OBRASDois novos viadutos para acelerar BR-101Projetos de construção de equipamentos estão sendo elaborados pelo DER para destravar o fluxo no Contorno do Recife. Obras incluirão espaços de lazer
Por: Tânia Passos - Diário de Pernambuco
A requalificação do pavimento da BR-101, iniciada no último dia 19 e com previsão de término em meados de 2019, terá, paralelamente, a elaboração de projetos pelo Departamento Estadual de Rodagem (DER) para implantação de dois viadutos. A ideia é destravar o nó nas imediações da entrada da Muribeca, em Jaboatão, e sob o viaduto da rodovia federal no trecho que liga a Avenida 17 de Agosto ao bairro de Dois Irmãos, no Recife. A solução encontrada foi usar o mesmo modelo adotado na Estrada da Batalha, em Jaboatão, com utilização de uma rotatória e aproveitando os espaços vazios para instalar equipamentos públicos como parques, pista de cooper e serviços.
Neste Vídeo mostra as Ilustrações dos Via dutos
A rotatória na entrada da Muribeca é uma demanda antiga. O trecho da BR que passa na área urbana de Jaboatão recebe fluxo de veículos de quem quer entrar ou sair da Muribeca, bairro que fica no lado direito da rodovia sentido Jaboatão/Cabo, e ainda de quem quer acessar o bairro de Prazeres, no lado oposto da pista. Sem rotatória ou semáforos, o tráfego costuma travar nos horários de pico.
Atualmente os motoristas precisam usar os retornos no meio do canteiro para passar de um lado para o outro. Com obras emergenciais em andamento, muitos estão passando por cima do canteiro central para fugir do congestionamento. A ideia é que a rotatória facilite os acessos aos bairros de Prazeres e da Muribeca por baixo do viaduto com vão de 300 metros, que será usado pelos motoristas que têm como destinos os sentidos Sul ou Norte da via.
No trecho do viaduto da BR-101 sobre a Avenida da Recuperação, que liga Apipucos a Dois Irmãos, também é possível ter acesso à rodovia nos sentidos Norte e Sul. Por causa da quantidade de acessos e sentidos, há dois semáforos com diferentes tempos. Por causa do fluxo intenso, os congestionamentos são frequentes. O viaduto será refeito e terá 200 metros de vão com várias alças. “A previsão é licitar as obras em meados de 2018, disse Luiz Alberto de Araújo, gerente-geral de Projetos da Secretaria de Transportes de Pernambuco.
Tanto a requalificação da rodovia quanto os projetos dos viadutos com as rotatórios têm como objetivo a melhoria do tráfego de veículos, mas não há, por enquanto, um investimento para o transporte público. O trecho de 30,7 km do Contorno do Recife, entre Paulista e Jaboatão, que corresponde à 4ª Perimetral, previa um corredor de BRT, mas por enquanto essa solução está descartada. A recuperação do pavimento, sem contar os viadutos, custará R$ 192,6 milhões. “Há vários entraves para o corredor de BRT no canteiro central. A exemplo do trecho entre a Ceasa e o viaduto da Caxangá, que necessitaria de um elevado muito extenso e praticamente inviável. E há, ainda, seis quilômetros de gasoduto no canteiro central”, explicou Luiz Alberto. Segundo ele, há um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) que permite a remoção do gasoduto sem nenhum custo.
fonte: DP
fonte: DP
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