domingo, 25 de novembro de 2018

BRT PELO BRASIL E NO MUNDO

MATÉRIA ESPECIAL DO JORNAL DO COMÉRCIO 

Nacionalmente, sistemas de BRT sofrem


As feridas do sistema BRT são nacionais. Em todas as cidades onde o projeto do ‘metrô sobre pneus’ vingou há problemas. O maior deles é, hoje, a integração urbana com a cidade. Os planejadores esqueceram de priorizá-la. Ignoraram a capacidade de sociabilidade do sistema. E, como consequência, o BRT tem sofrido com a baixa demanda. Transporta menos passageiros do que foi projetado. É difícil chegar e sair das estações de embarque e desembarque, não importa o projeto nem a cidade brasileira. É como se os corredores funcionassem às margens das cidades. O BRT é visto apenas como corredor de transporte de acesso ao trabalho. O Brasil ainda não aprendeu a vê-lo como um equipamento integrado às áreas urbanas.

Essa é a principal deficiência na avaliação de quem entende de sistemas de BRT no Brasil e no mundo, como o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), entidade mundial que criou critérios técnicos para caracterizar o modelo nacional e mundialmente. “O BRT é uma evolução do sistema de ônibus convencional. “Os números mostram que de 15% a 20% dos passageiros que usam o BRT não faziam uso daquele corredor anteriormente. Ou seja, são viagens novas, de pessoas que passaram a usar porque o equipamento mudou. Revelam o potencial do sistema. Por isso é preciso atrair o usuário oferecendo acesso às estações através da caminhada e da bicicleta. São muitas dificuldades enfrentadas para chegar e sair das estações de BRT. Não há calçadas, ciclofaixas nem travessias sinalizadas e seguras, por exemplo”, alerta Gabriel Tenenbaum de Oliveira, do ITDP.

Para quem estuda e analisa o sistema brasileiro é preciso revelar ao passageiro o potencial do BRT. Comunicar-se com ele. Mostrar que no entorno das estações há vida, oportunidades, oferta de serviços e lazer. “Hoje, os problemas do BRT são enfrentados por todos os sistemas. É preciso dar acesso às oportunidades existentes no entorno dos corredores. Mostrar que eles fazem parte da cidade. Muitas estações estão em bairros que têm pontos de atração, mas os passageiros não sabem porque falta essa informação. É preciso dizer às pessoas que ali, a poucos metros daquela estação de embarque e desembarque, há uma faculdade, uma unidade de saúde da família, por exemplo”, ensina Gabriel Tenenbaum de Oliveira.



Os números mostram que de 15% a 20% dos passageiros que usam o BRT não faziam uso daquele corredor anteriormente. Ou seja, são viagens novas, de pessoas que passaram a usar porque o equipamento mudou. Revelam o potencial do sistema. Por isso é preciso atrair o usuário oferecendo acesso às estações através da caminhada e da bicicleta. São muitas dificuldades enfrentadas para chegar e sair das estações de BRT. Não há calçadas, ciclofaixas nem travessias sinalizadas e seguras, por exemplo.Gabriel Tenenbaum de Oliveira, do ITDP

Não são problemas de um único corredor, mas de quase todos os 14 projetos caracterizados pelo ITDP como corredores de BRT em oito cidades brasileiras. A maior parte dos usuários ainda mora a mais de um quilômetro dos sistemas de transporte de média e alta capacidade. E, por isso, essas pessoas precisam chegar às estações. As linhas de ônibus alimentadoras, que têm o papel de levar o passageiro até o corredor ou terminal de BRT, por exemplo, têm deficiências em todos os projetos nacionais. “É comum o passageiro do BRT esperar muito nos terminais integrados com o sistema de ônibus convencional por deficiências na oferta de linhas alimentadoras. É preciso cuidar delas. Não podemos construir corredores sem pensar nelas”, ensina o técnico.

Não há dúvida, entretanto, que a escolha pelo BRT em 2010, quando o País começou, de fato, as definições sobre os modelos da futura mobilidade para a Copa do Mundo, foi acertada. O Rio de Janeiro é o melhor exemplo desso acerto. “Foram construídos três corredores que totalizaram 125 quilômetros em menos de cinco anos. Bem mais rápido do que a Linha 4 do metrô do Rio e o VLT Carioca, que transportam menos passageiros. E um quarto corredor - o TransBrasil – está com as obras paradas, mas em algum momento será finalizado. Mesmo com as falhas, o BRT conseguiu dar um sopro de infraestrutura para as cidades”, avalia Gabriel Tenenbaum de Oliveira.

Na avaliação do ITDP, pelo tempo e recursos disponíveis na época, a expansão dos sistemas de BRTs foi, sem dúvida, uma escolha acertada para o Brasil. O Rio é um exemplo da eficiência num espaço relativamente curto. Os 125 quilômetros de corredores têm uma extensão maior do que a linha de metrô existente há décadas. “Se tivéssemos optado por outro modal não teríamos conseguido o mesmo. Belo Horizonte (Minas Gerais) também implemantou dois corredores enquanto o metrô não sofreu expansão. O BRT da Região Metropolitana do Recife é outro exemplo. Foram feitos dois corredores sem qualquer ampliação do metrô. Conseguimos mais com o BRT. Apesar dos problemas, é um sistema que cumpriu a função de dar um sopro de infraestrutura a cidades que estavam há decadas sem receber qualquer tipo de investimento em transporte público de média e alta capacidade. Agora, é fato que o BRT custa caro para ser eficiente”, pondera o especialista do ITDP.


Da vitrine à decadência – o Exemplo do Rio de Janeiro

O sucesso do sistema de BRT da cidade maravilhosa durou pouco. De referência nacional, o Rio de Janeiro passou a simbolizar o prejuízo que as mazelas sociais podem provocar quando o transporte público é esquecido pelos gestores. Saiu da vitrine para a decadência. Os três corredores de BRT da cidade (TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica), construídos em cerca de cinco anos, deram visibilidade nacionalmente ao modelo. Mais até do que o BRT de Curitiba, criado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner 40 anos atrás. Atualmente, entretanto, os projetos cariocas sofrem mais do que todos. Exatamente porque foram do céu ao inferno. Convivem, agora, com a disputa das milícias e do tráfico de drogas. Estão no meio dela, inclusive.

Além do vandalismo nas estações e o calote crescente no sistema – são 72 mil passageiros circulando sem pagar diariamente, segundo o Consórcio BRT –, trechos estão sem operar por causa do domínio da milícia. A operação dos BRTs do eixo da Avenida Cesário de Melo, que integra o corredor TransOeste, o primeiro a ser construído na cidade, está suspensa desde o mês de maio. Como se não bastasse, setor empresarial e gestão pública iniciaram uma guerra jurídica. De um lado, o Consórcio BRT acusa o município de não cumprir o papel de garantir a segurança, integridade e manutenção dos equipamentos essenciais à operação. No item segurança, o Consórcio alega que as estações, os terminais e as vias exclusivas foram abandonados pelo poder público. Compara os calotes no BRT à superlotação do Estádio do Maracanã e que a pouca manutenção ainda feita pela prefeitura no pavimento dos corredores não passa de maquiagem. Assim, a briga segue.



Embora um sistema sobre pneus custe menos que um sistema sobre trilhos, isto não é motivo para ignorar as melhorias complementares e necessárias ao entorno das estações, a climatização de estações e veículos e a qualidade e segurança de acessos”Jaime Lerner, arquiteto e urbanista – o criador do sistema BRT – no estudo Avaliação Comparativa das Modalidades de Transporte Público Urbano


Mas, mesmo no meio desses conflitos, o BRT carioca continua a demonstrar força. Os 440 veículos que compõem a frota do BRT Rio transportam 500 mil passageiros nas 24 horas de operação do sistema carioca (é como se todos os moradores de Copacabana fossem transportados pelo BRT). E são 125 quilômetros de corredores segregados. O Rio também tenta combater o vandalismo e a evasão com o Decreto Municipal 44.837, publicado em agosto, que multa as pessoas que entrarem no BRT sem pagar a tarifa. A fiscalização seria feita nas estações pela Guarda Municipal e a multa prevista para quem der calote seria de R$ 170. Em caso de reincidência, o valor poderia chegar a R$ 255. O auto de infração seria expedido mesmo que a pessoa se recusasse a assiná-lo. O infrator que não pagar a multa poderia ter o nome inscrito na Dívida Ativa do município e nos órgãos de proteção ao crédito. O valor está previsto na Lei 6.299, de 5 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto 44.837. Houve um ensaio, mas a fiscalização ainda não começou para valer.


Galeria





















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CENÁRIO NACIONAL


Obras paradas por todos os lados


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Governo do Estado fala



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EXPEDIENTE

sábado, 24 de novembro de 2018

Obra do Miniarco vai sair do papel


Construção começará no 2º semestre de 2019. Orçada em R$ 180 milhões, obra terá recurso privado. Investidor vai poder cobrar pedágio


Por: Eduarda Barbosa, da Folha de Pernambuco

Abreu e LimaFoto: Reprodução/Google


Lançado em 2016 com a previsão de ficar pronto até o final deste ano, o Miniarco terá suas obras finalmente iniciadas em 2019. Após mudanças de prazos e paralisações no seu processo, o projeto viário deve sair do papel no segundo semestre do próximo ano, de acordo com o Governo de Pernambuco. Os recursos serão da iniciativa privada e a licitação dever ser lançada no segundo semestre. O retorno do investidor será garantido pela cobrança de pedágio. Com a proposta de desafogar o trânsito que sai da BR-101 para o Recife, via município de Abreu e Lima, o Miniarco é uma alternativa ao Arco Metropolitano - que deveria contar com recursos do Governo Federal -, que ainda não teve obras iniciadas.

O principal motivo do atraso foi a interrupção dos estudos técnicos por parte do consórcio Assist-Comol. “A insegurança política do último ano e a crise fez com que o estudo fosse interrompido. Dentro de três a quatro meses, a empresa vai retomar esses estudos para serem concluídos”, informou o gerente geral de projetos da Secretaria Estadual de Transportes, Luiz Alberto de Araújo. Esses estudos foram iniciados em meados de 2017 e interrompidos em outubro do mesmo ano.

Após essa etapa, será lançada a licitação para contratar a empresa responsável pela execução das obras. “A previsão de contratar e começar as obras é no segundo semestre de 2019. Existe uma modelagem já, mas é preciso realizar uma avaliação técnica para indicar os valores corretos de custo da obra”, disse Araújo, ao acrescentar que o investimento será privado e a empresa vencedora da licitação irá reembolsar o consórcio que realizou o estudo. Mesmo ainda o valor de investimento não sendo o final, a estimativa do governo é que seja entre R$ 170 milhões e R$ 180 milhões.


Em contrapartida, o Governo Estadual realizará a desapropriação das moradias ao redor da via. “A desapropriação deve acontecer depois de contratar a empresa ganhadora da licitação”, comentou Luiz Alberto de Araújo.

O Miniarco, de 14,4 quilômetros (km), é o projeto que vai realizar duplicações das vias em dois sentidos: do entroncamento da PE-35 com a BR-101 (na entrada de Itamaracá) até o entroncamento da PE-15 com a BR-101 (próximo ao Hospital Miguel Arraes). Nesses pontos, 46 mil veículos passam por dia. “O projeto atende 90% da demanda da região e prevê que a estrada seja pedagiada”, disse presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Antônio Xavier.

Outras obras

Com recursos da AD Diper, o Governo planeja finalizar outras obras no próximo ano. Uma delas será o acesso viário para o distrito industrial de Arcoverde, no Sertão, local em que o governo planeja que indústrias sejam instaladas. O valor de custo é de R$ 3,6 milhões. “É uma obra fundamental para viabilizar unidades industriais no interior do Estado e desenvolver mais regiões”, destacou Xavier. Iniciado no início deste ano, o acesso viário, de 2 km e 3 km de extensão, tem previsão de conclusão para daqui a três meses.

No primeiro semestre do próximo ano também deve ser concluída a ponte de acesso ao distrito industrial do Cabo de Santo Agostinho. “É uma obra necessária para dar sustentação ao local importante para a região”, disse Xavier, ao informar que a ponte, de R$ 2,8 milhões, está sendo feita desde junho deste ano.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

VÁ DE ÔNIBUS AS COMPRAS

Grande Recife amplia horário de linhas de ônibus para compras do Black Friday


Por conta do Black Friday, os principais centros de compras da Região Metropolitana fecham mais tarde, nesta sexta-feira (23), e o Grande Recife amplia o horário de operação de 16 linhas que atendem aos shoppings RioMar, Recife e Guararapes. Especificamente a 021 – TI Joana Bezerra/Shopping RioMar continua com o esquema especial até o domingo quando ainda se espera um grande movimento no centro de compras da Zona Sul.

Confira abaixo as linhas e os seus últimos horários de viagem:

010 – Piedade/Shopping: realiza a última viagem às 23h20
011 – Piedade/Derby: última viagem às 23h30
021 – TI Joana Bezerra/RioMar: no dia 23/11, a linha realiza a última viagem às 01h30; no dia 24/11 às 00h40 e no dia 25/11 às 23h40. (Obs.: as viagens realizadas a partir das 23h não voltam mais para o TI Joana Bezerra, elas seguirão para o Cais de Santa Rita)
023 – TI Aeroporto/TI Tancredo Neves: última viagem às 23h45
024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem): última viagem às 23h45
026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra: última viagem às 23h20
031 – Shopping Center (Term. Res. Boa Viagem): última viagem às 23h30
043 – Aeroporto/Tacaruna: última viagem às 23h15
044 – Massangana (Boa Vista): última viagem às 23h10
053 – RioMar (Opcional): última viagem às 20h
069 – Conjunto Catamarã: última viagem às 22h40
070 – Linha desativada não existe mais.
118 – Prazeres/Boa Viagem: última viagem às 22h50
155 – Jordão Baixo/Boa Viagem: última viagem às 23h20
360 – Totó/Boa Viagem: última viagem às 22h50
910 – Rio Doce/Piedade: última viagem às 23h50

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

AÇÃO SOCIAL NOS TERMINAIS E INTEGRAÇÕES FEITA PELO GRCT

Foto: Ilustrativa

Passageiros do TI Abreu e Lima poderão participam da campanha “E Se Fosse Você?”


Com o objetivo de sensibilizar usuários e operadores do transporte público sobre os direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, o Grande Recife promove mais uma edição da campanha “E Se Fosse Você?”. A ação teve início em agosto e segue até o final do ano, onde semanalmente uma equipe da Divisão de Educação do Consórcio estará num Terminal Integrado da Região Metropolitana realizando ações educativas junto à população.

Nesta quinta-feira (22), das 09h às 11h, a campanha estará no TI Abreu e Lima. Os usuários que circulam no espaço receberão a iniciativa que envolve música, roda de conversa, fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) dos ônibus e a vivência de situações que simulam a rotina de uma pessoa idosa ou com deficiência.

A ação funciona da seguinte forma: algumas pessoas são convidadas a embarcar nos ônibus utilizando muletas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. O objetivo é estimular o respeito e o cuidado dos demais usuários e operadores com estes dois segmentos, as pessoas idosas e as pessoas com deficiência, que têm prioridade no transporte público.

O “E Se Fosse Você?” já passou pelos Terminais Integrados de Pelópidas Silveira, Xambá, Camaragibe, Barro, Jaboatão, Cabo, Macaxeira, Cajueiro Seco, Joana Bezerra, Recife, Rio Doce e TIP.

A campanha “E Se Fosse Você?” faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença, do Consórcio em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE). O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) transporta uma média de 1,8 milhão de usuários por dia. Desses, além dos idosos, 35 mil tem algum tipo de deficiência – física, visual, auditiva ou intelectual.

Confira, abaixo, as datas e locais onde a campanha deverá acontecer. É importante destacar que pode haver mudança de datas no calendário das atividades.

Novembro
22/11 - TI Abreu e Lima
29/11 - TI Aeroporto

Dezembro
03/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

RELEMBRANDO MATERIAS SOBRE MOBILIDADE URBANA QUE NUNCA VAI PRA FRENTE

PL obriga instalação de ar condicionado em todos os ônibus do Recife

Matéria de Janeiro de 2018


O autor da proposta, o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), Alcides Teixeira alega que o ar condicionado já deixou de ser um "artigo de luxo" e tornou-se um gênero de grande necessidade para os recifenses

Caso seja aprovada no plenário da Câmara Municipal do Recife, as empresas de ônibus terão até seis meses para instalar os equipamentos na sua frota
Caso seja aprovada no plenário da Câmara Municipal do Recife, as empresas de ônibus terão até seis meses para instalar os equipamentos na sua frota
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Um Projeto de Lei da Câmara Municipal do Recife determina que todas as empresas de ônibus que operam nas linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife instalem ar condicionados nos seus veículos. O prazo para a adequação é de seis meses. A matéria deve ser analisada pelas comissões temáticas da casa na volta do recesso legislativo para assim ser votada em plenário.
O autor da proposta, o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), alega que o sucateamento de veículos é um dos motivos para a insatisfação da população com o transporte público. “São homens e mulheres, estudantes e o público em geral, incluindo-se nesse grupo os próprios operadores do sistema, que sofrem com o trânsito lento e caótico, com as temperaturas altíssimas em nossa região, beirando facilmente os 40 graus", afirmou o parlamentar.

Artigo de luxo

Alcides Teixeira alega que o ar condicionado já deixou de ser um "artigo de luxo" e tornou-se um gênero de grande necessidade para os recifenses. Segundo o vereador, quando houve a retirada do transporte alternativo, foi acordado que os ônibus do Recife e Região Metropolitana do Recife (RMR), medida aplicada por pouco tempo.

MATERIA DE JANEIRO DE 2017

Sem previsão de ar condicionado, passageiros e motoristas passam sufoco nos ônibus

Reavaliação da licitação de lotes que garantiriam refrigeração nos coletivos segue parada
Reportagem: Diogo Cavalcante
Para diminuir o calor, o motorista José Natanael da Silva anda com uma toalha e instalou por conta própria um mini ventilador
Para diminuir o calor, o motorista José Natanael da Silva anda com uma toalha e instalou por conta própria um mini ventilador
Diogo Cavalcante/JC Trânsito
Recife é uma cidade de clima quente. No verão, então, a temperatura dispara. Quem anda de transporte público, mais precisamente de ônibus, sofre muito. Enquanto corre a discussão sobre o aumento das passagens, a questão do ar condicionado, tão desejado pela população, sempre entra em pauta. Mas esse sonho ainda é distante: há anos ronda pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) a reavaliação de cinco lotes de corredores de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR). Esta licitação é ponto principal para garantir, ao menos em parte da frota, a implantação de um sistema de refrigeração. Enquanto isso, os usuários dos coletivos sentem na pele o sufoco.

Abimael Santos, de 62 anos, se queixa: "Chega o tempo de aumentar a passagem e não melhoram nada". Para ele, o calor dessa época do ano é insuportável, tanto dentro dos veículos quanto nas paradas de ônibus. "Quando vou à faculdade, levo uma camiseta extra e desodorante para não ficar todo sujo do suor do calor", comentou. A merendeira Jéssica Andrade, 25, relata o temor de desmaiar quando o coletivo que ela pega está superlotado: "Não dá para brigar com o sol, né? O negócio é se hidratar e sempre se proteger".
Jéssica Andrade e Abimael Santos: cada um dá seu jeito para diminuir o sufoco (Diogo Cavalcante/JC Trânsito)

Ventilador e cortinas

Motorista há 25 anos, José Natanael da Silva, de 56 anos, instalou um mini ventilador para diminuir o desconforto. "Sou muito calorento. E o ônibus que eu dirijo tem o motor na frente, por isso esquenta mais", explicou o motorista, afirmando ainda que a empresa em que trabalha tenta diminuir o desconforto, com cortinas e panos, mas nem sempre funciona.
Outro motorista, que pediu pra não ser identificado, declara que uma vez a sensação térmica dentro do ônibus chegou aos 35º C. "Quando se dirige pela beira-mar é mais tranquilo, tem vento. Mas numa Agamenon Magalhães, na hora de um engarrafamento e com veículo lotado... aí é quando o motorista chora".

Escotilha e exaustor são duas peças fundamentais para diminuir o calor interno nos veículos (Diogo Cavalcante/JC Trânsito)
Lenildo Caboclo, 47 anos e cobrador há quase 20, usa uma espécie de colcha para colocar no banco e evitar problemas de saúde por causa de assento quente. "Não uso muito protetor, mas bebo muita água durante o expediente. A vida melhoraria bastante se tivesse ar condicionado nos ônibus".

O caso dos lotes

As linhas de ônibus da RMR foram divididas em sete lotes. Dois deles já foram licitados. O restante depende da PGE terminar o procedimento de reavaliação das licitações. Procurada, a instituição não respondeu às solicitações do JC Trânsito.
Você pode conferir os lotes neste infográfico abaixo
Ilustração: Guilherme Castro/NE10
A licitação destes lotes, no entanto, não garantirá que 100% da frota fique refrigerada, uma vez que cada lote tem suas particularidades. E apenas uma parte da frota teria que ter, obrigatoriamente, sistema de ar condicionado. A outra ficaria a critério das empresas implantar ou não.
Outro fator que atrapalha na implantação de mais conforto ao usuário é a questão financeira. "Para ter todos os 2,8 mil ônibus com ar condicionado, o custo da tarifa teria que ser elevado", comentou, em nota, o Grande Recife Consórcio de Transportes. Hoje, há poucas linhas na RMR circulando com ar condicionado, como BRTs (que fazem parte dos dois lotes licitados), veículos opcionais, como a linha 042 - Aeroporto (Opcional) e regulares, como parte dos veículos da linha 645 - Av. Norte - Macaxeira.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

JUSTIÇA SUAPENDE O AUMENTO DO METRÔ

Justiça suspende aumento e tarifa do metrô do Recife volta a R$ 1,60


A decisão é da juíza da 15ª Vara Federal Cível, Maria Edna Fagundes Veloso


Fonte: JC Online

Desta forma, estão suspensos os aumentos também em Belo Horizonte, Natal, Maceió e João Pessoa
Desta forma, estão suspensos os aumentos também em Belo Horizonte, Natal, Maceió e João Pessoa
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O aumento na passagem do metrô do Recife, e de outras quatro capitais, que ocorreu em maio deste ano, foi suspenso pela Justiça Federal, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (16). Na decisão, a juíza da 15ª Vara Federal Cível, Maria Edna Fagundes Veloso, também fixou multa de R$ 100 mil, caso haja o descumprimento da liminar. Desta forma, estão suspensos os aumentos também em Belo Horizonte, Natal, Maceió e João Pessoa. No metrô do Recife, a passagem volta a R$ 1,60 quando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) for notificada oficialmente.
No documento, a juíza também marca audiência de conciliação para o dia 23 de janeiro, em Minas Gerais. Após o aumento, diversas ações civis haviam sido ajuizadas nas cinco capitais onde o metrô é gerido pela CBTU. Em Pernambuco, a Frente de Luta Pelo Transporte Público também tentou impedir o aumento na Justiça. Porém, todas as ações foram reunidas e julgadas na Justiça Federal em Belo Horizonte.

Na decisão, a juíza suspende as resoluções 177, 174, 175, 176 e 179, que aumentaram as passagens em 89%, em Belo Horizonte, em 87,5% em Recife e em 100% em João Pessoa, Natal e Maceió. Na Capital Pernambucana, a passagem passou de R$ 1,60 para R$ 3, após seis anos sem reajuste. A assessoria de comunicação da CBTU informou, por meio de uma nota, que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão.
A passagem do metrô do Recife foi reajustada no dia 11 de maio, quando deixou de custar R$ 1,60 e passou para R$ 3. O aumento ocorreu após quase seis anos sem reajuste. A superintendência de CBTU, à época do aumento, defendo que a tarifa subisse para R$ 2,50, mas a direção nacional decidiu por R$ 3. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), 400 mil passageiros utilizam o metrô todos os dias, em as linhas Centro, Sul e Diesel.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Secretaria das cidades visita obras do TI IGARASSU

Sobre a Obra do TI Igarassu...

Da fanpage da Secretaria das Cidades, em: 14/11/18: O secretário das Cidades, Francisco Papaléo, visitou nesta quarta-feira (14) as obras do Terminal Integrado de Igarassu, equipamento que integra o Corredor BRT Norte-Sul. Para manter o atendimento do TI à população durante as obras, está sendo erguido um terminal provisório. Quando estiver pronto, o novo terminal utilizará a área total do terreno. Atualmente, apenas 2mil m2 dos 5,5 mil m2 da área é utilizado. Assim será possível ampliar a capacidade de atendimento e oferecer conforto aos usuários do transporte público. O secretário executivo de Mobilidade da Secid, Marcello Amynthas, acompanhou a visita, junto com integrantes de sua equipe. O ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia, e o vereador do Paulista, Edmilson do Pagode, também participaram.
Fonte: Secretaria das Cidades

sábado, 10 de novembro de 2018

SEGUNDA FEIRA SERA UM DIA DE PROTESTOS CONTRA A DUPLA FUNÇÃO DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS


CIDADES

Foto: jailson Silva/ Blogueiro Busologia Pe


Grupo de rodoviários convoca protesto para segunda-feira

Nesta sexta-feira (9), os rodoviários fizeram panfletagem no centro do Recife




Um grupo de sete rodoviários fez um ato de panfletagem e conscientização no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, em Santo Antônio, na manhã desta sexta-feira (9). Eles são contrários à acumulação da função de cobrador pelos motoristas, o que passou a ocorrer no dia 1º de novembro. O grupo, que se intitula Família Rodoviária, está convocando a categoria de rodoviários para um protesto às 7h da próxima segunda-feira (12).

O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que uma cláusula da convenção coletiva dos motoristas e cobradores do transporte público permitiu que o motorista passasse a acumular a função de cobrador nas linhas que já operam sem o profissional. O Consórcio defende que o motorista não é obrigado a aderir, mas se o fizer terá uma gratificação em cima do salário, que é de R$ 100. Até o momento, a medida atinge 23 linhas das empresas Caxangá, Metropolitana, São Judas Tadeu, Transcol e Pedrosa.
Um dos coordenadores da Família Rodoviária, Ellison Ferreira, que é despachante da empresa Vera Cruz e ligado à União Geral dos Trabalhadores (UGT), diz que a cláusula da convenção coletiva aprovada não permitiria o acúmulo e que o Sindicato dos Rodoviários teria enganado a categoria. “A gente tem gravações da assembleia. Nós não aprovamos essa situação da dupla função, jamais iríamos fazer isso porque causa risco de vida. Motorista já vive se afastando do serviço por conta de estresse, por conta de assalto. O cadeirante quando vier, no horário de pico, como é que ele [motorista] vai passar troco, botar o cadeirante pra cima, o pessoal querendo passar na catraca e gente invadindo por trás?”, questiona Ellison. O manifestante acusa as empresas de colocar para reserva aqueles motoristas que não aceitam a dupla função.

A panfletagem também ocorreu em terminais de ônibus. A Família Rodoviária ainda tem conversado com a categoria através de grupos de WhatsApp. Segunda-feira, segundo a Família Rodoviária, o ato ocorrerá novamente no cruzamento da Avenida Guararapes e eles também devem seguir até o Palácio do Governo. Eles dizem que não pretendem interditar vias, mas motoristas e cobradores serão convidados a deixar os veículos e participarem da manifestação. “Não dá para saber se haverá adesão ou não. São os rodoviários que decidem os rumos do protesto”, afirma Francisco Miranda, motorista da Caxangá e integrante da Família Rodoviária.

O Grande Recife, através de nota, salienta que apenas validou a ação de acúmulo, visto ser legal juridicamente. No momento, o Consórcio avalia a mudança e o impacto na operação, para verificar se haverá atraso nas viagens e aumento na demanda de passageiros. Já o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) argumenta que a mudança atende aos pedidos da população, que solicitava a possibilidade de pagar a passagem também em dinheiro. O sindicato das empresas diz, entretanto, que tem investido na modernização da bilhetagem eletrônica e na ampliação da rede de venda de créditos eletrônicos de transporte. O LeiaJáprocurou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, mas ele não atendeu aos telefonemas.

Confira abaixo quais são as linhas que estão operando com o motorista acumulando a função de cobrador:

Empresa Metropolitana

115 – TI Aeroporto/Afogados

106 – Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia

204 – Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia

222 – Jardim Uchôa

242 – Pacheco

220 – TI Jaboatão/TI Cavaleiro

412 – San Martin (Largo da Paz)

424 – CDU/Torrões (San Martin)

Empresa Caxangá

717 – José Amarino dos Reis

721 – Água Fria

812 – Sítio Novo (Av. Norte)

831 – Aguazinha/TI Xambá

841 – Nova Olinda/TI Xambá

847 – Alto Nova Olinda/TI Xambá

883 – TI Xambá/TI PE-15

892 – Alto do Cajueiro/TI Xambá

894 – Alto da Sucupira (Córrego do Abacaxi)/TI Xambá

895 – Alto do Sol Nascente/TI Xambá

Transcol

330 – Casa Amarela/CDU

Pedrosa

621 – Alto Treze de Maio

901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira

São Judas

139 – TI Cabo/TI Cajueiro

129 – Paiva/TI Cabo

Fonte: Leijá caderno Cidade
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sexta-feira, 9 de novembro de 2018

ATENÇÃO JARDIM BRASIL , OLINDA MUDANÇAS NO NOVO BINÁRIO

Implantação de binário no trânsito de Olinda muda itinerário de ônibus


Um binário envolvendo as ruas Paraná e Pará, em Jardim Brasil I, entra em operação nesta sábado (10). Com a mudança no trânsito da localidade, a primeira via passará a ter mão única no sentido terminal/Avenida Brasília; enquanto na segunda, também com mão única, os veículos devem trafegar no sentido inverso. Por conta disso, o Grande Recife Consórcio altera o itinerário de quatro importantes linhas do bairro. Confira, abaixo, os novos percursos:

821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
822 – Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)

Sentido ponto de retorno/terminal
...Avenida Brasília, Rua Pará, Rua Pernambuco...

825 – Jardim Brasil/Joana Bezerra
884 – Jardim Brasil/Rio Doce

Sentido ponto de retorno/terminal
...Rua Mato Grosso, Rua Pará, Rua Pernambuco...

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quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PERIMETRAL II EM OBRAS FIQUE ATENTO AS MUDANÇAS NAS VIAS

Obras da II Perimetral mudam itinerário de sete linhas de ônibus no bairro da Torre


A requalificação da II Perimetral interdita parte das ruas José Bonifácio e Profº Trajano de Mendonça, no bairro da Torre. O serviço de saneamento entre a Ponte da Torre e o Atacado dos Presentes muda temporariamente o itinerário de sete linhas que passam pela localidade. O desvio proposto pelo Grande Recife deve durar 60 dias, período previsto para a conclusão das obras. Confira, abaixo, quais são estes ônibus e por onde eles devem passar:

330 - Casa Amarela/CDU
411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
680 - Vasco da Gama/Afogados
800 - Dois Unidos/Afogados
870 - TI Xambá/TI Largo da Paz
914 - PE-15/Afogados

...Rua João Tude de Melo, ponte/viaduto Cordeiro de Farias (Torre/Parnamirim), Rua José Bonifácio, Rua Marcos André, Rua Real da Torre...

Por conta do desvio, serão desativadas provisoriamente as paradas de nº 180423, na Rua José Bonifácio, em Frente ao Edf. Acácia; nº 180424, na Rua Profº Trajano de Mendonça, lado oposto ao Atacado dos Presentes, e nº 180425 também na Rua Profº Trajano de Mendonça, na praça ao lado oposto ao supermercado ExtraBom.

As opções para os usuários são três paradas que serão implantadas provisoriamente. São elas: nº 180558, localizada na Rua Marcos André, ao lado do Carrefour; nº 180559, na Rua Real da Torre, ao lado do nº 1595 e nº 180560, também na Rua Real da Torre, lado oposto ao Edf. Los Angeles.

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MUDANÇAS

Nova Conde da Boa Vista terá calçadas ampliadas e mais área verde

As obras terão início em 2019 e entre as medidas está o plantio de 90 árvores e o ampliação de 2 mil m² das calçadas
JC Online
Publicado em 


As obras terão início em 2019
As obras terão início em 2019
Foto: Divulgação
Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista receberá algumas mudanças fruto da requalificação promovida pela Prefeitura do Recife. Com obras começando em 2019, a proposta é de humanizar a via, tornando-a mais segura para pedestres e para os passageiros do transporte público.
Atualmente a via conta com cinco locais de travessia, e a promessa é de que o projeto aumente esse número para 13. Os pedestres poderão contar ainda com rampas e pisos acessíveis, enquanto as calçadas devem ter ampliação de 2.000m², além de esquinas alongadas. Segundo a Prefeitura, duas estações de BRT serão construídas no canteiro central, substituindo as seis existentes atualmente, e novas paradas de ônibus devem ser instaladas nas calçadas, sendo "mais modernas e confortáveis".
Ciclistas também deverão ser beneficiados com seis bicicletários e malha cicloviária instalada no entorno, facilitando o acesso a avenida. Com isso, todo o centro da cidade deverá ficar interligado, com circuitos que conectam os bairros da Boa Vista, Soledade, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Ilha do Leite, Coelhos e o Bairro do Recife.
Outra novidade será a implementação de mais área verde no espaço, com o plantio de 90 árvores nas redondezas da via. O canteiro central, por sua vez, também será arborizado e as calçadas serão decoradas com floreiras.

Trânsito

No sentido cidade/subúrbio, não haverá restrição de circulação. Já no sentido subúrbio/cidade, veículos particulares vão poder trafegar na via para acesso local, com possibilidade de prosseguir apenas por uma quadra e, então, sair da avenida. No total, quatro novos equipamentos de fiscalização eletrônica serão instalados para coibir a passagem irregular de veículos.

Comércio popular

O projeto Nova Conde da Boa Vista propõe medidas também para o comércio popular local. Serão construídos fiteiros ao longo da avenida e nos centros de comércio localizados nas ruas da Saudade e 7 de Setembro, que poderão ser usufruídos por ambulantes cadastrados pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). A previsão de entrega é em 2019. Todos deverão comercializar em equipamentos e locais definidos pela pasta, com o objetivo de preservar a mobilidade dos pedestres.

Números da Conde da Boa Vista

Durante os estudos e pesquisas feitos para a concepção do projeto, foi identificado que cerca de 310 mil pessoas passam pela avenida diariamente. Dessas, mais de 50% utilizam as 49 linhas de ônibus e as quatro de BRT que passam na via, enquanto cerca de 40% são pedestres e menos de 10% estão nos veículos particulares. Em alguns pontos, passam mais de 180 ônibus/hora.
Participaram do projeto arquitetos e engenheiros da Emlurb e CTTU, além da URB e das secretarias de Planejamento Urbano do Recife, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. No Governo do Estado, o debate envolveu a Secretaria das Cidades e o Consórcio Grande Recife.


  • Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
  • As obras vão acontecer em toda a via e terão início em março de 2019, com prazo estimado de um ano - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    As obras vão acontecer em toda a via e terão início em março de 2019, com prazo estimado de um ano - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
  • No sentido cidade/subúrbio, não haverá restrição de circulação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    No sentido cidade/subúrbio, não haverá restrição de circulação - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
  • Já no sentido subúrbio/cidade, veículos particulares vão poder trafegar na via para acesso local, com possibilidade de prosseguir apenas por uma quadra e, então, sair da avenida - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife
    Já no sentido subúrbio/cidade, veículos particulares vão poder trafegar na via para acesso local, com possibilidade de prosseguir apenas por uma quadra e, então, sair da avenida - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife