quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - PREFEITURA MOSTRA COMO SERÁ VLT NA AV NORTE.

No Recife, obras do VLT na Zona Norte 




começam no 2º semestre de 2014



Corredor será instalado na Avenida Norte e terá 13,4 quilômetros.

PCR detalhou nesta quinta investimentos anunciados pela presidente Dilma.

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Secretários Antônio Alexandre e Nilton Mota e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Secretários Antônio Alexandre e Nilton Mota e a presidente
da CTTU, Taciana Ferreira (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A Prefeitura do Recife detalhou, nesta quinta-feira (19), como será a aplicação dos investimentos de R$ 2,9 bilhões em mobilidade urbana anunciados pela presidente Dilma Rousseffdurante visita ao Complexo Portuário de Suape, no Litoral Sul do estado, na última terça (17). A linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Norte, um dos projetos mais esperados para desafogar o trânsito na região, vai contar com 13,4 quilômetros e as obras devem ser iniciadas no segundo semestre de 2014, com previsão de 24 a 30 meses de duração.
O trecho Norte do VLT vai contar com 17 estações, do Terminal Integrado da Macaxeira até o TI Joana Bezerra, atendendo a uma demanda estimada em 128 mil passageiros por dia. “Esse é um projeto que atende uma área de alta densidade demográfica, que gera uma demanda muito forte para o sistema coletivo de transporte”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre.
A licitação para a implantação do VLT deve sair em março do próximo ano e vai incluir tanto o projeto executivo, quanto a obra. “Com isso, nós ganhamos tempos ao incluir os dois, se não, seria uma licitação para o projeto, outra para a obra”, pontou o secretário de Infraestrutura e Serviço Urbano, Nilton Mota.
O corredor do VLT vai seguir pelo canteiro central da Avenida Norte, muito semelhante às pistas exclusivas de ônibus. Ele vai passar pela Avenida Cais do Apolo, Ponte Giratória, Avenida Sul até chegar ao TI Joana Bezerra. “Vão ser necessárias algumas desapropriações, mas tudo isso faz parte do estudo”, adiantou Alexandre. O projeto prevê, ainda, entre outros pontos, drenagem da via, embutimento de fios, uma ciclovia e obras nas calçadas.

A Avenida Domingos Ferreira, na Zona Sul da capital, também deve receber uma linha de VLT. Serão investidos R$ 31,7 milhões em estudos técnicos e de viabilidade econômica para a implantação do projeto na via e em outra área central do Recife. “Os corredores de ônibus já entram antecipando como prioridade de transporte coletivo na Avenida Domingos Ferreira para que, concluindo o estudo do VLT, ele entra e substitui”, detalhou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Ônibus e barcos
Os cinco corredores exclusivos de ônibus, outro investimento anunciado pela presidente Dilma Rousseff, vão custar R$ 98,3 milhões e serão semelhantes à linha azul recém-implantada no Recife. Os projetos preveem 5,5 quilômetros de pista exclusiva na Avenida Abdias de Carvalho, sete quilômetros na Avenida Beberibe, 2,6 quilômetros na Avenida Recife, oito quilômetros na Avenida Abdias de Carvalho, onde já começou a troca de placas de concreto, e 11,3 quilômetros na Avenidas Domingos Ferreira.

Já o projeto do corredor fluvial sul, que irá transportar passageiros em barcos pelo Rio Capibaribe, conta com 9,5 quilômetros, saindo da Agência Central dos Correios, na Avenida Guararapes, passando pelo bairro da Imbiribeira até chegar ao ponto final na Bacia do Pina, na altura da Rua Antônio Falcão. O projeto, realizado através de uma parceria do governo federal com o estado, está orçado em R$ 172 milhões.
Linha de VLT vai sair do TI da Macaxeira e seguir até o da Joana Bezerra. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Linha de VLT vai sair do TI da Macaxeira e seguirá até o da Joana Bezerra (Foto: Katherine Coutinho/G1)

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - JOGUEM SAL GROSSO NESTE TREM... TÁ CARREGADO


Caminhão desloca pontilhão do metrô e estações no Recife ficam lotadas

Publicado em 19.12.2013, às 18h00


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Estações estão lotadas e usuários devem procurar outros meios de transporte
Foto: anyne Bib's/ Via Facebook

Do JC Trânsito
Um caminhão atingiu na tarde desta quinta-feira (19) o pontilhão do metrô que fica próximo ao Imip, no bairro dos Coelhos, área central do Recife. Devido ao acidente, os usuários enfrentam transtornos para retornar para casa, e as estações estão lotadas.
Com o impacto do caminhão, a linha Centro do metrô foi deslocada e encontra-se interditada no trecho que vai da estação Recife à Ipiranga. A Metrorec informou que os passageiros com destino a Jaboatão e Camaragibe devem procurar outro meio de transporte. Não há previsão de quando os trens vão voltar a circular.
Seguidores do JC Trânsito reclamam que há 50 minutos não passa nenhum trem na estação Recife.

Ver imagem no site de SkyDrive

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VLT NA AV NORTE EM TODA SUA EXTENÇÃO ATE A CRUZ CABUGÁ.



VLT vai para a Avenida Norte

 

Desenho do VLT na Avenida na 4ª perimetral - Imagem CBTU/Divulgação
Desenho do VLT na Avenida na 4ª perimetral – Imagem CBTU/Divulgação
A Avenida Norte será contemplada com o VLT. A presidente Dilma Rousseff confirmou, durante visita a Pernambuco, a liberação de recursos para a implantação do modal na via. O projeto inicial para a Avenida Norte era de BRT (Bus Rapid Transit), mas a avenida acabou ficando de fora das obras do PAC Mobilidade. No PAC Mob1, tiveram aprovação no estado os projetos dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e o de navegabilidade.
A chance da Avenida Norte ter um corredor com modal definido ocorreu após as manifestações de junho. Na ocasião, a presidente Dilma anunciou mais pacote para a mobilidade e deu preferência aos projestos ferroviários. Essa foi a deixa e o governo do estado se apressou em modificar o projeto básico do BRT para o VLT. O sistema ferroviário na Avenida Norte não estava nos planos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que chegou a desenhar um modelo para a 4ª perimetral, já contemplada com o projeto do BRT.
Na visita ao estado, a presidente anunciou que o governo federal entrará com cerca de R$ 840 milhões a fundo perdido e o restante terá financiamento da Prefeitura do Recife. O projeto do VLT também inclui a ligação do Centro do Recife com o bairro de Boa Viagem. No pacote de obras para a capital pernambucana também estão incluídos os seis corredores de BRS, que já estão sendo implantados pelo município.
A presidente também anunciou a inclusão do corredor fluvial Sul para completar o projeto que já conta com os corredores Oeste e Norte. Pelo projeto da Secretaria das Cidades, a ampliação do ramal Sul inclui também a proposta de expansão da navegabilidade na área central da cidade por onde passa o rio. A proposta é suspender as pontes Seis de Março (Ponte Velha), Boa Vista (Ponte de Ferro) e a Duarte Coelho para permitir a passagem das embarcações.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BOGOTÁ FEZ E FAZ VALER APENA DEICHAR O CARRO EM CASA...

Bogota adimite limitação do BRT

Bogotá, a cidade que com maior sucesso implantou o sistema de BRT no mundo na ultima década reconheceu recentemente que o mesmo tem limitações na capacidade de transporte de passageiros que necessita que haja outro modal de transporte de alta capacidade nos principais corredores de transporte da cidade.
E não é surpresa que esse novo modal é o Metrô. Ao longo dos últimos 10 anos foram implantados 4 troncos principais de BRT, que hoje transportam mais de 1,7 milhões de passageiros por dia. Um grande avanço para a cidade que é repleta de ônibus quarentões e que tem engarrafamentos que se assemelham à São Paulo.
Mas a Prefeitura de Bogotá reconheceu a necessidade de implantar um meio de transporte que tenha capacidade maior, uma vez que o tronco principal do sistema esta saturado, transportando aproximadamente 340 mil pessoas por dia. Abaixo vocês podem ver um vídeo institucional sobre o Metrô de Bogotá que vai ser construído ate 2016.
ASSISTA ESTE VÍDEO:
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Enquanto isso no Rio de Janeiro a Prefeitura instalara 4 troncos BRT. O TransOlímpico terá demanda de 100 mil passageiros, ligando o Recreio à Deodoro. O TransOeste tem demanda de 220 mil passageiros, e ligará Santa Cruz ao Jardim Oceânico, Há sérias duvidas se o trecho Alvorada-J.Oceânico conseguira atender a demanda.
Já a TransCarioca ligará a Alvorada a Penha e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, com uma demanda esperada de 400 mil passageiros, mais do que qualquer BRT no mundo atende hoje em dia. E para completar temos a TransBrasil, com prometida demanda de 900 mil passageiros por dia, quase três vezes mais do que o principal tronco de BRT de Bogotá.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - Empresa espanhola que monitora Transmilenio vence licitação para serviço de informação dos ônibus do Grande Recife






Publicado em 18/12/2013.

Displays estão desligados desde 2012 nos terminais integrados. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Displays estão desligados desde 2012 nos terminais integrados. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

O transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife está mais perto de se aproximar dos dois milhões de passageiros que o utilizam todos os dias. Depois do vexame de ter que suspender o contrato por falhas operacionais em 2012, o governo de Pernambuco tenta retomar o serviço de informação dos ônibus, aquele que promete informar aos usuários a previsão de chegada e partida dos coletivos e monitorar em tempo real a gestão do sistema. E, dessa vez, com mais tecnologia e precisão. A nova licitação do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) foi concluída pelo Grande Recife Consórcio de Transporte e a empresa vencedora foi a espanhola Etra, a mesma que opera o monitoramento dos ônibus do Transmilenio, sistema de transporte de Bogotá (Colômbia), que transporta 1,6 milhão de usuários por dia, gerando um dos mais altos indicadores de eficiência em sistemas de transporte e que virou referência mundial do setor.
A Etra ainda não foi homologada oficialmente pelo Grande Recife Consórcio porque o prazo para recursos termina às 17h desta quarta-feira (18/12), horário final para que a segunda colocada, a sueca Volvo possa fazer questionamentos. Se ela não o fizer, a homologação acontecerá em seguida e, pela previsão do presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson Menezes, o contrato será assinado ainda no início de janeiro. “Haverá um prazo de cinco meses para colocar o projeto piloto em operação e testá-lo. Começaremos com 150 ônibus de BRT (Bus Rapid Transit), que equivalem a 5% da frota. Se tudo der certo, começaremos a segunda fase, com a implantação nos três mil ônibus restantes, num prazo máximo de 1,5 ano”, explica o presidente.
A aposta do governo do Estado é de uma mudança da água para o vinho. Depois do susto com o fracasso do primeiro Simop – que nos bastidores sabe-se que irritou pessoalmente o governador Eduardo Campos, ao ponto de ele mesmo determinar a suspensão do contrato -, o corpo técnico do Grande Recife foi buscar a mais alta tecnologia em soluções de informação e gestão de transporte. Pelo menos é o que garantem os técnicos. A Etra, por exemplo, além de operar o Transmilenio, oferece o mesmo serviço de informação em sistemas de Londres, do Aerobus de Barcelona e do metrô do Rio de Janeiro, citando alguns exemplos. Quatro empresas participaram da concorrência, três delas internacionais e apenas uma nacional. Exatamente devido ao alto nível de tecnologia exigido.
Segundo o Grande Recife Consórcio, a diferença do modelo atual para o antigo é grande, principalmente para a gestão da operação. “A tecnologia anterior nos permitia apenas verificar a localização dos ônibus, se eles estavam cumprindo o itinerário e se havia alguma interferência. Agora é diferente. Temos como atuar no planejamento da operação, permitindo a reprogramação de viagens e ajustes no sistema. O software permitirá tudo isso. Poderemos fazer ajustes em tempo real, com uma comunicação direta com os motoristas, que terão computadores de bordo nos ônibus”, destaca Nelson Menezes.
A informação, na prática, para o passageiro levará mais tempo, algo próximo dos 12 meses depois que o contrato for assinado. Mas, pela tecnologia proposta, será mais precisa. O horário dos ônibus não será mais informado por SMS, como no modelo anterior, além dos displays nos terminais. Mas por um aplicativo para smartphones. Também será oferecido o serviço de indicação de linhas, a partir do destino de origem e de chegada dos usuários.
Conheça a Etra no site: http://www.grupoetra.com/
REPERCUSSÃO
A escolha da empresa que opera o Transmilenio deu credibilidade ao novo Simop que o governo do Estado tenta emplacar pela segunda vez. Mas há quem entenda que pouco vai adiantar informar ao passageiro o horário do ônibus, se ele estará atrasado por ficar preso nos congestionamentos. Alguns definem o sistema de informação como a cereja do bolo, ou seja, havia toda a massa e recheio para o Estado se preocupar primeiro.
Fernando Bandeira, do Urbana-PE
Fernando Bandeira, do Urbana-PE
O presidente do Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Ônibus, Fernando Bandeira, defende a necessidade de se retomar o Simop, mas lembra que o transporte coletivo precisa mesmo é de espaço nas ruas. “Não se admite que o usuário não tenha informação, como vemos em diversas cidades brasileiras. Mas o mais importante são os corredores para o ônibus. A implantação dessas faixas azuis (numa referência às faixas prioritárias implantadas pela Prefeitura do Recife e batizadas de Faixa Azul) deve ser acelerada”, defende Bandeira.
Germano Travassos, consultor em transporte, elogia a retomada do serviço e desconstroi o argumento daqueles que acham que o fato de o ônibus atrasar por estar preso no trânsito desqualifica a informação em tempo real ao usuário. “Só o fato de o passageiro receber a informação, saber que o coletivo vai passar em dez ou quinze minutos, por exemplo, reduz a ansiedade. Isso é importante. A impontualidade do serviço não o invalida. Agora, é preciso que o gestor divulgue que, se o intervalo do ônibus permanecer o mesmo por muito tempo, o cidadão saiba que o veículo está preso num congestionamento”, diz. A ferramenta como gestão de operação também é ressaltada pelo técnico.

Germano Travassos, consultor em transporte
Germano Travassos, consultor em transporte

Arte: Ana Carolina Soriano/JC
Arte: Ana Carolina Soriano /JC

Postado por Roberta Soares


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VLT NA AV NORTE,VLT EM BOA VIAGEM E ARCO METROPOLITANO ANUNCIADO PRA SER IMPLANTADO EM RECIFE.


17/12/2013 15h55 - Atualizado em 17/12/2013 16h01

Dilma anuncia pacote de obras de mobilidade de R$ 2,9 bilhões para PE

Obras são o Arco Metropolitano, 5 corredores de ônibus e VLT da Av. Norte.
Eduardo Campos diz que 'dinheiro é do povo, não de governos ou partidos'.

Katherine Coutinho Do G1 PE
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Dilma Rousseff e Eduardo Campos no Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo de Suape (Foto: Katherine Coutinho/G1)Dilma Rousseff e Eduardo Campos no Estaleiro Atlântico
Sul, no Complexo de Suape (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 2,9 bilhões em obras de mobilidade para Pernambuco nesta terça-feira (17). O anúncio foi feito durante a cerimônia de conclusão da plataforma P-62, no Estaleiro Atlântico Sul, no complexo portuário de Suape, Litoral Sul do estado. Entre as obras, está o Arco Metropolitano da BR-101, no Recife, que teve o edital de licitação assinado durante a cerimônia pelo general Jorge Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).
O Arco Metropolitano vai ser licitado através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e a estimativa é de que o valor fique em torno de R$ 1 bilhão, todo com verba do Governo Federal. “Fizemos uma estimativa de R$ 1 bilhão, pode ser um pouco menos, um pouco mais, ninguém sabe o que será. Hoje estamos anunciando a licitação feita com dinheiro exclusivo do Governo Federal”, explica Dilma Rousseff.
O governo vai investir ainda em cinco corredores de ônibus para as Avenidas Beberibe, Recife, Abdias de Carvalho, Domingos Ferreira e Mascarenhas de Morais, também com recursos da União. “Nós estamos cuidando de uma coisa que é muito importante no Brasil, que é a mobilidade urbana. […] As pessoas têm o direito de ganhar o tempo delas. O tempo que você perde no transporte, é um tempo morto”, afirmou a presidente.
Em parceria com a Prefeitura do Recife, vai ser implantado, na Avenida Norte, um veículo leve sobre trilhos (VLT). Do R$ 1,6 bilhão necessário para a obra, R$ 840 milhões vão ser a fundo perdido do Governo Federal, enquanto o restante vai ser financiado para a Prefeitura. “Também vamos colocar um recurso para fazer projetos para um VLT que vai sair do Centro e ir para Boa Viagem [Zona Sul]”, adianta Dilma.
Com o governo estadual, foi anunciado também o corredor fluvial sul, que vai ligar o Centro do Recife à Zona Sul, complementando os corredores fluviais já anunciados, como o do Rio Beberibe. “Acho que é uma parceria muito boa que nós temos na área fluvial. É o único corredor fluvial do Brasil, o fluvial sul, que complementa os corredores que já temos aqui”, afirmou a presidente.
"Dinheiro do povo"
O governador Eduardo Campos, durante seu discurso, fez questão de ressaltar que o capital investido no estado deve ser encarado como dinheiro do povo e não de prefeituras, governos ou partidos. "A nova política nos obriga a olhar para frente, a ter a compreensão do que fizemos no passado, mas nos embalar nas conquistas do passado para pensar um futuro onde os recursos públicos não pertecem a prefeitura, estado ou União, ou a partido político. Pertence ao povo e deve voltar ao povo em obras, que devem ser bem feitas", defendeu Campos. Durante o evento, o governador e a presidente trocaram elogios.
A presidente anunciou ainda mais encomendas da Petrobrás para Pernambuco – seis navios sondas, além dos 19 navios de grande porte já acordados anteriormente. “Algumas encomendas já foram confirmadas pela direção da Petrobras para mim, porque eu perguntei como é que fica daqui para frente. Uma das coisas caras da Petrobras é alugar navio sonda e essa questão é muito importante. Para cá estão confirmados mais seis navios sondas de perfuração e, se tudo sair direitinho, mais um, totalizando sete”, adiantou a presidente.
Integração da plataforma P-62 foi concluída em Ipojuca (Foto: Katherine Coutinho/G1)Integração da plataforma P-62 foi concluída em Ipojuca
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
Petróleo
A plataforma P-62, equipamento utilizado para extração de petróleo em águas profundas, deve estar operando no primeiro trimestre de 2014. Com 63% de produção nacional, a plataforma tem capacidade para preparar 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia, mas ainda não tem data para deixar Suape. Construída para suprir a necessidade da Petrobrás de plataformas produtoras de petróleo, a P-62 vai seguir para a quarta etapa do Roncador, no pós-sal da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma profundidade de 1.600 metros, a 125 quilômetros da costa. A plataforma tem 330 metros de comprimento e 119 metros de altura.
O projeto da P-62 foi elaborado pelo Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) e o casco do navio MT Suva foi adaptado no estaleiro de Jurong, em Cingapura, antes de vir para o Brasil. Parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ela teve seus módulos construídos em Niterói e Itaguaí, no Rio de Janeiro, e transportados por balsas até Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, onde foi concluída a integração e a conversão da embarcação em um FPSO - sigla em inglês para unidade que produz, armazena e transfere petróleo.
Refinaria
Pela manhã, a presidente visitou as obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, Grande Recife, onde aproveitou para entregar a Unidade de Destilação Atmosférica do Empreendimento. O clima era amistoso, mas de poucas palavras com o governador Eduardo Campos (PSB). A petista foi recebida com festa pelas centenas de operários que esperavam em frente a um pequeno palanque montado especialmente para a presidente falar. Além de Dilma, apenas a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, discursaram na cerimônia.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - 1º DIA DO BRS OU FAIXA AZUL.

Faixa Azul recifense abre caminho para o ônibus. E não adianta reclamar.

Publicado em 16/12/2013, Às 14:03

Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

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O caminho foi aberto para o transporte coletivo. Mesmo pequeno em extensão, o primeiro corredor de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, batizado de Faixa Azul, mostrou no seu primeiro dia de operação que o ônibus começou a ter vez na capital pernambucana. Que, a partir de agora, os carros terão que ceder àquele que transporta 80% da população. E não adianta reclamar.
O primeiro Faixa Azul tem apenas 1,6 quilômetro de extensão, beneficia nove linhas de ônibus e está localizado na Rua Cosme Viana, via perimetral que interliga as Zonas Norte e Sul da cidade, pelo confuso bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital, mas seu simbolismo é grande. Podemos dizer até imenso.
Representa o início de um projeto que prevê a implantação de 60 quilômetros de faixas prioritárias ao ônibus até agosto de 2014, na qual os veículos particulares podem circular por apenas 20 metros e, mesmo assim, desde que tenham a intenção de acessar estabelecimentos ou fazer conversões à direita. Caso contrário, são multados.
assista o vídeo:
http://youtu.be/0mtK3oez0zk
Nesta segunda-feira (16/12), primeiro dia de operação do Faixa Azul, a recepção não só de passageiros e motoristas de ônibus, mas também de condutores de carro, foi boa. Apesar do desconhecimento por parte da população e da pouca fiscalização da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Como previsto, a empresa não tem nem terá fôlego para manter agentes de trânsito na faixa.
assista o video:
http://youtu.be/qAZDqIQldeY
Além do quarteto de arte-educadores localizados nos quatro cruzamentos existentes ao longo do corredor, apenas uma dupla de agentes de moto circulava para inibir o desrespeito dos motoristas. Por isso, a pressa da CTTU em adquirir radares para fiscalizar o desrespeito eletronicamente. A previsão é começar a instalá-los em fevereiro de 2014. Serão dez no Faixa Azul da Cosme Viana.
De forma geral, a maioria dos condutores de veículos particulares respeitavam o espaço destinado aos coletivos na manhã desta segunda-feira. Mas, sem os radares, só o tempo dirá se os motoristas recifenses são ou não civilizados ao volante. Especialmente nos horários de pico, quando as faixas destinadas aos veículos particulares estiverem abarrotados de carros e a do ônibus livre, já que a frota de coletivos, nem de longe, aproxima-se da frota de veículos particulares.
Confira a opinião da população:
assista vídeo-http://youtu.be/Ar-i2AguEGU
Passageiros de ônibus:
assista vídeo-http://youtu.be/Ar-i2AguEGU
Motorista de carro:
assista o vídeo -http://youtu.be/TrcwDy-urug
Entenda o Faixa Azul
O que é:
O corredor de BRS (Bus Rapid Service) é um modelo de prioridade viária ao ônibus, implantado com sucesso no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia (GO).
Consiste numa faixa pintada à direita da via, na qual o ônibus circula com preferência.
Como funciona:
A faixa preferencial é do ônibus. Os veículos particulares só podem trafegar nela por 20 metros, sendo obrigados a fazer a conversão à direita ou acessar algum estabelecimento depois dessa distância.
Qual o horário:
De segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. A intenção da CTTU é que todas as faixas funcionem no mesmo horário e dias.
Como é a punição:
Quem não cumprir a determinação será multado. O Faixa Azul começará sem os radares eletrônicos, que deverão ser instalados a cada 300 metros. A fiscalização será feita por agentes de trânsito.
Multa: R$ 53,20 (leve), com três pontos na CNH
* 60 quilômetros de faixas azuis é a meta de implantação da Prefeitura do Recife até agosto de 2014
* 50 mil reais é o custo de implantação de uma faixa azul por quilômetro, sem incluir o valor da fiscalização eletrônica e da recuperação do pavimento das vias.
* 2 milhões de reais é o valor que será gasto para aquisição de 406 radares a serem utilizados em todo o projeto do Faixa Azul
* 40% é o percentual de ganho de velocidade estimado para os corredores de BRS do Recife
* 18 km/h é a velocidade média atual dos ônibus na Rua Cosme Viana
Futuros corredores de Faixa Azul, que totalizam 60 quilômetros e que serão implantados até agosto de 2014:
· Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
· Avenida Recife
· Avenida Beberibe
· Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
· Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
· Avenida Herculano Bandeira
· Avenida Conselheiro Aguiar
· Avenida Antônio de Gois
· Rua Cônego Barata
· Estrada dos Remédios
· Avenida Visconde de Albuquerque
· Estrada Velha de Água Fria

Cartaz_cortado

Postado por Roberta Soares

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - NOVO TORINO 2014

Novo Marcopolo Torino mira o BRT

Marcopolo lança novo Torino com interior mais espaçoso, já pensando no Move, o transporte rápido por ônibus de BH. Design alinhado é outra fonte de inspiração


Publicação: 11/12/2013 21:03 Atualização:

Torino 2014 incorpora novo DNA de design da Marcopolo
 (Fotos: Bruno Freitas/EM/D.A PRESS)
Torino 2014 incorpora novo DNA de design da Marcopolo
Do Rio de Janeiro
 – Sabe aquele busão que você encara todo dia, de casa para o trabalho e vice-versa? A partir de 2014 ele surgirá no ponto de cara nova e pinta de BRT (o transporte rápido por ônibus). Começa a ser produzida em março do ano que vem a sexta geração do Torino, da gaúcha Marcopolo. O ônibus mais vendido do segmento urbano no Brasil e consórcios operadores do transporte coletivo de Belo Horizonte foi revisto, ganhou equipamentos e 5mm de largura (agora são 2,55m), enquadrando-se nas normas da BHTrans para os padrons – BRTs intermediários que em BH terão motor dianteiro e circularão entre os articulados de grande capacidade do Move.

Resultado de R$ 40 milhões de desenvolvimento ao longo de dois anos, o busão também marca uma nova fase da antiga fábrica da Ciferal em Xerém, que passa a ser identificada como Marcopolo Rio como unidade do grupo na produção de ônibus urbanos. O atual Torino permanece do portfólio da marca nos próximos anos por uma razão lógica: o novo, que substitui o defasado Viale (urbano mais refinado oferecido desde 1998), custará R$ 5% a mais.

“Além disso precisamos de tempo para desenvolver todas as configuração da nova família do Torino, como modelos de motor traseiro e articulado”, explica o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso. Outros fabricantes como Caio e Mascarello também desenvolvem novos modelos de carrocerias para ônibus buscando atender a nova demanda do BRT, em que toda a frota terá ar-condicionado e suspensão a ar.
Poltronas ganharam encostos para os pés e podem vir com estofamento no tema Copa do Mundo
Poltronas ganharam encostos para os pés e podem vir com estofamento no tema Copa do Mundo


No design, a grande novidade do Torino 2014 é o conjunto ótico integrado e o para-brisa em cunha inspirados na linha de ônibus Viale BRT. Quase idêntico ao novo Torino, o Gran Viale recém lançado na Colômbia difere na construção: enquanto o modelo brasileiro inova na aplicação de plástico injetado, o vizinho, com motor traseiro, ainda é feito em fibra de vidro.

Já o interior não inova tanto em relação aos ônibus urbanos atuais, cuja configuração (tamanho do veículo, tipo de chassis e poltronas) depende da encomenda de cada cliente empresário do setor. No painel há o sistema multiplex, que integra funções de computador de bordo numa tela LCD de 3,5 polegadas à prova de poeira e água, comuns nas lavagens em garagens. O trocador (ou agente de bordo, para os mais específicos) não foi esquecido: ganhou ventilação direcionada e agora pode trabalhar ao lado de uma catraca que não bate no joelho.
Do lado direito do painel, tela LCD informa dados do computador de bordo
Do lado direito do painel, tela LCD informa dados do computador de bordo



Com ar é diferente
Equipado com ar-condicionado, o novo Torino vem ainda um vigia de vidro instalado ao lado da porta dianteira e iluminação em balaústres arredondados, o que possibilita a aplicação de placas publicitárias no interior do ônibus.

Como no lançamento da geração anterior (em 2007), a nova carroceria só estará disponível em chassis de motor dianteiro de início, com comprimento de 11,3m a 13,4m.

A Marcopolo não fala em preços, mas levando em consideração o atual Torino, o novo deverá custar algo em torno de R$ 150 mil. Somado ao valor de um chassi como um Mercedes-Benz OF-1724L (com motor seis cilindros e suspensão a ar, a ser usado no Move), o custo final do ônibus urbano de motor dianteiro supera os R$ 300 mil.
Luzes traseiras foram herdadas do Viale BRT
Luzes traseiras foram herdadas do Viale BRT

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - RECIFE TERÁ ONIBUS PANORAMICO PRA TURISTAS

 
  Ônibus turístico entre Recife e Olinda deve começar a funcionar em abril de 2014

10/12/2013

Recifenses e visitantes poderão conhecer os principais pontos turísticos desde o Parque Dona Lindu, na Zona Sul da capital pernambucana, até a Praça do Carmo, em Olinda, na Região Metropolitana, em ônibus de primeiro andar. A expectativa das cidades vizinhas é que o serviço comece a funcionar em abril de 2014. O termo de compromisso foi assinado na manhã desta terça-feira (10), em cerimônia no Centro de Convenções, sede provisória do Governo de Pernambuco.

O custo para a realização do projeto é de R$ 4 milhões. O serviço será operado por uma empresa privada, escolhida após uma chamada pública que será iniciada ainda este mês, até fevereiro do próximo ano. O preço para ir do Dona Lindu até a Praça do Carmo deve ser, em média, de R$ 45, variando de acordo com a idade do passageiro. Passageiros de zero a sete anos não pagarão passagem, quem tiver de 7 a 13 e acima de 60 anos deve pagar R$ 30. A compra das passagens poderá ser feita no próprio ônibus e em pontos como shoppings, hotéis, agências de turismo, terminais marítimo e de ônibus, quiosques e também pela internet.

Os ônibus serão de primeiro andar e terão ar condicionado na parte interna, além de audiodescrição para os deficientes visuais, espaços reservados para os cadeirantes, gestantes, idosos e para acoplar três bicicletas na parte interna. O serviço também contará com tradutores trinlíngues para os idiomas português, inglês e espanhol.

O intervalo de passagem dos seis ônibus que realizarão o percurso será a cada 30 minutos, com isso, o tempo de viagem será de aproximadamente 2h36, funcionando das 9h às 18h. O veículo terá capacidade para 74 pessoas. São 17 passageiros no andar inferior e 57 no andar superior.

A expectativa é de que o trajeto do ônibus tipo double deck seja integrado às ciclofaixas de já existentes, a futuras estações do projeto de navegabilidade e ao projeto Praia Sem Barreiras.

Os passageiros poderão pegar o ônibus Recife-Olinda Tour em 24 paradas exclusivas ao longo do trajeto. Saindo de Boa Viagem, deve sair do Dona Lindu, percorrer a Avenida Boa Viagem, passando pelo Marco Zero, Palácio do Campo das Princesas, Shopping Tacaruna e orla de Olinda. No retorno, deve passar pelo Mercado Eufrásio Barbosa, pegar o Parque Treze de Maio, o Forte das Cinco Pontas e terminar o passeio na Avenida Visconde de Jequitinhonha.

Veja abaixo as paradas da Linha Recife-Olinda Tour

1a Parque Dona Lindu

2ª Pracinha de Boa Viagem

3ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)

4ª Avenida Boa Viagem (próximo ao 2o Jardim)

5ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)

6ª Marco Zero

7ª Novo Terminal Marítimo

8ª Forte do Brum

9ª Palácio do Campo das Princesas

10ª Ginásio Pernambucano

11ª Shopping Tacaruna (Avenida Agamenon Magalhães)

12a Fortim do Queijo

13ª. Orla de Olinda (próximo à Rua Dr. Pedro de Assis Rocha)

14ª. Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à Praça Duque de Caxias)

15ª. Praça do Carmo (Rua Justiniano Gonçalves)

16ª. Mercado Eufrásio Barbosa

17ª. Centro de Convenções de Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães)

18ª. Shopping Tacaruna (Praça General Carlos Pinto)

19ª. Parque 13 de Maio (em frente à Faculdade de Direito)

20ª. Casa da Cultura

21ª. Forte das Cinco Pontas

22ª. Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)

23ª. Avenida Domingos Ferreira (próximo à Rua Jack Ayres)

24ª. Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao Restaurante Ponteio)

Ônibus turístico entre Recife e Olinda deve começar a funcionar em abril de 2014

10/12/2013

Recifenses e visitantes poderão conhecer os principais pontos turísticos desde o Parque Dona Lindu, na Zona Sul da capital pernambucana, até a Praça do Carmo, em Olinda, na Região Metropolitana, em ônibus de primeiro andar. A expectativa das cidades vizinhas é que o serviço comece a funcionar em abril de 2014. O termo de compromisso foi assinado na manhã desta terça-feira (10), em cerimônia no Centro de Convenções, sede provisória do Governo de Pernambuco.

O custo para a realização do projeto é de R$ 4 milhões. O serviço será operado por uma empresa privada, escolhida após uma chamada pública que será iniciada ainda este mês, até fevereiro do próximo ano. O preço para ir do Dona Lindu até a Praça do Carmo deve ser, em média, de R$ 45, variando de acordo com a idade do passageiro. Passageiros de zero a sete anos não pagarão passagem, quem tiver de 7 a 13 e acima de 60 anos deve pagar R$ 30. A compra das passagens poderá ser feita no próprio ônibus e em pontos como shoppings, hotéis, agências de turismo, terminais marítimo e de ônibus, quiosques e também pela internet.

Os ônibus serão de primeiro andar e terão ar condicionado na parte interna, além de audiodescrição para os deficientes visuais, espaços reservados para os cadeirantes, gestantes, idosos e para acoplar três bicicletas na parte interna. O serviço também contará com tradutores trinlíngues para os idiomas português, inglês e espanhol.

O intervalo de passagem dos seis ônibus que realizarão o percurso será a cada 30 minutos, com isso, o tempo de viagem será de aproximadamente 2h36, funcionando das 9h às 18h. O veículo terá capacidade para 74 pessoas. São 17 passageiros no andar inferior e 57 no andar superior.

A expectativa é de que o trajeto do ônibus tipo double deck seja integrado às ciclofaixas de já existentes, a futuras estações do projeto de navegabilidade e ao projeto Praia Sem Barreiras.

Os passageiros poderão pegar o ônibus Recife-Olinda Tour em 24 paradas exclusivas ao longo do trajeto. Saindo de Boa Viagem, deve sair do Dona Lindu, percorrer a Avenida Boa Viagem, passando pelo Marco Zero, Palácio do Campo das Princesas, Shopping Tacaruna e orla de Olinda. No retorno, deve passar pelo Mercado Eufrásio Barbosa, pegar o Parque Treze de Maio, o Forte das Cinco Pontas e terminar o passeio na Avenida Visconde de Jequitinhonha.

Veja abaixo as paradas da Linha Recife-Olinda Tour

1a Parque Dona Lindu

2ª Pracinha de Boa Viagem

3ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)

4ª Avenida Boa Viagem (próximo ao 2o Jardim)

5ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)

6ª Marco Zero

7ª Novo Terminal Marítimo

8ª Forte do Brum

9ª Palácio do Campo das Princesas

10ª Ginásio Pernambucano

11ª Shopping Tacaruna (Avenida Agamenon Magalhães)

12a Fortim do Queijo

13ª. Orla de Olinda (próximo à Rua Dr. Pedro de Assis Rocha)

14ª. Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à Praça Duque de Caxias)

15ª. Praça do Carmo (Rua Justiniano Gonçalves)

16ª. Mercado Eufrásio Barbosa

17ª. Centro de Convenções de Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães)

18ª. Shopping Tacaruna (Praça General Carlos Pinto)

19ª. Parque 13 de Maio (em frente à Faculdade de Direito)

20ª. Casa da Cultura

21ª. Forte das Cinco Pontas

22ª. Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)

23ª. Avenida Domingos Ferreira (próximo à Rua Jack Ayres)

24ª. Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao Restaurante Ponteio)

MOBILIDADE GRANDE RECIFE- Cenas de violência no vagão do metrô


náutico x corinthians

Cenas de violência no vagão do metrô

POSTADO POR Marcelo ÀS 09:32 EM 12 DE Dezembro DE 2013

O vídeo acima foi feito por um torcedor do Náutico que estava voltando para casa após ver seu time vencer o Corinthians, por 1x0, na Arena Pernambuco. Ele deveria estar comemorando o triunfo alvirrubro. Mas também estava com medo a violência dos seguranças que trabalham no Metro do Recife.
O Blog do Torcedor recebeu um relato de um torcedor que estava no vagão e preferiu não se identificar. Ele conta que alguns torcedores que usavam a camisa da organizada do Náutico, a Fanáutico, chegaram na estação Rodoviária xingando os seguranças.
A partir daí, houve o descontrole dos seguranças. Segundo o relato, os funcionários da empresa que faz a segurança do Metrô do Recife entraram no vagão e bateram em quem estavam na frente. Até que conseguiram encontrar o "alvo": um torcedor que estava vestindo a camisa da organizada alvirrubra.
O torcedor apanhou mesmo já caído no chão do vagão.  Depois, os seguranças deixaram o vagão com a sensação de dever cumprido.
É lógico que os torcedores das organizadas cometeram erros. Mas seria esse o papel dos seguranças?
Está cada vez mais perigoso ir ao estádio de futebol.
Confiram o vídeo.


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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - CORREDOR BRS EM AFOGADOS O 1º A SER EMPLANTADO.

Primeiro corredor de BRS do Recife começa segunda-feira, em Afogados, Zona Oeste da capital 

 

Publicado em 12/12/2013, Às 14:01

Foto: Roberta Soares
Foto: Roberta Soares

Enfim, o Recife começa a abrir espaço de verdade em suas ruas para o transporte coletivo. A Rua Cosme Viana, uma das principais vias do movimentado bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, receberá a primeira faixa exclusiva de ônibus da capital dentro do modelo BRS (Bus Rapid Service), prioridade viária ao transporte coletivo que foi implantada com resultados extremamente positivos de redução de tempo de viagem e aumento da velocidade dos coletivos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de Goiânia, com menos divulgação. É o Faixa Azul, como o projeto recifense está sendo chamado.
A operação começa na próxima segunda-feira (16/12) em dois quilômetros da Cosme Viana. Começará no cruzamento com a Avenida Abdias de Carvalho (pista oeste da Cosme Viana) e seguirá até a Rua Doutor Adelino, uma via antes da Avenida 21 de abril. O percurso é pequeno e contará, inicialmente, apenas com a fiscalização dos agentes de trânsito e o bom senso dos motoristas de automóveis. A fiscalização eletrônica virá apenas numa segunda etapa. Mesmo pequeno, o futuro corredor tem um simbolismo indiscutível: a abertura do espaço viário para aqueles que transportam mais, ou seja, o transporte coletivo.
A Secretaria de Mobilidade do Recife pretendia começar o Faixa Azul pela Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, inclusive com uma extensão oito vezes maior do que a da Cosme Viana – 16 km. Mas a necessidade de substituir as placas de concreto da via, com previsão – agora – apenas para ser finalizada no início de janeiro de 2014, fez com que Prefeitura do Recife decidisse agir, partindo para outra área.  Com o Faixa Azul, os veículos particulares (carros, motos e caminhões) poderão circular na área dos ônibus apenas para acessar lojas, por exemplo, e fazer conversões à direita. Quem parar, estacionar ou permanecer por mais de uma quadra na faixa azul será multado.
Confira, no vídeo abaixo, uma pequena imagem de como será o Faixa Azul, e vá se acostumando com ele:
ASSISTA O VÍDEO :
http://youtu.be/UHl9eOLijkg

Postado por Roberta Soares

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BOM JÁ SABÍAMOS ATRASADAS PERNAMBUCO FARÁ FEIO OU NÃO...

10/12/2013 13h24 - Atualizado em 11/12/2013 09h25

Atrasadas, obras viárias devem ser entregues a um mês da Copa em PE

Prazo final já foi 2012 e depois 2013 – nova data para obra é maio de 2014.
Governo diz que desapropriações, licenças e licitações alteraram as datas.

Luna Markman Do G1 PE
Corredor Leste-Oeste - Recife - novembro 2013 (Foto: Luna Markman / G1)Corredor Leste-Oeste no Grande Recife. Prazo de conclusão é março de 2014 (Foto: Luna Markman / G1)
Cinco obras de mobilidade necessárias para quem quer assistir aos jogos ou se locomover durante a Copa do Mundo 2014 no Recife (PE) estão atrasadas, em média, um ano. A seis meses do mundial, o governo de Pernambuco afirma que a data limite para entrega é o dia 15 de maio. O investimento total é de R$ 1,4 bilhão.
G1 publica, entre 9 e 15 de dezembro, uma série de reportagens sobre os preparativos para a Copa do Mundo 2014. Segundo levantamento, 75% das obras de mobilidade estão atrasadas ou foram descartadas.
Pernambuco recebeu verbas do governo federal, por meio do PAC da Copa, para cinco obras viárias, entre corredores, terminais e avenidas.
Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste devem ser vias exclusivas para ônibus interligando várias cidades da Região Metropolitana do Recife. O Norte-Sul tem 33 quilômetros de extensão e, no último dia 11 de novembro, teve um trecho de 5 km liberado.
Apenas um trecho, no entanto, ficará pronto para a Copa, o que passará pela Cruz Cabugá até o Centro do Recife. O outro só deve ser concluído no primeiro semestre de 2015.
O Leste-Oeste tem 12,5 km de extensão, partindo da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe. A via terá um corredor exclusivo de BRT [Bus Rapid Transit]. Serão dois terminais integrados, 22 estações, três elevados, um túnel e um viaduto.
Obra ao lado do HGV. (Foto: Luna Markman/ G1)Terminal do BRT próximo a hospital causa prejuízo,
diz Ministério Público (Foto: Luna Markman/ G1)
Um dos terminais, no entanto, deve virar alvo de uma ação civil pública, segundo o promotor de Meio Ambiente, Ricardo Coelho, que atuará junto com as promotorias de Saúde, Justiça e Urbanismo.
"O terminal fica dentro do terreno do Hospital Getúlio Vargas, muito próximo da UTI, da emergência, da urgência. Isso está causando prejuízos ao hospital, como barulho, poluição, trepidação. Hoje mesmo [dia 28 de novembro], soube que caiu parte do teto de um setor. Não vamos pedir suspensão da obra e nem, a princípio, a retirada do terminal, mas modificações no projeto", afirma.
O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, informou que só vai se manifestar quando o estado for notificado sobre a ação, mas disse que o projeto está com todas as licenças em dia.
Outra obra prevista é o Ramal da Copa no entorno da Arena Pernambuco, para facilitar o acesso ao estádio, que fica na cidade de São Lourenço da Mata, com 6,3 km de extensão. Em maio deste ano, o trecho interno ficou pronto. O externo tem previsão para março de 2014.
A Secretaria das Cidades afirma que o que atrasou a conclusão dos corredores e do trecho externo foram questões relacionadas a desapropriações de terrenos. "Os processos demoram e muitas vezes a Secretaria das Cidades precisa esperar a liberação da área para dar continuidade à obra", informa em nota.
A Via Mangue, único projeto da Prefeitura do Recife, é aguardada por quem precisa se deslocar entre o Centro e a Zona Sul do Recife. Na primeira quinzena de novembro, o sistema viário chegou aos 77% de conclusão.
O TI Cosme e Damião está sendo instalado ao lado da estação de metrô no bairro da Várzea, na Zona Oeste. Segundo a Secretaria, faltam poucas etapas para a conclusão, como a instalação da coberta e a pavimentação da área externa.
A estação de metrô entrou em funcionamento durante a Copa das Confederações e acabou virando um retrato negativo da preparação de Pernambuco para os eventos esportivos.
Parada de BRT na Caxangá. (Foto: Luna Markman/ G1)Corredor Leste-Oeste vai ligar a Praça do Derby, no Recife,
a terminal em Camaragibe, na Região Metropolitana, com
via exclusiva para BRTs (Foto: Luna Markman/ G1)
O titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Pernambuco (Secopa), Ricardo Leitão, afirma que a prioridade é concluir o corredor Leste-Oeste e o trecho externo do Ramal da Copa.
"O corredor terá BRT [Bus Rapid Transit], que levará o torcedor até o Terminal Integrado de Camaragibe e, de lá, ele pode pegar o metrô para a estação Cosme e Damião ou um circular direto para a Arena [Pernambuco], por meio do trecho externo do Ramal da Copa. Isso dará um novo acesso ao estádio, pela margem esquerda do Rio Capibaribe. Hoje, só há acesso pela margem direita, pela BR-408", afirma.
"O peso político de uma não-conclusão [das obras] é enorme, e o governo do estado não vai correr esse risco", afirma o especialista em transporte urbano César Cavalcanti, professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Minha expectativa é que a implantação desses corredores seja bem aplicada, com frotas e paradas bem dimensionadas, frequência dos serviços adequada à demanda. Se isso acontecer, dará nova forma de transporte à população", avalia.
Leonardo Meira, professor da UFPE e especialista em transporte e mobilidade, afirma que é possível concluir as obras no tempo previsto. "Só que isso pode gerar mais custos, se eles já não estiverem previstos no orçamento", avalia.
"Acredito que os corredores vão trazer benefícios, porque priorizam o transporte público; já a Via Mangue tem um conceito mais voltado para o automóvel particular, que transporta menor quantidade de pessoas, uma média de 1,17 por carro, enquanto um ônibus leva de 40 a 70 e um BRT, até 100. A preocupação tem que ser com o transporte de pessoas e não a quantidade de automóveis [que uma via suporta]", diz.
CINCO PRINCIPAIS OBRAS VIÁRIAS PARA A COPA DO MUNDO NO GRANDE RECIFE TÊM PRAZOS RECORRENTEMENTE ATUALIZADOS DESDE 2012

Corredor Norte-Sul. (Foto: Luna Markman/ G1)Corredor Norte-Sul. (Foto: Luna Markman/ G1)

CORREDOR NORTE-SUL
Prazo no balanço dos 1000 dias: maio de 2013
Prazo no balanço dos 200 dias: março de 2014
Motivo do atraso: demora nos processos de desapropriação
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Corredor Leste-Oeste. (Foto: Luna Markman/ G1)Corredor Leste-Oeste. (Foto: Luna Markman/ G1)
CORREDOR LESTE-OESTE

Prazo no balanço dos 1.000 dias
: maio de 2013
Prazo no balanço dos 200 dias: março de 2014

Motivo do atraso: demora nos processos de desapropriação
Via Mangue. (Foto: Luna Markman/ G1)Via Mangue. (Foto: Luna Markman/ G1)
VIA MANGUE

Prazo no balanço dos 1000 dias
: setembro de 2013

Prazo no balanço dos 200 dias: abril de 2014

Motivo do atraso: liberação de áreas do Aeroclube, onde passa trecho da via, e demora na liberação de licenças ambientais.
Trecho exteno do Ramal da Copa. (Foto: Luna Markman/ G1)Trecho exteno do Ramal da Copa. (Foto: Luna Markman/ G1)
TRECHO EXTERNO DO RAMAL DA COPA

Balanço dos 1000 dias
: maio de 2013
Prazo no balanço dos 200 dias: março de 2014

Motivo do atraso: demora nos processos de desapropriação
Famílias foram desapropriadas para construção do TI Cosme e Damião. (Foto: Luna Markman/ G1)TI Cosme e Damião. (Foto: Luna Markman/ G1)
TERMINAL INTEGRADO COSME E DAMIÃO

Prazo no balanço dos mil dias
: novembro de 2012

Prazo no balanço dos 200 dias: janeiro de 2014

Motivo do atraso: Empresa ganhadora da primeira licitação abandonou a obra, por isso um novo processo licitatório foi realizado
Fontes: Secretaria Estadual das Cidades e Prefeitura do Recife

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - SISTEMA BRT EXISTE DÚVIDAS E MUITAS PROMESAS E CERTEZA NENHUMA DE FUNCIONAR BEM...

“Arrumadinhos” colocam em dúvida eficiência do BRT recifense

Publicado em 10/12/2013.

Fotos Guga Matos/JC Imagem
Corredor Norte-Sul. Fotos Guga Matos/JC Imagem

O atual está ruim e o que está por vir ainda é duvidoso. Essa é a realidade, hoje, do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. No projeto, os corredores de BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul e Leste-Oeste – este último maior aposta do governo para ser o principal tronco alimentador de transporte coletivo para a Arena da Copa de 2014, ao lado do metrô – são perfeitos e eficientes. Mas o que o recifense tem visto nas ruas começa a colocar em dúvida duas questões: se a mobilidade, tão prometida pelo governador Eduardo Campos, chegará a tempo do mundial, em junho, e se o que está sendo construído terá a mesma eficiência do papel. São mais obstáculos a serem vencidos pelo transporte do Grande Recife, além da prioridade no trânsito e o uso da tecnologia para informar o passageiro.
Técnicos e empresários do setor ouvidos pelo JC, antes de apontar os pontos duvidosos do projeto e da obra física em si, evidenciam a importância de estarmos construindo os corredores de BRT. Mesmo que venham a ter deficiências, os ganhos virão para o passageiro. Não há dúvidas, até porque, como explicam tecnicamente, uma das vantagens do sistema de BRT é a sua versatilidade. Ele adapta-se a variadas situações e adequações. Mas que os vácuos existem, ninguém duvida. Alguns, são visíveis aos olhos de todos.
Há pontos duvidosos de várias proporções. A partir do projeto, o principal seria a incerteza da demanda de passageiros, estimada em 430 mil pessoas para os dois corredores. Existe o temor de que a quantidade aumente ou reduza, supreendendo a operação, especialmente num sistema totalmente remunerado pela tarifa. “Por isso a licitação das linhas é importante. Com um contrato em mãos, o risco diminui porque o Estado terá responsabilidade pelo equilíbrio econômico-financeiro. Mas há muitas dúvidas no ar. O projeto de circulação está em andamento, assim como as obras dos corredores. Não temos uma demanda certa, isso é preocupante. A integração direta com o metrô do Centro pelo Norte-Sul, prevista inicialmente para existir, será feita por linhas alimentadoras. Ou seja, o passageiro terá que pegar ônibus convencionais, com menor capacidade”, pondera um dos futuros operadores do BRT, já com o contrato em mãos, assinado há duas semanas pelo governador Eduardo Campos.

Corredor Leste-Oeste
Corredor Leste-Oeste
“Nos vemos que há muita coisa improvisada. A prioridade, sem dúvida, é a falta do estudo de demanda. Podemos criar um sistema que fique ocioso, o que irá gerar custos desnecessários, ou que tenha uma superdemanda, provocando problemas ainda maiores. Poderemos estar jogando dinheiro fora, como jogamos por 20 anos com o metrô do Recife, um sistema projetado para transportar 500 mil, que em todos esses anos transportou apenas 100 mil”, aponta, em sigilo, um consultor de transporte. Luis Antônio Lindau, presidente da Embarq Brasil, um dos maiores conhecedores do BRT no Brasil, vai direto ao ponto. “A letra mais importante da sigla BRT é o ‘R’, que significa rápido. Sem o ‘R’ não temos um BRT, temos outra coisa. O ‘R’ também é reliable em inglês, que significa confiável. Ele não pode, de forma alguma, circular em tráfego misto.

É primordial o tráfego segregado, especialmente nas área centrais, que concentram um volume maior de veículos. Isso é até aceitável em áreas mais distantes. No Centro não. As adequações dos projetos não são vistas apenas no Recife, mas em outras cidades brasileiras. Só que pagaremos um preço. Teremos que trocar o pneu com o carro andando”, critica. A Embarq é uma entidade mundial que auxilia governos e empresas na implantação de soluções sustentáveis de transporte e mobilidade, sendo a principal disseminadoras das vantagens do sistema BRT no mundo.
E os BRTs do Estado vão circular, sim, em tráfego misto, não só com ônibus convencionais, mas também com automóveis (confira arte abaixo). É o caso da Avenida Conde da Boa Vista (Corredor-Leste-Oeste) e do Complexo de Salgadinho (Corredor Norte-Sul). Outro temor é o custo de manutenção das estações, refrigeradas e de vidro. Enfim, são adequações que comprometem a eficiência do sistema BRT, sustentado em três premissas básicas: tráfego segregado do comum, totalmente exclusivo; pagamento antecipado das passagens (feito nas estações e, não, nos coletivos); e embarque em nível, para que o passageiro não perca tempo vencendo obstáculos como meios-fios e degraus.
O Grande Recife Consórcio de Transporte não deu entrevista para a série A Vez dos Ônibus, respondendo aos questionamentos por email. Sobre os ajustes que vêm sendo feitos nos corredores de BRT, argumentou que tudo está sob controle, que as adequações têm embasamento técnico e que não comprometerão a eficiência do futuro sistema. E que tudo estará pronto em março de 2014, em pleno funcionamento para a Copa do Mundo. Só nos resta acreditar.

Postado por Roberta Soares