quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Falência -Decretada a falência do Grupo Busscar

Decretada a falência do Grupo Busscar Leo Munhoz/Agência RBS


Juiz da 5ª Vara Cível de Joinville, Luís Felipe Canever, publicou a sentença no final da manhã desta terça

O juiz Luís Felipe Canever, da 5ª Vara Cível de Joinville, julgou improcedente o pedido de recuperação judicial e decretou a falência do Grupo Busscar, formado pelas empresas Busscar Ônibus S.A.; Busscar Comércio Exterior S/A; Bus Car Investimentos e Empreendimentos Ltda.; TSA Tecnologia S.A.; Tecnofibras HVR Automotiva S.A.; Climabuss Ltda.; Nienpal Empreendimentos e Participações Ltda. e Lambda Participações, cujos administradores são Cláudio Roberto Nielson e Fábio Luis Nielson. A sentença foi publicada no final da manhã desta terça-feira.
O juiz confirma como administrador judicial da massa falida o  Instituto Professor Rainoldo Uessler (IPRU), tendo como representante Rainoldo Uessler, que já vinha cuidando do caso.
Canever também determinou a continuidade provisória das atividades da falida Tecnofibras HVR Automotiva S. A, alegando que a empresa sempre se manteve operacional e que ela terá a fiscalização do administrador judicial, responsável por tomar as medidas necessárias para a "boa administração da massa e da empresa".
A decisão do juiz confirma o resultado da sétima assembleia de credores da Busscar, realizada no dia 9 de setembro, que indicou a provável falência da ex-fabricante de ônibus de Joinville.

Na ocasião, os bancos Santander, BNDES e os tios dos sócios da empresa, os principais credores, rejeitaram o plano de recuperação apresentado pela companhia.

Entre os trabalhadores, 53% votaram a favor do plano de recuperação da empresa, especialmente aqueles que eram funcionários da Tecnofibras, única empresa do grupo que ainda permanece sadia e atuante no mercado, com mais de 400 funcionários. 

VLT - USO RACIONAL E INTELIGENTE EMPOU DA MOBILIDADE ... AV NORTE NECESSITA DISTO.


O estudo para operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prevê a eliminação de 125 linhas do transporte coletivo de Cuiabá, Várzea Grande e Intermunicipal, além da extinção do funcionamento dos micro-ônibus na Capital.

Porém, o plano de funcionamento poderá ser colocado em prática somente com a conclusão total dos dois trechos do modal e não há previsão de entrega das obras. O material é elaborado com base no atual modelo de transporte das cidades, que hoje contam com 630 ônibus circulando. Quando colocado em prática, o número de ônibus será reduzido para 480 veículos. O maior impacto é previsto para as regiões “cortadas” pelo VLT, que terá uma linha partindo do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o Terminal do CPA 1, em Cuiabá. 

O segundo trecho segue do Porto até o Coxipó, na Capital. Assessor de mobilidade urbana Rafael Detoni, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), garante que a redução do número de linhas e ônibus não afetará a frequência dos coletivos e a espera dos passageiros nos pontos, uma vez que o novo modelo prevê a redução do tempo de circulação dos carros, em decorrência da diminuição do percurso percorrido. 

Destaca que, atualmente, os coletivos partem dos bairros sentido ao Centro, ou outros pontos mais distantes. Com isso, há uma coincidência de linhas em alguns trechos como, por exemplo, na avenida Historiador Rubens de Mendonça. Com o novo modelo, os ônibus terão as viagens reduzidas dos bairros até os pontos de integração com o VLT, que percorrerá as linhas mais longas. 

Assim, não haverá necessidade dos coletivos “concorrerem” com o modal e passarão a atuar de forma mais concentrada nos bairros, funcionando como alimentadores da linha principal. Cita que regiões mais distantes do percurso do VLT também terão impacto, porém bem menor que os previstos para os bairros próximos às linhas do modal. Das atuais 232 linhas operantes em Cuiabá, Várzea Grande e Intermunicipal, somente nove não serão alteradas com o início da operação do VLT e três do Intermunicipal serão mantidas. Isso reflete em redução de quilômetros rodados ao mês de 18% em todo o sistema. 

Em Cuiabá, a queda será de 21% e no intermunicipal, 45%. Em Várzea Grande haverá um aumento de 21% na quilometragem operada mensalmente. Detoni aponta que isso ocorrerá na cidade em decorrência da mudança do Terminal André Maggi para a região do Aeroporto. “A maioria dos ônibus de Várzea Grande faz integração no Terminal. Com a mudança de local, os ônibus terão que percorrer uma distância maior, por isso o incremento”. O estudo foi realizado entre agosto e dezembro de 2013. 

Questionado se a demora na entrega da obra compromete a validade do projeto de operação, Detoni afirma que não. Já a entrega parcial do VLT não surtiria o efeito desejado com o planejamento. “É um modelo de transporte integrado e as duas linhas são necessárias para o funcionamento adequado do modelo de operação proposto”. Atualmente as obras do VLT estão concentradas na avenida da FEB, em Várzea Grande, e a previsão oficial de entrega do modal é dezembro de 2014.

Informações: Só Notícias/Gazeta Digital

Greve - Metroviários decidem fazer greve padrão ,com metro em horaário de picos e sem nas horas normais.


foto : Diário Pernambuco

Após três horas de assembleia, os metroviários do estado decretaram greve, na tarde desta terça-feira (30). A paralisação, no entanto, só começa na próxima terça (07) e uma nova assembleia está marcada para a segunda (06), quando serão definidos os detalhes da manifestação.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Carlos Ribeiro, os trabalhadores optaram por esperar as eleições para comprovar que a decisão é apartidária. "Não estamos nos manifestando por questões políticas. Realmente queremos a melhoria das nossas condições de trabalho. É um risco para as nossas vidas", justificou.

Greve no metrô do Recife - Por segurança e condições dignas de trabalho
Assaltos, insegurança, sucateamento - - esses termos resumem bem a realidade do metrô do Recife - um bem público que deveria oferecer o que há de melhor a população ( já que é mantido pelos nossos impostos) mas que porém caminha em uma desenfreada degradação. Nós, metroviários, atuantes nesse sistema queremos mostrar nossa indignação através da greve por tempo indeterminado, um movimento que não busca aumento salarial mas sim CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, SEGURANÇA NÃO SÓ PARA NÓS MAS TAMBÉM PARA OS USUÁRIOS que também estão sofrendo com a insegurança (muitos já foram assaltados dentro dos trens e nas plataformas das estações) . 
Esperamos que todos compreendam nossas intenções e se unam a nós apoiando e de alguma forma demonstrando a sua indignação .
Segundo dados divulgados pela Polícia Ferroviária Federal, somente neste ano foram registrados 1,6 mil assaltos no metrô do Recife.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Integração Temporal - BRT VIA LIVRE ATENDERÁ MORADORES DA PE-05 E BELMÍNO CORREIA





Os usuários de ônibus moradores da rodovia PE-005 e Avenida Belmino Correia, no município de Camaragibe, poderão utilizar o BRT Via Livre Leste/Oeste para chegar ao centro do Recife.

Os passageiros poderão pegar a linha 2469 – Camaragibe/CDU e fazer integração temporal na Estação Capibaribe, sem pagar nova tarifa. Para facilitar o acesso à estação, a linha 2469 terá três veículos e 29 viagens com retorno no TI Caxangá, dois veículos e 21 viagens permanecem com seus itinerários normais até a Cidade Universitária.

Ou seja, os usuários poderão desembarcar no TI ou na Av. Caxangá, entrar na Estação Capibaribe e pegar as linhas 2450 – Camaragibe (Centro), com destino a Av. Guararapes, ou a 2480 – Camaragibe/Derby, com retorno na Estação Derby.

As integrações funcionarão tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

A partir desta segunda-feira (29/09), os usuários de transporte público do município de Camaragibe terão mais opções para se deslocar até a Av. Conde da Boa Vista, no centro do Recife.
 
Os passageiros que embarcarem nas linhas alimentadoras do Terminal Integrado de Camaragibe, poderão usar as linhas de BRT e fazer integração temporal com as linhas troncais que atendem as paradas da Conde da Boa Vista. Ou seja, no sentido subúrbio/cidade, o usuário poderá pegar a linha do Via Livre 2480 – Camaragibe (Derby), descer na Estação Derby, e nas paradas convencionais localizadas na Praça do Derby, pegar uma das quatro linhas troncais 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 – Tabatinga, 2446 – UR-06 ou 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião com destino a avenida do centro da cidade sem pagar nova passagem. 

No sentido cidade/subúrbio, os passageiros que estiverem na Conde da Boa Vista poderão utilizar as linhas citadas, descer na Praça do Derby e embarcar no BRT com destino ao TI Camaragibe também sem pagar outra tarifa. A linha 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá também será uma opção para os usuários. Esta linha fará integração temporal, nos dois sentidos, com a Estação Capibaribe, ao lado do TI Caxangá. 

A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

BRT Ajustes - BRT VIA LIVRE LESTE/OESTE TEM AJUSTE NA OPERAÇÃO



A partir da próxima segunda-feira (29/09), os usuários do Via Livre Leste/Oeste contarão com um ajuste na operação para agilizar as viagens até o Derby e a Av. Guararapes.

Devido ao aumento da demanda de passageiros do novo modal, serão acrescentados dois BRT a operação. A linha 2450 – Camaragibe (Centro) circulará seis veículos a mais, totalizando 18 BRTs realizando 119 viagens por dia. Já a linha 2480 – Camaragibe /Derby passará a operar com 10 carros, realizando 61 viagens por dia.
Segundo o coordenador de operações do Grande Recife, Mário Sérgio Cornélio, o ajuste beneficiará os dois trechos que o modal percorre: “O menor intervalo no trecho Camaragibe/Derby será de cinco minutos e no trecho Derby/Guararapes será de sete. Com o acompanhamento da operação que estamos realizando, vimos a necessidade do aumento da frota e da redução do intervalo”, explicou.
A expectativa é atender cerca de 36 mil passageiros por dia. O modal circula na linha de domingo a domingo das 4h às 22h.
Os usuários podem realizar embarque e desembarque em dez estações de BRT do corredor Leste/Oeste: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. 
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

Inauguração e Integração - TI Largo da Paz terá seu inicio neste sábado com a integração da linha 870 - Xambá/Afogados.



Têm inicio neste sábado a integração da linha  TI Xambá / Afogados através do terminal integrado Largo da Paz

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife ganham, a partir deste sábado (27/09), mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado. O TI Largo da Paz, localizada na AV. Sul, ao lado da estação de metrô, inicia sua operação com a expectativa de atender 3.000 mil pessoas por dia. 

O terminal, inicialmente, irá operar com duas linhas de ônibus já existentes e uma linha de metrô. A linha 115 – TI Aeroporto/TI Afogados que passará a atender o TI Largo da Paz e a 870 – TI Xambá / Afogados que mudará o nome para TI Xambá/TI Largo da Paz, que disponibilizará aos usuários do TI Xambá mais uma integração com o metrô, além do TI Joana Bezerra. Ao todo, serão 229 viagens realizadas a partir de 22 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,15 (Anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, de cerca de seis minutos. 

Os usuários irão dispor de uma plataforma de embarque e desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô através de escada rolante e elevador.

O TI, que conta com uma área construída de 686 m² e área de plataforma de 462 m², beneficiará  a população do Largo da Paz, que terão ligação direta com o município de Olinda através do TI Xambá. As comunidades da Região Oeste também terão mais uma ligação com toda a Região Metropolitana através das linhas interterminais e do Terminal Integrado de Joana Bezerra. Cerca de 15 bairros de Recife e Olinda serão beneficiados entre eles, Largo da Paz, Afogados, Imbiribeira,  Aguazinha; Nova Olinda; Águas Compridas; Alto da Bondade; Santa Casa; Alto Nova Olinda; Córrego do Abacaxi; Caixa D’água; Alto da Conquista; Alto do Cajueiro; Alto do Sol Nascente e Alto da Sucupira. 

Com a inauguração deste terminal, operam no SEI um total de 20 TIs. Com isso, mais usuários terão direito a utilizar o sistema pagando apenas uma passagem para se locomover na RMR, por sentido. 

Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Descaso - TCE constata lentidão das obras dos corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste


Estações do Corredor Norte-Sul, sem utilização, estão sendo pixadas. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Estações do Corredor Norte-Sul, sem utilização, estão sendo pixadas. Situação do eixo é pior do que a do Leste-Oeste. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Não é novidade e confirma o que a população sabe há muito tempo. Um grupo técnico do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), incluindo a conselheira da instituição, Teresa Duere, fez uma visita na sexta-feira (19/9) às obras dos corredores exclusivos de BRT (Bus Rapid Transit) Leste-Oeste e Norte-Sul e constatou que o sistema ainda funciona de forma precária.
A visita teve como objetivo acompanhar o que efetivamente está funcionado entre as obras de mobilidade e avaliar a qualidade dos serviços prestados à população. Teresa Duere estava acompanhada de uma equipe do Núcleo de Engenharia do Tribunal, os engenheiros Gustavo Pimentel, Ayrton Alcoforado, Fábio Rodrigues, Rogério Carvalheiras, Caio Barbosa e Carnot Nogueira.
A primeira parada da equipe foi no município de Igarassu para conferir as obras do Terminal Integrado, a reforma da antiga estação de ônibus e a requalificação das vias de trânsito. De lá, a comitiva seguiu para o Terminal Integrado de Abreu e Lima, onde conheceu as instalações da sala de monitoramento de parte do sistema. No Terminal Integrado da PE15, a conselheira embarcou num ônibus para testar o funcionamento de um BRT. A ideia foi avaliar a eficiência do sistema, a qualidade dos veículos e o tempo do trajeto.

Foto: Divulgação TCE-PE
Foto: Divulgação TCE-PE

“Conversamos com vários usuários e constatamos que o projeto considerado referência em transporte coletivo – pelo conforto, eficiência e comodidade – ainda funciona de maneira muito precária. Os passageiros reconhecem o conforto do transporte, mas criticam a eficiência do sistema”, ressaltou a conselheira. A equipe levou mais de uma hora e trinta minutos no trajeto da PE15 à estação da Avenida  Guararapes devido às retenções da Avenida Cruz Cabugá.
“O grande atraso do tempo ocorre porque as faixas exclusivas para os BRT’s ainda não foram liberadas. Eles estão dividindo as vias com os ônibus convencionais, com os veículos de passeio e utilitários, perdendo, temporariamente, o conceito de serviços de linhas expressas”, pontuou o engenheiro Rogério Carvalheiras.
Na estação da Avenida Guararapes os técnicos do TCE seguiram para conhecer o Túnel da Abolição, na Madalena, Zona Oeste do Recife, e depararam-se com outras insatisfações. “Os usuários questionaram o acesso às estações, como por exemplo, a entrada e a saída dos passageiros que ficam no mesmo espaço, ocasionando tumulto no horário de pico e dificultando o acesso dos idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, acrescentou o engenheiro Fábio Rodrigues.
Desde a publicação do edital de licitação das obras do BRT, o TCE já realizou 15 auditorias de acompanhamento. Os investimentos dos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, cujas obras estão sendo executadas pelos consórcios Mendes Junior Trading/Servix e EMSA/ATERPA-M.MARTINS, já totalizam mais de R$ 344 milhões.

Postado por Roberta Soares


Imprudência - Motorista e louco... todos correram risco e as fotos mostra como foi aterrorizante e a empresa tem que se pronunciar.



ACABO DE RECEBER ESTA DENÚNCIA ACOMPANHADA DE FOTOS. ALGUÉM CONFIRMA OU CONTESTA?
"Pânico! Esta palavra define o que os passageiros da linha Barro/Macaxeira (Várzea) passaram essa noite. O motorista do ônibus, absurdamente imprudente, resolveu guiar o veículo em movimentos de ziguezagues em plena BR 101, em um ônibus superlotado de estudantes universitários e trabalhadores, pondo em risco a vida de todos que estavam dentro dele, inclusive a do seu companheiro de trabalho. Nem todos que estavam no ônibus tiveram dimensão do que ocorreu hoje, devido aos seus movimentos bruscos ao lado de uma carreta e um motoqueiro, ele jogou o motoqueiro, que vinha na faixa da direita, para o acostamento, ele quase morreu! O mais grave é que o para-brisa traseiro do ônibus quebrou e voou para trás, algumas pessoas quase foram arremessadas para fora do ônibus, não fosse a superlotação que as ajudou a segurar em outras pessoas. O Vidro caiu na BR, os carros que vinham atrás tiveram que parar o carro totalmente para evitar um acidente grave. Ao chegar ao terminal do Barro, vários passageiros estavam passando mal, chorando, nervosos, inclusive uma gestante que poderia ter perdido o seu filho. Alguns usuários foram reivindicar seus direitos com os fiscais da linha, inacreditavelmente alguns motoristas partiram pra cima do cidadão e o agrediram com chutes, pontapés e com a fivela de seus cintos. Isto que ocorreu foi uma tentativa de homicídio em massa, por favor, levem ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis, este cidadão merece ser indiciado, ele está transportando vidas e não deve mais continuar nem sua função, não merece nem possui capacidade para isso."
foto e texto Sergio Dionizio

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Faixas e corredores exclusivos para ônibus são desrespeitados no Recife Reportagem acompanhou horário de pico em avenidas durante três dias. Resultado foram flagrantes sem constrangimento de irregularidades.



De exclusivos, eles não têm nada. Basta um pequeno engarrafamento que os 12 quilômetros do Corredor Leste-Oeste, os 33 quilômetros do Corredor Norte-Sul e os até agora 28 quilômetros de Faixa Azul são invadidos por um sem-número de carros, motos e caminhões que fazem do desrespeito uma rotina. As faixas foram feitas para facilitar a circulação dos ônibus, comuns e do BRT, e para que o tempo da viagem do transporte coletivo seja menor. As placas e as sinalizações na pista não deixam dúvida, mas, nos horários de pico da manhã e da noite, os flagrantes de transgressão ocorrem a cada minuto. Por três dias, a reportagem da TV Globo acompanhou a ida e a volta do trabalho em trechos das avenidas Caxangá, Mascarenhas de Morais, Domingos Ferreira e da Rua Cosme Viana. O resultado foi um festival de infrações. Veja vídeo acima, exibido no NETV 1ª Edição
ASSISTA O VÍDEO :
Num dos casos, 12 veículos invadiram o corredor do BRT na Caxangá em um intervalo de apenas 30 segundos, no começo da manhã. A presença de um orientador da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que não tem autonomia para multar, não constrangia os infratores. "Nós sempre avisamos que estamos aqui para orientar, e todos desrespeitam. É difícil orientar os condutores. Quando vamos falar, acabamos entrando em atrito", diz o orientador Hamilton Vicente, enquanto via, resignado, carros e motos passando na faixa que deveria ser exclusiva para o ônibus rápido. Hamilton trabalha ali há quatro meses e, segundo ele, não houve um dia sequer em que não tenha flagrado motoristas de veículos particulares na via do transporte público.
Um motorista que havia invadido o corredor do BRT e tentava sair admitiu a manobra irregular. Ao ser questionado sobre o que o motivou a infringir a lei, ele simplesmente fechou a janela. Segundos depois, foi a vez de um motoqueiro parar na faixa proibida em pleno sinal vermelho. "É a primeira vez mesmo. Estou apressado", justificou. As desculpas são recorrentes e parecidas. Um condutor, no entanto, fugiu à regra: abriu o vidro elétrico, desacelerou o automóvel e exibiu um distintivo policial. Estava errado do mesmo jeito. Apenas viaturas em serviço podem circular pelo local - além de ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros.
Na mesma Avenida Caxangá, outro dia, o guarda de trânsito Ronald Ataíde falava que havia multado cinco motoristas no período da tarde por invadir o corredor do BRT. No meio da entrevista, a sexta autuação. Na manhã da última segunda-feira, duas pessoas foram atropeladas por carros comuns no corredor exclusivo do ônibus rápido na Avenida Caxangá. Trafegar no local é infração grave, com pena de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 127,69.
As infrações também se revelaram constantes na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira. De acordo com a CTTU, a Faixa Azul é de uso exclusivo dos ônibus de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo particular flagrado trafegando pelo local comete infração leve, o que resulta em multa de R$ 53,20 mais três pontos na CNH. Mas, na prática, a falta de fiscalização dá guarida ao desrespeito. Foram dezenas de carros flagrados na Faixa Azul nos dias e horários proibidos.
Taxistas sem passageiro também não podem circular pela Faixa Azul. "Eu não sabia. É porque sou de Paulista", argumentou o taxista, a dois metros de uma placa que, em letras garrafais, mostrava que ele estava errado. Um motorista disse ser de outro Estado, mas as placas do carro eram do Recife.
O desafogamento proporcionado pela inauguração da Via Mangue reduziu os congestionamentos e, por consequência, as transgressões na Avenida Domingos Ferreira, mas também foram muitos os maus exemplos na via, sobretudo no pico noturno. Em dois casos, veículos comuns travavam a passagem de ônibus lotados. Em outro ponto, na frente do Clinical Center, no Pina, havia até um carro parado em plena Faixa Azul. Na Rua Cosme Viana, em Afogados, a primeira a receber a pintura azulada, ainda em dezembro do ano passado, o tempo pouco ensinou aos motoristas. As motos e cinquentinhas, campeãs no quesito desrespeito, ignoravam o Código de Trânsito, enquanto a cidade aguarda as 406 câmeras prometidas para fiscalizar os 60 quilômetros em que a prefeitura pretende implantar Faixa Azul, envolvendo ao todo 13 corredores. A previsão inicial era instalar os equipamentos de filmagem em fevereiro.
reportagem: Wagner Sarmento TV Globo

Desafio - Dia Mundial sem carro e seus cidadães ecologicamente corretos.

Alguns Pernambucanos lançou seus desafios de ir ao trabalho, de busão e aqui tem mas um cidadão fazendo sua parte,como homem e cidadão Pernambucano ecologicamente correto.



Desafio do dia mundial sem carro devidamente cumprido! No meu caso, tenho o benefício de morar no centro expandido e trabalhar no subúrbio, de forma que meus deslocamentos são realizados, em sua maioria, no contra-fluxo. Assistam ao vídeo e percebam que a experiência do transporte público pode, sim, ser agradável!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Investimento - Mobilidade virá moeda da vez no Brasil.



O Brasil deverá dobrar o volume de investimentos em mobilidade urbana nas principais regiões metropolitanas do País nos próximos anos, em relação ao que foi verificado nos últimos 20 anos. Ainda assim, terá um déficit de R$ 229 bilhões, num horizonte de 12 anos. A previsão faz parte de um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ainda em fase final de conclusão. Um trecho do trabalho foi apresentado nesta sexta-feira, 12, durante a 20ª Semana de Tecnologia Metro,ferroviária, que acontece em São Paulo.


"Haverá uma mudança de patamar, mas não solucionará o déficit em expansão de malha", resumiu o gerente do departamento de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do BNDES, Marcio Zeraik. Ele lembrou que a mobilidade está no foco das atenções, tendo em vista o colapso da mobilidade urbana nos grandes centros, em meio ao aumento da frota de veículos e de malhas de transporte público que não acompanharam a crescimento das cidades.

Com base nos projetos em execução, licitação e estudos, nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras, a previsão é de que os investimentos superem os R$ 10 bilhões/ano nos próximos anos, ante uma média histórica de 0,1% a 0,15% do PIB.

Ele salientou que as estimativas levam em consideração apenas a expansão dos modais de alta e média densidade - metrôs, trens urbanos, monotrilhos, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores exclusivos (BRT - Bus Rapid Transit).


domingo, 21 de setembro de 2014

Mobilidade - 3º encontro sobre Mobilidade foi realizado hoje no TI Afogados ... e dia mundial sem carros que foi lembrado e seguido por todos no mundo todo.


 nova etapa do TI Barro.

O 3º encontro sobre mobilidade foi realizado neste domingo 21/09/14.
Realizado na estação Afogados e TI Afogados,contando com a presença de Busologos e amigos leitores do Blog Grande Recife Mobilidade Pe.
Tivemos uma rota seguida até o TI Aeroporto e fomos conhecer o elefante branco, da passarela que nos levou até,o Aeroporto dos Guararapes e o termino no TI Barro na nova etapa inaugurada dia 20/09/14 e veja a seguir as fotos do encontro.

e aproveitando o dia mundial sem carros,agradecemos aos amigos que compareceu ao encontro,o Renê,Josias,Fabricio e Jaílson. Contamos com a presença de todos no próximo e breve encontro sobre mobilidade.

sábado, 20 de setembro de 2014

Inauguração - TI Barro inaugura a 2ª etapa do terminal, mas ainda será integrado mais 4 linhas ao TI Barro.




















Em reforma a mais de dois (2) anos de muita desorganização e transtornos pros usuários, hoje teve inicio as operações da segunda etapa do terminal mas polêmico e com quase 60 mil pessoas dia transportadas.
Foto
Com poucos divulgadores e usuários o inicio foi tranquilo,mas se sabe que a prova de fogo será nesta segunda dia 22/09/14 e o desafio será tentar organizar as filas e as invasões dos usuários nos desembarque que por sua vez, agem como vândalos e não respeita as ordens e as filas.


Ainda será feita uma adeguação de mais 4 linha a serem,inseridas ao TI Barro,que são elas:

* Cavaleiro/ TI Barro
*Vila dois Carneiros / TI Barro
*Jd Uchoa / TI Barro
* Jd São Paulo / TI Barro

e será criada mais uma linha :

*TI Barro / Conde da Boa Vista.

texto: Jaílson Silva

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - CORREDOR LESTE/OESTE GANHA MAIS UMA LINHA DE BRT.

CORREDOR LESTE/OESTE GANHA MAIS UMA LINHA DE BRT

A partir da próxima segunda-feira (22) os usuários do Via Livre Leste/Oeste terão mais uma opção  de linha.  A  2480 – Camaragibe (Derby) voltará a operar, totalizando duas linhas em circulação no corredor.

Os passageiros que seguem com destino a Praça do Derby agora poderão optar por uma das duas linhas de BRT, a 2480 ou 2450 – Camaragibe (Centro) que tem como destino da Av. Guararapes, no centro do Recife. 

Com a novidade, a 2450 passa a operar com 12 BRTs realizando 78 viagens com intervalo de 10 minutos. Esta linha continua a opera de domingo a domingo, das 4h30 às 22h. Já a 2480 – Camaragibe (Derby) retoma sua operação com 14  BRTs, 93 viagens e um intervalo de 8 minutos entre um veículo e outro. Ela irá circular de segunda a sexta também das 4h30 às 22h.

Atualmente, o corredor Leste/Oeste conta com 10 estações de embarque e desembarque em funcionamento, são elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

A expectativa é que, com a novidade, o corredor Leste/Oeste passe a atender cerca de 36 mil passageiros por dia. 

Para mais informações o usuário dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - Sindicato acuado e com medo represaria se faz de morto pra ver no que vai dar.

Temendo sanções, o Sindicato do Rodoviários decidiu em assembleia pela não suspensão das atividades até  que o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) julgue a legalidade das três últimas paralisações da categoria. O julgamento seria realizado às 10h de hoje, mas foi adiado pelo TRT-PE para o dia 18 de setembro. Na manhã desta terça-feira, a maioria dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus presentes votaram contra a paralisação, mas a decisão será ratificada em segunda votação às 15h30. A categoria não está satisfeita com a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que, apesar de manter o aumento salarial de 10%, reduziu o percentual do reajuste do tíquete-alimentação de 75% para 10%.
O presidente eleito do Sindicato dos Rodoviários (a diretoria só assume em dezembro), Benílson Custódio, acredita que o aumento salarial de 10% foi uma vitória para a categoria, mas admite que esse é um momento de calma. “Não podemos deixar de reconhecer nossa vitória ao garantir os 10% sobre os salários e ainda queremos o reajuste do tíquete, mas temos que  ter cuidado para evitar a ilegalidade do movimento", afirma. A assessoria jurídica da classe aponta o risco dos trabalhadores perderem o reajuste conquistado, caso o processo siga no Superior Tribunal Federal (STF).
O Sindicato dos Rodoviários promete que a luta por melhores condições salariais ainda não acabou. "Em 2015 teremos uma campanha salarial árdua. O reajuste salarial não será decidido apenas pelo patronato, a categoria também irá opinar no percentual recebido de aumento", afirma Genildo Pereira, assessor de comunicação da diretoria eleita.
Em 30 de julho, o TRT-PE concedeu 10% de reajuste salarial e 75% sobre o tíquete. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE) recorreu ao TST e o aumento ficou em 10% também para o tíquete alimentação. A Urbana-PE também divulgou um déficit nas contas do setor de R$ 7 milhões por mês.