A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou nesta quarta-feira (6) a Campanha Nacional de Qualificação das Redes Convencionais de Transporte Público, que pretende estimular a construção de faixas exclusivas de ônibus para resolver, a curto prazo, uma das dificuldades enfrentadas no transporte coletivo de passageiros: a demora. Estudos apontam que destinar uma pista específica para este transporte pode reduzir os percursos em cerca de 40% e o consumo de combustíveis em 30%. A ação faz parte do Programa Emergencial de Qualificação do Transporte Público por Ônibus, apresentado pela NTU como proposta ao governo federal, e contempla pilares estratégicos para melhorar e qualificar, em curto prazo, o transporte público nas cidades brasileiras.
Segundo a NTU, 46 das maiores cidades brasileiras podem implementar projetos que viabilizem a construção de mais de quatro mil quilômetros de faixas segregadas em até 12 meses. A estimativa é que seria necessário investir cerca de R$ 5 bilhões. A proposta da NTU se insere dentro das oito medidas para melhoria do transporte público coletivo urbano no Brasil, apresentadas pela entidade em manifestação pública à sociedade, no último mês de julho. Além disso, medida idêntica foi contemplada em uma resolução aprovada no mês de outubro pelo Conselho das Cidades que recomenda proposta ao governo federal para o Pacto Nacional pela Mobilidade Urbana.
“Com a proposta nossa intenção é melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os custos de operação, com a implantação de quatro mil quilômetros de faixas exclusivas em 46 municípios, todas as capitais e cidades com população superior a 500 mil habitantes, nos próximos 12 meses”, esclarece o presidente da NTU, Otávio Cunha. Nessa linha, o programa proposto inclui a construção de faixas exclusivas de ônibus, com fiscalização eletrônica em tempo integral e melhorias nos pontos de parada, incluindo painéis de informações sobre rotas e horários dos coletivos. Esses projetos demandam soluções tecnológicas simples, sem intervenções físicas relevantes e com retorno imediato para o usuário.
Bons exemplos – Para estimular a implantação das faixas exclusivas, a NTU chama a atenção para as experiências recentes de Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, entre outros exemplos positivos na implantação desse sistema. Com a publicação “Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso” a NTU também pretende difundir a medida e contribuir com a divulgação de conhecimentos para a elaboração de projetos de mobilidade urbana. Segundo o presidente da NTU, o governo tem cobrado o setor pela falta de propostas nessa linha. “No caso das faixas, estamos mostrando porque e como fazer”, reforça Cunha.
Ainda com relação às faixas seletivas, o presidente da NTU explica que as soluções devem ser adaptadas a cada realidade. “O mais importante é mostrar que esta é uma medida barata, rápida e eficiente, que serve para qualquer tamanho de cidade”, ressalta o presidente.
A publicação“Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso”traz, detalhadamente, critérios técnicos, desenhos urbanos e os principais resultados operacionais obtidos em três capitais (Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia) após a adoção das faixas exclusivas e corredores BRS (Bus Rapid System, ou Sistema de Ônibus Rápido, em livre tradução). Em São Paulo, por exemplo, a velocidade dos ônibus (velocidade média nos trajetos, contando as paradas) chegou a subir 108%, reduzindo os tempos de deslocamento em até 25 minutos.
Principais características das faixas exclusivas:
• Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo;
• Aumentar a velocidade operacional dos ônibus;
• Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo;
• Impactar positivamente nos deslocamentos individuais;
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus;
• Disponibilizar informação aos usuários, monitoramento e reeducação;
• Racionalizar a operação com a otimização da frota;
• Aumentar a produtividade do transporte público sobre pneus;
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária;
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte; e
• Compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional.
Vantagens das faixas exclusivas:
• Implantação em curto prazo (entre 1 e 6 meses);
• Atendimento imediato às expectativas da população
usuária do transporte público por ônibus;
• Não há necessidade de desapropriações;
• Baixo custo de implantação (de 100 mil
a 500 mil reais por quilômetro);
• Utilização dos ônibus já em operação na cidade;
• Fácil associação do projeto com a área urbana do entorno;
• Redução do consumo de combustíveis (até 30%)
e da emissão de poluentes (até 40%);
• Redução de até 40% no tempo de viagem;
• Revitalização da área de intervenção; e
• Impacto positivo na mobilidade da cidade.