Requalificação da BR-101 e duplicação da BR-104 terão R$ 350 milhões.
Iniciativa privará construirá mini arco, que vai ligar Paulista a Igarassu.
O governo do estado anunciou, no início da tarde desta terça-feira (25), a construção de três obras do Plano Rodoviário de Pernambuco. Com um investimento na casa dos R$ 350 milhões, o plano prevê a requalificação da BR-101 e a duplicação da BR-104, no Agreste. Já o miniarco, que ligará Paulista a Igarassu, no Grande Recife, pretende desafogar o trânsito em Abreu e Lima, na mesma região. Este último serviço ficará a cargo da iniciativa privada. [Veja vídeo acima]
A divulgação dos projetos foi realizada no Palácio do Campos das Princesas, na área central do Recife, e contou com a presença do governador, Paulo Câmara (PSB), do secretário estadual de Transporte, Sebastião Oliveira, e do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Cacildo Cavalcante. Outros políticos também estiveram presentes no lançamento do plano, que integra o programa “Caminhos do Desenvolvimento”.
Ao longo dos 14 quilômetros entre o distrito de Pão de Açúcar e Toritama, no Agreste, a BR-104 será toda melhorada. Nesse trecho, nove quilômetros da pista serão duplicados. O total de investimentos das duas obras é de R$ 350 milhões.De acordo com o secretário de Transporte, a requalificação da BR 101 é, na verdade, a construção de uma nova rodovia. O contorno urbano, que corresponde ao trecho entre o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, será totalmente recuperado. As atuais placas de concreto darão lugar ao asfalto preto, considerado mais maleável. Ao todo, serão 30 quilômetros de obra.
Desse total, R$ 260 milhões serão destinados para o trabalho na BR-101 e R$ 90 para a BR-104. Segundo o plano, 90% das verbas serão provenientes do governo federal. Apenas 10% será de recursos do governo estadual.
Miniarco
Em formato de “S”, o miniarco será uma opção para fugir dos engarrafamentos em Abreu e Lima. Ele sairá da altura do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, cruzará a BR-101, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Abreu e Lima, e terminará em Igarassu, quase no acesso à Ilha de Itamaracá. Com 14 quilômetros de pista duplicada, representa um investimento de R$ 160 milhões para a iniciativa privada. O estado desembolsará R$ 30 milhões para a desapropriação da área.
Miniarco
Em formato de “S”, o miniarco será uma opção para fugir dos engarrafamentos em Abreu e Lima. Ele sairá da altura do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, cruzará a BR-101, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Abreu e Lima, e terminará em Igarassu, quase no acesso à Ilha de Itamaracá. Com 14 quilômetros de pista duplicada, representa um investimento de R$ 160 milhões para a iniciativa privada. O estado desembolsará R$ 30 milhões para a desapropriação da área.
Para o governador, o miniarco é uma medida emergencial, enquanto o arco metropolitano, que iria de Igarassu ao porto de Suape, não sai do papel. “O arquinho resolve apenas um problema pontual, mas necessário e emergência”, comenta ao dizer que o que travou o projeto do arco foi governo federal. “Cabe ao governo federal responder o que está travando, porque a gente não teve resposta e tudo que foi pedido na época foi entregue”, completou.
A previsão é que as obras na BR-101 comecem em março de 2017 e terminem em dezembro de 2018. Já a da BR-104 terá início em fevereiro e durará um ano e meio. O miniarco terá sua construção iniciada em maio e também levará um ano e meio para ser concluído. O edital para a licitação das empresas será publicado no Diário Oficial na sexta-feira (28).
“Ganhará a empresa que melhor apresentar a técnica de construção e também o menor pedágio para a população. Mesmo estando num momento delicado com a crise, o grande fluxo de veículos, 49 mil por dia, no trecho entre Paulista e Igarassu nos leva acreditar que as empresas se interessarão pela obra. Então, tem viabilidade econômica, não estamos lançando numa aventura e temos certeza absoluta que há um atrativo da iniciativa privada”, encerrou o secretário de Transporte.
fonte: G1 PE
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