segunda-feira, 27 de maio de 2019

O FIM DEFINITIVO DA FUNÇÃO DE COBRADOR


Retirada dos cobradores dos ônibus é retomada na RMR

Reportagem: Roberta Soares / Move Cidade

 



Mais 17 linhas perderam os cobradores somente este ano. Foto: Sérgio Bernardo/Arquivo JC Imagem


Sem divulgar pela imprensa e com pouquíssima informação para os passageiros, o governo de Pernambuco retomou a retirada dos cobradores dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. Somente este ano, 17 linhas passaram a operar sem os profissionais. No total, são 58 linhas rodando sem cobradores desde 2015, quando o processo foi iniciado no Grande Recife. O assunto não é tratado com facilidade pelo governo. Ao contrário. É sempre difícil, até porque o processo de retirada dos cobradores foi suspenso pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, em 2017, quando a população começou a ser surpreendida com a ausência dos profissionais e sem uma ampla rede de vendas de créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Mas foi retomado. E a todo vapor.

Atualmente, temos 110 mil cobradores no Brasil. Entendemos a situação econômica do País, mas a demanda por segurança nos coletivos, com a retirada do dinheiro dos ônibus, e questões como o avanço tecnológico são irrefutáveis. Não temos como frear esse processo. Ao contrário, a presença de cobradores é rara em outros países como Estados Unidos e na Europa, onde o pagamento é feito ao motorista ou então só por cartão”,
Otávio Cunha, presidente executivo da NTU
A mais recente mudança aconteceu no Terminal Integrado Recife, que faz integração com o metrô, no bairro de São José, Centro da capital. As seis linhas circulares que operam na unidade estão sem cobrador desde a segunda-feira 13/5. Por enquanto, apenas no horário da manhã, das 5h40 às 13h. Mas é uma questão de tempo para que seja incorporado nos turnos da tarde e noite. Nesses dois períodos, tanto os motoristas quanto os cobradores estarão comercializando o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum nos ônibus para os passageiros que queiram adquirir o cartão ao preço de R$ 10.
Anteriormente, 11 linhas da MobiBrasil também perderam os profissionais. A retirada, inclusive, foi oficialmente desautorizada pelo Estado – que afirmou ter sido uma iniciativa da empresa –, mas depois o governo voltou atrás e manteve a operação sem cobradores. Segundo o GRCT, as mudanças são realizadas sempre com o objetivo de preservar a modicidade tarifária, melhorar a prestação de serviços e reduzir os subsídios pagos pelo contribuinte – atualmente o sistema recebe R$ 250 milhões por ano de subsídios, dinheiro que sai do bolso do pernambucano usuário ou não do transporte por ônibus.
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Por email, o GRCT também esclareceu já ter enfatizado com as operadoras a importância de respeitar as convenções coletivas de trabalho, remanejando e capacitando esses profissionais para executarem outras atividades na própria empresa. A retirada dos cobradores é um caminho sem volta. Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 27 cidades, incluindo capitais, já eliminaram totalmente o posto de cobrador e 26 o fizeram parcialmente. Outras cinco ainda eliminaram a circulação total de dinheiro no sistema.
“Atualmente, temos 110 mil cobradores no Brasil. Entendemos a situação econômica do País, mas a demanda por segurança nos coletivos, com a retirada do dinheiro dos ônibus, e questões como o avanço tecnológico são irrefutáveis. Não temos como frear esse processo. Ao contrário, a presença de cobradores é rara em outros países como Estados Unidos e na Europa, onde o pagamento é feito ao motorista ou então só por cartão”, informa Otávio Cunha, presidente executivo da NTU.
MOTORISTAS ACUMULAM FUNÇÃO DO COBRADOR
Prática adotada em alguns sistemas no Brasil, o acúmulo de função de cobrador pelo motorista também começou a ser adotado no transporte da Região Metropolitana do Recife. E deverá ser ampliado cada vez mais. Não há volta. Além de que, é considerada legal. Foi acordada durante convenção coletiva dos motoristas e cobradores em 2018 e validada pelo governo de Pernambuco, via Grande Recife Consórcio de Transporte. Os motoristas de algumas linhas que já operavam sem a figura do cobrador desde 2015 passaram a acumular a função de receber dinheiro, passar troco e liberar a catraca ao mesmo tempo em que dirigem. Ou seja, estão atuando, também, como cobrador.

Motoristas estão acumulando função de cobrador em 40 linhas de baixa demanda de pagamento em dinheiro. Foto: Léo Mota/JC Imagem

O acúmulo de função está valendo desde o dia 1º de novembro do ano passado, em pelo menos 40 linhas operadas por seis empresas: Caxangá (10 linhas), Empresa Metropolitana (14 linhas), MobiBrasil (11 linhas), Transcol (1 linha), Pedrosa (2 linhas) e São Judas Tadeu (2 linhas). Para isso, os motoristas estão ganhando um acréscimo de R$ 100 a R$ 150 por mês. A categoria não gosta por duas razões: é um trabalho a mais e termina por estimular a retirada dos cobradores e, assim, diminuir os postos de trabalho. Mas não será diferente. Até porque, segundo os argumentos do setor empresarial e dos gestores do sistema, o acúmulo de função está sendo adotado apenas em linhas que têm baixíssima demanda de passageiros pagantes em dinheiro – todas têm menos de 5%.
O acúmulo de função pelos motoristas também é tendência. Levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em 101 cidades brasileiras revelou que em 28 delas os motoristas atuam também como cobradores. “O processo é válido se bem feito e respeitando alguns critérios. O sistema de transporte por ônibus de Goiânia (GO), por exemplo, funciona assim há 20 anos. Mas é preciso escolher linhas em que o pagamento em dinheiro seja exceção. Também é fundamental que os motoristas obedeçam o CTB e não manuseiem dinheiro com o veículo em movimento”, ponderou Marcos Bicalho, diretor da NTU, em entrevista ao Blog MoveCidade no ano passado.
Fonte: GRCT
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

Trabalhar sem receber fica difícil né GRCT

PARALISAÇÃO

Motoristas de transporte complementar fazem greve no Recife

Cerca de 50 mil passageiros são atendidos por esses ônibus diariamente
Motoristas de transporte complementar fazem greve no Recife
Com a greve, 18 linhas que operam em áreas de difícil acesso das zonas Norte, Centro-Oeste e Sul estão sem circular por tempo indeterminado - Foto: Reprodução/TV Jornal
Motoristas do transporte público complementar entraram em greve, na manhã desta segunda-feira (27), para cobrar os salários que estão atrasados. Eles afirmam que o problema não é recente, e que a situação só piorou.
Com a greve, 18 linhas que operam em áreas de difícil acesso das zonas Norte, Centro-Oeste e Sul estão sem circular por tempo indeterminado, deixando de atender cerca de 50 mil passageiros por dia.
Fonte : JC online
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

A CADA INVERNO NADA MUDA NESTA MASCARENHAS DE MORAES

Ônibus cai em buraco coberto por alagamento na Zona Sul do Recife

O veículo fazia a linha 166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol), da empresa Vera Cruz
JC Online
Atualizado às 10h37
Publicado em 
Na RMR, a previsão é de que as pancadas de chuva de forma isolada sigam ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada
Na RMR, a previsão é de que as pancadas de chuva de forma isolada sigam ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada
Foto: Círio Gomes/TV Jornal
Um ônibus que fazia a linha 166 - Cajueiro Seco (Rua do Sol) caiu em um buraco, na manhã desta segunda-feira (27), na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. No momento da queda, a via estava alagada devido às chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife (RMR), nesta madrugada. O veículo, da empresa Vera Cruz, seguia no sentido Aeroporto da Avenida, próximo ao cruzamento com a Rua General Mac Arthur.
O ônibus continua ocupando uma das faixas da via. Um guincho foi ao local para fazer a retirada do veículo. Ninguém ficou ferido com a queda. O veículo foi retirado pelo guincho por volta das 10h30.
Fonte: JC notícias

segunda-feira, 20 de maio de 2019

ATENÇÃO CORDEIRO E PRADO

Foto Arquivo do blog/ retirada do web
Interdição na Rua Gomes Taborda altera itinerário de linhas


Nesta terça-feira (21), a Emlurb vai iniciar intervenções na Rua Gomes Taborda, no bairro do Cordeiro. Por isso, o Grande Recife vai alterar temporariamente o itinerário de três linhas que passam no local. A previsão é de que o serviço seja finalizado na quarta-feira (22), às 17h e, consequentemente, os ônibus voltem a realizar seu trajeto normal.

Confira as linhas afetas e o percurso provisório:

321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
2426 - Torrões (Bacurau)

Sentido Terminal/Ponto de Retorno
Desvio de itinerário: ...Rua Gomes Taborda, Rua Manicoré, Rua Antônio de Sá, Rotatória, Rua Ricardo Salazar, Rua Carlos Gomes e Benfica…

Sentido Ponto de Retorno/Terminal
Desvio de itinerário: ...Rua Manoel Arruda Câmara, Rua Gomes Taborda, Rua Adolfo Ciríaco, Rotatória, Rua Antônio de Sá, Rua Manicoré, Rua Gomes Taborda…
 Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

ATENÇÃO QUEM USA METRÔ DO RECIFE


Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes de ônibus


A CBTU Recife informa que, neste domingo, 19, a Manutenção da Companhia irá trocar trilhos próximos à Estação Cavaleiro. Para não haver aumento dos intervalos das viagens, será adotado um esquema especial das 05h às 10h. Com o esquema, todos os trens que partirem da Estação Recife terão como destino a Estação Camaragibe; já os trens que partirem de Estação Jaboatão, irão seguir viagem até a Estação Coqueiral e fazer o retorno para Jaboatão. Por isso, os usuários que partirem do ramal Jaboatão com destino Recife, deverão desembarcar na Estação Coqueiral e realizar o embarque num novo trem com destino Recife. De igual maneira, os usuários que partirem de Recife com destino às estações do ramal Jaboatão, deverão desembarcar na Estação Coqueiral e embarcar numa nova composição com destino Jaboatão.
Fonte CBTU RECIFE

quarta-feira, 15 de maio de 2019

ATENÇÃO - AV CAXANGÁ INTERDITA TRECHO PARA TROCA DE ASFALTO E DRENAGEM


 Patrocínio autorizado

Linhas terão mudança provisória de itinerário na Avenida Caxangá

Nesta quarta-feira (15), algumas linhas que circulam na Avenida Caxangá terão mudança de itinerário temporário na sua operação. A mudança acontece devido a interdição em dois trechos da Av. Caxangá. Um localizado na faixa de rolamento, ao lado direito da referida avenida, próximo ao TI CDU e o outro sob o Viaduto da Avenida Caxangá, localizado no bairro da Iputinga.
A interdição, que será realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), é para a realização de um serviço de drenagem e pavimentação que será executado pela Emlurb, no local. A obra tem data prevista para terminar no dia 10 de junho. Confira abaixo, as mudanças dos itinerários temporários e as suas respectivas paradas.
a)As linhas abaixo, deixarão de realizar o giro ao lado direito da Avenida Caxangá para a Avenida Professor Moraes Rego (pista local leste da BR-101),sentido Avenida Caxangá/ UFPE. Com isso, as linhas passarão a trafegar pela Rua Manoel Joaquim Almeida.

Linhas:
060 –  TI Tancredo Neves/ TI Macaxeira
302 –  TI Tip / TI Caxangá
303 – Curado II/ Caxangá(BR-232)
2040 – CDU /Boa Viagem/ Caxangá
2425 – Barbalho (Detran) / TI CDU
2431 – TI CDU (Circular)
2432 – TI CDU (Várzea)
2433 – Brasilit / TI CDU
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista) - BRT
2443 -  TI CDU / TI Joana Bezerra- BRT
2446 – UR-07 (Várzea) / TI CDU

Itinerário normal
Avenida Caxangá, Avenida Professor Moraes Rego (Pista local leste da BR-101)...

Alteração de itinerário
Avenida Caxangá, Rua Manoel Joaquim de Almeida, Rua Emiliano Braga, Av. Prof. Moraes Rego(Pista local Oeste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Avenida Professor Moraes Rego( Pista local leste da BR-101).

b) Já as linhas abaixo deixarão de atender à parada SELETIVA nº 080365, e passarão a atender a parada seletiva imediatamente anterior ao nº 080404, ambas situadas na Av. Caxangá, em frente ao Ti CDU.

LINHAS:

060 –  TI Tancredo Neves/ TI Macaxeira
302 –  TI Tip / TI Caxangá
303 –  Curado II / Caxangá (BR-232)
330 – Casa Amarela / CDU
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
2040 – CDU / Boa Viagem/ Caxangá
2920 – Rio Doce/CDU

Obs: ressaltamos que  a parada seletiva nº 080404 normalmente já é atendida pelas seguintes linhas:

2423 – Engenho do Meio/ TI CDU
2425 – Barbalho (Detran)/ TI CDU
2431 – TI CDU(Circular)
2432 – TI CDU (Várzea)
2433 – Brasilit / TI CDU
2446 – UR-07 (Várzea) / TI CDU

Fonte: GRCT 
Postado Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes de ônibus da região metropolitana.


terça-feira, 14 de maio de 2019

ARTIGO ENVIADO AO BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PERNAMBUCO



Ar condicionado nos ônibus. Pedro Joseph diz ver lobby das empresas em ação dos vereadores


Postado por: Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transpotes



 "Vereadores do Recife: vocês podem legislar sobre o transporte. Não caiam no lobby das empresas de ônibus! "


Artigo
Por Pedro Joseph, em artigo enviado ao blog Grmpe

Foi apresentado um Projeto de Lei, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto, na Câmara Municipal do Recife que prevê a obrigatoriedade de ar-condicionado nos veículos de transporte coletivo que circulem na cidade.

Tal projeto conta com o nosso apoio e de toda sociedade. Após 18 meses tramitando, sem nenhuma emenda ter sido apresentada e tendo sido aprovado em 1º turno pelo Plenário da Casa, que derrubou o parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Legislação e Justiça, o Projeto estava pronto para ser aprovado em 2º turno. No entanto, em uma articulação, às escondidas, da noite para o dia, o vereador Samuel Salazar apresentou um substitutivo, que na prática zera o processo de tramitação e adia essa melhoria para a sociedade. Esse substitutivo, segundo o vereador, seria para corrigir os vícios de iniciativa do projeto, haja vista que com a criação do Grande Recife Consórcio, o Município de Recife teria perdido a competência para legislar sobre o transporte.

Razão não assiste ao nobre vereador e aos demais parlamentares que se revezaram na tribuna da Casa alegando que haviam perdido a competência sobre a matéria. Como professor e advogado, além de coordenador da Frente de Luta pelo Transporte Público, explico-lhes:
A Constituição Federal, norma maior do nosso ordenamento jurídico, estabelece no Art. 30, incisos I e V, a competência dos municípios de legislarem e administrarem o serviço de transporte coletivo urbano. Ademais, a Lei Orgânica do Recife, igualmente, dispõe nos Artigos 6º, incisos I e XV, as atribuições do Município do Recife em legislar e disciplinar o transporte coletivo urbano.
Todavia, alegam alguns vereadores que com a criação do Consórcio Grande Recife, em 2007, o Município teria perdido a competência de legislar sobre o transporte. Mas, isto não é verdade.
O Grande Recife, criado pela Lei Estadual 13.235/2007, é um consórcio multifederativo (presença do Estado de Pernambuco e dos municípios de Recife e Olinda como sócios – ressalta-se que os demais municípios da região metropolitana ainda não se associaram ao Grande Recife, estariam impedidos de legislar? Por que razão?), conforme previsão no art. 241 da Constituição Federal, que passou a gerir o transporte coletivo urbano da Região Metropolitana do Recife. Para a criação do Consórcio foi aprovada na Câmara Municipal do Recife a Lei 17.360/2007 que autoriza a entrada do Município do Recife como sócio do Consórcio, com previsão de aporte financeiro, cessão de servidores e tecnologia da municipalidade para a empresa criada. Ora, nem a lei estadual e nem a lei municipal supracitadas dispuseram (e nem poderiam, conforme a melhor hermenêutica constitucional e precedentes do STF) sobre a perda da competência do Município de legislar sobre a matéria do transporte coletivo urbano. 
Apenas os atos administrativos do serviço de transporte, tais como realização de licitação, contratos administrativos, manutenção e estabelecimento das tarifas, foram delegados ao Consórcio Grande Recife em forma de gestão associada.
Ressalta-se, ainda, que o artigo 121 da Lei Orgânica do Município não permite a delegação da competência para legislar sobre o transporte coletivo urbano, portanto, não teria o condão da Lei 17.360/2007 excluir a competência do Município, seja porque se trataria de norma restritiva, e, portanto, precisaria constar ipsi litteris, no texto legal, seja porque a Constituição Federal e a Lei Maior do Município vedam.
Vale salientar que o transporte coletivo urbano é aquele em que não há terminal rodoviário, nem bagagens, podendo, inclusive, as pessoas irem em pé no interior dos veículos, o que difere do transporte intermunicipal rodoviário, no qual a competência para legislar e administrar é sim do Estado, que, no caso, de Pernambuco o faz por meio da EPTI – Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, criada pela Lei estadual 13.254/2007.

Portanto, o Município de Recife, por meio da histórica e libertária Casa José Mariano, pode e deve legislar sobre o transporte coletivo urbano com o fim de garantir qualidade, segurança, dignidade e bem-estar aos usuários com atenção ao disposto na Lei Federal 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) e na Lei Federal 13.460/2017 (Lei dos Serviços Públicos). 
O Parlamento Municipal deve fazer o seu papel e aprovar a obrigatoriedade de que apenas os veículos refrigerados, com ar-condicionado, poderão circular nos limites do Recife, ou seja, independente, de onde venham ou partam as linhas.
Os próprios vereadores, em suas consciências íntimas, sabem disso, e esperamos que não se submetam ao lobby das empresas de ônibus que não querem garantir qualidade na prestação do serviço, apesar dos subsídios milionários que o Estado garante ao setor, bastando lembrar dos veículos estocados nas garagens de alguns empresários denunciados por nós ao Ministério Público de Pernambuco no início deste ano.
Nobres vereadores, honrem a Casa José Mariano e façam a vontade do povo. Respaldo jurídico há, resta saber se existe vontade política.
Foto Arquivo do blog/ BUSÓLOGO cortesia

Pedro César Josephi
Advogado e consultor jurídico
Pós-Graduado em Direito (UFPE)
Mestre em Direito (UNICAP)
Professor de Direito Privado

segunda-feira, 13 de maio de 2019

ADIADO MAIS UMA VEZ A VOTAÇÃO DO AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS

Foto: ilustrativa pesquisa web

MAIS UM ADIAMENTO! Substitutivo adia votação do projeto da climatização dos ônibus   

    Um substitutivo apresentado pelo vereador Samuel Salazar (PRTB) adiou a  segunda discussão do projeto de lei nº 360/2017, que constava na ordem  do dia da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13). De autoria do  vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), o projeto visa obrigar a  instalação de equipamentos de climatização no transporte público  coletivo de passageiros do Recife.                 

  O substitutivo é uma proposta de nova redação a um  projeto. Por introduzir mudanças maiores que uma emenda, acaba alterando  integralmente o texto inicial.

De acordo com Samuel Salazar, seu substitutivo visa corrigir vícios  de inconstitucionalidade que fariam o projeto nº 360/2017 não ter  eficácia mesmo que aprovado pela Câmara. Na semana passada, o debate  sobre a proposta girou em torno da competência do município para  legislar a respeito do transporte público coletivo de passageiros após a  criação do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife  (CTM), em 2007.

O documento apresentado por Samuel Salazar foi assinado por 21 dos 39  vereadores da Câmara. “Se o projeto do vereador Alcides Teixeira Neto  passar nesta Casa, ele não vai valer. Mas temos a assinatura de mais de  20 vereadores para salvar o projeto dele e fazer com que de fato tenha  ar-condicionado nos ônibus. Hoje tem reunião da Comissão de Legislação e  Justiça para que a gente analise esse substitutivo. E amanhã a gente o  apresenta com a correção”, explicou o parlamentar.

Alcides Teixeira Neto se pronunciou em um aparte para se contrapor ao  colega. “Isso não é salvar projeto algum, muito menos um projeto que  foi feito nas ruas e buscou um clamor da população. Que a Comissão de  Legislação e Justiça seja sensível ao povo do Recife.” A Comissão tem  seis dias úteis para discutir a matéria.

Fonte : Câmara do Recife - Em 13.05.2019

          http://www.recife.pe.leg.br/noticias_antigas/substitutivo-adia-votacao-do-projeto-da-climatizacao-dos-onibus/

sexta-feira, 10 de maio de 2019

ATENÇÃO ENCRUZILHADA MUDANÇAS NO TRÂNSITO


O fluxo dos ônibus agora passará para a Rua Marquês do Paraná
Foto: Reprodução/Google Street View
Circulação viária no Espinheiro muda e cinco linhas têm alteração de itinerário

O Grande Recife vai modificar o itinerário de cinco linhas que circulam pelo bairro do Espinheiro a partir deste sábado (11). A alteração no sistema de circulação do bairro será realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e o fluxo dos ônibus, que no sentido cidade/subúrbio era realizado pelas ruas Alfredo de Castro ou José de Sá Carneiro, passará para a Rua Marquês do Paraná. Os usuários precisam ficar atentos não apenas aos novos trajetos, mas também aos pontos de embarque e desembarque na localidade.


Confira as linhas que terão seus itinerários modificados:

Linhas
821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
823 – Jardim Brasil II (Estrada de Belém)

Novo itinerário:
…Rua Doutor Carlos Chagas, Avenida João de Barros, Rua Marquês do Paraná, Rua Castro Alves, Largo da Encruzilhada, Estrada de Belém...

A parada de nº 180073, na Av. João de Barros, no lado oposto ao Supermercado Extra, deixará de ser atendida pela linha. As opções passam a ser a parada nº 180072, também situada na Av. João de Barros, em frente à ExtraFarma; a parada nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara; ou a parada nº 120208, na Rua Castro Alves, em frente à Igreja Assembleia de Deus.

Linha 623 – Vasco da Gama (João de Barros)

Novo itinerário:
...Rua Doutor Carlos Chagas, Avenida João de Barros, Rua Marquês do Paraná, Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

Duras paradas deixarão de ser atendidas pela linha, são elas: a parada nº 180073, na Av. João de Barros, lado oposto ao Supermercado Extra e a parada nº 100302, na Rua Alfredo de Carvalho, logo após o cruzamento com a Rua Alfredo de Medeiros. Os usuários terão como opções os pontos nº 180072, também localizado na Av. João de Barros, em frente à ExtraFarma ou o ponto nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara.

Linha: 621 – Alto Treze de Maio (Príncipe)

Novo itinerário:
...Rua Doutor Carlos Chagas, Avenida João De Barros, Rua Marquês do Paraná, Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

A parada nº 180073, na Av. João de Barros, lado oposto ao Extra Supermercado deixará de ser atendida e os usuários deverão utilizar o ponto nº 180072, também situado na Av. João de Barros, em frente à Farmácia ExtraFarma; o ponto nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara ou a parada nº 110032, na Av. Norte, sentido cidade/subúrbio, em frente à Loja Pirelli.

Linha 780 – Alto Santa Terezinha/Derby

Novo itinerário:
...Avenida Conselheiro Rosa e Silva, Rua do Espinheiro, Rua Afonso Batista, Rua Alfredo de Carvalho, Rua Marquês do Paraná, Avenida Norte, Rua da Mangabeira...

Esta linha não deixará de atender a nenhum ponto de embarque e desembarque atual. Ela passará a contar com mais três opções de parada no seu itinerário. São elas: a parada nº 100302, que será remanejada da Rua Alfredo de Carvalho para a Rua Afonso Batista, logo após o cruzamento com a Av. João de Barros; a parada nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara e a parada nº 110032, na Av. Norte, sentido cidade/subúrbio, em frente à Loja Pirelli.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

quinta-feira, 9 de maio de 2019

EVENTO MAIO AMARELO NA TRANSPORTADORA GLOBO COM O PROJETO SENTINDO NA PELE E CONVITE A BUSOLOGIA PERNAMBUCANA


O mês de Maio é usado por vários órgãos de trânsito e Empresas de transporte, para lembrar as pessoas que não importa a pressa ou a falta de respeito no trânsito, e foi criado o Maio Amarelo e como já fazem a 6 anos a empresa Transportadora Globo , chamou BUSÓLOGOS e BLOG GRMPE para participar do Sentido na pele no mês do evento maio amarelo.

Nesta quinta feira 09/5/19 o BUSÓLOGO Léo Moura e alguns convidados fez os testes de como um idoso sente o peso da sua idade e como é perigoso para os idosos e deficientes, o transporte público de cada dia.

Abaixo veja as fotos e vídeo do evento maio amarelo ( organização Transportadora Globo ) , fomos convidados pelo: Carmelo Souto (instrutor) , Edvaldo Sales (Gerente operação), Carlos Jorge ( instrutor).
Fotos e vídeos feitos por Leo Moura, Leonardo Lekinho e Carlos Vinícius.

Quinta-feira do evento maio amarelo organização Globo transpotes.












Texto Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

sexta-feira, 3 de maio de 2019

MESMO COM AUMENTOS BIMESTRAL METRÔ PODE SER FECHADO EM JULHO


Metrô do Recife pode parar em julho

CBTU alega que a falta de recursos para manter o funcionamento do sistema é principal fator para o encerramento das atividades

Folha pe
Por: Maiara Melo




Ao todo, aproximadamente 400 mil usuários utilizam o sistema por dia, em 550 viagens que passam pelas 37 estaçõesFoto: Arthur de Souza

O metrô do Recife pode parar de funcionar até o mês de julho. Em meio a mais essa ameaça de paralisação do sistema por falta de recursos para manter os trens, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inicia nesta terça-feira (30), de forma parcial, a integração temporal no Terminal Integrado (TI) do Recife. A mudança ocorre inicialmente no sentido ônibus-metrô, que tem menor fluxo.

“Dando certo, a gente implementa no sentido metrô-ônibus, que tem maior fluxo”, explicou Leonardo Villar Beltrão, superintendente da CBTU. Porém, todo esse processo pode não ir para frente, caso o sistema seja paralisado. “A gente está com essa possibilidade se não houver um reforço do orçamento. Estamos fazendo todo o esforço para viabilizar esse reforço de orçamento”, continua o superintendente.

Por mais de 10 anos o valor da tarifa do metrô ficou congelado. “O valor está muito defasado com relação aos custos com o processo inflacionário e com os custos específicos do metrô. E uma situação que já era deficitária no passado, quando a União conseguia fazer uma subvenção maior, ficou pior por conta da situação fiscal do país. A empresa precisa reequilibrar minimante a situação e diminuir o valor dessa subvenção”, conta o diretor de planejamento e relações institucionais, Pedro Cunto. Esse reequilíbrio passa por um aumento tarifário que vai chegar a R$ 4 até março de 2020. No dia 05 de maio passa a ser R$ 2,10. No dia 07 de julho, R$ 2,60; em 08 de agosto, R$ 3; passa para R$ 3,40 no dia 03 de novembro; R$ 3,70 em janeiro de 2020 para finalmente chegar aos R$ 4 no dia 07 de março.


“No Recife, os custos esse ano vão chegar a R$ 541 milhões aproximadamente. Nosso faturamento, hoje, com a tarifa a R$ 1,80, está em torno de R$ 70 milhões. Então você tem um déficit de 480 milhões que é coberto pelo Governo Federal”, explica Pedro Cunto. “Isso vem fazendo com que nos últimos cinco anos a nossa operação esteja piorando. A gente está com os trens parados porque não temos recurso para manutenção e com a operação em risco a partir do segundo semestre.”

De um total de 40 trens, apenas 27 funcionam. Os 13 estão parados e servem para fornecer peças para os trens que estão em circulação e apresentam defeitos. “A gente está tentando aumentar essa receita. Elevar a tarifa para R$ 4 é um primeiro passo. Mas isso só vai chegar a uma receita de R$ 130 milhões pela nossa projeção. Falta o segundo passo aqui no Recife que é a repactuação da integração tarifária, que é completamente diferente do que é vigente no resto do país”, continua Cunto.

Hoje no Recife quem acessa os terminais integrados por meio de ônibus não paga nada pra CBTU. “Isso quer dizer que são 54% dos usuários. Mais da metade. Então a gente transporta mais de 200 mil pessoas por dia em que a CBTU não recebe nenhuma receita por isso.” Nos demais estados do Brasil existem dois modelos: uma tarifa integrada um pouco mais alta, cuja diferença é repassada para a CBTU, ou o Estado assume essa diferença. “O que a CBTU Recife vem buscando nos últimos dois anos, mas ainda não conseguiu, é repactuar essa integração, seja da forma que for. Esperamos que de uma forma que não afete o usuário, mas que melhore a nossa receita acima desses R$ 130 milhões. Nosso custo hoje é um custo ruim, que não permite que a gente recupere a integração”, insiste o diretor.

Além disso, a CBTU denuncia que há aproximadamente dois anos vem tendo paralisações no pagamento por parte do Grande Recife Consórcio de Transporte. “Hoje a gente está com processo na justiça, cobrando esses valores, que já chega a R$ 110 milhões”, conta Cunto. “Aqui no Recife a subvenção por parte do Governo Federal chega a R$ 480 milhões. É normal ter subvenção em metrô, acontece no mundo inteiro, é uma operação mais cara, mas não nesse patamar. A gente está buscando o reequilíbrio de vários componentes para minimizar essa subvenção. Do jeito que está hoje e com o contingenciamento definida pelo Ministério da Economia, hoje a nossa operação no segundo semestre é incerta”, lamenta o diretor. Os maiores custos de manutenção do sistema é em energia elétrica, com R$ 24 milhões, e com segurança, R$ 18 milhões. Ao todo, 400 mil usuários utilizam o sistema por dia, em 550 viagens que passam pelas 37 estações.

Por meio de nota, o Grande Recife informou que o repasse tarifário dos valores do VEM para a CBTU é de responsabilidade da Urbana-PE que quitou os pagamentos referentes ao ano de 2016. O valor do repasse referente ao ano de 2019 já foi realizado até o mês de março, pelo Grande Recife à CBTU. O Consórcio reconhece a dívida no valor atualizado de R$ 90.681.488,04. Até o fechamento desta edição a Urbana-PE não retornou o contato da reportagem.
Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes de ônibus.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

CBTU - METRO SERÁ ENTRE AOS GOVERNOS ESTADUAIS


EM 24 MESES

Responsável pelo metrô, CBTU deve ser repartida e entregue para os Estados

Informação foi recebida pelo senador Carlos Viana em reunião com Romeu Zema e representante do governo federal

Qui, 02/05/19
Carlos Viana, senador pelo PSD
O senador Carlos Viana (PSD-MG) afirmou à coluna que a CBTU, atual responsável pela operação do metrô na capital e subordinada ao governo federal, deverá ser repartida em diversas companhias menores, que terão suas gestões entregues aos respectivos Estados. Além de Belo Horizonte, a CBTU administra os metrôs de João Pessoa, Natal, Maceió e Recife. A informação surgiu em uma reunião, na última segunda-feira, entre Viana, o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo. A expectativa é que a concessão para o governo estadual aconteça em 24 meses. Um grupo de trabalho conjunto deve acompanhar a transferência do metrô da capital. “Entendo que essa seja a melhor maneira, e a mais segura, para que o metrô entre na pauta de novos investimentos”, argumentou Viana.
Foi o senador, aliás, quem sugeriu o escalonamento do aumento de passagens do metrô, para evitar uma elevação súbita do valor. O primeiro aumento será já neste domingo, quando a tarifa vai passar para R$ 2,40, e será elevada até março de 2020, quando custará R$ 4,25.
Fonte: Otempo

quarta-feira, 1 de maio de 2019

BIOMETRIA FÁCIL CHEGOU NOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA E USE SEU "VEM" ELE É APENAS SEU

Foto: Pesquisa web/Blog GRMPE

A biometria facial para o Vale Eletrônico Metropolitana (VEM) já está funcionando em alguns veículos do Grande Recife. Em caso de irregularidades detectadas, o cartão será suspenso em 48 horas.

O combate às fraudes é concentrado nas modalidades estudante, livre acesso, passe livre e rodoviários. Cerca de 2900 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) já contam com a nova tecnologia. Ao aproximar o cartão do validador, uma câmera instalada junto a catraca faz cinco fotos do passageiro.

Na garagem, as imagens são repassadas à central da Urbana/PE para a verificação das informações.

Caso a biometria facial não corresponda, será feita uma checagem manual dos dados do usuário do VEM.

Fonte: Urbana-PE

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