quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mobilidade - BRT Norte - Sul ganha mais uma estação na frente do Atacadão

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Secid entrega mais três estações BRT em Olinda
O vai e vem constante dos veículos BRT movimenta as estações do corredor Norte/Sul com milhares de passageiros diariamente. A demanda cresce cada vez mais e o novo modal parece agradar aos usuários do sistema. Em Olinda, uma das cidades por onde o corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul atende a milhares de passageiros, a rede de cinco estações foi finalizada e muitos passageiros começam a sentir a diferença


Na avenida Pan Nordestina, em frente à movimentada rede de compras Atacadão, a estação Martins de Albuquerque já ganhou a aprovação dos usuários, por oferecer mais segurança, comodidade e conforto. Como exemplo, o funcionário da rede, Gerailson Cosme de Lima, comentou as mudanças na sua rotina diária.
Por Jéssica Lima
Fotos: Raul Buarque


terça-feira, 5 de maio de 2015

MOBILIDADE - INVESTIMENTOS QUE PARECEM MAS, PROMESSAS INFUNDADAS.

A Rádio CBN promoveu na tarde desta terça-feira (5), um debate que contou com a participação do secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, e dos jornalistas Aldo Vilela (apresentador) e Tânia Passos (editora de Mobilidade Urbana do Diário de Pernambuco).


Na ocasião. o gestor destacou os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo de Pernambuco para ampliar e melhorar a malha vária do Estado. De acordo com Sebastião, nos próximos anos serão recuperados 1,2 mil quilômetros de estradas.

Além disso, o secretário ressaltou importantes projetos que estão em andamento, como a recuperação da BR-232, a implantação do binário de Cajueiro Seco e a construção do mini-arco de Abreu e Lima.

Foto: Adriano Roberto/Setra


FONTE: SEC DE TRANSPORTES DE PERNAMBUCO

LINHA 413 – AV. DO FORTE TERÁ MUDANÇA DE ITINERÁRIO


A linha 413 - Av. do  Forte terá mudança no seu itinerário a partir deste sábado (9). A medida será realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para melhorar a circulação da linha no local.

Com a mudança de itinerário da linha apenas no sentido subúrbio/cidade a parada de nº060262, localizada na Rua Manoel de Arruda Câmara e o abrigo nº060039, localizado na Rua Carlos Gomes serão desativados. Os usuários terão como opções a parada seletiva de nº180428, localizada na Rua Real da Torre, no lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão, ou a parada nº180313, localizada na Rua Benfica.

Confira abaixo o novo itinerário no sentido subúrbio/cidade da linha 413 - Av. do Forte:

...Rua Real da Torre, Túnel da Abolição, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica...  
    
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a  Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 01 0158. 

Mobilidade - Mudanças nas paradas seletivas da Madalena.

GRANDE RECIFE ALTERA ATENDIMENTO ÀS PARADAS SELETIVAS NA ZONA NORTE DO RECIFE


Para melhorar o atendimento aos usuários que utilizam os pontos de ônibus da Rua Real da Torre e da Rua João Ivo da Silva, no bairro da Madalena, Zona Norte da cidade, haverá algumas modificações nos atendimentos às paradas seletivas localizadas no local. 

Com a modificação, que começa a partir das 9h desta terça-feira (5), 13 linhas terão mudanças de pontos de parada. As linhas 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, 416 – Roda de Fogo, 423 – Engenho do Meio e 431 – Cidade Universitária (TRT), deixarão de atender a parada nº180428, localizada na pista principal da Rua Real da Torre, do lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão e passarão a parar no ponto nº180430, também situada na pista local da Real da Torre, mas em frente ao Centro de Formação de Educadores – Professor Paulo Freire. É importante lembrar que parada de nº 180430 continuará a atender as linhas 2446 – UR-07 e 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião.

Já as linhas 330 – Casa Amarela/CDU (TRT), 411 – Estrada dos Remédios, 413 – Avenida do Forte, 680 – Vasco da Gama/Afogados, 700 – Beberibe/Afogados, 800 – Dois Unidos/Afogados, 870 – TI Xambá/TI Largo da Paz, 914 – PE-15/Afogados e 2920 – Rio Doce/CDU passarão a atender a parada nº180428, localizada na pista principal da Rua Real da Torre, do lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão, na 1ª parada da Praça Solange Pinto Melo. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

sábado, 2 de maio de 2015

A crise esta rondando as fabricas de ônibus do Brasil.

Mercedes-Benz cancela 500 demissões e greve acaba

Por , em 28 de abril de 2015.
Suspensão de contrato de trabalho e PDV são prorrogados.
Ônibus marca Mercedes-Benz. Empresa cancelou 500 demissões após greve.
Ônibus marca Mercedes-Benz. Empresa cancelou 500 demissões após greve.
Mercedes-Benz cancelou nesta segunda-feira, dia 27 de abril de 2015, as 500 demissões programadas para 04 de maio na principal planta da montadora, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que fabrica toda a linha de ônibus e parte dos modelos de caminhões, além de fazer peças.
Com a decisão da empresa, a greve dos metalúrgicos foi encerrada pelo sindicato da categoria.
Em contrapartida, a fabricante prorrogou o layoff (suspensão do contrato de trabalho) para 15 de junho. Estes 500 funcionários que seriam cortados faziam parte do último grupo de 715 trabalhadores que estava em layoff. Também foi estendido para 15 de junho o PDV – Programa de Demissão Voluntária.
A Mercedes-Benz, que emprega 10 mil e 500 pessoas em São Bernardo do Campo, diz que possui 1 mil e 400 funcionários excedentes e está com 40% da capacidade de produção ociosa.
O fato se dá, de acordo com a empresa, devido à queda nas vendas e produção de ônibus e caminhões, motivada pelo quadro econômico do país, com pouco crescimento, inflação e temor do empresariado em investir. Ônibus e caminhões não são veículos comuns, são bens de capital e refletem o nível de investimento e aquecimento econômico.
Neste ano, as montadoras de veículos demitiram 3 mil 600 pessoas, a maioria por PDV. No ano passado, foram 12 mil e 500 cortes.
O setor de autopeças demitiu em 2014, 25 mil pessoas e planeja outros 17 cortes neste ano.
No dia 18 de maio, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Mercedes-Benz fazem nova rodada de negociação para definir o futuro dos trabalhadores em layoff.

Licitação - Suspenderam com quase tudo pronto pra funcionar e as empresas que comprou carros novos ,vai ter que guarda-los nas garagens.

Justiça suspende licitação do transporte intermunicipal de Pernambuco

fonte: Blog De Olho no trânsito.

Foto: JC Imagem
Vícios e falta de competitivadade foram os principais argumentos. Foto: JC Imagem

A Justiça de Pernambuco suspendeu a licitação do Sistema de Transporte de Passageiros Intermunicipal de Pernambuco, que ganharia concepção e operação novas a partir de hoje, 1º de maio. Decisão liminar do juiz Mozart Valadares Pires, da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedida na noite de quarta-feira, determina que sejam suspensos os efeitos da licitação que o governo do Estado realizou em setembro de 2014. Embora liminar, a decisão deve ser vista como um novo round da disputa que vem sendo travada por causa da divisão dos lotes da futura operação do sistema no interior.
Excluindo o Grande Recife, que tem um sistema de transporte metropolitano, todo o Estado foi dividido em apenas três áreas, definidas como Mercados de Transporte Intermunicipal (MTI) pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), criada ainda pelo então governador Eduardo Campos para executar a licitação e gerir o sistema. Entre outros aspectos, a grande reclamação é que a divisão foi desproporcional e ficou na mão de apenas dois consórcios e uma empresa, o que impediu a livre concorrência e, consequentemente, a melhoria do serviço para os 80 mil passageiros transportados diariamente nas 118 linhas.
Uma das áreas, por exemplo, a MTI 1, que envolve todo o Sertão e parte do Agreste Central pernambucanos (80% do sistema), ficou com um único consórcio: Progresso/Logo, esta última uma nova empresa que faz parte do grupo econômico da Caruaruense, que não participou da licitação. O restante do Estado ficou dividido com o Consórcio 1002/Rodotur e a Rodoviária Borborema. Antes, o sistema era operado por 14 empresas.

Fotos: Guga Matos/JC Imagem
População no interior já sofre sem opção de transporte. Fotos: Guga Matos/JC Imagem

Para dar a liminar, concedida numa ação popular, o juiz Mozart Valadares Pires usou como base o relatório </DC>de auditoria da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, finalizado em fevereiro, que identificou inúmeros vícios no processo licitatório e, por isso, sugeriu a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. A auditoria especial ainda não foi julgada, mas no documento o auditor Fernando Rolim afirma que os vícios no processo são tantos que impediram a competitividade e contaminaram todo o processo. E também criticou o fato de a EPTI ter ignorado as alterações recomendadas pelo TCE ainda na época do lançamento do primeiro edital.
Luciana Nóbrega, presidente da EPTI, soube da liminar apenas ontem e garantiu que na segunda-feira estará fazendo a defesa do posicionamento do órgão. “Iremos suspender o início da operação como determina a Justiça, mas faremos nossa defesa. Nada do que foi apresentado ao juiz é fato novo. Já tínhamos respondido ao TCE. Estamos tranquilos porque a licitação foi correta e trará benefícios para os passageiros”, disse. O JC tentou conversar com o relator da auditoria especial do TCE, Ranilson Ramos, desde o início da semana, sem sucesso. Nem mesmo a assessoria de imprensa do tribunal conseguiu dar retorno. Anteriormente, tentou falar com Fernando Rolim, mas a hierarquia do TCE não permitiu.

Confira a decisão liminar da Justiça
DECISÃO: Na petição anterior, a parte demandante apresenta fato novo além de documentos novos, os quais dão suporte ao seu pedido liminar de suspensão dos efeitos da licitação do serviço de transporte público intermunicipal, especialmente para impedir o início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo. Verifico que, quando da análise da inicial, foi proferida decisão indeferindo o pedido liminar de suspensão da licitação em razão de que, naquele momento, não restaram configurados os requisitos para a sua concessão. Todavia, diante da apresentação de documentos novos – Relatório de Auditoria da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, acostados às fls. 0130/0199, e da iminência no início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo, que se dará no dia 1º de maio, considero coerente e prudente a suspensão dos efeitos do certame objeto desta Ação Popular. O Tribunal de Contas do Estado, após realizar Auditoria Especial na Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, com a observância detalhada da Concorrência nº. 001/2014, concluiu que não houve aderência da EPTI a determinações anteriormente apontadas, permanecendo as mesmas inadequações devido à não alterações no texto do edital republicado em relação à sua versão original. Após apresentar as determinações, as quais não foram atendidas pela empresa EPTI, encerra o relatório afirmando que a falta de competitividade é corolário das inadequações do edital que já haviam sido criticadas anteriormente. Além disso, ao identificar os vícios, pondera, com razão, que uma licitação eivada de vícios contamina os contratos dela resultantes. Por fim, finaliza o relatório sugerindo a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. Diante dessas constatações, primando pela obediência aos princípios da prevalência do interesse público, legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, dentre outros, e estando presentes as condições legais, defiro a liminar no sentido de suspender os efeitos da licitação do serviço de transporte público intermunicipal, especialmente para impedir o início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo que se dará no dia 1º de maio do ano em curso. Outrossim, conforme solicitado no item “c” (fl. 0128), determino a intimação da EPTI para que apresente a íntegra do processo licitatório, incluindo o processo de contratação da empresa responsável pelos estudos técnicos e seu conteúdo, projeto básico, projeto executivo, comunicações com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e documentos que instruíram o certame a partir da sessão de recebimento e abertura de envelopes. Expeça-se o competente mandado de cumprimento. Intime-se. Recife, 29 de abril de 2015. MOZART VALADARES PIRES JUIZ DE DIREITO – ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital PROCESSO: 0081482-31.2014.8.17.0001 MOZART VALADARES PIRES JUIZ DE DIREITO – ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital PROCESSO: 0081482-31.2014.8.17.0001
Dê uma olhada  no edital:
http://issuu.com/robertasoares5/docs/licita____o_interior?e=15282582/12594262


http://issuu.com/robertasoares5/docs/licita____o_interior?e=15282582/12594262
link original: http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/2015/05/01/justica-suspende-licitacao-do-transporte-intermunicipal-de-pernambuco/

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Corredor do BRT pode chegar até Goiana Atualmente, empresas da região fretam veículos para transportar os funcionários.


