terça-feira, 8 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TORCIDAS ORGANIZADAS PRA DEPREDAR , BRIGAR, ASSALTAR SÃO ESPECIALIDADES DA TORCIDA MARGINAL DO RECIFE.

Final de semana de jogos de futebol em PE teve 104 ônibus depredados

Sport jogou na sexta-feira (4); Santa Cruz e Náutico, no domingo (6).
Urbana-PE afirma que, apesar de alto, número é frequente em dias de jogos

Katherine Coutinho Do G1 PE
8 comentários
Os três maiores times pernambucanos jogaram no último final de semana em casa, sendo o Sport na sexta-feira (4), e Santa Cruz e Náutico no domingo (6). O saldo da rodada foram 104 coletivos depredados nos dois dias de jogos, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (8) pelo Urbana-PE, sindicato das empresas de ônibus. Em um dos coletivos, que fazia a linha TIP/Arena, foram arrancados 22 assentos e quebradas quase todas as janelas.
O número expressivo preocupa, principalmente, por ser comum em dias de jogos, explica o presidente do Urbana-PE, Fernando Bandeira. "A depredação tem sido uma constante nos jogos de futebol, chegou a um ponto que não podemos permitir. Foram depredados na última rodada cerca de 4% da frota. Eram aproximadamente 1.600 veículos rodando e 104 foram depredados. Se formos levar em consideração a frota de domingo, entre 1.200 e 1.300 ônibus, é 7%. É um número extremamente alto, mas infelizmente comum", aponta.
O sindicato fez o balanço após as constantes reclamações das empresas operadoras. "Pudemos constatar que essas depredações acontecem principalmente na saída dos jogos. Não contabilizamos o prejuízo financeiro, nossa preocupação maior está na segurança dos passageiros e dos nossos operadores. Para se ter uma ideia, jogaram um paralelepípedo contra um ônibus da Itamaracá. Não temos informação de nenhum ferido, mas imagina o que acontece se esse paralelepípedo acerta alguém", questiona o presidente da Urbana.
Nas imagens feitas pelo sindicato, é possível ver com frequência grupos em cima dos ônibus, pulando. Em um dos flagrantes, o ônibus chega a diminuir a velocidade - são mais de cinco pessoas, com camisas no rosto, 'surfando' no coletivo. Em outra, é possível ver o alçapão sendo arrancado, para dar acesso ao teto do veículo. "Esse alçapão serve para não deixar a chuva entrar e também para circular ar no ônibus, mas eles arrancam com frequência. Não se pode admitir que se delapide o patrimônio público dessa forma", pontua Bandeira.
Corda para pedir parada foi arrancada, assim como borracha de janela. (Foto: Divulgação / Urbana-PE)Corda para pedir parada foi arrancada, assim como
borracha de janela (Foto: Divulgação / Urbana-PE)
Outro coletivo teve até mesmo a corda para a pedida de ponto quebrada, enquanto a borracha da janela foi arrancada e o vidro quebrado. Um mesmo coletivo teve três janelas completas arrancadas. Dos 104 coletivos avariados, foram contabilizados 365 itens quebrados. "O prejuízo fica para as empresas de ônibus mesmo, mas quem é prejudicado é o povo. Você não consegue repor 22 assentos da noite pro dia, além das janelas todas", afirma.
A média de depredações entre os três jogos do final de semana foi similar e os casos ocorreram, sobretudo, em corredores movimentados, como as Avenidas Rosa e Silva, Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes e a rodovia PE-15. "Eles arrancam até o alumínio da janela, e se repete por toda a cidade, embora nos corredores seja pior. O que precisa é de mais policiamento", reclama o presidente do Urbana-PE.
O próximo passo do sindicato é pedir que as autoridades ajam para evitar que ocorrências desse tipo se repitam. "A gente pretende encaminhar amanhã [quarta-feira] para a Secretaria de Defesa Social e o Ministério Público [de Pernambuco] para que sejam tomadas as devidas providências. Se houver policiamento, não vai acontecer isso", finaliza Bandeira.

A Polícia Militar informou que vai tentar identificar os vândalos quando receber as imagens e fotos feitas pela Urbana-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário