domingo, 9 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - OS PADRÕES DE TRANSPORTE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO DE UM LUGAR.


Nesta simulação de Vital Brandão, um Veículo Leve sobre Trilho - VLT integrado com o metrô na Estação Largo da Paz. Seguiria em direção; Cinco Pontas, Marco Zero, cais do Porto e através de uma nova ponte interligada à praia do Del Chifre. Com destino ao terminal integrado ônibus -VLT em Olinda Carmo. — em Marco Zero - Recife Antigo
 Um VLT na Feira Negócios nos Trilhos
04/11/2009

A Alstom já vendeu mais de 1.200 unidades do Citadis no mundo. No Brasil, a primeira cidade a ter um será Brasília
A Alstom, líder mundial em transporte ferroviário, marca presença na 12ª edição da Feira
 e Seminário Negócios nos Trilhos 2009 com a exposição, pela primeira vez em São Paulo, de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O VLT é o bonde moderno: um meio de transporte que permite repensar os espaços urbanos, preservar a herança arquitetônica e contribuir para o crescimento das cidades, sem danos ao meio ambiente. Em todo o mundo, até hoje, 32 cidades encomendaram um total de mais de 1.200 VLTs do modelo Citadis que será exposto na feira. Em Brasília, um sistema VLT começou a ser construído neste semestre. E em São Paulo e Santos existem vários projetos avançados para implantação do bonde modcerno.
A capacidade de transporte do Citadis é de mais de 400 passageiros por veículo, representando um potencial de transporte de cerca de 18.000 passageiros por hora, o equivalente a mais de 100 carros ou seis ônibus (considerando-se quatro pessoas por carro ou 66 por ônibus). Opera silenciosamente e utiliza energia elétrica, que é renovável. Seu piso baixo garante total acessibilidade e segurança e seu design se torna ícone da cidade, atraindo negócios e turismo. O VLT Citadis ainda pode contar com a tecnologia APS (alimentação pelo solo), utilizada no Plano Piloto em Brasília. Neste caso o trem é alimentado pelo solo, dispensando o uso de fiação aérea, e é ideal por preservar a arquitetura das cidades tombadas.
Proposta de Vital Brandão funcionário de carreira do MetroRec.

Vital Alves Brandão, funcionário de carreira do MetroRec, é o autor do projeto que permite a Integração do Metrô com o transporte fluvial de passageiros, no rio Capibaribe. 
autor-VITAL ALVES BRANDÃO.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - TI BARRO AGORA SIM QUALIDADE DE VIDA PARA OS PROFISSIONAIS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os usuários do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, vão desembarcar em novas plataformas a partir deste sábado (8). A nova etapa foi entregue na manhã desta sexta-feira (7) pelo governador Eduardo Campos e será inaugurada amanhã. A nova seção corresponde à primeira fase de ampliação do terminal, que será reformado e vai passar a ter 19 mil metros quadrados.

O terminal, que já começa a operar neste domingo (9), irá operar com 10 linhas de ônibus e uma linha de metrô. Serão 1.548 viagens realizadas a partir de 92 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,25 (Anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco a 20 minutos. 
A etapa entregue nesta sexta-feira demorou quatro anos para ser construída e vai substituir temporariamente o antigo terminal, que será fechado neste sábado. O local vai passar por uma reforma prevista para ser concluída em dezembro deste ano. A ordem de serviço da obra foi assinada na cerimônia desta sexta, que contou com a participação de Eduardo Campos e do secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Até a inauguração do novo terminal, todas as dez linhas de ônibus que circulam pelo TI do Barro vão passar a trafegar pela nova etapa. Depois que as obras forem concluídas, as duas seções vão atuar de maneira integrada e o terminal vai ganhar quatro novas linhas de ônibus. Atualmente, cerca de 50 mil passageiros circulam pelo local diariamente. Com a ampliação, espera-se que o terminal passe a receber 70 mil usuários de ônibus por dia.

Maior que o terminal original, a nova etapa tem a forma de U e conta com plataformas, rede de lojas, lanchonete, banheiros públicos, copa, rede de drenagem e esgoto, área de estocagem e Ilhas de despachantes. Antes das obras, uma metalúrgica funcionava na área, que também recebeu serviços de pavimentação e urbanização. No total, foram gastos mais de R$ 4 milhões na construção.

A segunda etapa da ampliação do terminal corresponde à reforma das estruturas já existentes. No local, serão construídas novas plataformas, salas administrativas, estocagem, estacionamento interno, bicicletário e acesso definitivo ao metrô. As obras estão orçadas em R$ 3,3 milhões. O Terminal Integrado do Barro foi construído em 1994, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Atualmente, recebe 89 coletivos de 10 linhas de ônibus, totalizando mais de mil viagens por dia.

