BOTA EXCLUSIVO - ATENÇÃO BUSOLOGOS AMANHA AS 09:00 DA MANHA A SCANIA VAI APRESENTAR SEU NOVO PRODUTO MOVIDO A GNV E APRESENTAÇÃO A IMPRENSA E USUÁRIOS NESTA TERÇA 18/09/16 COMPAREÇA E VEJAM DE PERTO UM PROJETO ECOLOGICAMENTE CORRETO.
FABIO DA SCANIA E RUBENS DA EME
FABIO E RUBENS RECEBEU O CLUB DOS BUSÓLOGOS PE E BLOG GRMPE
Na década de 80 aqui em Salvador a extinta empresa Municipal de transportes público, "Transur", desenvolveu dois projetos pioneiros com veículos da sua frota,Um foi a adaptação de alguns ônibus MB O364 355/5 turbo para operar com o GNV em parceria com uma distribuidora de gaz local.O projeto levou alguns anos até a extinção da empresa municipal pelo prefeito na época.O segundo foi um experimento com um ônibus com carroceria Ciferal e mecânica Volvo c/motor central onde foi testado um sistema experimental de câmbio automático com comando de alavanca de 3 pontos,neutro,frente e ré.Esse experimento correu paralelo ao dos ônibus MB c/GNV e também durou até a extinção da empresa municipal,Transur,que tinha uma grande frota de MB O364 355/5 turbo e de ônibus com carroceria Ciferal,também com mecânica MB 355/5 turbo.Infelizmente Salvador andou para traz em muitos anos na qualidade dos ônibus com relação a frota atual.Aqui já tivemos ônibus articulados Volvo,inclusive com suspensão pneumática e câmbio automático (já com sistema atual) ônibus alongados Volvo e Scânia,uma grande frota de ônibus com motor traseiro,muitos com suspensão pneumática,ônibus Padron,uma grande frota também de MBs chamados monoblocos (O362 e O364-355/5turbo),ônibus alongados com 3º eixo e até um ensaio de BRT com articulados na década de 80 que não deu certo por diversos fatores.Hoje a frota da cidade resume-se apenas a ônibus com motor dianteiro,molas de aço (caminhão) com portas estreitas (apenas a porta central é mais larga)acessibilidade difícil sem conforto e calorentos.Em matéria de transportes por ônibus Salvador anda de ré...acelerado.
pasmem a autonomia de 450km ou a cada dois dias é que ele vai ser abastecido, e aqui em Pernambuco o GNV pra frota sairá entorno de R$ 0,89 contra 2,03 do diesel hoje cobrado.
A única diferença esta na tecnologia eletrônica e evolução do motor,os índices de poluição são praticamente os mesmos,os motores que usam o diesel apenas como combustível,precisam do componente ARLA para diminuir um pouco o índice de poluição.Os ônibus que tiveram os motores convertidos aqui para o GNV também apresentaram uma alta taxa de redução de poluentes e uma diminuição no nível de ruidos,a autonomia era suficiente para um dia de operação,mais ela é também em função do tamanho dos cilindros colocados nos veículos,nesse caso por se tratar de um veiculo longo e já projetado para isso o espaço reservado para os cilindros certamente deve ser maior.Aqui os MBs O364-355/5 eram curtos e o espaço para instação dos cilindros era menor.Leve em conta que existe uma diferença de mais de 30 anos entre um projeto e outro.Nem tudo que é novo é novidade.....rrrrrssssss
Na década de 80 aqui em Salvador a extinta empresa Municipal de transportes público, "Transur", desenvolveu dois projetos pioneiros com veículos da sua frota,Um foi a adaptação de alguns ônibus MB O364 355/5 turbo para operar com o GNV em parceria com uma distribuidora de gaz local.O projeto levou alguns anos até a extinção da empresa municipal pelo prefeito na época.O segundo foi um experimento com um ônibus com carroceria Ciferal e mecânica Volvo c/motor central onde foi testado um sistema experimental de câmbio automático com comando de alavanca de 3 pontos,neutro,frente e ré.Esse experimento correu paralelo ao dos ônibus MB c/GNV e também durou até a extinção da empresa municipal,Transur,que tinha uma grande frota de MB O364 355/5 turbo e de ônibus com carroceria Ciferal,também com mecânica MB 355/5 turbo.Infelizmente Salvador andou para traz em muitos anos na qualidade dos ônibus com relação a frota atual.Aqui já tivemos ônibus articulados Volvo,inclusive com suspensão pneumática e câmbio automático (já com sistema atual) ônibus alongados Volvo e Scânia,uma grande frota de ônibus com motor traseiro,muitos com suspensão pneumática,ônibus Padron,uma grande frota também de MBs chamados monoblocos (O362 e O364-355/5turbo),ônibus alongados com 3º eixo e até um ensaio de BRT com articulados na década de 80 que não deu certo por diversos fatores.Hoje a frota da cidade resume-se apenas a ônibus com motor dianteiro,molas de aço (caminhão) com portas estreitas (apenas a porta central é mais larga)acessibilidade difícil sem conforto e calorentos.Em matéria de transportes por ônibus Salvador anda de ré...acelerado.
ResponderExcluirEsse protejo hoje é 100 vezes mais evoluído, e este veiculo é com motor euro 6 e não funciona com diesel.
Excluirpasmem a autonomia de 450km ou a cada dois dias é que ele vai ser abastecido, e aqui em Pernambuco o GNV pra frota sairá entorno de R$ 0,89 contra 2,03 do diesel hoje cobrado.
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ExcluirA única diferença esta na tecnologia eletrônica e evolução do motor,os índices de poluição são praticamente os mesmos,os motores que usam o diesel apenas como combustível,precisam do componente ARLA para diminuir um pouco o índice de poluição.Os ônibus que tiveram os motores convertidos aqui para o GNV também apresentaram uma alta taxa de redução de poluentes e uma diminuição no nível de ruidos,a autonomia era suficiente para um dia de operação,mais ela é também em função do tamanho dos cilindros colocados nos veículos,nesse caso por se tratar de um veiculo longo e já projetado para isso o espaço reservado para os cilindros certamente deve ser maior.Aqui os MBs O364-355/5 eram curtos e o espaço para instação dos cilindros era menor.Leve em conta que existe uma diferença de mais de 30 anos entre um projeto e outro.Nem tudo que é novo é novidade.....rrrrrssssss
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