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segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Agamenon vai receber faixa azul e corredor BRT

Prefeitura promete Faixa Azul para a Agamenon, mas ônibus segue sem prioridade na avenida


  


Fonte: De Olho no Transito com

Roberta Soares

Na simulação feita por Ronaldo Câmara, do JC, a Faixa Azul que a Prefeitura do Recife promete implantar até o primeiro semestre de 2018. Fotos: Filipe Jordão/JC Imagem


Já nos acostumamos, mas é questionável que, em tempos de discussão sobre o estrago que o uso excessivo do automóvel pode provocar na mobilidade urbana, a principal avenida do Recife, a Agamenon Magalhães, chamada de pulmão viário da cidade, com reflexos em toda Região Metropolitana, seja uma via sem qualquer prioridade ao transporte público. Seja só para carros. Tenha 12 faixas divididas em duas pistas centrais e duas locais, onde o automóvel é o rei. Reina majestoso. É claro que os 280 mil passageiros diários dos ônibus que circulam na avenida também são beneficiados pela atenção dada aos carros, mas o transporte coletivo não recebe o tratamento que deveria. O segundo eixo do BRT Norte-Sul, prometido pelo Estado, não saiu do papel e, até hoje, nem mesmo uma faixa exclusiva foi implantada. A promessa da Prefeitura do Recife, entretanto, é criar uma Faixa Azul na Agamenon até o segundo semestre de 2018.
É certo que iremos fazê-la. É uma prioridade do prefeito Geraldo Júlio implantar Faixas Azuis na cidade. Estamos debruçados sobre estudos das intervenções necessárias porque, sem elas, não potencializamos os ganhos da faixa exclusiva. Não é apenas chegar e pintar de azul”,
João Braga, secretário de Mobilidade do Recife
João Braga, secretário de Mobilidade do Recife, garante que ela será implantada e que ajustes viários necessários em pelo menos quatro cruzamentos da via deverão começar a ser implantados ainda este ano. A promessa é de uma Faixa Azul em toda a extensão da via, entre o Hospital Português e o limite com o município de Olinda, na faixa da direita das pistas centrais da via. “É certo que iremos fazê-la. É uma prioridade do prefeito Geraldo Júlio implantar Faixas Azuis na cidade. Estamos debruçados sobre estudos das intervenções necessárias porque, sem elas, não potencializamos os ganhos da faixa exclusiva. Não é apenas chegar e pintar de azul, precisamos fazer ajustes porque, se não for bem feito, o próprio ônibus pode ser prejudicado pelo congestionamento que a faixa exclusiva poderá provocar mais à frente. Ali, não podemos errar”, explica o secretário.
Ainda não há muitos detalhes para serem divulgados, segundo a prefeitura, porque os estudos estão sendo finalizados. As intervenções aconteceriam nas interseções da Agamenon no Paissandu/Ilha do Leite, Derby, Rua Joaquim Nabuco/Rua Dom Bosco, Rua João de Barros e acessos à Avenida Norte. A intervenção tem o apoio da iniciativa privada. A Urbana-PE (o sindicato dos empresários de ônibus) e as Construtoras Rio Ave e Moura Dubeux têm dado apoio à prefeitura com os estudos e simulações de trânsito, segundo João Braga.
Enquanto a Faixa Azul da Agamenon não vinga, o trânsito segue pesado e congestionado na Agamenon Magalhães, especialmente para os ônibus. Durante a produção da matéria, alguns motoristas chegaram a chamar a equipe do JC, antes mesmo de serem abordados, para implorar por uma faixa exclusiva na via. Nem sabiam o que era a matéria, mas já apelavam por um mínimo de prioridade na larga e imponente Agamenon Magalhães. “Sofremos muito, todos os dias, nos horários de pico da manhã e da noite. Quando há congestionamentos, é comum perdermos de 20 a 25 minutos para percorrer um trecho muito pequeno: do Hospital Português à entrada da Avenida Conde da Boa Vista”, reclama o motorista de ônibus Ivandro de Souza Batista.


Quem entende de transporte ou planeja e operacional o sistema de transporte público também concorda que a Avenida Agamenon Magalhães precisa, urgentemente, ter prioridade para o transporte público. “A Agamenon Magalhães tem a mesma utilidade para o SEI que o contorno urbano da BR-101. A última pesquisa de origem e destino do transporte da RMR mostrou que apenas 25% das viagens tinham o Centro Expandido como destino. Ou seja, o restante, 75%, queriam chegar a outras áreas e essa ligação com outros corredores de transporte, por exemplo, poderia ser feita na Agamenon. O chamado transbordo termina sendo feito no Centro porque não há opção”, argumenta Germano Travassos, consultor em transporte.
Se for o caso, que tenhamos as duas coisas: uma Faixa Azul e um corredor de BRT. Mas não podemos abrir mão do BRT”,
Germano Travassos, consultor de transporte


Travassos, entretanto, reconhece a importância da implantação da Faixa Azul, mas alerta para que ela não seja uma substituição ao corredor de BRT planejado para a Agamenon, ainda antes da Copa do Mundo de 2104, com recursos federais – o chamado Eixo Agamenon do BRT Norte-Sul, que faria conexão com o Terminal Integrado de Joana Bezerra. “Se for o caso, que tenhamos as duas coisas. Mas não podemos abrir mão do BRT. Até porque, sabemos que muitos dos passageiros que hoje usam o Norte-Sul pelo eixo da Avenida Cruz Cabugá, o fazem porque têm no Centro a melhor opção para acessar outros corredores de transporte. Quando o ramal seguir pela Agamenon Magalhães, essa transferência poderá ser feita na Agamenon”, afirma.

Alfredo Bandeira, diretor de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte, tem opinião identica a de Travassos. “Ou teremos os dois ou fiquemos com o BRT. A Agamenon Magalhães é fundamental para o sistema de transporte de toda a RMR. É a primeira perimetral do Recife, ligando o Sul e o Norte do Grande Recife. Também é por ela que se dá a ligação entre os corredores Leste e Oeste. Agora, de fato, temos que fazer uma intervenção bem estudada para não errar”, reforça. Afinal, razões não faltam para dar prioridade ao ônibus na Agamenon. São 60 linhas que, devido aos congestionamentos, deixaram de realizar, por exemplo, 2.660 viagens somente no mês de agosto, das 84 mil programadas.
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Confira o live que João Braga fez com a equipe do Meu Recife, quem vem desenvolvendo uma ampla campanha por Faixas Azuis na cidade:


Abaixo, uma arte produzida ainda em 2012 sobre o Eixo Agamenon do BRT Norte-Sul, que nunca saiu do papel. Na época, o projeto ainda previa a construção de quatro viadutos transversais sobre a Agamenon Magalhães.


A resposta do governo de Pernambuco sobre a situação do projeto de implantação do Eixo Agamenon do BRT Norte-Sul, que chegou a ter o canteiro montado ainda em 2012 e era prometido para a Copa do Mundo de 2014:
“A Secretaria das Cidades informa que está refinando o projeto de BRT na Avenida Agamenon Magalhães, considerando todas as intervenções necessárias nos bairros cortados pela via de maior importância entre a ligação dos bairros da Zona Norte e Zona Sul. O projeto em questão está sendo finalizado e contempla melhorias nas calçadas, considerando acessibilidade, novas estações no mesmo padrão das estações de BRT já implantadas, garantindo conforto e segurança aos usuários.
O detalhamento dos projetos, inclusive, prevê a implantação de passarelas e a possível duplicação do viaduto da Avenida João de Barros que, dependendo das simulações e das alterações inseridas no entorno da Agamenon, pode ser adiada, desde que se consiga os resultados apenas com as melhorias já citadas. Quanto à retomada das obras, está nos planos da Secid relicitar os serviços do corredor até final do primeiro semestre de 2018”.


Prefeitura adaptou algumas das calçadas da avenida, principalmente as que têm paradas de ônibus. População aprovou e pede mais


As intervenções na Agamenon Magalhães, segundo a PCR
“A Avenida Agamenon Magalhães recebeu melhorias na sua iluminação, que foi totalmente substituída por luminárias em LED, trazendo mais conforto e segurança para quem precisa circular pelo local. A ação teve início em setembro de 2016 e conclusão em março deste ano e foi executada pela Emlurb.
O trabalho contou com a implantação de 548 novas luminárias, a um investimento de R$ 3,5 milhões. Há mais de 40 anos a via não passava por uma intervenção desse porte. Além de mais econômicas, as luminárias têm um tempo de vida útil maior que as atuais de vapor de sódio.
Ainda em março deste ano, a Prefeitura do Recife concluiu as obras de requalificação do passeio público, situado no canteiro central da via. As intervenções também foram executadas pela Emlurb e tiveram investimento de R$ 415 mil. Os serviços abrangeram um trecho com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, margeando o canal da Agamenon, a partir do Hospital Português, no bairro da Paissandu, até as proximidades do Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro. Foi restaurado todo o passeio em concreto, em ambos os lados da via.
Além da requalificação das calçadas, também foram realizados consertos nas tampas de galerias da rede de drenagem pluvial e regularização dos meios-fios instalados ao longo do percurso. Em abril, a Emlurb fez o plantio de um novo gramado no canteiro central da avenida. Além de trazer benefícios estéticos como embelezamento do espaço, a grama também traz conforto térmico, ajuda no controle da poluição do ar e reduz as erosões do solo nas margens do canal. Esse serviço contou com um investimento de R$ 144 mil”.



As 60 linhas de ônibus que trafegam na avenida transportam 280 mil passageiros por dia. Mas os congestionamentos fizeram os ônibus perderem 2.660 viagens das 84 mil programadas em agosto
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Marcadores: Av Agamenon Magalhães, Brt Agamenon, Faixa Azul

sábado, 4 de novembro de 2017

Zona Azul nos mercados virá renda extra pra Prefeitura arrecadar mais com as multas

A democratização das vagas de estacionamento no entorno de mercados públicos



A partir desta sexta-feira (3), 130 novas vagas de Zona Azul serão disponibilizadas no entorno do Mercado da Encruzilhada. Já em Casa Amarela, 60 vagas serão implantadas até o fim de novembro.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai expandir a Zona Azul para a Zona Norte da cidade. A partir desta sexta-feira (3), o entorno do Mercado da Encruzilhada passa a contar com 130 vagas de estacionamento rotativo, das quais seis são destinadas à pessoas idosas, cinco à pessoas com deficiência e quatro ao serviço de carga e descarga. O objetivo da ação é democratizar o estacionamento disponível no espaço público, através da maior rotatividade das vagas. Esta é a segunda implantação do projeto fora do Centro do Recife, beneficiando, mais uma vez, um mercado público municipal. A primeira aconteceu em 2016, no entorno do Mercado da Madalena. 
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância de  democratizar a utilização do estacionamento no entorno dos equipamentos comerciais. "Garantir a rotatividade das vagas de estacionamento poderá potencializar o comércio local e promover mais comodidade aos frequentadores do Mercado da Encruzilhada. Por isso, a ideia é estender o projeto para outros mercados, beneficiando, por exemplo, os bairros de Casa Amarela e Afogados", comentou.  
Para regulamentar a ação, será implantada toda a sinalização horizontal e vertical nas ruas Amaro Coutinho, Carlos Borromeu e Doutor José Maria, onde as vagas de Zona Azul, todas com o tempo máximo de permanência de duas horas, serão disponibilizadas. Além disso, estão sendo cadastrados pontos de venda autorizados no entorno do mercado. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação), e o veículo está passível de remoção ao depósito. 
Até o fim de novembro, o Mercado de Casa Amarela também será beneficiado com 60 vagas de Zona Azul, sendo cinco para idosos, três para pessoas com deficiência e três para carga e descarga. O objetivo da ação é democratizar o estacionamento disponível no espaço público, através da maior rotatividade das vagas. 
Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena. A Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3.
MELHORIA NOS MERCADOS PÚBLICOS – A implantação de vagas de Zona Azul nos mercados públicos faz parte do trabalho da Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar o ordenamento e, assim, deixar os equipamentos mais atrativos à população. Além de realizar melhorias estruturais, ações como o Projeto Viva o Mercado estão atraindo cada vez mais frequentadores aos equipamentos.
fonte: Prefeitura CR
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Marcadores: mercados publicos, zona azul

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

ENEM 2017 A HORA É AGORA !

GRANDE RECIFE REFORÇA A FROTA PARA OS DOMINGOS DO ENEM

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Nos próximos domingos, dia 05 e dia 12 de novembro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, o Grande Recife vai reforçar a frota e o número de viagens de 20 linhas do Recife e Região Metropolitana e ativar três linhas que, geralmente, não operam aos domingos. No total, 179 veículos estarão em operação, realizando 1.617 viagens, ou seja, 39 ônibus e 335 viagens a mais que um domingo usual.
foto ilustrativa
Para o coordenador de Operações do Grande Recife, Mário Sérgio Cornélio, o aumento viabiliza o deslocamento para os estudantes. “O domingo é um dia em que, normalmente, a demanda cai e, por isso, a frota é reduzida. Os dias de prova do Enem fogem à regra e o Consórcio monta esse esquema para beneficiar os candidatos que são os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros”, destacou.
Confira as linhas que serão reforçadas:
020 – Candeias/TI Tancredo Neves
061 – Piedade
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
731 – Beberibe (Espinheiro)
860 – TI Xambá (Príncipe)
1946 – TI Igarassu (PCR)
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
116 – Circular (Príncipe)
202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
424- CDU/ Torrões (Via San Martin)
640 – Guabiraba/Derby
2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá
2431 – Cidade Universitária
2432 – CDU (Várzea)
2450 – TI Camaragibe (Centro)
2460 – TI Camaragibe (Príncipe)
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 – Rio Doce/CDU
181 – Cabo (Cohab)/ TI Cajueiro Seco
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
168 – TI Tancredo Neves (Cde. B. Vista)
Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o Consórcio através da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999).

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Marcadores: Comunicado GRCT, Enem 2017

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Mobilidade - Assaltos a ônibus não Param

NOTÍCIA | VIOLÊNCIA

Pernambuco registra 281 assaltos a ônibus no mês de outubro


Mais de 3.200 assaltos a ônibus já foram registrados durante todo o ano de 2017
Publicado em 01/11/2017, às 07:42
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Rádio Jornal

O ano de 2017 já tem mais de 3.200 registros de assaltos a ônibusO ano de 2017 já tem mais de 3.200 registros de assaltos a ônibus
Foto: Reprodução

Entre a manhã dessa segunda-feira (31) e a manhã desta terça-feira (1º), 8 ônibus foram assaltados na Região Metropolitana do Recife. Durante o mês de outubro, foram registrados 281 assaltos em todo o Estado. A contagem é feita pela editoria de polícia do Blog GRMPE em parceria com o Sindicato dos Rodoviários.

Entre os coletivos assaltados mas últimas 24 horas estão veículos que fazem as linhas PE-15/Afogados, Barro/Macaxeira e TI Cabo/Cais de Santa Rita, entre outros.
Os números assustam. Entre os dias 1º de janeiro e 31 de outubro 3.267 assaltos a ônibus já foram registrados no Estado.

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Marcadores: assaltos, bandidos

terça-feira, 31 de outubro de 2017

METRO - PELA MILÉSIMA VEZ A LINHA SUL OS TRENS QUEBRAM E CAUSA TRANSTORNOS AOS USUÁRIOS

Até parece noticia repetida, mas o Metro quebrou foi....? e assim sem saber o que houve os usuários ficaram sem trens nesta manha e assim segue a decadência do Metro do Recife que hoje esta prestes a fechar as portas por falta de investimentos e manutenção.

Imagens via whatsapp de usuário enviadas pro nosso zapp 81-99756-9443

estações superlotadas em manhã de metro com defeitos, o povo teve que recorrer as linhas de ônibus e segundo a usuária Natália que trabalha em afogados (falou em entrevista ao Blog ), o trem ao chegar a estação Imbiribeira  ficou parado na mesma e fechou as portas e todos ficaram presos sem poder descer por mais de 30 minutos .
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Marcadores: linha Sul Metro, Metro

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Volare apresenta modelo executivo na Fresp 2017


foto: divulgação Volare
A Volare apresenta o seu modelo WL Executivo na 18ª edição do Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo (Fresp), que será realizada de 27 a 29 de outubro, no Hotel Casa Grande, no Guarujá, em São Paulo. Maior e mais sofisticado miniônibus da marca, o veículo foi desenvolvido com as mais inovadoras tecnologias mundiais.
“É importante participar e apresentar novidades para o segmento de fretamento e turismo, que cresce a cada dia. O Volare WL Executivo é um veículo diferenciado em vários aspectos. Possui a maior capacidade do mercado para transportar passageiros e amplo bagageiro, o que proporciona mais conforto e praticidade aos usuários, além de benefícios para o frotista”, explica Sidnei Vargas da Silva, gerente comercial para o mercado interno da Volare.
foto: Divulgação Volare
O Volare WL oferece ainda mais espaço interno, com design arrojado, funcionalidade e versatilidade. Considerado a solução ideal para quem opera com grandes grupos no segmento de fretamento e turismo, o modelo acomoda 36 pessoas, mais motorista, com a manobrabilidade, mobilidade e baixo consumo de um veículo pequeno.
O Volare WL possui poltronas executivas, com 940 mm de largura e assento soft que proporciona mais conforto e acomoda melhor o passageiro. Outro destaque é o bagageiro traseiro, com 4.080 litros de capacidade, e maior vão de acesso. A grande porta traseira, com abertura até a base da carroceria, facilita a operação com as bagagens, e portas de acesso laterais garantem melhor acomodação dos volumes. Conta ainda com porta-pacotes maior e mais abrangente, parede de separação do salão de passageiros e porta pantográfica.
fonte: Volare / Blogdocaminhoneiro.com
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Marcadores: Volare WL Executivo

BR101 entre os 30 km de reformas ainda tem dois viadutos






OBRASDois novos viadutos para acelerar BR-101Projetos de construção de equipamentos estão sendo elaborados pelo DER para destravar o fluxo no Contorno do Recife. Obras incluirão espaços de lazer


Por: Tânia Passos - Diário de Pernambuco

A requalificação do pavimento da BR-101, iniciada no último dia 19 e com previsão de término em meados de 2019, terá, paralelamente, a elaboração de projetos pelo Departamento Estadual de Rodagem (DER) para implantação de dois viadutos. A ideia é destravar o nó nas imediações da entrada da Muribeca, em Jaboatão, e sob o viaduto da rodovia federal no trecho que liga a Avenida 17 de Agosto ao bairro de Dois Irmãos, no Recife. A solução encontrada foi usar o mesmo modelo adotado na Estrada da Batalha, em Jaboatão, com utilização de uma rotatória e aproveitando os espaços vazios para instalar equipamentos públicos como parques, pista de cooper e serviços.
Neste Vídeo mostra as Ilustrações dos Via dutos

A rotatória na entrada da Muribeca é uma demanda antiga. O trecho da BR que passa na área urbana de Jaboatão recebe fluxo de veículos de quem quer entrar ou sair da Muribeca, bairro que fica no lado direito da rodovia sentido Jaboatão/Cabo, e ainda de quem quer acessar o bairro de Prazeres, no lado oposto da pista. Sem rotatória ou semáforos, o tráfego costuma travar nos horários de pico.

Atualmente os motoristas precisam usar os retornos no meio do canteiro para passar de um lado para o outro. Com obras emergenciais em andamento, muitos estão passando por cima do canteiro central para fugir do congestionamento. A ideia é que a rotatória facilite os acessos aos bairros de Prazeres e da Muribeca por baixo do viaduto com vão de 300 metros, que será usado pelos motoristas que têm como destinos os sentidos Sul ou Norte da via.
No trecho do viaduto da BR-101 sobre a Avenida da Recuperação, que liga Apipucos a Dois Irmãos, também é possível ter acesso à rodovia nos sentidos Norte e Sul. Por causa da quantidade de acessos e sentidos, há dois semáforos com diferentes tempos. Por causa do fluxo intenso, os congestionamentos são frequentes. O viaduto será refeito e terá 200 metros de vão com várias alças. “A previsão é licitar as obras em meados de 2018, disse Luiz Alberto de Araújo, gerente-geral de Projetos da Secretaria de Transportes de Pernambuco.

Tanto a requalificação da rodovia quanto os projetos dos viadutos com as rotatórios têm como objetivo a melhoria do tráfego de veículos, mas não há, por enquanto, um investimento para o transporte público. O trecho de 30,7 km do Contorno do Recife, entre Paulista e Jaboatão, que corresponde à 4ª Perimetral, previa um corredor de BRT, mas por enquanto essa solução está descartada. A recuperação do pavimento, sem contar os viadutos, custará R$ 192,6 milhões. “Há vários entraves para o corredor de BRT no canteiro central. A exemplo do trecho entre a Ceasa e o viaduto da Caxangá, que necessitaria de um elevado muito extenso e praticamente inviável. E há, ainda, seis quilômetros de gasoduto no canteiro central”, explicou Luiz Alberto. Segundo ele, há um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) que permite a remoção do gasoduto sem nenhum custo.

fonte: DP































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quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Violência no BRT Conorte - Tiroteio

  - Tiroteio agora

Estação BRT Bultrins.

Policial militar abordado por dois elementos, onde após reagir a investida, um dos indivíduos veio a óbito e o segundo, baleado, em fuga. Viaturas na busca do imputado.
Policial foi alvejado na perna e socorrido por populares.
Segundo informações preliminares, seria o CB Abimael, companheiro do 1° BPM.
Fonte: Whatsapp amigo PM que tá na ocorrência
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Marcadores: assaltos, BRT, conorte

Denuncia - Entidades nacionais de engenharia criticam obras da BR-101 em Pernambuco




Professores da UFPE e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea) já tinham feito alertas semelhantes. Foto: Guga Matos/JC Imagem


Depois de professores da UFPE e da direção do Crea-PE alertarem, agora é a vez de três entidades nacionais de engenharia com representatividade no Estado se unirem para apontar os erros que os governos federal e de Pernambuco estão cometendo nas obras de restauração dos 30,7 quilômetros do chamado contorno urbano que a BR-101 faz da Região Metropolitana do Recife, entre Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes. Os alertas são, basicamente, os mesmos: o primeiro e mais grave é a escolha do pavimento flexível (asfalto) para substituir o que restou das placas de concreto implantadas 42 anos atrás, quando o contorno foi construído. Depois, o modelo de contratação escolhido, que na avaliação técnica não é o adequado e dificultará a fiscalização da obra.

As consequências das escolhas também são as mesmas apontadas anteriormente: em dez anos, talvez até menos, os pernambucanos estarão trafegando numa rodovia repleta de problemas e os R$ 192 milhões destinados à obra terão sido desperdiçados. Uma escolha que, na avaliação da entidades que assinam o documento, custará caro porque não suportará a demanda de veículos e, principalmente, o excesso de cargas que a BR recebe. O alerta em forma de documento é assinado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Pernambuco (Abenc-PE), a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe) e o Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge), e será entregue formalmente ao governador Paulo Câmara nos próximos dias. Juntas, as duas associações e o sindicato representam 20 mil profissionais e especialistas em obras, serviços de engenharia, projetos e segurança do trabalho.
Confira, no vídeo abaixo, as críticas feitas pelos engenheiros, ponto a ponto:

“Em primeiro lugar, queremos destacar que esse alerta não é uma provocação ou uma tentativa de discórdia. Também não tem conotação política nem partidária. Fizemos porque o caminho escolhido para essa obra está errado e vamos nos arrepender mais à frente. Estaremos jogando dinheiro fora e a população pagará por isso. Fazemos o alerta ao governador Paulo Câmara e nos colocamos à disposição para auxiliar no que for preciso, tudo de forma gratuita. Sugerimos reunir um grupo de notáveis, algo semelhante ao que foi feito, anos atrás, quando o governo insistiu em construir quatro viadutos transversais à Avenida Agamenon Magalhães, e desistiu depois de ser alertado por profissionais experientes no assunto”, relembra Stênio Cuentro, presidente da Abenc-PE.


O pavimento, mais uma vez, é o grande equívoco. Os engenheiros, assim como os professores da UFPE, defendem que o concreto ou pavimento rígido é a melhor opção. “Para trocar as 20 mil placas de concreto que compõem o contorno da BR-101 gastaríamos, tendo como base a tabela de preços paga pela Emlurb, R$ 100 milhões. Ou seja, é viável recompor o pavimento da forma certa. Esse modelo que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) escolheu e que o governo de Pernambuco está avalizando não é certo. Deveríamos usar a mesma técnica de concretagem utilizada para fazer quase 400 quilômetros da BR-101 Nordeste, inclusive em Pernambuco”, destaca Stênio Cuentro.




Segundo o engenheiro, a técnica adotada na obra se assemelha a uma obturação mal feita de um dente. “Eles estão quebrando e triturando as placas que estão danificadas e já repletas de asfalto jogado sobre elas por anos. Abrem um buraco na base e o preenchem com o que chamamos de concreto pobre (CCR). Em seguida, colocam asfalto sobre ele. Isso não vai funcionar. O pavimento flexível tem vida útil limitada porque sofre com os efeitos do clima e do excesso de peso”, explica o engenheiro.



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Marcadores: arco metropolitano Pernambuco, BR101

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Policial reage e mata bandido em Linha opcional do Paiva em legitima defesa

Policial reage a assalto e mata suspeito dentro de ônibus no Grande Recife

foto cortesia de um busólogo parceiro do blog

Dois homens entraram armados em um ônibus em Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes. Além, do suspeito morto, não houve feridos.



A Polícia Militar de Pernambuco (PM) divulgou, nesta quarta-feira (25), que uma tentativa de assalto a um ônibus resultou na morte de um suspeito, em Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Um policial que estava no coletivo reagiu à investida criminosa e atirou contra os suspeitos, matando um deles. Não foi informado se ele é policial militar ou civil.
O crime ocorreu por volta das 18h15 de terça-feira (24), próximo ao acesso da Estrada de Curcurana. Dois homens armados entraram no ônibus e anunciaram o assalto. Logo após, um dos passageiros, que é um policial, reagiu e atirou contra os homens. Um suspeito morreu no local e o outro conseguiu fugir.
Além do suspeito morto, nenhum passageiro ficou ferido. A ocorrência foi atendida pelo 6º Batalhão de Polícia Militar e o homicídio está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.
fonte: G1 pe
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Marcadores: assaltos, Policia

O dinheiro foi liberado em 2012 e agora projeto arquivado e o nosso dinheiro foi pra onde ? ....





Em vídeo, confira como seria o Corredor de BRT da BR-101, atualmente engavetado

Roberta Soares

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O Corredor de BRT da BR-101 foi arquivado pelos governos federal e de Pernambuco, pelo menos por enquanto, e não foi considerado nas obras de restauração do chamado contorno urbano que a rodovia faz da Região Metropolitana do Recife. Mas o vídeo abaixo, relembrado por um colega do setor de mobilidade ( Blog GRMPE ), deve ser revisto para nos fazer refletir como o poder público promete, promete, promete … e não cumpre.









O vídeo, feito pelo Dnit, governo de Pernambuco e Maia Melo Engenharia, mostrava como seria, um dia, o Corredor de BRT da BR-101. A elaboração do projeto, vale ressaltar, foi responsável por atrasar a execução das obras de restauração da BR. E, agora, está engavetado por falta de recursos. Uma pena.

fonte: De Olho no Transito.

                                    
Postado por Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco às quarta-feira, outubro 25, 2017 Nenhum comentário:
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Marcadores: arco metropolitano Pernambuco, BR101, BRT BR101
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