Para a classe, presença dos carros do app é ilegal e prejudicial à mobilidade
Concentração do protesto dos taxistas em frente ao Centro de ConvençõesFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Contra a presença do Uber no Carnaval de Olinda, taxistas de diversos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) protestam desde o início da manhã e prometem fechar ruas nesta quinta-feira (1º). A concentração acontece em frente ao Classic Hall, em Salgadinho, Olinda, e deverá seguir para o Sitio Histórico.
A categoria afirma que a presença dos carros vinculados ao aplicativo irá prejudicar o faturamento e complicar o trânsito no Corredor da Folia – áreas que durante o período só podem circular táxis e ônibus.
“Não queremos que coloquem os carros desse aplicativo. A presença deles irá deixar tudo intransitável no Carnaval. Não vamos conseguir ter condições de trabalho com eles dentro da festa”, queixou-se o diretor da Cooperativa de Taxistas de Olinda, Hélio Batista. “Tem uma lei do município que diz que só pode transitar no Corredor da Folia ônibus e táxi. Como que carro particular vai entrar?”, questionou.
Trabalhando há 22 anos nas ruas olindenses, o taxista Cássio José Silva de Souza, conhecido como “Índio”, lamentou. “Esse aplicativo é ilegal. Queríamos que a Prefeitura de Olinda liberasse a circulação de táxis de toda a área metropolitana. Só permitiram os de Recife e esses clandestinos (Uber). Vamos perder receita”, criticou.
Polêmica
A Prefeitura de Olinda anunciou nessa quarta (31), durante coletiva de imprensa sobre o Carnaval na cidade, que a circulação de Uber estava liberada, confirmando a informação antecipada pela Folha de Pernambuco. O prefeito Professor Lupércio pôs pano morno no assunto. “Nosso Carnaval tem espaço para todo mundo. Afinal, teremos mais de 2 milhões de pessoas circulando nas ladeiras de Olinda", ponderou.
A gerente de comunicação da Uber, Atalija Lima, disse que a empresa está ciente da polêmica envolvendo os taxistas, mas que aposta no bom senso da categoria para
contornar a situação e manter a paz no Carnaval. Mas entrou em contato com a prefeitura da cidade e órgãos de segurança no intuito de garantir a integridade física dos condutores do aplicativo. "A gente está superfeliz de estar finalmente no Carnaval de Olinda. Foi um amor que começou há um tempinho e, finalmente, a gente conseguiu concretizar”, disse a gestora.
fonte: Folha de Pernambuco, com informações de Geraldo Moreira, da Rádio Folha
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
TI CAXANGÁ III PERIMETRAL E SEU PRIMEIRO DIA ÚTIL 29/01/18
TI GETÚLIO VARGAS ( CONDE DA BOA VISTA) ASSIM FOI MUDADO A SUA NOMENCLATURA NOS BRTS
Jaílson Silva
Apos muitas reclamações pelos usuários, que estavam confundindo o nome da linha da III perimetral com uma outra linha do BRT, o órgão gestor muda o nome desta linha no letreiros dos BRTs, passando a se chamar TI GETÚLIO VARGAS (CONDE DA BOA VISTA) .
Fomos ao terminal no fim da tarde desta segunda feira dia 29 , para vermos como foi a realidade da volta pra casa, veja o vídeo abaixo:
Jaílson Silva
Apos muitas reclamações pelos usuários, que estavam confundindo o nome da linha da III perimetral com uma outra linha do BRT, o órgão gestor muda o nome desta linha no letreiros dos BRTs, passando a se chamar TI GETÚLIO VARGAS (CONDE DA BOA VISTA) .
Fomos ao terminal no fim da tarde desta segunda feira dia 29 , para vermos como foi a realidade da volta pra casa, veja o vídeo abaixo:
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Grupo cria bloco de carnaval para protestar contra valor da passagem de ônibus no Grande Recife
Organizadores do Eu Acho é Caro usam coletivo estilizado para percorrer as ruas da capital pernambucana, nesta sexta-feira (26).
Ônibus estilizado percorreu as riuas do Recife com o bloco Eu Acho é Caro (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
ntidades da sociedade civil aproveitaram a chegada do carnaval para protestar de uma forma diferente contra o valor da passagem de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Com direito a uma orquestra de frevo e a um estandarte, o bloco Eu Acho é Caro usou um coletivo estilizado para chamar a atenção da população nas ruas da capital pernambucana, na manhã desta sexta-feira (26).
“O carnaval também é feito para protestar. Ele tem tudo a ver com o Recife e é uma forma de dialogar com todo mundo”, conta um dos integrantes do bloco Thiago Jerohan. O valor da tarifa cobrada na maior parte dos ônibus da Região Metropolitana, o Anel A, é de R$ 3,20.
Partindo da área central do Recife com destino ao subúrbio, a manifestação em forma de folia começou pouco depois das 8h. Na primeira viagem, o ônibus saiu da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central, e seguiu até o Ibura, na Zona Sul. A ação será retomada às 14h, tendo como base o mesmo ponto, no Centro, com destino ao bairro da Macaxeira, na Zona Norte.
Todo decorado, o ônibus foi fretado pelos integrantes. Segundo Thiago, a ideia é mostrar que a tarifa zero é uma alternativa possível no transporte público no Grande Recife.
fonte : G1 Pe
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018
TI IIIª PERIMETRAL SAIU FINALMENTE
Terminal da III Perimetral começa a operar no sábado
Equipamento atenderá dez mil passageiros por dia. Frota de ônibus realizará 365 viagens diariamente
O Terminal Integrado (TI) da III Perimetral, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, começa a funcionar no sábado (27). Batizado de terminal Vereador Zezito de Magalhães Melo e com nome operacional TI Caxangá (III Perimetral), o equipamento terá cinco linhas de ônibus alimentadoras, prevenientes do subúrbio, e uma troncal, com destino à avenida Conde da Boa Vista e operada por veículos do sistema BRT Via Livre. A obra deveria ter sido concluída em 2014, mas, após ser abandonada pelo consórcio construtor, passou anos paralisada. O terminal atenderá dez mil usuários por dia.
Vinte ônibus circularão diariamente, realizando 365 viagens. A entrada ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas. Já a saída será pela rua Manoel Moreira, dando acesso à avenida Caxangá. As linhas alimentadoras atenderão a avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício (veja abaixo).
Desde fevereiro de 2017, os ônibus que atendem a essas localidades seguiam só até a Caxangá e, lá, os usuários faziam integração temporal para continuar a viagem. Com a abertura do TI III Perimetral, no sábado, essa integração passará a ser física, ou seja, os passageiros apanharão o ônibus no bairro, desembarcarão no novo terminal e seguirão até o Centro em um BRT que partirá do TI.
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Estação de BRT ganha catracas mais altas para inibir invasões de passageiros
A nova linha de BRT, 2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista, com ônibus climatizados e articulados, seguirá pelo corredor seletivo da Caxangá, retornando na avenida Guararapes. Essa operação não afetará a de outras duas linhas de BRT criadas em 2017 para fazer integração temporal com as cinco linhas alimentadoras que passarão a integrar no TI III Perimetral. São elas: 2441-EBRT (BR-101)/Conde da Boa Vista e 2443-EBRT (BR-101)/Derby.
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De todo modo, a integração temporal seguirá disponível a quem não quiser desembarcar dentro do novo terminal. Basta descer na Caxangá e embarcar, em até duas horas, na estação de BRT Getúlio Vargas. “Mas cremos que a maioria dos usuários fará a integração dentro do terminal”, avaliou o gerente de Planejamento Estratégico do Grande Recife Consórcio de Transporte, Cícero Monteiro.
Além das seis linhas que entrarão em operação no sábado, o terminal pode ganhar mais quatro - uma interterminal até o TI Santa Luzia, outra até o TI Largo da Paz, uma circular até o Derby (sem passar pela avenida Caxangá) e uma alimentadora oriunda de San Martin.
Além das seis linhas que entrarão em operação no sábado, o terminal pode ganhar mais quatro - uma interterminal até o TI Santa Luzia, outra até o TI Largo da Paz, uma circular até o Derby (sem passar pela avenida Caxangá) e uma alimentadora oriunda de San Martin.
Na quarta-feira (24), o terminal passava pelos últimos ajustes referentes à implantação de placas e à limpeza. Quando a obra parou, o equipamento tinha 80% de conclusão. Foi necessário fazer um estudo do que faltava concluir e relicitar o serviço, retomado em junho de 2017. O valor investido pelo Governo do Estado foi de quase R$ 1,8 milhão. "Ver tudo isso pronto é uma vitória para o Governo, que entrega o equipamento, e para a população, que conta com um terminal novo", disse o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Marcello Amynthas.
Linhas do terminal
2413-Av. do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
2415-Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral) - aos domingos, a linha Roda de Fogo atenderá a comunidade
2416-Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421-Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422-Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral) - atenderá à Estrada do Barbalho nos dias úteis
2415-Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral) - aos domingos, a linha Roda de Fogo atenderá a comunidade
2416-Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421-Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422-Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral) - atenderá à Estrada do Barbalho nos dias úteis
2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista - operará com veículos BRT
Saiba mais sobre a operação das linhas TI Caxangá (III Perimetral):
Alimentadoras
2413 - Avenida do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Dezesseis de Outubro, Rua Maravilha, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Tamboril, Rua Tijuca, Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Rua Onze de Fevereiro, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Av. Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Tamboril, Rua Tijuca, Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Rua Onze de Fevereiro, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Maravilha, Rua Dezesseis de Outubro.
2415 - Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral)
Vai operar em dias úteis e aos sábados. Aos domingos e feriados, a linha não vai circular e a comunidade do Sítio das Palmeiras será atendida pela linha 2416 - Roda de Fogo/ TI Caxangá (III Perimetral).
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Ocidental, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Claudio Brotherhood, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Ocidental.
2416 - Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
Com o início da operação do TI Caxangá (III Perimetral), a linha passa a ter dois itinerários. O principal e o que atenderá a Sítio das Palmeiras, aos domingos e feriados.
Itinerário principal
Sentido bairro/Terminal Integrado
Av. Bicentenário da Revolução Francesa, Rua Pintor Hélio Feijó, Rua Clarice Lispector, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Ocidental, Av. Inácio Monteiro, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Av. Inácio Monteiro, Rua Ocidental, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Clarice Lispector, Rua Pintor Hélio Feijó, Av. Bicentenário da Revolução Francesa.
Itinerário aos domingos e feriados (atendimento a Sítio das Palmeiras)
Sentido bairro/Terminal Integrado
Av. Bicentenário da Revolução Francesa, Rua Pintor Hélio Feijó, Rua Clarice Lispector, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Ocidental, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Claudio Brotherhood, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Ocidental, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Clarice Lispector, Rua Pintor Hélio Feijó, Av. Bicentenário da Revolução Francesa.
2421 - Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Dezesseis de Outubro, Rua Jardim do Forte, Rua Claudio Brotherhood, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Jardim do Forte, Rua Dezesseis de Outubro.
2422 - Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral)
Vai operar em todos os dias da semana. Com o início desta operação, a linha 2425 - Barbalho (Detran)/EBRT BR-101 contará com o itinerário principal e terá o atendimento à Av. Maurício de Nassau desativado. Assim, a Estrada do Barbalho será atendida, nos dias úteis, pela linha 2422 - Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral).
Itinerário
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Odete Monteiro, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Maurício de Nassau, Rua Pereira Coutinho Filho, Rua Leal de Barros.
Itinerário com atendimento à Estrada do Barbalho
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Mauricio de Nassau, Rua Odete Monteiro, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido Terminal Integrado/bairro
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Rua Monsenhor Ferreira Lima, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros.
Troncal
2444 - TI Caxangá (III Perimetral) (Av. Conde da Boa Vista)
Itinerário
Sentido Terminal Integrado/ponto de retorno
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Praça Conselheiro João Alfredo, Rua Benfica, Praça Euclides da Cunha, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Av. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby (Pista Central), Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes.
Sentido ponto de retorno/Terminal Integrado
Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Av. Conde da Boa Vista, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Praça do Derby (Pista Central), Av. Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Praça Euclides da Cunha, Rua Benfica, Praça Conselheiro João Alfredo, Av. Caxangá, Rua Prof. Estevão Francisco da Costa, Rua Cambuci, Rua Elizeu Cavalcante, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Dezesseis de Outubro, Rua Maravilha, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Tamboril, Rua Tijuca, Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Rua Onze de Fevereiro, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Av. Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Tamboril, Rua Tijuca, Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Rua Onze de Fevereiro, Estrada do Forte do Arraial do Bom Jesus, Rua Maravilha, Rua Dezesseis de Outubro.
Vai operar em dias úteis e aos sábados. Aos domingos e feriados, a linha não vai circular e a comunidade do Sítio das Palmeiras será atendida pela linha 2416 - Roda de Fogo/ TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Ocidental, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Claudio Brotherhood, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Ocidental.
Com o início da operação do TI Caxangá (III Perimetral), a linha passa a ter dois itinerários. O principal e o que atenderá a Sítio das Palmeiras, aos domingos e feriados.
Sentido bairro/Terminal Integrado
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Av. Inácio Monteiro, Rua Ocidental, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Clarice Lispector, Rua Pintor Hélio Feijó, Av. Bicentenário da Revolução Francesa.
Sentido bairro/Terminal Integrado
Av. Bicentenário da Revolução Francesa, Rua Pintor Hélio Feijó, Rua Clarice Lispector, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Ocidental, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Claudio Brotherhood, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Eurico de Souza Leão, Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Ocidental, Rua Zumbi dos Palmares, Rua Poeta Raymundo Asfora, Rua Washington Duarte Espindola, Rua Clarice Lispector, Rua Pintor Hélio Feijó, Av. Bicentenário da Revolução Francesa.
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Dezesseis de Outubro, Rua Jardim do Forte, Rua Claudio Brotherhood, Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, Rua Gomes Taborda, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Gomes Taborda, Rua. Dr. M. Vieira Ferreira, Rua Claudio Brotherhood, Rua Jardim do Forte, Rua Dezesseis de Outubro.
Vai operar em todos os dias da semana. Com o início desta operação, a linha 2425 - Barbalho (Detran)/EBRT BR-101 contará com o itinerário principal e terá o atendimento à Av. Maurício de Nassau desativado. Assim, a Estrada do Barbalho será atendida, nos dias úteis, pela linha 2422 - Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral).
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Odete Monteiro, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Maurício de Nassau, Rua Pereira Coutinho Filho, Rua Leal de Barros.
Sentido bairro/Terminal Integrado
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Mauricio de Nassau, Rua Odete Monteiro, Rua Professor Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Rua Monsenhor Ferreira Lima, Rua São Mateus, Av. Mauricio de Nassau, Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros.
2444 - TI Caxangá (III Perimetral) (Av. Conde da Boa Vista)
Sentido Terminal Integrado/ponto de retorno
TI Caxangá (III Perimetral), Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Praça Conselheiro João Alfredo, Rua Benfica, Praça Euclides da Cunha, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Av. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby (Pista Central), Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes.
Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Av. Conde da Boa Vista, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Praça do Derby (Pista Central), Av. Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Praça Euclides da Cunha, Rua Benfica, Praça Conselheiro João Alfredo, Av. Caxangá, Rua Prof. Estevão Francisco da Costa, Rua Cambuci, Rua Elizeu Cavalcante, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, TI Caxangá (III Perimetral).
Informações: 0800.081.0158
Materia Folha Pe / GRCT
quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
25 novos ônibus Volvo B340M Gran Artic passam a integrar a frota de Curitiba
Foto: divulgação Marcopolo / arquivo
Depois de alguns anos sem ônibus novos, Curitiba, no Paraná, dá inicio à renovação da frota da cidade em 2018. A a primeira grande entrega será de 25 biarticulados Volvo, marca escolhida pelas empresas operadoras do transporte coletivo da capital paranaense.“A Volvo é especialista em sistemas organizados de transporte público em massa. Temos o orgulho de ter a melhor tecnologia, que traz mais conforto para passageiros e motoristas, menor custo de operação e maior confiabilidade. Estamos trabalhando nesta área nos últimos 30 anos. Isso não se constrói da noite para o dia”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os novos ônibus começarão a ser produzidos no início do ano. 100% do financiamento às empresas que fizeram a aquisição foi viabilizado por meio da Volvo Financial Services, braço financeiro da marca.
Os ônibus Volvo têm presença destacada no sistema de transporte de Curitiba. O biarticulado foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade, nos anos 90. Desde então, a Volvo se especializou neste tipo de veículo, conquistando liderança absoluta neste mercado com uma tecnologia única de motor central, que traz capacidade e conforto superiores. Na América Latina, a frota circulante de biarticulados da marca é de cerca de 700 veículos, o que representa cerca de 99,9% de participação no segmento. Em Curitiba há 155 biarticulados Volvo em operação atualmente.
Nova geração de veículos
Os novos biarticulados de Curitiba são do modelo B340M Gran Artic, última geração de veículos da marca, com avançadas tecnologias de segurança e conforto. “O motor, o comportamento dinâmico no rodar e a eletrônica embarcada estão muito melhores nesta nova versão. Os passageiros e motoristas vão sentir a diferença.”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. Com 28 metros de comprimento, os novos ônibus de Curitiba transportam 270 passageiros. A montadora ainda tem uma versão com 30 metros e capacidade de 300 passageiros.
Os biarticulados Volvo têm motor central, posicionado abaixo do piso. É a melhor solução para associar alta capacidade de passageiros, conforto acústico e térmico. “Nossos veículos permitem aproveitamento total do espaço interno para transportar mais pessoas. Além disso, com o motor central o motorista não fica exposto diretamente a ruído e calor, que são um problema em veículos com motor grande como os biarticulados. O motor central é uma configuração que só a Volvo tem e que nos permitiu conquistar a confiança de todos os mercados que operam biarticulados na América Latina e em outros continentes”, assegura Todeschini. Atualmente os biarticulados da marca circulam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala, Quito, além da própria Curitiba. Este tipo de veículo roda também em vários países fora da América Latina.
Com ônibus articulados e biarticulados Volvo, o sistema de transporte de Curitiba passou a ser uma referência mundial. Batizado internacionalmente de BRT – Bus Rapid Transit – o modelo serviu de inspiração a muitas outras metrópoles como alternativa viável para a mobilidade urbana, especialmente em países em desenvolvimento. Atualmente, destacam-se na América Latina os BRTs de Bogotá, Cali, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia. Todos operam veículos da marca Volvo.
Novas Carrocerias
Além dos benefícios dos chassis Volvo, os biarticulados de Curitiba terão carrocerias com novo design externo e melhorias no espaço interno, iluminação, portas entre outras.
fonte: Blog do Caminhoneiro.com
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Estudo sobre tarifa única para ônibus do Grande Recife em fase final
Transporte público
Movimentos sociais defendem manutenção do anel A (de R$ 3,20) e eliminação dos outros
cidades
Um estudo técnico sobre a tarifa única – promessa de campanha do governador Paulo Câmara – será apresentada esta semana pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) a representantes da sociedade civil que integram o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). É o que informa o representante dos estudantes no conselho, Márcio Morais, recebido nesta segunda no órgão, junto com os conselheiros Nael Antônio Vicente e Paulo Gustavo de Lima, ambos representantes dos usuários.
“Nós três pedimos um estudo técnico da tarifa única, mas já fizemos o nosso e o valor que atende a nossas expectativas é do anel A (R$ 3,20). Mas na reunião houve um indicador de que haverá aumento, embora o governo deseje implementar a tarifa única”, informa Morais. “Vamos confrontar os dados para viabilizar o melhor cenário possível”. Ainda não há reunião do CSTM agenda para discutir a tarifa. O governo apresentou informações à Justiça, que havia suspendido um possível reajuste, e aguarda posicionamento. Vários protestos já foram realizados.
O Grande Recife se limitou a informar que os conselheiros foram recebidos pelo diretor de Planejamento, Alfredo Bandeira, o qual informou que os estudos sobre a tarifa única estão sendo finalizados. “Esse é um assunto complexo, tendo em vista que temos algumas variáveis, como a existência de quatro tarifas, a extensão das linhas, entre outras questões”, afirmou.
Alfredo Bandeira também fez uma explanação sobre o Sistema Estrutural Integrado (SEI), integração temporal, licitação, falou da defasagem, evasão de receita, aumento de custos. “Foram informações para que tivéssemos uma maior compreensão do estudo técnico que virá”, observou Morais.
AS PROPOSTAS
Os três conselheiros apresentaram proposta para ser discutida na próxima reunião do CSTM de reajuste zero e tarifa única de R$ 3,20. A proposta dos empresários é de um aumento médio de 11,02%, que levaria o anel A R$ 3,20 para R$ 3,55; o anel B de R$ 4,40 para R$ 4,90; o D, de R$ 3,45 para R$ 3,85 e o G de R$ 2,10 para R$ 2,35. O Grande Recife ainda não divulgou o valor que defende.Na última sexta-feira, após reunião do CSTM, o secretário das Cidades, Francisco Papaléo descartou a possibilidade de se aprovar o pedido dos empresários, visto que não cumpriram metas. Mas também afirmou que a tarifa única prejudicaria a maior parte dos usuários, pois 84,9% usam o anel A, que teria de ser aumentado. Nos bastidores, fala-se na possibilidade de não haver reajuste, estando sob avaliação o que traria menos ônus ao governo.
fonte: JC Transito
CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE TRANSPORTE
Náutico e Sport fazem nesta quarta-feira (24) o primeiro clássico de 2018, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Alvirrubros e rubro-negros se enfrentam pelo Campeonato Pernambucano. Para o torcedor que vai acompanhar o jogo e for de ônibus, o Grande Recife preparou um esquema especial de mobilidade.
Na ida ao estádio, os torcedores do Náutico poderão utilizar a linha Centro do metrô e desembarcar na Estação Cosme e Damião. Chegando ao Terminal Integrado Cosme e Damião, a partir das 19h, a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena irá conduzir os passageiros até a Arena de Pernambuco. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa. É importante lembrar que como se trata de um serviço especial, não será aceita meia passagem e nem gratuidade na linha. Os usuários devem pegar os ônibus no mesmo lugar onde desembarcaram.
Já os torcedores do Sport poderão seguir pela Estação Rodoviária, acessando o Terminal Integrado do TIP. Lá, a linha 048 – TI TIP/Arena estará à disposição do torcedor leonino, a partir das 19h, para deixá-lo na frente do estádio.
Na volta para casa, a partir das 23h30, as linhas 047 – TI Cosme e Damião/Arena e 048 – TI TIP/Arena estarão disponíveis para levar os torcedores de Náutico e Sport, respectivamente, até o Cais de Santa Rita. A mudança acontece por conta do horário de funcionamento do metrô.
Para dúvidas, sugestões ou reclamações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).
Comunicado
REPRESENTANTES DO CONSELHO SUPERIOR DE TRANSPORTE SÃO RECEBIDOS NO GRANDE RECIFE
O diretor de Planejamento do Grande Recife, Alfredo Bandeira, recebeu na tarde desta segunda-feira (22), representantes do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Na ocasião, o gestor informou que os estudos sobre a tarifa única estão sendo finalizados.
“Esse é um assunto complexo, tendo em vista que temos algumas variáveis, como a existência de quatro tarifas, a extensão das linhas, entre outras questões”, afirmou. Alfredo Bandeira, que também fez uma explanação sobre o Sistema Estrutural Integrado, Integração Temporal e a licitação das linhas do Sistema de Transporte Público do Recife e Região Metropolitana.
Ao final, o representane dos estudantes no CSTM, conselheiro Márcio Morais, agradeceu a oportunidade e disse achar importantes essas reuniões. "Fomos eleitos para representar a sociedade e nosso papel é cobrar", disse. Também estiveram presentes os conselheiros Nael Antônio Vicente (representante dos usuários) e Paulo Gustavo de Lima (representante dos usuários), além do gerente de Planejamento Estratégico do Grande Recife, Cícero Monteiro.
fonte : Site GRCT
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Materia de 2015 mas atual nos dias de hoje - O futuro que não saiu do papel na mobilidade do Grande Recife e até hoje quase nada mudou
Nem tudo o que é desenhado vira obra. Na última década, o recifense esperou e acreditou em uma nova cidade, de mais espaços de convivência e melhores condições de deslocamentos. O anúncio da capital pernambucana como subsede da Copa encheu de expectativas de novas possibilidades em infraestrutura, principalmente na área de mobilidade.
Da ilusão da implantação do monotrilho ou do Veículo Leve sob Trilho (VLT) à realidade do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) ainda incompleto vimos a cidade do futuro em forma de maquetes e acordamos com a realidade das obras inacabadas na segunda metade da década de 2010.
Também sonhamos com uma nova cidade, a da Copa, idealizada nas imediações da Arena Pernambuco para estimular o desenvolvimento na Zona Oeste, mas isso só ficou na maquete. “A gente esperava que essa região seria mais valorizada com a Arena, mas as pessoas assistem aos jogos e vão embora”, relatou o mecânico Gustavo Xavier, 43, na sua oficina às margens da BR-408.
Não foi a primeira vez que a Zona Oeste do Recife ficou no “quase”. No fim da década de 1970, com a construção do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), a expectativa era estimular o desenvolvimento local com a implantação de um Centro Administrativo do estado, o projeto desenhado por Oscar Niemeyer no governo de Marco Maciel não saiu do papel. “A proposta era descentralizar e estimular o desenvolvimento, mas depois Marco Maciel foi para o Senado, vice-presidência e o projeto não foi adiante. O cenário seria outro, sem dúvida”, afirmou o arquiteto e urbanista José Luiz da Mota Menezes.
Com a Cidade da Copa todos os olhares voltaram-se novamente para a Zona Oeste e até um condomínio de luxo se instalou nas imediações. A Cidade da Copa havia sido projetada para ser a primeira Smart City da América Latina a 19 quilômetros do Centro do Recife. A proposta era implantar um modelo de mobilidade urbana com incentivo ao transporte público e criação de faixa exclusiva para ciclistas e pedestres no entorno da Arena. Além de moradias, também prometia faculdades, bancos e hospital. Mas hoje é um grande espaço de nada no entorno da Arena.
O governo do estado acabou concentrando os esforços para viabilizar a construção da Arena e dos corredores de transporte de BRT. A Arena ficou pronta depois de consumir R$ 743 milhões na parceria público-privada. Já os corredores de BRT ainda estão com as obras inacabadas, um ano após a realização do mundial. E deixando de fora pontos previstos no projeto original como a pavimentação nova ao longo dos corredores, faixas segregadas, expansão dos terminais antigos e requalificação da PE-15.
Segundo a Secretaria das Cidades o corredor Norte/Sul será entregue até o fim do ano. O Leste/Oeste está parado e depende de nova licitação. Já a requalificação da PE-15 depende de captação de recursos.
Para o urbanista Geraldo Marinho, as obras incompletas ou modificadas provocam frustração e perda na qualidade dos espaços. “É um desastre, uma vez que o produto esperado não se concretiza e causa frustração e descrédito do poder público”, apontou.
Dos espaços idealizados em maquetes, a Avenida Agamenon Magalhães é um dos que mais receberam projetos que não saíram do papel nesta última década. Em 2009, o urbanista Jaime Lerner trouxe para a cidade um desenho futurista de uma Agamenon com um elevado sobre o canal em toda sua trajetória com um espaço segregado para o transporte público.
O projeto, contratado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), tinha como propósito a implantação do corredor Norte/Sul nos moldes do BRT. Pelo projeto de Lerner, as estações ficariam sobre o canal e sob o elevado e o ônibus não teria nenhum contato com o tráfego misto.
Dois anos depois, o governo do estado apresentou um outro projeto para o corredor Norte/Sul no trecho da Avenida Agamenon Magalhães. O elevado de Jaime Lerner ao longo do canal ficaria de fora e, no lugar dele, quatro viadutos cortando os principais cruzamentos da perimetral.
A proposta do governo era garantir velocidade para o transporte público com uma faixa exclusiva para o BRT ao lado do canal e não mais em cima. Os viadutos acabaram provocando uma forte reação da sociedade e o estado recuou e não levou o projeto adiante.
Para o corredor Norte/Sul foi desenhado um terceiro projeto. Os viadutos saíram, mas a faixa exclusiva ao lado do canal e as estações sobre o canal foram mantidas. O projeto passou a ser chamado de ramal da Agamenon. Ou seja, o corredor Norte/Sul passa pela Avenida Cruz Cabugá, que está em obras, e outro ramal passará pela Agamenon. O projeto era para ficar pronto até a Copa, ainda não saiu do papel. E não há previsão de quando o ramal será construído ou se a Agamenon receberá um quarto projeto ainda nesta década.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel há pendências com o consórcio responsável pela obra, orçada em R$ 96 milhões. “Estão sendo revistas questões contratuais com consórcio Heleno Fonseca/Consben referente a remanescentes do início da obra e adequação ao modelo determinado pelo Tribunal de Contas da União. A empresa alega que a adequação determinada pelo TCU é anterior à assinatura do projeto”, revelou Gurgel. A Secretaria das Cidades decidiu não dar prazo de início das obras na Agamenon. “Não temos como precisar, pois se não houver acordo com a empresa teremos que refazer a licitação”
Transito - Mudanças na Ilha do Retiro
Começa segunda etapa de mudanças no trânsito da Ilha do Retiro
O objetivo é melhorar a segurança viária para os pedestres, o fluxo dos veículos, assim como o acesso a outros bairros
Confira as mudanças na circulação
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
JC Online
A partir deste sábado (20), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) começará a implantação da segunda etapa do novo plano de circulação no bairro da Ilha do Retiro. O objetivo é melhorar a segurança viária para os pedestres, o fluxo dos veículos, assim como o acesso aos bairros da Torre, Graças, Boa Viagem e Joana Bezerra.
Mudança
As mudanças impactarão a Rua Benedito Monteiro, entre a Avenida Sport Club do Recife e a Rua José Múcio Monteiro, que passará a ter sentido duplo de circulação. Também será eliminado o giro à direita dos veículos vindos da Rua Paissandu com destino a Rua Benfica. Para acessar a rua, os motoristas terão que fazer um giro de quadra nas Ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro e retornar ao Túnel Chico Science (mão única sentido Derby) através da Avenida Sport Clube do Recife.
Além disso, a implantação do Binário da Avenida Beira Rio com a Rua Prefeito Lima de Castro será reavaliada, podendo acontecer caso seja detectada necessidade. Importante ressaltar que a mudança de circulação do Túnel Chico Science, que é mão dupla e passou a ser mão única no sentido Derby, prevista para acontecer no sábado (20), foi antecipada para a quinta-feira (18), na primeira etapa do projeto.
Plano de Circulação
fonte: CTTU / JC Transito
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