quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Imprudência - Motorista e louco... todos correram risco e as fotos mostra como foi aterrorizante e a empresa tem que se pronunciar.



ACABO DE RECEBER ESTA DENÚNCIA ACOMPANHADA DE FOTOS. ALGUÉM CONFIRMA OU CONTESTA?
"Pânico! Esta palavra define o que os passageiros da linha Barro/Macaxeira (Várzea) passaram essa noite. O motorista do ônibus, absurdamente imprudente, resolveu guiar o veículo em movimentos de ziguezagues em plena BR 101, em um ônibus superlotado de estudantes universitários e trabalhadores, pondo em risco a vida de todos que estavam dentro dele, inclusive a do seu companheiro de trabalho. Nem todos que estavam no ônibus tiveram dimensão do que ocorreu hoje, devido aos seus movimentos bruscos ao lado de uma carreta e um motoqueiro, ele jogou o motoqueiro, que vinha na faixa da direita, para o acostamento, ele quase morreu! O mais grave é que o para-brisa traseiro do ônibus quebrou e voou para trás, algumas pessoas quase foram arremessadas para fora do ônibus, não fosse a superlotação que as ajudou a segurar em outras pessoas. O Vidro caiu na BR, os carros que vinham atrás tiveram que parar o carro totalmente para evitar um acidente grave. Ao chegar ao terminal do Barro, vários passageiros estavam passando mal, chorando, nervosos, inclusive uma gestante que poderia ter perdido o seu filho. Alguns usuários foram reivindicar seus direitos com os fiscais da linha, inacreditavelmente alguns motoristas partiram pra cima do cidadão e o agrediram com chutes, pontapés e com a fivela de seus cintos. Isto que ocorreu foi uma tentativa de homicídio em massa, por favor, levem ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis, este cidadão merece ser indiciado, ele está transportando vidas e não deve mais continuar nem sua função, não merece nem possui capacidade para isso."
foto e texto Sergio Dionizio

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Faixas e corredores exclusivos para ônibus são desrespeitados no Recife Reportagem acompanhou horário de pico em avenidas durante três dias. Resultado foram flagrantes sem constrangimento de irregularidades.



De exclusivos, eles não têm nada. Basta um pequeno engarrafamento que os 12 quilômetros do Corredor Leste-Oeste, os 33 quilômetros do Corredor Norte-Sul e os até agora 28 quilômetros de Faixa Azul são invadidos por um sem-número de carros, motos e caminhões que fazem do desrespeito uma rotina. As faixas foram feitas para facilitar a circulação dos ônibus, comuns e do BRT, e para que o tempo da viagem do transporte coletivo seja menor. As placas e as sinalizações na pista não deixam dúvida, mas, nos horários de pico da manhã e da noite, os flagrantes de transgressão ocorrem a cada minuto. Por três dias, a reportagem da TV Globo acompanhou a ida e a volta do trabalho em trechos das avenidas Caxangá, Mascarenhas de Morais, Domingos Ferreira e da Rua Cosme Viana. O resultado foi um festival de infrações. Veja vídeo acima, exibido no NETV 1ª Edição
ASSISTA O VÍDEO :
Num dos casos, 12 veículos invadiram o corredor do BRT na Caxangá em um intervalo de apenas 30 segundos, no começo da manhã. A presença de um orientador da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que não tem autonomia para multar, não constrangia os infratores. "Nós sempre avisamos que estamos aqui para orientar, e todos desrespeitam. É difícil orientar os condutores. Quando vamos falar, acabamos entrando em atrito", diz o orientador Hamilton Vicente, enquanto via, resignado, carros e motos passando na faixa que deveria ser exclusiva para o ônibus rápido. Hamilton trabalha ali há quatro meses e, segundo ele, não houve um dia sequer em que não tenha flagrado motoristas de veículos particulares na via do transporte público.
Um motorista que havia invadido o corredor do BRT e tentava sair admitiu a manobra irregular. Ao ser questionado sobre o que o motivou a infringir a lei, ele simplesmente fechou a janela. Segundos depois, foi a vez de um motoqueiro parar na faixa proibida em pleno sinal vermelho. "É a primeira vez mesmo. Estou apressado", justificou. As desculpas são recorrentes e parecidas. Um condutor, no entanto, fugiu à regra: abriu o vidro elétrico, desacelerou o automóvel e exibiu um distintivo policial. Estava errado do mesmo jeito. Apenas viaturas em serviço podem circular pelo local - além de ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros.
Na mesma Avenida Caxangá, outro dia, o guarda de trânsito Ronald Ataíde falava que havia multado cinco motoristas no período da tarde por invadir o corredor do BRT. No meio da entrevista, a sexta autuação. Na manhã da última segunda-feira, duas pessoas foram atropeladas por carros comuns no corredor exclusivo do ônibus rápido na Avenida Caxangá. Trafegar no local é infração grave, com pena de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 127,69.
As infrações também se revelaram constantes na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira. De acordo com a CTTU, a Faixa Azul é de uso exclusivo dos ônibus de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo particular flagrado trafegando pelo local comete infração leve, o que resulta em multa de R$ 53,20 mais três pontos na CNH. Mas, na prática, a falta de fiscalização dá guarida ao desrespeito. Foram dezenas de carros flagrados na Faixa Azul nos dias e horários proibidos.
Taxistas sem passageiro também não podem circular pela Faixa Azul. "Eu não sabia. É porque sou de Paulista", argumentou o taxista, a dois metros de uma placa que, em letras garrafais, mostrava que ele estava errado. Um motorista disse ser de outro Estado, mas as placas do carro eram do Recife.
O desafogamento proporcionado pela inauguração da Via Mangue reduziu os congestionamentos e, por consequência, as transgressões na Avenida Domingos Ferreira, mas também foram muitos os maus exemplos na via, sobretudo no pico noturno. Em dois casos, veículos comuns travavam a passagem de ônibus lotados. Em outro ponto, na frente do Clinical Center, no Pina, havia até um carro parado em plena Faixa Azul. Na Rua Cosme Viana, em Afogados, a primeira a receber a pintura azulada, ainda em dezembro do ano passado, o tempo pouco ensinou aos motoristas. As motos e cinquentinhas, campeãs no quesito desrespeito, ignoravam o Código de Trânsito, enquanto a cidade aguarda as 406 câmeras prometidas para fiscalizar os 60 quilômetros em que a prefeitura pretende implantar Faixa Azul, envolvendo ao todo 13 corredores. A previsão inicial era instalar os equipamentos de filmagem em fevereiro.
reportagem: Wagner Sarmento TV Globo

Desafio - Dia Mundial sem carro e seus cidadães ecologicamente corretos.

Alguns Pernambucanos lançou seus desafios de ir ao trabalho, de busão e aqui tem mas um cidadão fazendo sua parte,como homem e cidadão Pernambucano ecologicamente correto.



Desafio do dia mundial sem carro devidamente cumprido! No meu caso, tenho o benefício de morar no centro expandido e trabalhar no subúrbio, de forma que meus deslocamentos são realizados, em sua maioria, no contra-fluxo. Assistam ao vídeo e percebam que a experiência do transporte público pode, sim, ser agradável!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Investimento - Mobilidade virá moeda da vez no Brasil.



O Brasil deverá dobrar o volume de investimentos em mobilidade urbana nas principais regiões metropolitanas do País nos próximos anos, em relação ao que foi verificado nos últimos 20 anos. Ainda assim, terá um déficit de R$ 229 bilhões, num horizonte de 12 anos. A previsão faz parte de um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ainda em fase final de conclusão. Um trecho do trabalho foi apresentado nesta sexta-feira, 12, durante a 20ª Semana de Tecnologia Metro,ferroviária, que acontece em São Paulo.


"Haverá uma mudança de patamar, mas não solucionará o déficit em expansão de malha", resumiu o gerente do departamento de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do BNDES, Marcio Zeraik. Ele lembrou que a mobilidade está no foco das atenções, tendo em vista o colapso da mobilidade urbana nos grandes centros, em meio ao aumento da frota de veículos e de malhas de transporte público que não acompanharam a crescimento das cidades.

Com base nos projetos em execução, licitação e estudos, nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras, a previsão é de que os investimentos superem os R$ 10 bilhões/ano nos próximos anos, ante uma média histórica de 0,1% a 0,15% do PIB.

Ele salientou que as estimativas levam em consideração apenas a expansão dos modais de alta e média densidade - metrôs, trens urbanos, monotrilhos, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores exclusivos (BRT - Bus Rapid Transit).


domingo, 21 de setembro de 2014

Mobilidade - 3º encontro sobre Mobilidade foi realizado hoje no TI Afogados ... e dia mundial sem carros que foi lembrado e seguido por todos no mundo todo.


 nova etapa do TI Barro.

O 3º encontro sobre mobilidade foi realizado neste domingo 21/09/14.
Realizado na estação Afogados e TI Afogados,contando com a presença de Busologos e amigos leitores do Blog Grande Recife Mobilidade Pe.
Tivemos uma rota seguida até o TI Aeroporto e fomos conhecer o elefante branco, da passarela que nos levou até,o Aeroporto dos Guararapes e o termino no TI Barro na nova etapa inaugurada dia 20/09/14 e veja a seguir as fotos do encontro.

e aproveitando o dia mundial sem carros,agradecemos aos amigos que compareceu ao encontro,o Renê,Josias,Fabricio e Jaílson. Contamos com a presença de todos no próximo e breve encontro sobre mobilidade.

sábado, 20 de setembro de 2014

Inauguração - TI Barro inaugura a 2ª etapa do terminal, mas ainda será integrado mais 4 linhas ao TI Barro.




















Em reforma a mais de dois (2) anos de muita desorganização e transtornos pros usuários, hoje teve inicio as operações da segunda etapa do terminal mas polêmico e com quase 60 mil pessoas dia transportadas.
Foto
Com poucos divulgadores e usuários o inicio foi tranquilo,mas se sabe que a prova de fogo será nesta segunda dia 22/09/14 e o desafio será tentar organizar as filas e as invasões dos usuários nos desembarque que por sua vez, agem como vândalos e não respeita as ordens e as filas.


Ainda será feita uma adeguação de mais 4 linha a serem,inseridas ao TI Barro,que são elas:

* Cavaleiro/ TI Barro
*Vila dois Carneiros / TI Barro
*Jd Uchoa / TI Barro
* Jd São Paulo / TI Barro

e será criada mais uma linha :

*TI Barro / Conde da Boa Vista.

texto: Jaílson Silva

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - CORREDOR LESTE/OESTE GANHA MAIS UMA LINHA DE BRT.

CORREDOR LESTE/OESTE GANHA MAIS UMA LINHA DE BRT

A partir da próxima segunda-feira (22) os usuários do Via Livre Leste/Oeste terão mais uma opção  de linha.  A  2480 – Camaragibe (Derby) voltará a operar, totalizando duas linhas em circulação no corredor.

Os passageiros que seguem com destino a Praça do Derby agora poderão optar por uma das duas linhas de BRT, a 2480 ou 2450 – Camaragibe (Centro) que tem como destino da Av. Guararapes, no centro do Recife. 

Com a novidade, a 2450 passa a operar com 12 BRTs realizando 78 viagens com intervalo de 10 minutos. Esta linha continua a opera de domingo a domingo, das 4h30 às 22h. Já a 2480 – Camaragibe (Derby) retoma sua operação com 14  BRTs, 93 viagens e um intervalo de 8 minutos entre um veículo e outro. Ela irá circular de segunda a sexta também das 4h30 às 22h.

Atualmente, o corredor Leste/Oeste conta com 10 estações de embarque e desembarque em funcionamento, são elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

A expectativa é que, com a novidade, o corredor Leste/Oeste passe a atender cerca de 36 mil passageiros por dia. 

Para mais informações o usuário dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - Sindicato acuado e com medo represaria se faz de morto pra ver no que vai dar.

Temendo sanções, o Sindicato do Rodoviários decidiu em assembleia pela não suspensão das atividades até  que o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) julgue a legalidade das três últimas paralisações da categoria. O julgamento seria realizado às 10h de hoje, mas foi adiado pelo TRT-PE para o dia 18 de setembro. Na manhã desta terça-feira, a maioria dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus presentes votaram contra a paralisação, mas a decisão será ratificada em segunda votação às 15h30. A categoria não está satisfeita com a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que, apesar de manter o aumento salarial de 10%, reduziu o percentual do reajuste do tíquete-alimentação de 75% para 10%.
O presidente eleito do Sindicato dos Rodoviários (a diretoria só assume em dezembro), Benílson Custódio, acredita que o aumento salarial de 10% foi uma vitória para a categoria, mas admite que esse é um momento de calma. “Não podemos deixar de reconhecer nossa vitória ao garantir os 10% sobre os salários e ainda queremos o reajuste do tíquete, mas temos que  ter cuidado para evitar a ilegalidade do movimento", afirma. A assessoria jurídica da classe aponta o risco dos trabalhadores perderem o reajuste conquistado, caso o processo siga no Superior Tribunal Federal (STF).
O Sindicato dos Rodoviários promete que a luta por melhores condições salariais ainda não acabou. "Em 2015 teremos uma campanha salarial árdua. O reajuste salarial não será decidido apenas pelo patronato, a categoria também irá opinar no percentual recebido de aumento", afirma Genildo Pereira, assessor de comunicação da diretoria eleita.
Em 30 de julho, o TRT-PE concedeu 10% de reajuste salarial e 75% sobre o tíquete. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE) recorreu ao TST e o aumento ficou em 10% também para o tíquete alimentação. A Urbana-PE também divulgou um déficit nas contas do setor de R$ 7 milhões por mês.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade -Rodoviários se reúnem em assembleia



Negociação:

Os 23 mil profissionais rodoviários de Pernambuco deverão se reunir nesta segunda-feira (15) para redefinir a pauta de reivindicações da categoria. A assembleia será na sede do Sindicato dos Rodoviários, em Santo Amaro, tendo a primeira convocatória às 9h30 e a segunda, às 15h30. O encontro foi marcado para que os trabalhadores decidam se irão levar suas reivindicações ao Supremo Tribunal Federal (STJ), ou se irão aceitar a proposta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de não recorrer ao órgão supremo mediante a desconsideração por parte da Urbana-PE de considerar ilegal as paralisações dos dias 22, 25 e 29 de agosto.

Segundo Genivaldo Pereira, assessor de comunicação do sindicato, a principal reclamação da categoria diz respeito aos tiquetes de refeição, que tiveram um aumento de apenas 10%, contra os 75% pedidos pelos rodoviários. "As empresas concordaram em nos dar um aumento salarial de 10%, mas o valor do tíquete passou de R$ 171 para apenas R$ 188. Em que lugar deste Brasil você consegue fazer uma refeição por R$ 6? Aí você quer que um motorista que começa na função às 4h, chegue meio-dia, morrendo de fome, e almoce apenas um cachorro-quente? Isso é desumano. Estamos cansados de ver os donos de empresas de ônibus engordar seus cofres enquanto os funcionários vivem numa situação rídicula", detalha Pereira.

Quanto a um risco de uma nova paralisação da categoria, Genilvado Pereira afirma que isso também será definido na assembleia desta segunda-feira. "Tem gente falando que iremos parar no dia da eleição (05 de outubro). Mas, isso não foi confirmado. Só saberemos no final das assembléia. Além disso, estamos esperando também o julgamento do TST sobre a ilegalidade das paralisações de agosto, que será no próximo dia 18 (quarta-feira). Sabemos que estamos dentro da lei, mas queremos a resposta oficial da justiça."
fonte: Diário Pernambuco

domingo, 14 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - Mas uma ação pra melhorar a mobilidade na capital do trânsito.


Zona Norte ganha mais mobilidade com implantação de novo binário



Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai implantar mais uma intervenção na Zona Norte da cidade a partir de segunda-feira (15). Dessa vez, trata-se do binário das ruas Agrestina e Samuel de Farias, que estão localizadas entre a Avenida 17 de Agosto e a Rua Afonso de Albuquerque Melo, no bairro Santana. Na área, que é predominantemente residencial, estão localizadas três escolas. 

A alteração é fruto de estudos de engenharia de tráfego que estão sendo realizados na região e tem como objetivo melhorar a segurança das vias e minimizar os impactos do trânsito, principalmente no horário de entrada e saída dos alunos. Essa é 26ª modificação desse porte realizada na cidade para melhorar a mobilidade.

A Rua Agrestina, que é mão dupla, passará a ser mão única no sentido Avenida 17 de Agosto. Já a Rua Samuel de Farias terá o sentido invertido e passará a ter o fluxo no sentido Rua Afonso de Albuquerque Melo, inclusive, no trecho que contorna a Praça Antônio Maria, que é mão dupla e passará a ser mão única. Dessa forma, o condutor que trafega pela Avenida 17 de Agosto, no sentido subúrbio, poderá acessar a Rua Agrestina pela Rua Nestor Silva ou pela Rua Samuel de Farias. O condutor que segue pela Avenida 17 de Agosto, no sentido cidade, e deseja acessar a Rua Afonso de Albuquerque Melo, deverá pegar as ruas Samuel de Farias ou Nestor Silva. Já os motoristas que seguem pela Rua Afonso de Melo e desejam acessar a Avenida 17 de Agosto, deverão acessar a Rua Agrestina.

Para garantir a segurança dos pedestres que circulam na área, as vias também terão a velocidade regulamentada em 30 km/h, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para vias locais. Além disso, travessias de pedestre também serão implantadas em frente às escolas localizadas no cruzamento da Rua Agrestina com a Rua Amaraji e no centro de quadra da Rua Samuel de Farias. Os estabelecimentos também irão ganhar vaga especial para embarque e desembarque de transporte escolar. Já para melhorar a circulação dos veículos, as vias terão o estacionamento regulamentado. Será proibido estacionar no lado esquerdo da Rua Agrestina e no lado direito da Rua Samuel de Farias, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e no sábado de 6h às 14h.

A CTTU vai implantar a sinalização viária horizontal e cerca de 60 placas de sinalização vertical, que vão regulamentar a nova circulação. Além disso, equipes de agentes de trânsito estarão dispostas no local para orientar os condutores sobre as mudanças e garantir que a sinalização seja respeitada. A Companhia orienta que os condutores tenham atenção à alteração de sentido implementada para evitar transtornos.

Veja o mapa:
CTTu/Divulgação

sábado, 13 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - Transportes de massa cheios e com ônibus velhos e nas garagens os novos sem serventia.

BRTs estão parados nas garagens, à espera da conclusão dos Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste


BRTs parados nas garagens, à espera dos corredores.
BRTs parados nas garagens, à espera dos corredores.

Os dois consórcios que venceram a licitação para operar o sistema de BRT pernambucano, o Conorte e o Mobibrasil, estão com as garagens abarrotadas de veículos novinhos em folha – e caros: cada um comprado por R$ 700 mil – parados, esperando que o governo do Estado conclua os Corredores Norte-Sul e Leste Oeste, atrasadíssimos, para entrar em operação. Mais do que o prejuízo financeiro das operadoras, que assumiram financiamentos, cujas prestações não esperam a lentidão das obras e começaram a ser pagas, a visão dos BRTs parados nos pátios incomoda por privar a população de um transporte mais confortável.

São 88 BRTs do Consórcio Conorte, dos quais apenas 14 estão rodando na linha PE-15-Centro. Já no Consórcio Mobibrasil são 54 BRTs adquiridos e 22 nas ruas, operando a linha Camaragibe-Centro.  Ou seja, são 106 BRTs parados dos 142 adquiridos. Ônibus refrigerados, com suspensão moderna, motor traseiro e sistemas tecnológicos de primeira linha, que deveriam estar rodando no lugar de veículos já usados e desconfortáveis. O governo diz que em dezembro os dois corredores estarão completamente concluídos e operando integralmente.

Sofre a população, privada do conforto com os novos BRTs, mas sofrem também os empresários, já que, o governo ainda não fez nenhum repasse do recurso previsto para a aquisição dos veículos, como é previsto no novo contrato de concessão do sistema. A transferência deveria ser a cada quinzena e, segundo informações de bastidores, o sistema já está na quarta quinzena de operação sem que o Grande Recife Consórcio de Transporte tenha se pronunciado sobre o pagamento. Os novos contratos foram assinados no dia 16 de julho deste ano.

BRT1

Postado por Roberta Soares

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - As eleições vem ai 07/ de outubro cobrem por um transporte digno,pois esses politicos que passam a pé enfrente de sua casa, passará nos seus carrões importados e blindados com ar-condicionado ,logo mais após a eleição.


PERNAMBUCANOS SOFREM COM TRANSPORTES DESCONFORTÁVEIS E RODOVIÁRIOS COM SALÁRIOS DEFASADOS.


A espera pela melhoria do transporte a cada degrau - Foto - Ricardo Fernandes DP/D.A.Press
A espera pela melhoria do transporte a cada degrau – Foto – Ricardo Fernandes DP/D.A.Press
Depender do transporte público no Recife nunca foi tão incerto. Sem nenhum aviso, o usuário pode ser surpreendido por uma paralisação. A eterna disputa entre patrões e empregados sobre o percentual de reajuste salarial da categoria não deveria comprometer o funcionamento do sistema, mas compromete. Dispor de um transporte diário é mais que um direito, mas talvez já tenha passado da hora de avançar nessa discussão e subir alguns degraus para um serviço de melhor qualidade.
Enquanto Amanda Stephanie, 25 anos, aguarda a chegada do ônibus, em uma parada da Marquês de Olinda, no Centro do Recife, sem ter ideia de quanto tempo terá que esperar, em outra esquina encontramos a estudante Helena Gomes, 20, que faz uma busca no celular para localizar a posição exata do seu ônibus. A tecnologia já existente ainda não chegou para todos.
Além da necessidade de se ter um aparelho capaz de baixar o aplicativo do CittaMob, disponibilizado pelas empresas de ônibus, é preciso sorte para o alcance do sinal. “Onde moro, na Guabiraba, não pega, mas aqui no Centro eu acesso. É bem prático”, contou Helena. Além do CittaMob, existem outros aplicativos em operação, mas isso não tira a responsabilidade do órgão gestor de disponibilizar informações nos pontos de parada e terminais.
Os painéis eletrônicos dos terminais da RMR, que deveriam informar as linhas e os horários, permanecem inoperantes. O sistema da central de controle operacional do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, só deve iniciar os testes do projeto piloto no fim do ano. Enquanto isso, nas paradas de ônibus não há informação das linhas e muito menos conforto nos abrigos ou calçadas que dão acesso às paradas.
“Há medidas que poderiam ser implantadas de imediato para a melhoria do sistema, como a boa pavimentação da faixa do ônibus, acessibilidade das calçadas e a disponibilização da tecnologia GPS, para que o ponto de ônibus seja ponto de chegada e não de espera infinita”, apontou o urbanista Nazareno Affonso, do Movimento pelo Direito ao Transporte (MDT).
No Grande Recife, o Sistema de Transporte Público de Passageiros deixa de fazer cerca de mil viagens por dia por conta do trânsito ruim. “Precisamos ampliar as faixas exclusivas. Não adianta aumentar o número de ônibus com trânsito travado”, destacou o presidente do Grande Recife Consórcio, Nélson Menezes.
Estação de BRT no corredor Leste/Oeste - Foto - Alcione Ferreira - DP.D.A/Press
Estação de BRT no corredor Leste/Oeste – Foto – Alcione Ferreira – DP.D.A/Press
As promessas da linha do BRT
Depois de 40 anos de jejum em investimentos na mobilidade na RMR, a construção de dois corredores com o sistema Bus Rapid Transit (BRT) encheu de expectativas os usuários do sistema de transporte público. A operação, no entanto, ainda é limitada em decorrência de atraso nas obras. E dos 300 mil passageiros diários previstos para os dois corredores, somente 10% tiveram o privilégio de usufruir do modal.
O sistema, que começou com três estações no corredor Leste/Oeste, opera com 10 das 27 paradas previstas. Já o Norte/Sul, começou com uma e atualmente está com quatro das 28 estações que permaneceram no projeto.
Os corredores de BRT do Recife, previstos para serem entregues entre dezembro do ano passado e março deste ano, podem ser finalizados até o fim do ano. O ritmo das obras é lento, as faixas, que deveriam ser segregadas, permanecem coletivas e não há sinal da obra de urbanização da rodovia PE-15. “Houve atraso, mas no quadro geral a mobilidade avançou muito em relação há 40 anos. Antes tínhamos nove terminais integrados. Hoje temos 15 e vamos chegar a 27”, avaliou o secretário das Cidades, Evandro Avelar.
Não basta entregar a obra. Para ter o padrão de BRT, o corredor deve atender a requisitos essenciais para tornar o sistema eficiente. “Além da estação nivelada com o piso do ônibus e o pagamento antecipado, quanto menos intervenções no corredor melhor”, afirmou Clarisse Linke, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

Grande Recife Mobilidade - E agora Presidentes

Carta aberta aos presidenciáveis pede mais atenção para o transporte público brasileiro

Publicado em 11/09/2014, Às 16:39

Foto: JC/Imagem
Foto: JC/Imagem

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) elaborou uma carta aberta aos candidatos à presidência da República, com sete propostas para melhorar o transporte coletivo no Brasil, e a encaminhou aos presidenciáveis na última segunda-feira. A carta faz um retrato da falta de investimento no transporte de massa e critica a priorização do transporte individual no Brasil. Entre os problemas apontados pela NTU estão a queda do número de passageiros, a redução da velocidade média das viagens em 50%, a falta de priorização dos ônibus nas vias urbanas e tarifa justa, aspectos que refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à população.
Otávio Cunha, presidente da NTU, reafirma que transporte público de qualidade custa caro, mas é fator fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nação brasileira. “É preciso que haja um comprometimento das lideranças políticas do País em relação ao transporte coletivo urbano. Investir na melhoria do serviço significa mais qualidade de vida e aumento da produtividade de todos os setores econômicos instalados nas áreas urbanas”, ressalta Cunha.
As propostas apresentadas pela NTU são:
• Priorizar o transporte coletivo sobre o transporte individual no sistema viário.
• Avançar na construção de redes de transporte modernas, integradas, multimodais, racionais e de alto desempenho.
• Garantir a continuidade dos investimentos federais, estaduais e municipais na infraestrutura destinada aos transportes públicos coletivos.
• Prosseguir na desoneração dos tributos federais, estaduais e municipais incidentes sobre os serviços e sobre os insumos do setor.
• Utilizar os orçamentos públicos para custear os benefícios tarifários que tanto sobrecarregam os usuários comuns.
• Instituir um fundo com recursos dos combustíveis para subvencionar o transporte público coletivo viabilizando um transporte de qualidade com tarifa acessível à toda a população, ou seja, distinguir a tarifa pública cobrada dos usuários da tarifa de remuneração do operador.
• Implantar uma política de preços reduzidos para o óleo diesel consumido no transporte público urbano e de caráter urbano por ônibus.
Segundo levantamento da NTU, a  inflação do transporte público no País foi quatro vezes maior que a inflação do transporte individual nos últimos 10 anos. Enquanto o preço da tarifa de ônibus subiu 111% no período de 2002 a 2012, o IPCA que mede a inflação subiu 82,9%, o preço do carro novo subiu apenas 6,3% e a gasolina 43,9%.

Confira a carta aberta na íntegra aqui:
Carta aos presidenciáveis – NTU

Postado por Roberta Soares


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade -Em breve, as principais cidades brasileiras

Comil Svelto Dual Fuel, um ônibus bicombustível movido a diesel e gás natural. Com motor Mercedes-Benz, veículo está em testes de campo. Redução nas emissões de poluição varia entre 18% e 30% na comparação com um veículo de características semelhantes, movidos somente a diesel. Foto: Anderson Moares – Matéria: Adamo Bazani
Comil Svelto Dual Fuel, um ônibus bicombustível movido a diesel e gás natural. Com motor Mercedes-Benz, veículo está em testes de campo. Redução nas emissões de poluição varia entre 18% e 30% na comparação com um veículo de características semelhantes, movidos somente a diesel. Foto: Anderson Moares – Matéria: Adamo Bazani
Em breve, as principais cidades brasileiras devem contar com mais uma alternativa de veículo de transporte coletivo que emite menos poluentes na operação. A Mercedes-Benz e a Comil testam o modelo Svelto Dual Fuel.
Trata-se de um veículo bicombustível movido a óleo diesel (e suas misturas, como biodiesel) e a gás natural.
O veículo trafega por diversas regiões, em especial a do ABC Paulista, onde fica a planta da Mercedes-Benz.
Segundo a Comil, produtora da carroceria, não é possível fornecer detalhes sobre o veículo, já que o ônibus ainda está em fase de homologação.
No entanto, o conceito bicombustível de motor Mercedes-Benz para ônibus foi apresentado na Transpúblico, feira de mobilidade urbana e de veículos de transporte coletivo, na edição de 2013.
Na ocasião, a Mercedes-Benz confirmou, naquela ocasião, os avanços nos testes ainda de bancada (dentro de fábrica) do motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, que atende à legislação Proconve P-7 (equivalente ao Euro 5).
Hoje, os testes do veículo com carroceria da Comil já ganham as ruas.
De acordo com a Mercedes-Benz, a maior parte das operações do ônibus terá como principal combustível o Gás Natural, podendo chegar a 90% do tempo de funcionamento do veículo.
A vantagem, segundo a montadora, é que não houve grandes alterações em relação ao motor diesel convencional.
Assim, caso a empresa operadora optar ou se houver dificuldades de abastecimento por Gás Natural Veicular, pode usar apenas diesel no ônibus.
O modelo testado tem motorização dianteira.
De acordo com a Mercedes-Benz, se o ônibus contar com 90% de GNV nas operações é possível chegar a uma redução de 18% nas emissões de Gás Carbônico, um dos principais poluentes que causam o efeito estufa, e de até 30% de material particulado.
A injeção do GNV é feita diretamente na entrada do coletor de emissão do motor. Há um sistema dosador e misturador. A quantidade de gás que vai ser usada pelo ônibus depende das condições de operação. Equipamentos de gerenciamento eletrônico determinam esta quantidade. A relação ar/combustível também é controlada eletronicamente.
A carroceria recebeu um reforço especial para abrigar o espaço onde é armazenado o GNV.
Apesar de os testes estarem avançados e o veículo já estar na fase de homologação, não há prazo para o ônibus se lançado comercialmente.
A reportagem agradece ao colaborador Anderson Moraes por ceder a imagem.

Protesto de ambulantes no Derby


Mas uma vez a Policia militar,abusa do poder e da força e armas com a população desarmada e metem bala no povo,lembra a ditadura Militar.

Grande Recife Mobilidade - Protesto de ambulantes fecha a Agamenon




Um protesto fechou o tráfego da Avenida Agamenon Magalhães. A manifestação começou no final da manhã desta quinta-feira, na altura da Praça do Derby. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) o trânsito foi interrompido no sentido Olinda, com pneus queimados. Duas viaturas da companhia estão no local.

A manifestação é realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci). Eles reivindicam a permanência nas ruas, cobram um posicionamento da Prefeitura do Recife e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para estabelecer normas de fiscalização.

Os ambulantes adiatam que irão acionar o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) para denunciar fiscais que estariam cobrando propina para permitir a continuidade dos comerciantes nas vias públicas.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - Rodoviários prometem, que não farão novas paralisações até julgamento do dissidio.


Mobilidade » 

Publicação: 09/09/2014 18:12 Atualização: 09/09/2014 19:39

Em assembleias realizadas nesta terça-feira (09), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pernambuco optou por não fazer novas paralisações até que seja publicado o acórdão do julgamento  das cláusulas econômicas do dissídio coletivo da categoria, julgado na segunda-feira (08) pelo Tribunal Superior do Trabalho. A categoria também vai aguardar o julgamento da legalidade das últimas manifestações, marcado para o próximo dia 18, no Tribunal Regional do Trabalho
Após o dissídio ter sido julgado, nessa segunda (08), no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, e a categoria ter recebido reajuste de 10% no salário, a insatisfação continua pelo tíquete alimentação. Em decisão anterior, o TRT havia concedido aumento de 75% no valor do benefício, mas o TST definiu apenas 10% de reajuste.

De acordo com o presidente do sindicato - eleito, mas não empossado -, Benílson Custódio, os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus não aprovaram a taxa de realinhamento, mas vão esperar o próximo julgamento antes de novos atos.

A assessoria jurídica da classe orienta pela reromada do processo de negociação apenas na campanha salarial de 2015. Os advogados consideram as conquistas surpreendentes e apontam o risco dos trabalhadores perderem o reajuste conquistado, caso o processo siga no Superior Tribunal Federal (STF). O advogado Ricardo Estevão acredita que o acórdão seja publicado em cerca de 10 dias.

De acordo com a decisão do TST, o valor do tíquete passa de R$ 171 para R$ 188. O percentual fica abaixo do que havia sido definido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, que havia votado pelo reajuste de R$ 75% com o qual o tíquete passaria para R$ 300. Os empresários recorreram ao TST da decisão do TRT e divulgaram um déficit nas contas do setor de R$ 7 milhões por mês.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Grande Recife Mobilidade - Sindicato e motoristas garatem os coletivos nesta terça.



Em coletiva de imprensa realizada no fim da tarde desta segunda, o Sindicato dos Rodoviários criticou a redução do reajuste do tíquete-alimentação, que passou 75% para 10%. “Nós não aceitamos esse percentual de reajuste do vale alimentação, não gostamos da decisão, consideramos uma traição. Isso é um sentimento unânime da categoria. Mas a nossa assessoria jurídica está tomando conhecimento da decisão e vai nos passar o que podemos fazer, se vale a pena entrar com recurso. Também estamos convocando duas assembleias, às 9h30 e às 15h30 desta terça (9), para decidir o vamos fazer em relação ao julgamento. Amanhã, a ida e volta para casa está garantida", disse o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio.

Grande Recife Mobilidade - Clima tenso nesta tarde no Recife e região metropolitana e a população deve ficar atenta, aos Rodoviário que receberam apenas 10% de aumento e não satisfeitos podem protestar ainda hoje ou amanha. Aguardem novas noticias em breve...



O dissídio coletivo dos rodoviários foi julgado na tarde desta segunda-feira (8), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. E foi concedido apenas 10% no salário e tickts e agora Dependendo do resultado, que foi negativo os motoristas e cobradores de ônibus podem programar protestos ou atos grevistas ainda na segunda. “Com essa decisão desfavorável, vai ser difícil segurar esses trabalhadores”, afirma Roberto Torres, presidente da Associação dos Rodoviários de Pernambuco, que viajou para a capital federal para tentar sensibilizar os ministros. 

Segundo Torres, a categoria até pode abrir mão do reajuste salarial de 10% e ficar apenas com a recomposição da inflação. “Mas ninguém quer abrir mão do aumento do tíquete alimentação de R$ 171,00 para R$ 300. Não dá para se alimentar pagando menos de R$ 10 por dia”, defende o presidente da associação. Esse seria o ponto mais problemático da negociação, pois o patronato propõe pagar somente R$ 181 para as refeições.

Grande Recife Mobilidade - Apenas 10% pra o salário e os Tickets,o que deve acontecer são novas paralisações na cidade do Recife. Será?...


TST mantém reajuste de 10% para salários e vale alimentação dos rodoviáriosEm decisão anterior, do TRT, a categoria teria aumento de 75,43% no tíquete alimentação. No entanto, a liminar foi suspensa pelo TST. O sindicato ainda não se pronunciou sobre a decisão


Dissídio coletivo »

O Pais legal da presidente é assim.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou,na tarde desta segunda-feira, o aumento de 10% nos salários e tíquete alimentação dos rodoviários de Pernambuco. A decisão foi tomada por cinco votos a favor e dois contra, no julgamento iniciado por volta das 13h30, na Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), em Brasília.

O índice, arbitrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região no julgamento do dissídio coletivo da categoria, foi questionado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco, mas a SDC deu provimento apenas parcial ao recurso, modificando a decisão do TRT na cláusula referente ao auxílio-alimentação, corrigindo-o no mesmo índice adotado para os salários.

Na cláusula sobre o auxílio-alimentação, a SDC deu provimento ao recurso. O benefício foi aumentado de R$ 171 para R$ 300 (no percentual de 75,43%) pelo TRT-PE, mas, segundo o relator, ministro Fernando Eizo Ono, a jurisprudência da SDC é no sentido de que a correção acima dos níveis concedidos para os salários extrapola os limites do poder normativo da Justiça do Trabalho, por importar custo financeiro às empresas. Por maioria, a SDC restringiu o reajuste aos 10% aplicados aos salários.

Ainda para o relator, apesar da vedação à correção de salários com base em índices de preços, o parágrafo 2º do artigo 13 da Lei 10192/2001 permite a concessão de aumento real sob o prisma da produtividade, desde que fundamentado em indicadores objetivos, vinculados ao desempenho econômico no segmento das empresas diretamente envolvidas no dissídio coletivo. No caso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de transportes e serviços auxiliares teve crescimento de 14,7%.

A manutenção do reajuste arbitrado pelo Regional levou em conta também que, os sindicatos patronais, ao longo das negociações, apresentaram proposta de reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, de 6,06%. O relator cita informações de que as empresas de transporte coletivo de Pernambuco movimentam R$ 80 milhões e usufruem de diversas isenções fiscais e previdenciárias concedidas pelo governo estadual e federal ao setor, como a isenção do ICMS do diesel e a redução de 20% para 2% da alíquota sobre a folha de pagamento para a Previdência Social.

O voto considera também o parecer do Ministério Público do Trabalho, segundo o qual o nível salarial mais baixo da categoria – o de cobrador – é apenas R$ 14 superior ao salário mínimo nacional. Outro ponto ressaltado foi o de que a decisão sujeitou o reajuste de 10% à compensação de quaisquer outros reajustes, legais ou espontâneos, já concedidos no período imediatamente anterior.

Os mesmos fundamentos foram adotados para negar provimento ao recurso quanto à cláusula relativa aos pisos salariais, reajustados também em 10%. No caso das diárias, auxílio-funeral e indenização por morte ou invalidez, ficou mantido o reajuste de 6,06% concedido pelo TRT-PE.

Fcaram vencidos os ministros Ives Gandra Martins Filho e Dora Maria da Costa, que davam provimento ao recurso para conceder reajuste de 6% nos salários e nas demais cláusulas econômicas. Para a divergência, a concessão de aumento real deve estar condicionada à negociação coletiva.

Ao manifestar seu voto no mesmo sentido do relator, o ministro Walmir Oliveira da Costa lamentou "a violência com que a categoria recebeu o efeito suspensivo" do reajuste deferido pelo presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, em agosto. "É fato público e notório que, em razão da suspensão do reajuste de 10%, houve depredações e queima de ônibus", afirmou. Para o ministro Walmir, a violência não se justifica. "Sei que é uma minoria, e não a totalidade da categoria, mas caberia ao advogado do sindicato dos trabalhadores pedir a reconsideração da decisão à Presidência do TST, e o ministro Levenhagen examinaria o pedido com sensibilidade para evitar maior prejuízo à coletividade".