Informações: NE10



GRANDE RECIFE - METRÔ GRÁTIS NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES... E O POVO NA COPA DAS MULTIDÕES PAGANDO CARO,PELO PÉSSIMO SERVIÇO

Metrô será de graça para quem tiver o ingresso da Copa das Confederações

 

POSTADO POR Thiago Wagner da Silva ÀS 14:34 EM 05 DE Junho DE 2013

Os torcedores que compraram ingresso para os jogos da Copa das Confederações ganharam um incentivo a mais para ir de metrô para as partidas do torneio, que ocorre entre 15 e 30 de junho no Brasil - Recife é uma das sedes. O metrô será gratuito para quem tiver o bilhete da competição.
Para ter o direito, basta apresentar o ingresso do jogo em 10 das 29 estações do metrô: Cajueiro Seco, Aeroporto, Tancredo neves, Shopping, Antônio Falcão,  Recife, Joana Bezerra, Rodoviária (TIP), Cosme e Damião e Camaragibe. O objetivo da ação é fazer com que a torcida priorize o transporte público durante a Copa das Confederações. Lembrando que os carros dos torcedores não podem entrar no estádio. A torcida só pode chegar à arena através de ônibus circulares (também gratuitos) que saem da estação de metrô Cosme e Damião e do Terminal Integrado de Passageiros, onde os torcedores podem estacionar os carros.
Além da gratuidade do metrô, haverá o Expresso da Copa. São três linhas saindo do Shooping Recife, do Shopping RioMar e do Shopping Guararapes até estações do metrô. O serviço funcionará quatro horas antes do início do jogo. O preço será de R$ 5.
O torcedor que ainda assim quiser ir de carro pode estacionar o carro próximo às estações de metrô Aeroporto, Shooping, Recife, TIP e Joana Bezerra.  O mais próximo à arena é o do TIP, onde há o Parqtel. O custo do estacionamento no Parqtel é R$ 40 e deve ser feito com antecedência no site www.nepark.com.br

GRANDE RECIFE - Inauguração do Terminal Integrado do Barro

SERÁ INAUGURADO LOGO MAS AS 10:00 DESTA MANHA DE SEXTA 07/06/13, A PRIMEIRA ETAPA DO TI BARRO COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS,DANILO CABRAL E EQUIPE DO GOVERNO.ESSE TERMINAL MUITO TEMPO PEDE PRA TER UM POUCO DE QUALIDADE POIS ONTEM DIA 06/06/13 O CAOS ESTAVA ESTALADO NESTE TI.

 



quinta-feira, 6 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP E SUAS FALHAS E RECLAMAÇÕES.

06/06/2013 07:26 - Luiz Felipe Freire, da Folha de Pernambuco
Leila Santana
Equipamento começou a funcionar no último sábado
Estratégico por se situar perto da Arena Pernambuco, onde acontecerão os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o novo terminal integrado do TIP, na Zona Oeste do Recife, tem recebido críticas dos moradores do bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes. Nos primeiros dias úteis de operação do novo equipamento, que começou a funcionar no último sábado, a maioria das pessoas reclama dos longos intervalos entre os ônibus e da piora do atendimento ao entorno.
Apesar de desfrutar de múltiplas opções de deslocamento e da redução tarifária, há quem prefira desembolsar mais para não ter que enfrentar uma realidade de atrasos e de superlotação. A dona de casa Hiedja Siqueira, por exemplo, conta que o sobrinho dela opta por pagar uma nova passagem ao desembarcar no Centro do Recife. “Ele vem de ônibus até o TI, pega outro para a Cidade e, lá, paga outra tarifa para Boa Viagem. Se ele for para a integração do Aeroporto, perde muito tempo”, relata a moradora do Curado II.
A linha de ônibus que atende a essa localidade, aliás, é outro alvo de reclamação no novo terminal. Passageiros denunciam que, às vezes, a espera por um coletivo chega a meia hora. “Passam uns três ônibus para o Curado IV e não chega o da gente”, declara o aposentado Edson Cunha. “Antes da integração, os coletivos já demoravam. Agora, a demora continua e a gente ainda perde tempo vindo para o TI”, completa.
Nas áreas de embarque para a avenida Conde da Boa Vista, o movimento de usuários também costuma ser intenso, mas, por conta da maior oferta de ônibus para esses destinos, as filas não ficam lotadas por muito tempo. Já para chegar a localidades do entorno do terminal, a situação não tem sido fácil. “Tiraram a linha que atendia ao Residencial dos Guararapes e agora temos que pegar um ônibus aqui, descer na BR-408 e ir para casa andando”, lamentou o montador de mármore Manoel Santana.
Sobre essa queixa, o gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, disse que, com a extinção da linha 148 - TIP (Curados)/TI Cavaleiro, um novo atendimento passou a ser direcionado ao local por meio da linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto. “Vamos verificar se isso está sendo cumprido pela empresa operadora”, garante, acrescentando que ajustes ainda estão sendo feitos.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - RECIFE ILHADA E POPULAÇÃO SOFRENDO E O PREFEITO NO SEU GABINETE SEQUINHO.

http://radar.g1.globo.com/pe/recife

JC Trânsito // congestionamento

Chuvas provocam retenções e alagamentos em vários trechos do Recife

Publicado em 05.06.2013, às 08h11


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Na entrada do Curado IV, a via ficou completamente alagada
Foto: @NadiaLuna2010/ twitter

Do JC Trânsito Os poucos minutos de chuvas que cairam na manhã de quarta-feira (05), deixaram várias ruas e avenidas do Recife alagadas.
Quem seguia pela BR-101, sentido Centro, encontrou a Avenida Norte com pontos de alagamento, em frente à Fábrica da Macaxeira e nas imediações da Maternidade Barros Lima, com apenas uma faixa livre para circulação.

Rua Cosme Viana, em Afogados.Foto: @decoff / twitter
Na Zona Sul, o trânsito ficou lento devido aos pontos de alagamento na Avenida Boa Viagem e Antônuo de Góes, no Pina, nas imediações da Secretaria de Administração. Já a Estrada dos Remédios, na Zona Oeste da capital pernambucana, também apresentou várias retenções no trânsito, bem como na Rua Tabaiares, próximo ao Sebrae.

Avenida Boa Viagem. Foto: @danielvercoza / twitter
O trânsito ficou complicado também na Avenida Recife, na altura da entrada de Jardim São Paulo, Cosme Viana, em Afogados, Avenida Doutor José Rufino, nas imediações dos Colégios Visão e Decisão e na Rua Rui Barbosa e Rua Amélia, na Zona Norte do Recife.

Avenida Recife, entrada de Jardim São Paulo. Foto: @flaviotbleite / twitter

GRANDE RECIFE - DIA A DIA PERNAMBUCO AO VIVO!

Transporte
 // Atraso, calor e superlotação fazem parte da rotina de quem usa metrô no Recife

Publicado em 30/05/2013


Imagem: TV Jornal
Na última semana, a superlotação do metrô que circula pela Região Metropolitana do Recife chamou atenção da população que usou o meio de transporte para se deslocar até a Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata. A hora da partida no estádio coincidiu com o horário em que os trabalhadores costumam voltar para casa, o que gerou superlotação em um período do dia que já costuma ter vagões bastante cheios. Usando uma pequena câmera, a TV Jornal embarcou na Estação Recife, com destino a Camaragibe, para mostrar que o atraso dos trens, o calor e a superlotação já fazem parte da  rotina de quem usa o metrô diariamente.
Já no embarque, a correria é grande e um homem fica com um pé preso na porta. O ar-condicionado não funciona, e os usuários do transporte relatam que o calor é rotineiro. A população não respeita as sinalizações que indicam o lado da porta de saída e de entrada dos passageiros, o que muitas vezes pode causar acidentes. Uma passageira reclama da ocasião em que o trem quebrou e os usuários tiveram que seguir caminhando pelos trilhos.

Na volta, no túnel que dá acesso aos pontos de ônibus do Terminal Integrado Joana Bezerra, motos insistem em trafegar e deixam o percurso perigoso para os pedestres. Já os policiais são poucos nas paradas escuras em que as pessoas precisam esperar os coletivos, diferente do que foi visto no dia da inauguração da Arena.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que, devido à aquisição de 15 novos trens, em meados de setembro, o tempo de espera pelos coletivos deve ser reduzido para 3,5 minutos, na Linha Centro, e 5 minutos, na Linha Sul.

Sobre o fato de descer dos trens e seguir sobre os trilhos até a estação mais próxima, a CBTU informou que esse procedimento é correto, desde que os usuários sigam estritamente as orientações dos maquinistas. Nenhum passageiro deve descer por conta própria por causa do perigo da corrente elétrica nos trilhos.

VEJA MAIS
Trânsito, filas e metrô lotado no acesso à Arena Pernambuco

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terça-feira, 4 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - CAOS A VISTA , PREPARAREM VEM CHUMBO .

Metroviários decretam estado de greve nesta segunda (10)

Segundo o Diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários, os funcionários pretendem deflagrá-la no meio da próxima semana

por Rhayana Fernandes | ter, 04/06/2013 - 19:46
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Foto: Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/ArquivoA categoria reivindica a reposição da inflação, mais 10% de aumento, totalizando 16,59%A categoria reivindica a reposição da inflação, mais 10% de aumento, totalizando 16,59%
Os funcionários do metrô do Recife podem entrar em estado de greve, por tempo indeterminado. Uma assembleia será realizada nesta próxima segunda-feira (10), às 18h, na Estação Central do Recife, no bairro de São José, onde será decretada a paralisação.
A categoria reivindica, pela reposição da inflação, mais 10% de aumento, totalizando 16,59%. Segundo o diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais, a Metrorec apresentou uma proposta de 2,02% de aumento. “Além disso, estamos pedindo concursos públicos, investimento da própria empresa para a manutenção do dia-a-dia do metrô, porque a atual é muito precária”, explicou Morais.
Os metroviários também exigem plano de cargos e salários e plano de saúde nacional. “Nós pretendemos deflagrar a greve no meio da semana que vem”, afirmou o diretor. “Se a empresa apresentar uma proposta melhor, vamos avaliar e repensar a greve”, concluiu

.

GRANDE RECIFE - O GOVERNO DO ESTADO VAI COMPRAR 180 BRT´S E QUAL DESCES É DE SUA PREFERÊNCIA.

A impressão de ser pequeno vai muito do ângulo da imagem. A foto abaixo do Millennium BRT também sugere ser pequeno, contudo a medida do articulado está dentro da concorrência. O tamanho vai depender do chassi e da carroceria. Contudo, vendo o material abaixo do Doppio, que já comentei aqui sobre os chassis e tamanho da carroceria, ele pode até ter configuração articulada trucada (8x2) que tem 23m de comprimento, dando como exemplo a foto Viale BRT usando chassi Scania abaixo. O Viale BRT difere do outro Marcopolo com o mesmo chassi na medida do segundo segmento onde da articulação até o eixo de tração (balanço dianteiro do segundo segmento) tem espaçamento maior.






A posição das portas depende do projeto do corredor. Aqui, como comentei acima e outras vezes até citando em fotos que tirei da estação próxima ao Extra Supermercado, estão usando um espaçamento simétrico entre as portas do primeiro segmento e segundo, o que não se vê em outros corredores. O Doppio flagrado não seria compatível, porque a distâncias entre as portas do segundo segmento é maior que as do primeiro. Em Bogotá, as duas portas de cada segmento ficam juntas. Aliás, lá os veículos têm mais portas, pois enquanto um biarticulado aqui tem cinco num lado, os dele têm sete.


http://www.onibusparaibanos.com/2012...de-bogota.html

segunda-feira, 3 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - ITAMARACÁ TRANSPORTES SINÔNIMO DE QUALIDADE.

Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.

Atualmente conta com uma frota de 242 veículos e gera mais de 1.450 empregos diretos, realizando diariamente cerca de 2.700 viagens, transportando em média mais de 200.000 passageiros por cada dia útil de operação. 

Pensando em aumentar a interação com seus usuários, a Itamaracá transportes fornece através de seu SITE as principais notícias relacionadas ao sistema de transporte coletivo, onde os usuários podem olhar horários, itinerários e muito mais sobre a empresa.

Hoje a Itamaracá Transportes é uma das empresas de transporte de passageiros mais conceituadas do Brasil pela ANTP, além de já ter ganhado prêmios ISO de Qualidade e Meio Ambiente.

Um grande exemplo são os fóruns regulares com seus clientes, na qual os usuários participam das melhorias e consequentemente do crescimento da empresa.

A empresa também faz campanhas educativas através da sua página do Facebook, onde também é um importante canal com os usuários. 

Blog Meu Transporte

domingo, 2 de junho de 2013

GRANDE RECIFE- Arco Metropolitano pode ter mais 21 quilômetros



KLEBER NUNES / FOLHA-PE

O Arco Viário da Região Metropolitana ficará maior e mais caro. Com a determinação do governador Eduardo Campos de mudar o traçado da via para evitar a destruição de 30 hectares de Mata Atlântica, em Camaragibe, a alternativa já proposta pela equipe técnica do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) prevê uma ampliação de 21 quilômetros da rodovia, o que elevaria seu custo em pelo menos R$ 300 milhões. No entanto, o Estado está trabalhando para que o aumento das pistas chegue no máximo a 13 quilômetros. Ao que tudo indica, será esse o projeto entregue ao Governo Federal, que esta semana assumiu o financiamento das obras.

Segundo o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a retirada do arco de dentro do perímetro da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, obriga que o desvio do traçado contorne a mata pelo lado leste, passando próximo da cidade de Araçoiaba. O ponto negativo, segundo o próprio estudo, é que além de aumentar para R$ 1,5 bilhão os investimentos necessários para as obras, a mudança provocaria um afastamento excessivo da BR-101 Norte no último trecho, o que comprometeria a “atratividade do empreendimento”.

A alternativa trabalhada pelo Governo do Estado previa que o Arco Metropolitano tivesse 77 quilômetros, começando no entroncamento da BR-101 Sul próximo ao hospital Dom Hélder Câmara e finalizando na BR-101 Norte, perto da Fábrica de Cervejas Nobel. Por esse traçado, a rodovia cortaria os municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paudalho, São Lourenço, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O custo estimado seria de R$ 1,2 bilhão. A proposta, que é a do consórcio empreendedor formado pela Odebrecht Transport, em sociedade com a Invepar e a Queiroz Galvão, foi discutida em duas audiências públicas no início deste mês.

Procurada pela reportagem, a Secretaria do Governo, reponsável pelo projeto, informou, por meio de sua assessoria de Comunicação que a definição de como será o empreendimento depende do Governo Federal, “pois serão eles que definirão o responsável pela licitação”. Há chances de o Governo do Estado assumir essa etapa para tirar o Arco Metropolitano do papel. A indefinição põe em xeque a meta do Executivo Estadual, que é de iniciar as obras em setembro e concluir em 2016.

GRANDE RECIFE - COMIL ESTA NO PÁREO PARA A COMPRA DOS 180 BRT DAS LICITAÇÕES, EM PERNAMBUCO.

Empresas apostam nos diferenciais do Doppio BRT

Fonte: Comil
Fotos: JC Barboza

O ônibus BRT (Bus Rapid Transit) já é uma realidade no Brasil. E um dos destaques nesse novo segmento é o Doppio BRT, modelo lançado pela fabricante gaúcha Comil no final do ano passado. Desenvolvido para atender a sistemas de transporte rápido, o veículo traz um conceito diferenciado em conforto, economia e design. Essas características repercutem positivamente no mercado através da procura de grandes companhias brasileiras que investem no desenvolvimento e modernização do setor no País. 

Entre essas empresas está a Soul (Sociedade de Ônibus União Ltda), de Alvorada/RS. Com 62 anos de atuação na Grande Porto Alegre, possui uma das maiores frotas de transporte metropolitano do Rio Grande do Sul, 285 veículos. Recentemente, adquiriu 20 unidades do Doppio BRT para operação em linhas que ligam sua cidade sede à capital gaúcha – 18 unidades montadas sobre o chassi Mercedes-Benz O-500 MA e dois com o chassi Volkswagen 26.330 OTA. Com capacidade de 62 passageiros sentados e acesso para cadeirantes, todos os novos veículos são equipados com ar-condicionado, uma grande inovação para linhas convencionais na região. “Apostamos nesse segmento (BRT) para acompanhar a tendência do mercado, que exige cada vez mais conforto para o passageiro. Além disso, investindo em ônibus de maior capacidade, contribuímos para um trânsito mais ágil ao reduzir o número de veículos nas ruas”, destaca Marcelo Ternus, gerente de operações da Soul. Segundo o executivo, a companhia, parceira da Comil há cerca de 30 anos, não descarta a possibilidade de investir em novas unidades nos próximos anos. Os ônibus já adquiridos estreiam no final de maio.

Em Porto Alegre, outras duas tradicionais empresas de transporte urbano também apostam no Doppio BRT: a Sopal (Sociedade de Ônibus Porto Alegrense) e a Nortran Transporte Coletivos Ltda, ambas com os veículos em operação desde o começo de 2013. A Sopal comprou quatro unidades do modelo, dois com ar-condicionado e os outros dois com portas também no lado esquerdo – especial para o desembarque em plataformas. Dotados do chassi Mercedes-Benz O-500 MA, eles atuam nas linhas que ligam a Zona Norte ao centro da Capital. Conforme João Paulo Marzotto, diretor da Sopal, motivos para investir no modelo não faltam. “Além de atrair o público pelo seu visual, o Doppio BRT traz em sua estrutura o emprego de materiais mais leves e resistentes, o que colabora para redução no consumo de combustível. O preço altamente competitivo é outro ponto a ser ressaltado, fator importante no momento da decisão de compra”, observa Marzotto.

Para Cláudio Porto, diretor da Nortran e presidente do consórcio de ônibus Conorte, o Doppio BRT traz um conceito que reúne conforto e agilidade para solucionar o aumento na demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. “Detalhes como a largura das portas, que facilita o embarque e desembarque, e o amplo espaço interno colaboram para a ideia do transporte rápido nos corredores e avenidas. Isso faz com que o modelo nos dê boas respostas, principalmente em um setor que está cada vez mais exigente em função das preparações para a Copa do Mundo”, avalia Cláudio Porto a partir da experiência obtida com as duas unidades do Doppio BRT que a Nortran adquiriu no final de 2012 para operação nas linhas entre o extremo norte de Porto Alegre e o Centro. Os veículos possuem chassis Mercedes-Benz O-500 MA, com configurações que incluem acesso a cadeirantes e portas em ambos os lados.

Já no Sudeste, o segundo maior grupo de transporte coletivo do Estado de São Paulo e quarto do Brasil também aposta no Doppio BRT. Em março, o Grupo Belarmino comprou 34 unidades para a sua empresa Ouro Verde, que atua em linhas regulares de Campinas, Sumaré e Americana. A comercialização desses veículos, todos com configuração sobre chassis Mercedes-Benz O-500 MA, representa a confiabilidade no produto, uma vez que a companhia já havia adquirido outras unidades do modelo no final do ano passado. Antiga parceira da Comil, a corporação colabora para exposição dos ônibus BRT da fabricante gaúcha em um dos mais importantes mercados do transporte na América Latina.

O Doppio BRT

Adaptado para atender os sistemas de transporte rápido, que já começam a ser utilizados em todo o Brasil, o Doppio BRT chega como um dos veículos com melhor custo benefício do mercado para este segmento. O novo modelo apresenta um design frontal totalmente aerodinâmico, com ar-condicionado integrado à carroceria. “Aumentamos a curvatura frontal do carro, chegando próximo ao patamar usado em veículos de trânsito rápido como trens e metrôs”, afirma o designer da Comil Adriano de Quadros.  Além disso, o carro oferece soluções econômicas para o transporte de alta capacidade de passageiros e a padronização das peças com os demais produtos urbanos da Comil (Svelto e Svelto Midi) permite reduzir o gasto com peças e garante a otimização de recursos no dia-a-dia da operação.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS



Aplicações: Urbano Articulado
Estrutura: tubos, chapas e perfis em Aço Galvanizado
Entre-eixos: 6.000 mm / 6.450 mm
Posição do motor: Traseiro
Comprimento: 18.600 mm
Largura: 2.600 mm
Altura interna: 2.100 mm
Altura total: 3.350 mm
Nº de passageiros sentados: 62 lugares, mais cadeirante e um cobrador.
Adaptado para cadeirantes
CHASSIS APLICÁVEIS: Volvo:  B340M Articulado; VW: * VW 26.330 OTA EURO V; 
B: O-500 MA 2836; Scania: K310 IA 6x2/2

sexta-feira, 31 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - Homem é assassinado a tiros em estação do metrô do Recife


31/05/2013 21h52 - Atualizado em 31/05/2013 22h14


Vítima foi atingida por três disparos na estação Shopping da Linha Sul.
Câmeras gravaram toda a ação; suspeito do crime está foragido.

Do G1 PE
1 comentário
Um passageiro foi assassinado a tiros, na noite desta sexta-feira (31), na plataforma da Estação Shopping do metrô do Recife, na Zona Sul da capital. O crime ocorreu por volta das 21h. A vítima foi atingida pelos disparos logo após desembarcar da composição. O suspeito do crime é outro passageiro, que está foragido.

Testemunhas relataram à delegada Gleide Ângelo que os dois teriam discutido. “Ao descer do vagão, ele foi atingido por três tiros. Não sabemos o motivo, estamos investigando”, disse. Câmeras instaladas dentro da composição e na estação da Linha Sul gravaram toda a ação. As imagens serão analisadas pela polícia, para tentar identificar o autor dos disparos.

Segundo a assessoria do metrô do Recife, a Linha Sul teve a operação reduzida após o crime. Apenas uma das plataformas está funcionando neste momento.

Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) já foi acionada e seguiu para o local para recolher o corpo da vítima. O caso foi registrado pela Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

quinta-feira, 30 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TRIPLICAÇÃO DA 232 SERÁ QUE SAI COM A INAUGURAÇÃO DO TI TIP?

Esse projeto poderia viabilizar de imediato o Corredor TIP <> TI Joana Bezerra via Abdias de Carvalho.

Não consegui ver a imagem. Esse site Photobucket é problemático.

O pessoal só falou sobre uma promoção naquele site de fotos, distribuiu material de divulgação e promocional (caneta, lápis, bloco de papel e boné, todos com logos do governo e Arena), além, claro, da orientação para entrar e sair da Arena. Nada foi falado sobre obras de mobilidade.

Agora, não sei se engavetaram a promessa de criar a terceira faixa de rolamento na BR 232 entre os entrocamentos da BR 101 e BR 408, mas se ainda não começaram, não boto fé que ainda farão. Essa terceira faixa implicará no alargamento da ponte sobre os trilhos do metrô e diesel, é previsto pelo menos um viaduto para retorno na metade do trecho, pois é muito longo o retorno hoje. Se obra aparentemente mais rápida como o Norte-Sul na Agamenon vai para outubro de 2014, a terceira faixa na BR 232 só ficaria pronta a tempo se fizessem que nem a Arena quando poderíamos ter a Copa das Confederações, ou seja, trabalho em três turnos.

O problema é que o Governo já vem deixando claro que carro não irá para a Arena pela 408 (limite será o TIP), então qual a serventia de criar uma terceira faixa na BR 232, embora eu acho interessante até para no futuro viabilizar um corredor de ônibus, nem que seja BRS, incluindo, lógico, a Abdias de Carvalho.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837472&page=207 INFORMAÇÕES DO RAI

quarta-feira, 29 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - Terminal Integrado do TIP é inaugurado nesta quarta

 

 

http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/novo-terminal-integrado-do-tip-comeca-a-funcionar-no-sabado/2602748/

Publicado em 29/05/2013, às 08h44

 

Do JC Online


Após um ano em obras, o Terminal Integrado do Terminal Intermunicipal de Passageiros (TIP) é inaugurado na manhã desta quarta-feira, às 9 horas, pelo governador Eduardo Campos.Com um custo de R$ 3,3 milhões, o novo terminal faz parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

O acesso à Cidade da Copa, em São Lorenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, será diretamente beneficiado com o terminal. A área construída é de 2,9 mil m² e responderá por uma demanda de 22 mil passageiros por dia a partir deste sábado (1°), quando começa a funcionar.

A passagem terá um custo de R$ 2,25 e, para os usuários que usarem metrô em seu deslocamento de retorno, uma diminuição na tarifa para R$ 1,60. O objetivo do Governo do Estado é expandir o sistema até o final de 2014, após as Copas das Confederações e do Mundo.

LINHAS DO TI TIP:
351 - Curado II/TI TIP
361 - Curado IV (Rua 14) /TI TIP
363 - Curado IV (Av. 01) /TI TIP
348 - Curado V/TI TIP
410 - Parque Capibaribe/TI TIP
302 - TI TIP / Caxangá
370 - TI TIP / TI Aeroporto
219 - TI Jaboatão (Sancho)/TI TIP
346 - TI TIP (Centro)
347 - TI TIP (Derby)
Orçado em R$ 3,3 milhões, o terminal TIP tem como previsão atender 22 mil pessoas por dia. O TI conta com plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, Central de Atendimento ao Cliente, pátio de estocagem, passarela, rampa de acesso ao TIP (intermunicipal), escadas fixa e rolante, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões, além de elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

TERMINAL AFOGADOS -  Durante a inauguração do TI TIP, os gestores anunciaram o início das obras de reforma e ampliação do Terminal Integrado de Afogados, localizado na Zona Oeste do Recife. A obra está avaliada em R$ 1,3 milhão e tem previsão de entrega em março de 2014.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

terça-feira, 28 de maio de 2013

GRANDE RECIFE -Metroviários ameaçam entrar em greve no Recife, antes da Copa das Confederações

 28 DE Maio DE 2013
Após encerramento da primeira rodada de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, no Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de maio, os representantes dos sindicatos metroviários e ferroviários nos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio de janeiro retornaram para os respectivos estados convocando as categorias para debater os rumos da campanha salarial 2013.
Em assembleia à ser realizada nesta terça-feira, 28 de maio, às 18h, na estação central do Recife, os metroviários pernambucanos debatem a possibilidade de paralisações dos metrôs, ainda antes da Copa das Confederações no mês de junho.

Os sindicalistas dizem que o que tensionou a relação entre eles e a CBTU foi o não atendimento de nenhuma das reivindicações dos trabalhadores, apresentadas durante a reunião.

A categoria cobra o reajuste salarial de 6,49%, conforme o acumulo da inflação nos meses de maio/2012 à abril/2013, enquanto a empresa apresentou apenas 4,7%.

Outros aspectos pendentes foram abordados quanto a implantação de um piso salarial, no valor de R$ 1.980,23, além de adicionais como risco de vida, adicional noturno e insalubridade.

Nesta segunda, os metroviários mineiros iniciaram o estado de greve, ameaçando com a paralisação a qualquer momento, em decorrência da intransigência da empresa, mesmo quadro que desenha para a assembleia de hoje em Recife. O Sindmetro-PE diz que qualquer iniciativa de paralisação dos trabalhadores no Metrorec será alvo de esclarecimento à população.

A próxima rodada de negociações será em Recife, de 11 à 14 de junho.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - REPORTE DO BLOG DO JAMILDO RALOU ATÉ CHEGAR A ARENA PERNAMBUCO.

Repórter do Blog de Jamildo enfrenta dificuldades para chegar à Arena no transporte público

POSTADO POR Thiago Wagner da Silva ÀS 12:34 EM 23 DE Maio DE 2013

Volta foi pior que a ida. Estação Cosme e Damião não suportou número de torcedores. (Foto: Blog de Jamildo)

Por Vinícius Sobreira, do Blog de Jamildo


 Não foi nada fácil chegar à Arena Itaipava Pernambuco para assistir à primeira partida oficial no estádio, entre o meu estimado Náutico e o Sporting de Portugal, na noite desta quarta-feira (22).

O primeiro ponto é não haver guarda-volumes no Estádio. Sim, isso tem a ver com mobilidade. É proibida a entrada com bolsas e a Arena não tem guarda-volumes. Logo, você não pode ir de bolsa (ou mesmo guarda-chuva). Só que algo em torno de 40% de todos os jogos acontecerão em dias de semana, onde parte dos torcedores se dirigem ao estádio direto do trabalho, faculdade ou escola. A solução para esse pessoal é passar em casa para deixar a bagagem, antes ainda de ir para o jogo. E foi isso o que tive que fazer.

Só que do centro do Recife, onde trabalho, até a minha casa, no Vasco da Gama, bairro da Zona Norte do Recife, passei cerca de 50 minutos no ônibus - claro, no engarrafamento. Muito tempo perdido só para deixar a bolsa. Então parti para a Arena, finalmente.


Já estava atrasado. Eram 19h. E, como foi avisado anteriormente, para chegar até à Arena você tem de ir de metrô. Acontece que a malha metroviária recifense deixa muito a desejar - em especial no atendimento à Zona Norte da cidade. Bairros de grande densidade populacional como Guabiraba, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Casa Amarela e respectivos altos não têm acesso ao metrô do Recife. A estação mais perto de mim, que moro no Vasco da Gama, é a Estação Joana Bezerra, no Derby.

Tive sorte e o Vasco da Gama/Derby não custou a passar. Peguei-o e segui viagem de 50 minutos até Joana Bezerra. Por lá, esperei por 20 minutos o trem que segue para Camaragibe - passando antes na Estação e Terminal Integrado Cosme e Damião, via para quem pretende chegar à Arena. Àquela altura o jogo já havia iniciado, com o Náutico ensaiando uma pressão.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XyTyDTn64dM

No metrô percebi que não fui o único alvirrubro a ser prejudicado pelo trânsito somado à falta de guarda-volumes da Arena. Outros estudantes e/ou trabalhadores tiveram o mesmo problema que eu, já que precisaram passar em suas residências para deixar qualquer bagagem que carregassem.

Trinta minutos e doze estações após Joana Bezerra - e com o Timbu já perdendo por 1x0, com gol contra de Luiz Eduardo -, finalmente chego à Estação Cosme e Damião, em camaragibe. Quando saí do vagão percebi que, de fato, não eram poucos ou mesmo cabiam numa kombi os torcedores alvirrubros atrasados.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=20DxE_t0JV0
Ao sair da estação em direção aos ônibus - que já nos aguardavam, tenho que elogiar - funcionários de colete amarelo, que acredito serem do Consórcio Grande Recife, distribuiam pulseiras laranjadas para identificar torcedores que rumavam ao estádio. Uma delas gritava incessantemente que "todos devem ficar com o ingresso na mão", enquanto a outra dizia, mais timidamente, "não precisa mostrar o ingresso". Saí no segundo ônibus e restou gente suficiente para lotar mais dois, naquela leva.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sSelpS5CXLo


Eram tantos os ônibus, das mais diversas empresas, estacionados no mesmo lugar, que formaram um corredor imenso de veículos parados, na via estreita que é a saída do Terminal Integrado, de modo que acabaram por prejudicar o trânsito dos que tentavam transportar os passageiros. Ficamos cerca de cinco minutos só esperando um destes motoristas manobrar para tirar o longo veículo do caminho. Em quinze minutos cheguei ao estádio.

Após o total de duas horas de viagem e espera, finalmente "chegamos" à Arena, precisando ainda caminhar mais 500 metros - o que já foi pontuado como desrespeitoso ao público idoso e/ou deficiente físico. Mas, enfim, cheguei, já no intervalo do jogo. Para mim, então, foi 1x0. Tá valendo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cuqR2qWa7yw

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rlODHPf14E8
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fCVgYmgY9lo
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fCVgYmgY9lo



A volta


O caminho de volta para casa foi um sufoco. Mais de 26 mil torcedores para serem escoados por uma mesma via e um mesmo meio de transporte. Todos de ônibus, formamos uma fila quilométrica que andou vagarosamente por mais de 30 minutos até que eu finalmente chegasse ao ônibus. Nele, foram mais 15 minutos até a estação de metrô Cosme e Damião. O trajeto de poucas centenas de metros entre a chegada do ônibus e o trem durou cerca de 20 minutos. O espaço não suporta a quantidade de torcedores.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qH9aKZ4ds3U

Ao menos dei sorte e, ao chegar no metrô, o trem alvirrubro, lotado, estava só a minha espera. Corri em busca do vagão menos apertado e o encontrei. Não quero imaginar quanto tempo podem ter ficado esperando os que não tiveram a minha sorte.

http://www.youtube.com/watch?v=4i3x7udIL-g&feature=player_embedded

Segui por 40 minutos até a Estação Central do Recife, onde encontrei bastante gente frustrada, que se deslocou até lá em busca de ônibus - que, àquela altura, já beirando a meia-noite, eles não iriam mais encontrar. Em dias de jogo precisaremos de uma quantidade extra de ônibus.

GRANDE RECIFE- TRÂNSITO GRANDE VILÃO DOS TORCEDORES E NA VOLTA PANE NO METRÔ E VANDALISMO DOS TORCEDORES

Trânsito atrasa torcedores no 1º jogo profissional da Arena Pernambuco

Meia hora depois do início da partida, ainda havia gente chegando ao local.
Taxistas estão cobrando R$ 17 para deixar público a 400m do estádio.

Do G1 PE
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Marcio de Medeiros foi à Arena PE de carro e perdeu o início do jogo (Foto: Luna Markman / G1)Marcio de Medeiros foi à Arena PE de carro e perdeu o início
do jogo (Foto: Luna Markman / G1)
A partida entre Náutico e Sporting de Portugal, primeiro teste com times profissionais na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, estava marcada para começar às 20h, mas pelo menos até as 20h30 ainda tinha torcedores chegando ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado 4, no Recife. Muita gente optou por vir de carro para o local, onde se pega um metrô até à Estação Cosme e Damião e, depois, um ônibus circular gratuito até o estádio. A reclamação é geral.
O torcedor Cassiano Vasconcelos pegou o ônibus Curado 4 para chegar ao TIP. Ele afirma que esperou mais de 40 minutos em uma parada próxima ao Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife, e ficou mais de uma hora no trânsito. "Vim de ônibus por indicação de amigos, mas acho que seria melhor vir de metrô mesmo ou então de carro, saindo de casa mais de duas horas antes para não perder o jogo. A sorte é que eu só quero conhecer a Arena hoje, pois torço mesmo para o Santa Cruz, senão estaria irado", disse.
O leiloeiro André Samico saiu da Praça do Derby de táxi com mais dois amigos, por volta das 18h15. Chegou no TIP quase duas horas depois e ainda achou caro o preço da viagem, R$ 38, valor próximo ao do ingresso, R$ 44. "Infelizmente, o trânsito estava muito grande, espero que esse ônibus agora não demore tanto. Se eu pudesse, teria vindo de helicóptero para não chegar tão atrasado assim", brincou.
Estacionamento do TIP tem 300 vagas e ficou lotado (Foto: Luna Markman / G1)Estacionamento do TIP tem 300 vagas e ficou lotado
(Foto: Luna Markman / G1)
O torcedor Carlos Alexandre veio de carro até o TIP e também conta que enfrentou quase duas horas de trânsito. "Acho que de metrô realmente seria mais rápido, mais fácil, é que eu não tenho o costume de utilizá-lo. É a primeira vez que todo mundo vai para a Arena, então o povo está meio perdido mesmo hoje", amenizou.
O empresário Marcio Roberto de Medeiros também optou vir ao TIP de carro. Ele partiu de Olinda, por volta das 17h, e só chegou ao terminal às 20h15. Antes, tentou deixar o veículo no estacionamento privado Parqtel, cujo valor do ingresso custa R$ 40 e precisava ser comprado com antecedência. "Eu tive que cruzar duas cidades [Olinda e Recife] para chegar aqui, com bastante trânsito. Peguei congestionamento para chegar no Parqtel, não tinha vaga e aqui no TIP também acabaram-se, tem que esperar alguém sair para você entrar", criticou.
O Parqtel possui 2,8 mil vagas, enquanto o TIP conta com 300. Muitos torcedores que chegavam ao TIP preferiam pegar táxi ao invés de ir à Estação Cosme e Damião. A informação dos taxistas é que a corrida até um local 400 metros distante do estádio custa R$ 17, preço fechado sem uso de taxímetro. O terminal fica a menos de três quilômetros da Arena Pernambuco.