quinta-feira, 22 de junho de 2017

E no Clima de São João até os Coletivos entra no clima

O chapéu de palha do cobrador e bandeirinhas coloridas dão as boas-vindas aos usuários
O chapéu de palha do cobrador e bandeirinhas coloridas dão as boas-vindas aos usuáriosFoto: Arthur Mota

Faltam apenas 2 dias para o São João e o clima junino já tomou conta das ruas do Recife. A empolgação de cores e as indumentárias características da época, no entanto, não ficaram restritas às vias e residências da Cidade. A alegria vestiu também o transporte coletivo de passageiros e levou a animação no ritmo do forró para dentro de dois ônibus que circulam pela Capital pernambucana.

Nesses veículos, o passageiro embarca numa viagem irreverente e até pode arriscar uns passos antes de chegar ao seu destino. A trilha sonora é preparada especialmente para a época junina pelos próprios motoristas, uma iniciativa que gera reconhecimento por parte das empresas e dos usuários que sentem a dedicação e o carinho que estão envolvidos a cada viagem.

“A norma aqui é: tem que subir rindo. A pessoa que estiver com cara feia tem que pegar outro ônibus”, anuncia em tom de brincadeira o motorista Uiractan Batista, mais conhecido por Gentileza. Seu circular, que faz a linha Largo do Maracanã, tem bandeirinhas de São João e balões das janelas ao teto. 

O motorista anima e alegra o ônibus que dirigir há mais de 14 anos. Nesse tempo que dedicou a ação, Gentileza já mudou de empresa, mas a decoração e a animação permaneceram. A fama de festeiro fez com que seu itinerário mudasse, mas a personalidade que coloca nos coletivos não. A empresa que o contratou há cerca de 90 dias, gostou da ideia de decoração festiva e patrocina os enfeites.

Junto com seu novo parceiro, o cobrador Iran Moraes, mais conhecido como Papagaio, veste-se de matuto e faz a mesma brincadeira com cada pessoa. “Se tá triste? Desce! Aqui tem que tá o dia todo sorrindo. Chega a viagem passa mais rápido”, brincou o cobrador. Os passageiros que agradecem. Afinal, não são todos os coletivos que dispõem de tanta animação. “Eu acho o maior barato. Pegar um ônibus com um cobrador e motorista tão satisfeitos, já dá para sentir esse clima junino”, contou a passageira Olivia Costa.

O trabalho que Gentileza faz inspirou outro colega de profissão. Alexandre Teodósio, que conduz a linha Guabiraba - Córrego do Jenipapo, também da empresa Globo. “Eu vi um ônibus rodando todo enfeitado, e por gostar muito de São João, logo aderi a ideia”, contou Teodósio, que faz a decoração no coletivo há três anos. Diferentemente de Gentileza, que enfeita seu coletivo no São João, Natal e Carnaval, Teodósio ornamenta seu ônibus apenas no período junino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário