quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Primeiro ônibus articulado elétrico do mundo entra em operação no Brasil


Primeiro ônibus articulado elétrico do mundo entra em operação no Brasil

Publicado em 25/02/2014


Fotos: Edson Lopes Jr
Fotos: Edson Lopes Jr

Do The City Fix Brasil
Blog da Embarq Brasil que divulga notícias sobre transporte sustentável
Já está circulando pelas ruas de Diadema, em São Paulo, o primeiro ônibus articulado elétrico do mundo. É o Ebus, surpreendente só não pelo design distinto dos ônibus convencionais, mas por ser quase imperceptível. É que ele também é silencioso.
O Ebus integra a Política Estadual de Mudanças Climáticas, cuja meta é reduzir as emissões de poluentes em 20% até 2020. Movido totalmente a bateria, o veículo tem autonomia de 200 km considerando rápidas recargas.
Desde a última quinta-feira, os usuários do Corredor Metropolitano ABD (trecho entre Diadema e Brooklin, na capital São Paulo) já podem experimentar a novidade – que está operando em testes, das 10h às 16h, até junho. Nesta fase, serão avaliadas viabilidade técnica e econômico-financeira da nova tecnologia.
Com capacidade para 124 pessoas e 18 metros de comprimento, o Ebus foi desenvolvido numa parceria da Mitsubishi com a concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transporte).
Ônibus_Bateria1

Postado por Roberta Soares

4 comentários:

  1. Meu caro Jailson...sinto muito,mais isso é uma balela.(não é sua eu sei) Em 2009 quando andei pela Europa na cidade de Lyon na França andei e muito em trólebus elétricos e articulados com design que da um banho nesse ai,embora sejam veículos elétricos conectados a rede permanente com pantógrafos também percebi alguns que operavam desconectados da rede usando sistema interno de alimentação.Todos os trólebus de Lyon articulados ou com dois eixos são equipados com sistema de ajoelhamento que garante uma melhor acessibilidade além de terem piso baixo total,em toda extensão do veículo,diferente do da foto acima cujo piso sobre o 3º eixo já é elevado.Em Roma na Itália andei em trólebus articulados de linhas regulares que usam sistema misto de alimentação.Tanto trafegam usando pantógrafos conectados a rede elétrica como sistemas de acumuladores (baterias idêntico ao modelo acima) com pantógrafos recolhidos em zonas de preservação histórica onde não é permitido a implantação de rede elétrica aérea de qualquer natureza até mesmo para iluminação pública, inclusive numa área da cidade,uma imensa praça em frente a estação principal de trens,onde ficam os terminais de ônibus.A noite no ref. terminal mesmo funcionando com baterias,os trólebus permanecem com todo o sistema de iluminação interna e externa ativadas durante o período em que aguardam o horário para dar inicio as viagens.Além dos articulados na mesma época já existiam também micro-ônibus elétrico exclusivamente alimentados por baterias. Podemos dizer que esse é o 1º trólebus articulado fabricado no Brasil apenas isso. - Ps caso tenha interesse e se quiser posso lhe mandar via e- mail algumas fotos dos mesmos,é só passar o seu e-mail que eu lhe mando.

    ResponderExcluir
  2. Nos EUA existe um sistema de trólebus elétricos articulados (ja bem antigo) que circulam em túneis subterrâneos semelhantes ao sistema de metrô.
    Nesse nosso vídeo abaixo vc poderá ver fotos de vários tipos e modelos de ônibus europeus inclusive os trólebus brancos e pratas de Lyon alem de trens VLT e metrô em várias cidades.

    http://www.youtube.com/watch?v=jDYawu8xt6E

    ResponderExcluir