Geraldo Julio sanciona lei e ônibus no Recife terão ar-condicionado
A lei foi sancionada menos de 24h após a Câmara dos Vereadores do Recife aprovar PL que prevê a instalação de aparelhos de ar-condicionado nos ônibus da cidade
JC Online
Publicado em
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), sancionou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que prevê a instalação de aparelhos de ar-condicionado nos ônibus da cidade. A proposta foi assinada em menos de 24h após a Câmara dos Vereadores do Recife aprovar por unanimidade, nessa segunda-feira (27), a PL que agora será transformada em lei.
De acordo com o texto assinado por Geraldo, o Consórcio Grande Recife – empresa responsável pelo gerenciamento do transporte por ônibus na Região Metropolitana de Recife – tem um período de quatro anos, a contar a partir de outubro deste ano, para que 100% das 75 linhas que abrangem o PL estejam equipadas com ar-condicionado.
Trâmite
O projeto de lei que versa sobre o tema e o seu substitutivo de redação foram votados e aprovados por unanimidade em segunda discussão na tarde desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal do Recife. De acordo com o texto aprovado, somente os ônibus que circulam exclusivamente na Capital é que devem ser modificados.
De acordo com a assessoria da Prefeitura do Recife, o Projeto de Lei foi sancionado sem modificações.
Investimento e reajuste
Para climatizar os 552 carros que fazem as linhas, o Consórcio Grande Recife terá que investir R$ 8,4 milhões. Para cobrir o custo, de acordo com um parecer técnico da empresa enviado à Comissão de Finanças da Câmara Municipal, haveria a necessidade de reajustar em R$ 0,33 centavos o valor das passagens. Na segunda-feira (27), o Jornal do Commercio, contudo, procurou o Grande Recife para confirmar o valor, mas, por meio da assessoria de imprensa, informou que “não vai haver reajuste” nas tarifas, mesmo com a aprovação do prefeito. Nesta terça (28), o Consórcio foi novamente procurado para explicar como se dará essa modificação, mas o Grande Recife se limitou a responder que "vai se pronunciar após a publicação da lei".
Muito bom! Tanto para os passageiros, como para os que conduzem os ônibus. Espera-se que os órgãos competentes dêem condições econômicas e operacionais, a todos os envolvidos no processo. Forte abraço! !
Só falta o governador Paulo Câmera colocar em prática , definitivamente à lei assinada pelo ex- governador João Lyra Neto, que as empresas deveriam colocar ônibus climatizados nas principais linhas, e as do sei. Mas que devido a crise que o pais enfreta, não colocaram. Esta na hora de Paulo Câmera, fazer valer a lei e colocar de vez os ônibus climatizado nas demais linhas, fazendo assim cmplementar a lei que o prefeito de Recife assinou. Ou seja os demais municípios da RMR tenham ônibus climatizados também, e não só ficar limitado à Recife.
Muito bom!
ResponderExcluirTanto para os passageiros, como para os que conduzem os ônibus.
Espera-se que os órgãos competentes dêem condições econômicas e operacionais, a todos os envolvidos no processo.
Forte abraço! !
Vai ser ótimo é tão provável que sou um dos motoristas de coletivo
ResponderExcluirSó falta o governador Paulo Câmera colocar em prática , definitivamente à lei assinada pelo ex- governador João Lyra Neto, que as empresas deveriam colocar ônibus climatizados nas principais linhas, e as do sei.
ResponderExcluirMas que devido a crise que o pais enfreta, não colocaram.
Esta na hora de Paulo Câmera, fazer valer a lei e colocar de vez os ônibus climatizado nas demais linhas, fazendo assim cmplementar a lei que o prefeito de Recife assinou.
Ou seja os demais municípios da RMR tenham ônibus climatizados também, e não só ficar limitado à Recife.