quinta-feira, 27 de setembro de 2018

ATENÇÃO JANGA FIM DE SEMANA DE MUDANÇAS NAS LINHAS PARA CONCLUIREM AS OBRAS DA PONTE




Interdição da Ponte do Janga muda o itinerário de 10( dez ) linhas de ônibus


A Ponte do Janga será fechada, a partir da 0h, deste sábado (29), para a instalação de vigas que serão utilizadas na duplicação da pista local. Por isso, o Grande Recife muda o itinerário de dez linhas de ônibus que passam pela localidade e cria desvios para atender aos usuários que moram próximo ao trecho interditado. A alteração é temporária e deve durar até a noite do domingo (30), quando os trabalhos devem ser concluídos.



Confira, abaixo, as linhas envolvidas e os itinerários alternativos:

1960 - Maria Farinha/Casa Caiada
1982 - Conjunto Beira Mar/Derby
1990 - Pau Amarelo/Varadouro
1994 - Conjunto Beira Mar
1992 - Pau Amarelo

Sentido Paulista/Olinda
...Avenida Cláudio Gueiros Leite, Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rodovia PE-022, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, retorno, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, Avenida Brasil, Avenida Cel. Frederico Lundgren, Rua Belo Horizonte, Rua Almirante Tamandaré, Avenida Carlos de Lima Cavalcante...

Sentido Olinda/Paulista
...Avenida Carlos de Lima Cavalcante, Avenida Cel. Frederico Lundgren, Avenida Brasil, Rodovia PE-022, Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rua Poeta João Neves, Avenida Cláudio José Gueiros Leite...

Com a interdição da Ponte do Janga, as linhas acima deixarão de atender as paradas de ônibus localizadas nas avenidas Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda, e Cláudio Gueiros Leite, em Paulista, no trecho que vai do cruzamento destas avenidas com a Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ) e com a Avenida Cel. Frederico Lundgren (via de acesso ao TI Rio Doce).

No sentido Paulista/Olinda, as paradas que deixam de ser atendidas são:

- Na Avenida Cláudio Gueiros Leite (Paulista): nº 160230, nº 160231, nº 160232, nº 160233, nº 160234, nº 160235, nº 160236, nº 160237, nº 160238, nº 160239, nº 160240, nº 160241 e nº 60242.

A opção é atravessar a avenida e utilizar as paradas de nº 160249, nº 160400, nº 160250, nº 160252, nº 160253, nº 160254, nº 160255, nº 160256 e nº 160257 para o embarque e desembarque nas linhas 1955 - Engenho Maranguape/TI Pelópidas, com destino ao TI Pelópidas Silveira e integrando com várias outras linhas; e 1993 - Conjunto Praia do Janga, com destino a Olinda e Centro do Recife.

- Já na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda), deixam de ser atendidas as paradas nº 160243, nº 160244 e nº 160245. Nestes casos, a opção é realizar o embarque e desembarque na linha 1983 - Rio Doce (Princesa Isabel) com destino a Olinda e Centro do Recife.

No sentido Olinda/Paulista, as paradas que deixam de ser atendidas são:

- Na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda): nº 160246, nº 160247 e nº 160248. A opção para o embarque e desembarque é, nestas mesmas paradas, a linha1983 - Rio Doce (Princesa Isabel) com destino ao TI Rio Doce, integrando com várias outras linhas.

- Na Avenida Cláudio Gueiros Leite (Paulista): nº 160249, nº 160400, nº 160250, nº 160252, nº 160253, nº 160254, nº 160255, nº 160256 e nº 160257.

A opção é, nestas mesmas paradas, utilizar a linha 1955 - Engenho Maranguape/TI Pelópidas, com destino ao TI Pelópidas Silveira e integrando com várias outras linhas; ou atravessar a avenida e utilizar as paradas nº 160230, nº 160231, nº 160232, nº 160233, nº 160234, nº 160235, nº 160236, nº 160237, nº 160238, nº 160239, nº 160240, nº 160241 e nº 60242 para o embarque e desembarque na linha 1993 - Conjunto Praia do Janga, com destino ao seu terminal.

1950 - Engenho Maranguape/Varadouro

Sentido Engenho Maranguape/Varadouro
...Rua Agamenon Magalhães (Rua Igaratinga - terminal), Rua João Pereira de Oliveira (MANÉPÁ), Rua Poeta João Neves, giro à esquerda na Avenida Cláudio José Gueiros Leite, giro à esquerda na Rua João Pereira de Oliveira (MANÉPÁ), Rodovia PE-022, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, retorno, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, Avenida Brasil, Avenida Cel. Frederico Lundgren, Rua Belo Horizonte, Rua Almirante Tamandaré, Av. Carlos de Lima Cavalcante...

Com o desvio, esta linha deixa de atender as seguintes paradas:

- Na Avenida Cláudio Gueiros Leite (Paulista): nº 160230, nº 160231, nº 160232, nº 160233, nº 160234, nº 160235, nº 160236, nº 160237, nº 160238, nº 160239, nº 160240, nº 160241 e nº 60242.

A opção para os usuários é utilizar as paradas nº 160249, nº 160400, nº 160250, nº 160252, nº 160253, nº 160254, nº 160255, nº 160256 e nº 160257 para embarque e desembarque na linha 1993 - Conjunto Praia do Janga com destino a Olinda e Centro do Recife.

- Na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda): nº 160243, nº 160244 e nº 160245. Neste caso, a opção é, nestas mesmas paradas, embarcar na linha 1983 – Rio Doce (Princesa Isabel) com destino Olinda e Centro do Recife.

Sentido Varadouro/Engenho Maranguape
...Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Cel. Frederico Lundgren, Avenida Brasil, Rodovia PE-022, Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rua Poeta João Neves, giro à esquerda na Avenida Cláudio José Gueiros Leite, giro à esquerda Rua João Pereira de Oliveira (MANÉPÁ), Rua Agamenon Magalhães (Rua Igaratinga - terminal).

Com o desvio, deixam de ser atendidas as seguintes paradas:

- Na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda): nº 160246, nº 160247 e nº 160248. A opção para os usuários é, nestas mesmas paradas, utilizar a linha 1983 - Rio Doce (Princesa Isabel) com destino ao TI Rio Doce, integrando com várias outras linhas.

- Na Avenida Cláudio Gueiros Leite (Paulista): nº 160249, nº 160400, nº 160250, nº 160252, nº 160253, nº 160254, nº 160255, nº 160256 e nº 160257. A opção é atravessar a avenida e utilizar as paradas nº 160230, nº 160231, nº 160232, nº 160233, nº 160234, nº 160235, nº 160236, nº 160237, nº 160238, nº 160239, nº 160240, nº 160241 e nº 60242 para o embarque e desembarque na linha 1993 - Conjunto Praia do Janga,com destino ao seu terminal.

1993 - Conjunto Praia do Janga

Para esta linha, foi criado um itinerário alternativo com o intuito de atender às paradas de ônibus localizadas na Av. Cláudio José Gueiros Leite, no trecho compreendido entre a Rua João Pereira de Oliveira (MANÉPÁ) e a Ponte do Janga.

Sentido Paulista/Olinda
Rua Altinho (terminal), Rua Djalma Dutra, giro à direita na Av. Cláudio José Gueiros Leite, retorno próximo à Ponte do Janga, Av. Cláudio José Gueiros Leite, giro à esquerda na Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rodovia PE-022, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, retorno, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, Avenida Brasil, Avenida Cel. Frederico Lundgren, Rua Belo Horizonte, Rua Almirante Tamandaré, Avenida Carlos de Lima Cavalcante...

Com o desvio, deixam de ser atendidas as seguintes paradas:

- Na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda): nº 160243, nº 160244 e nº 160245. A opção nestas mesmas paradas é a linha 1983 - Rio Doce (Princesa Isabel),com destino a Olinda e Centro do Recife.

Sentido Olinda/Paulista
...Avenida Carlos de Lima Cavalcante, Avenida Cel. Frederico Lundgren, Avenida Brasil, Rodovia PE-022, Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rua Poeta João Neves, giro à direita na Avenida Cláudio José Gueiros Leite, retorno próximo à Ponte do Janga, Avenida Cláudio José Gueiros Leite, giro à esquerda na Rua Djalma Dutra, Rua Altinho (terminal).

Com o desvio, deixam de ser atendidas as seguintes paradas:

- Na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda): nº 160246, nº 160247 e nº 160248. A opção para os usuários é, nestas mesmas paradas, utilizar a linha 1983 - Rio Doce (Princesa Isabel) com destino ao TI Rio Doce, integrando com várias outras linhas.

1955 - Engenho Maranguape/TI Pelópidas

Para esta linha, foi criado um itinerário alternativo no sentido de atender às paradas de ônibus localizadas na Avenida Cláudio José Gueiros Leite, no trecho compreendido entre a Rua João Pereira de Oliveira (MANÉPÁ) e a Ponte do Janga.

Desvio provisório
Terminal Integrado Pelópidas Silveira, Rodovia PE-015, Viaduto da PE-022 sobre a PE-015, Rodovia PE-022, Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rua Poeta João Neves, giro à direita na Av. Cláudio José Gueiros Leite, retorno próximo à Ponte do Janga, Avenida Cláudio José Gueiros Leite, giro à esquerda na Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rua Agamenon Magalhães (IGARATINGA), Rua André e Carina, Rodovia PE-022...

Esta linha atenderá as paradas de ônibus localizadas ao longo do percurso alternativo.

1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)

Para esta linha, foi criado um itinerário alternativo com o objetivo de atender às paradas de ônibus localizadas na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalanti, no trecho compreendido entre a entrada do bairro de Rio Doce e a Ponte do Janga.

Sentido Olinda/Recife
...Avenida Cel. Frederico Lundgren, Rua Belo Horizonte, Rua Almirante Tamandaré, giro à esquerda na Avenida Gov. Carlos De Lima Cavalcanti, retorno próximo à Ponte do Janga, Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida José Augusto Moreira...

Sentido Recife/Olinda
...Avenida José Augusto Moreira, Avenida Gov. Carlos De Lima Cavalcanti, retorno próximo à Ponte do Janga, Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, giro à direita na Avenida Cel. Frederico Lundgren...

Esta linha atenderá as paradas de ônibus localizadas ao longo do percurso alternativo.

1995 - Pau Amarelo (Bacurau)

Sentido Recife/Olinda (cidade/subúrbio)
...Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, retorno próximo à Ponte do Janga, Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, giro à direita na Avenida Cel. Frederico Lundgren, Avenida Brasil, Rodovia PE-022, Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rua Poeta João Neves, giro à direita na Av. Cláudio José Gueiros Leite, Rua Djalma Dutra, retorno no cruzamento com a Rua Altinho, Rua Djalma Dutra, giro à direita na Av. Cláudio José Gueiros Leite, retorno próximo à Ponte do Janga, Avenida Cláudio José Gueiros Leite...

Neste sentido da viagem, ou seja, cidade/subúrbio, a linha atenderá as paradas de ônibus localizadas ao longo do percurso alternativo.

Sentido Paulista/Olinda (subúrbio/cidade)
...Avenida Cláudio Gueiros Leite, Rua João Pereira de Oliveira (MANEPÁ), Rodovia PE-022, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, retorno, pista secundária (local) da Rodovia PE-022, Avenida Brasil, Avenida Cel. Frederico Lundgren, Rua Belo Horizonte, Rua Almirante Tamandaré, Avenida Carlos de Lima Cavalcante...

Já neste sentido da viagem, ou seja, subúrbio/cidade, as seguintes paradas deixam de ser atendidas:

- Na Avenida Cláudio Gueiros Leite (Paulista): nº 160230, nº 160231, nº 160232, nº 160233, nº 160234, nº 160235, nº 160236, nº 160237, nº 160238, nº 160239, nº 160240, nº 160241 e nº 60242.

- Na Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda): nº 160243, nº 160244 e nº 160245.

Nos dois casos, a opção é embarcar nesta mesma linha, porém no sentido Pau Amarelo, ou seja, cidade/subúrbio. Uma vez que os ônibus retornarão para Olinda e o Centro do Recife (Terminal de Passageiros de Santa Rita).

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.
fonte: GRCT via email divulgação

terça-feira, 25 de setembro de 2018

SIMOP MONITORAMENTO DE FROTA APOS ANOS DE ATRASO TERÁ INICIO EM OUTUBRO

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Fase experimental do SIMOP iniciará dia 08/10
VITÓRIA DA PRESSÃO SOCIAL

O Governo de Pernambuco, por meio do Secretário das Cidades, Francisco Papaléo, se comprometeu na tarde desta segunda-feira a iniciar a fase experimental do SIMOP – Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação no dia 08 de outubro de 2018.


O compromisso foi assumido na rodada de negociação promovida pelo Ministério Público de Pernambuco que contou com a presença do Promotor de Justiça, Humberto Graça , do Secretário das Cidades, do presidente do Grande Recife Consórcio, da URBANA e da empresa ETRA, vencedora da licitação do SIMOP. A fase experimental iniciará com as empresas concessionárias do BRT e com a empresa permissionária Globo e isto significa que toda população poderá monitorar os ônibus e veículos por meio do aplicativo de celular do Grande Recife. Além disso, qualquer pessoa poderá acionar o botão de pânico para casos de violência, assédio, roubos e furtos nos coletivos.

Outro ponto constante na ata de reunião foi o compromisso do Governo em apresentar um aditivo contratual à empresa ETRA para atualização do cronograma para implementação total do SIMOP.

O acordo firmado entre governo, empresas de ônibus e a ETRA só foi possível após a representação formulada pela Frente de Luta pelo Transporte Público, pelo SINDMETRO, ONG Meu Recife, DADSF-FDR/UFPE, AMECICLO, Aplicativo Nina e pela Associação dos Servidores do Grande Recife.
FONTE: PAGINA DA SECRETÁRIA DAS CIDADES 

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ATENÇÃO LINHA MUDA ITINERÁRIO NO TI BARRO

Obras da BR-101 mudam itinerário da linha 240 – Cavaleiro/Ceasa

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O Grande Recife muda temporariamente o itinerário da linha 240 – Cavaleiro/Ceasa, no sentido Cavaleiro/Ceasa, devido às obras de recuperação do pavimento na BR-101, na área próxima ao viaduto após o Ceasa. Com a alteração, os ônibus deixam de passar pela Estação de Metrô do Barro enquanto durar o serviço. Confira, abaixo, o itinerário alternativo da linha:

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...Rua Leandro Barreto, Avenida São Paulo, Rua Osório Borba, Rua Damasco, Rua Nossa Senhora de Fátima, Avenida Recife, alça do viaduto, girador do Ceasa.

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fonte: GRCT

ATENÇÃO BAIRRO DE SETUBAL AS MUDANÇAS NA APLICAÇÃO DO BINÁRIO

Mudanças no trânsito de Setúbal alteram itinerário de cinco linhas

Ciclofaixa em Setúbal
 Ciclofaixa em Setúbal
Foto: Cleyson Santos/Folha Pe

Com a implantação do binário entre as ruas João Cardoso Aires e Baltazar Passos, em Setúbal, no bairro de Boa Viagem, o Grande Recife muda o itinerário de cinco linhas que passam pela região. A nova operação tem início neste sábado (22), quando começam também as mudanças no trânsito local. Confira, abaixo, quais são estes ônibus e suas respectivas paradas:

032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
039 - Setúbal (Príncipe)
042 - Aeroporto (Opcional)
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)

Sentido subúrbio/cidade
...Avenida Vinte de Janeiro, Rua Profº Aurélio de Castro Cavalcanti, Rua Baltazar Passos, Rua Sá e Souza...

Com a mudança, algumas paradas da Rua João Cardoso Aires deixarão de ser atendidas pelas linhas acima. São elas: nº 010229, antes do cruzamento com a Rua Camboim; nº 010230, após o cruzamento com a Rua Waldemar Nery Carneiro Monteiro; e nº 010231, antes do cruzamento com a Rua José Hipólito Cardoso.

Nestes casos, as opções para os usuários são as duas paradas que serão implantadas na Rua Profº Aurélio de Castro Cavalcanti: uma antes do cruzamento com a Rua Camboim e outra ao lado do estacionamento do Colégio Primeiro Passo. Além destas, mais uma será implantada na Rua Baltazar Passos antes do cruzamento com a Rua Almirante Batista Leão e uma última na Rua Sá e Souza, antes do cruzamento com a Rua João Cardoso Aires.

010 - Piedade/Shopping Center

Sentido Piedade/Shopping Center
...Rua Dona Maria Souza, Rua Cosmorama, Rua Baltazar Passos, Rua Sá e Souza...

Neste sentido, a parada nº 010231, localizada na Rua João Cardoso Aires, deixará de ser atendida por esta linha. A opção é a parada que será implantada na Rua Baltazar Passos, antes do cruzamento com a Rua Almirante Batista Leão e outra na Rua Sá e Souza, antes do cruzamento com a Rua João Cardoso Aires.

Sentido Shopping Center/Piedade
...Rua Sá e Souza, Rua João Cardoso Ayres, Rua José Hipólito Cardoso, Rua Cosmorama, Rua Dona Maria Souza...

Já neste sentido, a linha 010 - Piedade/Shopping Center deixará de atender a parada nº 010222, na Rua João Cardoso Aires antes do cruzamento com a Rua José Hipólito Cardoso. A opção é a parada que será implantada na Rua José Hipólito Cardoso, após o cruzamento com a Rua Baltazar Passos.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.
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fonte: GRCT

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

BRT CORREDOR DA MORTE E DOS ASSALTOS ASSIM É O NORTE SUL




Polícia investiga assassinato em estação de BRT de Abreu e Lima


Vítima ainda não foi identificada, mas há indícios de que seria um assaltante de ônibus





Crime aconteceu por volta das 20h50. Foto: Mônica Ermírio/TV CLUBE

A polícia investiga um assassinato no início da noite desta terça-feira (18), num dos principais corredores de tráfego da Região Metropolitana do Recife, a rodovia estadual PE-15. 

Por volta das 20h50, um homem aparentando 25 anos foi executado com tiros na cabeça e no pescoço ao descer de um ônibus na Estação BRT de Abreu e Lima, ao lado do Terminal de Integração do município.


A vítima estava com um relógio e uma corrente dourada nas mãos, o que, de acordo com a Polícia Militar, pode ser um indício de que ele estaria praticando assaltos a ônibus. Ele estava no coletivo que fazia a linha Igarassu/PCR e, ao desembarcar, foi baleado. Acredita-se que o atirador estava no mesmo veículo.

 O jovem trajava uma bermuda e camiseta verdes e estava com uma sacola.
A Polícia Militar foi acionada para fazer o isolamento da área. Peritos do Instituto de Criminalística e investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) serão os responsáveis pelas análises preliminares do caso. Após as averiguações do IC, o corpo será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.

FONTE:https://www.op9.com.br/pe/noticias/policia-investiga-assassinato-em-estacao-de-brt-de-abreu-e-lima/
Com informações da jornalista Mônica Ermírio

terça-feira, 18 de setembro de 2018

AV PRESIDENTE KENNEDY UMA SOLUÇÃO OU MAIS UM GASTO INDO PELO RALO

Corredor na Presidente Kennedy, em Olinda, é entrave para a mobilidade

Governo do Estado inaugura Terminal de Integração em São Benedito, mas a faixa exclusiva da via não é adequada aos ônibus
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REPÓRTER: Marcela Balbino
A modernidade do Terminal Integrado do Xambá, inaugurado ontem, em nada se assemelha ao caos dos caminhos que levam até ele. Os 4,4 quilômetros de extensão da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, são marcados por buracos, falta de sinalização e confusão no trânsito. A proposta de integrar os ônibus e melhorar o transporte público na região foi recebida com desconfiança por aqueles que percorrem a via. 
Sem mexer na estrutura do problemático corredor, marcado por vias estreitas e mal demarcadas, as 19 linhas de ônibus que farão parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI) começarão a rodar amanhã, embora ainda sejam necessários ajustes na pista para a passagem dos ônibus. Segundo o secretário de Trânsito e Transportes de Olinda, Oswaldo Lima Neto, em alguns trechos da via a Secretaria das Cidades irá fechar canteiros para a passagem dos coletivos. Além disso, também será implantada a travessia em nível para os pedestres e a modernização semafórica da Avenida Presidente Kennedy. “No sábado, vamos colocar arte-educadores e guardas de trânsito para orientar os motoristas”.


Ciente dos problemas, ele afirma que é hora de pensar no futuro. “Sabemos que o corredor demorou para ficar pronto e houve erros da prefeitura e do governo, mas é hora de olhar para frente”, afirma. “Alguns interesses são realmente conflitantes. Mas o coletivo deve vir antes do individual”, acrescenta o secretário de Governo de Olinda, Luciano Moura.

O investimento no terminal foi de R$ 5,5 milhões. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Eduardo Campos e o prefeito Renildo Calheiros comentaram os transtornos na Avenida Presidente Kennedy, onde é comum haver acidentes e carros circulando pelo corredor de ônibus. Os dois anunciaram que farão obras de recuperação. Entretanto, prazos não foram definidos.
“Os buracos serão tapados assim que tivermos quatro ou cinco dias de sol porque usaremos asfalto quente. O frio não sustenta. É jogar dinheiro fora. É importante, agora, as pessoas terem em mente que não é possível estacionar o carro na avenida, ir na loja e voltar meia hora depois. Aproveitaremos a obra para promover ações educativas com os moradores da área”, afirma Renildo Calheiros.
O prefeito disse ter recebido o Terminal do Xambá, mas anunciou que a reforma na Avenida Presidente Kennedy ainda será entregue. “O governo nos cederá efetivos do BPtran e eles tomarão conta da via. As mudanças técnicas nós faremos. Nossa intenção é que a avenida ofereça mais segurança e mobilidade.”
O governador lembrou que as pessoas vão poder pegar um ônibus em Xambá e chegar a Suape, no Grande Recife. “Em Pernambuco, tínhamos uma das passagens mais caras e um serviço ruim. Fomos atrás de medidas para dar um salto na qualidade no sistema de transporte público e garantir a inclusão de mais pessoas”, completa.
FONTE: JC caderno Cidades

domingo, 16 de setembro de 2018

BRT OU PUXADINHO AQUI EM PERNAMBUCO

BRT tem velocidade abaixo da prevista pelo governo

Estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta a falta de faixa exclusiva e o número elevado de semáforos como os grandes inimigos do BRT

fonte: 
Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aponta que o sistema Bus Rapid Transit (BRT) no Grande Recife opera abaixo da velocidade projetada pelo governo e da recomendada por especialistas. Os principais problemas enfrentados pelo sistema Via Livre são o tráfego misto e o elevado número de semáforos ao longo do trajeto.
A linha usada como objeto no estudo foi a 1976 – Pelópidas (PCR), que possui a maior demanda no corredor Norte-Sul e, consequentemente, maior frequência de viagens. Ela tem como ponto inicial o Terminal Integrado (TI) Pelópidas Silveira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e ponto de retorno na estação Forte do Brum, no Recife Antigo, área central da capital.






O percurso da linha 1976 -  Pelópidas (PCR), com extensão de 17,2 km, foi dividido em quatro trechos de acordo com a interferência do tráfego misto e a configuração da infraestrutura viária. A conclusão foi de que o BRT funciona bem em seu começo de trajeto, nos dois primeiros trechos, quando há uma separação física da via exclusiva para o trânsito comum, e trafega com lentidão no centro do Recife.
O BRT Standard é um sistema de pontuação que considera ideal a velocidade acima de 20 km/h para BRT. A linha 1976 registra velocidade média de 23,44 km/h no primeiro trecho, que liga os terminais de Pelópidas Silveira ao da PE-15; 21,19 km/h no trecho do TI PE-15 até estação Mathias de Albuquerque, em Olinda; 16,84 km/h no percurso que passa pela Pan Nordestina, Avenida Agamenon Magalhães e Avenida Cruz Cabugá; e 13,65 km/h da estação Treze de Maio até a estação Forte do Brum, no Recife Antigo. A velocidade média total é de 18,78 km/h, abaixo do considerado mínimo para um BRT eficiente.
Não só o modelo está abaixo no sistema de pontuação como a diferença é maior quando considerado o projeto do Governo de Pernambuco. O cálculo no projeto inicial era de que em todo o percurso a velocidade operacional seria superior a 20 km/h, alcançando uma média de 26,32 km/h no trajeto inicial. A média total do percurso prevista pelo governo era de 23,32 km/h.
“Um BRT bem implementado melhora o sistema e atrai uma porcentagem das pessoas que usam carro. Ele deveria ter o caminho todo exclusivo. A questão é justamente a coragem do poder público de dar prioridade ao sistema de transporte público. Tem espaço, falta coragem”, explica o engenheiro civil Celio Gouveia, autor da pesquisa.
O corredor Leste-Oeste, que vai de Camaragibe à Avenida Guararapes, no Recife, não foi avaliado por Célio. Porém, uma pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) já aponta que nos horários de pico a velocidade operacional desse corredor é de 10% a 30% menor do que a do corredor Norte-Sul. Tal estudo classifica os sistemas em quatro categorias: Básico, Bronze, Prata e Ouro. Enquanto o Norte-Sul é catalogado como Bronze, o Leste-Oeste foi considerado Básico. “Isso acontece por causa de uma coisinha bem simples que muitos não se dão conta: o BRT Norte-Sul tem uma barreira física, não é tão fácil de invadir, já o Leste-Oeste tem só uma faixa pintada no chão”, esclarece Celio Gouveia.
Trechos
As duas divisões iniciais do percurso superam a meta de 20 km/h, o que colocaria o modelo pernambucano em uma alta classificação no sistema BRT Standard. O trecho A possui duas faixas de tráfego comum e uma faixa central em sentido duplo, segregada fisicamente das outras. O corredor tem 11 retornos e 12 pontos de travessia de pedestres sem semaforização. O trecho B, assim como o anterior, é segregado fisicamente em todo o percurso. Porém, contabiliza três semáforos no caminho.
A realidade muda a partir do trecho C. Nele, os ônibus do BRT passam a operar em tráfego misto. “O trecho dispõe de 17 semáforos, um número elevadíssimo considerando que o BRT é um sistema que necessita de prioridade nas interseções”, assinala o engenheiro civil. Por fim, a última parte do trajeto passa por vias estreitas, como Rua do Riachuelo e Avenida Dantas Barreto, além de passar por 12 semáforos.
Benefícios
A chegada desse novo modelo de transporte público, apesar de não funcionar como deveria, trouxe mudanças positivas para a mobilidade, é o que registrou o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) no ano de 2016.  No corredor Norte-Sul, 2% dos usuários ouvidos haviam deixado de usar carro. No Leste-Oeste, o percentual foi de 3%. A troca do carro pelo BRT representaria uma economia de 61% na emissão de gás carbônico.
Além disso, 80% dos usuários do Norte-Sul e 85% do Leste-Oeste entendem que o deslocamento diário melhorou com o BRT. O principal fator é a redução no tempo de viagem - de 15 minutos no Norte-Sul e 28% no Leste-Oeste.
O transporte também fez subir de 20% para 30% a cobertura de acesso a postos de trabalhos privados. Também foi de 15% para 31% a cobertura de acesso a hospitais e policlínicas, e de 14% a 29% a cobertura de acesso a instituições de ensino superior.
Promessas
Questionada sobre melhorias para o corredor Norte-Sul, a Secretaria de Cidades do Governo de Pernambuco destacou que grande parte do corredor funciona em faixa exclusiva. A pasta também pontuou que a estação de BRT próxima ao Centro de Convenções, em Olinda, que nunca foi concluída, tem previsão de finalização em 2019. Atualmente, está sendo realizado um levantamento das estações remanescentes e ajustes no projeto para haver a licitação.
Jorge Cosme/LeiaJáImagens

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

DOMINGO DIA DE BRILHO E PLUMAS E DE MUDANÇA NO TRANSITO EM BOA VIAGEM

Parada da Diversidade muda itinerário de oito linhas na Avenida Boa Viagem




A Avenida Boa Viagem ficará fechada, neste domingo (16), para a realização da 17ª Parada da Diversidade de Pernambuco. A interdição da via tem início às 07h, a partir do cruzamento com a Avenida Armindo Moura. Por isso, o Grande Recife muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pela localidade. Confira, abaixo, quais são estas linhas e o desvio que elas realizarão:

011 - Piedade/Derby
044 - Massangana (Boa Vista)
061 - Piedade
062 - Jardim Piedade
069 - Conjunto Catamarã
070 - Candeias/Shopping RioMar
071 - Candeias
910 - Piedade/Rio Doce

...Avenida Boa Viagem, Avenida Armindo Moura, Rua Cosmorama, Avenida Marechal Juarez Távora, Rua Capitão Zuzinha, Rua Dr. Vicente Gomes, Rua Setúbal, Avenida Conselheiro Aguiar...

Com a interdição, as paradas de número 010088, 010089, 010090, 010091, 010092, 010093 e 01004, na Avenida Boa Viagem; e 010095, na Avenida Barão de Souza Leão, deixarão de ser atendidas durante o evento.

As opções para os usuários são as paradas nº 010255, na Avenida Armindo Moura, antes do cruzamento com a Avenida Visconde de Jequitinhonha; e nº 010096, na Praça de Boa Viagem.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.

FONTE:GRCT via E mail divulgação 

TI CDU PRÓXIMO DA SUA INAUGURAÇÃO COM APENAS 5 LINHAS

 TI CDU ( CAXANGÁ)
Em nota secretária das Cidades ( Repórter: Alessandra Barbarini ) Acessória de Imprensa 

A obra do TI CDU encontra-se na fase final dos acabamentos. Com investimento de R$ 12,6 milhões.


  •  O terminal tem área total de 15.366,77 m2 plenamente utilizada.
  •  Possui 4.500 m2 de coberta, duas plataformas, sendo uma alimentadora (recebe os ônibus dos bairros) e a outra troncal, de onde sairão os veículos do tipo BRT.
  •  O equipamento oferecerá ainda ampla área verde, Seis(6) banheiros e todos adaptados a necessidades especiais, bilhetagem eletrônica, circuito fechado de TV, espaço para duas lanchonetes e é adequado para garantir acessibilidade.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, inicialmente o Terminal Integrado da IV Perimetral (TI CDU) funcionará com cinco linhas, sendo duas de BRT ;

  • Linha 2441 - TI CDU/ Conde da Boa Vista  
  • Linha 2443 - TI CDU/ TI Joana Bezerra)  e três Linhas Alimentadoras (Bairro/ TI) 
  • Linha 2425 - TI CDU Barbalho (Detran)
  • Linha 2431 TI CDU  - Cidade Universitária 
  • Linha 2433 TI CDU - Brasilit.
  • No TI CDU Serão atendidas as comunidades do Barbalho/ Detran,  Brasilit, Cidade Universitária e Jardim Santa Helena.

Os serviços relacionados ao Corredor BRT Leste-Oeste continuam em andamento, mesmo com as dificuldades provocadas pelo abandono dos serviços pelo consórcio construtor. Atualmente operam 16 estações das 22 previstas. As estações BRT Derby-Benfica e o Terminal Integrado Vereador Zezito de Magalhães Melo (TI da III Perimetral) foram entregues à população em 2017. Outras obras estão na fase de elaboração de projetos e licitação. O corredor transporta diariamente 84 mil usuários de transporte coletivo.

Jaílson Sílva ( Blogueiro )

Bom falta muito pouco, mas a grande decepção é um terminal de grande porte e inaugurar com duas linhas de BRTs e 3 de alimentadora, segundo a acessória da sec das cidade .
Falta pouco mas depois de 5 anos de obra paradas a empresa Planes teve a missão de concluir e o desafio, vem sendo cumprido por parte da Planes Engenharia e no prazo, já a rua de acesso esta sobre a responsabilidade da Loquipe que faz a parte de concretagem e das calçadas.

O Blog GRMPE esteve no local e garante que esta tudo novo e com qualidade e dará agilidade, mas não devemos aceitar um terminal deste porte ser entregue incompleto , pois não tem sentido dele inaugurar assim, pois houve tempo suficiente (5 anos) para projetar as linhas e de até as empresas comprarem uma frota compatível com a Licitação pois a Mobibrasil [e licitada.
Falo assim pois temos vários terminais inaugurados e completamente sem uso e sem linhas , tornando o equipamento sem utilidade para os usuários.

Ainda em Setembro a Planes deve entregar ao GRCT a obra concluída e ai sim o Órgão gestor vai colocar o equipamento em operação. Previsão se tudo caminha bem talvez dia 29 de Setembro (depende do tempo de secagem do concreto) .

Segue abaixo as fotos e vídeo:


                                                                    VÍDEO