Amanda Miranda
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O primeiro terminal a começar a ser erguido foi o de Joana Bezerra, em 2011 - mas as promessas são de mais de dez anos. Esse é também o mais caro, custando R$ 9,4 milhões, de acordo com a secretaria executiva de Projetos Especiais. É, ainda, o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, em 14 linhas de ônibus, enquanto atualmente são 40 mil usuários em dez linhas.
Cavalo fica no entorno de Joana BezerraFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
No dia em que o JC Trânsito esteve em Joana Bezerra, a última quinta-feira (27), apenas um funcionário trabalhava na obra. Já podem ser vistas as estruturas montadas para receber os ônibus, mas ainda precisam ser feitas as entradas para os veículos, por exemplo. "Por enquanto, o único passageiro é o cavalo", reclama Roberto Ferreira.
A Secretaria das Cidades defende que as obras estão em fase de acabamento e a previsão é que sejam entregues ainda este mês, dois anos depois da previsão inicial. O órgão alega que os atrasos foram pela escassez de recursos e por causa da necessidade de readequações de projetos.
Integração de Prazeres só existe na placaFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Quando estiver pronto, sete linhas de ônibus vão atender 25 mil passageiros por dia. "Vai melhorar muito a situação daqui, mas quando vai sair, ninguém sabe", brinca o vendedor Daniel Alves, 44. "Até lá, fica o transtorno na rua, com tapume fechando a calçada e atrapalhando o pedestre", reclama a pedagoga Aline Lindoso, 31.
Há ainda o Terminal Integrado de Santa Luzia, que atenderá 17 mil pessoas diariamente, em oito linhas de ônibus, quando estiver pronto. Mas sequer há um prazo para isso. Pela assessoria de imprensa, a Secretaria das Cidades afirmou apenas que "está com o terminal de ônibus concluído, mas faltam alguns ajustes sugeridos pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) após a conclusão do projeto, para maior segurança e comodidade dos usuários. Para a adequação às necessidades apontadas pela CBTU estima-se que seja investido em torno de R$ 80 mil." A obra do TI começou em 2012, orçada em R$ 3,4 milhões.
Moradores denunciam assaltos no acesso ao metrô, em Santa Luzia (Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito)
Enquanto esse impasse impede o funcionamento do terminal, o que foi construído começa a ser destruído. Moradores abriram uma passagem do metrô e têm acesso ao TI.
Permanece também a insegurança dos passageiros. "Há pelo menos três meses ninguém vem aqui. É só mato, motos nas passarelas e assalto", conta a telefonista Rosângela Soares, 49. Segundo a moradora, por causa da violência, pouca gente ainda pega ônibus aos domingos, quando o movimento diminui, e os comerciantes têm que sair antes de anoitecer. "Quando vou para o metrô, tenho que esperar juntar um grupo para poder seguir. Isso piorou depois da construção do terminal. Comeram o dinheiro do povo e nada", reclama. Em nota, a Polícia Militar afirmou que intensificará as rondas no local. Até a entrega do terminal, no entanto, fica difícil ter esperança.
Fonte: JC TRÂNSITO