sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Avaliação » Apesar dos problemas, BRT é aprovado pelos passageiros Um ano depois de implantação, usuários ressaltam padrão superior do modal, que ainda tem obras atrasadas em seus corredores


Pouco mais de um ano depois de começar a operar na Região Metropolitana do Recife, o BRT (Bus Rapid Transit) é bem avaliado pela maior parte dos 86 mil passageiros atendidos, segundo pesquisa da Urbana-PE. Mas esses usuários representam apenas 4,3% dos dois milhões de pessoas que se locomovem no sistema de transporte público da RMR e são só 25% dos 335 mil previstos para o modal, quando os corredores Leste/Oeste e Norte/Sul estiverem totalmente concluídos. Neste início do segundo ano de operações do BRT, o Diario foi às ruas ouvir os passageiros, que aprovam a operação, mas cobram a conclusão das obras. 

O grau de satisfação dos usuários do BRT tem nome: o conforto das estações e dos ônibus. Pelo menos para eles, não há o que reclamar. Também não há parâmetro com nenhum outro sistema que opere na Região Metropolitana do Recife. O BRT é o principal sistema de transporte público atual, só falta ainda garantir seu sobrenome: Rapidez. A expectativa é que ao fim das obras, os corredores disponham de faixas exclusivas para os ônibus. 

Os comentários elogiosos, porém, quase sempre são acompanhados de sugestões para que melhorias sejam implementadas no sistema. Respeito de outros condutores ao corredor exclusivo de ônibus, aumento no número de veículos para diminuir a quantidade de passageiros nos coletivos e mais opções de linhas nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste são os pedidos dos usuários.

Mesmo operando sem todos os terminais e com estações ainda por concluir, uma pesquisa de satisfação com usuários do corredor Leste/Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife, mostrou que 76% dos passageiros estão satisfeitos com o BRT. A climatização dos veículos foi apontada como o principal motivo da aprovação. 

Assentos confortáveis, limpeza e segurança foram outras razões mencionadas. O estudo, encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), foi realizado em dezembro de 2014. Dos 600 entrevistados, 10% afirmaram estar insatisfeitos com o sistema. 

O coordenador da Regional Nordeste da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti, avaliou que os usuários elogiam o BRT, porque o comparam com os convencionais. “O nosso BRT ainda não merece esse título, pois faltam algumas características importantes do modelo, como a total priorização de circulação dos ônibus. No entanto, o usuário elogia as estações e os veículos, pois são muito melhores que os tradicionais”, pontuou.

"É a parte mais agradável da viagem. Tem ar-condicionado"

A empregada doméstica Mozelita Oliveira, 47 anos, percorre 20 km diariamente entre Bultrins, em Olinda, - onde mora - e Boa Viagem, Zona Sul do Recife - onde trabalha. Mais da metade do percurso é feita num ônibus do sistema BRT. “É a parte mais agradável da viagem. Tem ar-condicionado”, diz. “Queria eu que tivesse BRT até Boa Viagem”, completa.

Para chegar ao local de trabalho, Mozelita pega um coletivo da linha TI PE-15 (Dantas Barreto) na estação Quartel do corredor Norte/Sul. Segue até a Avenida Dantas Barreto. São 12 km diários num veículo do Via Livre. De lá, escolhe entre um ônibus da linha Aeroporto ou Jardim Piedade. “Preferia só usar esses ônibus, mesmo que tivesse que trocar de veículo.
Fonte,: DP com Ana Maria Nascimento

Um comentário:

  1. Esse modal já era para está todo pronto, funcionando em seus aspectos e quesitos.
    Mas com essas obras que não termina nunca, e o governo enganando o povo fica difícil acreditar que vai ficar concluído.
    Também temos que lembrar dos terminais integrados, alguns prontos, se acabando com o tempo e degradado pela própria população e outros que se quer saiu do papel.
    Fica difícil acreditar que teremos um transporte eficiente e eficaz com esse governo de Pe.
    Vamos ver isso secretário das cidades, vamos agilizar na melhoria dos transportes de Pernambuco.

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