quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - CORREDOR BRS EM AFOGADOS O 1º A SER EMPLANTADO.

Primeiro corredor de BRS do Recife começa segunda-feira, em Afogados, Zona Oeste da capital 

 

Publicado em 12/12/2013, Às 14:01

Foto: Roberta Soares
Foto: Roberta Soares

Enfim, o Recife começa a abrir espaço de verdade em suas ruas para o transporte coletivo. A Rua Cosme Viana, uma das principais vias do movimentado bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, receberá a primeira faixa exclusiva de ônibus da capital dentro do modelo BRS (Bus Rapid Service), prioridade viária ao transporte coletivo que foi implantada com resultados extremamente positivos de redução de tempo de viagem e aumento da velocidade dos coletivos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de Goiânia, com menos divulgação. É o Faixa Azul, como o projeto recifense está sendo chamado.
A operação começa na próxima segunda-feira (16/12) em dois quilômetros da Cosme Viana. Começará no cruzamento com a Avenida Abdias de Carvalho (pista oeste da Cosme Viana) e seguirá até a Rua Doutor Adelino, uma via antes da Avenida 21 de abril. O percurso é pequeno e contará, inicialmente, apenas com a fiscalização dos agentes de trânsito e o bom senso dos motoristas de automóveis. A fiscalização eletrônica virá apenas numa segunda etapa. Mesmo pequeno, o futuro corredor tem um simbolismo indiscutível: a abertura do espaço viário para aqueles que transportam mais, ou seja, o transporte coletivo.
A Secretaria de Mobilidade do Recife pretendia começar o Faixa Azul pela Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, inclusive com uma extensão oito vezes maior do que a da Cosme Viana – 16 km. Mas a necessidade de substituir as placas de concreto da via, com previsão – agora – apenas para ser finalizada no início de janeiro de 2014, fez com que Prefeitura do Recife decidisse agir, partindo para outra área.  Com o Faixa Azul, os veículos particulares (carros, motos e caminhões) poderão circular na área dos ônibus apenas para acessar lojas, por exemplo, e fazer conversões à direita. Quem parar, estacionar ou permanecer por mais de uma quadra na faixa azul será multado.
Confira, no vídeo abaixo, uma pequena imagem de como será o Faixa Azul, e vá se acostumando com ele:
ASSISTA O VÍDEO :
http://youtu.be/UHl9eOLijkg

Postado por Roberta Soares

2 comentários:

  1. gente eu moro em afogados e hj fui ver a tau faixa azul do BRS GENTE A OLHO NÚ A FAIXA NAO CABE UM ONIBUS FICA UMA RODA DENTRO DA FAIXA EOUTRA FORA DA FAIXA SERÁ QUE FALTOU UMA TRENA KKKKKKKKKKKK
    esqueceram de medir o ônibus pois fui ver hj e é do tamanho de um carro popular é nítido a falta de competência destes engenheiros

    ResponderExcluir
  2. Olá, envio essa msg a radio pq foi um meio que encontrei de conhecer meu Pai. A história é longa, vou resumila. Sou da cidade Arcoverde PE, +atualmente moro no Rio Grande do Norte, tenho 23 anos e sou Enfermeiro. Em 1990 minha mãe conheceu um cantor de seresta chamado Paulo Meireles, até onde sei o mesmo residia em Afogados e é deficiente visual, desse pequeno namoro eu nasci,porém,hoje nem o mesmo talvez saiba.Conto com vs para me ajudarem.Desde ja, sou grato e em caso de interesse por minha história vcs tem meu email e meu cel é 084 9830-2209 por favor me ajudem, contarei mais detalhes ao contato obg!

    ResponderExcluir