terça-feira, 28 de junho de 2016

Prioridade no plano de mobilidade da prefeitura, porém, é o deslocamento das delegações



RIO - A operação da cidade nos dias de Jogos é, na avaliação do prefeito Eduardo Paes, o grande desafio olímpico da prefeitura. Na maratona para organizar a circulação e atender o público que for às competições, será implantada uma linha extra de BRT noturno para interligar Barra, Zona Sul e Centro - o "corujão" - e quatro serviços especiais, também de BRT. No entanto, a prioridade do plano de mobilidade será o deslocamento da família olímpica. Caso haja algum problema nas faixas olímpicas, que começam a ser implantadas no dia 25 de julho, os veículos de delegações terão prioridade nas demais faixas de trânsito.
- Se alguém tiver que ficar prejudicado, não poderão ser as delegações. Isso é inegociável - diz o prefeito Eduardo Paes.
O "corujão" funcionará de 6 a 20 de agosto, entre meia-noite e 2h, podendo ter o horário prorrogado conforme o término de eventos no Parque Olímpico. O acesso se dará na estação doBRT em frente ao Parque Olímpico. Os passageiros só poderão desembarcar. Ao todo, serão 12 pontos de parada. Oito terão plataformas temporárias: em São Conrado, Praça Antero de Quental (Leblon), Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Posto 6, Posto 4 e Posto 2 (Copacabana), Botafogo e Largo do Machado. Com paradas na via, mas sem plataforma de embarque, haverá pontos na Cinelândia, Praça Quinze, Candelária e Central.
Durante o dia, também haverá serviços expressos de BRT exclusivos para atender ao Golfe Olímpico saindo do Jardim Oceânico (Transoeste); e de Madureira e Vicente de Carvalho para o Parque Olímpico na Barra (Transcarioca). E entre o Recreio e a Vila Militar, o BRT Transolímpico funcionará apenas para atender o público com ingresso.
As mudanças na rotina da cidade vão começar no dia 18 de julho, com a ampliação das áreas de restrições para as operações de carga e descarga, bem como da faixa de horário em que é proibida a circulação de caminhões. O esquema será mantido até 18 de setembro, após as Paralimpíadas. As maiores restrições ocorrerão no Centro e na Zona Sul. 
http://www.brtbrasil.org.br/index.php/brt-na-midia/596-novo-brt-tera-funcionamento-exclusivo-para-a-olimpiada#.V3LjwLgrIdV
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário