quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BRT EM JANEIRO E LICITAÇÃO A SEGUNDA ETAPA SAI EM 90 DIAS.


 Foto: O governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinaram o contrato com a empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste e suas alimentadoras. Os gestores também autorizaram a publicação da licitação para operação das demais linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana.

Leia mais: http://diariode.pe/1xy

Foto: Divulgação

Contrato assinado com empresas que vão operar nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste O edital de licitação para operação das linhas que circulam nos demais corredores será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (28)

Publicação: 27/11/2013 17:16 Atualização: 27/11/2013 18:20

Esta quarta-feira (27) foi decisiva para o início da operação dos BRTs no estado. O governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinaram o contrato com a empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste e suas alimentadoras. Os gestores também autorizaram a publicação da licitação para operação das demais linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana.

O contrato com as empresas operadoras ganhadoras do processo licitatório dos lotes 1 e 2 (Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste + alimentadoras) representa R$ 4,5 bilhões. Os dois corredores compreendem uma frota de 712 veículos, dos quais 170 são do modelo de BRT (Bus Rapid Transit), 39 são articulados e 503 são convencionais. Juntos, eles são responsáveis por 111 linhas de ônibus e pelo transporte de cerca de 732 mil passageiros.

Nova licitação
Os demais lotes (3,4,5,6 e 7) representam um custo de R$ 10,5 bilhões. Eles terão 269 linhas, o equivalente a 70% da frota de todo o sistema. Deverão atender aos corredores da Avenida José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenha de Morais, Avenida Rosa e Silva, Rui Barbosa, Avenida Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e BR-101 (do Cabo de Santo Agostinho até Ipojuca) e representam uma frota de 1892 veículos. Deste, 1338 são convencionais e 554 articulados e padron (modelo de ônibus com motor traseiro, automático e com ar-condicionado com capacidade para 90 passageiros). De acorgo com a gestão municipal, por esses corredores circulam mais de 1 milhão de usuários.

O edital de licitação para operação das linhas que circulam nos corredores será publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União e no portal Bird (Envelopment Bussines) já que se trata de uma licitação internacional. A expectativa é que a assinatura do contrato aconteça em março de 2014 e o início da operação ocorra 90 dias depois, em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário