sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mais uma linha será criada sem cobrador , pra tentar diminuir os assaltos as empresas .


Já são duas linhas exclusivamente com o VEM , e a terceira terá seu início neste mês de julho, e assim o GRCT acha a solução para que as empresas de transportes ,tenham menos prejuízos com o furto da renda.
 Até agora falta pensar no passageiro, que virará, o alvo das abordagem dos bandidos.


 A linha 901- TI MACAXEIRA/TI ABREU E LIMA será a 3 linha TOP como os empresários a chama, apesar que hoje o cartão VEM é mais usado do que o dinheiro vivo no pagamento da passagem.



Veja também :

Com isso em breve será ampliado está modalidade, e as empresas prometem absorver, os cobradores em outras linhas e em outras funções.

Fonte: GRCT e texto Jailson Silva do Blog GRMPE

Assaltos - É possível conter assaltos a ônibus, dizem especialistas...

Diferentemente daqui, ações em outras capitais do Nordeste reduziram investidas em mais de 30%.


Número de crimes do tipo cresceu neste ano em relação ao mesmo período de 2015
O aumento do número de assaltos a ônibus é realidade na maioria das capitais do Nordeste. O que mudam são as medidas adotadas. No Grande Recife, apesar de uma queda de 5% no número de casos em maio em relação a abril, a sensação nas ruas é de medo, sobretudo quando se compara o aumento nos registros deste ano em relação aos do mesmo período de 2014 (ver dados no fim do texto).
Nesta semana, dois passageiros ficaram feridos durante uma in­­vestida no Curado. Em meio às estratégias, nem todas são unanimidade, como a extinção do pagamento da tarifa em dinheiro, que será testada em uma linha de ônibus nos próximos dias. Quem contesta aponta possibilidades que vêm dando certo em outras cidades e que poderiam ser replicadas.
Em São Luís (MA), por exem­­­plo, os assaltos a ônibus tiveram aumento de 31,1% de um ano para o outro. Após o clamor popular, foi criado um batalhão específico para combater esse tipo de crime. Com 150 policiais de diversos grupamentos, inclusive do ambiental, a operação consegue cobrir 17 avenidas consideradas críticas. Entre o fim do primeiro trimestre e o início do segundo, o quantitativo caiu pela metade.
Em Maceió (AL), o ano também começou com o medo do número elevado de roubos a coletivos (+34,5%). Com o início de uma operação específica, esse tipo de investida teve queda de 39%. Em Jo­­ão Pessoa (PB) e Salvador (BA), os bons resultados vêm desde o ano passado.
“Sabemos dos esforços aqui, mas as abordagens policiais ainda têm brechas. Faltam detectores de metais para revistar mulheres, por exemplo”, diz o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio. Para ele, outras estratégias, como a diminuição da circulação de dinheiro por meio da obrigatoriedade do uso do VEM, não resolvem. “O motorista vai fi­­­car sozinho, tendo que observar se ninguém pula a catraca. Ele e os usuários vão ficar muito mais vulneráveis.”
Segundo o Grande Recife Con­­sórcio, o teste será feito apenas na linha 901-TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, que deixará de ter cobradores. A medida estava prevista para a pró­­xima segunda-feira (4), mas foi transferida para o dia 11 de julho, mais tempo para que os passageiros sejam orientados sobre a mudança.
Frederico Haeckel, coordenador da Antuerf-PE, uma associação que representa usuários, defende uma medida intermediária. “O correto seria dar desconto a quem compras­­se a passagem com o VEM, mas não extinguir o pagamento em dinheiro, porque isso não evita assaltos. A prova é o BRT, que não tem pagamento dentro do ônibus e é muito assaltado. Acaba sen­­do uma solução que resguarda somente a renda do próprio transporte”, diz.
Para o promotor de Transporte da Capital, Humberto Graça, entretanto, o teste de novas estratégias é bem-vin­­do. “Só após colocada em prática é que poderemos saber se funciona”, afirma. O professor Jorge Zaverucha, do Departamento de Ciên­­­cia Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concorda, mas destaca a necessidade de avançar em outras medidas. “É preciso fazer o criminoso sentir dificuldade em realizar seu intento, e isso se faz investindo em câmeras, fazendo abordagens em pontos aleatórios, e não em locais em que já se sabe que a polícia pode estar”, argumenta.
> Assaltos a ônibus
São Luís (MA) e região metropolitana2015 (jan-mai): 190
2016 (jan-mai): 249 (+31,1%)
-50% em maio, após medidas específicas
João Pessoa (PB)2015 (jan/abr): 156
2016 (jan/abr): 122 (-21,7%)
Recife (PE) e região metropolitana2015 (jan-mai): 360
2016 (jan-mai): 415 (+15,3%) - segundo SDS
2016 (jan-mai): 704 - segundo Sindicato dos Rodoviários
-5% em maio, após medidas específicas, segundo SDS
Maceió
2015 (jan/fev): 131
2016 (jan/fev): 176 (+34,5%)
-39% em maio, após medidas específicas)
Aracaju (SE) e região metropolitana2015 (jan/abr): 545
2016 (jan/abr): 844 (+54,9%)
Salvador (BA)2015 (jan/mar): 691
2016 (jan/mar): 592 (-14,3%)
fonte:  

quinta-feira, 30 de junho de 2016

O metro do Recife agora terá uma segurança de respeito e Legal, Policia Ferroviária Federal agora á tranquilidade voltara ao nosso Metrô.


Após algumas articulações no MPT, MPPE e alguns parlamentares, uma vitória para a categoria.

Segue:

PROCESSO nº 0006489-96.2006.4.05.8300 (2006.83.00.006489-2)

Nesta tarde de 28/06/2016, o Juiz Titular da 9a. VARA FEDERAL, julgo procedentes os pedidos formulados pelo Ministério Público Federal contra CBTU/Companhia Brasileira de Trens Urbanos e União, na Ação Civil Pública movida em favor dos PFF, decidindo o que segue:
           
a) declarar/reconhecer que são policiais ferroviários federais os substituídos processuais que ingressaram na RFFSA, antes de ser promulgada a Constituição, prestando serviço de policiamento ferroviário;

b) condenar as rés na obrigação de fazer para implementar, no prazo de 120 (cento e vinte) dias após o trânsito em julgado, todas as medidas administrativas tendentes à efetivação do reconhecimento funcional supra, assegurando aos substituídos processuais a fruição dos direitos decorrentes da situação jurídica aqui reconhecida, inclusive, o exercício de policiamento ostensivo ferroviário federal com uso de:

b.1) arma de fogo, a exemplo dos agentes policiais do Departamento de Polícia Federal e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal;

b.2) fardamento próprio, como se dá com os agentes do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

c) declarar/atribuir eficácia subjetiva aos substituídos processuais de todo território nacional;

d) confirmar a liminar anteriormente deferida (f. 1.469-1.495), em que pese com sua execução suspensa - até o trânsito em julgado do presente caso - por força de decisão discricionária da Presidência do TRF5 (f. 1.578-1.585).

             Sem condenação em honorários advocatícios (REsp 1330841/SP, Rel. Ministra Eliana Calmon, Segunda Turma, julgado em 06/08/2013, DJe 14/08/201333).
           
           
            Recife, 28 de junho de 2016

Fonte: Sindmetro PE

quarta-feira, 29 de junho de 2016

JOGO DO BEM TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS ORGANIZADO PELO GRANDE RECIFE.


A Arena de Pernambuco será palco de uma partida diferente nesta quarta-feira (29), a partir das 20h. Artistas, jogadores e estrelas da música nacional irão se enfrentar no Jogo do Bem. O evento beneficente será promovido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco e toda a renda será revertida para algumas ONGs. Para os torcedores que irão ao estádio, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de ônibus.  

Na ida à Arena, os torcedores poderão utilizar a linha centro do metrô e desembarcar na estação Cosme e Damião e se dirigir ao Terminal Integrado Cosme e Damião. A partir das 18h, 15 veículos da linha 047 - Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis no TI para levar os usuários direto à Arena. Para embarcar nessa linha, o usuário deve adquirir a pulseira antes da partida, no valor do Anel A (R$ 2,80) que dá direito a ida e volta. Já no retorno para casa, a partir das 21h45, 15 veículos da linha 047 - Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis na Arena de PE para levar os torcedores ao TI Cosme e Damião.

Além dessa opção, os usuários poderão utilizar a linha 058 - Expresso/Arena que sai da Praça do Derby em direção ao estádio, com viagens expressas. O serviço estará à disposição dos torcedores das 18h até às 19h30. Na volta para casa, os veículos da linha especial 058 estarão aguardando os torcedores na Arena. Os usuários devem pegar os ônibus no mesmo lugar onde desembarcaram. Os veículos serão ônibus ou micro-ônibus com ar-condicionado. 

É importante lembrar aos torcedores, quem optar por se deslocar através da linha 058 - Expresso/ Arena deve adquirir a pulseira antes da partida R$ 10 (ida e volta). Para mais informações, os usuários devem entrar em contato.
fonte: Site Grande Recife 
Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Prioridade no plano de mobilidade da prefeitura, porém, é o deslocamento das delegações



RIO - A operação da cidade nos dias de Jogos é, na avaliação do prefeito Eduardo Paes, o grande desafio olímpico da prefeitura. Na maratona para organizar a circulação e atender o público que for às competições, será implantada uma linha extra de BRT noturno para interligar Barra, Zona Sul e Centro - o "corujão" - e quatro serviços especiais, também de BRT. No entanto, a prioridade do plano de mobilidade será o deslocamento da família olímpica. Caso haja algum problema nas faixas olímpicas, que começam a ser implantadas no dia 25 de julho, os veículos de delegações terão prioridade nas demais faixas de trânsito.
- Se alguém tiver que ficar prejudicado, não poderão ser as delegações. Isso é inegociável - diz o prefeito Eduardo Paes.
O "corujão" funcionará de 6 a 20 de agosto, entre meia-noite e 2h, podendo ter o horário prorrogado conforme o término de eventos no Parque Olímpico. O acesso se dará na estação doBRT em frente ao Parque Olímpico. Os passageiros só poderão desembarcar. Ao todo, serão 12 pontos de parada. Oito terão plataformas temporárias: em São Conrado, Praça Antero de Quental (Leblon), Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Posto 6, Posto 4 e Posto 2 (Copacabana), Botafogo e Largo do Machado. Com paradas na via, mas sem plataforma de embarque, haverá pontos na Cinelândia, Praça Quinze, Candelária e Central.
Durante o dia, também haverá serviços expressos de BRT exclusivos para atender ao Golfe Olímpico saindo do Jardim Oceânico (Transoeste); e de Madureira e Vicente de Carvalho para o Parque Olímpico na Barra (Transcarioca). E entre o Recreio e a Vila Militar, o BRT Transolímpico funcionará apenas para atender o público com ingresso.
As mudanças na rotina da cidade vão começar no dia 18 de julho, com a ampliação das áreas de restrições para as operações de carga e descarga, bem como da faixa de horário em que é proibida a circulação de caminhões. O esquema será mantido até 18 de setembro, após as Paralimpíadas. As maiores restrições ocorrerão no Centro e na Zona Sul. 
http://www.brtbrasil.org.br/index.php/brt-na-midia/596-novo-brt-tera-funcionamento-exclusivo-para-a-olimpiada#.V3LjwLgrIdV
Fonte: O Globo

segunda-feira, 27 de junho de 2016

BRT DE PERNAMBUCO PARA FICAR PRONTO FALTA MAS, VONTADE POLITICA DO QUE REALMENTE O DINHEIRO.


O BRT foi criado na decada de 70 pelo paisagista Jayme Lemer, que criou e teve a ideia, de que o BRT fosse com intervalos de 1 minuto sempre.
Neste contrato virgente, tem ainda pra ser concluido, as estações de Camaragibe onde será feitas 3 estações de BRT e ainda uma estação ali depois da estação Areinha , na curva proximo a UPA da caxangá será construida mais uma estação, ainda falta a estação do elevado, os terminais III,IV as estação da Madalena na Benfica e ainda as estações da conde da boa vista que resolveram fazer, e vão derrubar as gaiolas, na boa vista será duas estações e assim finaliza-se em 95% o Leste / Oeste, pois falta a ligação com Joana e as estações da agamenon.
Agora  o norte sul, têm a estação centro de convenções e a estação do mercado da av Norte , resolver o gargalo da av Cruz cabuga, e ainda fazer o Corredor Agamenon e suas estações e alargamento de viadultos e com isso criar mais 3 linhas de Brt na agamenon ( Pelopidas/ joana será BRT, PE15/ Joana será BRT, Pelopidas conde da Boa vista será BRT).
Com todas essas ações devemos ter um BRT quase bom, e sim talves será 150 mil pessoas transportadas no norte/sul e 160 mil no leste/oeste.
A av Cruz Cabbuga é a situação mais critica, e falta mesmo é vontade politica, pois solução existe e facil de fazer, basta querer.
Ainda existe a situação das 29 linhas da Av Cruz cabuga, que algumas deve sim virar, linhas de BRT e outras serem modificadas seus intinerários.
Cabe ao Governador cobrar do GRCT e fiscalizar essas obras até seu termino em 2019, em plena eleições de pra governador e ai as coisas vão andar.
fonte: André Melibeu - diretor de operações do grande Recife, em entrevista a Radio Jornal com Graça Araujo. ( dia 21/06/16)
texto: Jailson Silva do BGRMPE.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Sete assaltos a ônibus na vespera de São João, onde nenhum marginal foi preso .



Os assaltos a ônibus ninguém aguenta mais, e tudo aconteceu duranta as véspera de feriado e onde a capital estava aparentemente desprotegida. Ontem sai de afogados até o pólo de festa no Sítio da Trindade e percebi que , a polícia sumiu, não encontrei no trajeto de Afogados até casa Amarela nenhuma viatura fazendo rodas , nem na ida e muito menos na volta pra afogados. A Av Sul as escuras e sem policiamento, e duas linhas que passa por lá foram assaltadas, a linha Pacheco (floresta) e a  linha 200- Jaboatão-Parador , já na Av Recife a linha 060 - TI Tancredo /TI Macaxeira foi alvo de bandidos armados que levou tudo na Av Recife e na 232 a linha TI Tip - conde da Boa Vista foi alvo de 5 marginais , em Pontezinha um coletivo também foi alvo dos meliantes, e em Feira Nova mais um ônibus foi assaltado, e em Ribeirão um ônibus da Contínuo que estava indo pra São Paulo foi parado e invadido por homens armados com facões e revólveres e levou 18 cell e 4.500,00 dos passageiros .
O que devemos fazer mediante ao abandono do Governo do estado em nos dar segurança, e ficamos a sorte e a proteção de Deus.

Fonte: SDS 
TEXTO JAILSON SILVA reportagem Blog GRMPE.

Sete assaltos a ônibus na vespera de São João, onde nenhum marginal foi preso .



Os assaltos a ônibus ninguém aguenta mais, e tudo aconteceu duranta as véspera de feriado e onde a capital estava aparentemente desprotegida. Ontem sai de afogados até o pólo de festa no Sítio da Trindade e percebi que , a polícia sumiu, não encontrei no trajeto de Afogados até casa Amarela nenhuma viatura fazendo rodas , nem na ida e muito menos na volta pra afogados. A Av Sul as escuras e sem policiamento, e duas linhas que passa por lá foram assaltadas, a linha Pacheco (floresta) e a  linha 200- Jaboatão-Parador , já na Av Recife a linha 060 - TI Tancredo /TI Macaxeira foi alvo de bandidos armados que levou tudo na Av Recife e na 232 a linha TI Tip - conde da Boa Vista foi alvo de 5 marginais , em Pontezinha um coletivo também foi alvo dos meliantes, e em Feira Nova mais um ônibus foi assaltado, e em Ribeirão um ônibus da Contínuo que estava indo pra São Paulo foi parado e invadido por homens armados com facões e revólveres e levou 18 cell e 4.500,00 dos passageiros .
O que devemos fazer mediante ao abandono do Governo do estado em nos dar segurança, e ficamos a sorte e a proteção de Deus.

Fonte: SDS 
TEXTO JAILSON SILVA reportagem Blog GRMPE.

Sete assaltos a ônibus na vespera de São João, onde nenhum marginal foi preso .



Os assaltos a ônibus ninguém aguenta mais, e tudo aconteceu duranta as véspera de feriado e onde a capital estava aparentemente desprotegida. Ontem sai de afogados até o pólo de festa no Sítio da Trindade e percebi que , a polícia sumiu, não encontrei no trajeto de Afogados até casa Amarela nenhuma viatura fazendo rodas , nem na ida e muito menos na volta pra afogados. A Av Sul as escuras e sem policiamento, e duas linhas que passa por lá foram assaltadas, a linha Pacheco (floresta) e a  linha 200- Jaboatão-Parador , já na Av Recife a linha 060 - TI Tancredo /TI Macaxeira foi alvo de bandidos armados que levou tudo na Av Recife e na 232 a linha TI Tip - conde da Boa Vista foi alvo de 5 marginais , em Pontezinha um coletivo também foi alvo dos meliantes, e em Feira Nova mais um ônibus foi assaltado, e em Ribeirão um ônibus da Contínuo que estava indo pra São Paulo foi parado e invadido por homens armados com facões e revólveres e levou 18 cell e 4.500,00 dos passageiros .
O que devemos fazer mediante ao abandono do Governo do estado em nos dar segurança, e ficamos a sorte e a proteção de Deus.

Fonte: SDS 
TEXTO JAILSON SILVA reportagem Blog GRMPE.

AMD VENDE MAIS ÔNIBUS PARA PERNAMBUCO ANUNCIADO NO DIA 22 DE JUNHO

NO NORDESTE

Já a AMD Encarroçadora, de Caxias do Sul, anunciou a venda de mais 15 veículos para a Cooperativa da União dos Profissionais do Ramo de Transporte Coletivo de Passageiros, Similares e de Serviços/COOPER-UNE, de Pernambuco.
Desse total, 13 veículos são micro-ônibus Solum, com chassi Volksbus 9.160 OD, e duas unidades são do micrão Álamo, com chassi 15.190, também da Volkswagen.
Micro-ônibus Solum. Frota aumenta em Pernambuco.
Micro-ônibus Solum. Frota aumenta em Pernambuco.
“Com os novos modelos, a Cooperativa renova a frota, que totaliza 41 novos ônibus fabricados pela AMD. Em novembro do ano passado, a COOPER-UNE adquiriu 14 micro-ônibus Volksbus com carroceria Solum e em fevereiro deste ano, outros 11 midibus Alamo e um micro-ônibus Solum” – explica nota da AMD.
Fonte: Adamo Bazani repórter OB

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Grupos de Mobilidade e de Busólogos, vai fazer ato simbólico, pela conclução das obras do BRT e contra a falta de respeito com os usuários de transporte público do Estado de Pernambuco.

Blog GRMPE apoiando

Ação cunjunta de grupos formado por pessoas que se importa com a mobilidade de Pernambuco, vão se reunir no dia 05/07 e vamos fazer um ABRAÇO na Estação BRT Getúlio Vargas, às 9h pedindo ao Governo de PE para concluir 100% as obras do BRT.
A população e os grupos de Busólogos de Pernambuco vamos precionar o governo de Paulo Câmara, pelo fim destas obras super faturadas e também , cobrar para saber , pra onde foi nosso dinheiro.

Outros grupos das redes sociais também dará seu apoio:
Antuerf apoiando
Coletivos apoiando
texto: Jailson Silva

quarta-feira, 22 de junho de 2016

JOGO SANTA CRUZ X FLAMENGO (RJ) TERÁ ESQUEMA DO GRANDE RECIFE

O Santa Cruz continua a batalha pelo Campeonato Brasileirão Série A, nesta quarta-feira (22). Dessa vez, o Estádio do Arruda recebe o time do Flamengo (RJ), que entra em campo às 21h, para lutar pelo título contra o Santa. Para auxiliar os torcedores que irão conferir o jogo, o Grande Recife montou um esquema de mobilidade.

Na ida, a partir das 19h, 12 veículos estarão disponíveis para levar os usuários ao jogo. A divisão será feita da seguinte maneira: seis no TI Afogados, três no TI Macaxeira, dois no TI PE-15 e um no TI Rio Doce. 

Já no retorno para casa, 19 veículos estarão aguardando os torcedores a partir das 22h. Eles estarão divididos da seguinte maneira: um na Avenida Norte (após a Praça do Torreão), 11 no antigo Dnocs, três no TI Macaxeira e quatro no Terminal de Santa Rita.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte : Site GRCT

PARTIDA ENTRE SPORT X CHAPECOENSE (SC) TERÁ ESQUEMA DE MOBILIDADE


O Sport segue a disputa pelo Campeonato Brasileiro Série A neste domingo (26), quando volta a campo. Desta vez, enfrenta o time do Chapecoense (SC), na Ilha do Retiro, às 18h30. Para auxiliar o transporte dos torcedores, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema de ônibus.
Na ida ao estádio, seis veículos estarão distribuídos a partir das 17h30, nos seguintes terminais integrados: cinco no TI Afogados e um no TI-PE-15. Já no retorno para casa, a partir das 19h, 12 veículos estarão no TI Joana Bezerra.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800 081 0158. 
fonte: Site GRCT

Petição por BRTs que parem na Boa Vista A me­­ta é reunir mil assinaturas.




Uma petição online que será encaminhada ao Grande Reci­­fe Consórcio (GRCT) solicita a instalação de catracas nos ônibus de uma linha de BRT que passa pela Conde da Boa Vista. O movimento foi motivado pe­­la demora na conclusão das es­­­tações para o modal, que vinham sendo erguidas na avenida e que têm obras paradas há mais de um ano. Devido ao impasse, os BRTs até passam pela via, mas não param para embarque e desembarque. A me­­ta é reunir mil assinaturas.

O incômodo se materializa nos deslocamentos da coorde­­­nadora de departamento pessoal Tatiana França, 45 anos. Ela usa a linha de BRT 2437 - TI Caxangá (Centro). “Como não há estações na Boa Vista, tenho que descer na Praça do Derby e pegar outro ônibus até o trabalho. Quem não tem condição de pagar tem que seguir a pé”, diz. Após o Derby, a estação seguinte fica na avenida Guararapes, a 2,2 km. 


Jedson Nobre/Arquivo Folha

Para atender quem precisa ficar entre esses dois pontos, uma linha convencional foi mantida com o mesmo itinerário do BRT. Ela atende para­­das comuns, mas teve a fro­­­ta de dez ônibus reduzida a me­­­nos da metade. “Com catracas nos BRTs, os usuários po­­­dem embarcar em paradas co­­muns. Vamos encaminhar o pedido em agosto”, diz o coorde­­­nador da Antuerf-PE, que promo­­ve a petição, Frederico Haeckel.

Conforme o GRCT, não há pre­­visão de aumento da frota da linha convencional 437-TI Caxangá (Cde. Boa Vista) ou de viabilizar integração tempo­­ral entre BRTs e ônibus que parem na avenida. O que está em projeto “é a conclusão das estações de BRT”, mas a nova licitação das obras só é previs­­ta para janeiro de 2017, segun­­­do a Secretaria das Cidades. 
FONTE: ANTUERF com FREDY do Metrô
reportagem FOLHA-

Ação contra ambulantes ocorrem no metrô CBTU reunirá prefeituras do Recife, Camaragibe e Jaboatão para definir estratégias

Arthur de Souza
Ideia é ampliar fiscalização e, por consequência, reduzir volume de produtos descartados irregularmente após consumo
A superintendência regional do metrô vai se reunir, na próxima semana, com representantes das prefeituras do Recife, de Camaragibe e de Jaboatão dos Guararapes, municípios onde há estações do sistema. O objetivo é discutir a presença de ambulantes nos trens e nos pontos de embarque e desem­­­barque.

Essa etapa é considerada essencial na busca pela me­­­lhoria da limpeza das instalações, já que parte da sujei­­­ra é atribuída a produtos vendidos e des­­­cartados após o con­­­sumo. Na última terça-feira (21), o órgão lançou a campanha “Metrô sem lixo: Abrace essa ideia!”. Resíduos foram recolhidos nas estações Joana Bezerra e Afogados, on­­­de os trabalhos iniciaram.

Segundo a CBTU, não há co­­­mo fugir de ações coercitivas quando o tema é comércio ambulante, mas o lado social dos trabalhadores, afetados pe­­­la crise financeira, também será considerado. “Vender no metrô foi um filão que se descobriu há anos e houve um relaxamento quanto a evitar is­­­so. Agora, o desafio é maior”, diz o superintendente do me­­­trô, Leonardo Beltrão, garantindo que a fiscalização vem sendo intensificada. “Nas ram­­pas de Joana Bezerra, já não há mais ambulantes.
Va­­­mos nos reunir, na quinta, com nossa segurança interna para traçar estratégias”, completa. Já os municípios entram para completar o quebra-cabeças da divisão de competências. “Temos o poder de ti­­rar o vendedor do sistema, mas não de recolher mercado­­­rias. Só que essa é uma parte necessária da fiscalização, e quem pode fazer isso são as prefeituras”, diz Beltrão.

Membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci), Severino Couto Alves defende cadastramento em vez de retirada. “Parte da má impres­­­são que há é por causa da fal­­­ta de ordenamento.
Por que não se faz uma padronização, com crachá e horários para as pessoas trabalharem durante o dia? Tentar reprimir não vai solucionar”, declara, acrescentando que vendedores pretendem fazer uma assembleia sobre o tema na próxima semana. Por ora, não há manifestações previstas.

Mutirão
O mutirão de ontem ocorreu após testes bem-sucedidos nas estações Rodoviária e Cavaleiro, de onde foram coletados mais de 130 kg de lixo. Hoje, o trabalho continua no Barro e em Tejipió. O que se gasta com limpeza no sistema chega a R$ 8 milhões/ano.
Pa­­­ra a força-tarefa, porém, houve apenas uma reorganização de custos e expedientes. Profissionais que atuavam na área dos trilhos, mais experientes quanto ao ir e vir dos trens, passaram a fazer a limpeza durante o dia, uma for­­ma de os usuários enxergarem o cuida­­­do com o sistema e se­­­­rem estimulados à higiene. É estudado o uso de vassouras elétricas. Além dis­­­so, mais 227 lixeiras estão sendo insta­­­ladas. Mate­­­riais educativos vêm sen­­­do distribuídos à população.
 
FONTE: SINDMETRO 
REPORTAGEM FOLHA-PE

segunda-feira, 20 de junho de 2016

              OBRIGADO LEITORES
         E BUSÓLOGOS AMIGOS










ESTAMOS JUNTOS RUMO AOS NOSSO 1 MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES, E GRAÇAS A VOCÊ QUE NOS VISITA, É SINAL QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

ATT: JAILSON SILVA

Mudanças nas linhas de ônibus geram queixas no TI Abreu e Lima


Passageiros precisam pegar mais de um ônibus para chegar ao destino.
Mesmo sem grandes filas, usuários dizem enfrentar longo tempo de espera.


Do G1 PE
Apesar de não ter nenhuma grande fila, houve muitas reclamações no primeiro dia útil do novo Terminal Integrado (TI) Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda-feira (20). Inaugurado na última quarta (15), o TI entrou em operação no sábado (18). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, cerca de 40 mil passageiros vão utilizar o espaço.

O principal motivo das queixas foram as mudanças nos itinerários dos ônibus que circulam pelo município. Após o espaço ficar pronto com dois anos de atraso, o Grande Recife reorganizou os trajetos feitos pelas linhas que iam até a cidade, mas que antes passavam pelos terminais Pelópidas Silveira, em Paulista, e PE-15, em Olinda. O reordenamento ainda alterou o funcionamento das estações de Igarassu, Rio Doce, Xambá e Macaxeira. Veja as mudançasaqui.

Uma das alterações que desagradaram os passageiros afetou a comunidade de Caetés I. Uma das quatro linhas que atendiam os moradores da localidade foi extinta. Agora, os usuários que antes pegavam o Caetés/Macaxeira precisam parar no novo terminal, em vez de seguir direto para a Zona Norte do Recife. Dessa forma, um trajeto que antes era feito com uma viagem agora é realizado com duas.

“A gente gastava, saindo da nossa comunidade para a Macaxeira, 36 minutos. Com a ida agora para Abreu e Lima, a gente está gastando uma hora e vinte, uma hora e meia. Vai ter muito prejuízo”, relatou o motorista Alfredo dos Santos. “Eu pegava dois ônibus agora tenho que pegar três. É um absurdo”, desabafou a empregada doméstica Maria de Fátima.

Outra reclamação diz respeito à demora dos coletivos. O pedreiro José Roberto de Oliveira disse que esperou quase uma hora sem ver o ônibus passar. “Está muito confuso esse terminal, uma bagunça danada. Saio de casa às 6h, são quase 8h e não chega. Vou até a Linha do Tiro. Daqui pra que eu chegue lá, são 10 horas”, contou.

O diretor de Operações do Consórcio, André Melibeu, reconheceu os transtornos, mas diz que, com a inauguração do espaço, novas rotas para a Macaxeira puderam ser criadas. “Seis linhas que não tinham para a Macaxeira passaram a ter. Então, a quantidade de pessoas que foram beneficiadas está em torno de 6 mil. Em contrapartida, 2 mil tiveram que fazer o transbordo. A gente fez essa reorganização para que linhas que não tinham integração passassem a tê-la”, afirma.

Melibeu ressalta, ainda, a vantagem de se pagar uma única passagem, o que, segundo ele, vai beneficiar os usuários de Paulista e Olinda. “No sentido de volta, todo esse pessoal vai ter um rebaixamento tarifário, vai pagar R$ 2,80. Hoje eles pagam aqui R$ 3,85 (Anel B) e o Anel A, R$ 2,80”, diz.

Ao todo, 11 linhas passam pelo novo terminal. As duas mais movimentadas são as de Bus Rapid Transport (BRT): Abreu e Lima/Dantas Barreto e Abreu e Lima/Prefeitura, que, segundo o Grande Recife, transportam aproximadamente 70% dos usuários que passam pelo local
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LINHAS 1958 – COSTA AZUL/TI PELÓPIDAS E 1986 – TI RIO DOCE/TI PE-15 PASSAM POR MUDANÇAS

As linhas 1958 – Costa Azul/Ti Pelópidas e 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15 estão realizando novos itinerários desde sábado (18), quando foi inaugurado o Terminal Integrado Abreu e Lima. A modificação faz parte dos ajustes operacionais.
Confira abaixo as mudanças:
1958-Costa Azul/TI Pelópidas 
Terminal/Ponto de retorno:
TI Pelópidas, Viaduto da PE-022 sobre a PE-015, Rodovia PE-022, Avenida João Pereira de Oliveira (MANEPA), Rua Agamenon Magalhães, Rua André e Carina, Rua Piracema, Rua Vietnã do Norte, Rua Estados Unidos, Rua Pereira de Oliveira (Costa Azul), Rua Manoel Araujo (Retorno).
Ponto de retorno/Terminal:
Rua Pereira de Oliveira (Costa Azul), Rua Estados Unidos, Rua Araça, Rua Benoni de Sá, Rua Equador, Rua Araxá, Rua Geraldo Castro Paes, Rodovia PE-22, Viaduto da PE-022 sobre a PE-015, TI Pelópidas.
1986 - TI Rio Doce/TI PE-15
Terminal/Ponto de retorno:
TI Rio Doce, Av. Tiradentes, Av. das Garças, Av. Nápoles, Av. México, Rua Rosa Silvestre, Via do Contorno, Rua Escritor Ramos de Almeida,, Av. Fagundes Varela, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira, Av. Getúlio Vargas, Rua Dr. Manoel de Barros Lima, Rua Arthur Serpa, Rua Joaquim Valença, Rua Humberto de Lima Mendes, Rua Cel João de Melo Moraes, Rua Praça Isabel, Rua Severino Ribeiro (retorno nesta rua), Rua Praça Isabel, Rua Cel. João de Melo Moraes, Rua Humberto de Lima Mendes, Rua Joaquim Valença, Rua Arthur Serpa, Rua Dr. Manoel de Barros Lima, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Chico Science, Av. Pan Nordestina (PE-015), TI PE-15.
Ponto de retorno/Terminal:
TI PE-15, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-015 (retorno 7º RO), Av. Pan Nordestina, Avenida Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Dr. Manoel de Barros Lima, Av. Getúlio Vargas, Av. Dr. José Augusto Moreira, Rua Fernando C. de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano Ramos, Rua Um (Rio Doce), Rua Fenelon Atila Leite, Rua Jules Rimet, Av. Brasil, Av, das Garças, Av. Tiradentes, TI Rio Doce.
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

LINHA 424 - CDU/TORRÕES (VIA SAN MARTIN) TERÁ MUDANÇA EM ALGUMAS VIAGENS

A linha 424 - CDU/Torrões (via San Martin) terá mudança de itinerário em algumas viagens, a partir da próxima segunda-feira (20). A mudança será realizada nas viagens das 5h25, 07h50, 9h15, 10h35, 12h40, 14h, 15h20, 16h40, 18h50, 21h e 22h30. Os veículos passarão a trafegar por Afogados nos dois sentidos, apenas nos dias úteis, enquanto as outras viagens continuarão a realizar o itinerário normal. A ação será realizada pelo Grande Recife para atender a solicitação dos usuários. 
Confira abaixo, o itinerário que o ônibus passará a por Afogados nos dois sentidos: 
Terminal/Ponto de retorno:
Avenida Professor Luiz Freire; Rua Acadêmico Hélio Ramos; Avenida Professor Arthur de Sá;  Rua Professor Moraes Rego ( Pista Local Oeste  da BR-101); Girador  da Reitoria UFPE; Rua Professor Moraes Rego ( Pista Local Leste da BR-101); Rua Mauricéia; Rua General Vargas; Rua Lindolfo Collor; Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira; Avenida do Forte; Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho; Avenida General San Martin; Rua Vinte e Um de Abril; Avenida Manoel Gonçalves da Luz; Estrada do Bongi; Estrada dos Remédios.
Ponto de retorno/Terminal:
Rua Padre Gabriel Mousinho; Rua João Ivo; Rua Cosme e Damião; Estrada do Bongi;  Avenida Manoel Gonçalves da Luz; Rua 21 de Abril; Avenida San Martin; Rua Delmiro Gouveia; Rua 15 de Março; Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho; Rua 11 de Fevereiro; Av. do Forte;  Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira; Rua Lindolfo Collor; Rua General Vargas; Rua Mauriceia; Rua Professor Moraes Rego (Pista Local Leste da BR-101); Girador da Reitoria UFPE; Avenida Reitor Joaquim Amazonas; Avenida Arquitetura; Avenida Jornalista Aníbal Fernandes; Avenida dos Reitores; Girador da Reitoria UFPE; Avenida Visconde de São Leopoldo (Pista Local Oeste da BR-101); Avenida Professor Luiz Freire.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 
FONTE: GRCT