segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - 1º DIA DO BRS OU FAIXA AZUL.

Faixa Azul recifense abre caminho para o ônibus. E não adianta reclamar.

Publicado em 16/12/2013, Às 14:03

Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

BRS_cortada1
O caminho foi aberto para o transporte coletivo. Mesmo pequeno em extensão, o primeiro corredor de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, batizado de Faixa Azul, mostrou no seu primeiro dia de operação que o ônibus começou a ter vez na capital pernambucana. Que, a partir de agora, os carros terão que ceder àquele que transporta 80% da população. E não adianta reclamar.
O primeiro Faixa Azul tem apenas 1,6 quilômetro de extensão, beneficia nove linhas de ônibus e está localizado na Rua Cosme Viana, via perimetral que interliga as Zonas Norte e Sul da cidade, pelo confuso bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital, mas seu simbolismo é grande. Podemos dizer até imenso.
Representa o início de um projeto que prevê a implantação de 60 quilômetros de faixas prioritárias ao ônibus até agosto de 2014, na qual os veículos particulares podem circular por apenas 20 metros e, mesmo assim, desde que tenham a intenção de acessar estabelecimentos ou fazer conversões à direita. Caso contrário, são multados.
assista o vídeo:
http://youtu.be/0mtK3oez0zk
Nesta segunda-feira (16/12), primeiro dia de operação do Faixa Azul, a recepção não só de passageiros e motoristas de ônibus, mas também de condutores de carro, foi boa. Apesar do desconhecimento por parte da população e da pouca fiscalização da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Como previsto, a empresa não tem nem terá fôlego para manter agentes de trânsito na faixa.
assista o video:
http://youtu.be/qAZDqIQldeY
Além do quarteto de arte-educadores localizados nos quatro cruzamentos existentes ao longo do corredor, apenas uma dupla de agentes de moto circulava para inibir o desrespeito dos motoristas. Por isso, a pressa da CTTU em adquirir radares para fiscalizar o desrespeito eletronicamente. A previsão é começar a instalá-los em fevereiro de 2014. Serão dez no Faixa Azul da Cosme Viana.
De forma geral, a maioria dos condutores de veículos particulares respeitavam o espaço destinado aos coletivos na manhã desta segunda-feira. Mas, sem os radares, só o tempo dirá se os motoristas recifenses são ou não civilizados ao volante. Especialmente nos horários de pico, quando as faixas destinadas aos veículos particulares estiverem abarrotados de carros e a do ônibus livre, já que a frota de coletivos, nem de longe, aproxima-se da frota de veículos particulares.
Confira a opinião da população:
assista vídeo-http://youtu.be/Ar-i2AguEGU
Passageiros de ônibus:
assista vídeo-http://youtu.be/Ar-i2AguEGU
Motorista de carro:
assista o vídeo -http://youtu.be/TrcwDy-urug
Entenda o Faixa Azul
O que é:
O corredor de BRS (Bus Rapid Service) é um modelo de prioridade viária ao ônibus, implantado com sucesso no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia (GO).
Consiste numa faixa pintada à direita da via, na qual o ônibus circula com preferência.
Como funciona:
A faixa preferencial é do ônibus. Os veículos particulares só podem trafegar nela por 20 metros, sendo obrigados a fazer a conversão à direita ou acessar algum estabelecimento depois dessa distância.
Qual o horário:
De segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. A intenção da CTTU é que todas as faixas funcionem no mesmo horário e dias.
Como é a punição:
Quem não cumprir a determinação será multado. O Faixa Azul começará sem os radares eletrônicos, que deverão ser instalados a cada 300 metros. A fiscalização será feita por agentes de trânsito.
Multa: R$ 53,20 (leve), com três pontos na CNH
* 60 quilômetros de faixas azuis é a meta de implantação da Prefeitura do Recife até agosto de 2014
* 50 mil reais é o custo de implantação de uma faixa azul por quilômetro, sem incluir o valor da fiscalização eletrônica e da recuperação do pavimento das vias.
* 2 milhões de reais é o valor que será gasto para aquisição de 406 radares a serem utilizados em todo o projeto do Faixa Azul
* 40% é o percentual de ganho de velocidade estimado para os corredores de BRS do Recife
* 18 km/h é a velocidade média atual dos ônibus na Rua Cosme Viana
Futuros corredores de Faixa Azul, que totalizam 60 quilômetros e que serão implantados até agosto de 2014:
· Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
· Avenida Recife
· Avenida Beberibe
· Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
· Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
· Avenida Herculano Bandeira
· Avenida Conselheiro Aguiar
· Avenida Antônio de Gois
· Rua Cônego Barata
· Estrada dos Remédios
· Avenida Visconde de Albuquerque
· Estrada Velha de Água Fria

Cartaz_cortado

Postado por Roberta Soares

Um comentário:

  1. a turma no skyscrapercity está lhe questionando e muito sobre sua colocação que"mal cabe as rodas do ônibus"na faixa azul! mas é um pequeno avanço dessa desastrada gestão midiática do prefeitinho de Recife! SIM! foi a imprensa que o elegeu e o povo daqui de Recife engoliu!

    ResponderExcluir