Usuários terão que esperar um pouco mais para utilizar o sistema de Bus Rapid Transit (BRT) no Corredor Leste-Oeste, no Recife. Previsto anteriormente para o dia 17 de maio, o início dos testes com passageiros do novo modal de transporte público só acontecerá no dia 1º de junho.
A informação foi passada por Nadja Uchôa, integrante do planejamento da Mobibrasil (antiga Rodoviária Metropolitana), empresa que será responsável pela operação do sistema.
Segundo ela, o Grande Recife Consórcio de Transportes encaminhou um comunicado, na última quarta-feira (30), informando a prorrogação da data. Não foi explicado, no documento, o motivo específico para o atraso. “Imaginamos que o fator para a mudança é pelas estações ainda continuarem em obras. Os veículos BRT não terão cobrador, então as estações de embarque precisam estar em funcionamento”, explicou Uchôa.
Desde o dia 3 de abril, o Via Livre – denominação dos novos veículos – tem rodado pelo Corredor Leste-Oeste em forma de teste, mas sem a presença dos passageiros. Durante esta fase de adaptação, algumas falhas vêm sendo apontadas pelos próprios motoristas. De acordo com membro da Oposição dos Rodoviários de Pernambuco, Roberto Carlos Torres, os novos veículos só têm animados os profissionais, porém há ainda a serem ajustados.
“A responsabilidade pelo alinhamento dos ônibus agora é muito maior, por causa da plataforma. Então seria necessária a colocação de borrachas de alinhamento, nas estações, ou barras de aço fixadas ao chão para servir de guia ao condutor. Até agora, em nenhuma das estações prontas têm este tipo de ferramenta”, afirmou Torres.
Nadja Uchôa reitera a preocupação em relação aos tubos-guia (nomenclatura das barras de orientação). “A acoplagem precisa ser perfeita, porque não existe margem para o motorista errar. O motorista não pode nem atrasar, nem adiantar um pouco na hora de estacionar. Por isso estamos aguardando, porque isso não é impeditivo, mas é muito importante”, ressaltou.
Segundo Uchôa, a prorrogação não surpreendeu os funcionários. “Melhor do que ninguém, eles estão lá todo o dia, vendo a falta de conclusão das obras. O problema para nós são em relação às pessoas admitidas para dirigir os BRTs. Tínhamos contratado profissionais para iniciarem no dia 16 e tivemos que adiar o início dos trabalhos. É complicado para a programação da empresa e tem risco dos trabalhadores desistirem de atuar”, complementou a representante da Mobibrasil.
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Terceiro teste do BRT será o retorno no Derby
Opções a serem avaliadas são as ruas Feliciano Gomes, Severino Pinheiro ou um looping de quadra em frente ao Quartel do Derby
Os veículos BRT que começarão a operar no corredor Leste/Oeste ainda no mês de maio, vão passar por mais um teste na noite desta quarta-feira (07). A terceira avaliação vai analisar três alternativas de retorno na Praça do Derby, que tem como opções as ruas Feliciano Gomes, Severino Pinheiro ou um looping de quadra em frente ao Quartel do Derby. O teste será feito apenas com o motorista para saber qual dessas será a melhor alternativa de rota, já que as dimensões do ônibus são maiores que o tradicional (entre 19 e 21 metros).
O experimento poderá acontecer em qualquer momento da noite / madrugada à partir das 22h, por questões de segurança. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o início dos testes com passageiros para os veículos BRT começarão no próximo dia 17 de maio. A diferença dos ônibus atuais para o BRT é a capacidade de passageiros que poderá levar; um ônibus atualmente leva de 80 a 120 pessoas, enquanto um BRT transporta 160 passageiros, além de possuir câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado.