quinta-feira, 23 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - ARENA PASSOU NO TESTE MAS A TORCIDA!!!! FALTA MESMO É EDUCAÇÃO.

23/05/2013 03h09 - Atualizado em 23/05/2013 03h31

G1 testou: acesso à Arena PE é reprovado por torcedores

Público relatou problemas para chegar e sair do estádio, no Grande Recife.
Amistoso entre Náutico e Sporting (Portugal) marcou abertura do estádio.

Alexandre Morais, Luna Markman e Priscila Miranda Do G1 PE
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Na volta para casa, longa fila até pegar o circular para a Estação Cosme Damião (Foto: Priscila Miranda / G1)Na volta para casa, longa fila até pegar o circular para a Estação Cosme Damião (Foto: Priscila Miranda / G1)
O acesso à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Grande Recife, foi reprovado por torcedores ouvidos pelo G1. Eles foram assistir ao amistoso entre Náutico e Sporting (de Portugal), na noite desta quarta (22), partida que marcou a abertura do estádio ao público. Filas intermináveis para chegar e sair do local, trânsito lento, lotação nas estações do metrô e dificuldade para pegar ônibus e táxis estão entre as principais queixas. Muitos chegaram ao campo no fim do jogo e outros desistiram no meio da viagem. Já a volta para casa atravessou a madrugada desta quinta-feira (23).
O metrô está parecendo uma lata de sardinhas. Só não está pior porque tem ar-condicionado"
Glícia Barbosa, passageira do metrô
Para testar o plano de mobilidade, a reportagem do G1 se misturou aos torcedores e foi até o estádio de ônibus, metrô e táxi. Partindo de três pontos da capital pernambucana – Zona Norte, área central e Zona Sul -, foi possível avaliar os diferentes meios de transporte que levam ao município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, onde está situado o estádio que vai receber as partidas oficiais da Fifa. Milhares de brasileiros e turistas vão utilizá-los, já no próximo mês, durante os jogos da Copa das Confederações. Confira abaixo o teste de cada serviço.
Metrô comparado a ‘lata de sardinhas’
A viagem de metrô da Zona Sul do Recife até a Arena Pernambuco durou pouco mais de duas horas. A reportagem do G1 chegou à estação Aeroporto por volta das 18h. O embarque atrasou devido à desorganização nas filas da bilheteria. Inaugurada recentemente, a plataforma está posicionada bem em frente ao aeroporto da cidade, no bairro da Imbiribeira. Uma passarela está sendo construída no local para ligar o terminal aéreo à Linha Sul do metrô; no entanto, o equipamento não vai ficar pronto para a Copa das Confederações. A nova estrutura, que vai passar sobre a Avenida Mascarenhas de Morais e Rua Barão de Souza Leão, só deve ser aberta em setembro, conforme a Secretaria das Cidades. Por enquanto, quem desembarca no aeroporto tem que cruzar a avenida pela faixa de pedestres.
COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Jogos na Arena Pernambuco
16/06 19h Espanha x Uruguai
19/06 19h Japão x Itália
23/06 16h Uruguai x Taiti
Fonte: Fifa
 Quem é turista ou não conhece bem a capital pernambucana deve ficar atento. As estações da Linha Sul ficam a cerca de 3 quilômetros da Avenida Boa Viagem, um dos principais cartões-postais da cidade e onde estão situados a maioria dos hotéis, pousadas e albergues. Por isso, se você estiver hospedado na orla e não quiser a fazer essa caminhada, deverá pegar um ônibus até o metrô. Apesar da proximidade do início dos jogos, grande parte das paradas de coletivos do bairro está depredada ou não possui painéis com informações sobre linhas e destinos. Ou seja, antes de deixar o hotel, deve-se pedir ajuda na recepção, porque encontrar um fiscal nos pontos de ônibus é tarefa praticamente impossível.
O bilhete do metrô que leva até a Arena custa R$ 1,60. Cartazes exibem a tarifa e o mapa das estações, porém as informações estão apenas em língua portuguesa. Nem nas bilheterias nem nas plataformas de embarque há panfletos ou placas com dados em inglês ou espanhol. Entre a entrada na estação Aeroporto e o embarque em uma das composições, a reportagem esperou 18 minutos. Partindo de lá, são 17 estações até o estádio: Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira, Largo da Paz, Joana Bezerra, Afogados, Ipiranga, Mangueira, Santa Luzia, Werneck, Barro, Tejipió, Coqueiral, Alto do Céu, Curado e Rodoviária.
Metrô lotado no caminho para a Arena Pernambuco (Foto: Alexandre Morais / G1)Metrô lotado no caminho para a Arena
Pernambuco (Foto: Alexandre Morais / G1)
Do Aeroporto até Joana Bezerra, onde é feita a baldeação para a Linha Centro, foram 16 minutos de viagem. É preciso ficar atento aos nomes das estações porque não há avisos sonoros. Diferentemente das novas plataformas da Linha Sul, a estação Joana Bezerra tem várias placas danificadas, paredes sujas e mural de informações incompleto. A viagem, que seguia tranquila até o local, ficou tumultuada com a proximidade do horário de pico. Dezenas de passageiros, que largavam do trabalho, se juntaram aos torcedores. Muita gente fez o trajeto até a Arena em pé. Apesar disso, as composições são bem conservadas e possuem ar-condicionado.

Na Joana Bezerra, a espera pela composição foi de 10 minutos. Até o desembarque na estação Cosme e Damião, próxima ao estádio, foram mais 50 minutos. Um das passageiras, Glícia Barbosa, estava a caminho da Arena com um grupo de nove amigos. "A gente se perdeu após o embarque na Joana Bezerra. O metrô está parecendo uma lata de sardinhas. Só não está pior porque tem ar-condicionado", disse. Outro usuário, Iraquitan José Lupercínio, comentou que a lotação ocorre diariamente. "Mesmo com os torcedores hoje [quarta], eu achei ontem [terça] mais cheio. Isso aqui é um sufoco. Uso o metrô todos os dias para ir e voltar de Camaragibe até o centro do Recife." A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 já anunciou que, no Grande Recife, os dias de jogos serão ponto facultativo, cabendo às empresas decidir se seus funcionários terão folga ou não.
Público acompanha primeiro jogo profissional na Arena PE, que terminou Náutico 1x1 Sporting (Foto: Luna Markman / G1)Público acompanha primeiro jogo profissional na Arena PE, que terminou Náutico 1x1 Sporting (Foto: Luna Markman / G1)
Na estação Cosme e Damião, foram disponibilizados ônibus gratuitos até o estádio, mediante a apresentação do ingresso da partida. Do local até a Arena foram mais 6 minutos em uma estrada escura e aparentemente inacabada. No coletivo, os amigos Edilson Xavier e Karina Kelner expressavam preocupação em relação à volta para casa. "Espero que tenha ônibus até a estação, nem sei como vamos fazer, a gente vai decidir na hora", disse ela. "Nós pegamos carona até a Joana Bezerra e embarcamos lá, viemos espremidos, ela veio quase flutuando", contou ele.

Junto com os torcedores, o G1 desembarcou dos ônibus e ainda precisou andar alguns metros para chegar à Arena. No local, havia monitores para informar os sentidos dos portões, mas foi preciso falar com quatro pessoas para descobrir que a entrada de imprensa poderia ser feita pelos setores C e D. Desfeito o nó, a reportagem finalmente pode ter acesso ao campo e ver os minutos iniciais do amistoso.
Vou emoldurar meu ingresso e, da próxima vez, tentar sair mais cedo"
Evandro Vilarinho, torcedor que desistiu
de ir à Arena Pernambuco
Sem ônibus direto para estádio
Ir de ônibus à Arena partindo do Centro do Recife, às 18h, horário em que geralmente as pessoas largam do trabalho naquela região, não é a melhor opção. Não há linha que leve o torcedor diretamente ao estádio ou à estação Cosme e Damião, de onde partiram circulares gratuitos. Apenas uma linha, Curado 4, leva até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Inclusive, se o passageiro ligar para o serviço 0800-081-0158 do Grande Recife Consórcio de Transporte ou pedir informação no terminal do Cais de Santa Rita, a orientação será ir até a Estação de Metrô Central do Recife, onde a viagem até o TIP dura, em média, 50 minutos. É bom lembrar que o 0800 só pode ser acessado por telefone fixo, das 7h às 19h, e não há atendimento em um segundo idioma.
Espera por ônibus no Centro do Recife (Foto: Luna Markman / G1)Espera por ônibus no Centro do Recife durou 47 minutos
(Foto: Luna Markman / G1)
Em segundo lugar, a espera pelo coletivo pode ser bem grande. O G1 esperou 47 minutos pelo Curado 4 na parada em frente aos Correios, na Avenida Guararapes. Os passageiros da linha relatam intervalos entre 30 minutos e uma hora. A passagem custa R$ 2,75 (anel D). O preço vai ser reduzido para R$ 2,25 (anel A) a partir de 22 de maio. A boa notícia é que tinha lugar para sentar. Foi mais uma hora até chegar ao TIP, enfrentando congestionamento em corredores movimentados do Recife, como as avenidas Conde da Boa Vista, Agamenon Magalhães e Abdias de Carvalho.
No TIP, o G1 encontrou muitos torcedores atrasados, a caminho da Arena, com a partida já rolando. Outros desistiram de assistir à estreia do time alvirrubro, como o militar Evandro Vilarinho e a esposa Rosângela. Ela chegou tranquila no TIP, partido de ônibus do Shopping Recife e pegando metrô na estação Estância. A viagem durou cerca de 40 minutos. “Não tive a mesma sorte. Saí de Santo Amaro [no Centro do Recife], por volta das 17h30, peguei muito trânsito, tentei deixar meu carro no Parqtel [estacionamento privado em São Lourenço], não sabia que tinha que comprar a vaga antes, então só consegui estacionar aqui no TIP. Vou emoldurar meu ingresso e, da próxima vez, tentar sair mais cedo”, lamentou.
Não faço questão de levar passageiro nenhum à Arena. Não vale a pena pegar um trânsito terrível"
Gilson Gonçalves, taxista
Taxistas recusam passageiros
Conforme as normas de segurança da Fifa, os táxis não têm acesso direto à Arena. Para realizar o embarque e desembarque de passageiros, esses motoristas tiveram que parar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) pois, se tentassem desembarcar ao longo da BR-408, estariam sujeitos à multa. Com a restrição, muitos reclamaram da inviabilidade de levar passageiros ao jogo. “Eu achei péssimo [o sistema], porque a gente acaba pegando uma corrida de apenas R$ 17 e não deixa o passageiro na Arena, desembarca ele praticamente em São Lourenço da Mata”, disse o taxista Fernando Luiz da Silva.
Antes de ligar para uma cooperativa, o G1 tentou embarcar em um táxi comum em um ponto localizado no Shopping Plaza, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, mas não conseguiu. “A gente está sendo discriminado com esse sistema. Eu mesmo não faço questão de levar passageiro nenhum à Arena. Não vale a pena pegar um trânsito terrível”, afirmou o taxista Gilson Gonçalves. Outro profissional também se negou a realizar a corrida. “É uma injustiça o que está sendo feito com os taxistas, isso também é um serviço de utilidade pública. Fica muito complicado levar o cliente para lá”, protestou Cláudio Amorim.
Engarrafamento em Casa Forte, no Recife (Foto: Priscila Miranda / G1)Engarrafamento foi intenso no bairro de Casa Forte,
no Recife (Foto: Priscila Miranda / G1)
Na Zona Norte do Recife, o táxi foi solicitado às 17h35 pela reportagem. Por causa do trânsito intenso na área, o veículo só chegou ao shopping às 18h35, exatamente uma hora depois do pedido. Ao ser questionado sobre o trajeto, o taxista disse desconhecer a restrição imposta aos veículos nas proximidades da Arena. No caminho até a BR-101, pelas Avenidas 17 de Agosto e Apipucos, a reportagem enfrentou retenções no trânsito. Ao chegar à rodovia, o tráfego diminuiu, mas até a BR-408 foram registrados novos congestionamentos.

Antes de chegar ao TIP, o taxista parou para perguntar a um policial rodoviário federal onde estava sendo feito o desembarque. O táxi chegou ao ponto do terminal exatamente às 19h20. A corrida custou R$ 41,91, na bandeira 1. De lá, a reportagem pegou o metrô e desembarcou na estação Cosme e Damião para pegar o ônibus circular que deixa os torcedores na Arena. O G1 entrou no estádio às 20h20, quando a partida entre Náutico e Sporting já havia começado.

Aos 45 do segundo tempo
Quatro jovens que saíram de Olinda de táxi, por volta das 18h, viveram uma verdadeira aventura para chegar ao estádio. "Quando chegamos na [avenida] Abdias de Carvalho [no Recife], estava muito trânsito, então cortamos para ir até [à cidade vizinha] Camaragibe. Lá, não tinha placa nenhuma dizendo como chegar à Arena ou a São Lourenço. Quando finalmente chegamos na BR-408, nos deram informação errada e voltamos para Recife. Depois, pegamos o caminho certo, mas o táxi foi barrado pela Polícia Rodoviária, que foi super grosseira, dizendo que não passava ninguém ali", contou Pedro Rocha.
Grupo de amigos que se perdeu para chegar à Arena PE (Foto: Luna Markman / G1)Grupo de amigos que se perdeu para chegar à Arena PE
e pagou R$ 120 pelo táxi (Foto: Luna Markman / G1)
O taxista deixou os jovens no TIP, após uma corrida que custou R$ 120. Cada ingresso foi comprado por R$ 60. "O pior é que eu ainda estou com o bilhete da minha amiga, que desistiu de me esperar e foi embora pra casa, arretada comigo, com toda razão. Da próxima vez, eu não venho mais", lamentou Marília Brito. O grupo de amigos pegou o metrô por volta das 21h15, parando na estação Cosme Damião. De lá, pegaram rapidamente um circular gratuito para a Arena, onde só conseguiram sentar na arquibancada às 21h45. "Eu acho que a gente tem que se mudar aqui para São Lourenço, porque desse jeito não dá. Imagina um turista, ia se perder muito mais que a gente", comentou Gabriella Bandeira.

Para os jovens, faltou sinalização nas vias que dão acesso ao estádio. "A gente só não desistiu porque é o Náutico, e também porque já tínhamos comprado o ingresso, queria pelo menos ver a cor do gramado", brincou Pedro. Por sorte, o grupo conseguiu ver o lance mais importante do jogo, o gol de Elton, que empatou o placar com o time português já no final da partida. "Até que valeu a pena", falou, com um sorriso enorme, Marília, aquela que disse nunca mais iria ao estádio. Será?
É preciso melhorar muito esse sistema de escoamento. O governo precisa tomar medidas mais eficientes e não jogar essa responsabilidade para agentes privados que vão cobrar caro em estacionamentos"
Fábio Rodrigues, torcedor
Engarrafamento de gente na volta
A saída da Arena Pernambuco foi marcada por uma fila quilométrica e entrou pela madrugada desta quinta-feira (23). Como a organização disponibilizou um único corredor para quem ia pegar metrô, ônibus e táxi, o que se viu foi um engarrafamento de gente. Todos tentavam pegar o ônibus circular que levava até a estação Cosme e Damião.
“Foi muito desorganizado. Já tínhamos enfrentado fila para comprar a ficha da pipoca, depois, nova fila para pegá-la e agora outra fila para pegar o ônibus”, disse o torcedor João Paulo Ribeiro, que foi ao estádio acompanhado da namorada Ana Carina Lima e de amigos. O também torcedor do Náutico Carmelo Carneiro Leão reclamou do cansaço. “Se as outras partidas forem assim, não volto mais. Uma sugestão é os clubes disponibilizarem ônibus fretados para os torcedores virem para a Arena, porque é muito longe e difícil de chegar”, comentou.
César Russo, torcedor português, reclama da chegada à Arena PE (Foto: Priscila Miranda / G1)César Russa, torcedor português, reclama da chegada à
Arena PE (Foto: Priscila Miranda / G1)
O corretor de imóveis Fábio Rodrigues já estava esgotado de tanta fila quando pegou a última, no TIP, para pagar o estacionamento e voltar para casa. “Foi fila para pegar metrô, para ir à estação Cosme e Damião, outra para pegar o ônibus até à Arena. Tudo bem que não demorou muito, nem na fila para entrar mesmo no estádio. Mas depois, você cansado, pegar mais fila e aperto no caminho inverso é complicado, fora que só tem uma pessoa para nos atender aqui no caixa de pagamento. É preciso melhorar muito esse sistema de escoamento. O governo precisa tomar medidas mais eficientes e não jogar essa responsabilidade para agentes privados que vão cobrar caro em estacionamentos, por exemplo”, analisou.

O engenheiro português César Russa mora há apenas um mês e meio em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele acredita que a distância da Arena da capital vai afastar torcedores. “Foi isso que aconteceu na cidade onde morava, no Algarve. Construíram um estádio para a Eurocopa 2004 longe do centro. Tinha até ônibus, mas a população estava acostumada a ir para jogo perto de casa, então o interesse foi caindo e nenhum time mais joga lá. E aqui a viagem foi longa, cansativa, acho que vai acabar acontecendo o mesmo”, opinou.
Apesar das reclamações sobre o acesso, outros pontos foram bem avaliados pelo público, como segurança e iluminação no entorno do estádio. A Secretaria de Defesa Social informou que não houve registro de problemas. A Polícia Rodoviária Federal também não registrou ocorrências no perímetro, apenas retenções nas proximidades do estacionamento privado Parqtel.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIPaté segunda ordem foi adiado suas operações.

Acabei de receber ligação de Leandro do GRCT:
O início das operações do TI TIP foram SUSPENSAS por tempo indeterminado. Não se sabe MAIS quando será a inauguração do terminal, mas provavelmente será no próximo sábado!
A novidade é que todos os veículos da linha 346 - TI TIP (Centro) serão articulados. (Mais uma conquista) :D

Todas as linhas 351, 361 e 363 continuarão normalmente durante essa semana. Aguardaremos outras novidades.
FOI DADO O PONTAPÉ DE INAUGURAÇÃO  AGORA TEMOS ARENA


JÁ ESTA ABERTO AO PUBLICO QUE VAI AO JOGO E A INAUGURAÇÃO DA ARENA PERNAMBUCOAdicionar legenda


quinta-feira, 16 de maio de 2013

GRANDE RECIFE- ARENA PERNAMBUCO E O ESQUEMA DE MOBILIDADE


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Transporte público será prioridade para Náutico x Sporting

Créditos: Arena Pernambuco/Divulgação

Em coletiva na manhã desta quinta-feira, em um hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a Secretária Extraordinária da Copa em Pernambuco apresentou o plano de operação para a partida amistosa entre Náutico e Sporting, no dia 22 de maio, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O jogo é um dos eventos testes da Fifa e funcionará no mesmo regime da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, ou seja, o transporte público será a prioridade para o torcedor. Os carros não poderão entrar no estacionamento do estádio, com exceção dos veículos credenciados (imprensa, delegações e autoridades, por exemplo).

A principal via de acesso para a Arena Pernambuco será o metrô. O torcedor poderá pegar o transporte em qualquer estação e descer no terminal Cosme e Damião, onde haverá ônibus circulares à disposição. Esses veículos levarão o público para o estádio, deixando a uma distância de aproximadamente 600 metros. O restante do trajeto deverá ser feito caminhando. O custo da passagem do metrô é de R$ 1,60, enquanto que o circular terá o preço de R$ 2,25 (incluso ida e volta). Lembrando que a passagem do metrô não inclui ida e volta. O torcedor terá que pagar um bilhete para ir e outro para retornar para casa. Quem utilizar o circular será identificado com uma pulseira.

Quem não mora perto de algum terminal de metrô tem a opção de pegar ônibus comuns da Região Metropolitana do Recife e descer em alguma estação integrada, como Joana Bezerra, por exemplo. Lá, o torcedor deve pegar o metrô e se dirigir para Cosme e Damião, onde funcionará o mesmo processo descrito acima. O preço é de R$ 2,25 para ônibus do anel A e de R$ 3,45 para coletivos do anel B. Lembrando que será uma passagem para a ida e outra para a volta e que ainda há o custo do circular saindo de Cosme e Damião (R$ 2,25 já incluso ida e volta).




Aos que ainda assim optarem por utilizar carros, há alternativa dos estacionamentos privados. Os veículos particulares não podem entrar na Arena Pernambuco sem credenciamento. No perímetro de três quilômetros haverá postos de verificação de carros. Quem não se enquadrar nas restrições não poderá seguir adiante. O estacionamento na BR-408 também não será permitido.
A solução é se dirigir para os estacionamentos próximos ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP); nas estações de metrô (Joana Bezerra, Central do Recife e Aeroporto) e no ginásio do Geraldão. As vagas são privadas (pagas) e limitadas. Logo, é recomendado chegar cedo para evitar tumultos. Desses pontos, o torcedor terá que se dirigir ao metrô e repetir todo o processo já descrito até Cosme e Damião. No TIP ainda haverá o ônibus circular que leverá direto para a arena. O preço é de R$ 2,25.
Os táxis também terão circulação restrita até a Arena Pernambuco. Não será permitido o embarque e desembarque nas próximidades do estádio (BR-408, por exemplo). Quem utilizar este transporte terá que descer no TIP e de lá pegar o metrô.

A circulação de carros na BR-408 está liberada para pessoas que necessitam utilizar a via para se dirigir a outras localidades que não seja o estádio.

O horário de funcionamento do metrô em Cosme e Damião e dos terminais integrados será até meia-noite. Segundo a Secretaria das Cidades de Pernambuco, a expectativa é que o intervalo dos coletivos (metrô e circular) seja de no máximo três minutos.
É importante destacar que todo esse processo também repetido, em escala ainda maior, para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Segundo a Secopa e a Secretaria das Cidades, haverá agentes orientando os torcedores.
Blog do Jamildo

terça-feira, 14 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP INAUGURA AGORA OFICIAL.

Terminal Integrado TIP deve ser inaugurado nesta quinta

População questiona a forma como o projeto foi conduzido

14/05/2013 01:40 - Laiziane Soares, da Folha de Pernambuco
Laiziane Soares/Cortesia
Apresentação do projeto reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados
Como parte do projeto de mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR), entrará em operação no próximo sábado (18) o novo terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI), o terminal integrado TIP. A inauguração oficial está prevista para esta quinta-feira (16), mas data ainda pode sofrer alteração devido a agenda do governador, entre outros fatores técnicos. A informação foi confirmada durante a apresentação do projeto na noite desta segunda (13), em evento que reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados II e III.
Além de atender as comunidades dos bairros do Curado II, Curado III, Curado IV e Curado IV, o novo terminal também vai integrar o Parque Capibaribe, comunidade de São Lourenço da Mata. Entre os benefícios apresentados durante a reunião estão: a redução das tarifas de todas as tarifas dos ônibus que atendem a população, que passará do anel D (R$ 2,75) para o anel A (R$ 2,25); ligação com toda a malha do SEI; acesso a toda a RMR; redução de volume no corredor, que terá um aumento na velocidade.
Apesar de a proposta visar a melhoria do serviço de transporte da região, a maioria dos moradores reprovou o projeto e, principalmente, a forma como ele foi planejado. Segundo o advogado Ivo Porto, de 29 anos,  a reunião para apresentar o projeto foi uma imposição. “No final das contas, não houve um debate. As propostas vieram prontas, não consultaram a comunidade, apenas apresentaram”, destacou.
O designer Lívia Cecília, de 25 anos, também viu reprovou o projeto do novo terminal. “Isso é uma falta de respeito com o usuário. Com um ônibus direto para o Centro nossa vida já é complicada. Passamos mais de uma hora para chegar ao Recife. Imagine só ter que esperar outra condução no TIP ou optar pelo metrô, que chega de Camaragibe lotado?”, indagou.
Na reunião, a Associação dos Moradores dos Curado II e III entregou um ofício, no qual solicitava a modificação de alguns itinerários e de algumas linhas que farão integração no novo terminal. Segundo o organizador da proposta, o estudante de Direito David Freitas, a ideia é “superar a situação caótica. “Todos os moradores acreditam que não haverá benefícios, e sim transtornos”, contou o universitário, que para elaborar o texto do ofício, consultou os comentários deixados pelos curtidores da página do Facebook “Trends do Curado”.
Entre as propostas da associação estão a utilização de veículos articulados em todos os horários e a possibilidade de viagens expressas nos horários de pico, como acontece no Terminal de Camaragibe.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

GRANDE RECFE - GOVERNO AGORA TOMA ATITUDE DE QUEM MANDA NA LICITAÇÃO.


Governo do Estado manda recado a empresários de ônibus: “Se licitação der vazia, novamente, contratação será direta”

Publicado em 08/05/2013, Às 20:00

Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem
O novo edital de licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) será relançado no fim de maio ou, no mais tardar, no início de junho. E, se mais uma vez a licitação der “deserta”, expressão usada para definir quando não são apresentadas propostas de interessados, o governo de Pernambuco fará uso da prerrogativa legal de contratar novos operadores diretamente, sem concorrência pública. O recado foi dado, nesta quarta-feira (8/5), pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, durante programa na Rádio CBN.
No início de abril, depois de mais de dez anos prometendo realizar a licitação das linhas de ônibus – obrigatória pela Lei das Licitações 8.666 de 1993 -, o Estado lançou o edital da concorrência pública, um contrato estimado em R$ 15 bilhões e previsto para ser operado em 15 anos, podendo ser renovado por mais cinco. Mas no dia específico para a apresentação das propostas, nenhum empresário compareceu. Na época se especulou um boicote ao projeto do Estado motivado, sob a ótica do setor empresarial, pelas exigências feitas para a disputa, sem um retorno financeiro que equilibrasse os futuros contratos. A informação era de que os sete lotes previstos para serem operados eram deficitários.
“Não estou defendendo a contratação direta, ao contrário. Lançamos a licitação pública exatamente para que haja a concorrência, a primeira na história do Brasil a ser, inclusive, internacional. Mas o governo Eduardo Campos assumiu o compromisso de licitar um novo sistema de transporte público, com qualidade, eficiente e confortável, e não abriremos mão desse projeto. Isso é fato. Nada mudará a determinação do governo”, avisou o secretário. A contratação direta é prevista na Lei das Licitações. “A própria lei nos dá essa prerrogativa. Temos que lançar o edital da concorrência duas vezes e, se na segunda tentativa não forem apresentadas propostas, podemos decidir pela contratação direta. O que garantimos é que até o final do ano vamos ter novos operadores escolhidos. É um compromisso do atual governo”, disse.
Ajustes estão sendo feitos no edital de licitação para tentar torná-lo mais atrativo, mas o secretário não quis adiantar quais são eles. Na época em que a licitação deu deserta o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, afirmou que a renovação de toda a frota do Sistema Estrutural Integrado (SEI), de 900 coletivos e prevista para acontecer até o fim de 2014, poderia ser um dos pontos revistos.
Danilo Cabral e Nelson Menezes, também presente no programa da Rádio CBN, não quiserem voltar a comentar a possibilidade de boicote por parte do setor empresarial. “Sabemos que estamos exigindo um alto nível de qualidade para o sistema e não abriremos mão disso. Os futuros operadores terão que entender e se adequar”, acrescentou Menezes. O secretário lembrou, também, que o governo do Estado, juntamente com as prefeituras do Recife e Olinda abriram mão de R$ 50 milhões por ano em impostos, exatamente para facilitar a operacionalidade do sistema. Os empresários de ônibus, mais uma vez, preferiram o silêncio.
Confira a proposta de licitação do Estado:

Postado por Roberta Soares

sexta-feira, 10 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP ESTA PRONTO

GRANDE RECIFE - RESUMO SOBRE OBRAS EM PRNAMBUCO



Arena Pernambuco já recebe estruturas temporárias para a Copa das Confederações

POSTADO POR THIAGO WAGNER DA SILVA ÀS 18:15 EM 09 DE MAIO DE 2013

Estádio está 98,4% pronto. Fotos: Rafael Bandeira/Secopa-PE
Faltando 399 dias para a Copa do Mundo, a secretaria extraordinária da Copa em Pernambuco divulgou mais um balanço de números das obras da Arena Pernambuco. O estádio está 98,4% concluído.  Dentro dos detalhes que ainda faltam para serem feitos, há a instalação das estruturas temporárias para a Copa das Confederações, em junho. Na arquibancada superior, por exemplo, haverá espaço extra para a imprensa. Pouco mais de duas mil cadeiras foram retiradas para o novo local. Recife é uma das sedes da competição e receberá três jogos, entre eles Espanha x Uruguai.
A meta é deixar tudo pronto para o dia 20 deste mês, quando o estádio receberá o primeiro evento teste, um jogo dos operários da arena com a presença da presidente Dilma Rousseff. Dois dias depois, ocorrerá o confronto entre Náutico e Sporting. Em 24 de maio, a arena será entregue para a Fifa.


No que diz respeito à mobilidade, sete das 14 intervenções estão concluídas segundo a Secopa-PE. Das que ainda faltam, a considerada mais importante é o Ramal Cidade da Copa, um dos acessos para a Arena Pernambuco. A obra está 90% pronta e tem previsão para ser entregue em maio deste ano. As outras construções estão com o mesmo prazo.

Ramal Cidade da Copa está 90% concluído


Afora a Arena Pernambuco e as principais obras de mobilidade, ainda há outras estruturas temporárias sendo instaladas no centros de treinamentos de Náutico e Sport e no estádio do Arruda, que pertence ao Santa Cruz. As seleções que irão disputar a Copa das Confederações, treinarão nesses locais. Por isso, haverá melhorias nos três locais como a instalação de estrutura para a imprensa e intervenções no acesso.

http://www.slideshare.net/JCOnLine/balano-das-obras-para-a-copa-das-confederaes



quarta-feira, 8 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI XAMBÁ TÊM PREVISÃO CERTA, PRA INAUGURAR DE FATO (fim de junho) MOTIVO ATRASO DOS SVELTOS TRUCKS.








O

Alimentadoras 



831 AGUAZINHA / T.I XAMBÁ 3
841 NOVA OllNDA / T.I XAMBÁ 2
842 ÁGUAS COMPRIDAS/T.I XAMBÁ 4
843 ALTO DA BONDADE / T.I XAMBÁ 5
844 SANTA CASA/T.I XAMBÁ 5
847 ALTO NOVAOllNDA/T.I XAMBÁ 2
851 CÓRREGO DO ABACAXI/ T.I XAMBÁ 2
852 CAIXA D'ÁGUA / T.I XAMBÁ 5 
838 ALTO DA CONQUISTA/T.I. XAMBÁ 7 
892 ALTO DO CAJUEIRO /T.I. XAMBÁ 5 
894 ALTO DA SUCUPIRA / T.1. XAMBÁ 2 
895 ALTO DO SOl NASCENTE / T.I. XAMBÁ 6 

lntertermlnais 
861 T.1. XAMBÁ / T.1. J. BE2ERRA 23
881 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (G.VARGAS) 20
882 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (G.L.CAVALCANTI) 11
883 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (TI PE•15) 12



Troncais 
820 T.1. XAMBA (CABUGÁ) 9
860 T.1. XAMBÁ (PRINCIPE) 19
810 T.1. XAMBÁ / ENCRUZILHADA 5



perimetrais 870 T.1. XAMBÁ / AFOGADOS 10 861 T.1. XAMBÁ / T.1. J. BE2ERRA 23




 TERMINAL INTEGRADO DO CAENGA VAI SER DESATIVADO ESTE MÊS AGORA DE MAIO, E ESSAS BELEZURAS VÃO ESTAR NO NOVO TI DO XAMBÁ QUE VAI SER INAUGURADO NO DIA 18/05/2013, A CAXANGÁ VAI TRAZER 80 ÔNIBUS NOVOS, SENDO O COMIL DOPPIO BRT, SVELTO V 2013, MARCOPOLO TORINO G7 2013, E COMIL SVELTO MIDI II 2013, E AS LINHAS DOS ÔNIBUS QUE RODAM NO TI DO CAENGA VÃO SER TRANSFERIDAS PARA O NOVO TI DO XAMBÁ!

GRANDE RECIFE - EMPRESA SÃO PAULO RUIM DO BOLSO E RUIM PRA OS TRABALHADORES.

JC Trânsito // manifestação

Encerrada paralisação de motoristas e cobradores da empresa São Paulo após 3 horas de negociação

Publicado em 08.05.2013, às 08h25


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Motoristas, cobradores e fiscais cruzaram os braços desde as 5h30 desta quarta-feira (8)
Foto: @EudesAndrade_/ Twitter

Do JC Trânsito Com informações de Rafael Carneiro, da Rádio Jornal A paralisação de mais de 200 trabalhadores, entre motoristas, cobradores e fiscais, da empresa São Paulo e que deixou 18 linhas de ônibus sem circular na manhã desta quarta-feira (8) foi encerrada após três horas de negociação. Os ônibus começaram a sair da garagem e voltar ao trabalho por volta das 8h30.
Os trabalhadores protestaram contra as péssimas condições de trabalho, além da demissão de 33 colegas sem justa causa na semana passada. Alguns veículos foram posicionados na porta da garagem da empresa localizada na Rua da Regeneração, no bairro do Arruda, impedindo a saída dos ônibus. A Polícia Militar foi chamada para controlar a manifestação caso saísse de controle.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviários de Pernambuco, Patrício Magalhães, foi até o local negociar com os trabalhodores e apresentou 17 itens da pauta de reivindicação. Todos os funcionários concordaram com os novos termos e decidiram voltar ao trabalho. Ainda segundo Patrício Magalhães, os 33 trabalhadores desligados da empresa na semana passada serão readmitidos.

"Pedimos a volta dos funcionários demitidos e a equiparação salarial com outras empresas. Estávamos com os salários defasados", disse Crisanto Almeida, um dos motoristas da empresa que aderiu à manifestação.
Procurada pela reportagem do JC Trânsito, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco, a Urbana-PE, comunicou que a diretoria da empresa São Paulo avaliou o que poderia ser acordado ou não das reivindicações dos trabalhadores e que a manifestação girou em torno de questões gerenciais entre a empresa e os funcionários.
Já o Grande Recife Consórcio de Transportes informou que vai notificar a São Paulo com base no Regulamento dos Transportes Públicos de Passageiros da RMR do Recife, Art. 99, do Grupo 7, item IX relativo à paralisação desta manhã. Para que a população não ficasse desassistida, o Consórcio solicitou ainda a outras duas empresas, que atendem a região de circulação da empresa, que remanejassem alguns coletivos para o atendimento das linhas que foram paralisadas.
Mesmo durando pouco tempo, a interrupção dos trabalhos prejudicou a circulação de passageiros dos bairros do Arruda, Beberibe, Cajueiro, Fundão e Encruzilhada. Veja as linhas da empresa São Paulo que foram afetadas no início desta manhã:
Linha 710 - Beberibe/Derby
Linha 714 - Alto José Bonifácio/Av. Norte
Linha 717 - José Amarino dos Reis
Linha 718 - Córrego do Euclides / Derby
Linha 721 - Água Fria
Linha 722 - Campina Barreto
Linha 723 - Cajueiro
Linha 724 - Chão de Estrelas
Linha 731 - Beberibe/Espinheiro
Linha 741 - Dois Unidos
Linha 742 - Linha do Tiro
Linha 743 - Alto José Bonifácio/João de Barros
Linha 744 - Dois Unidos/Bacurau
Linha 745 - Alto José Bonifácio/Bacurau
Linha 746 - Alto do Capitão
Linha 760 - Dois Unidos/Derby
Linha 800 - Dois Unidos/Afogados
Linha 914 - PE 15/Afogados

terça-feira, 7 de maio de 2013

PARAIBA - GRANDES IDEIAS AI SIM EU DOU VALOR.

Estudantes de João Pessoa estão isentos de pagar ônibus na capital

sexta-feira, 12 de abril de 2013
Cerca de 55 mil estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa começaram a usufruir, nesta quinta-feira (11), da gratuidade do transporte público na capital. O Passe Livre, sistema oficializado pelo prefeito Luciano Cartaxo nessa quarta, funcionará a partir de um cadastro de todos os alunos de escolas públicas municipais, que receberão cartões carregados com duas passagens por dia letivo.

O benefício, porém, não poderá ser utilizado para passeios ou outras ocasiões. Para garantir o uso adequado do programa, a Prefeitura vai instalar equipamentos validadores em cada uma das instituições de ensino. O aluno receberá o crédito de uma passagem e, ao chegar na escola, haverá uma máquina onde ele deve confirmar sua presença e creditar o valor da passagem da volta para casa e do dia seguinte, para retornar à escola. Caso não vá para o colégio, a passagem daquele dia será descontada e, mais na frente, precisará ser paga.

De acordo com a Secretaria de Educação, a verificação da assiduidade dos alunos é um dos principais objetivos da concessão do benefício. Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, a medida também ajuda a combater a evasão escolar. Após a instalação das máquinas que atestarão a presença dos alunos, a Prefeitura entregará um cartão exclusivo para o crédito das passagens. Enquanto o sistema completo não é implantado, o crédito está sendo colocado nos cartões de passe que os estudantes já possuem. 

O cadastramento dos alunos deve ser realizado diretamente nas escolas, que repassarão os dados à Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP). Pelo menos cinco unidades de ensino informaram o cadastramento completo de todos os alunos.

Por Vanessa Silva

GRANDE RECIFE - GRAVE ATROPELAMENTO DE CICLISTA NO RECIFE + 1... ATÉ GUANDO?


Ciclista morre atropelado por ônibus na 




BR-101, na Iputinga, Recife






Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (7).
Homem, que estava sem documentos, morreu no local.

Do G1 PE
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 Um ciclista morreu atropelado por um ônibus no quilômetro 66 da BR-101, na altura do bairro da Iputinga, Zona Oeste doRecife. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (7) e, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem estava sem documentos de identificação e teria sido reconhecido por uma irmã que foi até o local. O impacto com o ônibus matou a vítima na hora.
Testemunhas contaram que ele se desequilibrou ao tentar subir na calçada, bateu na lateral do ônibus e caiu na pista. O motorista do ônibus, que faz a linha Barro-Macaxeira, não teria visto o acidente e passou por cima do ciclista. Por causa do atropelamento, uma equipe da PRF precisou interditar uma das pistas e o trânsito ficou lento.
A assessoria de comunicação da Empresa de Transporte Integrado (Urbana-PE) informou que é preciso aguardar a perícia para saber quais medidas serão tomadas pela empresa. A Urbana adiantou que a família deve receber algum tipo de assistência, mas isso depende do resultado do laudo pericial.

sábado, 4 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - METRO MAS EM CONTA E NÃO SE INVESTE NELE POIS NÃO RENDE COMO OS ÔNIBUS.



Superintendente da CBTU-Metrorec diz que ônibus é mais caro do que parece


Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Em carta enviada ao Blog de Jamildo nesta sexta-feira (3), o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e do Metrô do Recife (Metrorec), José Marquer de Lima, afirmou que apostar em ônibus como principal meio de transporte em uma cidade é mais caro do que parece.
Recife só vai deixar de ser província quando investir em metrô

"Como contraponto aos apologistas bem remunerados que gostam de propagar os baixos custos do sistema de ônibus, devemos perguntar: quanto custa e quem paga a construção e a manutenção das vias em que trafegam milhares de ônibus todos os dias, danificando-as?", questionou.

O texto foi uma reiteração do post publicado no mês passado, "Recife só vai deixar de ser província quando investir em metrô".

Leia a carta na íntegra:

segunda-feira, 29 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - TEMPESTADE NO RECIFE

Chuva alaga ruas do Grande Recife e complica trânsito em vários pontos

CTTU informou que há locais com alagamento e retenção de veículos.
Codecipe não registrou desabamentos nem vítimas.

Do G1 PE
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Na Imbiribeira, trechos inteiros alagados (Foto: Reprodução/TV Globo)Trechos inteiros alagados na Av. Mascarenhas de Moraes
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A chuva que atinge a Região Metropolitana do Recife desde o domingo (28) deixou vários pontos de alagamento e o trânsito complicado na manhã desta segunda-feira (29). A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou alguns pontos da capital pernambucana que os motoristas devem evitar.
A descida após o viaduto Capitão Temudo, sentido Centro da cidade, está alagada e com trânsito intenso. O viaduto Tancredo Neves, próximo à UPA da Imbiribeira, na Zona Sul, também apresenta pontos de alagamentos. Na Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida João de Barros, na Encruzilhada, também há alagamentos. A CTTU informou que os motoristas de ônibus estão evitando parar no acostamento da Avenida Cruz Cabugá, por causa do volume de água. A companhia disse que há agentes nas ruas para orientar os motoristas.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codecipe) informou que não há registro de vítimas ou desabamentos.Os maiores volumes de chuva foram registrados em Paulista, com 55,1 mm de domingo para segunda. Só no Recife, foram registrados 25,8 mm e duas solicitações de vistorias por risco de desabamento de barreiras, além de oito reposições de lonas e duas solicitações de corte de árvores.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que, somente entre as 9h e 10h desta manhã, 23 mm de chuva foram registrados no Recife. “Se fosse distribuída no dia todo, a chuva seria considerada moderada. Mas, como foi em pouco tempo, é considerada forte”, afirmou o meteorologista  Vinícius Gomes. A previsão da Apac para o resto do dia e para terça-feira (30) é de mais chuvas, porém com menos intensidade. “A tendência é diminuir agora à tarde e pode voltar a chover à noite. Para amanhã [quarta], a previsão é de pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora do dia”, disse.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - CONDE DA BOA VISTA FOI A MAIOR MARECADAÇÃO ELEITORAL DO PT COM JOÃO PAULO,HOJE DEVERÁ SER MUDADA;

No Recife, Avenida Conde da Boa Vista é o calo do corredor de ônibus Leste-Oeste

quarta-feira, 24 de abril de 2013
“Existe uma solução para a Conde da Boa Vista.” Foi assim que o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, anunciou, nesta terça-feira, que uma das principais vias da cidade será repaginada. “Já contratamos um projeto e vamos trabalhar com o governo. Será a solução para os ônibus que transitam na área”, garantiu.

A proposta de reforma da via surge num momento emblemático. Afinal, a avenida faz parte do Corredor Leste-Oeste, em execução, mas foge dos padrões desenvolvidos para o sistema de transporte público do futuro, com espaço exclusivo para ônibus, que terá, entre outras vantagens, pagamento de tarifa antes do embarque, em estações no nível dos veículos.

A Secretaria Estadual das Cidades informou que ainda não há prazos para a execução da obra, porque o projeto está na fase de estudos. O Grande Recife Consórcio de Transporte adiantou, em nota, que cabe ao governo a implantação, em toda a via, de um corredor exclusivo de ônibus. Será a continuidade do Leste-Oeste, entre Camaragibe, no Grande Recife, e o Derby, área central da capital.

A Conde da Boa Vista, com 1,7 quilômetro de extensão, passou por ampla e polêmica reforma, sendo inaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou parada de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros de passeio. O serviço custou, na época, R$ 14 milhões.

Ao longo do tempo, no entanto, a proposta da nova Conde da Boa Vista se mostrou inviável. Nos horários de pico, há engarrafamentos de ônibus e passageiros reclamam da demora. Como se não bastasse, a falta de controle urbano permitiu que os camelôs invadissem paradas de coletivos e calçadas, dificultando a mobilidade de quem circula a pé.

A proposta de repaginação da Conde da Boa Vista foi abordada durante a 2ª Reunião do Fórum Técnico Permanente de Discussão sobre Mobilidade Urbana, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Participaram representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), de prefeituras do Grande Recife e Goiana, além de Curitiba (PR). O objetivo era apontar soluções para minimizar os transtornos causados pela falta de planejamento e pelo crescimento da frota de veículos.

No evento de ontem, João Braga disse também que atuará dando mais vantagens para quem anda de transporte público, dificultando quem utiliza transporte individual. A longo prazo, pretende mudar a cultura de quem precisa se locomover por longas distâncias. “Se apenas 30% da população utiliza carro e ocupa 70% do sistema viário, então é justo que esse pessoal pague mais caro por isso.”

Várias medidas, segundo o secretário, serão tomadas para causar esse impacto nos motoristas, além da restrição a carros, já anunciada. “Em até seis meses, será proibido estacionar carros nas vias que passam ônibus. A aplicação de multas será mais rigorosa, assim como o combate à corrupção. Pedestres serão a prioridade.”

Informações: Jornal do Comércio

GRANDE RECIFE - OS BRT´S ESTAM CHEGANDO AS SUPERMAQUINAS

Como serão os novos ônibus do Recife e RMR, confira:

terça-feira, 24 de abril de 2013
Qual e como serão os novos e esperados ônibus para o sistema de transporte coletivo para a Região Metropolitana do Recife, obras e mais obras estão espalhadas por todos os cantos das cidades em que os corredores de ônibus passarão, prometendo para os usuários um transporte coletivo confortável e acima de tudo com eficiência.

E as primeiras imagens de alguns dos modelos começaram a serem mostradas mostrando como será os novos ônibus.

Os corredores terão um investimento de R$ 940 milhões, sendo R$ 180 milhões para o Leste-Oeste, que vai da Praça do Derby até a Estação Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata (Cidade da Copa), R$ 280 milhões para o Norte-Sul, que sairá de Igarassu até o Recife, e R$ 480 milhões para a BR-101, que será requalificada e terá um corredor exclusivo de ônibus.

Blog Meu Transporte



 

terça-feira, 23 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - EMPRESA CAXANGÁ RENOVANDO PRA O TI XAMBÁ


Rodoviária Caxangá adquire 55 Mercedes novos

ônibus
Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus Mercedes Benz. Executivos do Grupo Metropolitana estiveram na sede da fabricante em São Bernardo do Campo e conheceram, entre outros modelos, o superaticulado O 500 MDA. Foto: Divulgação Mercedes Benz.
Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus novos Mercedes Benz
Empresa de Olinda se prepara para renovar a frota para o passageiro habitual e para atender demanda da Copa do Mundo de 2014
ADAMO BAZANI – CBN
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, o poder público investe em novos sistemas de transportes para atender a população local e também a demanda maior que deve ser gerada pelo evento esportivo.
Se as prefeituras e estados investem em infraestrutura, como em corredores de ônibus modernos do tipo BRT – Bus Rapid Transit – as operadoras começa a renovar suas frotas, não só nas cidades-sedes mas também em municípios de grande e médio porte que têm ligação com estas cidades.
É o que ocorre em Olinda.
A Empresa Rodoviária Caxangá acabou de adquirir 55 chassis novos de ônibus da Mercedes Benz.
De acordo com a fabricante, com sede em São Bernardo do Campo, em São Paulo, foram 50 unidades de motor dianteiro OF 1721 Euro V e cinco ônibus articulados O 500 MA.
Os veículos vão operar em linhas integradas ao Terminal Xangá, em Olinda, que faz parte do sistema de Transporte da Região Metropolitana de Recife.
Em nota à imprensa, divulgada pela Mercedes Benz, o diretor do Grupo Metropolitana, Paulo Júnior, disse que a compra significa melhor atendimento ao passageiro e mais capacidade de transporte para a companhia.
O Grupo Metropolitana tem hoje cerca de mil ônibus, sendo que cerca de 95% do total são da marca Mercedes Benz.
Executivos do Grupo foram conhecer a planta de São Bernardo do Campo e as opções da empresa para sistemas de BRT – Bus Rapid Transit, tanto em relação a modelos de ônibus como assistência técnica e orientação com profissionais especializados nestes sistemas de operação.
Além dos chassis convencionais como o padron O 500, o de motor dianteiro OF e os micros LO, para os novos corredores, a Mercedes demonstrou o modelo que 0 500 MDA, denominado pela marca de superarticulado, que possui quatro eixos, sendo dois no “vagão” depois da articulação e maior capacidade de transporte em relação ao articulado padrão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes