público. O grupo atua em Alagoas e é popularmente conhecido como Real Alagoas.


Assistam a história deste empreendedor fabuloso.

Nota do Grande Recife Consórcio 

O corpo do empresário foi velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e sepultado às 14h.



fotos do acervo blog e da Folha Pe

O empresário Arthur Bruno Schwambach morreu, aos 97 anos, na madrugada desta quarta-feira (22), no Recife. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), por nota, lamentou o falecimento do fundador do Grupo Borborema. 

Segundo o Urbana-PE, "ele representa um ícone do setor de transportes". Schwambach foi presidente da Urbana-PE na década de 1960, quando era chamada de Setrans-PE. Nascido no Espírito Santo, Schwambach mudou-se ainda jovem para o Recife, onde fundou a Borborema na década de 1950. 

“Ele contribuiu enormemente para a organização e desenvolvimento do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Também teve atuação nacional em outros órgãos do setor de transportes e, como empresário, expandiu a Borborema para atender a outros estados do Nordeste”, descreveu a nota. 

“Seu trabalho é reconhecido não só em Pernambuco mas nacionalmente, por seu pioneirismo e engajamento para o crescimento e desenvolvimento do setor de transportes”, afirma o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, que manifestou pesar e solidariedade à família. 

Quem também lamentou a morte do empresário, por nota, foi a Secretaria Estadual das Cidades. “Em reconhecimento ao trabalho em benefício ao transporte coletivo do Nordeste, o empresário Arthur Bruno Schwambach será sempre lembrado como uma das lendas do setor, em nosso País. Sua trajetória nos mostra o quanto ele foi um desbravador, exemplo de perseverança, empreendedorismo e dedicação ao segmento. Em nome de todos que fazem a Secretaria das Cidades, gostaria de externar os nossos mais sinceros sentimentos à família Schwambach”, destacou o secretário da pasta, Francisco Papaléo.

O corpo do empresário foi velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e sepultado às 14h.

Ônibus ganha duas catracas no embarque Além de equipamento perto da porta traseira, como a Folha mostrou há dez dias, segunda catraca está sendo testada na dianteira para agilizar acesso

Ônibus está circulando com duas catracas
Ônibus está circulando com duas catracasFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Um ônibus do sistema de transporte municipal de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), é o primeiro do Estado a contar com uma segunda catraca para embarque. O novo equipamento fica na parte dianteira do coletivo, ao lado da catraca que já existia, e permite que os usuários formem uma segunda fila na hora de pagar a passagem. O objetivo é agilizar o embarque, sobretudo de estudantes, que costumam ter dificuldades com a biometria digital ao usar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). O teste está sendo feito no veículo 228 da linha 409-Curado IV/Barra de Jangada, conhecida pela grande demanda. O setor empresarial não descarta, em breve, levar a medida a outras linhas da RMR.
O funcionamento é simples: quem paga em dinheiro, vai para a catraca antiga, perto da qual continua o cobrador. Quem usa o VEM pode recorrer a qualquer uma das catracas, já que ambas têm validadores do VEM. Diretor de Transporte Rodoviário da Associação Nacional do Transportador e dos Usuários de Estradas, Rodovias e Ferrovias em Pernambuco (Antuerf), Jailson Silva ( Blogueiro) explica que o modelo já existe em linhas de ônibus de alta demanda de São Paulo. "Essa linha, a Curado IV/Barra, tem a mesma característica: uma movimentação de passageiros muito grande. Estimo que umas 20 escolas estejam no trajeto desse ônibus. Ele enche e esvazia várias vezes, transporta muito estudante, que demora mais para passar pela catraca porque tem que colocar a digital no validador", observa.
A Empresa Metropolitana, que opera essa linha no transporte de Jaboatão, gerido pela prefeitura, e mais 52 no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, gerenciado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), disse que o teste terá resultados compartilhados com o GRCT e, "se houver interesse do órgão", poderá "ser expandido", ainda que não haja previsão para isso.
Questionada se a necessidade de uma segunda catraca para agilizar o embarque é o reconhecimento de que a biometria digital tem gerado problemas à operação, a empresa afirmou que o setor acompanha o desenvolvimento de tecnologias e soluções aplicadas ao transporte público e "tem implantado medidas que impactam positivamente na operação do sistema, conferindo maior qualidade, agilidade e segurança ao serviço". Já o GRCT informou que sua Diretoria de Operações discutiu o tema com técnicos de São Paulo, onde já há a segunda catraca em alguns ônibus, mas que não há debate sobre a implantação da medida nas linhas que gerencia.
previsão para isso.
O ônibus 228 da Metropolitana é o primeiro a ter um segundo bloqueio na hora do embarque, mas não é o único, no Estado, a ser alvo de testes com mais de uma catraca. Como a Folha de Pernambuco mostrou em primeira mão há duas semanas, veículos das linhas 139-TI Cabo/TI Cajueiro Seco e 1984-Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima também estão circulando com uma segunda catraca, só que perto da porta traseira, para o desembarque. O objetivo é dificultar que usuários entrem nos ônibus sem pagar a passagem. A medida não é unanimidade, já que também atrapalha passageiros idosos ou que estiverem com sacolas ou outras cargas a bordo.previsão para isso.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

A difícil manutenção das estações de BRT



FOTO Ilustrativa acervo Blog e a infra estrutura  no entorno não existe
Levantamento do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano aponta um custo de R$ 30 mil por mês em cada uma das estações do sistema


Cada uma das 39 estações dos dois corredores de BRT da Região Metropolitana do Recife teve um custo de R$ 2 milhões. O padrão usado no design com vidros espelhados e espaços climatizados é único nas capitais do país que optaram pelo sistema BRT. Apesar da beleza e imponência do modelo pernambucano, o problema é a manutenção. O custo médio mensal para garantir o funcionamento de cada uma delas é de R$ 30 mil. Isso inclui gastos com energia, substituição de vidros, manutenção de ar-condicionado, limpeza, vigilância, entre outros.
A substituição dos dois vidros da porta, por exemplo, custa R$ 1.680. Já os vidros laterais variam de R$ 600 a R$ 700. E não precisa circular muito para encontrar estações com os vidros danificados, tanto no Leste/Oeste, quanto no Norte/Sul. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, órgão que gerencia o sistema de transporte público, a vistoria nos vidros é realizada periodicamente e o processo de troca da vidraçaria leva em torno de 20 dias para ser concluído. Os serviços estão concentrados no Corredor Norte/Sul. Entre agosto e setembro foram realizadas manutenções de reposição de vidros nas estações Forte do Brum, Maurício de Nassau, Treze de Maio, Barreiras, Areinha, Guararapes e Derby. E até outubro estão previstas, no cronograma, ações nas estações São Francisco, Hospital Central, Aluísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Cruz de Rebouças e José de Alencar.
Além dos vidros danificados, as coberturas das estações são vulneráveis à passagem de veículos com altura acima do limite permitido de 2,20 metros, na faixa que deveria ser apenas do ônibus do BRT. Mais da metade das estações já sofreu algum dano na cobertura. Na Avenida Cais do Apolo, a estação mais próxima da Prefeitura do Recife, uma alternativa foi mudar o desenho original da cobertura reduzindo o tamanho e eliminando as arestas laterais. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a manutenção das cobertas das estações será realizada em um processo de licitação, ainda sem prazo definido.

fonte: DP caderno Mobilidade