O novo polo industrial localizado no Litoral Norte do Estado, que congrega fábricas como a Hemobrás, Jeep, Itaipava e do setor vidreiro, despertou preocupação no Governo e no empresariado com relação ao transporte dos milhares de trabalhadores que já começaram a realizar o deslocamento para a área. Uma das possibilidades para atender à demanda, que deverá ser superior a 10 mil pessoas por dia, é ampliar o Corredor Norte-Sul do Bus Rapid Transit (BRT) até o município de Goiana. Com isso, o ramal que ainda funciona incompleto só até o Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, quando estiver em plena operação, seguirá do Centro do Recife até Goiana. Pelo projeto atual, o ponto final do sistema está previsto para o Terminal Integrado da cidade de Igarassu.
A informação foi confirmada por empresários da região, que atualmente gastam com o fretamento de veículos para o transporte dos trabalhadores. Segundo o sócio proprietário da Intervidro, Edson do Ó Filho, a ampliação do corredor do modal de transporte público até Goiana foi levantada na última reunião da Associação das Empresas de Goiana (AEG), realizada no início de abril. “Hoje são as empresas que pagam os ônibus para o transporte dos funcionários“, disse.
Outra possibilidade para atender os passageiros é a criação de linhas de transporte municipais, fazendo integração com o TI de Igarassu. De lá, os trabalhadores poderiam utilizar o BRT para chegar até as outras cidades cortadas pelo corredor de transporte.
MUDANÇAS - O diretor de operações d Empresa Pernambucana d Transporte Intermunicipal (EPTI), Antônio Neves, esclareceu que, para dar conta d demanda até essa região da Zona da Mata, a partir do dia 1º de maio haverá mudanças no itinerário das linhas Goiana Condado, que passará a atender o Polo Farmacoquímico, e Goiana-Itambé que passará a atender o Polo Automotivo. gestor informou também qu haverá a criação da linha Goiana-Itaquitinga e o incremento nos horários da linha Recife-Goiana.
Já a Secretaria das Cidades pasta responsável pelas obras de construção dos ramais do BRT, informou desconhece a ampliação do Norte-Sul. 
fonte link : http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arqs/2015/04/0405.html

Por descumprir lei, Recife pode não receber recursos federais para obras de mobilidade, alerta deputada.

PUBLICAÇÃO EM NOTÍCIAS

Priscila Krause denuncia parlamentar alertou que, de acordo com a legislação federal, as Prefeituras que não entregarem seus planos até amanhã terão restrições para a liberação de recursos federais para novas obras de mobilidade. Foto: Cecilia Sá Pereira/Divulgação.
Priscila Krause explica que, de acordo com a lei federal, prefeituras que não entregarem seus planos até amanhã terão restrições para a liberação de recursos federais para obras de mobilidade. Foto: Cecilia Sá Pereira/Divulgação.



Apesar de estar longe da bancada de oposição da Câmara dos Vereadores, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) continua fazendo fortes críticas ao prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Nesta quarta-feira (29), a parlamentar denunciou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que a Prefeitura do Recife descumpriu a lei federal 12.587/2012, de autoria da presidente Dilma Rousseff.
A lei, conhecida como Plano Nacional de Mobilidade Urbana, determina que todas as prefeituras do País situadas em municípios com mais de 20 mil habitantes devem apresentar até esta quarta-feira (30) o plano de mobilidade.
Segundo a democrata, a prefeitura do Recife ainda não sinalizou que vai entregar o plano. “Onde está o monitoramento do prefeito que não apontou luz vermelha para a confecção do Plano, um assunto tão importante? Nós somos, de acordo com pesquisa recente, a capital com mais trânsito do País, mas a cidade continua absolutamente defasada no que diz respeito ao seu planejamento urbano “, criticou Priscila.
A parlamentar pontuou ainda que, de acordo com a legislação federal, as prefeituras que não entregarem os projetos na data correta terão restrições para a liberação de recursos federais para novas obras de mobilidade.
Entre as intervenções que serão prejudicadas, Priscila citou a ampliação da avenida Beira Rio e a implantação de corredor de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Avenida Norte, dois compromissos da administração que dependem diretamente de recursos do Ministério das Cidades.
Em 2011, a administração municipal (sob responsabilidade do ex-prefeito João da Costa) apresentou à sociedade um Plano, criticado pelos especialistas. No início de 2013, numa decisão considerada “acertada” por Priscila, o prefeito Geraldo Julio solicitou a retirada do Plano da pauta do legislativo municipal, prometendo uma revisão completa.
De acordo com acompanhamento da parlamentar, a gestão não avançou na confecção do Plano, nem sequer contratou uma pesquisa de origem e destino de tráfego, fundamental para a elaboração da matéria.
“É possível que a gestão termine, ano que vem, sem Plano de Mobilidade e, portanto, com um corte significativo de recursos para a melhoria de um dos mais graves problemas da nossa cidade”, finalizou.
FONTE: BLOG JAMILDO
LINK ORIGINAL: 
http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/04/29/por-descumprir-lei-recife-nao-tera-recursos-federais-para-obras-de-mobilidade-alerta-deputada/

quarta-feira, 29 de abril de 2015

TI Tancredo Neves entregue a sorte do abandono,passei ontem a noite e vi,sujeira,escadas rolantes sem funcionar,banheiro imundo,e de normal filas gigantescas e a Av Recife estava sem transito.

Situação caótica no Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Escada rolante não funciona há meses. O TI atende 26 linhas de ônibus e uma de metrô.


Foto: Isabelle Figueirôa/ NE10

Deputado usa corredor exclusivo de BRT para chegar a Goiana.


O carro do deputado Silvio Costa Filho seguiu da Assembleia Legislativa de Pernambuco direto para a inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana, usando o corredor exclusivo de BRT, conforme o registro de um leitor do Social1. Pode não, viu…

Publicado por  


O carro do Silvio Costa Filho. Foto: Divulgação

O carro do Silvio Costa Filho. Foto: Divulgação
link origina: http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2015/04/28/deputado-usa-corredor-exclusivo-de-brt-para-chegar-em-goiana/

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mobilidade » Pedestres sem vez na Avenida Cruz Cabugá, corredor do BRT no Recife


Ser pedestre na Avenida Cruz Cabugá não exige apenas disposição para superar a ausência de passeios seguros, mas também um pouco de sorte. Até mesmo para quem não vai atravessar a via de um lado para outro, mas deseja apenas caminhar no sentido do fluxo.

Um trecho complicado para quem anda a pé fica entre a Avenida Norte e a Rua Araripina, entre três quarteirões e quase um quilômetro de extensão. A opção de acessibilidade é zero e os pedestres enfrentam riscos por serem obrigados a caminhar na pista em um dos principais corredores de tráfego da Zona Norte e por onde passa o corredor Norte/Sul.

Há pelo menos duas situações que são emblemáticas e que tiveram ações diretas do poder público para resolver questões pontuais sem levar em conta as necessidades de deslocamento do pedestre. Em um dos pontos, nas imediações faixa de pedestre da estação do BRT na esquina da Rua Araripina, em um dos lados não existe calçada e o percurso é feito entre um trecho de areia da obra inacabada da Secretaria das Cidades, ou pela pista mesmo.

Saiba mais no blog Mobilidade Urbana
link original:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,11/2015/04/28/interna_vidaurbana,573818/pedestres-sem-vez-na-avenida-cruz-cabuga-corredor-do-brt-no-recife.shtml

domingo, 26 de abril de 2015

INSEGURANÇA - Metroviários manda recado através de sua pagina no Facebook,veja na integra.


TRAGÉDIA ANUNCIADA: diante de agressões de todos os tipos praticadas por gangues de torcedores, a CBTU, os Cartolas e o Governo do Estado estão pagando para ver o pior.

Será que vai ter que ocorrer uma tragédia com mortes de passageiros e funcionários nas estações para que se mantenha um esquema mínimo de segurança funcionando sem relaxar!?

Hoje, o esquema paliativo que vinha funcionando nas estações já dá sinais de relaxamento. A Polícia chega nas estações muito perto da hora do jogo quando as gangues já passaram e não entra nas plataformas como estava fazendo.

Metroviários e metroviárias de Pernambuco NÃO VÃO MAIS SUPORTAR ESSA SITUAÇÃO. Do jeito que está O METRÔ VAI PARAR!

fonte: Sindimetro Pe

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Paralisação - Rodoviários ameaçam paralisação dos ônibus no domingo

Rodoviários colocarão equipes distribuídas em locais estratégicos para monitorar torcedores / Foto: Guga Matos/JC ImagemRodoviários colocarão equipes distribuídas em locais estratégicos para monitorar torcedores
Foto: Guga Matos/JC Imagem
O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco prometem parar os ônibus durante o jogo Sport x Salgueiro neste domingo (26), caso torcedores ameacem depredar os coletivos. A categoria reclama da falta de segurança diante de atitudes violentas que ocorreram nos jogos passados. A partida acontece na Arena Pernambuco, às 16h, pela semifinal do Campeonato Pernambucano.
Os rodoviários colocarão equipes distribuídas em locais estratégicos, a partir de 12h, para monitorar os torcedores. "A insegurança está passando dos limites", afirmou o assessor de Comunicação do sindicato.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Segurança - Iluminação de volta à Via Mangue Após seis meses de escuridão a maior parte dos 4,5 quilômetros da via está com luz nos postes.

Prefeitua optou por instalar seis câmaras de videomonitoramento antes de repor a fiação pela sexta vez / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Prefeitua optou por instalar seis câmaras de videomonitoramento antes de repor a fiação pela sexta vez

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem


Enfim, a luz. Após seis meses de uma escuridão quase completa e constante, a Via Mangue volta a contar com iluminação na maior parte dos seus 4,5 quilômetros. Nas próximas duas semanas, a luz deverá chegar aos trechos ainda às escuras, dando mais segurança aos cerca de 33 mil veículos que circulam diariamente pela via expressa e que há seis meses clamavam por iluminação. Conforme a prefeitura, a fiação elétrica foi furtada cinco vezes e, para evitar “enxugar gelo”, o município optou por instalar seis câmaras de videomonitoramento antes de repor a fiação pela sexta vez, agora com novas caixas de embutimento, chumbadas por dentro para dificultar o acesso dos ladrões. 

“Com essa parceria das Secretarias de Infraestrutura e Segurança Urbana acreditamos que agora vamos ter maior controle sobre a situação. Não podemos garantir que não vão ocorrer mais furtos, mas será bem mais difícil e se acontecer acionaremos imediatamente a Polícia Militar, pois estaremos monitorando tudo”, explica o secretário de Infraestrutura, Víctor Vieira. Os equipamentos têm imagem de alta definição, permitindo a identificação de veículos e pedestres inclusive à noite e sem iluminação.
Percorrendo a via, encontram-se ainda alguns postes alternados sem luz, mas o trecho de maior escuridão é na bifurcação da Rua Antônio Falcão. Motoristas dizem que ainda se sentem inseguros. “A situação melhorou, mas continua precária. Normalmente evito a via à noite por medo, até porque ela é expressa, se ocorrer um problema não tem onde parar. Mas acredito que ela só vai ficar boa quando for inaugurada a outra pista”, afirma a servidora pública Maria Socorro Ramos.

A arquiteta Márcia Aragão também cobra a abertura da outra pista e é ainda mais crítica: “Não vi melhora nenhuma, continua escura do mesmo jeito”. 

ATRASO

Projetada para melhorar a fluidez em Boa Viagem, desafogando a Avenida Domingos Ferreira, a Via Mangue teve apenas a pista oeste (sentido Centro/subúrbio) inaugurada, em junho passado, ao custo de R$ 431 milhões. Por isso, o único jeito de se chegar a ela é pela ponte estaiada, que também funciona como mirante e virou cartão-postal do Recife. A pista leste está com as obras paralisadas desde dezembro, por falta de recursos, e acaba sendo utilizada como área de lazer.

A velocidade máxima da via é de 60 quilômetros por hora, monitorada por dois equipamentos. Um, para excesso de velocidade, fica no início da avenida e o outro, no final, flagra parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo e conversão proibida – giro na Rua Félix de Brito.

Mobilidade - mais 3 estações começou hoje a operar no Norte-Sul, Bultrins, Matias e Kennedy em operação.



Apos as,estações Sítio Histórico e Quartel, localizadas na Rodovia PE-15, em Olinda, a vez de estrear no Norte-Sul foi nesta manha de quinta 23/04/2015 as estações Bultrins, Kennedy e Matias e com isso, dando mas agilidade e opção aos usuários desta região. 

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mobilidade - Secretária das Cidades diz entregar incompleta a obra, do BRT Leste-Oeste em Maio de 2015...

A Secretaria das Cidades confirma a entrega do corredor de BRT Norte/Sul para maio deste ano. Mas nem tudo o que foi projetado deverá se confirmar. Além de obras que vão continuar pendentes, entre elas 10 estações e urbanização da PE-15 e ampliação de três terminais - Igarassu, Pelópidas e PE-15 - previstos no projeto, o sistema opera de forma limitada em razão das invasões na faixa exclusiva e congestionamento no tráfego misto.

Foto: Aline Sales/Esp DP/D.A.Press
A maior velocidade desenvolvida no corredor é de 34km/h, em Paulista, mas cai para 4km/h na Avenida Cruz Cabugá. O congestionamento coloca em risco a principal característica do sistema: a regularidade. A faixa exclusiva para o BRT na Cabugá, também prevista, ainda não é uma certeza.

O sistema opera atualmente com 13 das estações 26 previstas. Antes a previsão era de 33 estações. O Norte/Sul transporta, atualmente, uma média de 25 mil pessoas por dia, o que corresponde a 14% dos 180 mil passageiros estimados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para o trecho do corredor.

Também não contará, por enquanto, com a integração no Terminal de Igarassu. E assim como ocorreu em Camaragibe, no corredor Leste/Oeste, a cidade só deverá assistir o BRT passar por ela. O terminal de Igarassu não comporta um ônibus do porte do sistema e haverá apenas uma estação a cinco quilômetros do terminal e nada mais.

O terminal de Abreu e Lima está previsto para maio. A estrutura fica no cruzamento da BR-101, distante do Centro. Mas a única estação do município fica bem em frente ao terminal. Outro problema é que a faixa que deveria ser exclusiva para o transporte público é invadida pelo tráfego comum.

“Não há nenhum tipo de fiscalização. A faixa do ônibus fica engarrafada com o trânsito local. O melhor trecho é o de Paulista, onde há ações para inibir as invasões. Em Olinda, o descaso também é total”, afirmou o diretor da Conorte, que opera o Norte/Sul, Almir Buonora.

Em Olinda, a PE-15 também terá trechos compartilhados com o tráfego misto. Apenas o acesso às estações terá espaço exclusivo. Na Estação Matias Albuquerque estão sendo usados gelos-baianos para delimitar as faixas. A circulação na área da Estação Kennedy também está complicada. A faixa para o tráfego misto ainda está improvisada. A assessoria de comunicação da Secretaria das Cidades não informou quando as obras pendentes deverão ser entregues.

Saiba mais

Diagnóstico do Norte/Sul com o BRT

* Prazo de entrega previsto: Maio de 2015

2
linhas implantadas até agora

26
veículos em operação

88
veículos foram comprados para operar no corredor

25 mil
passageiros são transportados por dia

180 mil
é a demanda estimada pelo Grande Recife

Dependência dos ônibus convencionais no corredor

33
linhas ainda estão em operação no trecho do Norte/Sul

117 mil
passageiros transportados/dia

Estações do Norte/Sul

26
é a atual previsão. Antes eram 33

13
em operação

A situação das estações

Cruz de Rebouças - em obras
Abreu e Lima - em obras
José de Alencar - em operação
Hospital Central - em operação
São Salvador do Mundo - em operação
Cidade Tabajara - em operação
Jupirá - em operação
Aloísio Magalhães - em operação
Bultrins - ainda sem operar
Quartel - em operação
Sítio Histórico - em operação
São Francisco de Assis - sem operar
Matias de Albuquerque - sem operar
Kennedy - sem operar
Complexo Salgadinho - em obras
Tacaruna - em operação
Santa Casa da Misericórdia - em operação
Treze de Maio - em operação
Riachuelo - em operação
Praça da República - em operação

Por Tânia Passos
Informações: Diário de Pernambuco

Mobilidade - Corredor Leste- Oeste completa 4 anos em construção...

O Túnel da Abolição já foi a principal pedra no caminho do corredor Leste/Oeste, mas após sua entrega, mesmo com obras ainda para concluir, o túnel é a menor das preocupações das obras do Leste/Oeste.  Quase quatro anos depois das obras iniciadas, o corredor funciona com menos da metade das estações de BRT, não opera com os dois terminais de integração e transporta cerca de um quarto da demanda prevista pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.


O atual governo chegou a anunciar a entrega do corredor para maio deste ano, mas já teve o prazo prorrogado para o fim do ano acumulando um saldo de descrédito por parte da população. A situação mais grave é no município de Camaragibe, porta de entrada da Arena Pernambuco e não dispõe de nenhuma estação de BRT na via principal da cidade. Nem mesmo a Copa garantiu a realização das obras. Os moradores precisam se deslocar até o Terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI) para pegar o BRT.

“Nossa preocupação é não causar um mal- estar na população, que precisa fazer um deslocamento maior para ter acesso ao BRT”, revelou o diretor institucional da MobiBrasil, operadora do Leste/Oeste.Mesmo com a precariedade do sistema, a MobiBrasil garante que uma pesquisa interna de satisfação foi bastante favorável. “Nós tivemos quase 60% dos usuários que atestaram a qualidade e o conforto do serviço. Isso significa que os quem têm acesso ao BRT aprovam o modelo”, ressaltou Djalma Dutra. O problema é os que não tem acesso, os três quartos restantes.


Saiba Mais

Diagnóstico do Leste/Oeste

Novo prazo de entrega: dezembro de 2015

Estações de BRT:
26 estações
11 em operação
15 sem operação
04 não tiveram as obras iniciadas (Camaragibe)

Demanda de passageiros do Leste/Oeste
54 ônibus de BRT adquiridos para o corredor
42 ônibus do BRT em operação
38,5 mil passageiros/dia
160 mil passageiros é a demanda esperada

Terminais sem conclusão
Terminal da 4ª Perimetral
Terminal da 3ª Perimetral

Dependência do ônibus convencional
30 linhas de ônibus convencionais operam no trecho do Leste/Oeste
150 mil pessoas são transportadas pelas linhas convencionais

Passo a passo das estações:
1- Guararapes – em operação
2- Conde da Boa Vista 1 (obras)
3- Conde da Boa Vista 2 (obras)
4- Conde da Boa Vista 3 (Obras)
5- Conde da Boa Vista 4 (obras)
6- Conde da Boa Vista 5 (Obras)
7- Conde da Boa Vista 6 (Obras)
8- Derby (em operação)
9- Benfica (Obras)
10- Caxangá/Estação Abolição (em operação)
11- Caxangá/Estação Getúlio Vargas(em operação)
12- Caxangá/Bom Pastor (em obras)
13- Caxangá/Estação Forte do Arraial (em operação)
14 – Caxangá /Estação Parque do Cordeiro (em operação)
15- Caxangá/Bom Pastor (em obras)
16 – Caxangá/TI 4° Perimetral (em operação)
17 – Caxangá/Estação Italiana Veículos (em operação)
18 – Caxangá/Estação Golf Clube (em operação)
19 – Caxangá/TI Capibaribe (em operação)
20 – PE-05/ Estação Padre Cícero (sem operação)
21 – PE-05/Estação Barreiras (sem operação)
22 – PE-05 Estação Areinha (em operação)
23 – Belmino 1 (não construida)
24 – Belmino 2 (não construída)
25 – Belmino 3 (não construída)

26 – Belmino 4 (não construída)

Por Tânia Passos
Informações: Blog Mobilidade Urbana
Copiado do Blog Meu Transporte.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Mobilidade - Secretaria Estadual de Habitação lança edital para requalificar Avenida Miguel Arraes, em Jaboatão dos Guararapes


A Avenida Miguel Arraes, no município de Jaboatão dos Guararapes, importante via de articulação entre os bairros de Cajueiro Seco, Prazeres e Piedade, ligando a Avenida Barreto de Menezes à Lagoa Olho d’Água, será requalificada. A obra será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Habitação (SecHab), em parceria com o Governo Federal, num investimento orçado no valor de R$ 16 milhões.
Toda a extensão da via (2,9 km) será recapeada com asfalto e serão recuperadas as pontes existentes sobre o canal. Também será implantada uma ciclovia em um dos lados da avenida (Via Oeste), além de sinalização viária, rede de iluminação pública e serviços de drenagem.
Para o secretário de Habitação, Marcos Baptista, a obra será um marco para o município visto que a via encontra-se em situação precária. “Todo o serviço estruturador que será realizado na Av. Miguel Arraes, desde a recuperação do pavimento, serviços de drenagem, passeios públicos, implantação de ciclovia e articulação com o sistema de mobilidade do transporte público, contribuirá de forma relevante para a melhor qualidade de vida da população local”, destacou Baptista.
O edital para contratação de empresa foi publicado nessa quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.
Plano de Desenvolvimento- O projeto a ser executado na Av.Miguel Arraes trata-se de uma meta inserida no Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI) da Área de Oportunidade da Lagoa Olho d’Água, cujos recursos são oriundos do FGTS, através do contrato firmado, em 2009, entre o Governo do Estado de Pernambuco e o Ministério das Cidades, no âmbito do Programa Saneamento para Todos.
fonte: Cristina Luna
Gerente de Comunicação da Secretaria Estadual de Habitação (SecHab) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) 

BRT Recife - Corredor norte / sul ganha duas estações.



A partir desta quinta-feira (16), o Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais duas estações em funcionamento. As estações Sítio Histórico e Quartel, localizadas na Rodovia PE-15, em Olinda, logo após o Terminal Integrado da PE-15, passarão a atender aos usuários do corredor das 5h30 às 22h30. 
Os usuários das linhas do BRT Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) agora contarão com 13 estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul, são elas: José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Quartel, Sítio Histórico, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República. 
fonte:GRCT
link:http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3189113&templateId=1731187