Zona Norte ganha mais mobilidade com implantação de novo binário
Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press |
A alteração é fruto de estudos de engenharia de tráfego que estão sendo realizados na região e tem como objetivo melhorar a segurança das vias e minimizar os impactos do trânsito, principalmente no horário de entrada e saída dos alunos. Essa é 26ª modificação desse porte realizada na cidade para melhorar a mobilidade.
A Rua Agrestina, que é mão dupla, passará a ser mão única no sentido Avenida 17 de Agosto. Já a Rua Samuel de Farias terá o sentido invertido e passará a ter o fluxo no sentido Rua Afonso de Albuquerque Melo, inclusive, no trecho que contorna a Praça Antônio Maria, que é mão dupla e passará a ser mão única. Dessa forma, o condutor que trafega pela Avenida 17 de Agosto, no sentido subúrbio, poderá acessar a Rua Agrestina pela Rua Nestor Silva ou pela Rua Samuel de Farias. O condutor que segue pela Avenida 17 de Agosto, no sentido cidade, e deseja acessar a Rua Afonso de Albuquerque Melo, deverá pegar as ruas Samuel de Farias ou Nestor Silva. Já os motoristas que seguem pela Rua Afonso de Melo e desejam acessar a Avenida 17 de Agosto, deverão acessar a Rua Agrestina.
Para garantir a segurança dos pedestres que circulam na área, as vias também terão a velocidade regulamentada em 30 km/h, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para vias locais. Além disso, travessias de pedestre também serão implantadas em frente às escolas localizadas no cruzamento da Rua Agrestina com a Rua Amaraji e no centro de quadra da Rua Samuel de Farias. Os estabelecimentos também irão ganhar vaga especial para embarque e desembarque de transporte escolar. Já para melhorar a circulação dos veículos, as vias terão o estacionamento regulamentado. Será proibido estacionar no lado esquerdo da Rua Agrestina e no lado direito da Rua Samuel de Farias, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e no sábado de 6h às 14h.
A CTTU vai implantar a sinalização viária horizontal e cerca de 60 placas de sinalização vertical, que vão regulamentar a nova circulação. Além disso, equipes de agentes de trânsito estarão dispostas no local para orientar os condutores sobre as mudanças e garantir que a sinalização seja respeitada. A Companhia orienta que os condutores tenham atenção à alteração de sentido implementada para evitar transtornos.
Veja o mapa:
CTTu/Divulgação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário