terça-feira, 1 de setembro de 2015

ZONA OESTE Primeiro dia de Faixa Azul divide opiniões entre passageiros e motoristas

Faixa Azul só deve ser usada por ônibus e táxis
Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito


Do JC Trânsito
De um lado, passageiros de ônibus comemoravam a maior velocidade nas viagens. Do outro, motoristas de carros reclamavam do congestionamento. Foram assim as primeiras horas de Faixa Azul na Rua Real da Torre, na Zona Oeste do Recife, nesta segunda-feira (31). O corredor exclusivo para o transporte coletivo começou a valer às 6h. 

A nova faixa foi pintada na semana passada, entre as ruas Marcos André e José Osório, totalizando 1,5 quilômetro em que apenas ônibus e táxis, com ou sem passageiros, podem circular.
Motoristas e motociclistas que invadirem o corredor e forem flagrados pagarão multa de R$ 191,54, equivalente à infração gravíssima, além de sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Inicialmente, a orientação dos motoristas e a fiscalização serão feitas apenas pelos agentes de trânsito. Porém, no primeiro dia, o JC Trânsito foi da José Osório até a Rua Conde de Irajá e não viu sequer um guarda, apenas um "amarelinho".

A presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, espera que os equipamentos de fiscalização eletrônica cheguem até o fim do ano. Devem ser instalados lá cinco radares, a custo mensal de R$ 3.080, cada um. "Antes da fiscalização eletrônica, é preciso conscientização", defende.

O investimento para implantar essa Faixa Azul foi de R$ 50 mil. Os recursos foram gastos na pintura da faixa e na instalação de placas. "Não é caro", diz Taciana Ferreira.

Motoristas reclamam do trânsito, mas trânsito já era complicado antes do corredor
Motoristas reclamam do trânsito, mas trânsito já era complicado antes do corredorFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
O corredor na Real da Torre deve se interligar com a Faixa Azul da Rua Cosme Viana, em Afogados, a primeira implantada na cidade, em dezembro de 2013. Taciana Ferreira explica que só vai até a José Osório por causa do percurso dos ônibus: os que vêm dessa rua não seguem até Afogados. Agora, o Recife tem 23,5 quilômetros de Faixa Azul.

O objetivo é dar prioridade ao transporte coletivo, com aumento da velocidade média e redução dos tempos de viagem. A expectativa é que o resultado seja de 20 a 22%, como nas outras três faixas da cidade - na Mascarenhas de Moraes, na Herculano Bandeira/Domingos Ferreira e na Cosme Viana. 

"Por aqui, passam 22 mil carros por dia, cada um levando um ou dois passageiros. Os ônibus levam 50, 60 pessoas e são dez linhas. Estamos beneficiando diretamente a maioria das pessoas", afirma a presidente da CTTU.

O farmacêutico Breno Araújo, morador da Torre, concorda com a medida. "Tem que priorizar o transporte coletivo mesmo. Assim, quem sabe não dá uma força para o pessoal deixar o carro em casa e pegar ônibus? Mas também tem que investir no transporte, porque atualmente só temos superlotação e insegurança", pondera. Esse também é um desejo de outros passageiros que usam a Real da Torre.

Fonte: JC TRÂNSITO

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