sábado, 9 de julho de 2016

Renovação em Natal com ônibus usados.

Novidade na frota: Trampolim da Vitória e Litorânea Transportes renovam sua frota com veículos usados

As empresas Transportes Trampolim da Vitória e Litorânea Transportes, acrescentaram em suas frotas ônibus da Carroceria Caio, modelo S22. Esses ônibus foram adquiridos usados de empresas de ônibus da Cidade de Abreu e Lima, região metropolitana de Recife.
Na Trampolim da Vitória, o ônibus incluído recebeu o prefixo 816, e é encarroçado sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M. Informações extraoficiais dizem que são 3 carros no total com a mesma configuração. Antes de operar à serviço da Trampolim, ele era da empresa Itamaracá Transportes (que faz parte do mesmo grupo empresarial), onde possuía o prefixo 573. (Clique nas fotos para ampliar)

Antes: (Itamaracá Transportes 573)


Depois: (Trampolim da Vitória 816)





Já na Litorânea Transportes, chegaram dois veículos que receberam os prefixos 857 e 858, ambos também oriundos da Itamaracá Transportes. Eles são encarroçados sobre chassis Volkswagen 17.230 EOD (Informações extraoficiais também falam que são 3 carros no total com esta mesma configuração) Antes de chegar a litorânea o carro 857 possuía o prefixo 575 na Itamaracá. Já o 858 possuía o prefixo 579 na mesma empresa supracitada.

Antes: (Itamaracá Transportes 573)


Depois: (Litorânea Transportes 857)








Antes: (Itamaracá Transportes 579)


Depois: (Litorânea Transportes 858)



Hoje os ônibus da Litorânea Transportes estão operando nas linhas de São José do Mipibu. Enquanto o 816 da Trampolim da Vitória está operando atualmente na linha V (Bosque das Colinas/ Natal Shopping - Via. Nova Esperança).
Fonte:Portal Buslogia Natal.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Jovem é internada no HR após cair de ônibus Natália da Silva Dantas, de 16 anos, estava no coletivo que fazia a linha Aeroporto/Jordão Alto

Leo Motta/Folha de Pernambuco


Acidente ocorreu quando Natália Dantas pegou a linha Aeroporto/Jordão Alto. O motorista teria aberto a porta do coletivo

    Uma estudante deu entrada no Hospital da Restauração (HR), na noite da última quinta-feira (7), após cair de um ônibus que fazia a linha Aeroporto/Jordão Alto, da empresa Vera Cruz. O acidente com Natália da Silva Dantas, de 16 anos, ocorreu por volta das 18h30, nas imediações do Aeroporto Internacional do Recife.

    Leo Motta/Folha de Pernambuco
    Mãe de Natália disse que houve demora no socorro da filha
    >> Leia mais
    Relembre casos de passageiros que caíram de ônibus


    A mãe da vítima, Maria José da Silva, de 35 anos, disse que o coletivo estava lotado e a filha caiu quando o motorista teria aberto a porta. "Ela estava no ônibus lotado quando o motorista abriu a porta pra alguém descer ou estava aberta mesmo, não sei direito, e ela caiu. Ele não viu o acidente e os passageiros fizeram com que ele parasse o coletivo", conta a mãe de Natália.
    Ainda segundo a mulher, houve demora no socorro da filha. "Esperaram 50 minutos até o Corpo de Bombeiros chegar", comentou Maria José. Natália havia saído do colégio, no UR-6, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, e já havia pego um ônibus e um metrô antes de subir na linha Aeroporto/Jordão Alto e sofrer o acidente.
    Inicialmente, ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira e, em seguida, foi transferida ao HR, onde ficou internada no setor de traumatologia e recebeu alta na manhã desta sexta-feira (8). "Ela está com ferimentos no braço e dores nas costas. Vomitou muito ontem, mas está um pouco melhor hoje", disse a mãe.
    Maria José prestou queixa no posto policial do hospital e recebeu uma ligação da empresa Vera Cruz por volta das 8h desta sexta-feira (8). Em nota, a assessoria de imprensa da Vera Cruz lamentou o ocorrido. Segundo a empresa, "todos os profissionais que fazem parte do quadro são experientes e passam, constantemente, por capacitações e programas de reciclagem. O veículo envolvido no acidente está em perfeito estado de conservação, inclusive no que se refere ao bloqueio de portas"
    Ainda segundo a Vera Cruz, "testemunhas afirmam que a passageira estava encostada na porta traseira quando o motorista parou para desembarque. O motorista, ao tomar conhecimento do fato citado, de imediato, prestou socorro, acionando o Samu e aguardando a chegada". A empresa também garantiu que continuará com o "firme propósito de atender o cliente de maneira eficaz e respeitosa"

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    fonte: Folha PE

    quinta-feira, 7 de julho de 2016

    Metrô em Camaragibe funciona com apenas uma linha nesta quinta-feira Falha técnica afeta trecho entre as estações Rodoviária e Camaragibe. Previsão é que problema deve ser resolvido no fim da manhã.

    Técnicos fazem reparo no cabo que alimenta os trens do metrô, em Camaragibe (Foto: TV Globo/Reprodução)Técnicos fazem reparo no cabo que alimenta os trens do metrô, em Camaragibe (Foto: TV Globo/Reprodução)
    Apenas uma linha do Ramal Camaragibe do Metrô, na Região Metropolitana do Recife, funciona na manhã desta quinta-feira (7). Uma falha técnica afeta o trecho entre as estações Rodoviária-Cosme e Damião e Camaragibe desde as 19h de quarta (6). A previsão é que o problema seja resolvido no fim da manhã.

    Por isso, o intervalo dos trens subiu de dez para 25 minutos. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), houve um desnivelamento do cabo de alimentação dos veículos e técnicos estão no local desde meia-noite para fazer o reparo. A empresa disse ainda que pediu ao Grande Recife Consórcio de Transportes um reforço das linhas de ônibus.

    De oito a dez postes que sustentam o cabo foram danificados. "A gente acredita que tenha sido um raio, mas a gente vai fazer análise sobre outras possibilidades. Assim, vai ficar uma linha para Camaragibe e duas para Jaboatão. Assim, o intervalo dos trens do Centro para Jaboatão vai cair de dez para cinco minutos", informou o assessor de comunicação do Metrorec, Salvino Gomes.
    FONTE:G1 PE

    MOBILIDADE Avenida Recife terá Faixa Azul nos dois sentidos.

    Corredor de ônibus se estenderá por 3,6 km entre as ruas Gonçalves Magalhães e Dom Helder Camara

    A capital pernambucana vai ganhar mais uma faixa azul até o fim deste mês. A Avenida Recife será beneficiada nos dois sentidos, no trecho compreendido entre as ruas Gonçalves Magalhães e Dom Helder Camara, somando 3,6 quilômetros de extensão. Nesse percurso, 26 linhas de ônibus trafegam diariamente no sentido Avenida Recife/Viaduto Tancredo Neves. Dessas, 22 fazem o caminho inverso. A implantação da faixa é uma reivindicação antiga do bairro do Ibura, de acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. A medida será executada pela CTTU antes que encerre o período de férias escolares, facilitando a orientação aos condutores.

    Com a implantação do corredor para transporte público, a Avenida Recife ficará com duas faixas para o restante do fluxo. A via recebe 56 mil veículos nos dois sentidos por dia. Os motoristas perdem uma faixa, mas ganham um atalho com a função de desafogar a via. A CTTU vai tornar a Rua Hélio Brandão (paralela à Avenida Recife), no Ipsep, mão única no sentido subúrbio. Quem estiver trafegando pela Avenida Recife nessa direção terá a alternativa de entrar à direita na Avenida Saldanha Marinho.

    Em seguida, o motorista deve pegar à esquerda na Rua Costa e Silva, seguir pela Hélio Brandão, dobrar à esquerda na Rua São Nicolau e voltar à Avenida Recife, já próximo ao Ibura. A Hélio Brandão também receberá proibição de estacionamento e novos semáforos.

    A partir da nova intervenção, o Recife terá o total de 54 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. Atualmente, também existem faixas azuis nas avenidas Sul, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Conde da Boa Vista, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. Em 2012, a cidade contava com 20 quilômetros de corredores exclusivos. As faixas beneficiam, hoje, 500 mil usuários de transporte público, com tempo de viagem reduzido. Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a maioria dos passageiros que usam as linhas da faixa azul da Avenida Recife são usuários do TI Tancredo Neves e já trafegam pela faixa da Mascarenhas.

    Ainda de acordo com Taciana, em geral os motoristas têm respeitado os corredores de ônibus, mesmo em locais sem fiscalização. Somente as faixas da Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira têm equipamentos. Foram instaladas 25 câmeras em agosto passado. Mesmo assim, depois de colocar a nova faixa para funcionar, a prioridade da prefeitura é instalar mais equipamentos de fiscalização.

    Segundo a CTTU, a velocidade dos ônibus na Mascarenhas de Morais antes do corredor era de 21 quilômetros por hora. Depois da medida, passou para 26, um aumento de 23,8%. Após a instalação de radares, esse número subiu para 35,42 quilômetros, aumentando para 66% o ganho de tempo dos passageiros. A CTTU também pretende abrir um giro à esquerda na Mascarenhas de Morais para a Rua Coronel Fabriciano, próximo ao Viaduto Tancredo Neves, facilitando o acesso dos ônibus ao TI Tancredo Neves, outra reivindicação da comunidade. “Esse era o pleito mais antigo. Com essas medidas, a gente reduz de forma expressiva o tempo de percurso do Centro ao Ibura”, comentou João Braga.
    fonte: GRCT 
    reportagem: DP

    EXPRESSO FENEARTE AUXILIARÁ USUÁRIOS NO DESLOCAMENTO PARA A FEIRA


    A 17ª Fenearte prestigiará os brinquedos artesanais com o tema “Artesanato. Arte Brincante” e aportará no Centro de Convenções, em Olinda, a partir da próxima quinta-feira (7). O público que for conferir o evento, que este ano homenageará ícones pernambucanos como Manuel Eudócio e Naná Vasconcelos, contará com esquema de mobilidade especial organizado pelo Grande Recife. O órgão criou a linha Expresso Fenearte, que irá operar durante o período que acontece a feira (do dia 07 a 17 de julho).
    Os veículos terão saída do Shopping RioMar, com venda antecipada de pulseiras que dão direito ao trajeto de ida e volta, ao custo de R$ 10. Elas serão comercializadas no mesmo estande de venda do ingresso da Fenearte, próximo à loja Riachuelo. Os ônibus que transportarão o público até o local serão do tipo rodoviário e micro-ônibus e terão ar-condicionado.
    Durante a semana, o Expresso Fenearte funcionará no horário das 13h às 23h. Já aos sábados e domingos, os ônibus estarão à disposição dos usuários das 9h às 23h. O intervalo médio entre as viagens é de meia-hora. Quem for utilizar a linha deve se dirigir até a saída B no estacionamento do Shopping RioMar. Na volta para casa, o embarque no Centro de Convenções será no mesmo local do desembarque, próximo à entrada do evento.
    Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

    quarta-feira, 6 de julho de 2016

    GRANDE RECIFE REALIZA MUDANÇA DE PARADAS NA AVENIDA DANTAS BARRETO

    As linhas que trafegam na Avenida Dantas Barreto passarão a trafegar pela pista Leste (lado esquerdo local), a partir desta quarta-feira (6). A ação será realizada pelo Grande Recife devido à interdição da Avenida Dantas Barreto, no trecho compreendido entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Rua São João para a montagem dos equipamentos da Festa de Nossa do Carmo.

    Com a ação, as paradas seletivas nº 180238, 180239, 180240, 180241, 180243, 180244 e 180245 serão desativadas temporariamente e os usuários devem se dirigir às seguintes paradas provisórias que serão implantadas: 

    - Na pista Leste (lado esquerdo) da Avenida Dantas Barreto, no Canteiro central, lado oposto ao imóvel nº 691, logo após a Travessa São Pedro (entrada do Pátio de São Pedro); 

    - No canteiro central, lado oposto ao nº 777, em frente ao Shopping da Mídia (no Camelódromo), um pouco antes do cruzamento com a Rua Tobias Barreto; 

    - Ou ainda no canteiro central, lado oposto ao nº 909, loja Galpão 10, um pouco antes do cruzamento com a Rua Tobias Barreto.

    Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
     

    UBER EM TRÊS CAPITAIS DO NORDESTE VAI RECEBER DINHEIRO E CARTÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA DIA 10/07/16

    Resultado de imagem para UBER

    O serviço de transporte Uber vai passar a aceitar pagamento em dinheiro a partir da próxima segunda-feira no Recife. Atualmente, os usuários do serviço só têm a opção de pagar as corridas com cartão de crédito. A novidade também se estende para mais duas capitais nordestinas, Fortaleza e Salvador. Foto: YouTube/Reprodução 

    fonte: UBER 

    BRT 100% FOI O MAIOR SUCESSO E SE FEZ UM PROTESTO DEMOCRATICO E SEM QUEIMAR PNEUS OU FECHAR O TRÂNSITO.




















    FOTOS : JAILSON SILVA

    POLÊMICO E AGORA GRANDE RECIFE ...

    Usuários reclamam da retirada de cobradores como medida contra assaltosA partir da próxima segunda-feira, os ônibus da linha 901 começarão testes sem a presença do cobrador. Na viagem, será aceito apenas o cartão VEM


    Em nota, o Consórcio destacou, ainda, que cem por cento desses profissionais sejam remanejados e capacitados. Foto: Foto:Nando Chiappetta/DP.

    Depois do anúncio do teste com ônibus sem cobrador, usuários da linha  901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira reclamam do motivo apresentado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. A falta de dinheiro no caixa dos coletivos, afirmam os passageiros, não vai melhorar a segurança. Somente entre janeiro e maio deste ano foram registrados 651 assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife. Além da queixa dos usuários, os trabalhadores rodoviários pedem a suspensão da medida, alegando também um possível acúmulo de funcões do motorista e o risco de desemprego dos cobradores.

    Usuária da linha que vai ficar sem cobrador já na próxima segunda-feira, a aposentada Maria da Conceição, 62, faz o mesmo percurso há 15 anos, e, apesar de nunca ter sofrido investida direta de criminosos, acredita que a segurança do passageiro pode até piorar. "Só corri risco uma vez, quando o ônibus foi assaltado. Porém, eu estava dormindo e só percebi quando eles desceram. Não acho que sem os cobradores irá resolver a situação, muito pelo contrário. Agora os criminosos vão direto nos passageiros", afirmou.
    A aposentada Maria da Conceição Silva não acredita que a medida trará mais segurança. Foto:Nando Chiappetta/DP

    Para o serralheiro, Cícero Rodrigues do Nascimento, 56, a ausência do cobrador só deve permanecer se der lucro às empresas. "Não pretendo ir atrás de postos para fazer um cartão VEM. Quando é eleição, o político vem até a gente para fazermos o Título de Eleitor. As empresas vão atrás da gente quando perceberem que poderão perder dinheiro", disse o serralheiro. Sem o cartão VEM, o pedreiro Rinaldo Alves, 45 anos, afirma que mudará a sua rota. "Já que apenas o Abreu e Lima/TI Macaxeira irá ter essa medida, a partir de hoje irei me acostumar a pegar o Igarassu/Macaxeira, que me leva ao mesmo local", contou.

    Se para os usuários a situação de insegurança não mudará, para o cobrador Cláudio Aquino, que há três anos trabalha no ônibus, a medida também é ineficaz. Segundo Aquino, a linha foi escolhida para ser a pioneira por causa das fábricas que tem ao longo do percurso. "A maioria dos passageiros não paga em dinheiro, boa parte tem o VEM trabalhador. Assaltos existem em todo lugar", ponderou o cobrador. Cláudio tem a expectativa de ser remanejado para outras linhas.
    A linha aceitará apenas cartão VEM. Foto: Nando Chiappetta/DP.

    Em entrevista ao Diario nesta segunda-feira, o presidente do sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Benilson Custódio, parecia pouco confiante de que o Grande Consórcio fosse realmente levar a cabo a decisão de retirar os cobradores da linha. "Entramos com uma determinação para suspender essa implantação. Nenhum rodoviário estava presente nessa decisão. Somos totalmente contra, porque o motorista além de dirigir estaria responsável por outro serviço, como o da catraca", reclamou o presidente do sindicato.

    Em nota, o consórcio informou que não há perspectiva de implantar a retirada dos cobradores em todo sistema. O consórcio também destacou que 100% dos profissionais da linha TI Abreu e Lima/TI Macaxeira serão remanejados e capacitados para funções como motorista ou despachante.
    O cobrador Claudio Aquino tem a expectativa de ser remanejado em outra linha. Foto:Nando Chiappetta/DP
    A MOBIBRASIL CRIOU DUAS LINHAS TOP E SEM COBRADOR E NINGUÉM RECLAMOU, O MOTIVO OBVIO QUE A LINHAS DA MOBIBRASIL SÃO ÔNIBUS MODERNOS E COM AR,E JÁ A PEDROSA VAI DEIXAR OS MESMOS ÔNIBUS VELHOS E ULTRAPASSADOS E SEM DAR INCENTIVOS NENHUM , PRA OS USUÁRIOS.

    Petrolina também está fazendo testes de ônibus sem cobrador
    Na cidade sertaneja, a segurança não foi a principal desculpa para o corte na função, mas a rapidez do sistema. “A pontualidade aumentou em quase 10%, já que o embarque com o cartão é bem mais rápido”, justificou em nota à imprensa a gestora do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf), Josiclea Rodrigues. O teste é feito em linhas com menor fluxo e ainda não há previsão de ampliação.

    Uma diferença importante na experiência de Petrolina é que o cartão usado no sistema, o BIP, dá um desconto de 0,20 por passagem. O Grande Recife Consórcio de Transporte não ofereceu nenhuma contrapartida aos usuários da linha TI Abreu e Lima/TI Macaxeira.
    FONTE: DIÁRIO PERNAMBUCO

    terça-feira, 5 de julho de 2016

    Mulher é baleada após sair da Estação Central do Metrô do Recife

    Desentendimento entre dois homens ocasionou incidente nesta terça (5).
    Vítima, de 36 anos, foi socorrida para o Hospital da Restauração.

    Estação Central do Metrô do Recife (Foto: Larissa Pereira/TV Globo)
    Após sair da Estação Central do Metrô do Recife, mulher foi atingida por bala perdida (Foto: Larissa Pereira/TV Globo)
    Um desentendimento entre dois homens, um deles armado, deixou uma mulher ferida à bala no início da tarde desta terça-feira (5). O incidente aconteceu por volta das 14h entre o Terminal Integrado Recife e a Estação Central do metrô, no Centro da capital pernambucana.

    Duas viaturas da PM seguiram para o local. Uma delas foi utilizada para socorrer uma mulher que foi baleada na barriga. A vítima, de 36 anos, seguiu para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, também na área central do Recife. De acordo com a unidade hospitalar, a mulher baleada foi encaminhada para o bloco cirúrgico. O G1 solicitou ao HR o estado de saúde da vítima, mas ainda não obteve resposta.
    Segundo testemunhas, um ambulante que trabalha no local vendendo pipocas teria assobiado para uma mulher no momento em que passava um casal. O homem, que estava armado, teria entendido que o assobio era direcionado para a sua companheira, efetuando o disparo em seguida. O alvo do tiro conseguiu correr, e a bala acabou atingindo uma mulher que passava pelo local no momento do disparo.

    De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a vítima baleada tinha saído da Estação Central do Metrô do Recife. "O rapaz que era alvo do tiro correu para o lado da estação do metrô. As imagens das nossas câmeras de segurança mostram uma correria vinda do terminal de ônibus em direção à estação, de onde saiu a mulher que foi atingida", relata o assessor Salvino Gomes.
    fonte: G1 PE

    segunda-feira, 4 de julho de 2016

    MOVIMENTO PEDE CONCLUSÃO DE 100% DO BRT E O ALVO É O CORREDOR LESTE/OESTE.

    TI Caxangá III Perimetral

    O mivimento é organizado pelo criador da fan page, COLETIVO RECIFE que tem como idealizador o Hilton Azevedo e recebendo apoio de várias comunidades e de outros Grupos, associações de moradores , comunidade de Club Busólogos Pe, grupos de Mobilidade no facebook, ANTUERF ( associação de usuário do transporte Público com o Presidente Fredy do Metrô) e do Blog GRMPE(Jailson Silva).




    Anteriormente, quando o TI Caxangá III Perimetral estava quase pronto e assim permanece, questionei possível dificuldade na circulação dos ônibus dentro dele. 

    Recentemente, no novo TI Joana Bezerra, matéria de blog sobre mobilidade, relatou esse problema em função do posicionamento do muro da entrada principal do TI, deixando em aberto se haviam testado com ônibus de verdade afim de evitar o transtorno da remoção dele, pois o projeto pareceria executado por pessoas que não entendem do sistema. 

    Possivelmente ocorreu erro de projeto como houve nas estações BRT quando a primeira pronta, próxima ao Extra Supermercado da Av. Caxangá, ao ser testada com veículo BRT, um Viale BRT branco, notou-se desalinhamento de algumas portas. Esse detalhe questionei na época aqui no fórum porque havia uma simetria quando não há nos veículos.

    Pois bem, diante dos fatos, ressuscitando tese anterior, será que o TI Caxangá III Perimetral comporta a circulação de ônibus? Vejam as imagens do Street View,Google, Nov/15. Não mudou muito, exceto o mato alto, das imagens que postei na época. Elas mostram o quanto é apertada a via de ônibus comum, apenas duas faixas, e está acima do nível da avenida, o que me preocupa no futuro se as placas de concreto não suportarem o peso dos ônibus, além de possível colisão com a grade - o veículo pode despencar na avenida. 

    Me pergunto se um ônibus na plataforma conseguirá sair sem bater na grade ultrapassando outro parado a frente. O raio de curvatura também força os ônibus a manterem uma distância das curvas de entrada e saída, do contrário o veículo não terá espaço para manobrar.



    Abaixo, a foto mostra a plataforma por onde o BRT deverá fazer embarque, lado esquerdo da plataforma nesta visão da imagem. No lado direito será o desembarque, talvez também embarque de linhas comuns. O BRT deverá usar a mesma via de ônibus comuns para acessar a sua que é no meio do TI, em nível com a rua. Há um estrangulamento em curva por conta do muro do hospital, e a curva de descida não é das mais largas. Dupla faixa existe e está faltando concluir, que é próximo ao acesso pela Av. Gal. San Martin. Recordo na época da construção de um caminhão no trecho e o espaço era pequeno para outro ao lado nos dois lados da plataforma.


    foto: Google Maps
    Segundo o Governo, a partir do semestre que começa, farão por etapas licitações para a conclusão das obras de transporte. Os TI Caxangá III e IV Perimetrais devem ficar para o próximo ano.

    Esta matéria diante do anunciado indaga: já pensou se após pronto o TI Caxangá III Perimetral, descobrirem que a operação de ônibus terá problemas? Seria pedir muito executar testes com ônibus pesado e articulado nele para criar uma certeza que o retorno das obras e sua posterior conclusão não exigirá intervenções só percebidas na presença de veículos?

    Reportagem Especial com ajuda do amigo Raimundo -Rai
    texto : Raimundo - Rai
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837472&page=667

    LICITAÇÃO DO TRANSPORTE DO RECIFE AGORA EM OUTRA REALIDADE E SITUAÇÃO DESFAVORÁVEL AO ÔNIBUS COM AR E MOTOR TRASEIRO ( já era e talvez um futuro)




    A segunda etapa do edital está em andamento. Apenas dois dos sete lotes foram licitados até agora



    A segunda etapa da licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife já está em andamento, mas ainda sem prazo definido. Os contratos deveriam estar assinados desde o segundo semestre de 2014, mas a licitação precisou ser refeita. Os dois primeiros lotes da licitação, que envolvem o sistema BRT, estão em operação há dois anos. Quando o processo licitatório dos demais lotes for concluído, as empresas vencedoras assumirão a prestação do serviço de transporte público por ônibus nos corredores José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva/Rui Barbosa, Avenida Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca.
    O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que os contratos foram encaminhados à Procuradoria Geral do Estado (PGE). O órgão, no entanto, não informou detalhes dos contratos e prazos do processo licitatório. De acordo com o edital de licitação, as concessionárias escolhidas para os lotes terão 90 dias para começar a operar o novo serviço.



    A partir do nosso modelo de gestão, a opinião dos usuários sobre a qualidade do serviço será levada em consideração. A avaliação dos passageiros está prevista no edital de licitação das linhas de ônibus. O documento informa que a concessionária vencedora terá direito a 100% da remuneração caso atinja notas mensais iguais ou maior que nove, nos seguintes indicadores: cumprimento de viagens; cumprimento de intervalos; índice de quebra e satisfação dos usuários.



    Fomos às ruas para saber as notas que os usuários dão ao ônibus de linhas comuns atualmente. A maioria das avaliações - de 0 a 10 - ficou abaixo de 7. “Nosso transporte público ainda é muito precário, infelizmente. Se eu pudesse trocar o ônibus por um carro, faria isso. Os ônibus são superlotados, quentes e ainda fico com medo de ser assaltada. Há um mês, estava em um que sofreu um assalto na BR-232. Dois homens, com facões, ameaçaram os passageiros e desceram nas imediações do Jardim Botânico”, relatou a vendedora Lúcia Moura, 34. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 415 ocorrências de assaltos a coletivos aconteceram de janeiro a maio deste ano na Região Metropolitana do Recife. Já o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco contabilizou 139 assaltos só em junho.




    Um levantamento realizado pelo Grande Recife indicou que 70,7% dos usuários que utilizam o BRT Via Livre avaliaram positivamente o sistema. Cerca de 130 mil passageiros circulam diariamente pelos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Entre os itens mais bem avaliados pelos passageiros estão a condução pelo motorista (88%), a urbanidade do motorista (87%), o conforto (85%) e as condições de uso do veículo (81%).



    As entrevistas foram feitas pela Gerência de Informação e Pesquisa do Grande Recife entre os dias 19 e 26 de abril deste ano. Foram ouvidos 940 usuários. Eles avaliaram 11 itens: estação, conforto interno, segurança, condições de uso, acessibilidade, características dos ônibus, conforto, condução pelo motorista e urbanidade do motorista.
    fonte: site GRCT